Abolicionista: “É como se tivéssemos voltado à epoca dos pés-de-pato”

Tempo de leitura: 2 min

do leitor Abolicionista, em comentário

Não há nenhuma fonte de dados segura para medir a violência em São Paulo.

Atuo há onze anos como professor de uma ONG localizada na zona sul de São Paulo e estou simplesmente estarrecido. É como se tivéssemos voltado à época dos pés-de-pato. Para quem não sabe o que é isso, trata-se de assassinos de aluguel que eram contratados a preço de banana para executar adolescentes e crianças de rua.

O codinome “pé-de-pato”, deve-se ao fato que eles usavam um chaveiro nesse formado para se identificarem. Naquela época, um lugar como o Jardim Ângela era considerado o território mais violento do planeta. A situação havia melhorado significativamente, mas, nas últimas semanas, voltamos ao cenário de guerra dos anos 90. Os números estão sendo completamente escamoteados, há muito mais mortos de ambos os lados.

Carros patrulham as noites do bairro, atirando em qualquer agrupamento de jovens. Algo que só se vê em guerra civil. Muitos não têm relação nenhuma com o crime, são apenas moradores de periferia. A polícia não apenas esconde os corpos, ela também adultera as cenas dos crimes, planta armas, drogas. É o caos, não sabemos mais quem são os bandidos e quem são os criminosos, é como se estivéssemos no meio de uma guerra de gangues.

Alerto meus alunos para que não deixem suas residências durante a noite, mas a polícia invade residências e atira praticamente a esmo, e os bandidos fazem o mesmo. Nenhum deles dá a mínima para os moradores, que estão literalmente desamparados. Se a polícia não consegue lutar contra o PCC sem matar inocentes, seria melhor que fizesse mesmo um acordo, qualquer coisa seria justificável para acabar com a matança!

Leia também:

Marilda Pansonato Pinheiro: Desumanidade escancarada

Tia de Duda, jovem executado na Brasilândia, SP: “Nós estamos no meio de uma guerra, que não é nossa, e a gente está perdendo”

Bob Fernandes: Violência e silêncio em SP… mas os mortos gritam


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Deputados querem CPI para investigar onda de violência em SP « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Abolicionista: “É como se tivéssemos voltado à epoca dos pés-de-pato” […]

Marilda Pansonato Pinheiro: Desumanidade escancarada « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Abolicionista: “É como se tivéssemos voltado à epoca dos pés-de-pato” […]

Hildermes José Medeiros

A polícia paulista é violenta, é mais do que notório. Existe grande corrupção nas polícias de São Paulo, também. Resta a dúvida cruel: teria o PCC estrutura suficiente para realizar ações de inteligência para flagrar, como se notícia vem acontecendo, para matar policiais e familiares destes? Se acontece assim como nos querem fazer crer, em São Paulo os Governos estadual e municipal erraram muito, porque foram incapazes de atuar para impedir que as ações chegassem ao ponto a que chegaram. As ações são tão ousadas, tão coordenadas, num volume tal, que dá para desconfiar de que tem algo mais que não é informado, que envolve a própria polícia nesses acontecimentos. É razoável o governo paulista vir recusando ajuda sem saber exatamente o que acontece? Ou sabe, e não quer que outros se envolvam? Algo parecido com esses incêndios de favelas, que vêm se repetindo em São Paulo, numa frequência que dá para suspeitar de crimes, não se sabe quem executa nem quem aproveita, mas dá para desconfiar.

    MariaC

    Plausível.

Eunãosabia

ROTA na rua, temos que pegar esses caras todos, não tem perdão, ou se rende de forma pacífica ou o estado com autorização e monopólio do uso da força aplica a norma com uso de munição letal, não tem meio termo, se não se render deve arcar com as consequências, ROTA na rua e fim de papo.

Jorge Nunes

Isso é mentira a mídia paulista diz que governador e os policiais estão bem… não há nada de errado. É tudo fruto da verborragia petista. O PT é culpado de tudo de errado, principalmente a Dilma.

    walsil

    Se a mídia diz, tá dito.

Marcelo de Matos

Cláudio Lembo disse que “A nova onda de violência urbana pública exige reflexões. Já disse o filósofo: a história, a primeira vez, é heroica, a segunda é farsa. Alguns estão repetindo exatamente os acontecimentos de 2006. Agora com uma indigência de ideias de fazer pena”. E conclui: “Uma sociedade que não eleva sua voz em defesa de seus valores e de sua integridade física, é uma sociedade enferma”. Aos poucos, nós os membros mais ignaros dessa sociedade, já percebemos que: 1. A injustiça, o abandono, o caos no sistema penitenciário existem “desde sempre”, como disse o ministro Gilmar Mendes, do STF; 2. É preferível morrer a ir para uma prisão brasileira, como disse o ministro José Eduardo Cardozo, da Justiça; 3. A mudança radical das condições em que são mantidos os presos, bem como o fim da cultura da violência nas polícias, a unificação das corporações civil e militar, são pré-requisitos http://terramagazine.terra.com.br/blogdoclaudiolembo/blog/2012/11/12/o-crime-e-a-sociedade-civil/

Yacov

Para quem já patrocinou uma PRIVATARIA TUCANA CRIMINOSA onde çERRA & famiglia se tonaram bilionários e sequer foram inquirido acerca desse CRIME, para quem criou o “MENSALÃO TUCANO DE MG”, que foi carimbado de Caixa 2, que foi desmembrado e jogado para as calendas, para quem realizou a LISTA DE FURNAS que proveu um adicional nos rendimentos de gente como fhc & filhos e o ministro do supremo gilMAU Danta$, além de outras atrocidades. e tiveram tudo isso encoberto pela grande mídia, provocar uma guerra civil em SamPa para culpabilizar o Governo Federal por usa inépcia e inutilidade não é nada.

