Altamiro Borges: Sobre a pesquisa que “sumiu”

Tempo de leitura: 2 min

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Globo esconde Ibope. Crime eleitoral?

Por Altamiro Borges, em seu blog

A pesquisa Ibope, encomendada pela própria TV Globo, não foi exibida ontem no Jornal Nacional, o principal telejornal da emissora. O que houve? Ali Kamel, diretor de jornalismo do império midiático, não gostou do resultado da sondagem, que aponta o aumento da vantagem do petista Fernando Haddad sobre o tucano José Serra? Mas uma empresa que explora uma concessão pública pode sabotar informações aos telespectadores? Isto não caracteriza crime eleitoral? O que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem a dizer sobre isto?

A Globo só exibiu o resultado da pesquisa no seu telejornal local, o SPTV. O Jornal Nacional, ancorado por Heraldo Pereira e Renata Vasconcelos, simplesmente não citou a sondagem do Ibope. A eleição na capital paulista, em decorrência da sua importância política e econômica, tem dimensão nacional. A emissora da famiglia Marinho é famosa por suas sacanagens nos processos eleitorais. Ela adora manipular debates e fazer outras maldades. Mas esconder uma pesquisa encomendada pela própria empresa é muito descaramento.´

A pesquisa Ibope evidentemente desagradou os barões da mídia, que desde o início da campanha previram uma fragorosa derrota das forças de esquerda nas eleições municipais. Eles apostaram tudo no julgamento midiático do chamado mensalão do PT para dar uma sobrevida à oposição demotucana e, até agora, eles se deram mal. A sondagem divulgada ontem mostra Fernando Haddad com 49% das intenções de voto, contra 33% do eterno candidato do PSDB, que caiu quatro pontos desde a pesquisa anterior.

Pelos dados do Ibope, José Serra já deveria começar a pensar na sua aposentadoria política. Seria o caso, também, da TV Globo rever seu manual de jornalismo, um amontoado de platitudes sobre “imparcialidade e neutralidade”. A famiglia Marinho podia acabar logo com a falsidade e solicitar ao Tribunal Superior Eleitoral o registro como partido político. Uma sugestão singela de nome: PIG (Partido da Imprensa Golpista).

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
Alfinetadas Carta Maior
.
.
Serra dispara no Datafolha:

REJEIÇÃO ao tucano aumenta 10 pontos, de 42% para 52%
.
.
Folha segurou a divulgação da pesquisa até terminar o debate na Band:

faria um ‘ajuste’, talvez, se Serra fosse bem?
.
.
O DEBATE QUE VIROU UM ABATE

– Serra, por que vocês não fizeram os 66 kms de corredores de ônibus prometidos pelo Kassab?

– Serra, por que vocês não entregaram os três hospitais que prometeram construir há quatro anos — e ainda ameaçam privatizar 25% dos leitos do SUS ?

– Serra, por que até hoje vocês não conseguiram desapropriar um terreno na zona leste para instalar uma universidade federal na região?

– Serra, por que vocês não conseguiram preencher um simples formulário eletrônico para ter acesso a R$ 250 milhões do Ministério da Educação destinados à construção de creches em SP –um formulário que três mil prefeitos do interior preencheram sem nenhum problema?

Fernando Haddad empareda José Serra no debate da Bandeirantes, onde o petista já entrou com 17 pontos de vantagem sobre o tucano.

Mas o Datafolha segurou a divulgação do desastre até encerrar o duelo. Faria um ajuste, talvez, se o seu candidato fosse bem?

A eleição entra na reta final do desespero tucano em SP.

E o retrospecto mostra que tudo é possível:

‘Escárnio’, as maquinações e cambalachos para influenciar as urnas no 2º turno de 2012

http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm

Datafolha: Hadadd tem 60% dos votos válidos; rejeição a Serra sobe para 52% « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Altamiro Borges: Sobre a pesquisa do Ibope que “sumiu” no JN […]

Maria

DATAFALHA SÓ PARA ASSINANTES

O datafalha apresenta o resultado da sua última pesquisa para São Paulo, em manchete. Mas quando você tenta abrir, aparece um aviso dizendo que a matéria é só para assinantes.

Quer dizer, eles filtram de todas as maneiras as notícias mais importantes.

Antonio

ÚLTIMA PESQUISA DATAFALHA

Vi no Blog do Nassif

Datafolha daqui a pouco:

Haddas-49

Serra-32

Rejeição do Serra (vi na Folha online): 52%

A Folha faz uma análise da alta rejeição do Serra e conclui que diante dela a recuperação do Serra é praticamente impossível.
Mas cuidado: uma análise tão pessimista pode ser uma senha para o Serra sair atirando em todas as direções, feito a polícia de São Paulo.

