Kotscho: Globo pagou pelo Datafolha mas não divulgou

Tempo de leitura: 2 min

Publicado em 19/10/12 às 10h09

Com Haddad, Lula humilha Serra em SP

por Ricardo Kotscho, em seu blog

Como Heródoto Barbeiro antecipou no Jornal da Record News, quinta-feira à noite (18) , num belo furo de reportagem da sua equipe, o novo Datafolha confirmou o Ibope: com Haddad abrindo uma vantagem de 17 pontos sobre Serra (49% a 32%), a fatura está praticamente liquidada a dez dias da eleição na maior cidade do País.

“A pesquisa foi encomendada pela Folha em parceria com a TV Globo”, informa o jornal em sua edição desta sexta-feira, mas muito estranhamente o resultado não foi divulgado pela rede de televisão.

A se confirmarem nas urnas as previsões dos dois institutos de pesquisa, o que só um inédito tsunami eleitoral poderia evitar, a virada do petista Fernando Haddad sobre o tucano José Serra será acima de tudo uma vitória pessoal do ex-presidente Lula, que lançou e bancou sozinho a candidatura do seu ex-ministro da Educação dentro do PT.

Em votos válidos, Haddad abriu 20 pontos de vantagem (60% a 40%), mas o que mais chamou a atenção neste Datafolha foi o índice de rejeição alcançado pelo ex-ministro, ex-prefeito, ex-governador e ex-candidato a presidente da República.

Pela primeira vez, Serra ultrapassou a barreira dos 50% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum: antes da eleição do primeiro turno, o tucano tinha 42% e agora chegou a 52% de rejeição.

Mesmo apelando para mensalão, kit gay e a desqualificação do adversário, José Serra corre o risco de sair da eleição devendo. Com 32% de intenções de voto e 52% de rejeição, ele tem um saldo negativo de 20% — ou seja, Serra perde para ele mesmo.

Contra todas as previsões em contrário de 11 entre 10 analistas, incluindo este blogueiro e muitos dirigentes do PT, Lula tirou o desconhecido Haddad, que começou com 3% nas pesquisas, e o levou ao segundo turno, impondo agora a Serra a mais humilhante das surras em seu próprio reduto, depois de levar Dilma à vitória contra o mesmo adversário de dois anos atrás.

Leia também:

Toni Reis: “A estratégia do Serra de rifar os direitos dos homossexuais implodiu”

As entrevistas de Fernando Haddad e José Serra ao SPTV

Toledo: Serra cai de 37% para 28% entre os evangélicos

Toni Reis: “Ele está cuspindo no pote em que comeu”

“Vai lá para o Haddad. É a pauta dele. Não precisa ter uma assessora a mais para ele”

Maria do Rosário: Campanha promove ódio contra a comunidade LGBT

Marinha concede identidade a casal gay no Rio

Alípio de Sousa Filho: Quantos artistas perderemos mais?

Se você é estudante e foi vítima de bullying homofóbico, denuncie


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Juvenal Juvêncio: “Só o Haddad para unir eu e o Andrés numa mesma causa” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Kotscho: Globo pagou pelo Datafolha mas não divulgou […]

Candidato a vereador tucano: “Serra é radical e intolerante” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Kotscho: Globo pagou pelo Datafolha mas não divulgou […]

Max Arveláiz: Conheçam a Venezuela « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Kotscho: Globo pagou pelo Datafolha mas não divulgou […]

italo

Liberdade, liberdade abre as assas sobre nós. A liberdade de Imprensa virou liberdade de não comprometer o serra nem deixar de comprometer o Lula. Enquanto isso, na sala de justiça, desdobramentos inéditos, pega um, pega dois, pega geral, ainda vai pegar voce.

Amauri Teixeira: ACM Neto diz que é de seu avô o Bolsa Família criado por Lula « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Kotscho: Globo pagou pelo Datafolha mas não divulgou […]

Marcio Leandro

Vamos com calma, detesto esse clima de já ganhou!!!!

Jair de Souza

Bem, o processo ainda não está concluído, e eu posso também queimar a língua (já aconteceu com o Azenha, como ele gosta de recordar). Mas, no caso atual, somente com um terremoto, acrescido de um tsunami e três furacões ou, por outro lado, o amolecimento do campo popular por acreditar no já-ganhou, José Serra terá condições de reverter o processo.

Caso se confirme a vitória de Haddad, isto será em primeiro lugar uma das mais belas páginas escritas pelo povo brasileiro, o qual, não obstante ter sido massacrado com as campanhas diárias de difamação, calúnias, mentiras e manipulações da máfia midiática que, em sua atuação coordenada com o STJ, apostou quase todas suas fichas nos efeitos devastadores do “mensalão”, soube mostrar grandeza suficiente para não se deixar enganar.

Para que tenhamos em conta o grau de consciência que o povo humilde chega a alcançar em certos momentos da história, precismos ter em conta que essa grande maioria que está levando Haddad e o conjunto do PT e demais forças progressistas a grandes vitórias não tem sequer acesso a outras fontes de informação que não seja as da máfia midiática. Que diferença é isto quando comparado com setores de classe média (também muito beneficiados nos governos Lula-Dilma) que têm muito mais escolaridade, muito mais facilidade de aceder a informações contrapostas às manipulações do PIG, e mesmo assim, demonstram uma grande cegueira política nestes momentos em que as oligarquias tratam de usá-las como carne de canhão contra o povo trabalhador.

