Barão de Itararé: Querem sufocar a blogosfera

Tempo de leitura: 3 min

A tentativa de sufocar a blogosfera

do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

No mais recente atentado contra a liberdade de expressão no Brasil, o prefeito de Curitiba (PR) e candidato à reeleição Luciano Ducci processou o blogueiro Tarso Cabral Violin, apenas porque discordou de duas enquetes publicadas na página mantida pelo blogueiro. A Justiça Eleitoral, num gesto inexplicável, deu ganho de causa ao prefeito-censor e estipulou uma multa de R$ 106 mil, o que inviabiliza a continuidade do blog. No mesmo Paraná, o governador Beto Richa também persegue de forma implacável o blogueiro Esmael Morais, que já foi processado várias vezes e coleciona multas impagáveis.

Na mesma Curitiba o ainda pré-candidato Ratinho Jr. conseguiu multar o blogueiro Luiz Skora por este tê-lo comparado ao Tiririca pela quantidade de votos recebidos para deputado federal. Mais recentemente a coligação de Gustavo Fruet conseguiu na justiça eleitoral proibir a divulgação de pesquisas de opinião pública, assim como Beto Richa o fez em 2010.

Em outros cantos do país, a mesma tática, a da judicialização da censura, tem sido aplicada visando intimidar e inviabilizar financeiramente vários blogs. Alguns processos já são mais conhecidos, como os inúmeros que tentam calar os blogueiros Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif. No fim de 2010 e início de 2011, o diretor de jornalismo da poderosa TV Globo, Ali Kamel, também ingressou na Justiça contra seis blogueiros – o que prova a falsidade dos discursos dos grupos de mídia que se dizem defensores da liberdade expressão. Criticado pelos blogueiros, pelo seu papel manipulador nas eleições de 2006 e 2010, Kamel parece ter escolhido a via judicial para se vingar dos críticos.

Se os juízes de primeira instância parecem pressionados diante de autoridades e empresas de Comunicação tão poderosas, é preciso garantir que os tribunais superiores mantenham-se atentos para garantir que a liberdade de expressão não se transforme num direito disponível apenas para meia dúzia de famílias que controlam jornais, TVs e rádios brasileiras.

Além da judicialização da censura, também está em curso no país uma ação ainda mais violenta contra os blogueiros – com ameaças de morte e até atentados. Em 2011, o blogueiro Gustavo Fruet, do município de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte, foi barbaramente assassinado após questionar a prestação de contas da prefeitura. Outro blogueiro também foi morto no Maranhão. Há várias denúncias de tentativas de intimidação com o uso da violência, principalmente em cidades do interior onde a blogosfera é o único contraponto aos poderosos de plantão.

Como se não bastassem os processos e as ameaças físicas, alguns setores retrógrados da sociedade também tentam impedir a viabilização financeira da blogosfera através de anúncios publicitários. Recentemente, o PSDB ingressou com ação na Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) questionando os poucos anúncios do governo federal em blogs e sítios de reconhecida visibilidade. A ação foi rejeitada, o que não significa que não cumpriu seu objetivo político de intimidar os anunciantes. Até o ministro Gilmar Mendes, do STF, tem atacado a publicidade nos blogs.

Diante desses atentados à liberdade de expressão, o Centro de Estudos Barão de Itararé manifesta a sua total solidariedade aos blogueiros perseguidos e censurados. É preciso denunciar amplamente os que tentam silenciar esta nova forma de comunicação.

É urgente acionar os poderes públicos – governo federal, Congresso Nacional e o próprio Supremo Tribunal Federal – em defesa da blogosfera. É o que faremos, em parceria com as demais entidades da sociedade civil, em especial com o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), requisitando audiências junto ao STF, STJ, TSE, Congresso Nacional e Ministério da Justiça.

Pedimos, ainda, a atenção da Secretaria Especial dos Direitos Humanos para o tema. Liberdade de expressão não é monopólio de meia dúzia de empresários. É um patrimônio do povo brasileiro, garantido na Constituição. A comunicação é um direito básico do ser humano, que precisa ser respeitado.

Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Saul Leblon: Serra deu uma mega-sena por mês à mídia demotucana « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Barão de Itararé: Querem sufocar a blogosfera […]

José X.

