Magda Magalhães: Alguns dos muitos erros do PT

Tempo de leitura: 3 min

por Magda Maria Magalhães, em comentário

Enviado em 30/10/2012 as 0:04

Acho que existem, de uma maneira geral, 1000 razões para o PT ter perdido em algumas cidades. E mais 1000 razões de uma maneira particular a cada cidade.

1ª) O distanciamento daqueles que chegaram ao poder da militância, ou mesmo, a militância, de certa maneira, foi cooptada com cargos na administração pública;

2ª) A militância não foi renovada. Esta conversa de educação não “vingou” no PT. Explico: a própria história do PT, pq é um partido até hoje de ideias renovadas não é passada para a juventude. O PT está se tornando um partido de senhores de meia-idade e, por práticas iguais a outros partidos, não está cooptando os jovens ou os coopta, não aqueles jovens libertários ideológicos e sim, aqueles que querem se dar bem em um governo do partido.

3ª) Aquele papo de que os militantens votavam e eram ouvidos ficou só nisso, só papo. Aqui em BH mesmo, em 2008 a Nacional interviu e foi feito uma coligação com o PSB, com o apoio explícito e sem coligação com o PSDB.

Agora em junho de 2012, o PSB tirou o tapete do PT e caiu nos braços do PSDB. Márcio Lacerda ganhou enfatizando as obras para a Copa, financiadas pelo dinheiro federal, o que acho justo, afinal BH é também Brasil.

Mas, até junho de 2012, o PT estava junto com Márcio Lacerda e, por exemplo, a evolução na educação apresentada como obra sua à sociedade, como as UMEIS (pré-escola), boletim com notas e não conceitos, foram feitas pela Secretária da Educação, Macaé, filiada ao PT.

Um enorme conjunto habitacional substituindo a favela São José foi toda planejada no governo do Fernando Pimentel, totalmente financiada pela Minha Casa Minha Vida do governo federal e executada pelo Márcio Lacerda. Enfim, o PSB ganhou com os programas do PT e com a ajuda do PT até junho de 2012. O PSDB (Aécio Neves?) ganhou esta herança boa e colocou nos petistas o nariz de palhaços.
 Pergunta-se, qual novo programa foi apresentado pelo Lacerda?

4º) Estimo demais o Lula, reconheço toda a luta, inteligência, garra, nós brasileiros devemos ser eternamente gratos a ele. Mas, tirar o candidato do bolso do colete? Deu certo com Dilma, espero também que dê com Haddad. O pitaco com o Lacerda foi mal. Como ninguém é perfeito, exponho esta queixa para que tal procedimento seja repensado. Tinha orgulho de imaginar o PT como um partido democrático, em que as decisões eram tomadas pelo grande número de seus filiados e não pela sua cúpula.

Apoie o VIOMUNDO

5ª) Embora a segurança pública seja mais afeita ao governo estadual (Polícias Militar, Bombeiros e Civil) o povo não vê esta diferença. Está nos apavorando em geral o grande número de assassinatos no país, para mim não tem diferença, se o assassinato foi de inocentes, policiais ou criminosos. A vida é o grande valor a ser preservado. Temos medo por nossos filhos, nossos pais, amigos e somos solidários a desconhecidos que se veem sem seus familiares por ato de violência.

E o que tem a ver? Nesta área, não foi feito nada de criativo, nada que distinga um governo petista de outro qualquer. Em Salvador vemos a mesma violência do Rio, São Paulo, BH. O governo federal também tem culpa.

6ª) E a área de educação? O Enem, prova fácil para quem frequentou uma boa escola particular, serviu para colocar nas faculdades públicas maior número de pessoas que fizeram escola particular. Agora, com as cotas para a escola pública, servirá para colocar nas universidades públicas, os alunos dos colégios Tiradentes, Militar, Coltec e Cefet. Fiquem de olho, monitorem bem. Falta realmente dar prioridade à educação.

7ª) Já chegou a hora da campanha não só da Minha Casa Minha Vida e, sim nenhum brasileiro sem casa. Prioridade.

8ª) Embora o PT pense que o mensalão não chegou ao eleitor, acho que está errado. O petista bem informado sabe distinguir o que um simpatizante não sabe. E, sem moralismo excessivo, petista nenhum se orgulha de caixa 2. É uma porta aberta para a corrupção.

É necessária luta e apresentação de projeto ao Congresso com financiamento público de campanha, talvez um sistema misto com a proibição de doação pelas empresas e aceitação de doações de pessoas físicas. É importante observar que não se está aqui apoiando todo o julgamento do STF.
Olhem, se sentarmos e cada um apresentar suas razões chegaremos às mil razões. Dois mil, quem sabe?

Leia também:

O mito sobre a fragilidade do PT, de 18.09.2012

O discurso de vitória de Fernando Haddad

Bonifa: Só carisma de Lula não basta para vencer no NE

Leitores atribuem derrota do PT em Salvador a Jaques Wagner

Merval Pereira: O mito e os fatos

Vereador sugere que Serra vem aí

PT mantém cinturão vermelho em SP

E a Globonews consegue derrotar Lula…

Haddad: Livrar São Paulo do higienismo social

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também