“O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBBBo – O que passa na gloBBBO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

antonio carlos ciccone

De todos os desgovernos que este senhor, ocupante do Palacio dos Bandeirantes,já perpetrou , este atual seguramente é o pior.Talvez, felizmente , possa ser o último……

    jose dantas bitencourt

    Quem mandou reeleger o picole de chuchu? O paulistano ja se esqueceu o caos na seguranca durante sua gestao anterior?

Gerson Carneiro

RT @geraldoalckmin_: Hoje é o Dia Mundial do Combate a Diabetes.

Ah, tá. Pensei que fosse o Dia Mundial do Combate ao PCC.

Hélio Pereira

Eu me lembro desta época,onde ocorriam Centenas de Mortes provocadas pelos “Pés de Pato” No Jardim Ângela,Parque Arariba,Jardim São Luiz,Capão Redondo e Valo Velho,onde alem dos grupos de exterminio,hávia também o Cabo Bruno,um PM que nunca passou de um BANDIDO FARDADO,disfarçado de Policial,que foi morto há pouco tempo pelo PCC.
Mas a nível de Brasil vem ocorrendo coisas não do tempo dos “Pés de Pato”,mas do tempo em que os Portuguezes aqui aportaram.
No Municipio de São Gabriel da Cachoeira AM,meninas índias de 10 a 12 anos vem sendo extupradas por empresários,comerciantes,Politicos e Militares de Alta Patente,numa enorme rede de Pedofilia,nesta cidade os Promotores de Justiça vem sofrendo ameaças e a Freira que denunciou estes abusos vem sendo perseguida e ameaçada de Morte,podendo em Breve virar uma “Nova Doroth Stang”,para vergonha do Brasil.
Temos no Ministério da Justiça um tremendo incompetente José Eduardo Martins Cardoso,que já foi Promotor de Justiça,já foi Deputado Federal várias vezes,participou do Governo lula durante 8 anos e esta há 2 anos como Ministro da Justiça do governo Dilma.
O Ministro “Zé” durante todo este tempo,parece que não sabia das condições de nossos Presidios,só abriu os olhos agora,quando ficou claro a possibilidade de Zé Genoino e Zé Dirceu frequentarem estes locais degradantes.
Embora eu ache INJUSTA a pena do Zé Dirceu,considero que pelo menos serviu para o Ministro se preocupar com as condições de nossos Presidios.
Minha preocupação alem da violência que se alastrou por nosso Estado é com as crianças de São gabriel da Cachoeira no AM, o que sera preciso acontecer para o Ministro “Zé” tomar Providências?
Até quando teremos um MINISTRO da JUSTIÇA que não enxerga o que se passa no Brasil e só quando o “calo” de seus amigos aperta é que descobre que 6 é = meia/dúzia?
Porque a Presidente Dilma mantém este incompetente no cargo?

tiago carneiro

Alkimin disse que isso é ilusão, que tudo isso acontece porque são paulo é uma cidade grande….

Roberto Locatelli

Geraldo Pinheirinho Alckmin tem um lugar reservado lá no inferno desde já. Ele e os demotucanos são responsáveis por este crime contra a humanidade, esta barbárie que está ocorrendo no estado de São Paulo.

Cada jovem que cai morto (pelas mãos da polícia ou do PCC) representa um pouco do nosso futuro que morreu. Cada menino ou menina que morre despedaça o coração de seus familiares.

A cada manhã o estado de SP faz o balanço da guerra civil na madrugada. A faixa de Gaza é aqui. Os demotucanos são Israel. O povo de SP é o povo palestino.

    Apavorado por Vírus e Bactérias

    Na época de FHC na presidência da república, o PSDB de FHC, Serra, Sérgio Mota, Alckmin, nos roubou o emprego, as indústrias, as empresas, o patrimônio, a dignidade. Agora, no desgoverno Alckmin, esse medíocre rouba a Educação dos jovens, rouba a saúde dos que vão para o vício das drogas e por fim rouba a vida dos que morrem nessa guerra da qual nós desconhecemos as razões verdadeiras para existir. Ele rouba por inércia, pela corrupção que deve estar por trás disso tudo e por sua mediocridade profunda.

Marisa

Acho que vou me mudar para… Nova York…
Governador incompetente, São Paulo merece melhor administrador. Impeachment já!

