Eduardo Guimarães: MSM vai à Justiça contra o Jornal Nacional

Tempo de leitura: 3 min

por Eduardo Guimarãesno Blog da Cidadania

Até a insuspeita Folha de São Paulo notou a cobertura desproporcional, ilegal e até criminosa que o Jornal Nacional fez da sessão de terça-feira (23.10) do julgamento do mensalão. Segundo a matéria em tela, o telejornal gastou 18 dos 32 minutos de sua edição de ontem com esse assunto. Abaixo, o texto da Folha.

—–

FOLHA DE SÃO PAULO

24 de outubro de 2012

‘JN’ dedica quase 20 minutos a balanço do julgamento

DE SÃO PAULO

O “Jornal Nacional” da TV Globo, programa jornalístico mais assistido da televisão brasileira, dedicou ontem 18 dos 32 minutos de sua edição a um balanço do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal.

O telejornal exibiu oito reportagens sobre o tema, contemplando desde o que chamou de “frases memoráveis” proferidas no plenário do STF às rusgas entre os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandovsky, respectivamente relator e revisor do processo na corte.

O segmento mais “quente” do telejornal, dedicado às notícias do dia (debate do tamanho das penas e a decisão de absolver réus de acusações em que houve empate no colegiado) consumiu 3min12s.

O restante foi ocupado pelo resumo das 40 sessões de julgamento.

—–

Há, ainda, um agravante. O assunto foi ao ar no JN imediatamente após o fim do horário eleitoral, que, em São Paulo, foi encerrado com o programa de Fernando Haddad. E tem sido assim desde que começou o segundo turno – o noticiário do mensalão é apresentado pelo telejornal sempre “colado” ao fim do horário eleitoral.

O objetivo de interferir no pleito do próximo domingo em prejuízo do Partido dos Trabalhadores e dos outros partidos aliados que figuram na Ação Penal 470, vem sendo escancarado. Ontem, porém, essa prática ilegal chegou ao ápice.

A ilegalidade é absolutamente clara. Para comprovar, basta a simples leitura da Lei 9.504/97, a chamada Lei Geral das Eleições, que, em seu artigo 45, caput, reza que:

Caput – A partir de 1o de julho, ano da eleição, é vedado às emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiário, conforme incisos:

III – Veicular propaganda política, ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato, partido, coligação, a seus orgãos ou representantes; 

IV – Dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação;

V – É vedado às emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiário, veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente (…)

Apesar de a Globo poder alegar que estava apenas reproduzindo um fato do Poder Judiciário, a intenção de usar as reiteradas menções dos ministros do Supremo Tribunal Federal ao Partido dos Trabalhadores é escancarada ao ponto de ter virado notícia de um jornal absolutamente insuspeito de ser partidário desse partido.

Conforme reza a lei, é vedada prática da qual o JN abusou, ou seja, fazer “Alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente”. Ora, de dissimulado não houve nada. O PT foi citado reiteradamente pela edição do JN de forma insistente e por espaço de tempo jamais visto em uma só reportagem.

A Lei Eleitoral recebe interpretação pela Justiça Eleitoral, ou seja, ela julga exatamente as nuances das propagandas, dos programas em veículos eletrônicos e até mesmo na imprensa escrita e na internet.

O uso de uma concessão pública de televisão com fins político-eleitorais também viola a Lei das Concessões, cujo guardião é o Ministério das Comunicações.

Diante desses fatos, comunico que a ONG Movimento dos Sem Mídia, da qual este blogueiro é presidente, apresentará, nos próximos dias, representações à Procuradoria Geral Eleitoral e ao Ministério das Comunicações contra a TV Globo por violação da Lei Eleitoral, com tentativa de influir em eleições de todo país.

Detalhe: será pedido ao Minicom a cassação da concessão da Rede Globo por cometer crime eleitoral

Por certo não haverá tempo suficiente de fazer a representação ser apreciada por essas instâncias antes do pleito, mas isso não elidirá a denunciação desse claro abuso de poder econômico com vistas influir no processo eleitoral. Peço, portanto, o apoio de tantos quantos entenderem que tal crime não pode ficar impune.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Datafolha: Haddad 58% x Serra 42% « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Eduardo Guimarães: MSM vai à Justiça contra o Jornal Nacional […]

Juíza quer censurar Blog do Sakamoto por divulgar decisão sobre libertação de trabalhadores escravos « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Eduardo Guimarães: MSM vai à Justiça contra o Jornal Nacional […]

Eduardo Guimarães

Nada como uma eleição para amolecer o coração tucano. Valeu, companheiro Donizeti.

