Paulo Moreira Leite: Quem não tem voto diz que eleitor está cansado

Tempo de leitura: 3 min

por Paulo Moreira Leite, no seu blog

Pergunto o que leva nossos coveiros de sorriso amarelo a produzir tantas análises e raciocínios sofisticadíssimos para esconder o dado óbvio desta eleição municipal.

Apesar do julgamento do mensalão, apesar do tratamento ora irônico, ora pedante, que a maioria dos meios de comunicação dispensa ao ex-presidente Lula, está cada vez mais difícil esconder o bom desempenho do PT neste pleito.

Quem profetizou um fiasco de Lula precisa improvisar teorias para justificar verdades óbvias.

Quem chegou ao exagero de anunciar um duelo entre Lula e Geraldo Alckmin, em São Paulo, precisa fazer um curso supletivo de liderança política.

O mais novo argumento é dizer que o eleitor está desanimado, cansou-se da polarização entre PT e PSDB.

É preocupante. Nem faz muito tempo assim que os brasileiros recuperaram o direito de votar para prefeito de capital, que fora suprimido pela ditadura, e já tem gente que acha que esse tipo de coisa é cansativa e tediosa. É a mesma turma que, em dia de eleição, só consegue olhar para os santinhos na calçada e dizer que eles emporcalham a cidade. Eu acho que nada emporcalha mais uma cidade do que o autoritarismo, a falta de eleição, os prefeitos escolhidos de forma indireta.

E eu acho que a boca-de-urna ajuda a ampliar o debate numa eleição. E quem é a favor de proibi-la poderia dar uma chance ao próprio QI e perguntar-se se ela não tem a ver com a liberdade de expressão.

Voltando ao cansaço dos eleitores.

A teoria da baixa representatividade se apoia num fato real mas interpretado de forma interesseira.

É certo que  o  número de brancos e nulos nunca foi tão alto. O problema é usar este dado como prova de que  nosso sistema político não expressa a vontade dos brasileiros e blá-blá-bla…

Nós sabemos muito bem onde esse tipo de conversa sobre falta de representatividade da democracia começa e onde costuma terminar, não é mesmo?

Estrela principal do pleito que centraliza as atenções no segundo turno, Fernando Haddad não enfrenta o menor problema com sua representatividade. Ilustre desconhecido há seis meses, já conquistou 49% das intenções de voto  e lidera a eleição com uma diferença de 17 pontos. Falta de representatividade?

Se você comparar com outras eleições, municipais, estaduais e federais, verá que a ordem de grandeza é a mesma.

E se você se interessar pela temperatura da campanha, verá que Haddad tem empolgado a juventude e mesmo antigos militantes que pareciam ter pendurado a chuteira da luta política.

Estes números ajudam a mostrar que não há crise nenhuma com o regime democrático nem com o eleitor.

A doença envolve um candidato específico, José Serra, que exibe um  desempenho muito abaixo daquilo que seus aliados prometiam no inicio da campanha.

O grande número de nulos e brancos, em São Paulo, expressa sua dificuldade para atrair apoio junto a eleitores do PSDB e mesmo adversários do PT. São estes nulos e brancos que deixaram de ir para a Serra, o que é natural num candidato com uma rejeição que chegou a 52%.

Lançado como última esperança para  salvar a pátria do PSDB, o problema real da campanha de Serra não é a perpectiva de derrota. É o tamanho da diferença a favor de Haddad. Superior a qualquer previsão de nossos sábios, a vantagem do candidato do PT mostra um adversário que sequer tem-se mostrado competitivo.

Esta é a crise, o susto de 2012.

Temos uma  oposição sem representatividade, inclusive em São Paulo, que sempre considerou como sua fortaleza.

Após a terceira derrota na sucessão presidencial, não é uma boa notícia para o PSDB.

