Manifestantes falam em quadrilha tucana e pedem CPI do trensalão

Tempo de leitura: 3 min

por Luiz Carlos Azenha

A cobertura fotográfica de Rafael Stedile foi bancada pelos leitores do Viomundo.

Para ver todas as fotos, clique aqui.

Para ajudar o Viomundo em outras coberturas, clique aqui.

Para entender os motivos da manifestação, clique aqui, aqui e aqui.

Depois de acompanhar a concentração dos ativistas do Movimento Passe Livre e do Sindicato dos Metroviários no Anhangabaú (3 mil, segundo a Rede Brasil Atual), Rafael passou pela manifestação de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) diante do prédio da Prefeitura de São Paulo:

Ricardo é Ricardo Ferreira Gama, funcionário terceirizado da Unifesp da Baixada Santista que está desaparecido (como Amarildo, no Rio).

Saiba mais aqui.

O fotógrafo Rafael Stedile também foi à Assembleia Legislativa de São Paulo, onde integrantes da Central dos Movimentos Populares (CMP) pediram a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as denúncias de corrupção no Metrô e na CPTM.

Cerca de 50 manifestantes tentaram entrar na Alesp e foram reprimidos com bombas de gás pela tropa de choque da Polícia Militar. Duas pessoas que protestavam ficaram feridas.

A deputada estadual Leci Brandão deixou o prédio para se juntar a colegas que discursaram do lado de fora, sobre um carro de som.

Leia também:

Propinoduto do Metrô teria irrigado lista de Furnas no governo FHC

Hamilton Pereira: Não é cartel de empresas, é corrupção do PSDB


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Propinoduto não é novidade, mas sim prática antiga | Opiniões em Sintonia Pirata

[…] Figura daqui […]

Zé Dirceu | Manifestantes repudiam corrupção em SP e cobram CPI do Metrô

[…] Veja no Viomundo as imagens dos protestos . As fotos que estão neste post são de lá também. 0 replies Leave a ReplyWant to join the discussion? Feel free to contribute! […]

População reconhece que mídia representa os donos e os que tem dinheiro – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Manifestantes falam em quadrilha tucana e pedem CPI do trensalão […]

IstoÉ: Todos os homens que operaram o propinoduto paulista – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Manifestantes falam em quadrilha tucana e pedem CPI do trensalão […]

Consciência

Corrupção existe desde que o mundo é mundo. Aqui no Brasil campeia desde o descobrimento. Todos os que estão no governo defendem seus interesses, o legislativo legisla para si mesmo e por aí vai. Ficarmos aqui defendendo uns e atacando outros, só porque HOJE estão num partido, para mim não leva a nada. Se o “gigante adormecido” realmente acordou, é tempo de de nos dirigirmos contra a classe política em geral, não contra pessoas porque são do partido “A” e fazermos ouvidos moucos e ficarmos cegos em relação a pessoas que também roubam mas são do partido “B”. O sistema está podre, fétido mas não vai mudar porque interessa a eles que assim seja e permaneça. Isso, a meu ver, é o grande papel das manifestações: obrigar uma mudança no sistema político/eleitoreiro de modo que haja real punição contra os ladrões. Esquemas nas licitações existem desde sempre; o problema é a falta de transparência. Mas “acertar” grandes obras entre os poucos que sabem fazê-las não há problema, desde que o preço seja correto e não haja falcatruas. A lei das licitações é que deve ser mais realista e regrar esses “acertos” que devem ser públicos, claros e éticos. A meu ver, a grande luta é contra o sistema de privilégios em que os governantes e legisladores e também o judiciário se protegem e se beneficiam. Há uma lista interminável de reivindicações tópicas que deveriam ser organizadas em pautas específicas, separadas por assuntos, e direcionar manifestações e também projetos de lei de iniciativa popular. Aí sim estaríamos caminhando em uma direção definida que poderia levar a algum lugar.

Cesar Augusto

…Senhores, é o maior esquema de corrupção da história da república. Só que não passa na globobocas e na veja que mentira. É crime tapado de tucanos, os donos da verdade, debaixo das barbas do jô e do gilmarzinho.

Bacellar

O unico articulista que fala no Trensalão na Falha é o Simão…Bom pelo menos eles ainda tem UM articulista sério….hahaha

    Hélio Pereira

    Bacellar não espalha,porque se a “FOIA” descobre,manda o “Macaco Simão” embora…

Elias

Grande Leci Brandão! “Todo artista tem de ir aonde o povo está”.

