VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Política

Lewandowski: Genoino será condenado apenas por ter sido presidente do PT


09/10/2012 - 16h54

DE BRASÍLIA
DE SÃO PAULO

Revisor do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Ricardo Lewandowski afirmou nesta terça-feira que, em sua avaliação, José Genoino foi indiciado e será “eventualmente condenado pelo simples e objetivo fato ter sido presidente do PT na época” do escândalo. O entendimento do ministro foi questionado por Marco Aurélio Mello e pelo presidente do Supremo Carlos Ayres Britto.

O revisor fez uma intervenção no começo da sessão e sustentou que o empréstimo feito pelo PT com o Banco Rural “não serviu para lavagem de dinheiro nem meio para irrigar campanha ou eventual compra de votos”.

O empréstimo foi inicialmente de R$ 3 milhões e chegou a R$ 6 milhões pelas renovações. O Supremo já decidiu que os empréstimos foram fictícios e serviram para a compra de apoio político.

Lewandoski tentou negar a participação de Genoíno no esquema. O ministro disse que ele não participou da negociação do empréstimo, mas apenas das renovações, de acordo com laudos da Polícia Federal.

“Para presidente do partido, renovar empréstimo que já tinha sido fechado, não parece nada de anormal”, disse. “Vejam que tanto na denúncia e nas alegações finais o Ministério Público disse que esse dinheiro não serviu para comprar políticos ou absolutamente nada. Ele só tomou conhecimento quando o empréstimo foi registrado, contabilizado na Justiça Eleitoral e quitado”.

A fala de Lewandowski foi questionada pelo ministro Marco Aurélio, que disse na semana passada entender que Genoíno avalizou os empréstimos.

“O documento a que me referi, a menos que haja falsidade ideológica, é a cédula de crédito bancário que está subscrita com o Genoino e Valério”.

O presidente do STF, Carlos Ayres Britto, concordou com Marco Aurélio. “Quem representou o PT como pessoa jurídica foi o Genoino e o avalista foi Valério”.

Lewandowski insistiu que Genoino apenas renovou os empréstimos, e disse que sentiu a necessidade de trazer essas provas ao plenário porque a imprensa apontou que ele havia errado ao dizer que Genoino não participou da aprovação da transação com o Rural.

Leia também:

Paulo Moreira Leite: O lugar de Genoino

Genoino: “Vocês são urubus e torturadores da alma humana”

Leonardo Boff: Justiça ou preconceito jurídico?

Lewandowski: Cabe qualquer um no “figurino genérico”

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



46 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Paulo Moreira Leite: Denunciar golpe imaginário é recurso “quando se pretende promover ruptura” « Viomundo – O que você não vê na mídia

12 de outubro de 2012 às 22h50

[…] Lewandowski: Genoino será condenado apenas por ter sido presidente do PT […]

Responder

Sindicalistas consideram Serra e PSDB “inimigos da classe trabalhadora” « Viomundo – O que você não vê na mídia

11 de outubro de 2012 às 23h52

[…] Lewandowski: Genoino será condenado apenas por ter sido presidente do PT […]

Responder

Amanda Gurgel se elege com mais de 30 mil votos « Viomundo – O que você não vê na mídia

11 de outubro de 2012 às 23h36

[…] Lewandowski: Genoino será condenado apenas por ter sido presidente do PT […]

Responder

mineiro

11 de outubro de 2012 às 19h49

ta todo mundo falando de mensalao , cade o mensalao tucano que ninguem fala nada. parece que nao aconteceu nada , de tamanho é o silencio dos golpistas da midia maldita. ai que entra o governo e o pt , porque nao faz nada , so fica na defensiva. é isso que eu chamo o pt de covarde e o governo dilma de medrosa . porque nao enfrenta os golpistas.

