VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Política

Genoino: “Vocês são urubus e torturadores da alma humana”


07/10/2012 - 12h50

07/10/2012 – 11h17
Após desistência, José Genoino decide votar

MATHEUS MAGENTA, 
DE SÃO PAULO, na Folha

Após ameaçar desistir, o ex-presidente do PT, José Genoino, decidiu votar na manhã deste domingo (7) entre 9h30 e 10h, segundo mesários de sua seção eleitoral.

No início da manhã, Genoino comparou a imprensa brasileira à ditadura militar (1964-85) em seu colégio eleitoral e desistiu de votar.

“Vocês são urubus e torturadores da alma humana. Vocês fazem igual aos torturadores da ditadura. Só que agora não tem pau de arara, tem uma caneta”, afirmou Genoino por volta das 8h15 deste domingo.

A comparação feita pelo também ex-deputado federal (por cinco mandatos, sendo o último entre 2006 e 2010) foi repetida mais de dez vezes, a cada pergunta feita pela reportagem da Folha.

Ele alternava entre repetir a frase e se silenciar.

“Dá pra respeitar o direito dele de votar? Ele não é mais um homem público”, disse Rioco Kayano, mulher do petista.

A Polícia Militar de São Paulo e os seguranças da Universidade São Judas no bairro do Butantã (zona oeste de São Paulo), onde ele votaria, tentaram impedir que a reportagem da Folha falasse com Genoino, um dos réus no julgamento do mensalão.

Por conta da presença de jornalistas, ele desistiu de votar por enquanto. Apenas sua mulher votou.

Durante o período em que esteve dentro do colégio eleitoral, eleitores perguntaram para ele “cadê a ficha limpa?”

Genoino é acusado pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa (compra de apoio político para a base de sustentação do governo Lula [2003-2010]).

Questionado se tinha medo de ser preso após o julgamento do mensalão, ele não respondeu. Quando foi perguntado sobre outros assuntos, como o motivo de desistir da votação, permaneceu calado.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa (relator do caso), afirmou que Genoino era “um dos braços executores mais diretos” do então ministro José Dirceu (Casa Civil). Os ministros Luiz Fux e Rosa Weber acompanharam voto do relator. Já o revisor do processo, Ricardo Lewandowski, votou pela absolvição do petista.

PS do Viomundo: A gente fica sem entender se, afinal, Genoino votou ou não. O texto da Folha também tortura o idioma em “comparou a imprensa brasileira à ditadura militar em seu colégio eleitoral” e “se silenciar”.

Leia também:

Paulo Moreira Leite, sobre José Genoino

Lula: “Disputa em SP é a mais complicada que já vi”

Cynara Menezes: Celia Lundberg, vítima esquecida do terror

Lighia Horodynski-Matsushigue: Por que a greve das federais foi unificada

Fátima Oliveira: Senador maranhense, Gracimar e a maca fria do corredor do hospital

Serra pede apreensão de jornal alegando que texto denegria sua imagem; Sindicato dos Bancários acusa tucano de praticar censura

Altamiro Borges: Kassab e o “mensalão” da Veja

Vereadora denuncia instalação de SAMU de “lata” em SP: custam caro, são provisórios e desconfortáveis

Leonardo Boff: Justiça ou preconceito jurídico?

Ajude o VIOMUNDO a sobreviver

Nós precisamos da ajuda financeira de vocês, leitores, por isso ajudem-nos a garantir nossa sobrevivência comprando um de nossos livros.

Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia

Edição Limitada

R$ 79 + frete

O lado sujo do futebol: Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!

R$ 40 + frete

Pacote de 2 livros - O lado sujo do futebol e Rede Globo

Promoção

R$ 99 + frete

A gente sobrevive. Você lê!


39 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Santayana: O STF e os precedentes perigosos « Viomundo – O que você não vê na mídia

12 de outubro de 2012 às 14h30

[…] Genoino: “Vocês são urubus e torturadores da alma humana” […]

Responder

Amanda Gurgel se elege com mais de 30 mil votos « Viomundo – O que você não vê na mídia

11 de outubro de 2012 às 23h37

[…] Genoino: “Vocês são urubus e torturadores da alma humana” […]

Responder

Barão de Itararé: Vamos organizar o nosso ato contra os golpistas midiáticos da SIP « Viomundo – O que você não vê na mídia

10 de outubro de 2012 às 20h28

[…] Genoino: “Vocês são urubus e torturadores da alma humana” […]

Responder

Miruna Genoino: A coragem é o que dá sentido à liberdade « Viomundo – O que você não vê na mídia

