VIOMUNDO

Diário da Resistência


Política

Marcos Coimbra: Analistas da “grande imprensa” devem ficar ainda mais atordoados


24/10/2012 - 13h00

por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense

As eleições de 2012 estão sendo uma desagradável surpresa para a maioria dos analistas da “grande imprensa”. Quase tudo que esperavam que fossem, elas teimam em não ser.

Ficaram atordoados com os resultados de 7 de outubro. Devem ficar ainda mais com os que, provavelmente, teremos no segundo turno.

Prepararam a opinião pública para a vitória de Serra em São Paulo. Quando, em fevereiro, o PSDB paulista implodiu o processo de prévias partidárias, fizeram crer que um lance de gênio acabara de ser jogado. Para sua alegria, Serra aceitara ser candidato.

Quem leu os “grandes jornais” da época deve se recordar do tom quase reverencial com que a candidatura foi saudada. Fernando Haddad, o novo poste fabricado por Lula, iria ver com quantos paus se faz uma canoa. Teria que lidar com o grão-mestre tucano.

Já tinham antecipado dias difíceis para os candidatos petistas com a doença do ex-presidente. Era, no entanto, apenas o desejo de que ele não tivesse condições de participar da campanha.

Quando Lula entrou em campo para melhorar as condições de disputa de seu candidato em São Paulo, ampliando o tempo de televisão de Haddad mesmo que às custas de uma coligação com Paulo Maluf, nossos argutos observadores decretaram que cometera um erro colossal. Que sepultava ali as chances de seu indicado.

Hoje, percebe-se que acertou no cálculo de que o verdadeiro campeão em rejeição na cidade é Serra e não Maluf.

Mas a grande aposta que não deu certo é a que fizeram a respeito do impacto do julgamento do “mensalão” nas eleições. Imaginaram que seria dinamite puro. Revelou-se um tiro de festim.

As urnas não evidenciaram a esperada derrota petista. E não é isso que aguardamos para domingo.

Ao contrário, as eleições de 2012 estão se mostrando muito positivas para Lula, Dilma e o PT. Foi o partido que mais cresceu entre os maiores no número de prefeituras, de vereadores, na presença em cidades grandes. Confirmando a vitória em São Paulo e nas capitais em que tem candidatos na liderança, está prestes a conseguir seu melhor desempenho em eleições municipais desde a fundação.

O inesperado dessa performance está levando esses comentaristas a interpretações equivocadas. Cujo intuito é diminuir o significado do resultado do PT.

A primeira é que o “grande vitorioso” destas eleições seria o PSB e seu presidente, o governador Eduardo Campos.

Com todo o respeito, é difícil incluir o PSB entre os grandes. Ganhou 435 prefeituras (no primeiro turno), metade das quais em cinco estados do Nordeste, mais de um quarto em Pernambuco e no Piauí. Como partido, permanece regional, acolhendo, no restante do Brasil, algumas lideranças que lá estão como poderiam estar em qualquer outro.

É do PSB o prefeito reeleito de Belo Horizonte. Mas ninguém que conheça a política da cidade atribui a essa filiação qualquer relevância na reeleição de Marcio Lacerda.

Resta a vitória de Geraldo Julio, no Recife, um feito para Eduardo Campos. O caso é que vencer na capital de seu estado está longe de ser um resultado espetacular para um governador competente.

A segunda versão equivocada é que “ninguém ganhou”, pois a alienação eleitoral é que teria sido a marca das eleições deste ano. Que as abstenções, somadas aos brancos e nulos, é que seriam as vedetes.

Não é verdade. Em algumas capitais, de fato houve um aumento expressivo desse agregado em relação a 2008. Como em São Paulo, em que foi de 24% para 31%.

Na média das dez maiores cidades brasileiras, no entanto, a alienação total aumentou pouco no período, indo de 23,5%  para 26%. Na verdade, ela cresceu mais entre 2004 (quando era de 19,5%) e 2008, que de então para cá.

Ou seja: nem PSB, nem alienação, o maior vitorioso está sendo o PT. Se Haddad vencer, uma chave de ouro para Lula. Justo quando decretaram que enfraqueceria.

Mais uma vez, o que se vê é que  o povo não dá a menor pelota para o que pensam os “formadores de opinião”.

Leia também:

Genoino: “O que fiz pelo PT foi legítimo e necessário”

Cynara Menezes: O julgamento do mensalão mudou o País?