Antonio Donizeti: Alckmin e Kassab têm ‘surto de bondade’ e antecipam salário de funcionários « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Eduardo Guimarães: MSM vai à Justiça contra o Jornal Nacional […]

Urbano

E o Estado brasileiro nem aí!

Joselito

Aquelas petições da avaaz, como da Lei Seca e ficha limpa, poderiam ajudar no sentido de participaçao do povo?
Ali fica mais facil recolher algumas centenas de milhares de assinaturas neste sentido! A minha ja tem!

Roberto Locatelli

Detalhe: Serra quer ser presidente do PSDB. Neste caso, torço para que ele vença.

Eduardo Guimarães

Devo homenagear publicamente o companheiro do Movimento dos Sem Mídia advogado Antonio Donizeti, que, há 5 anos, trabalha para a ONG de graça. A Representação está quase concluída. Escrevi a parte fática e, agora, o Donizeti está dando à peça a fundamentação jurídica. Agradeço, também, ao Viomundo e a todos os outros sites, blogs e entidades que estão divulgando esta iniciativa. A blogosfera e as redes sociais estão mostrando que, quando se unem, podem até fazer frente a impérios de comunicação

henrique de oliveira

Cadê a cpi do cachoeira , acabou?
Mensalão do PT = cem milhões
Cachoeira = vinte e tres Bilhões.

Fabio

E o PT continua refem da midia podre desse pais.

    Roberto Locatelli

    Pior, o PT acaba nos fazendo de reféns da mídia junto com ele.

Marcelo de Matos

Embora bacharel em Direito, acompanho as ações da justiça brasileira mais por curiosidade que por dever de ofício. Não sendo especialista, claro que não vou procurar razões para explicar o inexplicável. Salta aos olhos que nossa justiça é casuísta e reage ao clamor da opinião pública, leia-se mídia. Quando esse se manifesta de forma acentuada como, para citar apenas um exemplo, no caso Suzane Richthofen, procura mostrar-se implacável. Qualquer outro infeliz que tivesse assassinado os pais, sem o glamour do caso em tela, tendo cumprido parte considerável da pena, já estaria na rua. No processo do mensalão vemos mais do mesmo. Como a mídia, ou o “clamor público”, pediu a condenação do PT, o processo andou rápido. Clésio Andrade, vice-governador de Aécio Neves, sócio de Marcos Valério na SPM&B e na DNA, não foi nem deverá ser condenado. Eduardo Azeredo e outros tucanos, idem. Nossa justiça é seletiva, para não dizer elitista e classista, ou o adjetivo que algum provável ou improvável leitor destas linhas prefira empregar.

Almir

O guia eleitoral do Serra não tocou em mensalão hoje. Huuuum..

O Jornal Nacional mencionou o julgamento sem a mesma ênfase de ontem. Huuum…

Parece que a ficha deles caiu, e viram que esse negócio de mensalão não os ajudou em nada. Foi pura perda de tempo (e de dinheiro, porquanto nos meios de comunicação o tic-tac do relógio toca no mesmo compasso do tilintar das moedas). Isso significa que o “preju” foi ENOOOOORME.

Daí que o Serra desandou a prometer dar o céu, a terra e um pedaço da lua pra cada paulistano.

Abel

Não deve dar em nada, afinal, não estamos na Inglaterra; aliás, a Globo nos fez o “favor” de lembrar esta semana que a “TV estatal” inglesa (ressalte-se a palavra “estatal”, por favor ;), a BBC, está no meio de um escândalo por conta de um ex-apresentador pedófilo; …