Leia também:

Mauricio Dias: A manipulação escancarada da “ética”

Amauri Teixeira: ACM Neto diz que é de seu avô o Bolsa Família criado por Lula

Obscurantismo faz ‘esquecer’ excelente vídeo educativo

Lentes da mídia turvam a mente do PSDB

O apoio de Marina a Márcio Pochmann, em Campinas

O Globo, Lula e a próxima “dedução elementar” no caso do mensalão

Gil apoia PT. Caetano fica com ACM Neto

Soninha, possuída, xinga Haddad em blog

Tucanos criam site falso de Haddad

Kotscho: Globo pagou pelo Datafolha mas não divulgou

Zé Dirceu: JN cola cobertura do mensalão na propaganda eleitoral do PT


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Paulo Moreira Leite: Pavor aristocrático na reta final « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Paulo Moreira Leite: Quem não tem voto diz que eleitor está cansado […]

Kotscho: Pesquisa do PT mostra Haddad com 61% e Serra,39% « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Paulo Moreira Leite: Quem não tem voto diz que eleitor está cansado […]

Juvenal Juvêncio: “Só o Haddad para unir eu e o Andrés numa mesma causa” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Paulo Moreira Leite: Quem não tem voto diz que eleitor está cansado […]

Candidato a vereador tucano: “Serra é radical e intolerante” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Paulo Moreira Leite: Quem não tem voto diz que eleitor está cansado […]

Rodrigues

Azenha, o que está acontecendo nas eleições de Belém do Pará? Acho que é uma eleição tão interessante quanto a de São Paulo, por opor o PSDB a uma coligação de esquerda formada por PSOL, PSTU e PCdoB e agora com o apoio do PT e Lula no horário eleitoral do Edmilson Rodrigues. Acho que vale a pena uma matéria mostrando esta aliança entre as forças progressistas contra o atraso em Belém do Pará.

João Paulo Ferreira de Assis

Li no jornal O Tempo on-line que o Ministro Celso de Melo disse que só em novembro serão definidas as penas dos réus do mensalão, e as prisões apenas no ano que vem. Isto quer dizer, que o sonho de consumo de ver José Dirceu, José Genuíno, Delúbio e João Paulo Cunha sendo presos, ALGEMADOS, e JOGADOS DENTRO DO CAMBURÃO no dia 25 ou 26 de outubro, foi para as calendas gregas.

Regina Braga

Vamos falar das bodas de prata do PSDB-DEM…Vinte e cinco anos de corrupção,de higienismo,de militarização…deixa qualquer um, em estado de exaustão.Tbém cansei…mas com o Haddad a vontade cresce.Quebrar o ciclo demotucano dá um up…São Paulo merece ser livre das figurinhas carimbadas(olhe, que o carimbo é de quarta categoria).São Paulo merece respirar livre dos discursos demagógicos e cinicos de seus políticos.

Renato

Excelente texto do Paulo Moreira Leite.

Carioca

NA FOLHA, MAS SÓ PARA ASSINANTES

Mônica Bérgamo: “Movimento já articula lançar Serra para presidência do PSDB”.

Ou seja, a Mônica está sugerindo que o Serra comece a campanha para 2014 imediatamente após a derrota de domingo próximo. E para ele não desaparecer do noticiário na qualidade de looser, “vamos mantê-lo na presidência”.

Tomara que o Serra insista em 2014, embora eu tenha que vomitar muito até lá. Mas me sacrifico ao reconhecer: vai ser um passeio para Dilma.

Uma outra coisa: vocês já notaram que na folha tudo que é pornográfico é só para assinantes?

Dário

UOL DE HOJE:

“STF deve decidir hoje se Dirceu formou quadrilha para operar o mensalão e encerrar vereditos sobre réus”

Eu imagino o Dirceu procurando outros PTistas e perguntando para eles: vamos formar uma quadrilha? Vamos formar uma quadrilha? E as pessoas respondendo para ele: “mas o São João ainda nem chegou; vamos esperar pelo São João?”.

A mídia já disse que ocorreu a formação de quadrilha e exige que os juízes da suprema corte condenem os réus com base nesta apoplética expressão de JB.

A propósito, por que JB não se decide logo pela viagem à Alemanha? O que está faltando? Os voos estão lotados?

Roberto Locatelli

O número de abstenções e votos nulos / brancos foi relativamente expressivo. Ele é resultado, entre outros fatores, da demonização da política e dos políticos promovida pelo PIG.