A última foto é a expressão da família trabalhadora diante de tanta bandalheira.

Hiro

A manifestação era contra o PT. Não foram para a Assembleia, mas sim para a Câmara. O interesse não é tanto o escândalo, mas o seu pretexto para concorrência-competição pela hegemonia partidária pequeno-burguesa. Desta vez ficou autoevidente essa inversão. Quem ganhou nessa luta foi o psdb e o PiG. Lamentável que o PT não reaja e faça o que sempre fez: a atuação popular-democrática como resposta e liderança reconhecida pelos trabalhadores.

Fernando

Legal ver o pessoal falando que o mensalão foi uma farça e a mafia dos trens é real.

Imagina se o cartel é formado no governo petista o que não estaria falando.

Ahhh, a Siemens é uma empresa multinacional, ligada a direita, ao Fernando Henrique, A globo bla bla, mimimi, xororo.

O PT é uma vitima desta empresa capitalista e profana

    killimanjaro

    retardado golpista.

    mas vou falar, o mensalão não me afetou.

    já o trensalão me faz correr perigo de vida duas vezes por dia quando pego o metro na linha vermelha para vim trabalhar

    G.A Almeida

    ahhh se não te afetou tudo bem então

    abolicionista

    Caro Fernando, não entendi nada do seu comentário, você poderia traduzi-lo numa linguagem mais acessível?

Hélio Pereira

Eu estive neste Protesto que começou no Vale e seguiu em Passeata pelo Centro de SP,não vi nenhum ato de Vandalismo praticado pelos manifestantes.
O ato do MPL e Sind dos Metrôviarios terminou as 18:30hs na Praça da Sé,sem nenhum incidente.
Ficou claro a presença de Policiais a Paisana(P2)entre os manifestantes e este pessoal (P2) seguiu junto com um grupo de 300 pessoas em direção a Câmara de Vereadores,onde ocorreram atos de “Vandalismo”.
Infelizmente os Jovens “Anarquistas” que pensam ser “Revolucionários”,entram com muita facilidade na “onda” dos milicos infiltrados(P2) e partem pra depredação,com isto “Justificando” a REPRESSÃO POLICIAL.
Os “Anarquistas” tem de rever seus metodos e se ORGANIZAREM melhor,pra não se tornarem “Massa de Manobra” do Regime que querem combater !!!

    rodrigo

    Tem um grande problema quando se confunde o meio com o fim, e fora a gama inimaginável de suposições, mistificações e deturpações, existe um montão de outras coisas individuais que acontecem no cotidiano comum que levam ao comportamento de massa daquele que luta justamente contra esse tipo de comportamento.

    Quem sabe “São Liev” não dá uma clareada na cabeça da mulecada?

    killimanjaro

    é preciso não generalizar anarquistas organizados com jovens ultra-direitistas travestidos de anarco-bobos

Carlos Pereira

Finalmente a falsa virginidade da moralidade PSDBista veio à tona

Julio Silveira

Já não era sem tempo. A cidadania paulista tem que lutar para romper o acordo de cúpula que unem mídias corruptas e elite corrupta do estado.
Precisam, para o bem do Brasil, romper com o paradigma do silencio e da cegueira. Tão bem trabalhado e utilizados por meliantes, que costumam adotar a pratica como forma de se protegerem e seus mal feitos.

Fernando

Ué o MPL não era um bando de coxinhas?

Mardones

Romperam com a cortina de fumaça que o PIG tentou erguer sobre os tucanos. Isso foi fundamental. Esconder é inútil.

Parabéns aos manifestantes. Politizar é fundamental, pois foi uma decisão política do PSDB (com os seus três governadores) que causou um desvio de quase meio bilhão de reais nas licitações dos trilhos ou do trensalão.

E que os jovens de junho voltem a dormir e surfar no ‘face e tweeter’, pois os acordados de sempre seguem sua marcha muito bem politizados.

Em tempo, o ex-presidente da Siemens à época dos escândalos, hoje é secretário no sul de Minas.

Rodrigo Leme

Se aplica-se a culpabilidade de Alckmin / Serra nesse episódio (com a qual concordo, visto que é grande demais para não chegar Jô posto mais alto), é possível aplicar-se a culpabilidade de Lula no Mensalao, certo? O raciocínio é o mesmo.