J C

CARTA ABERTA AOS ELEITORES EM SP CAPITal;QUE IRAM VOTAR NESTE DOMINGO …

ATENÇÂO ? fiquem de olhos bem abertos muitas BAIXARIAS que vem por ai do Candidato SERRA, E DE SUA EQUIPE, EQUIPE QUE É FORMADA PELA: ,FOLHA ,VEJA, ESTADÃO,REDE GLOBO,JORNAL NACIONAL, ALI KAMEL,WULLIAM BONNER ,SILAS MALAFAIA , REINALDO AZEVEDO,AUGUSTO NUNEZ ,SONINHA FRANCINE,MARCELO MADUREIRA …? ROGERIO CENI , e outros ? Pois bem , O SEU VOTO é muito importante O SERRA vai querer COMPRAR A SUA CONCIÊNCIA …? de novo a troco de PROMESSAS… VAI TENTAR ENGANA_LOS MAIS UMA VEZ ? , de todas as formas CUIDADO com as mesmas conversas que ele já fez, como da outra vez… O SERRA como é sabido (RENUNCIOU A PREFEITURA, PARA ser GOVERNADOR onde suas promessas, FICARAM a DEUS dará…,lembram …??? NÃO CUMPRIU ?, com a Educação, Moradia,Saude, Creches, LAzer, Saneamento básico, transporte etc,voce sabe só ficou na PROMESSA ? Agora é a hora de voce (s) dar( em) o TROCO,VOTANDO NO Haddad para prefeito. com ajuda DE VOCE DO SEU VOTO para começar a ter uma verdadeira mudança em SP,não esqueçam Haddad para Prefeito, PARA MUDAR estes estados de coisas que estão ai ? ,não vendam seus votos por Promessa furadas,vamos APOSENTAR O SERRA DE UMA VEZ POR TODAS !!! ,NÂO ACREDITEM NO QUE O ELE FALA repudiem toda e qualquer BAIXARIA,MENTIRAS DA QUAL ELE É MESTRE !A REDE GLOBO VAI TE USAR MOSTRANDO INVERDADES NA TELEVISÂO QUE,VOCE SABE QUE O HAHHAD NÂO TEM NADA HA HAVER SOBRE O MENSALÂO,NÂO ACREDITEM,A REDE GLOBO JÁ COMEÇOU COM A MANIPULAÇÂO, É MUITA BAIXARIA… eles na certa ira tentar te ENRROLAR,OFENDENDO O HADDAD,O PT O LULA A DILMA ,VAI TENTAR DE TUDO…, O SERRA É UMA PESSOA DE BAIXA MORAL SEM PRICIPIOS, VOCES JÁ O CONHECEM ELE DE OUTRAS ELEIÇÕES NÂO É…? SABEM MUITO BEM COMO SE COMPORTA… ABRAM O OLHO,COM A REDE GLOBO A FOLHA E A VEJA QUE VAI SAIR NO FIM DE SEMANA E A PROPAGANDA FALSA DO SERRA NA TELEVISÂO ,FIQUEM ESPERTOS …??? “O BRASIL DE NOS TODOS, não passa na TV GLOBO – O QUE PASSA TV GLOBO é um BRAZIL-Zil-Zil-ZIL- ” PARA TOLOS, ALIENADOS E DESINFORMADOS ” REPUDIEM A REDE GLOBO,VAMOS MOSTRAR A ELES QUE EM SÂO PAULO ELA NÂO TEM VEZ,QUEM MANDA EM SÂO PAULO SOMOS NÓS OS PAULISTANOS…!!!

Antônio

OUTRA DA GLOBO

No Terra Magazine:

O último debate entre Haddad e Serra na Globo, na próxima sexta-feira, 26, será depois do último capítulo da novela Gabriela. Na quinta-feira (18), a novela terminou às 0h15.

Comentário do internauta Roberto Weber sobre o debate começar tão tarde.

20/10/2012, 10h15
Depois da novela GABRIELA a maioria dos eleitores já estará dormindo, ficando fácil então para o Ali Kamelo fazer a edição do debate: é certo que vai mostrar somente os melhores momentos de Serra e os piores do Haddad, como a própria Rede Goebels já fez quando do embate Lula x Collor. Alguém ainda duvida?

Link da matéria: http://terramagazine.terra.com.br/bobfernandes/blog/2012/10/19/debate-entre-serra-e-haddad-na-globo-sera-apos-ultimo-capitulo-de-gabriela/

J C

Até quando teremos que aturar este descalabro…

Só posso reivindicar uma coisa : Lei das Mídias urgente !

waldecy carlos dionisio

Nada vai acontecer com a TV Globo. Foi apostando nisso que a emissora vem mostrando de forma covarde e rasteira algumas edições do julgamento da AP 470, com revelo nas acusações e neofascismo de aluns ministros, cujo comportamento e falta insumos intelectuais tem provocado a indignação das pessoas em todos os seguimentos da sociedade, inclusive na magistratura onde juizes e desembargadores são obrigados acatar reparos desta “Corte” em decisões de primeira e segunda instância. Estão fazendo da justiça um verdadeiro circo de horrores, com direito a vampiros, mula sem cabeça e cavaleiro das trevas.