    João Paulo Ferreira de Assis

    Apoiado. Se não fosse por isso Patrús Ananias poderia ter vencido em Belo Horizonte, ou pelo menos estar em campanha no 2° turno.

Alexandro Rodrigues

Acredito que as eleições de 2012 servirão como grande ponto de passagem do PT para uma nova fase de sua história. A geração que criou e comandou o partido nos seus primeiros 30 anos está aos poucos passando o bastão para novos líderes. Fica aí a inequívoca habilidade de Lula destacada. Percebeu de cara esta necessidade e desta percepção sugiram Dilma, Haddad, Pochmann entre outros.

Este ano, com o julgamento do mensalão (e nem vou entrar no mérito de sua existência, do respeito as normas constitucionais no julgamento, da ampla cobertura da mídia pressionando o Supremo e a opinião pública..), o PT terá a chance de mostrar que apesar dele, continua sendo o melhor partido para levar o país um pleno modelo de desenvolvimento. Críticas, desvios, idiotices, isso claro que tem a rodo no partido (vide o ministério de Dilma, a covardia diante da regulamentação da mídia, a inexistência de uma política educacional, científica e tecnológica para o país). Mas o PT continua sendo o único partido realmente comprometido em dar para a maioria dos brasileiros os direitos que estão assegurados na nossa fantasiosa constituição.

Que passe 2012. Que o PT se fortaleça, aprenda e reencontre seu caminho. Fortaleça ao vencer eleições em redutos direitistas como São Paulo e mais uma vez se tornando o único partido que continuamente cresce eleição pós eleição. Aprenda com os erros. Aprenda com os malfeitos do mensalão. Aprenda à não se render a alianças que lhe puseram junto à tradicional classe média a pecha de partido corrupto. Aprenda a não dormir com o inimigo, que agora já tem nome e não é José Serra, Alckmin ou Aécio. Eduardo Campos, este é o novo anti-PT. Cria do Lula! Que o PT reencontre o caminho das massas. Que se torne novamente a força mobilizadora da população como foi entre os anos 80 e 90. Não, não falo de passeatas. Os tempos são outros, as formas de mobilização também e o PT precisa aprender isso. A mídia e a informação democratizada são as únicas armas capazes de desmascarar a criminosa imprensa brasileira. Enquanto isso não ocorrer, a Globo continuará faturando R$ 2 bilhões em patrocínio de uma novela. Que o PT reencontre o seu verdadeiro caminho que é estar ao lado daqueles que ajudaram a contruí-lo: o povo trabalhador brasileiro.

Enquanto as eleições… Haddad em São Paulo, Pochmann em Campinas, seria perfeito, acho possível. Mas não desdenhem do inimigo. O jogo ainda está sendo jogado!

Messias Franca de Macedo

AS MÁSCARAS ESTÃO CAINDO ANTES MESMO DO CARNAVAL DO PRÓXIMO ANO! ENTENDA

Ao acessar o link indicado no comentário do prezado *Edson, li a notícia auspiciosa!… Favorecido por esta informação, encontrei mais dois artigos muito elucidativos!
IMPORTANTE: a fonte é fidedigna, de credibilidade: ‘Consultor Jurídico’ http://www.conjur.com.br/

*10/2012 – 6:28Edson
Mensalão: julgamento do STF pode não valer http://t.co/kHVwjM7X

em http://www.viomundo.com.br/politica/mauricio-dias-a-manipulacao-escancarada-da-etica.html

IMPORTANTE: mais dois artigos importantes, seguem os links:

http://www.juristas.com.br/informacao/revista-juristas/mensalao-lavagem-de-dinheiro-e-organizacoes-criminosas/1360/
[15 de outubro de 2012, às 18h42min
Mensalão, lavagem de dinheiro e organizações criminosas
Por Luiz Flávio Gomes – Jurista e cientista criminal. Fundador da Rede de Ensino LFG. Diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Cultura Luiz Flávio Gomes. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001).]

http://www.conjur.com.br/2012-out-21/obra-raimundo-pereira-traz-outra-versao-mensalao
(VERTIGEM DO SUPREMO
Reportagens e documentos desmontam tese do mensalão)

BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

dukrai

eu sei que não é coisa pra se falar aqui no viomundo mas eu vou sentir uma falta imensa do Vampirin

    roberto

    Calma que em 2014 ele estará de volta…”Para nooooooooooossa alegriaaaa!”