Carta Maior: Dirceu, Genoino e outros oito podem requerer novo julgamento

Lincoln Secco: Supremo político

Ramatis Jacino: O sonho do ministro Joaquim Barbosa pode virar pesadelo

Comparato: Pretos, pobres, prostitutas e petistas

Dalmo Dallari critica vazamento de votos e diz que mídia cobre STF “como se fosse um comício”

Rubens Casara: “Risco da tentação populista é produzir decisões casuísticas”

Gurgel pede arquivamento de denúncia contra deputado que recebeu de Cachoeira

Luiz Flávio Gomes: “Um mesmo ministro do Supremo investigar e julgar é do tempo da Inquisição”

Paulo Moreira Leite: Denunciar golpe imaginário é recurso “quando se pretende promover ruptura”

Marcos Coimbra: STF invade atribuições dos demais Poderes





29 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Altamiro Borges: O terrorismo de Serra e o caos na saúde « Viomundo – O que você não vê na mídia

27 de outubro de 2012 às 19h16

[…] Marcos Coimbra: Analistas da “grande imprensa” devem ficar ainda mais atordoados […]

Responder

Mauricio Dias: O mensalão tucano está ligado ao processo eleitoral nacional e à reeleição de FHC « Viomundo – O que você não vê na mídia

27 de outubro de 2012 às 16h56

[…] Marcos Coimbra: Analistas da “grande imprensa” devem ficar ainda mais atordoados […]

Responder

As medidas que precedem a privatização do Maracanã « Viomundo – O que você não vê na mídia

27 de outubro de 2012 às 13h19

[…] Marcos Coimbra: Analistas da “grande imprensa” devem ficar ainda mais atordoados […]

Responder

Panfleto de João Castelo diz que UNE e UBES apoiam-no; entidades desmentem e repudiam « Viomundo – O que você não vê na mídia

26 de outubro de 2012 às 23h59

[…] Marcos Coimbra: Analistas da “grande imprensa” devem ficar ainda mais atordoados […]

Responder

Como foi o debate na Globo? « Viomundo – O que você não vê na mídia

26 de outubro de 2012 às 23h57

[…] Marcos Coimbra: Analistas da “grande imprensa” devem ficar ainda mais atordoados […]

Responder

Juíza quer censurar Blog do Sakamoto por divulgar decisão sobre libertação de trabalhadores escravos « Viomundo – O que você não vê na mídia

26 de outubro de 2012 às 23h30

[…] Marcos Coimbra: Analistas da “grande imprensa” devem ficar ainda mais atordoados […]

Responder

Antonio Donizeti: Alckmin e Kassab têm ‘surto de bondade’ e antecipam salário de funcionários « Viomundo – O que você não vê na mídia

26 de outubro de 2012 às 15h45

[…] Marcos Coimbra: Analistas da “grande imprensa” devem ficar ainda mais atordoados […]