RicardãoCarioca

Onde chacina é contada como 1 homicídio… Fala sério.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Aí está a gravidade da falsificação dos fatos.
    .
    .

Paulo Villas

Os números da segurança de São Paulo nunca foram levados a sério fora do estado. Quanto ao acordo com o PCC , essa é uma da razões para a pouca confiabilidade das estatísticas …

Marcelo de Matos

Um dos problemas que teremos de vencer para acabar com a guerra urbana é a herança maldita, ou a cultura da violência. Quando entrei na faculdade de Direito da USP, em 1968, o professor Miguel Reale Júnior costumava perguntar: quem é a favor do esquadrão da morte? Muitos de nós levantávamos a mão e aí o mestre dizia: estudante de direito não pode ser a favor do esquadrão da morte. O estado tem o monopólio do poder de julgar. Ninguém mais pode fazê-lo. Naquela época o esquadrão da morte tinha muitos adeptos. Basta ver o que diz a Wikipédia: “Astorige Correa de Paula e Silva, mais conhecido como Correinha (Londrina, 7 de março de 1941) foi um policial civil do estado de São Paulo na década de 1960, quando liderou o assim denominado Esquadrão da Morte paulista. Policial aclamado pela população e pela mídia da época, já foi citado como “o homem que sempre deixava o bandido dar o primeiro tiro”. No Rio, a mais famosa organização foi a “Scuderie Le Cocq”, cujo nome homenageava o detetive Milton le Cocq.”

FrancoAtirador

.
.
EXTRA ! EXTRA!

GOVERNADOR GERALDO OPUS DEI ALCKMIN

ACABA DE INFORMAR, VIA REDE GLOBO DE TV,

QUE A VIOLÊNCIA POLICIAL EM SÃO PAULO

NÃO EXISTIU: FOI PURA ILUSÃO DE ÓTICA.

“O estado tem tamanho de país, aqui é maior que a Argentina.
A região metropolitana é a terceira maior metrópole do mundo,
tem 22 milhões de pessoas.
Então é preciso dar o devido [dimensão] [SIC]
se não se cria uma situação muito injusta,
quase que uma campanha contra São Paulo.
E não é possível fazer isso
e ainda criar uma situação de pânico na população”

AS MANCHETES DE HOJE

G1/GLOBO: Alckmin alerta para não se criar pânico por causa da violência

Exame/ABRIL: Alckmin relativiza onda de violência pela dimensão do estado

Terra e JB: Alckmin nega crise por mortes e fala em “campanha contra SP”

UOL/FOLHA: Alckmin atribui violência em São Paulo ao tamanho da população

Ig: Alckmin ameniza violência e diz que não se pode criar campanha contra SP

    Marcelo de Matos

    Eu quase caí do sofá na hora em que o Alckmin disse isso. Ontem recebi um e-mail daqueles inúmeros que a liga antipetista faz circular. É um vídeo do programa CQC, ao que parece, em que a repórter vai perguntar a deputados em Brasília onde fica Pernambuco. Ela mostra um mapa e eles, inclusive o Jilmar Tatto, do PT, não conseguem mostrar onde fica aquele estado. Agora Alckmin mostrou que também desconhece geografia. A Argentina é bem maior que São Paulo. Talvez ele tenha pensado no Uruguai, esse sim menor. A Argentina tem a área de 2.766.890 Km2; São Paulo 248.209 e o Uruguai 176.220.

    FrancoAtirador

    .
    .
    E a Argentina tem mais de 40 milhões de habitantes:

    População
    – Estimativa de 2012: 41.281.631 hab. (31.º)
    – Censo 2010: 40.117.096 hab.
    – Densidade: 14 hab./km² (165.º)

    Mas tem mais:

    ARGENTINA

    Lema: “EM UNIÃO E LIBERDADE”

    Indicadores sociais

    – IDH (2011): 0,797 (45.º) – muito elevado
    – Esper. de vida: 75,3 anos (59.º)
    – Mort. infantil: 13,4/mil nasc. (71.º)
    – Alfabetização: 97,6% (53.º)
    – HOMICÍDIOS DOLOSOS: 5,5 (2009)

    Em São Paulo a taxa de homicídios dolosos, de acordo com dados (?) do próprio governo do estado de São Paulo, é de mais de 10 por 100 mil habitantes, ou seja, o dobro da Argentina.
    .
    .

    Apavorado por Vírus e Bactérias

    Quem é mais estúpido? Ele ou nós? Pior que o medíocre nem sabe enrolar os trouxas.

    Mário SF Alves

    Cabe um estudo sociológico sério sobre tudo isso. Seria de grande utilidade saber porque as pessoas tendem a considerar como verdade tudo o que se publica nos meios de comunicação de massa. Seria realmente interessante saber:

    1- O que é notícia (qual o conceito?) e o que diferencia notícia de mera informação?
    2- Existiria um selo de garantia capaz de diferenciar uma coisa da outra?
    3- Quem responde por informações desonestamente veiculadas como sendo notícia?
    4- Quanto ao direito de imagem, que lei o regulamenta? Refiro-me à exploração comercial da imagem de entrevistados e/ou outros.

Deixe seu comentário

Leia também