Joel Miranda

Amigos, O eleitor está cansado é da estupidez!
É a estupidez do PIG, mídia formada pela Globo, pela Folha, pelo Estadão e pela famigerada Veja, que não deixam os partidos debaterem seus programas, intervindo no jogo democrático de conquista de eleitores!
É a estupidez de um Supremo(STF), colocando no meio das eleições um julgamento de políticos, com se isto fosse mais importante!
O mais importante é a escolha do povo, dos candidatos postos, sejam eles de quaisquer partidos, contanto que não seja influenciado por uma mídia interesseira e por uma campanha financiada por empresas lobistas, estes os verdadeiros corruptores.
É por este baixo nível da mídia brasileira, que não se acredita em pesquisas, pois, não poucas vezes, já foram flagradas em erros absurdos.

Renato M

Para a nossa “imprensa amarela” Chaves perderia na Venezuela, Lula através de Haddad sofreria uma derrota acachapante em São Paulo e o PT teria uma votação pífia por causa do “Mensalão”. Deu tudo errado. Como estes lacaios da direita raivosa, da classe média fascista e dos evangélicos do medievo estão reagindo? Dirão que o povo não sabe votar, que o populismo está triunfando e trombetearão outras cantilenas próprias dos defensores de regimes autoritários.Felizmente a América Latina está avançando, pena que ainda não tenhamos uma mídia responsável. Deve haver liberdade de imprensa, porém, deve também haver uma lei de imprensa que obrigue quem faz acusações sem provas seja responsabilizado penalmente. Ledo engano, pois com o judiciário que possuímos, isto dificilmente ocorrerá.

Messias Franca de Macedo

SOBRE COINCIDÊNCIAS, ISENÇÕES, ESPERNEIOS DO PIG… E A LEI FOS MEDIOS!

