Ibope: Russomanno chega a 35%; Serra e Haddad seguem em empate técnico

Tempo de leitura: 2 min

Segundo pesquisa Ibope/TV Globo/Estado, candidato do PRB venceria tanto o tucano quanto o petista se a eleição fosse hoje

Daniel Bramatti, de O Estado de S.Paulo

A taxa de intenção de voto no candidato Celso Russomanno (PRB) subiu de 31% para 35% em duas semanas, segundo pesquisa Ibope/TV Globo/Estado. Já os adversários José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT), empatados tecnicamente em segundo lugar, oscilaram, ambos, um ponto porcentual para baixo e ficaram com 19% e 15%, respectivamente.

Com chances reduzidas de chegar ao segundo turno, Gabriel Chalita (PMDB) oscilou de 5% para 6%, e Soninha Francine (PPS) se manteve com 4%.

Haddad, que havia subido sete pontos porcentuais entre a metade e o final de agosto, impulsionado pela estreia no horário eleitoral, interrompeu a trajetória ascendente e não ultrapassou Serra, que vinha em queda no mesmo período.

O petista e o tucano estão em situação de empate técnico porque a margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Russomanno cresceu nove pontos porcentuais desde a pesquisa Ibope  feita às vésperas do início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, na primeira quinzena de agosto. Isso apesar de ter cerca de um quarto do tempo de TV de seus principais adversários, Serra e Haddad.

Nas simulações de segundo turno, o candidato do PRB venceria tanto o tucano quanto o petista se a eleição fosse hoje – por 52% a 25% e 50% a 25%, respectivamente.

O Ibope ouviu 1.001 eleitores entre os dias 10 e 12 de setembro. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-00835/2012.

Leia também:

Haddad diz que baixaria em campanhas de Serra “é genética”

Serra diz que Marta ganhou cargo por falar mal dele

Donato: Foco do PT é mostrar o que Serra-Kassab prometeram e não fizeram

Barão de Itararé: Querem sufocar a blogosfera

Datafolha: Rejeição a Serra lidera em todos os cenários

Santayana: Em nenhum governo agentes públicos enriqueceram tão rápido quanto no de FHC

Saul Leblon aplica a matemática de Bill Clinton ao Brasil

Eduardo Guimarães: A farsa do vídeo

Santayana: O beijo de morte na campanha de Serra


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Marcos Coimbra: O Paraíso, o Inferno e o mensalão « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Ibope: Russomanno chega a 35%; Serra e Haddad seguem em empate técnico […]

FrancoAtirador

.
.
Guerra de religiões em SP reforça o conservadorismo

Por José Reinaldo Carvalho, editor do Vermelho

O que está acontecendo nesta campanha eleitoral em São Paulo é estarrecedor. Em vez de fazer o debate político e discutir os problemas da cidade, determinados setores estão querendo transformar a luta eleitoral em guerra religiosa.

Pra começo de conversa, vamos deixar claro que respeitamos todos os credos e instituições religiosas.
Mas convenhamos que a mistura política com religião dá em geral maus resultados.
Diferente do poeta popular que mistura poesia com cachaça e acaba discutindo futebol, o político que se apoia na religião para se eleger, especulando com a boa fé do povo, e o clérigo que se apoia em políticos para aumentar o poder institucional de sua seita, discutem coisas graves, mas usam o método do engodo, da exploração da boa fé do povo, enganando-o e pervertendo tanto o sentido da política como da religião.

A pouco mais de três semanas do dia da eleição, a Igreja Católica emitiu uma nota condenando em termos veementes o candidato a prefeito da maior cidade do Brasil Celso Russomanno, até agora o líder das pesquisas de intenção de voto.
No documento assinado por ninguém menos que o cardeal dom Odílio Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, os seguidores do papa de Roma consideram que a vitória do candidato do PRB representa uma “ameaça à democracia”.

Por que os representantes do Vaticano se mostram tão irritados com Russomano?
Acaso estão incomodados com o populismo conservador que este representa?
Com o engodo das suas promessas?
Com o atraso político de São Paulo, que permaneceria sob o governo de forças retrógradas? Certamente não, porquanto não se viu nenhuma crítica à candidatura conservadora e neoliberal de Serra.
Ao contrário, este é tratado como o queridinho da paróquia.

