VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Política

Onde estão os oficiais que interrogaram Dilma na Justiça Militar, em 70?


03/12/2011 - 13h34

Foto inédita mostra Dilma em interrogatório em 1970

Época

A vida quer coragem (Editora Primeiro Plano), do jornalista Ricardo Amaral, chega às livrarias na primeira quinzena de dezembro. A foto abaixo, inédita, está no livro que conta a trajetória de Dilma Rousseff da guerrilha ao Planalto. Amaral, que foi assessor da Casa Civil e da campanha presidencial, desencavou a imagem no processo contra Dilma na Justiça Militar. A foto foi tirada em novembro de 1970, quando a hoje presidente da República tinha 22 anos… ela respondia a um interrogatório na sede da Auditoria Militar do Rio de Janeiro.

A ré Dilma na sede da Auditoria Militar no Rio de Janeiro, em novembro de 1970. Ao fundo, os oficiais que a interrogavam sobre sua participação na luta armada escondem o rosto com a mão (Foto: Reprodução que consta no processo da Justiça Militar)

PS do Viomundo: Neste post, republicamos o texto da revista Época, que afirma com todas as letras:  “A foto foi tirada em novembro de 1970, quando a hoje presidente da República tinha 22 anos. Após 22 dias de tortura, ela respondia a um interrogatório na sede da Auditoria Militar do Rio de Janeiro”.

A informação está incorreta. Em comentário postado no Viomundo hoje, segunda-feira, 5 de dezembro, às 10h17, Fernando Trindade aponta o erro, que, da Época, foi disseminado para outros veículos, inclusive para o Globo On-Line. Nós o resumimos:

Cabe aqui registrar a desonestidade do Globo On-line que neste momento tem a chamada “Livro divulga foto de Dilma após 22 dias de tortura”.

O objetivo  é questionar a tortura sofrida por Dilma, pois a foto mostra uma moça altiva e aparentemente bem após “22 dias de tortura”.

Ocorre que – e o Globo sabe perfeitamente – que (o livro registra isso) a foto é de 10 meses após a prisão e tortura de Dilma e não imediatamente depois.

Ao publicar uma chamada como essa o que o Globo calhordamente quer é fazer coro com os que negam a ignomínia da tortura durante o regime militar, tortura que não só lesionou, como provocou a morte do estudante Stuart Angel, do jornalista Vladimir Herzog, do operário Manoel Fiel Filho, entre tantos outros brasileiros.

Em função disso, eliminamos o trecho referente à ocasião em que foi feita a foto. Nossas sinceras desculpas aos nossos leitores pela transcrição da informação equivocada. Fernando  Trindade, obrigadíssima pelo alerta. É com a ajuda inestimável de vocês leitores que nós, Azenha e eu, Conceição Lemes, construímos diariamente  o conteúdo do Viomundo.

Montagem desta foto, histórica, com a resposta, também histórica, de Dilma à provocação do senador Agripino Maia. Vídeo sugerido por Gerson Carneiro

Leia também:

Urariano Mota: Os perdoados da ditadura

Falta de transparência trai memória das vítimas da ditadura na USP

Urariano Mota: A última mentira do Cabo Anselmo

Túlio Muniz: Comissão da Verdade em campo minado

Carta Maior: A vulgarização da barbárie

Urariano Mota: O Cabo Anselmo, a ditadura, o Roda Viva e a Folha

Manifesto pela Democratização da USP

Caio Toledo: Folha reabilita o ideólogo da ditabranda

Relatório da Secretaria de Direitos Humanos confirma: Reitor da USP votou contra vítimas da ditadura

Ana Paula Salviatti: A ditadura e seus fósseis vivos na USP de 2011

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



231 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Foto inédita de Dilma e a resposta a Agripino Maia em 2008 » Blog da Tatiane Pires

31 de maio de 2015 às 01h19

[…] Blog Viomundo: Foto inédita de Dilma aos 22 anos em interrogatório após 22 dias de tortura […]

Responder

francisco.latorre

11 de dezembro de 2011 às 08h46

onde estão?..

quem não sabe?.. todos sabem.

clube militar. rj.

círculo militar. sp.

..