Na semana que antecede as eleições em segundo turno, a âncora do programa – sorriso largo – abre o programa: “Vamos começar falando, é claro [‘é claro’, revelador! – adendo nosso]… Do julgamento do mensalão, ‘o julgamento do século’ (sic). A pergunta que está na cabeça de todo o mundo é a questão da ‘dosimetria’ a ser aplicada contra os réus da Ação Penal 470!…”
A partir deste momento, a âncora do programa e os dois convidados [como de praxe, a dedo] começaram a discorrer dotados de uma espécie de êxtase semelhante ao sorver de um delicioso sorvete coberto com calda de chocolate produzida a partir do melhor cacau do sul da Bahia! Incrível a não desfaçatez! ‘Não crível’!
Seguiu-se uma exposição didática incluindo a apresentação e esclarecimentos acerca da relação condenação dos delitos e penas correspondentes… A intervenção “professoral” ficou a cargo do jornalista Juliano Basily, do ‘Valor Econômico’ – considerando pela âncora, ‘um jornalista especialista em STF’ (idem sic), ‘o Papa do stf’, ‘sabe tudo do STF’! [E tome-lhe ‘domínio do fato’!] ‘O jornalista convidado a dedo’, Juliano Basily, afirmou, ainda sobre o tópico ‘dosimetria’: “No único voto em que o ministro relator Joaquim Barbosa permitiu o vazamento prévio para a imprensa [‘domínio do fato’ é o que não falta para enquadrar ministros do STF e ‘jornalistas do PIG’ – de novo, adendo nosso, óbvio!], tem-se a certeza de que as punições não serão cumpridas em regime aberto! Haverá prisão, talvez não imediatamente ao final do julgamento porquanto a Corte não costuma agir assim. A âncora alegrou-se ainda mais e, sorridente, propugnou: “Especialistas afirmam que o ex-ministro José Dirceu poderá pegar uma pena de 08 a 102(!) anos de cadeia!”
Em dado momento, a âncora perguntou: “E depois do término deste julgamento o que deverá acontecer em relação a futuros processos semelhantes?” As considerações “supremas” do jornalista Juliano Basily: “Eu penso que a partir de agora o STF viverá sob o espectro da AÇÃO PENAL 470, de modo que qualquer outro processo envolvendo políticos, banqueiros, empresários… Haverá muita pressão e, então, os juízes do STF irão lembrar o que fizeram, e, portanto, terão que guardar certa coerência [‘certa’! Entenderam o tal ‘domínio do fato’?! adendo nosso]. (Neste momento uma espécie de consternação contagiou os debatedores – e todo o estúdio da emissora!) E de novo, a âncora: “… Vamos ver como irão se comportar os juízes do STF depois desta inovação, ‘o domínio do fato’, mesmo porque virão os ‘mensalinhos’ do PSDB, do DEM de Brasília… ‘Vá lá’, os mensalões do PSDB, do DEM de Brasília…”
[“Lá para o final do programa”!] ‘O outro convidado a dedo’, jornalista Andrei Meirelles “da Época”, mudando um pouco de assunto, afirmou que “nesta campanha política, o candidato José (S)erra se equivocou ao construir determinadas alianças e propor uma agenda de campanha conservadora, não compatível com a trajetória dele [José (S)erra! Portanto, a vitória de Haddad reflete mais a derrota do (S)erra do que propriamente a vitória do Haddad…!” [Ô RRRAAAAAIIIVVAAAA!]
UM MOMENTO DE RARA LUCIDEZ INVOLUNTÁRIA! O jornalista do ‘Valor Econômico’ afirmou que “de algum modo o julgamento do mensalão, ocorrendo neste período eleitoral, irá ter reflexos nas urnas…” E a âncora, toda faceira: “E, justamente, o julgamento ‘pegando’ todo o período eleitoral, sendo que a fase mais aguda, aquela relativa à dosimetria’, acontecerá na semana imediatamente anterior ao domingo das eleições!” [Ô RRRAAAAAIIIVVAAAA!]
“E O PAPO NO CAFEZINHO?!” Bom, depois de tanto lero-lero, o cafezinho esfriou e os jornalistas, provavelmente, começaram, afinados por telepatia(!), a pensar nos sabores das próximas pizzas, quando, para eles, o convescote da ação penal 470 já teria sido ‘cachoeiras’ passadas! ‘Muitcho’ bem!…

Participaram da edição de mais um capítulo do ‘o golpe está sendo televisionado’:
Cristiana Lobo, a âncora do programa ‘Fatos & ‘Distorções’, do título original ‘Fatos e Versões’;
‘jornalistas convidados a dedo’ Andrei Meirelles “da ‘Época’” e Juliano Basily “do ‘Valor Econômico’”;
Estúdios da ‘RouboNews’

EM TEMPO: ALÔ, ALÔ digníssima presidente Dilma Rousseff, respeitosamente, depois de mais este ‘domínio do fato’, quando o seu governo irá discutir a Lei dos Meios “em nosso meio”?! Não diga que a senhora irá esperar o término do julgamento do mensalão?! ‘O mensalão da Dilma’, presidente Dilma Vana Rousseff!…

EM TEMPO DE SUPREMO!: durma com um barulho deste e diga que sonhou ouvindo a voz maviosa de Leila Pinheiro!

AS RUAS, BECOS E AVENIDAS ESPERAM E CLAMAM, ANSIOSAS, POR VOZES! OU NÃO?!

O povo unido jamais será vencido!

Hasta La Victoria Siempre!

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Max Arveláiz: Conheçam a Venezuela « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Paulo Moreira Leite: Quem não tem voto diz que eleitor está cansado […]

nina rita de cássia

É. O eleitor está mesmo cansado. Casado de ser tratado como idiota, débil mental, ignorante, ingênuo pela midia golpista, pela pseudo oposição, pelo STF. Também estamos saudosos das formas políticas propriamente ditas. Lamentamos a ausência de comícios, da boca de urna e dos movimentos de rua; enfim, da festa que eram as campanhas eleitorais. ESTAMOS CANSADOS DA FALTA DE POLÍTICA NA POLÍTICA. Cansados da presença de tanto markething, e dos insosos debates pasteurizados atuais. Política é vida, política é vibração.

