Renata Mielli: O assédio eleitoral telefônico na Venezuela

Tempo de leitura: 3 min

Para quem enfrenta problemas de áudio, clique na seta abaixo para ouvir:

audiochavez 1 1

Nem brasileiros estão a salvo do assédio de Capriles

por Renata Mielli, de Caracas, no ComunicaSul

A disputa eleitoral na Venezuela está acirrada. Depois de 14 anos à frente do governo, é natural que Chávez enfrente desgastes em alguns setores. Mostra disso é o fato de a oposição ter acumulado posições desde a última eleição, em 2010, quando o PSUV – Partido Socialista Unido da Venezuela elegeu 95 deputados para a Assembleia Nacional, contra 61 da oposição, perdendo a maioria qualificada da Assembleia, mas mantendo a maioria simples.

O candidato Henrique Capriles se aproveita dos desgastes do governo, usa um discurso pretensamente de esquerda para tentar ganhar apoio de setores populares, dizendo que vai manter os programas sociais e, ao mesmo tempo, acena para os setores econômicos apontando para o fim do “socialismo do século XXI”. Conta explicitamente com o apoio de grandes empresas multinacionais e usa de todos os meios possíveis para tentar uma vitória no dia 07. Vale assediar venezuelanos e não venezuelanos.

Chávez se apoia na mobilização popular com brigadas em cada esquina distribuindo materiais de campanha e convocando o povo a defender as conquistas da revolução bolivariana. Filas se formam nas barracas para pegar materiais e cartazes do comandante.

Assédio eleitoral, um depoimento particular

No segundo dia de minha estada em Caracas, habilitei um chip para celular da Movistar, a empresa da Telefônica na Venezuela. Para isso, fiz um cadastro com nome, endereço e como sou estrangeira com passaporte e contatos no Brasil. Recebi um número de telefone. No dia seguinte, menos de 24 horas depois de estar com o telefone habilitado, recebi a seguinte mensagem: Quieres ser voluntario de Capriles Radonski? Envia SMS al 212 com *HCAPRILES + Cedula + Correo-e Ya sabes! VOTA SEGURO por Primero Justicia Abajo a la Izquierda.

Fiquei passada. Isso que é assédio eleitoral! A noite, assistindo ao noticiário no hotel, vi que pipocavam denúncias das pessoas que estavam recebendo mensagens de vários tipos vindas da campanha de Capriles. Não só mensagens, mas também chamadas telefônicas, algumas até de madrugada.

Bom, está claro que as grandes empresas de Telecomunicação estão apoiando a campanha de Capriles. Ok. Mas o esquema eleitoral do candidato da oposição vai muito além.

Depois de muito trabalho para postar um web-jornal no youtube com entrevistas feitas aqui, passados alguns minutos apareceu um banner publicitário no meu canal do youtube com uma campanha de Capriles. Como não creio em coincidências, logo entendi o motivo. Ao postar o vídeo, selecionei palavras chaves, entre elas Venezuela, eleições que foram reconhecidas pela publicidade do candidato oposicionista.

Estes dois episódios podem dar um pouquinho da dimensão do acirramento da disputa eleitoral na Venezuela e da ofensiva da candidatura de Capriles. No Brasil, esse tipo de propaganda é totalmente irregular segundo a Justiça Eleitoral. E os meios de comunicação acusam justo o governo de Hugo Chavéz de promover um atentado à liberdade de expressão!

Leia também:

Zé Dirceu: ‘Não me calarei, não abandonarei a luta’

Dirceu, Genoino e Delúbio são condenados pelo STF

Lewandowski: Genoino será condenado apenas por ter sido presidente do PT

Saul Leblon: Engrenagem se move para esmagar referência de luta

Rubens Casara: “Risco da tentação populista é produzir decisões casuísticas”

Paulo Moreira Leite: O lugar de Genoino

Genoino: “Vocês são urubus e torturadores da alma humana”

Leonardo Boff: Justiça ou preconceito jurídico?