    Hélio Pereira

    Rodrigo,”Leme” serve pra indicar Direção.
    Rodrigo já ficou claro que seu “Leme” aponta em direção aos “Coxinhas” da Direita,que tentam por a culpa de tudo que existe de errado no PT,sendo assim,que tal mudar seu nome pra RODRIGO COXINHA ?

    abolicionista

    Hahaha, a direita não aprende. Tentaram prender o Hugo Chávez na Venezuela e olha só o que aconteceu. Seria interessante se tentassem fazer o mesmo no Brasil…

    grilo

    Não, o raciocinio não é o mesmo porque o mensalão foi uma farsa e o trensalão é real. O PIG sabe a diferença de um e outro.

    Rodrigo Leme

    Hahahahhahaha, ta certo, ta certo.

    Niterói RJ

    Ninguém está pedindo que a “culpabilidade” seja imputada a Alckmin/Serra (exceto se ficar provado que eles colocaram dinheiro nos respectivos bolsos), sem provas. Queremos uma investigação séria e que contemple os políticos do PSDB, incluindo FHC. No mais, por muito menos do que fez Serra, José Dirceu foi execrado publicamente. Lembre-se que tem um email da Siemens provando que ele participou DIRETAMENTE da negociação do cartel (no caso de José Dirceu, tiveram que apelar para o tal “domínio do fato”). Quanto à Lula, vou apenas deixar isto como prova de sua obsessão por ele, já que não tens prova alguma contra ele e tampouco pode derrotá-lo nas urnas.

    killimanjaro

    Acho que o governador tem mais proximidade com os contratos de empresas e licitações para a empresa publico/privada METRO. Sendo que ele apareceu nas eleições como o maior responsável pela “modernização do metro e cptm”. Não são o Alckimin e o finado Serra que tratam essas empresas como filhos?

    Mas Podemos falar do caso do menino de 13 anos que teria matado sua familia e seu pai Sargento da Rota.

    Nesse caso desmentiram e afastaram do cargo um Tenente Coronel, Wagner Dimas Alves Pereira, se você entende um pouco de patentes saberá que superior a um oficial desses(Tenente-Coronel) só o comandante geral da polícia, o secretário de segurança pública e o senhor seu Governador Geraldo Alckmin.

    Proximidade essa que nos deixa a certeza que Geraldo Alckimin tem sim ligação com Bandidagem de alto-nível. E para mim pior que isso, ele vampirisa o povo por prazer.

    espero que eu não seja encontrado morto depois dessa.

Luís

Tudo coxin… Ah, não. Contra o PSDB pode.

abolicionista

Que sirva de lição para quem afirmou que o MPL era de direita!! E faremos mais!

    Fernando

    faremos?

    você é o rei das acusações

    Abolicionista

    Rei não, que soa muito Ancien Régime, mas obrigado pelo elogio! ;)

Eduardo

O PSB do Eduardo Campos em sua propaganda eleitoral de hoje saiu em defesa do Alckmim. Ridículo esse traíra.

    Elias

    Boa observação, Eduardo. Seria o caso de pergunta à deputada Luiza Erundina, por quem tenho o maior respeito, o que ela tem a dizer sobre isso.

    Hélio Pereira

    Eduardo o PSB de Santa Catarina esta prestes a filiar a Familia Jorge Bornhausen,com a presença de Eduardo Campos,que ira assinar as Fichas desta turma que já foi da Arena,do PFL/DEM e sempre apoiou o Regime Militar,o PSB é aliado do PSDB/DEM em vários estados,em SP o PSB apoia os Tucanos há mais de 20 anos,participando dos Governos COVAS,SERRA e ALCKMIN,portanto este Partido apenas defendeu quem lhe garante uma “Boquinha” na maquina estadual.

Fabio Passos

Meio BILHÃO de reais roubado pela gangue do alkmin e cerra.
E o povo socado como sardinha em lata.

O que merecem os bandidos do psdb e seus cúmplices do PiG?

leonardo brito

Quando o povo vai às ruas paulistas, devem munir-se de argumentos e reivindicações que são de direito do povo. Não devem ficar como um bando de tontos e praticando quebra-quebra.

Ozzy Gasosa

Parabéns a todos que compareceram!!!
E vamos expandir essas passeatas para as outras cidades!

Marat

Aguardemos, pois, nossa exemplar, desinteressada, apartidária e atenta imprensa noticiar, com parcimônia, tal manifestação!