Responder

Foto inédita de Dilma e a resposta a Agripino Maia em 2008 « tatianeps

07 de dezembro de 2011 às 08h55

[…] Blog Viomundo: Foto inédita de Dilma aos 22 anos em interrogatório após 22 dias de tortura Compartilhe:FacebookEmail Veja também:Mensagem em apoio à iniciativa do Blog da Dilma Post publicado em Blogs e marcada com a tag arquivo, Dilma, ditadura. Link permanente. ← Acesso à internet e direito à comunicação EBC faz balanço dos quatro anos da TV Brasil e propõe debate sobre comunicação pública → […]

Responder

Mário SF Alves

06 de dezembro de 2011 às 13h48

Ao refletir sobre a foto muita coisa pode nos passar pela cabeça. Uma delas é o quanto essa ainda menina, educada em um dos melhores colégios de MG e que podia se dar ao luxo de ter aulas de piano em domicílio, devia entender de verdade sobre o Brasil. Filha de pais cultos, acostumados a enxergar “nosso” País de fora para dentro, quantas e quantas vezes deve ter ouvido observações desconsertantes sobre as contradições vividas entre um Brasil-Todo-Casa-Grande e um Brasil-Todo-Senzala; entre um Brasil fabulosamente rico e outro incompreensivelmente pobre. Lembro-me de um pensamento atribuído a Marx, expresso na contracapa de uma apostila de História do antigo Colégio Nacional que dizia que “a história do homem é a história do trabalho vivida entre senhor e escravo e o que move a história e a contradição entre senhor e escravo”. E quem, vivendo sob tais circunstâncias, ao menos não se indignaria? Ou, não esconderia o rosto e se envergonharia?

Responder

nadiê

05 de dezembro de 2011 às 23h15

Quem vê o rosto de dilma diante dos militares, ainda tão jovenzinha, sente, fundo, que essa mulher não é mesmo de se intimidar por ninguém, quanto mais por um borra-bostas como esse Agripino, que mais parece uma Agripina. Baita sem caráter, sem vergonha. Dá nojo vê-lo ou ouvi-lo. Dá vergonha de ser natalense e ver que o povo do RN prossegue alimentando a oligarquia espúria que vem de décadas e mais décadas.

Responder

Walter Decker

05 de dezembro de 2011 às 19h42

Rapaz, uma única foto da Dilma botou os reaças em polvorosa ! Essa mulher é de fato poderosa. Que diferença de um Serra no poder, por exemplo. Que marasmo… Um presidente que acordaria às 10 da manhã, sem sal, sem carisma algum, enfim, um tucano. Ah, sim ! E vira casaca, ainda por cima. Do que nos livramos…

Responder

José

05 de dezembro de 2011 às 18h45

Vi o mundo "refresca" a memória dos torturadores o que para eles é uma tortura, aliás deveria ser se tivessem consciência… E uma luz para os que não vivenciaram a história daquele tempo obscuro…

Responder

JOSÉ

05 de dezembro de 2011 às 18h29

OLÊ, OLÊ, OLÁ, DILMÁ, DILMÁ….

Responder

lauro oliveira

05 de dezembro de 2011 às 17h53

Porque a comissão da verdade tem que apresentar resultados? para que nossos oficiais das forças armadas não precisem mais esconder seus rostos envergonhados, que os criminosos paguem por seus crimes e não se escondam em nossas instituições , que não lhes pertencem.

Responder

O Maldoror

05 de dezembro de 2011 às 16h42

Que vergonha, hein!….Oficiais da tortura….

Responder

gilmar josé rocha

05 de dezembro de 2011 às 16h01

A nossa Grande Presidenta não fugiu da luta. O PIG odeia quem lutou contra a ditadura. O PIG só gosta da TFP.

Responder

Teco

05 de dezembro de 2011 às 15h54

Agripepino,Heráclito,Serra,FHC,militares da época. Vê se aprendem alguma coisa com essa
reportagem. Para alguns tarde demais. Esse complexo de cair às calcinhas a a cada tapinha
nas costas que os americanos dão já faz parte de suas vidas.

Responder

Roberto Weber

05 de dezembro de 2011 às 15h43

Pois é, Azenha, o nosso Correio do Povo, edição de hoje (05/12/2011), mostra a foto de Dilma mas corta os militares, além de colocar o seguinte texto: "Foto mostra Dilma em interrogatório", e no corpo da reportagem diz: "…depois de passar por 22 dias de tortura.". Ora, a foto é do inquérito e foi feita três anos após os 22 dias de interrogatório e tortura.

Responder

luiz pinheiro

05 de dezembro de 2011 às 15h36

Os juizes militares escondem a identidade pensando: "caraca, como ficamos nós depois que essa torturada menina assumir a presidência da República?"

Responder

Maria José Rêgo

05 de dezembro de 2011 às 15h17

Eu não perguntaria pelos oficiais que interrogaram Dilma, pois estes parecem sentir vergonha do que estão fazendo. Eu perguntaria pelos carrascos que a torturaram.