Antonio

ÙLTIMA PESQUIS DATAFALHA

Datafolha daqui a pouco:

Haddas-49

Serra-32

FrancoAtirador

.
.
Enquanto o Ratinho de Curitiba se atola nas águas turvas

o Ratão de São Paulo afunda no esgoto poluente do Tietê.
.
.
CURITIBA
DataFrias
18/10/2012
Votos Válidos

Fruet = 60%

Ratinho = 40%
.
.
SÃO PAULO
DataFrias
18/10/2012
Votos Válidos

HADDAD = 60,5%

Serra = 39,5%

Globope
17/10/2012
Votos Válidos

HADDAD = 60%

Serra = 40%
.
.

Sagarana

No lugar da pesquisa será exibida entrevista com Marcos Valério. Ao vivo.

    JULIO/Contagem-MG

    Cê tava sumido heim, sacarana, é bom reve-lo por aqui, depois da surra, que
    0 seu senador cambaleante, tomou uma das urnas, aqui nas Gerais, uai sô !!!

    Sagarana

    Parabéns Julio, que dia eh a posse do Patrus?

carlos

Não precisa mais sair no JN, pois agora a internet divulga melhor, mais rápido e de for ma mais democrática!!!

JORGE

Azenha.

O povo brasileiro pergunta: por onde anda a Dra. Curau e o TSE?

Somos, literalmente, o país da DITADURA UDENOMILITAR, AINDA VIVA, da empáfia e do sinismo institucionalizados.

Um abraço.

FrancoAtirador

.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na Argentina, onde almoçou com a presidenta Cristina Kirchner, na quarta (17)

Em entrevista ao jornal La Nación, ecoando o amplo debate a respeito da entrada em vigor da Lei dos Meios naquele país, Lula foi taxativo ao avaliar a situação do Brasil:

“aqui precisamos instalar uma discussão política sobre um novo marco regulatório da comunicação”.

Por Vanessa Silva, da Redação do Vermelho

Íntegra em:

(http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=196702&id_secao=7)
.
.
.
.
Escárnio

Por Saul Leblon, no Blog das Frases – Carta Maior

A maior rede de televisão do país contrata uma pesquisa sobre a disputa eleitoral em São Paulo; omite o resultado esfericamente desfavorável a seu candidato, no telejornal de maior audiência.

O relator de um julgamento polêmico contra o maior partido de esquerda da América Latina estabelece um calendário desfrutável e acopla os trabalhos ao processo eleitoral em curso; na véspera do primeiro turno oferece as cabeças de algumas das principais lideranças partidárias à boca de urna; agora, alega consulta médica –na Alemanha– para acelerar o anúncio das penas, 48 horas antes do 2º turno.

O candidato do conservadorismo em baixa nas pesquisas age com deselegância contra jornalistas, dispara ofensas no ar e boicota desairosamente os que não seguem a pauta de sua conveniência.

Os editoriais e colunistas da indignação seletiva emudecem miseravelmente.
Reunida no país, a 68º assembleia geral da SIP, diretório interamericano da mídia conservadora, emite um balanço no qual denuncia ‘ o cerco à liberdade de imprensa’ por parte de governos latino-americanos (leia editorial de Carta Maior*).

O alvo principal da SIP é a Lei dos Meios da Argentina, na qual a radiodiodifusão é definida como atividade a serviço do direito à informação e não um simples negócio, imiscível com a ubiquidade do monopólio que aborta a pluralidade –e o discernimento crítico daí indissociável.

A lei argentina coíbe expressamente qualquer forma de pressão ou punição a empresas ou instituições em função de sua opinião ou linha editorial, desde que pautadas pelo respeito ao estado de direito democrático e pela observação dos direitos humanos.

A lei argentina diz que o Estado tem o direito e o dever de exercer seu papel soberano que garanta a diversidade cultural e o pluralismo das comunicações.

A lei argentina diz que isso requer a igualdade de gênero e igualdade de oportunidade no acesso e participação de todos os setores na titularidade e na gestão dos serviços de radiodifusão.
Literalmente, a lei argentina tipifica a mídia estatal como veículos públicos e não governamentais que devem prover uma ampla variedade de informação noticiosa, cultural e educativa, e sublinha:
‘Se poucos controlam a informação, não é possível a democracia’.

A ONU reconheceu a legislação argentina como modelar e destaca a sua contribuição ao fortalecimento da democracia e à diversidade da informação (leia reportagem**).