Responder

Ayres Britto: “O sentido das alianças é o da sua transitoriedade” « Viomundo – O que você não vê na mídia

11 de outubro de 2012 às 14h22

[…] Lewandowski: Genoino será condenado apenas por ter sido presidente do PT […]

Responder

Barão de Itararé: Vamos organizar o nosso ato contra os golpistas midiáticos da SIP « Viomundo – O que você não vê na mídia

10 de outubro de 2012 às 20h21

[…] Lewandowski: Genoino será condenado apenas por ter sido presidente do PT […]

Responder

flavio

10 de outubro de 2012 às 14h33

alo viomundo………estes 3 nomes: lulipe, ricardo e willian, podem ser o mesmo troll, ou fazem parte da quadrilha, só vem aqui para causar confusão……….vamos moderar!!!

Responder

Leandro Fortes: A direita que ri extasiada « Viomundo – O que você não vê na mídia

10 de outubro de 2012 às 13h10

[…] Lewandowski: Genoino será condenado apenas por ter sido presidente do PT […]

Responder

Miruna Genoino: A coragem é o que dá sentido à liberdade « Viomundo – O que você não vê na mídia

10 de outubro de 2012 às 12h46

[…] Lewandowski: Genoino será condenado apenas por ter sido presidente do PT […]

Responder

Tucanos querem que STF investigue Lula « Viomundo – O que você não vê na mídia

10 de outubro de 2012 às 02h14

[…] Lewandowski: Genoino será condenado apenas por ter sido presidente do PT […]

Responder

As pesquisas eleitorais e o resultado das urnas « Viomundo – O que você não vê na mídia

10 de outubro de 2012 às 01h20

[…] Lewandowski: Genoino será condenado apenas por ter sido presidente do PT […]

Responder

ricardo silveira

10 de outubro de 2012 às 00h41

Quem será a próxima capa da Veja, Ayres ou Marco Aurélio?

Responder

nina rita de cássia

10 de outubro de 2012 às 00h30

Ai dos honestos que caem nas mãos desses juizes, porque dos bandidos eles morrem de medo, não viram nada, não tem provas. Já determinaram o próximo julgamento, será o do palpitante assunto _ Portos no Paraná.

Responder

Dirceu, Genoino e Delúbio são condenados pelo STF « Viomundo – O que você não vê na mídia

09 de outubro de 2012 às 23h59

[…] Lewandowski: Genoino será condenado apenas por ter sido presidente do PT […]

Responder

Fabio Passos

09 de outubro de 2012 às 21h46

O Lewandowski aponta o óbvio.
O stf condena heróis da história brasileira baseado em reporcagens do PiG.

Genoino tem mais dignidade no dedão do pé do que todos os bonecos do PiG somados neste tribunal de merda.

Responder

Regina Braga

09 de outubro de 2012 às 20h31

Como disse o Genoino…O STF com a mídia são sugadores da alma!Bem lembrado,a máfia dos sanguessugas,continua ativa e acobertada.

Responder

Pedro Cruz

09 de outubro de 2012 às 20h09

A História os absolverá!!! VIVA JOSÉ DIRCEU!!!! VIVA GENUINO!!!VIVA O PT!!! as urnas mostraram o lado do povo brasileiro!!! Este tribunal de exceção será uma eterna mancha no STF. Estes Juízes viverão para responder pelos seus atos.

Responder

lulipe

09 de outubro de 2012 às 19h54

Foto do Dirceu no Globo:

Responder

    abolicionista

    09 de outubro de 2012 às 20h39

    Tem razão, essa Globo é escrota mesmo!

    flavio

    10 de outubro de 2012 às 14h22

    lulipe, voce é um canalha, bandido.
    respeite o Dirceu.

Messias Franca de Macedo

09 de outubro de 2012 às 19h52

JÁ ERA TEMPO! [ENFIM] *O PREFEITO DE SÃO PAULO AVISOU: “IREI ‘JOGAR’ O MENSALÃO DE FHC NO COLO DO CANDIDATO [JOSÉ] (S)erra!”

O *prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad (PT), declarou que, durante a campanha eleitoral do segundo turno, irá apresentar e debater propostas, projetos e ideias… Contudo irá guardar ” um tiquinho” do tempo para denunciar os MENSALÕES da re-eleição e o tucanoDEMoníaco mineiro, de FFHH e Eduardo AZARedo, respectivamente – e em comum (sic)!…
*a partir de janeiro de 2013

RESCALDO: era tudo o que o candidato (S)erra estava provocando: dar dimensão nacional – e, quiçá, internacional – a uma campanha política municipal! (S)erra sempre (S)erra(ndo)! [RISOS DO MATUTO]

República Destes Bananas da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista, terrorista, impunemente corrupta, histriônica, MENTEcapta, entreguista, antinacionalista, golpista de meia-tigela…
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

José X.