Responder

luiz pinheiro

05 de dezembro de 2011 às 14h46

Enquanto isso, no Uruguai…
Notícia da Folhaonline (5/11)
O comandante do Exército uruguaio, Pedro Aguerre, rejeitou nesta segunda-feira um suposto "pacto de silêncio" em torno dos crimes da última ditadura, entre 1973 e 1985, e pediu apoio para "delimitar a responsabilidade material" da instituição nos assassinatos cometidos nesse período.
"O Exército Nacional não aceitará, tolerará, nem acobertará homicidas ou delinquentes em suas fileiras", disse Aguerre em um comunicado lido diante da imprensa, depois que na semana passada a análise de restos encontrados em um prédio militar determinou que pertenciam a um professor detido em 1977. Ele morreu vítima de um tiro na cabeça depois de ter sido torturado.

Responder

Marcelo

05 de dezembro de 2011 às 11h49

Eu mandaria esta foto de presente para o coronelzinho safado e presidente da Arena,José Ladrão
Sarney.Se eu fosse a Dilma,daria um chute no traseiro deste senhor e governaria com o povo,não
com esta "base aliada".

Responder

Fernando Trindade

05 de dezembro de 2011 às 10h17

Cabe aqui registrar a desonestidade calhorda do Globo on line que neste momento tem a chamada “Livro divulga foto de Dilma após 22 dias de tortura”.

O objetivo canalha e desonesto do Globo é questionar a tortura sofrida por Dilma, pois a foto mostra uma moça altiva e aparentemente bem após “22 dias de tortura”.

Ocorre que – e o Globo sabe perfeitamente – que ( o livro registra isso) a foto é de 10 meses após a prisão e tortura de Dilma e não imediatamente depois.

E o Globo calhorda sabe perfeitamente também que a ditadura não expunha publicamente os que torturava antes de as sevícias deixarem de ser aparentes.

Enfim, ao publicar uma chamada como essa o que o Globo calhordamente quer é fazer coro com os que negam a ignomínia da tortura durante o regime militar, tortura que não só lesionou como provocou a morte de brasileiros como o estudante Stuart Angel, o jornalista Vladimir Herzog, o operário Manoel Fiel Filho e tantos e tantos outros

Responder

JOSE ANTONIO BATATA

05 de dezembro de 2011 às 07h50

Esta foto representa bem o ano de 1970. O PIG estava debaixo da cama ou fazendo marcha de apoio a ditadura.Depois que a esquerda derrotou a ditadura o PIG vem falar em liberdade de imprensa. Na hora que a imprensa estava calada o PIG estava debaixo da cama.

Responder

José Antonio

05 de dezembro de 2011 às 01h38

Vi esta foto há dois dias, fiquei impressionado com a altivez de Dilma e a covardia dos militares . Triste retrato de uma época sombria.

Responder

Alex Gonçalves

04 de dezembro de 2011 às 19h51

Azenha, o sistema de publicação de posts no seu site é uma benção pra trolls. O cara publica um post provocativo, todo mundo fica alimentando o trol e o post dele sempre fica em primeiro.

MUDA, Azenha, MUDA!

Responder

    Conceição Lemes

    04 de dezembro de 2011 às 19h59

    Alex, mudaremos em breve. Aguarde. abs

    M.S. Romares

    05 de dezembro de 2011 às 00h36

    Eu já comentei aqui que seria bastante facil esse procedimento. Basta botar um mata-burro e pronto.

luiz pinheiro

04 de dezembro de 2011 às 19h39

Vi internauta que de nada sabe questionar as pessoas por darem credibilidade a uma foto publicada por um dos órgãos do PIG. Não leu ele com atenção sequer a primeira linha do post. Não viu tratar-se de foto que está num livro sobre a Dilma, prestes a ser lançado. Após passar muitos anos – e uma campanha eleitoral inteira – no esquecimento, a foto agora será conhecida, não devido à Época, mas devido ao livro do jornalista Ricardo Amaral. A Época publicou-a antes apenas para tirar uma casquinha, apenas para tentar vender mais exemplares, pois o público tradicional elitista da revista é sabidamente diminuto. A única foto que o PIG publicou por si mesmo foi aquela da ficha 3×4 que a Folha recebeu dos torturadores e botou gloriosamente em sua primeira página.

Responder

Julio Silveira

04 de dezembro de 2011 às 17h10

É dificil ter que engolir, no espaço que arduamente se busca construir uma consciencia de cidadania, ler um sujeito que só posso classificar com desclassificado, por ter a desfaçatez de lançar suas aleivosidades rasteiras num assunto de teor tão grave como esse. Ferida ainda aberta na sociedade brasileira.
Essa mediocridade, vejo de vez em quando falar em respeito e se fazer de vitima, pode ser um pobre coitado da alma, mas vitima não é, certas escolhas são feitas no caminiho da vida, triste é quando um adulto escolhe a mediocridade.