É claro que Lula é também um grande vitorioso. Principalmente por saber distinguir quem são as pessoas em condições reais de ganhar o apoio do povo. Lula conhece seu povo melhor do que quase todos os intelectuais do país. Disto não tenho nenhuma dúvida. Entre os grandes perdedores, podemos citar a máfia midiática e os partidos a seu serviço (PSDB, DEM, PPS), o STF, o Dr. Plínio de Arruda Sampaio (embora insignificante) e os demais elementos da extrema esquerda que se uniram à toda a escória antipovo na crença de que poderiam alcançar vantagens ao pescarem em águas turvas.

Dentro de sua insignificância política, o Sr. Plínio vai ficar marcado como lambe bolas de José Serra e não como alguém que já pertenceu ao campo popular.

Fabio Passos

Aline C Pavia

Agora é a vez de Marta ser eleita governadora em 2014. Faço questão de votar nela.
Alvíssaras!!

Fabio Passos

A vitória de Haddad será sensacional.
Histórica derrota do PiG.

Urbano

Sem ver o recibo? Sei não…

anac

Humilhante. Não é por acaso que a doce soninha perdeu as estribeiras na internet e partiu para xingar a mãe de Hadad.
Pego emprestada a frase de uma comentarista no Nassif que agora não me lembro o nome: “Lula de poste em poste iluminando o Brasil.”
Vida longa a Lula!

Taiguara

Em menos de dois anos o Lula fez o Zéperdeu bater em dois postes. A seguradora já cancelou a apólice.

Francisco

Além de tudo, isso: inteligente! Como não odia-lo?

Donizeti

Brigadoooooo Lula.

São Paulo e o Brasil lhe devem mais essa, primeiro livrou o país da volta da direita e dos privatas em 2010 ao eleger a Dilma.

Agora está derrotando a direita no seu ninho, com toda a mídia contra e até o STF vergonhosamente sendo pautado pela mídia e oposição, fazendo “boca de urna judicial” para o Serra, que é esse julgamento/farsa do mensalão.

Tucanos criam site falso de Haddad « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Kotscho: Globo pagou pelo Datafolha mas não divulgou […]

Mardones Ferreira

não estão divulgando as intenções de voto em Salvador. Será que o DEM será sepultado lá na Bahia?

O enterro do DEM e do candidato Serra poderiam ser no culto do Silas Malafaia. k k k

Maria Izabel L Silva

Não se deve baixar a guarda nunca. O saco de maldades do PIG não tem fundo. Eles podem até perder a eleição mas vão triturar o Haddad no primeiro mes de governo. O que vai aparecer de gente na TV, em rede nacional, xingando o prefeito quando começar a temporada de chuvas em São Paulo … Foi extamente isso que eles fizeram com a Marta durante todos seu governo. Não vai haver tregua. A guerra tá só começando. Ninguem entrega o osso assim tão facil …

Josefa

Serra 2014!!!

Marcelo de Matos

O Lula sabe das coisas. Se insistíssemos com Marta não teríamos a chance de agora.

Zilda

Vitória de Lula, sim. Mas Haddad tem muitos méritos: clareza de idéias,firmeza no que diz(brasileiro gosta de ver/ouvir pessoas firmes) capacidade de persuasão, está bem preparado no que elaborou como seu projeto de governo. Espero que seja eleito e cumpra o que prometeu. Sucesso para Haddad, Lula e a militância do PT, que é aguerrida, tem amor à estrela e às cores vermelho e branco do PT.
Derrota do “Prevaricador”-Geral da República e da parte do STF que batalhou para fazer o julgamento do “mensalão” às vésperas da eleição com o intuito – claríssimo – de atrapalhar o desempenho do PT. Viva o Brasil e viva o povo brasileiro que está se libertando das velhas raposas carcomidas useiras e vezeiras dos recursos público em benefício próprio.

    anac

    Confirmado o acerto de Lula em mais uma escolha de um poste competente na gestão da cidade de são paulo mandato com inicio de 2013, devemos pensar em Haddad para o futuro como governador de São Paulo em 2018 e depois presidência.

Thelma Oliveira

E o mais interessante é que notícias sobre a pesquisa saíram às 3hs no uol e às 3:13 no R7, mas de manhã cedo já tinham sumido de ambos os portais.
Isso não é contra a lei eleitoral?

Márcio Oliveira

Discordo da tese de que foi Lula quem levou o Haddad ao segundo turno. O próprio Haddad, antes mesmo de ser indicado como candidato, tem feito por merecer o desempenho que vem alcançando. É uma das lideranças políticas mais fascinantes entre as que surgiram nos últimos anos. José Celso Martinez tem toda a razão quando diz que ele é iluminado. Daqui a alguns anos, quando ele for Presidente da República, o Brasil inteiro verá isso.

    Mariac

    Dr. Hadad para Governador do Estado de S. Paulo.

    anac

    Governador de São Paulo para 2018, pois Haddad ao contrario de cerra cumpre a palavra e não abandonará a cidade de são paulo.
    Haddad é Homem de palavra.

FelipeB

Isso mostra que o mérito não é do Lula.

É do próprio Serra!

Quando ele concorre, qualquer adversário ganha!

    Maurício Queiroz

    Quando, finalmente, alguns vão aceitar que o LULA é a maior liderança já surgida na história do Brasil e uma das maiores lideranças do planeta. A história ainda vai mostrar isso, hein! Façam-me um favor!

Deixe seu comentário

Leia também