João Da Silva

No Conjur:

Reportagens e documentos desmontam tese do mensalão

http://www.conjur.com.br/2012-out-21/obra-raimundo-pereira-traz-outra-versao-mensalao

abolicionista

Que isso sirva de lição para aqueles que se declaram de esquerda e fazem campanha pelo voto nulo numa eleição que possui um recorte de classe tão marcado como nesse segundo turno paulista, entre Serra e Haddad.
Vou votar no PT em São Paulo, mas votaria no PSOL se estivesse no Rio. Em ambos os casos, é claramente possível perceber a diferença qualitativa entre os candidatos, os partidos e suas propostas. Jogar essas diferenças no lixo é um ato narcísico que demonstra o profundo analfabetismo político e o individualismo (de matriz liberal, mesmo que inconscientemente) típico de nossas elites.

Mario

A FOLHA RESOLVE ESCANCARAR SEU APOIO À CANDIDATURA SERRA

“TV Folha” traz entrevista com Silas Malafaia e eleições em SP e Salvador

DE SÃO PAULO

“Programa TV Folha
O “TV Folha” deste domingo traz em seu primeiro bloco uma entrevista com o pastor evangélico Silas Malafaia, que declarou seu apoio ao candidato tucano José Serra nas eleições para a Prefeitura de São Paulo. Malafaia lidera a campanha contra o chamado “kit gay”, criado pelo Ministério da Educação na gestão do candidato petista Fernando Haddad.

O colunista Xico Sá foi ao Itaim Paulista, bairro do extremo leste de São Paulo, para conversar com os eleitores que ficaram ªórfãosº do candidato do PRB Celso Russomanno. No primeiro turno, ele teve seu maior percentual de votação no bairro.

Da Redação, o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, e o repórter especial Mario Cesar Carvalho discutem os rumos da campanha na capital paulista”.

Discutem os rumos de que campanha, cara pálida? Da campanha de Serra, estúpido.

Felipe

Infelizmente aki em belém isso ainda não ocorreu, acredito que pelo fato de que nas bandas de cá, com toda a dificuldade de acesso as redes (internet), o povão ainda é muito ligado à velha imprensa. De resto, vcs sabem muito bem o final.

neopartisan

” E quem garante que a história
É carroça abandonada
Numa beira de estrada
Ou numa estação inglória

A história é um carro alegre
Cheio de um povo contente
Que atropela indiferente
Todo aquele que a negue”
(CHICO E PABLO)

    Geysa Guimarães

    Que gostosura de composição, é poesia ou letra de música?
    Quem são Chico e Pablo?

José Melquíades Ursi

Boa noite, Paulo. Eventualmente, envio mensagens a você. A última disparada com o coração voltado para a mente, nem me lembro quando. No entanto, sempre o respeitei. Agora, apenas lhe digo: Parabéns pela análise lógica, sem sofismas, muito diferente do comportamento interesseiro de alguns “acadêmicos” ou ilustrados da “imprensa” patrimonialista. Disse comportamento suspeito, não análise lógica. Parabéns, Paulo.

Fabio Passos

O enterro de serra e fhc infelizmente não é o fim das oligarquias atrasadas que ainda impedem o avanço social e o desenvolvimento do Brasil.

O PiG e os donos do poder vão substituir os cadáveres por outros oportunistas.

Enquanto houver PiG, haverá risco de retrocesso.

Donizeti Costa

Fico pensando sobre o que o futuro reserva para José Serra. Depois dessa acachapante derrota que se anuncia nas eleições municipais, o que ele vai fazer na vida? Em entrevista publicada em uma revista desta semana, Haddad confessou que não veria problema nenhum em voltar a dar aulas na USP, caso perca a disputa. Serra preferiu dizer que nem pensa nisso. De qualquer modo é de se imaginar que, dentro do PSDB, ele já não é um nome visto como confiável para concorrer a qualquer cargo executivo. Poderia, quando muito, concorrer nas próximas eleições nacionais aos cargos de senador ou, suprema humilhação, ao de deputado federal. Mas acredito que, mesmo que aceite disputar esses dois últimos cargos, sentirá esses figurinos apertados demais pra seus projetos pessoal e político (difícil divisar nele até onde vai um e onde começa o outro). De mais a mais, ele já não é um menino – acredito que, aos 70 anos, perdeu a grande oportunidade de se provar o grande administrador que acreditas que é. Será que, como especulam, pra ele só sobra a alternativa de saltar fora do PSDB para se aventurar na disputa de cargos majoritários por outras siglas menores? Difícil prever. Seu semblante, cada vez mais cerrado – e não vai aí nenhum trocadilho – não facilita adivinhações…