Responder

Carlos Eduardo

04 de dezembro de 2011 às 16h05

jornalista Ricardo Amaral…

Se mal (bem) pergunto (pois tenho dúvidas), é o que criou as boates Hippus (era o nome abreviado da época nos cometários dos jovens, eu cheguei a conhecer a de SP), e Studio 54(RJ) no Brasil?

Responder

    Conceição Lemes

    04 de dezembro de 2011 às 16h46

    Carlos, é outro Ricardo Amaral. abs

Horridus Bendegó

04 de dezembro de 2011 às 15h38

Azenha, devíamos registrar a magnitude, o alcance histórico dessa foto e seu valor simbólico!
Para mim, é comparável a foto que imortalizou o olhar eterno do Che Guevara quando as luzes em suas pupilas refletiam a essência pura da dignidade mas genuína!

Responder

nadja rocha

04 de dezembro de 2011 às 14h33

Essa foto me diz que Dilma estaria pensando, vocês verão onde tudo isso vai dá.Aguardem!

Responder

FrancoAtirador

04 de dezembro de 2011 às 14h08

.
.
"Chama a atenção na imagem a expressão dos algozes que faziam o interrogatório.
Ambos escondem a cara como bandidos,
da mesma forma que vemos cotidianamente em casos de prisões na frente de câmeras.
A expressão dos bandidos de então contrasta com o olhar altivo da atual presidente."

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia

Responder

Mário SF Alves

04 de dezembro de 2011 às 13h55

Caros Azenha e Conceição!
Não li nem um terço dos comentários relativos a este Post, mas, com certeza posso lhes dizer em alto e bom som que o Vi O Mundo tá chegando aonde para mim só imaginável em sonhos: uma verdadeira escola de aprendizado político e de des(en)cobrimento da verdade.
Parabéns,
Deste que já se considera um amigo,
Mário SF Alves.

Responder

Ana Giulia Zortea

04 de dezembro de 2011 às 13h51

Nossa, em 1970 nem a minha mãe era nascida, mas eu sei um pouco do que aconteceu naqueles anos lendo e ouvindo muitas pessoas falarem. Mas o que a presidenta falou neste video(sei que foi uma montagem de um discurso recente sobre as imagens da época), mas as palavras dela me emocionaram. Graças a Deus que hoje vivemos em uma democracia.Minha tia, irmã de mina mãe falou que meu avô também chegou a ser preso nesta época de puro horror. Não consigo nem imaginar o que os jovens daquela época passaram para estarmos vivendo os tempos de paz de hoje.Digo paz porque por pior que as coisas sejam tenho certeza que não se compara aqueles dias.Tenho ORGULHO da nossa presidenta e de todos que lutaram naquela época pela liberdade que temos hoje!!!!

Responder

Yarus

04 de dezembro de 2011 às 13h50

A coragem de Agripino Maia só pode ser comparada a do fujão Zé Cerra.

Responder

Domingos

04 de dezembro de 2011 às 13h22

Temos orgulho da nossa presidenta!

Responder

nelson

04 de dezembro de 2011 às 13h15

O colunista da veja RN em seu blog tenta desqualificar a grandeza desta foto,isto mostra o quanto ele é pequeno,sem compromisso com o Brasil e sim com o seu patrão que invade apartamentos,esconde malfeitos dos tucanos paulistas a troco de assinatura da revista,Dilma estamos com você.

Responder

Arlene

04 de dezembro de 2011 às 13h00

Que o Brasil, de fato, passe sua história a limpo. Estamos aguardando e estou pagando para ver. Aí nosso país será realmente uma NAÇÃO!

Responder

Mello

04 de dezembro de 2011 às 12h28

Bezerra da Silva compôs essa em homenagem aos bravos militares brasileiros:

Você com revólver na mão é um bicho feroz (Feroz)
Sem ele anda rebolando e até muda de voz
( Isso aqui…cá pra nós ).
É que a rapazeada não sabe
Quando você entrou em cana
Lavava a roupa da malandragem
E dormia no canto da cama
Hoje está em liberdade
E anda trepado com marra de cão
Eu conheço seu passado na cadeia
Seu negócio é somente pagar sugestão
Olha aí vacilão…
(Refrão)
Simplesmente eu tô dando esse alô
Porque sei que você não é de nada
Quando leva um arroxo dos homens
De bandeja entrega toda rapazeada
Acha bonito ser bicho solto
Mas não tem disposição
Quando entrar em cana novamente
Vai passar lua de mel outra vez na prisão
Olha aí safadão…

Responder

Morvan

04 de dezembro de 2011 às 10h40

Bom dia.