Sugestivamente, o ponto de vista da ONU não mereceu uma única linha de referência nos veículos que endossam o diagnóstico da SIP; os mesmos que silenciam diante do comportamento belicoso do candidato conservador contra jornalistas; que fecham os olhos ante a seletiva forma de divulgar pesquisas eleitorais; e que aplaudem -induzem?– a desconcertante alternância de rigor e omissão, a depender da coloração partidária, que empurra a suprema corte do país para além da fronteira que separa a legítima opinião política de um togado, de um cabo eleitoral de toga.

http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=6&post_id=1116

* Editorial – Carta Maior

SIP, uma ameaça à liberdade de expressão e à democracia

A 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), realizada de 12 a 17 de outubro, em São Paulo, mostrou mais uma vez que essa entidade, que na prática funciona como um sindicato dos donos dos grandes conglomerados de comunicação, representa hoje uma das mais graves ameaças à liberdade de expressão na América Latina. A SIP e seus dirigentes, aliás, têm uma longa e sólida ficha corrida de serviços prestados à violação de liberdades e de apoio a governos golpistas na região.

Íntegra em: (http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21102)

** “Ley de Medios da Argentina é modelo”

“A Argentina tem uma lei avançada.
É um modelo para todo o continente e para outras regiões do mundo”,
afirmou Frank La Rue, relator especial da ONU para a Liberdade de Opinião e de Expressão, ao se referir à Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual.
“Eu a considero um modelo e a mencionei no Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra. E ela é importante porque para a liberdade de expressão os princípios da diversidade de meios de comunicação e de pluralismo de ideias é fundamental”, defendeu.

Página/12, via Carta Maior com tradução de Katarina Peixoto

Íntegra em: (http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21094)

Fabio Passos

Os partidos progressistas deveriam chamar a globo pelo verdadeiro nome: PiG.

A globo é partido de oposição.
Assim deve ser tratada.

Que saudades do Brizola!

jose ribamar

Aposto que a Rede Nojo, e sua maquiavélicas, manipulações politicas irá usar á audiência (sic) que ela diz ter com a novela lixão (eles se merecem) vão dizer que Lula, Dirceu, Genoíno, Dilma e todo PT estavam na cena do crime, já que o “mensalão” não surtiu o efeito desejado pelos manipuladores da informação. Fora Globo, Rede Esgoto.

Maria Izabel L Silva

E a Leilane, que diz ter “compromisso com a verdade” na propaganda do jornalismo global?? E a outra? Cristiana Lobo? Que diz que a função do jornalista é “denunciar e fiscalizar”??? Ora, fiscalize e denuncie essa …

SEBASTIAO MARQUES

Isso é que é liberdade de informação (do dono)! Princípios, ora quem se interessa por princípios? Como é mesmo o nome do novo presidente da SIP?

abolicionista

Mais um exemplo de como o PIG age de modo parcial e à margem da legalidade. Já passou da hora de produzir-se um livro, aos moldes da Privataria Tucana, com uma análise minuciosa de todos os podres do PIG. Eu adoraria colaborar com uma iniciativa dessas. Tenho inclusive uma sugestão para o título: “PIG (Partido da Imprensa Golpista), uma genealogia do golpismo midiático tupiniquim.” Tem mais alguém fomentando essa ideia?

Vinicius Garcia

Esconderam também o índice de rejeição aos candidatos, quanto será que está o do coiso? Aposto que já está em 50%

Paulo Roberto Álvares de Souza

O jornal da Globo, à pouco, cortou a fala do Relator que se referia à origem do esquema do dito mensalão, se reportando à participação de Marcos Valério na campanha para governador do Senador Azeredo. Incrível, mas esse jornaleco imundo faz o que Deus duvida, mesmo quando seu papel vil nesse episódio da AP 470 é denunciado a todo instante.

Elias

O que provoca certa náusea é saber que se o resultado da pesquisa fosse o inverso, a Globo o exibiria não só no Jornal Nacional como também nas chamadas que o antecedem.

Antonio

Tão dando sumiço a tudo. Acabei de abrir e fechar a folha online e não vi nenuma manchete sobre o linchamento do “mensalão”. Será que eu estou ficando cego?