Rogerio Barros

1) Na materia da Folha reproduzida aqui, não há nada, absolutamente nada q diga ou insinue q a cobertura é ilegal ou criminosa… o texto de Eduardo Guimarães é tendencioso (na melhor das hipóteses) ou mentiroso, se quisermos ser diretos!

2) Não há, entre os condenados no processo do Mensalão, nenhum candidato!

3) Na Lei Geral das Eleições não há nada em relação ao tempo de matéria… sendo assim, pelo “raciocinio” da ONG, qualquer emissora q tenha veiculado noticia sobre o julgamento do Mensalão (de 30 segundos ou 30 minutos, não importa) em qualquer dia, a partir de 1º de Julho deste ano, deveria ter sido denunciada… pq só a GLOBO?

é… bobagem pouca é desperdício!

    RicardãoCarioca

    Tucanos possuem grave incapacidade de interpretação de texto.

    Willian

    Esta representação não vai dar em nada. Embasamento jurídico nulo. Não vai afetar o Serra e nem fazer cócegas na Rede Globo. A emissora vai pedir ao estagiário do jurídico para responder. Daí você se pergunta: porque o Eduardo Guimarães entrou nesta?

    A resposta: EGO.

    Maria Libia

    Não, não é. É um passo para que configurem a canalhice porca da globo. Não é a primeira vez que ela se posiciona contra o povo, desde a ditadura. estávamos na rua, pelas Diretas Já, é nenhuma notícia até que, não podendo esconder mais, devido a grande população presente nos discursos da Sé-São Paulo e Rio de Janeiro. O escândalo na eleição da Procunsut e que tais. A lista é grande e é necessário que não fiquemos nesta chantagem global. Se é a primeira reação, vai levar pessoas a reconhecer quem é a globo. O importante é que essas iniciativas corram a todos os blogs democráticos. Só na cabeça de um pulha para dizer que o Eduardo Guimarães faz por EGO.

mariazinha

Dizem que o jn de hoje tava maneirinho…..VIVA O EDU!

Nelson Menezes

Depois dessa,é só pegar em armas novamente,só falta o governo dar permissão para a globo colocar o J.N em rede nacional durante vinte e quatro horas,eu não acredito que uma concessão pública cuspa,literalmente na cara do povão e do governo deste jeito,eu já estou é de saco cheio dessa passividade.

Fabio Passos

Gerson Carneiro

E contra a TV Cultura que está transmitindo “Especial Mensalão” de terça-feira até sexta-feira?

    Marciano

    Desculpe por utilizar o espaço resposta mas o Blog do Edu não acessa mais. Tento desde a tarde e não entra. Foi tirado do ar? É serviço dos hackers do serra? Foi penalizado?
    Os demais blogs permitem o acesso.

    Marciano

    Consegui via Google depois de muito tentar.

Fabio Passos

Excelente iniciativa.
O PiG está em campanha explícita para tentar ressucitar josé serra.
A globo é muito descarada.

LEANDRO

Cuidado com o careca…ele pegou 40 anos e deve dar com a lingua nos dentes..afinal, foi abandonado pelos “cumpanheiros”..se ele falar tudo que sabe…” Marcos Valério disse na CPI dos Correios “O dinheiro do mensalão não é nada, o grosso do dinheiro vem do contrabando DO NIÓBIO”.”

Regina Braga

Antes a grobo só usava de uma atriz pra dizer:Tenho medo.Agora usa 20 minutos do horário nobre,no mais absoluto terrorismo consciencial,prá não conseguir, nem um pontinho, pro Coiso Deles.O povo é mais esperto,do que os Inquisidores imaginam.Mas como chegamos no Iluminismo,justiça neles!

jesu

A primeira forma de reagirmos a essa quadrilha global é o boicote
total e permanente a essa emissora , do contrario , estaremos alimentan-
do seu faturamento com nossa audiencia . Uma boa oportunidade para darmos
uma demostraçao de que nao aceitaremos calados a tentativa de golpe via
STF, seria uma grande manifestaçao contra a globo, após a vitoria de
haddad.