A irritação dos católicos apostólicos romanos de São Paulo obedece a outras razões, nada edificantes.
Russomanno, embora dizendo-se da mesma confissão religiosa, tem o apoio institucional explícito da Igreja Universal do Reino de Deus, uma potência religiosa e econômica que não para de crescer há mais de duas décadas no país e já tem numerosas ramificações no exterior.
Essa igreja criou um partido, o PRB, que, coincidentemente, é o mesmo pelo qual concorre Celso Russomanno.
A Universal possuiu também uma poderosa rede de comunicações comandada pela TV Record de São Paulo, concorrente da Globo, a preferida da Igreja Católica Romana.

A Igreja Universal e seu PRB, por seu lado, fizeram circular um sórdido documento, assinado pelo presidente da sigla, Marcos Pereira, pretendendo vincular o candidato progressista Fernando Haddad e suas posições notadamente avançadas em questões democráticas, de comportamento e saúde pública à Igreja Católica.

O interessante é que também nesta questão, a irritação da arquidiocese não é com as posições retrógradas da Universal, mas ao fato de ter sido acusada de apoiar as corretas posições defendidas por Haddad quando era ministro da Educação sobre como os estabelecimentos de ensino no Brasil deveriam considerar a homossexualidade.

Algo parecido aconteceu durante a campanha eleitoral de 2010, quando no desespero da derrota, o candidato Serra, do PSDB, e a candidata Marina, então no PV, tentaram açular instintos primitivos com um moralismo hipócrita em favor do seu reacionarismo político.

O Estado laico é uma conquista democrática, republicana, que se consolidou apenas recentemente.
A luta entre a Igreja Católica e a Universal e demais igrejas pentecostalistas por poder político resulta em um grande desserviço à democracia e aos valores republicanos.

A campanha eleitoral pede mais embate político, mais discussão de ideias, mais propostas sobre como resolver os angustiantes problemas da população.

A vida política nacional já é tão impregnada de conservadorismo, que uma dose a mais, sob a forma de sectarismo religioso, deseduca o povo e dificulta o avanço de sua consciência política.

O país precisa de renovação, o que só será possível com a eleição de governantes progressistas, defensores, entre outras conquistas, do Estado democrático, laico e republicano.

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=193795&id_secao=1

Aroldo

Tá estranho o resultado do Ibope e da Datafolha. Vamos esperar pelo resultado do Vox-Populi. Tá na cara que com a entreda da Dilma e da Marta na campanha do Haddad, alguma variação na preferência do eleitorado aconteceu. Você acredita que essa variação foi para pior? Eu não acredito.

Urbano

Meu Eterno Presidente Lula. Estamos aguardando sua presença aqui em Recife, a fim de nos dar uma forcinha para impedir a vitória do geraaaaldo, o super pac (para acabar a capital (e o marido desta também)). Ah! O senhor deve estar certo em não cortar a pata do burro, em função do primeiro coice. Mas não se engane não, que o segundo virá, com toda a certeza.

Jose Mario HRP

Se aposenta logo Cerra!
A barraca de frutas do teu pai te espera lá no Mercadão!

Na Bahia(Salvador) candidato do PT subiu 11% e já ameaça o “Malvadez Neto”!

Rodrigo Leme

O Haddad é tão bom candidato que segue abraçado no outro com 50% de rejeição. Aí sim, hein?

Roberto Ribeiro

Isso seria uma possível “Operação Segura Serra”?

Cesar

Tá na cara que no 2º turno o Russomano leva esta com facilidade sobre o Haddad (Russomano herda a maioria dos votos de Serra) e ganha com certa dificuldade sobre o Serra (dispuram o memso eleitorado).
E dizer que as pesquisas estão compradas é chororô de esquerdinah que fez aliança com o Maluf pra ver o Russomano arrebanhando todos os votos malufistas!

Francisco

Se Russomano ganhar esta eleição, o PSDB acaba. Se ele for derrotado no segundo turno o PT vai ganhar a prefeitura e, provavelmente, perder o que importa: o governo do estado que financia a imprensa “liberal à brasileira”.

Se Serra ganhar essa eleição, bem, qual é mesmo o nome do vice dele?