    LuizCarlosDias

    O PIG como um rato tá cancelando, deturpando, fugindo,
    pois sabem que o fim chegou, agora so resta o cadaver
    Cerra com justissima condenação do povo de SP, morreu.
    Do lado de cá, viva o cridor de postes, outros estão na
    formatação, esperem pra votar certo. Viva Lula/Dilma.

lulipe

Mas não vivem dizendo que estas pesquisas não valem nada, então por que mostrar no JN???Ou será que só têm credibilidade quando mostram algum candidato petista à frente???É por essas e outras que o óleo de peroba anda em falta no mercado!!!

    manoel

    Meu caro lulipe,
    continuo com a opinião que as pesquisas são manipuladas, mas chega uma hora que não dá pra esconder o impossivel de ser escondido. Talvez a diferença seja até maior, mas o serra esta despencando. então não mostrar é o melhor remédio. cara de pau é quem comemora quando é a favor e depois gosta que escondem quando é o contrario. aliás este é o motivo da falta de peroba (oleo) no mercado e não o contrario.

    roberto

    Caro lulipe, sinto informar-lhe que o povo que julgou nas urnas (2006 e 2010) o já desgastado tema “Mensalão do PT” será o mesmo que enviará para o “ostracismo político” essa repugnante figura do Serra.
    Que Deus o tenha…

    Luiz Bodisatva

    Ô Roberto, pega leve com Deus né? Ninguém merece aguentar o Serra. Só porque o DEMo não quer concorrência não é um peso que Deus tenha que carregar…

    abolicionista

    Caro Lulipe, o senhor não tem vergonha na cara? Defender um procedimento criminoso com um sofisma imbecil? O consolo é que gente como você, maldosa e apequenada, será sempre varrida com os bons ventos que o futuro sempre traz. Continue defendendo a TV Globo e a imbecilização coletiva da qual o senhor está longe de ser a vítima mais ilustre, mas não atrapalhe aqueles que pensam de forma independente e prezam pela democracia no país.

    lulipe

    Cuidado com o estresse, caro abolicionista.Antes de mais nada gostaria de saber qual foi o “procedimento criminoso” cometido pela emissora, afinal a pesquisa foi encomendada e é divulgada ou não a critério da própria, não?Se a “democracia” a que você se refere é a mesma que existe em Cuba,ou esta que o PT e o mundo “progressista” defende e que visa o controle da imprensa, por exemplo, sinto-me feliz em não compactuar com tal idéia, certo?

    Jorge Leite Pinto

    Respondendo ao bobinho que defende a grobo, por partes:
    1- O procedimento criminoso é flagrante, pois a tv é UMA CONCESSÃO PÚBLICA e não pode omitir fatos. No caso da pesquisa, a divulgação a seu bel prazer configura delito eleitoral, só o nosso “judiciario” com madames cureaus da vida finge que não vê. Esse seu “a critério” é, na verdade, MANIPULAÇÃO.
    2- Esta sua salada do crioulo doido sobre Cuba, PT e imprensa mostra escancaradamente sua infantilidade ao falar sobre liberdade de imprensa (ou falta de caráter mesmo).
    3- Voce vai ter que se contentar em compactuar com a idéia de que o Haddad será o prefeito de SP e o coiso (e seus puxa-sacos) terão que engolir!

    lulipe

    Como de costume, caro Jorge, o que você escreve não se lê. Falou, tergiversou e não disse nada.Mostre-me, baseado na lei eleitoral e não nos seus “conhecimentos”, qual o “delito eleitoral” foi cometido pela Globo.Não adiante inventar legislação, certo??Fico aguardando…Pode pedir ajuda para o abolicionista…..

    lulipe

    Ah, ia me esquecendo, Jorge.Procurei em toda legislação eleitoral e não encontrei nada que obrigue a Rede Globo a divulgar pesquisa no Jornal Nacional.Se souber de algo me avise, ok???

    abolicionista

    Tem razão, Lulipe, não há nada em nossa legislação a respeito. Só a vergonha na cara, que, pelo visto, anda em falta. Justamente por isso precisamos de uma lei de mídia, como a que existe, por exemplo, na França, capaz de barrar oligopólios e a posse cruzada de meios-de-comunicação.

    Até lá um canal de TV fica sendo exatamente como um pirulito, que você compra no supermercado e faz o que quiser com ele.

    Nem me dou ao trabalho de responder provocações estapafúrdias sobre Cuba e a URSS, Stálin e não sei mais o que. Esse tipo de sofisma não engana ninguém e dá mais que pereba em bunda de criança. O fato é que não acredito mais na sua honestidade, você provou que não está interessado nos argumentos, apenas em provocar. Tenho sérias suspeitas, inclusive, de que você seja um desses militantes contratados, mas estou me lixando. O que mais justificaria vir aqui todos os dias e falar um monte de besteiras repudiadas pela grande maioria dos comentadores?

    RicardãoCarioca

    Imagine então o desespero do PiG de esconder pesquisa sem credibilidade! Essa militância tucana do PiG está sendo tão intensa que se tornou visível para a população. Resultado? PT, o partido mais votado em 7/10.

    Panambi

    Serripe combinaria melhor com teus despirocados comentários, né não?

cid cabeça

essa é a grobo! Que nojo!

Deixe seu comentário

Leia também