    Valmont

    Minha receita:

    1. Troque SKY ou NET por CLARO TV (tá baratíssimo na promoção com direito a Brasileirão/Combate de cortesia).
    2. Não dê audiência para os canais gerados pela Globosat (que domina 99% do mercado);
    3. Assista aos canais da TV pública.
    4. Desligue a TV e informe-se com o jornalismo independente na Internet.

Mailson

EU NUNCA VI ALGO DESSE TIPO EM TODA A MINHA VIDA:
(Fora de pauta, mas imperdível)

Arthur Virgílio Neto trava a resposta e se mostra o político mais inútil de Manaus. Vejo o vídeo:

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/10/arthur-virgilio-neto-trava-nao-consegue.html

    lulipe

    E vai ganhar de lavada….

J Souza

Quem vai julgar esta ação? Os ministros da Globo News?

Ramalho

Há ainda muita lenha pra queimar nesta ação e nos desdobramentos dela. Muita. A história está apenas começando. Há respostas que podem ser dadas no âmbito do judiciário, do executivo e do legislativo. Pode haver recurso aos desatinos supremos em instância judiciais no Brasil e no exterior. A lei pode ser aprimorada de forma a conter badernas supremas como a que se está a ver. Ministros podem ser denunciados no Senado e processados com vistas a impeachment. O presidente da república tem poder constitucional para comutar pena, portanto as penas podem ser comutadas. Há muita coisa que pode ser feita. O bom é que todo este circo precipitará, finalmente, a democratização do Judiciário, o que já deveria ter sido feito há muito tempo.

Lu Witovisk

Uai, cadê o link para recolher assinaturas?? a última linha do texto pede isso :D

Mailson

UM FURO FORA DE PAUTA: PESQUISA DATAFALHA QUE ACABA DE SER PUBLICADA

(Fonte: Blog dos amigos do Presidente Lula)

“A quatro dias da eleição municipal, o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, segue liderando a disputa com 49% das intenções totais de voto. Ele tem 15 pontos vantagem em relação a José Serra (PSDB).

Na pesquisa Datafolha finalizada hoje, o cenário é praticamente idêntico ao do levantamento da semana passada. Em 17 e 18 de outubro, Haddad já tinha os mesmos 49% de agora. Serra, que antes aparecia com 32%, oscilou dois pontos para cima e agora aparece com 34%.

Na conta dos votos válidos (que exclui brancos e nulos), Haddad alcança 60%; Serra, 40%. São exatamente os mesmo índices da semana passada”.

Nada mal para o Haddad, já que a datafalha manipula a pesquisa dentro da margem de erro, sempre contra o Haddad.

Por isso eu sou mais o tracking do PT das 18 horas de hoje que dá Haddad com 62% e Serra com 38% dos votos válidos.

Mas atenção, militância PTista: isto nao quer dizer que o Haddad já ganhou. Temos ainda o JN de hoje, de quinta, de sexta e de sábado. Portanto, vamos às ruas.

    odair ciambelli

    Temos o JN e a capa da Veja que estará nas bancas no dia da eleição….

Outro lado da moeda

JUIZ DE MG DECIDE QUE REFORMA DA PREVIDÊNCIA É NULA

Notícias diárias comentadas sobre a dívida – 24/10/2012

Os jornais noticiam a sentença proferida pelo Juiz Geraldo Claret de Arantes, da 1ª Vara da Fazenda de Belo Horizonte, no sentido de reestabelecer o valor integral da pensão da viúva de um servidor público morto em 2004. Segundo o juiz, o valor foi bastante reduzido com a Reforma da Previdência de 2003, que foi aprovada por meio da compra de votos de parlamentares, no esquema denominado como “Mensalão”, conforme comprovou o Supremo Tribunal Federal.

Cabe comentarmos que esta reforma constou de Carta de Intenção ao FMI assinada pelo governo Lula, e estabeleceu a taxação dos aposentados e pensionistas, a redução das pensões, a postergação das aposentadorias, o fim da integralidade e paridade, além de abrir a porta para a privatização da previdência por meio dos Fundos de Pensão. Tudo isto para permitir o cumprimento das metas de superávit primário, ou seja, a reserva de recursos para o pagamento de uma questionável dívida, que jamais foi auditada, em flagrante violação da Constituição de 1988.