10 de outubro de 2012 às 12h47

[…] Genoino: “Vocês são urubus e torturadores da alma humana” […]

Responder

Zé Dirceu: ‘Não me calarei, não abandonarei a luta’ « Viomundo – O que você não vê na mídia

09 de outubro de 2012 às 23h54

[…] Genoino: “Vocês são urubus e torturadores da alma humana” […]

Responder

Dirceu, Genoino e Delúbio são condenados pelo STF « Viomundo – O que você não vê na mídia

09 de outubro de 2012 às 21h09

[…] Genoino: “Vocês são urubus e torturadores da alma humana” […]

Responder

abolicionista

09 de outubro de 2012 às 20h43

” A casa [de José Serra] foi comprada em 2001 pela empresa IRR LATIN AMERICA S/C LTDA, de propriedade de Verônica Serra, filha do candidato. A empresa tinha como capital apenas R$ 2 mil, mas desembolsou R$ 475 mil pelo imóvel. É impressionante como esta moça tem empresas.
Se você quiser saber de mais detalhes sobre este negócio, de muitos detalhes estranhos, leia a ação cautelar de improbidade administrativa que o corajoso procurador da república, Luiz Francisco de Souza, moveu em 2002 contra 18 pessoas e empresas ligadas ao ex-diretor do Banco do Brasil, Ricardo Sérgio de Oliveira. Nesta ação, o atual candidato à presidência é citado 40 vezes.”
saiba mais em: http://abundacanalha.blogspot.com.br/2010/10/google-street-view-flagra-estranho.html

Responder

Lewandowski: Genoino será condenado apenas por ter sido presidente do PT « Viomundo – O que você não vê na mídia

09 de outubro de 2012 às 17h20

[…] Genoino: “Vocês são urubus e torturadores da alma humana” […]

Responder

Thiago

09 de outubro de 2012 às 16h04

Engraçado é ver a diferença dos comentários postados aqui e no site do PiG. Como é triste ser alienado. Ainda bem que temos os blogueiros sujos para nos manter sempre informados. P.S.: O texto é realmente um lixo.

Responder

vinicius

08 de outubro de 2012 às 18h57

Eu quero ir até a casa do Genoíno e ser solidário com ele.
Alguém com faço para encontrá-lo!?!?
Quero tirar um fim de semana só para ir a São Paulo ou Brasília e poder conversar com ele.
Sempre me espelhei no exemplo dele.
Se houver alguém disposto a organizar algo para prestar apoio ao Genoíno me avisem.

Responder

Mário SF Alves

08 de outubro de 2012 às 14h15

Prezado companheiro Genoíno,

Jamais permita que a imundície lhe estrague o dia. Ela decorre da subumanidade que norteia a vida de uns em detrimento da vida de todos. Isso passa. O que os move não é a verdade. Ultimamente têm vivido só de semear a discórdia, o medo e a ilusão coletiva.
.
.
Pelo visto já foi o tempo em que faziam análise de conjuntura. Perderam o manual de boas práticas. Mervalista-demotucanista, não importa; a maledicência, o ilusionismo, a sanha antipetista e antipovo, é sempre a mesma.
.
.
Por isso, viva o lulo-dilmismo-cristino-hugochavista! E viva a luta pela superação definitiva do maldito subdesenvolvimento que há séculos assola e envergonha os povos da América Latina. E viva a democracia verdadeira, aquela que você ousou chamar de radical!

Responder

Chávez sobrevive à mídia e é reeleito com 54% dos votos « Viomundo – O que você não vê na mídia

08 de outubro de 2012 às 00h02

[…] Genoino: “Vocês são urubus e torturadores da alma humana” […]

Responder

Fabio Passos

07 de outubro de 2012 às 23h59

José Genoino combatia a ditadura enquanto o PiG recebia benesses dos assassinos e torturadores.
As famíglias marinho / civita / frias / mesquita vão perseguir implacavelmente José Genoino mesmo sabendo que forjaram acusações e que não tem provas.

E o stf, tribunal de merda, cumpre obedientemente as ordens da “elite” branca e rica, condenando sem provas cidadãos brasileiros.
O objetivo é evidente: Produzir ganhos eleitorais para os candidatos da pior “elite” do mundo.

Já passou da hora de fazer um acerto de contas definitivo com esta “elite” canalha.