Lewandowski: Cabe qualquer um no “figurino genérico”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

ricardo

Na verdade há duas possibilidades. A primeira é que as empresas de telecomunicações tenham apoiado Capriles fornecendo-lhe serviços gratuitos de SMS. A outra é que ele tenha tido o apoio de outros setores empresariais e que estes tenham bancado a conta do envio de mensagens. É certo que o candidato teve apoio de industriais e outros empresários, e apesar de achar que a reeleição de Chavez foi a melhor opção para a Venezuela e o MercoSul no momento, compreendo o medo que alguns empresários têm ao atuar naquele país sob um regime que prega o anticapitalismo.

Fabio Passos

As corporações torrando grana para tentar eleger seu boneco.
As vitórias da esquerda sempre precisam ser muito valorizadas. Não é fácil derrotar o poder econômico.

Viva la Revolución!

Julio Silveira

Uma coisa é certa o Chaves faz bem a maiori dos venezuelanos, pode não fazer bem a minoria de Brasileiros , mas aos venezuelanos que são quem importa para ele, ele é bom. O resto é tiro n’àgua.

Abel

Vae victis. Contente-se com o julgamento do “mensalão”. Na Venezuela a sua tchurma não manda…

José X.

Chávez antes de tudo é um grande comunicador. É divertido vê-lo falar.
(O som aqui está bom.)

francisco niterói

Azenha
Deu pra ouvir mas foi muito dificil.
De toda forma, denuncia impressionante mostrando a capacidade de empresas em interferir no processo eleitoral. Sera que já é a moda dos SUPER PAC da eleicao americana chegando aqui?.

Em tempo: denunciar, contraditar, etc, nao demonstra desrespeito. Confundir estas coisas sempre foi uma forma da elite embalar o “cala-boca” aos pobres de forma “civilizada”. Lamentavel que no seculo XXI isso ainda sirva de arma a certa classe media alienada.

    Rodrigo Leme

    Então ta, posso denunciar que militantes de Chavez munidos de listas com nome e endereço dos beneficiados pelos programas sociais foram buscar essas pessoas em casa, sob sugestão de que se Chavez perdesse elas perderiam o beneficio? Pq eu tbm li essa…então respeite essa acusação tbm.

    francisco niterói

    E onde eu escrevi de forma desrespeitosa sobre essa sua acusacao?.

    Se ela procede, claro que tem que ser feita.

    Portanto, quando vc fala de forma autoritaria ” entao respeite essa acusacao tbm”., vc demonstra um desequilibrio. Nao se refira amim dessa forma. Nao te dou esse direito. Se vc se acostumou a mandar, comigo nao.

    VC viu que eu nao me referi inicialmente a vc?

    Porque eu nao dialogo com pessoas como vc. Vc nao traz o contraditorio, so a deselegancia. Eassim, usando o seu nivel, estou te respondendo e dizendo que te acho um babaca. NAO TE RESPONDO MAIS. VC PODE ATE XINGAR A MINHA MAE POIS VOU MANTER SEMPRE A DISTANCIA DO BABACA QUE VC É.

    Eu alertei aos demais comentaristas para que nao caiam no engodo de achar que houve desrespeito na denuncia. So isso.

Rodrigo Leme

O respeito ao adversário que Chavez tanto pregou durante a campanha durou um dia. Um dia. Impressionante. Esperado, mas não menos impressionante.

    Gersier

    Falando em respeito,o que vc nos tem a dizer sobre o respeito que o serra tem por eleitores?E por adversários,por sindicatos e até repórteres que não lhes beija a mão imunda?

    Clóvis

    E o respeito que ele tem pela democracia, pois já mandou os seus “bate-paus”, (Graef et caeterva), a inundar as redes sociais de mentiras e do “lixo” que ele representa. Já começaram o jogo sujo e vil, ao estilo tucano de ser….

Deixe seu comentário

Leia também