Conforme mostra o Portal G1:

“A decisão do juiz mineiro beneficia a viúva de um servidor público que morreu em 2004. De acordo com a decisão, ela passará a receber o valor integral da pensão, previsto na Constituição Federal, que é de R$ 4.827,90. Até então, por causa das mudanças de cálculos promovidas pela reforma previdenciária, a viúva vinha recebendo o valor de R$ 2.575,71. Em sua decisão, o juiz Geraldo Claret de Arantes diz que, no contexto do julgamento do mensalão (ação penal 470), foram lançados “holofotes” sobre “o questionamento da validade da Emenda Constitucional 41″, que culminou na Reforma Previdenciária. “O Ministro relator da referida Ação Penal 470, Joaquim Barbosa, em voto histórico, sustentou com veemência que houve compra de apoio político e de votos no Congresso Nacional entre 2003 e 2004, num esquema organizado pelo PT para ampliar a base de apoio ao governo da época, no parlamento nacional”, escreve o juiz no texto de sua decisão. Segundo o juiz, “a votação da Emenda 41 de 2003 foi fruto da aprovação dos parlamentares que se venderam, culminando na redução de direitos previdenciários de servidores e a privatização de parte do sistema público de seguridade”. Arantes defende que a emenda constitucional não foi votada a partir da “vontade popular representada pelos parlamentares, mas da compra de tais votos”. Assim, conclui o juiz, a emenda torna-se inconstitucional por ser derivada de “vício de decoro parlamentar“.

Esta decisão pode constituir um precedente para a anulação da Reforma da Previdência para todos os aposentados e pensionistas do país. Ainda cabe recurso da decisão.

Fonte: http://www.auditoriacidada.org.br/juiz-de-mg-decide-que-reforma-da-previdencia-e-nula/

eduard3o

Vamos pressionar via Congresso Nacional via Petição Pública, nós também temos o poder de fazer a Lei valer.

eduard3o

Deveríamos fazer uma Petição Pública para que a Lei seja cumprida pela senhora rede globo, eu também apoio o Abaixo assinado proposto pelo amigo Coutinho, comentado aqui acima.

David

A explicação é simples, o último capítulo da novela tem que ser mais longo.

Maurício

É impressionante. Até a Folha de São Paulo (quem diria) está reconhecendo o massacre. Mais de 18 minutos dedicado ao linchamento do “mensalão”.

Eu não aguentei e troquei de canal. Só agora estou sabendo que foram 18 longos minutos. Esse tempo em televisão é uma eternidade. É como está dizendo o PHA, no Conversa Afiada: nem a queda do muro de Berlin, nem uma nova invasão da Normandia, nem uma outra bomba atômica em Hiroshima mereceriam tanto tempo do JN da Rede Globo de Televisão. Um verdadeiro escândalo.

E aparentemente tudo vai ficar por isso mesmo,apesar de uma legislação que proíbe este tipo de aberração.

E para quem devemos apelar, para a Suprema Corte de “justiça”?

É essa a liberdade de imprensa defendida pelos empresários dos meios de comunicação?

Nós, brasileiros, temos que exigir do governo Dilma uma atitude. Imediatamente.

Mário SF Alves

PiG, PiG, onde estás que não te escutas?

Rodrigo Leme

Jus esperneandi.

    Mário SF Alves

    Uai!, Rodrigo, você agora se especializou em salada de latim com português?

    sandro

    Rodrigo(zoinho virado) é certamente o cara mais invejado desse blog.
    Essa foto em “êxtase’ causa grande angústia nesses “petralhas” frequentes. Seu estado “nirvana aparente” exala paz, confiança e
    desapego. Fico em dúvida se é a expressão de um – aff!?! Ou um sentimento
    de conforto sentado em “lótus sobre uma almofada de seda
    macia,ou quem sabe até em algo mais contundente.

    Rodrigo Leme

    Cada um usa os recursos que as limitações lhe permitem. O recurso do Sandro é esse, o que indica que as limitações são grandes…

    Ricardo JC

    Eu já penso diferente. O Jus esperneandi é da Globo, que está vendo SP ir para o governo dos trabalhadores. O resto é só mais uma mazela de nosso sistema judiciário. Só condena preto, pobre, p… e pestista!! E com a desfaçatez de alguns comentaristas aqui do blog. Principalmente os paladinos da ética…né Rodrigo? Quando é para o seu patrão, não vale?

Ramalho

A ação prosperará. Assim como na Venezuela e na Argentina, principalmente nesta, a mídia está sendo moralizada, aqui também tal ocorrerá. Trata-se de crime eleitoral evidente, e não há nenhuma dúvida de que a Globo será punida.