Responder

Messias Franca de Macedo

07 de outubro de 2012 às 23h58

UM [HISTÓRICO] CIDADÃO BRASILEIRO FOI QUASE IMPEDIDO DE EXERCER O DIREITO DE VOTAR… A CLAQUE FORMADA POR REPÓRTERES E OUTROS ASSECLAS!

José Genoino: “Vocês são urubus e torturadores da alma humana”

“Dá pra respeitar o direito dele de votar? Ele não é mais um homem público”, disse Rioco Kayano, mulher do petista.

PERGUNTAS QUE NÃO PODEM(RÃO) CALAR!

1- “supremo” Joaquim Barbosa e demais togados do “supremoTF”, excetuando o ministro Ricardo Lewandovski: Estes ‘paparazzos da alma humana’ atuam como ‘verdadeiros bandoleiros de estradas’, lembrando o Celso de ‘Mello’?!;
2- “supremos ministros(as)”, recorram a onisciência e absoluta isenção (sic) de cada um(a)… Como deve ter sido a chegada ao local de votação das seguintes personagens notáveis (idem sic) da nação: Daniel Dantas – e filha; (S)erra – e filha; FFHH do mensalão – revisor, o mensalão da compra de votos para a re-eleição do mesmo!; Eduardo AZARedo e o ex-vice dele do DEMo; Marconi ‘Periggo’; DEMÓstenes Torres; “a esposa” do “professor” Cachoeira; Joaquim Roriz; José Roberto Arruda [o quase-vice “do (S)erra”]; Paulo Preto [“do (S)erra”]; Gilmar Mendes; Cássio Cunha Lima; Artur Neto; Paulo Salim Maluf; José SAIney…?!
3- Depois deste ato de vandalismo supramencionado, nas próximas noites os senhores precisarão de soníferos e/ou suco de maracujá?!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

    Messias Franca de Macedo

    08 de outubro de 2012 às 00h53

    … Ah, faltou procurar saber como deve ter sido a chegada do Fernando Collor ‘de Mello’ ao local de votação!…

    … Fernando *’Caçador de Marajás’ Collor ‘de Mello’, Celso ‘de Mello’, Marco Aurélio ‘de Mello’… Diabos, quanta convergência de ‘de Mellos’!… Ih, ‘mellou’!…

    *segundo o mesmo PIG da DIREITONA de sempre, do atual mensalão (o do PT, revisor!)

    República de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

    Eutímio Pimentel

    13 de outubro de 2012 às 11h37

    O melhor seria tomarem chumbinho (salvo alguns) pois fariam um grande serviço ao Brasil !!

Messias Franca de Macedo

07 de outubro de 2012 às 23h10

*ARGUMENTO JÁ ESGARÇADO, SUGERE UMA TESE! Senão vejamos:

“8 dos 11 ministros do STF foram indicados pelo PT. (…)”

*comentário proferido em http://www.cartacapital.com.br/sociedade/que-pais-e-este/#todos-comentarios

*a ladainha fajuta e oca do “em sendo assim, se os réus do mensalão (o do PT) não fossem realmente culpados, os ministros indicados dariam uma ‘mãozinha’ para os acusados!…”

EM TEMPO I: o matuto leigo pensou: “[Portanto] um comentário [tendencioso] de outro leigo em Direito Penal, involuntariamente, acaba por DES-MON-TAR, DESMONTAR, a [inusitada] tese do ‘domínio do fato’! Ou seja, Os maiores, digamos, interessados nos votos favoráveis à absolvição dos réus detinham sim ‘o domínio do fato’!…”

EM TEMPO II: com a palavra “os doutores do Direito”!…

BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao honesto, intrépido, competente e sapiente povo trabalhador brasileiro
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

Messias Franca de Macedo

07 de outubro de 2012 às 23h09

… Entre outras covardes e tendenciosas injustiças perpetradas, o ministro do “supremoTF” *Celso de Mello, um dia, irá engolir “goela abaixo” a seguinte afirmação: “… Os chefes da quadrilha do mensalão (o do PT) se comportavam como ‘bandoleiros de estradas!”…

EM TEMPO: quem – de sã consciência e espírito livre – admite esta mesma fala dirigida, por exemplo, ao **banqueiro bandido e condenado Daniel Dantas?! O mesmo Daniel Dantas da ‘Privataria Tucana’! O mesmo Daniel Dantas dos dois [indecorosos] habeas corpus notívagos do ministro do mesmo “supremoTF” Gilmar Dantas!