Guilherme Scalzilli

Russomano é a nova boa notícia

As dificuldades da campanha de José Serra ficaram evidentes desde que o cenário eleitoral começou a definir-se. O histórico do candidato, os bastidores de sua “escolha” no PSDB, os índices de rejeição que o acompanham, as características dos públicos almejados pelos adversários e o anseio renovador do eleitorado anunciavam que o tucano teria uma tarefa quase impossível pela frente.
A surpresa vem da intensidade com que os possíveis eleitores de Serra migraram para Celso Russomano e Fernando Haddad. Reagindo à tendência, o ex-governador terá de assumir uma postura negativa, de ataques pulverizados e apelativos, opção que raramente logra sucesso. A lógica aponta para uma polarização cada vez maior entre os pleiteantes do PRB e do PT rumo ao segundo turno.
Nesse quadro, Haddad ganha uma vantagem que precisa ser habilmente explorada. A também previsível adesão de Marta Suplicy e os apoios de Lula e Dilma Rousseff dividirão os setores mais pobres e numerosos do eleitorado, que representam a grande força de Russomano. Nos outros recortes da pirâmide social, porém, o líder das pesquisas deve atrair antipatia ainda maior que a do petista. Os atuais esforços desmoralizadores da imprensa tucana e a futura exposição das propagandas obrigatórias ajudarão a afastar as classes médias e altas de Russomano, identificando-as ao perfil menos controverso de Haddad.
O voto útil desses segmentos terá, portanto, um papel decisivo na reta final da disputa. Para conquistá-lo, Haddad precisa antagonizar frontalmente com Russomano, buscando um discurso alinhado aos temas que sensibilizam o eleitorado serrista (religião, experiência, linhagem partidária, etc). Ao mesmo tempo, deve se esquivar da proverbial agressividade que norteará os últimos esforços de Serra, atingindo-o apenas indiretamente, através de suas ligações com a impopular administração Gilberto Kassab.
A estratégia demanda paciência e cautela, principalmente se os grandes institutos de pesquisa recorrerem às conhecidas manipulações para ocultar o verdadeiro grau da derrocada tucana. Soa temerário, mas não deixa de sinalizar perspectivas inesperadas para uma campanha que muitos já consideraram perdida.

http://guilhermescalzilli.blogspot.com.br

pedro – bahia

Porque não foi divulgado o índice de rejeição? Será que o Serra já ultrapassou os 50%? – Vejo estas pesquisas com desconfiança. Segundo turno parece certo. Russomano e Haddad. Ainda vai dar Haddad no final.
Aqui em Salvador, mesmo divulgado pela TV Bahia registrou crescimento do Pelegrino (PT). ACM Neto caiu um ponto, pois vinha com 40% e agora caiu para 39%. Também acho que a situação está para empate. Não custa lembrar que Neto, a exemplo de Serra, é campeão de rejeição. Oxalá que dê PT nas duas capitais.

    Zezinho

    O índice de rejeição do Serra desta pesquisa ficou em 34%. Mas parece que esse dado não interessa não é mesmo? Bom se dependesse de vcs o índice “verdadeiro” de rejeição seria de 94% e não os habituais 1/3 de SP.

    Apavorado por Vírus e Bactérias

    Oh Zézinho, se dependesse de mim, Pai Padim Irimão do Santo Aborto no Chile já estaria no xilindró.

laura

Não acredito nessas pesquisas.

LuizCarlosDias

Pura armação da Globo,
sumiu o indice de rejeição?
Viva Lula/Dilma/Haddad.

FrancoAtirador

.
.
Como sempre, o Ibope e o Datafolha

vão segurar José Serra na frente

até o tucano atingir 80% de rejeição.
.
.

Gerson Carneiro

Ao lembrar do bispo de Guarulhos, Çerra canta Odair José:

Não vejo mais você faz tanto tempo
Que vontade que eu sinto
De olhar em seus olhos, ganhar seus abraços
É verdade, eu não minto ( <- acabou de mentir)

E nesse desespero em que me vejo
Já cheguei a tal ponto
De me trocar diversas vezes por você
Só pra ver se te encontro

Agoooooora, que faço eu da vida sem você?
Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando te encontrar
Vou me perdeeeeendo

Buscando em outros braços seus abraços
Perdido no vazio de outros passos
Do abismo em que você se retirou
E me atirou e me deixou aqui soziiiinho

    Vinicius Garcia

    Se não me engano essa musica é de Fernando Mendes.