09 de outubro de 2012 às 19h42

O judiciário brasileiro é podre. Muito pior que a classe política, porque são seres superiores, intocáveis, invulneráveis. Precisamos é de uma revolução contra essa corja…

Responder

José Carlos

09 de outubro de 2012 às 19h17

Pelo que tive oportunidade de ver do julgamento, sem duvida trata-se de um circo com cartas marcada … mas vale a pena ver … até para observar como haje a manada, a parte as formalidades é triste ver alguns ministros demonstrarem excesso de nervosismo … que pena, mas enfim é a justiça, o pior, a nata da nata… a falação com repetição lembra muito o ROLANDO LERO (personagem do Chico) enfim la nave va …

Responder

    Gilson

    09 de outubro de 2012 às 22h08

    Então é carta marcada????? E quem foi que botou as cartas na mesa???? Não foi o Lula e a Dilma???? Tá reclamando de que???? Queria que eles pagassem o favor com a toga????? É o típico pensamento petista.

Bertold

09 de outubro de 2012 às 18h56

A reviravolta da história está sendo cruel na vida de muita gente que sobreviveu aos anos de chumbo do país. Isso dará muitos escritos e livros que vão deixar escritores e editoras um pouquinho mais endinheirados, tá na cara, mas os caras, óh…!! A aceitação da denuncia pelo STF foi política desde o início. O julgamento agora é mera formalidade para uma pré-concebida condenação. A única questão que podemos lamentar é o quanto o PT, Lula e Dilma desprezaram a cultura do judiciário no Brasil e negligenciaram a sua composição não costurando a indicação de nehum magistrado marcadamente de esquerda e de atitudes progressistas na carreira pessoal para o STF. É incrivel mas todos os nomeados durante a gestão de Lula e Dilma até agora conseguiram encobrir “magistralmente” o viés conservador e direitista. Lewnadowsk é uma exeção “pero no mucho” porque, a parte de ser relatório, podia denunciar publicamente para o país esse golpe judiciário. Quem acha que vai ficar só nisso é bom por as barbas de molho. Mais ainda mais trágico é ter acreditado na capacidade de Marcio Thomaz Bastos para orientar o governo petista. O episódio que eu não sabia (a fonte de indicação de JB que era de cótas já sabíamos) agora me lança alguma luz. Frei Beto, como “igrejeiro” histórico do PT, assim como Hélio Bicudo, Plínio de Arruda Sampaio e outros “papas-óstias” enrrustidos, nunca engoliram as ascenção das lideranças de José Dirceu e Genoino e a influência no Lula dentro do partido, se aliando sempre com os esquerdistas. Ainda não vi uma linha convincente de Frei Beto em defesa de José Dirceu ou de Genoino, enfim, pelo menos a solidariedade cristã.

Responder

    ricardo

    09 de outubro de 2012 às 21h32

    Pense da seguinte maneira, pois é mais promissor: fazem bem ao país os presidentes (Lula e Dilma, inclusive) que indicam juízes competentes e imparciais para o Supremo Tribunal Federal. E pare de dar murro em ponta de faca. Numa república, o Executivo não é dono do Judiciário.

    nina rita de cássia

    10 de outubro de 2012 às 02h25

    Só vi um competente, consequente, responsável e imparcial. Os outros parece que ignoram tudo dos autos. Só sabem a versão enviesada do relator.