*considerando o tal ‘domínio do fato’, em função do nome ‘de Mello’ (sic), poderíamos suspeitar da integridade moral do “inclemente” ministro do “supremoTF” Celso de Mello(!)
**segundo o ínclito, intrépido e competente delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz

É a tal da coisa: “Um dia da caça: outro dia outro do caçador!”
Quem (sobre)viver verá!

Felicidades!

Saudações democráticas, progressistas, nacionalistas e civilizatórias,
Hasta la Victoria Siempre!

BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao honesto, intrépido, competente e sapiente povo trabalhador brasileiro
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

Messias Franca de Macedo

07 de outubro de 2012 às 23h08

Genoino e os “urubus” da mídia
Por Altamiro Borges
domingo, 7 de outubro de 2012
em http://altamiroborges.blogspot.com.br/2012/10/genoino-e-os-urubus-da-midia.html

############################################

TRIBUTO AO BRASIL NAÇÃO – por um matuto ‘bananiene’

… De todos os réus no julgamento do “mensalão” midiático da DIREITONA golpista, aquele acusado cujo drama deve ser maior, responde pelo nome de José Genoíno! O mais injustiçado, talvez, como ficou claro na leitura do voto do ministro Ricardo Lewandovski. Discorro, principalmente, pela intuição, certo sentido que nós vamos acurando com o passar dos anos!… Lamentável: se a verdadeira história do Brasil fosse narrada pela “grande” mídia nativa, os mesmos abutres [repórteres e claques de hipócritas e aloprados asseclas] que tripudiam do José Genoíno iriam, ao menos, silenciar-se, numa demonstração de fraternidade, civilidade e em nome do indulto da presunção da inocência!…
“Não se incomode, não” companheiro do verdadeiro e valoroso povo trabalhador brasileiro: honesto, decente, intrépido, sapiente, nacionalista…

BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao egrégio, corajoso, competente e valoroso brasileiro José Genoino Guimarães Neto (Quixeramobim, Ceará, 03 de maio de 1946).
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

Gerson Carneiro

07 de outubro de 2012 às 19h53

“Após desistência, José Genoino decide votar”

A tortura começa aí. Após desistência de quê?

Após desistência (minha) de almoçar, eu hoje decidi almoçar.

HEEEEEIIIINNNNN?????!!!

Responder

Marat

07 de outubro de 2012 às 17h41

A folha também tortura o bom-senso!

Responder

ccbregamim

07 de outubro de 2012 às 17h29

quando rosa weber poderá dormir novamente?

condenou um excelente político
com todos os qualificativos que lhes deu os colegas
um homem que vive de trabalho
e possui de seu apenas sua casa e sua família

e com base em quê?
em ilações verossímeis
segundo a própria flor

teve dúvida
mas não foi sujeito homem
ser humano
para duvidar até o fim

e inaugurou a pior jurisprudência
de todos os tempos
então juízes de primeira instância
podem condenar um réu
por ilações
provenientes de apenas uma fonte
que seja um inimigo figadal
não importa
provas são desnecessárias
para o domínio do fato
que prevaleça a verossimilhança

é interessante que a verossimilhança
é uma palavra que usamos em crítica e educação
para marcar a consciência do ilusório
presente na linguagem
a narrativa se sustenta em sua lógica interna
e não na verdade
parecer verdadeiro
basta ao verossímil

é isso que queremos para o nosso judiciário?

Responder

Julio Silveira

07 de outubro de 2012 às 15h40

Acredito em arrependimento na alma.

Responder

abolicionista

07 de outubro de 2012 às 15h33

É mais uma prova da necessidade de democratizar a mídia brasileira. Não existe liberdade de expressão sem uma democratização dos meios de comunicação, todos sabem disso. Até quando teremos de nos submeter a essa máfia midiática criminosa?

Responder

J Souza

07 de outubro de 2012 às 14h48

O Genoíno não precisa se preocupar… Amanhã a Presidenta e seus Ministros estarão bajulando novamente a mídia golpista, e dando mais milhões e milhões a ela, para enriquecer ainda mais familias como Marinho e Civita.

Responder

    Mário SF Alves

    07 de outubro de 2012 às 15h43

    Simples, né, J Souza?
    E deve ser fácil mesmo reduzir a complexidade política de 500 anos de regime de exceção. Deve ser fácil mesmo governar dentro e contra o capitalismo mais selvagem do planeta. Mas, não se chateie, eu também pensava assim. Chamavam isso de purismo ideológico. E eu achava que tinham razão.
    Atenciosamente,

    Mário.

    J Souza

    07 de outubro de 2012 às 15h53

    Tolerar a mídia golpista é constitucional. Bajulá-la é masoquismo.