    Mário SF Alves

    Sei que é sonhar demais, no entanto, imagine um direito de resposta concedido antes das eleições. Nada muito diferente daquele concedido ao saudoso e querido Leonel de Moura Brizola. Eu sonha, tu sonhas. ele sonha, nós sonhamos, vós sonhais, e o PiG já nem dorme. Sonha, MSFA, sonha.

lulipe

O maior escândalo de corrupção da história do Brasil.A cúpula do partido da presidente condenada por corrupção e formação de quadrilha.Não queriam que fosse divulgado?????Era para o mensalão virar disciplina escolar para que nossas crianças aprendessem, desde cedo, que corrupção é crime e atinge a toda a sociedade.

    sandro

    Voce é um duende?

    Ricardo JC

    Também acho. Poderíamos começar a partir de 1500, com a descoberta do país. Só não podemos esquecer de colocar no livro de história o ano de 1997, com a compra de votos para a reeleição por FHC. Também não se pode ignorar os bilhões roubados durante os processos de privatização das teles. Nestes casos, sugiro, inclusive, um anexo com toda a farta documentação existente, para não ficar só naquele papo de que fulano disse, sicrano falou. Poderíamos incluir também, um CD com a gravação de Ronivon santiago dizendo que recvebu R$200 mil reais para votar pela reeleição. Para o caso do mensalão, infelizmente, só poderíamos colocar o depoimento do Roberto Jefferson como prova. Mas neste caso, deveríamos nos “esquecer” de colocar a biografia dele, senão a criançada não vai acreditar em nada!!!

    Maria Libia

    E também a filhinha querida que entrou em mais de 60 milhões de contas, aqui no Brasil. O problema é que eles podem roubar porque não temos justiça.

WL

O que eu mais suspeitei é: porque é que quase nunca aparecia um trecho com o Lewandowsky argumentando, sempre com os condenadores falando?

Miranda

Durante a campanha eleitoral em que Lula concorreu com Collor foi escandalosa a atuação da Globo. Alguem levantou um dedo contra eles? Lulipe tem razão, vai continuar acontecendo nada. Precisamos urgentemente de uma lei de meios. Se a Argentina tem, porque nós não?

Julio Silveira

Aqui no Brasil vale tudo quando se tem dinheiro e poder. Essa TV Globo conseguida com apoio dos yankes afinados e dos milicos do golpe, afinados, que precisavam de uma porta voz autentica da ideologia deles, utiliza dos principios adotados por aquele país, quando dizem que todas as opções contra seus inimigos estão sobre a mesa. Me surpreende é ver a “ingenuidade” oportunista de muitos proceres de nossa glamourosa esquerda que costuma adotar a politica de boa vizinhança com essa gente. Mesmo sabendo que os mesmos serão sempre e de fato maus vizinhos. Cada vez que vejo as atitudes do politicos esquerdistas brasileiros mais invejo a Argentina, os nossos gostam é de confraternizar como os inimigos da cidadania e nem se preocupam mais em esconder.

    Mário SF Alves

    Julio,
    Com todo o respeito, sugiro que, quando for possível, reflita um pouco mais sobre o risco de se fazer comparações, assim, tão estanques, entre Países. A meu ver a complexidade política do Brasil supera em muito a da Argentina. O que não tira o mérito dos argentinos. Claro, de modo algum. É que os interesses que condicionam e travam o desenvolvimento do Brasil são verdadeiramente muito mais complexos que os do nosso País vizinho.

    Julio Silveira

    Logico, existem diferenças principalmente no quesito indole, nós somos muito bonzinhos, cantado em proza e verso.

Coutinho

Se precisar de um abaixo assinado, contem comigo.