Acho que o problema é bem mais grave. Não é apenas o riscos de os blogs sujos serem sufocados, mas sim o risco de uma ditadura judiciária no Brasil, os aristocratas feudais do judiciário mandando e desmandando, dando ordens a torto e a direito, sem haver possibilidade de contestação. Lembrem-se do que o Joaquinzão Barbosa disse, que o STF não deve explicações a ninguém. Isso aí é a senha para a hondurização do Brasil. E o home vai ser o próximo presidente do STF…

Pepe Escobar: Como o Mal se tornou o Bem e agora voltou a ser o Mal « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Barão de Itararé: Querem sufocar a blogosfera […]

Requião: Não me arrependo de ter extinto a publicidade oficial quando governador do Paraná « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Barão de Itararé: Querem sufocar a blogosfera […]

Antonio Marcos

Os golpistas em conjunto com o PIG estão querendo cercear os Blogs sujos…
São os mesmos que apoiaram a ditadura militar, agora querem impor uma ditadura midiática.
Eles não vão conseguir calar a voz da verdade, vamos fazer um #twitaço contra esta articulação anticonstitucional.

José X.

“Pedimos, ainda, a atenção da Secretaria Especial dos Direitos Humanos para o tema. Liberdade de expressão não é monopólio de meia dúzia de empresários. É um patrimônio do povo brasileiro, garantido na Constituição. A comunicação é um direito básico do ser humano, que precisa ser respeitado”

Muito bom, é isso mesmo: “Liberdade de expressão não é monopólio de meia dúzia de empresários.” Tem que bater forte nesta tecla.

Jorge Portugal

Sufoca não!!! A blogosfera está cada vez mais forte. Eu não sabia que metia tanto medo. A blogosfera serve como remédio de memoria, se não fosse a blogosfera, muita coisa passava despercebido, o Noblat que os diga.

Maria Luiza Tonelli

O blogueiro assassinado no RN é Edinaldo Filgueira.
http://www.diariodenatal.com.br/2012/06/08/cidades3_0.php

Leonardo Meireles Câmara

“o blogueiro Gustavo Fruet, do município de Serra do Mel,”. Está certo isso mesmo?

    Lissandro

    o correto é o blogueiro Edinaldo Filgueira da cidade Serra do Mel, assassinado em maio de 2011

Donato: Foco do PT é mostrar o que Serra-Kassab prometeram e não fizeram « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Barão de Itararé: Querem sufocar a blogosfera […]

lulipe

É salutar para a democratização da mídia a existência dos blogs.Apesar disso, nenhum blogueiro ou jornalista tem salvo-conduto para escrever o que quiser, algumas vezes denegrindo a imagem de alguém ou vilipendiando a honra de outro.O direito de procurar a justiça para está previsto na CF, e qualquer um que se sinta atingido por algo que foi dito ou escrito por alguém tem e deve ir atrás de uma responsabilização.Simples assim!!!

    Julio Silveira

    Do outro lado já isso acontece e com pouca ou quase nenhuma objeção.
    Fica barato destruir reputações que depois da morosidade judiciária fica provado injusta. Mas aí o tempo já passou e quase sempre sequer produz retratações. Simplesmente é pagina virada mirando outra vitima ou adversário, movido por simples antipatia de quem se acha no direito de tê-la, mesmo desmotivada.

Moacir Moreira

Pesquisas de mercado sobre eleições devem mesmo ser proibidas pois a única pesquisa válida é aquela resultante das urnas.

Quanto ao resto é preciso coibir apenas os abusos e calúnias.

Elias

O general Juracy Magalhães disse em 1964: O que é bom para os Estados Unidos, é bom para o Brasil. A frase propagada nos anos do golpe, mais tarde revelou-se uma farsa. E por que lembro tal frase? Porque uma coisa boa eles tem lá e nós não temos aqui: a Primeira Emenda. Lá a blogsfera é respeitada pelo simples fato de ser nada mais que liberdade de expressão. Liberdade essa dada a todos e a todas. Não é exclusividade da imprensa, da mídia. É do povo.

Quando esses caipiras vão entender que blog veio para ficar? Não perceberam ainda que blog também é veículo de comunicação? Ali Kamel persegue blogueiros via Justiça. Vergonhoso. E nossa Justiça, ao aceitar denúncia e punir blogueiros, só mostra que está a anos luz da realidade ciberespacial. Tristemente, neste país, tudo leva mais tempo para ser assimilado.

publicar apenas este

Julio Silveira

Infelizmente fora dos discursos governistas de apoio a liberdade de expressão, o que verifica de fato é o completo abandono juridico governamental a defesa da liberdade de expressão como instrumento democratico. Com isso permite a desigualdade no embate feito entre grupos poderosos e sua liberdade exclusiva contra os batalhadores pela liberdade ampla geral e irrestrita, quando deixa para o justicialismo resolver a questão onde o peso financeiro, como sabemos tem relevancia suprema para o lado vitorioso. Com isso, e sua covardia, que se traduz em omissão, dá demonstração inequivoca sobre qual lado de fato apoia, o da mesmice, fora do floreios e garganteios discursais.