    Bertold

    10 de outubro de 2012 às 19h57

    Amigo, sua visão de república está bem proxima da utopia de Thomaz Moore (São Tomaz para os católicos). Um boa leitura de “O Principe”, de Maquiavel, talvez o traria para mais próximo do século xxi.

    nina rita de cássia

    10 de outubro de 2012 às 00h04

    Frei Beto tinha primeiro que se justificar muito bem porque indicou esse “juiz” para Lula. Lula, por sua vez, tinha que justificar porque aceitou essa indicação, sabendo que o “juiz” indicado por frei Beto já tinha batido em sua mulher, Edileusa. Ele foi advertido, e esse fato sim tem provas, consta em BO. Além disso, todo o PT tinha que se manifestar, contundentemente, contra essa barbarie no julgamento. Muito feio isso que estão fazendo, se omitindo, fingindo que não é com eles, dando graças a Deus que caiu no momento eleitoral, para poderem dizer que estão ocupados. O PT também está sendo julgado por nós, não só os do STF. Para mim está condenado por omissão.

Willian

09 de outubro de 2012 às 18h34

Condenado por 9 x 1. Sem discussão

Responder

lulipe

09 de outubro de 2012 às 18h22

O Lewandowski ficou isolado até o Tóffoli, que foi advogado do PT, trabalhou com Dirceu, condenou o “santo” Genoíno.Quanto a Dirceu, o “chefe”, que também será condenado, foi absolvido pelo Tóffoli, o que já era tão esperado quanto o dia de amanhã…..

Responder

Bonifa

09 de outubro de 2012 às 18h21

É cada vez mais triste, “supor que fulano não sabia é menosprezar a inteligência…” “daí se concluir que muito provavelmente, isto é, isto já foi debatido…”. É de espantar. Não temos justiça. Não há provas e estão condenando José Genoino e José Dirceu.

Responder

J Souza

09 de outubro de 2012 às 18h19

Genoíno e Pizzolato são os primeiros condenados pelos cargos que ocuparam de muitos que virão.
Foram condenados pelo que eram, e não pelo que fizeram, e muitos juízes usarão tal jurisprudência para condenar desafetos deles e de seus amigos.

Responder

lulipe

09 de outubro de 2012 às 18h18

Será que o Lewandowski também acredita em papai-noel???

Responder

abolicionista

09 de outubro de 2012 às 18h09

” A casa [de José Serra] foi comprada em 2001 pela empresa IRR LATIN AMERICA S/C LTDA, de propriedade de Verônica Serra, filha do candidato. A empresa tinha como capital apenas R$ 2 mil, mas desembolsou R$ 475 mil pelo imóvel. É impressionante como esta moça tem empresas.

Se você quiser saber de mais detalhes sobre este negócio, de muitos detalhes estranhos, leia a ação cautelar de improbidade administrativa que o corajoso procurador da república, Luiz Francisco de Souza, moveu em 2002 contra 18 pessoas e empresas ligadas ao ex-diretor do Banco do Brasil, Ricardo Sérgio de Oliveira. Nesta ação, o atual candidato à presidência é citado 40 vezes.”

saiba mais em: http://abundacanalha.blogspot.com.br/2010/10/google-street-view-flagra-estranho.html

Responder

abolicionista

09 de outubro de 2012 às 18h07

Não sou especialista em direito, mas sei reconhecer uma injustiça quando vejo uma. Passo frequentemente em frente à casa de Genoino, no Butantã, quando vou visitar minha mãe (já o vi em entrando em casa, inclusive). É uma casa pequena, de classe média, sem luxo. É esse o gênio do crime? O petralha que roubou milões? Será que alguém realmente acredita nisso?

Não obstante, logo fiquei sabendo que o candidato José Serra possui uma mansão milionária no Alto de Pinheiros, que ele esqueceu de declarar à receita (a reportagem está aqui: http://www.redeblogo.com.br/2010/07/serra-nao-declara-ao-tse-mansao-milionaria-que-possui-em-sao-paulo/). Esse é o paladino da justiça? O rei dos justos?

O PIG pensa que o povo é tonto, só pode.