Bonifa

O que está acontecendo no STF e nos noticiários da Globo é coisa muito séria e oferece material para uma sequência de estudos em terrenos que exigem sejam palmilhados cuidadosamente por cientistas de nível muito alto. Ao que parece, a Globo estimulou os acontecimentos estranhos que sucedem no Supremo, mas agora já dá sinais de que está a temer que eles fujam de qualquer controle. A Globo começa a temer pelo que possa acontecer a partir do STF. A nosso ver, há uma boa possibilidade de que, ao tanto se referirem a juristas e teóricos alemães, os magistrados concentrados naquele concílio fechado, que lembra antropologicamente um ritual pagão de força psíquica inimaginável, terminaram conjurando um deus germânico e sendo por ele possuídos. Esse deus de espírito incontrolável é Wotan, de cuja existência Carl Jung nunca duvidou. E a partir de então estão, a mando deste deus poderoso, projetando um castigo contra todo o povo brasileiro. Um inconsciente coletivo está operando sobre o colegiado, procurando arrastar, através de veículos como a Globo, nossas elites para desfecharem o castigo a todo o povo do Brasil, por suas preferências democráticas, por suas aspirações de vida, por suas tendências culturais livres e pertencentes a outro mundo que não o de Wotan. Neste caso, todos os junguianos devem ser conclamados para um esforço concentrado de salvação da alma dos ministros. E não se deve descartar, apelando aos antropólogos brasileiros, a possibilidade de que intercedam junto a nossos índios para uma pajelança em regra no Supremo.

    Mário SF Alves

    Bonifa,

    Que analogia! Era tudo o que faltava. Brilhante.

    “Um inconsciente coletivo está operando sobre o colegiado, procurando arrastar, através de veículos como a Globo, nossas elites para desfecharem o castigo a todo o povo do Brasil, por suas preferências democráticas, por suas aspirações de vida, por suas tendências culturais livres e pertencentes a outro mundo que não o de Wotan.”
    .
    Só que neste caso, Wotan é igual a … (não vou dizer e sei que você sabe!)
    Democracia, democracia e democracia. É tudo o que precisamos para exorcisar este tal WotanPiGlocalSecularmenteInvocado.

lulipe

Deveriam ter feito um contraponto na TV do lula, ops, TV Brasil!!!

    sandro

    Descartes?

lulipe

Vão conseguir alguma divulgação, pelo menos no “mundo progressista”, e só.A ação tem mais chance de prosperar do que o lula ganhar o Nobel da Física!!!

    Ricardo JC

    Nos esquecemos…a justiça deste país só vale para preto, pobre, p… e petista. A Rede Globo e seus asseclas (e defensores) continuam à margem da lei. Lamentável, ainda mais quando dois paladinos da ética como lulipe e Willian vem aqui defender o “justíssimo” julgamento do STF!!!

    lulipe

    Em um julgamento onde figuram réus do partido, justo é sinônimo de absolvição para todos, se possível acompanhada de uma boa indenização, não é Ricardo??? Nem a desculpa de que a maioria dos ministros foi escolhida por presidentes de oposição…Só resta o direito de espernear!!!

    Ricardo JC

    Estás tergiversando, como de hábito. Um julgamento é justo quando ele utiliza-se de jurisprudência já estabelecida para tomar o seu runo. Os juízes do STF não usaram a jurisprudência, neste caso. Quer ver. Celso Mello, no julgamento de Collor, o absolveu alegando que ele não cometeu ato de ofício e que, então, não poderia ser condenado por corrupção. Outra. O mensalão do PSDB foi desmembrado pela corte, o que não aconteceu no caso presente. O uso da teoria de domínio do fato somente aconteceu raras vezes no STF e nunca, para situações como esta. Na verdade lulipe, eu é que deveria fazer a sua colocação. Julgamento justo é aquele em que o petista já entra condenado, né? Não importa que as provas sejam ffracas…uma vez ele já foi julgado e condenado (pela imprensa brasileira, tão proba!!). Aliás, você não comentou sobre o tema. Se a Globo infringiu a lei, o que deve ser feito? O que você defende?

    lulipe

    Meu caro Ricardo, a Globo não infringiu nenhuma lei, apenas divulgou um fato de grande importância para o país:O maior escândalo de corrupção da história.Não se apegue a comentários de alguns pseudo-juristas que não sabem o que falam nem escrevem.Desafio a qualquer um a mostrar, na legislação eleitoral, qual foi o crime cometido pela Globo ao fazer divulgação todo dia de notícias do mensalão.Fico aguardando….

    ana

    A divulgação já vale muito. E o trabalho que terão pra se explicar. Se a cada descalabro houvesse esperneio como esse, muito leitor e espectador “distraído” acabaria abrindo os olhos para a atuação criminosa de parte da imprensa. Chega de discutir os crimes da mídia apenas nas salas de aula de jornalismo, pelo retrovisor, anos depois do estrago feito. tem de reagir na hora.

Willian

Tem que entrar na justiça também contra a Globo News, que transmitiu todas as sessões de julgamento ao vivo. Serão, ao todo, quase 300 horas de transmissão.

Deixe seu comentário

Leia também