Responder

Messias Franca de Macedo

25 de outubro de 2012 às 22h45

DUAS PROVAS CABAIS DE QUE O BRASIL MUDOU PATAVINAS! ENTENDA

1- DA [famigerada] SÉRIE “AS GRACINHAS DO GARCIA!”
O tal do Alexandre Garcia “da Globo” exerce também a função de, digamos, capilarizar o PIG! Todas as manhãs, comentários do jornalista são retransmitidos por muitas emissoras de rádio dos rincões do Brasil! Hoje, mais uma vez, após escrachar as reputações dos réus do mensalão [o mensalão do PT, óbvio e ululante!] e repetir as ladainhas da tal ‘dosimetria das penas’, o ex-porta-voz da ditadura militar e, atualmente, ‘jornalista amigo dos patrões’ “da Globo”, comentou, tangencialmente, acerca da prisão dos donos do Banco Cruzeiro do Sul, instituição financeira que causou um prejuízo de mais de três milhões de reais ao sistema financeiro, cuja conta será paga por nós ‘bananas’ contribuintes… Pois bem, o comentário – adredemente “calibrado” – tinha claras pretensões de, digamos, demonstrar que o julgamento da *Ação Penal 470 não denotava um quadro de exceção; tentava passar a ideia de que* “… Daqui pra frente tudo vai ser diferente… Nada! Nada!…” ‘O domínio do fato’: o diligente e perscrutador jornalista amigo dos patrões [Marinhos] não mencionou que o Luis Octavio Indio da Costa, filho do banqueiro Luis Felipe Indio da Costa, é primo do Índio da Costa, aquele mesmo parlamentar candidato a vice na chapa presidencial “encabeçada” pelo candidato José (S)erra… “Pode ‘to be’?!’’
*que trata do mensalão [o do PT, revisor!]
**excerto da letra da música ‘Se Você Pensa’, de autoria de Roberto Carlos.
2- O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência, Sepúlveda Pertence, 75 anos, disse que as condenações do mensalão [o do PT, adendo nosso!] não contribuirão de forma efetiva para o fim da corrupção. Segundo ele, o modelo de presidencialismo de coalizão junto com a sofisticação dos crimes de colarinho branco são fatores que continuarão a dar brecha para que esse tipo de delito continue acontecendo. “Não creio que isso vá transformar a história do Brasil [Que o PIG não tome conhecimento desta declaração lapidar! Novamente, adendo!]. O que se passa para o leitor de jornal, o telespectador ou o leitor de revistas é que é histórico porque se está condenando. Mas isso é relativo.” No entanto, ele reconheceu que “não é rotineiro no Brasil” um julgamento como este do STF.
(…)
Quando ainda era membro do STF, no início da década de 90, Pertence foi voto vencido quando defendeu a condenação do ex-presidente Fernando Collor, que sofreu impeachment.
(…)
FONTE: www.bahianoticias.com.nr

RESCALDO: daqui a alguns dias, algum ministro do “supremoTF” concederá um [indecoroso e seletivamente trivial!] habeas corpus notívago em favor dos banqueiros bandidos do Cruzeiro do Sul da família do Índio da Costa ‘o ex-quase-vice presidente do Brasil num hipotético governo José (S)erra!… Ademais, os autos da Ação Penal 470 continuarão misturados aos milhões de processos distribuídos – e mofando – pelos subterrâneos dos órgãos jurídicos de primeiras instâncias nos rincões deste “‘Brasilzão’ de Meu Deus!”…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

    Messias Franca de Macedo

    26 de outubro de 2012 às 00h04

    RETIFICAÇÃO IMPORTANTE: … Ademais, os autos da *Ação Penal 536 continuarão…
    *que trata do MENSALÃO tucanoDEMoníaco mineiro, nascedouro do ‘Valerioduto’!

    Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas e antigolpistas,

    República de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo

25 de outubro de 2012 às 22h44

[IMPERDÍVEL! SEN-SA-CI:O-NAL! COMENTÁRIO HISTÓRICO!

(MAIS UM) ‘DOMÍNIO DO FATO’ PARA UMA CORTE INTERNACIONAL CONDENAR “o supremoTF”!…]

Bob Fernandes e a Farsa do patrão do Noblat
em http://maureliomello.blogspot.com.br/

BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao egrégio, competente e intrépido jornalista brasileiro Bob Fernandes!

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

Eduardo Raio X

25 de outubro de 2012 às 21h11

Meus queridos amigos tenho alertando o seguinte, este STF do jeito que é no seu comportamento leva a crer que tudo lá é na base da MACIOTA ingrediente favorável a turma do PIG e seus apaniguados do PSDB&Cia. Procure o significado de MACIOTA!? E como tenho lido nos blogs sujo o PT vai ter que ser mais prudente e responsável daqui para frente. Já que é o único partido vigiado, fiscalizado e punido em alguma deslize graças a Deus! No caso do PSDB e comparsas tem eles a anuência do PIG, STF e de uma elite excludente, racista, exclusivista, separatista e encharcada de preconceitos, tudo eles pode aprontar pois sempre os seus protetore$$$ de todo sempre reserva algun$$$ bon$$$ trocado$$$ na forma de milhoe$$$!!!