Fátima

Fui à manifestação no centro de São Paulo e achei que pegaram muito leve com os tucanos. Havia muitas faixas, sim, contra a roubalheira do metrô e contra o Alckmin, mas a maioria das palavras de ordem não tinham nada a ver. Poucas falavam da quadrilha dos tucanos. E o que alguns manifestantes foram fazer na Câmara Municipal???? O que tem a ver a Câmara com o Metrô? Teria muito mais a ver ter ido todo mundo para a Assembléia Legislativa, onde havia centenas de manifestantes, pedir a CPI do Metrô.

    Rogerio

    Fatima, voce tem toda a razão. Fui na manifestação da Assembleia e fiquei pasmo ao saber que o movimento foi à Camara Municipal. Foram fazer o que lá, se a questão era o Metro e a Siemens ?

    FrancoAtirador

    .
    .
    Também me fiz a mesma pergunta.

    Prato feito para a Mídia Bandida

    desviar o foco da corrupção do PSDB.
    .
    .

    Fernando

    é porque é tudo coxinha ai pegaram leve

    abolicionista

    Não foram os manifestantes que invadiram, foi outro grupo.

    Sagarana

    Eu acho que o Francisco foi lá para a Camara Municipal…

    Marisa

    Eu arriscaria dizer, Fátima e demais que a ida à câmara municipal e não ao legislativo estadual é fruto de ignorância sobre quem administra o que. Confundem transporte como uma obrigação da cidade e não do Estado e obviamente muitos se aproveitam dessa desinformação para manipular massas.
    Constatei isso numa pesquisa empírica.

Robson

FORA TRENSALEIROS FASCISTAS!!!

TUCANOS NUNCA MAIS!!

Francisco

Tinha umas gatinha massa…

Urbano

Pelo tempo para se aperceberem, os tunganos, sorrateiramente, passaram colatudo nas fichas…

demetrius

Se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão.

Sagarana

Perguntar não ofende:
Se tivesse havido maracutaia na licitação como as empresas não eventualmente favorecidas convenceriam a(s) eventualmente favorecida(s) a participar do eventual cartel?
Quem souber, responda. Mas com um mínimo de lógica, por favor!

    Francisco

    Se escrever sua pergunta com lógica…

    Sagarana

    Precisa desenhar?

    abolicionista

    Nem Heidegger seria tão claro (ironia, claro)…

    Heidegger

    Não me meta em mais confusão!

    Abolicionista

    Heidegger, meu velho, aproveitando sua ilustre presença: você poderia explicar- nos a pergunta do Sagarana? Herzlichen dank!

    Niterói RJ

    Talvez valha a pena reescrever sua pergunta. Ela não está muito clara para mim também…
    Fazer ironias com a incompreensão dos outros não adianta. Só expressa arrogância e falta de autocrítica.

    Sagarana

    Ok, vou desenhar: suponhamos que está havendo algum direcionamento de licitação e o Francisco, administrador público, ao receber vantagem pecuniária do Niterói, favoreça a empresa desse, que certamente vencerá a concorrencia. Por sua vez o Abolicionista procura o Sagarana, outro licitante na tentativa de um acordo para formaçáo de um cartel. O Sagarana lembra que existe um terceiro licitante, o Niterói e que sem a participação dele não será possível formar o pretenso cartel. O Abolicionista então procura o Niterói para tentar o acordo. Alguém aqui é capaz de adivinhar qual vai ser a resposta do Niterói? Considerando que o Niterói não é deficiente mental.
    Lembrando que essa é uma obra de ficção e não há qualquer relação entre os personagens e fatos reais.

    abolicionista

    Fumou maconha estragada, só pode! ;) Cara, não fuma essa maconha do FHC não, ela prejudica o raciocínio…

    Sagarana

    Se há alguém com “pobremas” por aqui, e certamente há mais de um, esse alguém não sou eu, meu caro Abolicionista, que certamente não é nenhum José do Patrocínio.

João

Vejo fotos de muito perto. Dá a impreesão que a manifestação estva vazia!

    Abel

    Nada a estranhar. A classe média só vai à rua se for para protestar contra o PT…

    Fernando

    voces estavam lá vitimas??

    abolicionista

    3000 segundo a Folha, com frio e chuva. Quase ninguém…

renato

É o maximo, chega a arrepiar.
Parabens a todos.

Deixe seu comentário

Leia também