P.S.: Não achei nenhuma foto da fachada da casa de Genoino na net, mas dá para ver o interior da casa do Genoino nessa foto:
http://www.smabc.org.br/smabc/materia.asp?id_CON=30277&id_SUB=81

Responder

    Willian

    09 de outubro de 2012 às 21h32

    Genoíno foi condenado por corrupção ATIVA, não PASSIVA. Ninguém o condenou por levar dinheiro.

    abolicionista

    11 de outubro de 2012 às 20h05

    Ah, entendi, então a corrupção da empresa de Verônica Serra ficou impune porque era corrupção ATIVA, ou seja, porque ela apenas roubou dinheiro para o papai. Puxa, obrigado pela explicação Willian, realmente ESCLARECEDORA.

    ricardo

    09 de outubro de 2012 às 21h36

    O que se pode dizer? Roubar para a causa é tão feio quanto roubar para a casa!

    abolicionista

    11 de outubro de 2012 às 20h07

    Ah, mas roubar para a casa não é crime no Brasil, né? Não dá capa de revista, não aparece na TV e os trollzinhos nunca comentam a respeito. Vai entender…

Messias Franca de Macedo

09 de outubro de 2012 às 17h40

… Ô “supremo” Dias Toffoli, “pera aí”, esculhambação tem limite! Entenda: o ministro revisor, ou seja, aquele que se debruçou detidamente sobre o processo – e que nunca advogou para o PT “de José Dirceu” -, conclui, fundamentos nos autos, que há não nenhuma prova contra o digno brasileiro José Genoíno. Portanto, o ministro Ricardo Lewandovski começa a desanuviar a verdade dos fatos [fatos contidos nos autos da Ação Penal 470, revisor], e, aí, vem o senhor projetar mais fumaça na nebulosa?!…

SIMPLIFICANDO: se o tal ‘domínio do fato’ não for uma tese absolutamente rarefeita, permito-me inferir: entre a sagacidade do Dirceu e a seriedade do Genoíno, condenar o segundo e a absolver o primeiro é, no mínimo, a confissão de que a Vossa Excelência não leu detidamente o processo ou estar a propugnar que ‘o domínio do fato’ se presta, de fato(!), para “absolver os peixes graúdos dos seus tentáculos com os miúdos”!

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

    Messias Franca de Macedo

    09 de outubro de 2012 às 17h42

    retificação: … conclui, fundamentado nos autos, que não há nenhuma prova contra o digno brasileiro José Genoíno…

    República de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

    Arnaldo Luis Reis

    09 de outubro de 2012 às 18h00

    O Relator q ficou mais tempo ainda debruçado nos autos, concluiu q o nobre brasileiro José Genoíno é culpado e todos os demais q até agora votaram!

    e ao contrario do q disse o Min Lewandowski, Genoíno não está sendo condenado simplesmente por ser o presidente do PT mas por ter participado do esquema, assinando contratos de empréstimos fraudulentos e servindo como avalista, substituindo Marcos Valério!

    Messias Franca de Macedo

    09 de outubro de 2012 às 19h11

    … O ministro Ricardo Lewandovski “esfregou na cara dos ‘Dantas’ e dos ‘Mellos’ do “supremoTF” a verdade – contida nos autos – de que o empréstimo avalizado pelo [valoroso e honrado] brasileiro José Genoíno foi pago.” Foi, simplesmente, pago! E o enunciado ‘já foi pago’ é comprovado por documentos contidos nos autos. Agora, esse ‘domínio do fato’ o tucanoDEMoníaco Eduardo AZARedo *& os comparsas aloprados ‘delle’ não têm como atestar! “É ou não é?!” O mesmo AZARedo criador da criatura que responde por Marcos Valério!…
    *Bemge; Cemig; Copasa; gráfica Graffar &$$$ Coisa &$ tal!…

    DE MUITAS FONTES PODEMOS BEBER! Lá vai uma!
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Mensal%C3%A3o_mineiro

    República de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

trombeta

09 de outubro de 2012 às 17h30

O tribunal que absolveu a ditadura validando a aberração jurídica da lei de anistia é o mesmo que, de forma implacável, condena herois que lutaram contra o regime de exceção, quer simbolismo maior que esse.

Esse STF não passa de um tribunalzinho de terceiro mundo, tribunal da casa grande que protege os compadres ricos e fuzila os inimigos políticos das oligarquias midiáticas, uma vergonha para o atual status do Brasil.

Responder

    FrancoAtirador

    09 de outubro de 2012 às 20h19

    .
    .
    A SUPOSIÇÃO DO FATO e A PRESUNÇÃO DA CULPA

    STF


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.