Romanelli

ah sim, antes que me esqueça, a BAYER, uma das maiores produtores mundiais de SEMENTES e defensivos agrícolas transgênicos foi a patrocinadora do tal evento

Vinicius Garcia

Natural que seria colocado um contraponto a essa tendência, afinal, ficaria difícil propagar mentiras, calúnias com uma blogosfera constestadora, nesse caso o uso da censura é sempre o meio usado pelo poder.

    FrancoAtirador

    .
    .
    O julgamento do “mensalão” e a cobertura da mídia em debate

    São Paulo – O julgamento do mensalão e a cobertura da mídia serão temas de debate nesta quinta-feira, 13 de setembro, em São Paulo.
    O evento, que iniciará às 19 horas no Centro de Estudos Barão de Itararé, contará com a presença do jornalista e escritor Fernando Morais e de Raimundo Rodrigues Pereira, editor da revista Retrato do Brasil.

    Na atividade, promovida pelo Barão de Itararé e pela Carta Maior, ocorrerá também o lançamento de “A outra tese do mensalão”, novo livro de Raimundo Pereira, escrito em parceria com Antonio Carlos Queiroz e Lia Imanishi e publicado pela Editora Manifesto.

    Por meio de reportagens e com 159 páginas, o livro dá um panorama geral da história do “mensalão”, explorando temas como as disputas eleitorais, escândalos, corrupção e caixa dois desde as primeiras eleições diretas, em 1989 até a CPI do Cachoeira.
    Além disso, A outra tese do mensalão também investiga o financiamento de campanhas tucanas, a CPI do Banestado, os paraísos fiscais, as agências de publicidade, bancos, dívidas e acordos partidários.

    A cobertura da grande mídia sobre o mensalão também é tratada na obra: diversas passagens que não apareceram nos jornais são relembradas pelos autores, evidenciando o papel partidário assumido pelos grandes meios de comunicação brasileiros.
    Este é também o eixo principal do debate do dia 13, que acontece no calor do julgamento do caso.

    As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3159-1585, com Danielle Penha.
    As vagas são limitadas (50).
    A sede do Barão de Itararé está situada à Rua Rego Freitas, 454, conjunto 13, próxima à estação República do metrô.

    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20868

Romanelli

“falsos defensores da liberdade de expressão”

de quem falam, de Nassif por exemplo ?

olha, SEM ofender e nem ferir regras ..sem aviso prévio ..depois de 5 anos colaborando com o BLOG dele (desde o tempo em que ele defendia o governo de SERRA em SP) ..depois de tudo isso, e mais precisamente por eu começar a me “INDISPOR” com as promessas/realizações do governo que hoje o patrocina, eu fui impedido de frequentar e expor meus pensamentos

PIOR, não só impedido como tive todo o acesso e conteúdo de meus escritos DELETADO (fala verdade, isso é ou não é pratica NAZISTA, a tentativa de se ANULAR e apagar a existência de um cidadão ?)

..mais precisamente sai depois de eu ter lhe dirigido uma pergunta (de quem lhe teria bancado duma viagem, palestra e hospedagem) uma após um texto seu (depois da tal viagem) em que ele EXALTAVA os agro-boys de Mato Grosso e Blairo Maggi (nota – no dia seguinte o Estado foi novamente denunciado como se sendo o MAIOR desmatador)

é a tal coisa, se pensa diferente e pode representar ameaça, desafiar versões, com “perguntas impertinentes”, melhor não vir nem aparecer, pensam

afinal, a quem querem enganar ? ..se quer do certo, dê do exemplo ..convenhamos, MUITOS dos “perseguidos” já fizeram parte da CÚPULA do PIG, leu suas cartilhas, e inclusive ajudou a escrever de seus métodos, ou não ?

Respeito é respeito, ética é ética, transparência e amor pela verdade e pelos fatos, ídem ..por isso é importante que TODOS, todos se submetam ao mesmo tipo de regulação, a um da mídia ..a um que garantisse o contraditório, o direito de defesa e de resposta, que EXIGISSE da prova, enfim

aliás, por se falar nele, o que DILMA e LULA fizeram a respeito ?

humm

Deixe seu comentário

Leia também