    Edineuza

    Meu caro Donizete,

    Para o senado? é pode até ser, mas aí é que a derrota vai ser acachapante, pois a disputa será com o velho MigueL DE cervante , o sonhador e muito competente Eduardo Suplicy, que derrotou até o grande jogador de basquete, o Oscar, quem não se lembra daquela eleição. Pro Senado ninguem ganha de Suplicy, acho que até mesmo LULA. Por isso vamos fazer uma corrente. Em 2014 SERRA senador e dá-lhe SUPLICY, será a ultima pá de terra na sua cova.

Roberto Amaral: Chávez e a derrota dos barões da imprensa brasileira « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Paulo Moreira Leite: Quem não tem voto diz que eleitor está cansado […]

aloisio krohling

Tenho lido os seus artigos sobre eleições. Parabéns pelas análises de conjuntura política. Aqui em Vitória o candidato do PSDB cantava vitória no primeiro turmo. Está perdendo para um antigo aliado do PPS, que agora se tornou seu inimigo que agora só tem defeitos.
Aqui em Vila Velha tb. o povo está querendo mudança. Por mais contraditório que possa parecer é um cara do Dem que está vencendo o segundo turno. Nunca foi prefeito.
Aloisio Krohling

Judiciário TUCANO

Esta semana o maior cabo eleitoral tucano – o STF e alguns juízes de província – vão dar o reforço final ao Cerra.
Começou hoje, domingo, tirando um monte de tempo da propaganda do Hadad no rádio e na TV, com argumentações ridículas.
A propaganda do Cerra tem sido muito mais agressiva e ofensiva e a “justiça” eleitoral é mansinha com ela.
Tá tudo dominado mesmo.
Por isso, a vitória do HADAD será HISTÓRICA para São Paulo.

spin

Eleitor cansado? 10 mil habitantes de campinas sp correram para o comicio de Márcio PT

Francisco

Se o PSDB perder a eleição para governador, daqui a dois anos, talvez o Brasil venha a ter um partido liberal, repúblicano e, talvez até, conservador. Há pouca probabilidade de ele ser exclusivamente católico ou exclusivamente protestante. Isso divide, como acabamos de ver, votos.

O PSDB precisa acabar (ou seja, virar DEMO) para o Brasil ter outros debates. Debates de atores burgueses nacionais (e nacionalistas), repúblicanos e perfeitamente antenados com a necessidade de ter classes consumidoras nativas. De ter industria nacional competitiva. De ter educação e cultura produtora de valor e valiosa em si.

Há vários empresários no Brasil nessa batida, que ainda não entraram pessoalmente na politica. O problema, para a direita oligárquica, é que esses novos empresários vêm esse mesmissimo projeto muito bem conduzido pelo PT.

Quando os tucanos forem defuntos, e se o PT ainda fizer questão disso (o poder corrompe as ideologias mais ainda do que às contas bancarias), pode começar a “botar as mangas de fora”: reestruturar as instituições do Estado, democratizando-o (democratizar o acesso à mídia, à Lei, ao Congresso, etc.). Será o fim da lua de mel com a “nova burguesia” (Eike e quejandos).

Nessa hora, espera-se, o PT já deverá ter resolvido a reforma politica, eleitoral, do judiciário (alô, STF, você agora esta na lista!), etc. A partir desse momento, teremos afinal, burguesia na politica e não oligarcas sesmeiros rentistas.

Chega dessa novela velha. Passemos para outro capitulo, seja ele qual for…

valdeci elias

LULA-LÁ :>) :) :+) :-)

Deixe seu comentário

Leia também