    Carlos Ribeiro

    Hilário Gersão, só que a gravação original é do Fernando Mendes, eu acho.

Edimilson

Aqui na sona sul de SP o cerra não existe, tem algo fora do lugar nestas pesquisas!

FrancoAtirador

.
.
Tucano chafurda no discurso da direita anti-petista
em tentativa desesperada de postergar o funeral político

SERRA: 4 ANOS DE OBRAS ANTIENCHENTE NO LIXO

Rejeitado por 46% da cidade que pretende administrar, o sujeito se destempera.

Do alto da rocha granítica da aversão aos seus modos, métodos e metas, ele esbraveja aos céus, bate o pé na terra e não aceita o veredito.

Quer quebrar o espelho que o revela.

Nisso sua competência é reconhecida: a infâmia, o desrespeito, a mentira, a sabotagem recheiam um embornal político emprestado da velha UDN golpista.

Num mesmo dia, ele acionou todas as ferramentas do arsenal. Carlos Lacerda só lamentaria a indigência oratória, mas ele fez o melhor que pode:

desrespeitou Dilma, atacou Haddad, demonizou Dirceu,atirou contra o PT e desmereceu Marta.

Mas não é exatamente esse abuso que o soterra no aterro dos banidos pela opinião pública?

Por que Serra não mostra serviço?

Por exemplo: o verão está aí.
O consórcio Serra/Kassab deixou a cidade menos vulnerável às enchentes?

CARTA MAIOR

Regina Braga

O Russo mano continua na frente,puxando o andor,afinal, o santo é de cerra.Haddad bomba(nenhum atentado terrorista)no horário eleitoral,depois Marta..e o cara fica fixo.Muito estranha a imobilidade do Haddad?Será, que o Ibope está sofrendo de distrofia política?Pode ser,depois do caso Detran,houve uma falta de fluxo no caixa e resolveram recorrer a Igreja do Dízimo Constante .Enfim,toda a pesquisa será abençoada.

FrancoAtirador

.
.
Estadão denuncia mentira de Serra

Por Luiz Nassif*, via Vermelho

A história registrará José Serra como o maior manipulador da verdade que a política brasileira jamais conheceu, um caso crônico de megalomania, fantasia e da certeza da impunidade: com a blindagem que recebia da velha mídia, podia jogar na vala comum da luta política, todas as denúncias contra ele.

O caso do caminhoneiro José Machado, com catarata, merece entrar na antologia das grandes mentiras de Serra – e, espera-se, sem impunidade.

Foi assim:

1- O PT divulgou a história de um caminhoneiro de 67 anos, padecendo de catarata, há um ano esperando uma consulta na rede municipal de saúde.
2- A Secretaria Municipal de Saúde rompeu o sigilo médico do caminhoneiro, divulgando sua ficha. Com base nessa suposta ficha, Serra e Kassab acusaram a campanha de Haddad de ter mentido sobre a doença, que não seria catarata mas pterígio (pele que cresce sobre a cornea.
3- A repórter Julia Dualibi, do Estadão, saiu a campo e constatou que o caminhoneiro tinha ambas as doenças. Na entrevista que deu ao Estadão, Serra passou uma carraspana nos jornalistas, acusando-os de ter embarcado na campanha de Haddad.
4- Hoje o Estadão traz nova matéria de Julia Dualibi e Débora Alves, com base no prontuário do hospital que atendeu o caminhoneiro, confirmando a existência das duas doenças.

Em países civilizados, haveria punição pela quebra do sigilo médico de um cidadão, pelas falsas acusações imputadas a ele próprio (que deu depoimento dizendo estar com catarata) e à campanha adversária. O Secretário de Saúde seria punido pelo Conselho Regional de Medicina e os candidatos incursos em crimes de difamação.

Por aqui, a punição a Serra será a pior de todas: a possibilidade de leitores do jornal, não afeitos ainda à Internet, saberem mais sobre a personalidade real do candidato. E isso no jornal que, nos anos 70, consagrou-se mostrando Paulo Maluf como Pinóchio.