Responder

Messias Franca de Macedo

25 de outubro de 2012 às 20h39

‘A DOSIMETRIA’ DOS RÉUS DO MENSALÃO MINEIRO PASSARÁ A INTEGRAR… UM CAPÍTULO A MAIS DO BEST-SELLER ‘A PRIVATARIA TUCANA’?! QUE NADA! PASSARÁ A INTEGRAR ‘O livro Guinness World Records.’ ENTENDA

O professor de Direito Constitucional da Fundação Getúlio Vargas afirmou, abre aspas para que ‘a âncora da saia justa’ possa “ouvir” novamente: “… Pesquisas científicas realizadas nos Estados Unidos comprovaram que a maioria dos juízes define ‘a dosimetria da pena’ a partir de elementos aleatórios!… [Sem passar a ideia de ‘colonizado’ e já passando! A pesquisa aplicada entre juízes dos Estados Unidos! Imagine, leitor(a), os critérios usados pelos “supremos” nesta republiqueta de bananas sob a égide de uma subdemocracia!…] Realmente, é de arrepiar as tripas [as tripas: os intestinos, no dialeto ‘bananês’ (RISOS)]…
Adiante um professor de Direito Penal da USP discorreu sobre os limites das faixas condenatórias, afirmando que “a maioria dos ministros do STF estão partindo de penas altas, muito provavelmente no sentido de evitar a prescrição dos processos…” Seguiu-se o comentário extasiado – quase orgástico (sic) – da ‘saia justa’, abre aspas – e um sorriso(!): “Com base neste critério, o José Dirceu pode ser condenado até a 102 (cento e dois!) anos de prisão!… [Viva!: o Ali Kamel!]”
RESCALDO: bom, partindo deste pressuposto, os réus dos outros mensalões do PSDB, do DEMo, do [nefasto e famigerado] consórcio PSDB/DEMo, da compra de votos para a re-eleição do presidente FHC [“do time do (S)erra, do Marconi ‘Perrigo’, do Paulo Preto…”]… Partindo deste pressuposto – e considerando que o nascedouro do ‘Valerioduto’, leia-se MENSALÃO do PSDB/DEMo mineiro, começou anos antes do mensalão do PT… Para que os inclementes e isentos(!) “supremos do supremoTF” não corram o risco de deixar prescrever ‘estes crimes deste e dos séculos pregressos’ (idem sic), ‘a dosimetria da pena’ a ser aplicada aos réus envolvidos tenderá a ser grafada com quatro dígitos… Quatro! Quatro de quadrilha!…

NOTA FÚNEBRE: quem estiver vivo em 23 de outubro de 3025(!) e/ou de 3045(!) assistirá a essa festa cívico-revolucionária ‘bananiense’!…
Que país é esse, sô?! República de ‘Nois’ Bananas [e Babacas], responde, “na lata”, o matuto ‘bananiense’!

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

FrancoAtirador

25 de outubro de 2012 às 18h57

.
.
“Serra, o teu desrespeito
chega às raias da insanidade!”

(HADDAD-13, no debate do SBT)
.
.

Responder

Julio

25 de outubro de 2012 às 17h23

Com mensalão ou sem mensalão no psdb eu não voto não.

Com pigão ou sem pigão no psdb eu não voto não.

Aliás eu só voto mesmo é no LULÃO.

DA-LHE LULA……

Responder

Valdeci Elias

25 de outubro de 2012 às 16h12

13…..13..13….13……13……………………………………………..13…..13..13….13…..13+13……………………………………………131313.131313….131313.13.13……………………………………………

Responder

Roberto Locatelli

25 de outubro de 2012 às 15h46

Como disse o Sérgio, em comentário logo abaixo, quem é contra a corrupção não pode votar em partidos de direita, pois estes são protegidos e blindados pela mídia. Estes podem roubar à vontade que jamais serão condenados. Talvez nem sejam processados.

Por outro lado, o PIG e seu aliado, o STF, considera que os partidos de esquerda sao culpados mesmo que provem o contrário.

Então, a tarefa da esquerda é:

1) eleger os candidatos de esquerda,

2) discutir na sociedade uma Lei Geral das Comunicações, e

3) propor uma reforma do Judiciário que estabeleça, entre outras coisas, eleições diretas para o STF e o STJ.

Responder

Marcelo de Matos

25 de outubro de 2012 às 12h31

Em Itupeva, município desmembrado de Jundiaí, o candidato do PT venceu. Em Jundiaí, Bigardi, ex-PT e agora PCdoB, concorre no segundo turno. Em Campinas tem a candidatura do Pochman. Alguém sabe como está a situação desses candidatos?

Responder

Sérgio

25 de outubro de 2012 às 09h27

Para acabar com a praga da corrupção, o jeito é votar no PT e nos
demais partidos de esquerda.
Os únicos cobrados a estarem acima de qualquer suspeita, pois o mais insignificante indício poderá condená-los.
O lado bom dessas injustiças que temos visto ultimamente é que
a impunidade é privilégio apenas dos partidos da direita.