Patrick

07 de outubro de 2012 às 14h09

A condenação de Genoíno ainda será uma das páginas mais sujas da história do STF. Lembro-me que na época do lançamento do filme Olga, em algum lugar vi uma reportagem com caudalosos auto-elogios proferidos pelos ministros da Corte. A única nota destoante da matéria era a declaração de um professor universitário afirmando que, repetindo-se o mesmo clima político e de opinião pública daquela época, ele não teria qualquer dúvida que o colegiado voltaria a entregar Olga a Alemanha. Hoje, não tendo visto o que fizeram com Genoíno, não tenho qualquer dúvida da precisão da declaração desse professor.

Responder

    Nizinha

    07 de outubro de 2012 às 15h05

    Este é o mesmo clima que antecedeu o golpe de 64. Muito pertinente a observação deste seu professor, pois neste clima é que se gesta o moralismo fascista. A pequena-burguesia de esquerda é, quase sempre, senão a força propulsora, o instrumento usado pelo Império. Assim, o mensalão abalou menos o proletariado – que não lê jornais e conhece a corja – mas os “puristas” da esquerda que acreditam mesmo nesta farsa montada. Eles não precisam de provas porque, para eles, basta a palavra dos tribunais, ainda que estes sejam os da Inquisição. Ou alguém não vê que o golpe está em andamento na América Latina?

    lia vinhas

    08 de outubro de 2012 às 13h32

    Ouvi ontem um comentário de que o governo estadunidense pretende trasladar as tropas que retirará do Afeganistão, depois de destruir o país e matar milhares e milhares de pessoas (em nome de quê?), para, adivinhem onde…a América Latina. Se é verdade ou não , sabemos que sobretudo a vitória de Chaves não desceu por suas goelas e não deixarão barato. E aqui, como em outros países de poverno progressista do continente, contam com a aliança carnal da mídia golpista e da direita venal.

Urbano

07 de outubro de 2012 às 13h49

Creio que urubus não, Genoino… poupemos os inocentes. A coisa está mais para a guloseima…

Responder

Rodrigues

07 de outubro de 2012 às 13h35

Talvez Genoíno não queria votar por ter vergonha de ser de um partido que fez as alianças que fez? Mas não!

Responder

Valmont

07 de outubro de 2012 às 13h30

Assistimos à materialização da DITADURA MIDIÁTICA movida pela plutocracia das sete “famiglias”.
Se você é assinante de algum serviço desses grupos midiáticos golpistas (TV, jornal, revista, Internet), faça um gesto pelo Brasil: cancele e mude de operadora.
Ato de consciência política. Pare de financiar aqueles que conspiram contra o povo brasileiro.

BOICOTE JÁ!

Responder

Francisco

07 de outubro de 2012 às 13h12

Achei delicioso o “A Polícia Militar de São Paulo e os seguranças da Universidade São Judas no bairro do Butantã (…), onde ele votaria, tentaram impedir que a reportagem da Folha falasse com Genoino”!

O próximo passo é deduzir que essa “ação armada” era “dominio do fato” da presidente Dilma, que “portanto” queria cercear o “livre exercicio da imprensa”.

Pois é Genuino, se preocupar com a coletividade não adianta a vida…

Adianta mais a vida passar a mão nas partes da mulher alheia como Roger Abdelmassih, liberado pelo STF… Será que ele votou? Algum jornalista foi atrás para ver?

Responder

Marcelo de Matos

07 de outubro de 2012 às 13h10

As campanhas de moralismo seletivo (só contra o PT) promovidas pelo PIG criam um clima de animosidade na sociedade brasileira. Isso que Genoíno experimentou hoje durante a votação eu já vivi aqui no prédio onde moro. Fui acusado por um advogado, já idoso, de votar em mensaleiro. É melhor a gente nem falar que vota no PT porque tem muita gente que lê os órgãos do PIG e trata os petistas como bandidos. Eu assino o UOL, do grupo piguiano Folha. Evito, porém, a lavagem cerebral.

Responder

    Eutímio Pimentel

    13 de outubro de 2012 às 11h49

    Pois eu, companheiro, votei, voto e continuo votando no PT! Não tenho medo de fdp de nenhum traidor desse país, pelo contrário, os chamo pra briga (dos argumentos, pois não temo fascista !!

Paulo Moreira Leite: O lugar de Genoino « Viomundo – O que você não vê na mídia

07 de outubro de 2012 às 13h05

[…] Genoino: “Torturadores da alma humana” […]

Responder