Acompanhe íntegra da matéria:

*****
Do Estadão

Caminhoneiro sofre de catarata, aponta exame
Documento contradiz Prefeitura em polêmica sobre doença de homem que apareceu em programa de TV petista criticando a saúde municipal

JULIA DUAILIBI DÉBORA ÁLVARES
13 de setembro de 2012 | 3h 05

Resultado dos exames oftalmológicos realizados no caminhoneiro José Machado, que apareceu na campanha de TV do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, criticando o sistema municipal de saúde e dizendo sofrer de catarata, constatou que ele sofre mesmo da doença.

Os exames foram feitos no último dia 30, e o laudo foi assinado em 4 de setembro pelo médico Pedro José Monteiro Cardoso, do Instituto Cema, conveniado à Prefeitura. O resultado do exame foi encaminhado para Machado, que autorizou, por escrito, a divulgação dos dados pela equipe de campanha do petista.

No programa do PT em agosto, Machado havia dito que sofria de catarata e que esperava há dois anos na fila pela cirurgia. Na esteira das declarações, a Secretaria Municipal de Saúde acessou as informações do prontuário do paciente e divulgou que o caminhoneiro não tinha catarata, mas pterígio (crescimento de tecido sobre a córnea). O Estado revelou à época que a administração municipal havia acessado e divulgado dados do prontuário, sem autorização de Machado, a fim de contradizer a propaganda petista. O PT acusou a Prefeitura de violar o sigilo médico para favorecer o candidato do PSDB, José Serra, e pediu à Justiça a abertura de inquérito policial.

Serra e o prefeito Gilberto Kassab (PSD) disseram à época que Machado não tinha catarata e que a campanha petista havia mentido sobre o tempo de espera para a realização da cirurgia.

“O tempo de espera relatado e o tratamento indicado durante o programa eleitoral são notoriamente inverídicos”, disse a secretaria numa nota oficial. “Vocês (do jornal) pisaram no tomate, francamente. O PT saiu falando ‘pega ladrão, pega ladrão’, e vocês caíram nessa. Esse cidadão não tinha catarata”, disse Serra ao Estado no dia 31, em referência à reportagem sobre o acesso ao prontuário do caminhoneiro. “(A Prefeitura) já identificou, nos limites do que pode ser divulgado por conta da ética, que ele não tinha catarata”, disse Kassab.

O Relatório de Exame Oftalmológico, do Cema, constata que Machado tem em ambos os olhos “opacidade nuclear de cristalino” e “opacidade cortical”, além de pterígio. Opacidade do cristalino é o termo técnico usado para designar a catarata.

Em 30 de agosto, dia do exame, a mulher do caminhoneiro, Natalices Santos, que é do conselho gestor da UBS onde Machado foi atendido inicialmente, afirmou que a perícia apontava que ele tinha catarata e pterígio. Não havia, porém, documento que comprovasse a afirmação.

Em resposta, a secretaria questionou em nota mais uma vez as informações ao afirmar que eram “inverídicas”: “Se o caso fosse de cirurgia de catarata, o paciente certamente já teria sido operado, uma vez que no Cema não há fila de espera. O prazo médio para a realização desse tipo de procedimento é de 30 dias”. O Estado voltou a procurar a pasta ontem, que disse manter “as informações enviadas ao jornal”.

A assessoria de imprensa da campanha de Serra repetiu ontem que a questão central é o fato de a campanha do PT ter levado ao ar uma mentira ao dizer que o caminhoneiro esperava dois anos para fazer a cirurgia.

Haddad disse que “o comportamento e as declarações de Serra sobre o caso demonstram falta de compromisso com a verdade”.

No relatório, o Cema diz que Machado fará a operação do pterígio no dia 27. “Após reavaliação, se constatada a necessidade de cirurgia, será realizada facoemulsificação (para retirada de catarata).” Informado sobre o resultado dos exames, o oftalmologista Paulo Melo Filho, da Unifesp, disse que Machado tem catarata em nível intermediário, que deve ser tratada após a cirurgia de pterígio. “O pterígio dele é recidivado, ou seja, já fez uma retirada antes, e o pterígio voltou. Quando isso acontece, vem mais agressivo.”