Responder

RicardãoCarioca

25 de outubro de 2012 às 08h23

Domingo teremos mais gagueiras, mais olhos esbugalhados e mais rostos corados na Globo News.

Responder

nina rita de cássiar

25 de outubro de 2012 às 00h54

Sim, Anac, podemos propagar o lado positivo do mensalão: Vote no PT, o ÚNICO partido que tem sua ação vigiada, os outros podem “agir” à vontade.

Responder

nilcemar

25 de outubro de 2012 às 00h31

Marcos Coimbra, quando eles enaltecem o PSB como o grande vitorioso, não me parece que seja só para diminuir o PT, mas, também porque, de fato, acham que é necessário uma oposição ao PT. Estão procurando um partido para substituir a coligação PSDB/DEM. Qualquer partido que se destacasse seria um candidato a preencher a vaga da oposição. Muitos deles reconhecem essa vacância, e todos acham esse o perigo. Poucos são como o tal Reinaldo Azevedo, identificado como especialista em política, que se mantém nas trevas, ainda confiante.

Responder

Glecio

24 de outubro de 2012 às 23h26

O bom de tudo isso é que agora São Paulo volta a ter um jornalismo comprometido com a cidade de São Paulo. Agora vão parar de culpar São Pedro a cada enchente. Será que vão botar o Alexandre Garcia e o Arnaldo Jabor no SPTV? Hahahahahadad!!!

Responder

anac

24 de outubro de 2012 às 22h26

A única certeza que tenho é que de agora em diante so voto em candidato do PT, o unico partido a ser fiscalizado e os membros punidos pela pratica de ilicitos. Pelo menos teremos a garantia de que pensarão duas vezes antes de praticar o ilicito.
Já o PSDB não voto nunca mais. FHC teve seu mensalão com a emenda da reeleição, comprando deputados federais como Ronivon Santiago pego em uma escuta confessando o recebimento de 200 mil e sequer foi denunciado porque aparelhou o Ministerio Público Federal com o Brindeiro engavetador geral da republica. Serjão, o articulador politico do governo FHC, igual a Ze Dirceu no governo Lula, e o negociador de fhc da emenda da reeleição, declarou que os tucanos pretendiam passar no minimo 20 anos no poder e ninguem o acusou de golpe por querer permanecer tanto tempo no poder. Aliciando inclusive parlamentares como ronivon para viabilizar o golpe. Não voto em quem tem garantia de impunidade dos membros do Poder Judiciario e Ministerio Público ao praticar ilicitos. Voto PT.

Responder

Pedro Cruz

24 de outubro de 2012 às 22h20

Acabei de visitar o blog do josias. Tinha uns 20 comentários, dois contra o Haddad. Acho que o cerra sifu……

Responder

Fabio Passos

24 de outubro de 2012 às 21h47

Se os “analistas” do PiG estão atordoados… imaginem os coitados adestrados pelo PiG. rsrs

O principal representante político do PiG está sendo humilhado com uma derrota arrasadora em uma eleição para prefeito em seu principal reduto eleitoral…

O PiG e a “elite” branca e rica acreditavam mesmo que a eleição estava ganha com o serra e o apoio do stf com a fraude eleitoreira do julgamento do mensalão.

Tomaram na tarraqueta. rsrs

Chupa, PiG!

Responder

Luís Carlos

24 de outubro de 2012 às 21h03

Analistas do PIG, preparem seus lenços para as lágrimas no domingo….

Responder

Barbosa chama Lewandowski de ‘advogado de Valério’ « Viomundo – O que você não vê na mídia

24 de outubro de 2012 às 20h44

[…] Marcos Coimbra: Analistas da “grande imprensa” devem ficar ainda mais atordoados […]

Responder

Eduardo Guimarães: MSM vai à Justiça contra o Jornal Nacional « Viomundo – O que você não vê na mídia

24 de outubro de 2012 às 18h49

[…] Marcos Coimbra: Analistas da “grande imprensa” devem ficar ainda mais atordoados […]

Responder

Paulo ETV

24 de outubro de 2012 às 16h35

quem faz propaganda não faz jornalismo

quem promove a formação de opinião opinião é quem informa!

só jênio se acha “deformador de opinião”

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Blogs & Colunas
Mais conteúdo especial para leitura