*Luiz Nassif é jornalista.

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=193689&id_secao=1

francisco.latorre

por falar em bobo.

que acredita no midião vendido.

ou finge. acreditar.

..

brasil novela.

..

carminha. é o pig. o mal.

piranha faminta golpista. vendida.

..

tufão. os vejeiros. a sub-burguesia encabrestada.

manso feliz satisfeito. corno.

..

nina. é o povo da rede. os indignados.

lutadora focada decidida. dona justa.

sabe quem é o carcará.

..

jorginho. o povo brasileiro. o herói. em trama grega.

sente intui desconfia. quer verdade.

mas pouco sabe. pode pouco então.

..

desfecho?..

tarda. afinal é novela.

mas em outubro. nas urnas. a gente fecha mais um capítulo.

..

Gerson Carneiro

Gerson Carneiro

Serra com toda essa rejeição está empatado com Haddad?

Du vi dê ó dó.

Marisa Lancaster

Çiphu para Padim Cerra.. Haddad tá eleito.. Lula é um gênio.. esse Nuncadantes…

Vlad

A Marta viva “blasfemou” e quis aparecer mais que a “noiva”.
Angariou, por enquanto, mais uns 50 mil “antipetizantes” e agora foi lá implementar a cultura chanel.
Haddad, meu jovem…põe os aliados no porão e passa o cadeado…que dos jogadores do lado de lá a natureza cuida.
Perder pra esses aí vai empatar com quem?

    MARCELO

    E a Marta já foi da Rede Globo.Isso prova que
    a Globo tem influência em qualquer governo por
    aqui.Pra quem acha que existe PIG,dê uma
    espiadinha no patrocinador do Bom Dia Brasil:o
    Banco do Brasil.kkkkkkkkkkkk

sandro

KKK
Quem acredita nisso?
Na zona leste de Spaulo por exemplo o candidato “cerra” não existe!
Isso tá parecendo mais uma armação do “vampiro”

francisco.latorre

acredita?.. em pesquisa?..

ora me compre um bonde.

..

Micuim

O Globope acaba de abrir o jogo: em vista da mortífera rejeição ao Serra, vai torcer mesmo pelo Russomano. Mesmo ele sendo o preferido dos bispos da rival Record. Tudo – ou qualquer coisa – menos o Haddad! Vamos esperar a Vox Populi…

Julio Silveira

Nada mais sintomatico, PT e PSDB em empate tecnico e o Russomano crescendo nas pesquisas. Isso pode até mudar, mas deveria dizar alguma coisa para algumas pessoas.
Para mim é reflexo da percepção de mesmice na politica brasileira, principalmente paulista. O Russomano é certamente um politico polemico, mais tem conseguido canalizar o algo novo paulista, pode virar uma aposta. O Haddad é o melhor candidato, mas tem contra si o partido, por mais estranho que isso possa parecer, que rebaixou a sinceridade inerente, o fato novo, que se pretendia para o candidato, quando o forçou a associá-lo a referência negativa Maluf, que atrai o pior e afasta o melhor entre os eleitores. Diferente de muitos, acredito hoje mais nele que em seu partido. Infelizmente, era disso que não precisavamos, de personalismo na politica. Quanto ao tucano Cerra, e seu partido, surpreende-me ainda dividir preferências com o PT, o que traduz o quanto o PT está mal. Constato com pesar que para nós o referencial continuará sendo pessoas, não cultura, continuaremos dependendo de vinda de um messias para salvar o povo brasileiro. Povo que, teimosamente, não acredita que de si no todo pouca coisa boa poderá sair, e foi para essa cultura que o PT se voltou em sua auto critica.

Fábio

Pergunto:

Sem a aliança com Paulo Maluf o Haddad estaria em melhor ou pior situação na avaliação de intenção de votos?

henilene

“Haddad, que havia subido sete pontos porcentuais entre a metade e o final de agosto, impulsionado pela estreia no horário eleitoral, interrompeu a trajetória ascendente e não ultrapassou Serra, que vinha em queda no mesmo período.”

Sei não….isto tá fedendo detrito de esgosto!

Deixe seu comentário

Leia também