Azenha, Conceição e demais blogueiros, no UOL tem uma passada rápida (no Blog do Fernando Rodrigues) com esta belíssima foto e com uma outra, onde são dados os créditos dos "terroristas", via "O Estado de Minas".

Vale a pena ver e guardar.

Elo de Ligação (UOL, Blog do Fernando Rodrigues): http://uolpolitica.blog.uol.com.br/arch2011-11-27_2011-12-03.html#2011_12-03_12_21_28-9961110-0

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

Responder

Conceição Lemes

04 de dezembro de 2011 às 10h37

Caro Luiz Fortaleza, é justicíssima a sua indignação com o nível dos comentários aprovados no blog do portal UOL. Só que, ao reproduzi-los aqui, estaríamos dando eco àquelas canalhices, permitindo que fossem passadas adiante. Faríamos o jogo dos amantes da ditadura e da direita raivosa. POr isso, não liberamos o teu comentário. Esperamos que vc entenda. abs e boa sorte

Responder

    Luiz Fortaleza

    04 de dezembro de 2011 às 12h06

    Ok, SEM PROBLEMAS… pelos menos, vc tomou conhecimento…

CLÁUDIO LUIZ PESSUTI

04 de dezembro de 2011 às 09h59

Gostaria de saber onde está o comentário do sr.Gerson Carneiro, em que ele chamou de covarde o cara(a cara não se sabe) que defendeu os militares , e assina com o nome de EUNÂOSABIA.Ele, Gerson Carneiro , chamou o cara de covarde por não se identificar.Eu comentei a postagem de que vários "top comentaristas" aqui fazem a mesma coisa e ninguém fala nada, pelo contrário, ganham "joinhas" aos borbotões e questionei se os mesmos não seriam covardes também.E que se houvesse coerência, ele teria que chama-los de covardes também.SUMIRAM com o post do Gerson Carneiro e o meu também.Isto foi um "erro" ou outra coisa hein????Já pensou se ocorre isto num blog do PIG?Direito a post com 200 comentários falando da censura do "PIG"…

Responder

    Conceição Lemes

    04 de dezembro de 2011 às 10h27

    Sumiram???! Vc não está acessando este comentário especifcamente ou todos deste post? Verifique, por favor. Não deletamos nenhum comentário seu nem do Gerson, Cláudio. abs

    CLÁUDIO LUIZ PESSUTI

    04 de dezembro de 2011 às 11h40

    Ok , verificarei novamente…

    CLÁUDIO LUIZ PESSUTI

    04 de dezembro de 2011 às 11h48

    Tem razão Conceição , o comentário estava oculto em respostas em série.Me desculpe.

    P Pereira

    04 de dezembro de 2011 às 16h56

    Não consegue nem fazer a leitura dos comentários, mas mesmo assim quer interferir no blog. Haja paciência…

Jorge Nunes

04 de dezembro de 2011 às 09h27

Todos ali sabiam que o regime estava errado. Mas ainda que o exército levaria a culta e não os mentores civis. O golpe de Estado brasileiro foi uma articulação civil da elite brasileira usando o exército. Na queda do regime os civis saíram fora. E só os militares ficaram como os responsáveis.

Pela constituição de 1946, que deveriam defender os militares eram abertamente criminosos.

Responder

E S Fernandes

04 de dezembro de 2011 às 08h22

Me orgulho de ter votado nela. E o farei de novo.
Porém, entre 70 e 11 há muitos anos.
Metade da esquerda, a partir de 89, pulou para a direita: todos os caciques do PSDB, por exemplo.
A outra metade da esquerda relativizou-se tanto, a partir da mesma data, que fico na corda bamba diante de práticas e discursos de gente que os tenho, ainda, como companheiros: é só lembrar do PT, por exemplo.

Responder

    SILOÉ-RJ

    04 de dezembro de 2011 às 12h57

    Os que debandaram não eram de esquerda, eram aproveitadores da situação, que estava em alta naquele momento.
    Como considero política uma guerra constante, há que se ficar muito atento as estratégias dos dois lados.

Julio_De_Bem

04 de dezembro de 2011 às 05h22

É a foto política do ano de 2011. reparem na segurança dela, aos 22 anos de idade na "roda viva" com militares covardes que não tem nem coragem de mostrar o rosto. Duvido que você aí, se tem amor pelo pais, qndo viu essa foto não sentiu aquela coceirinha boa no coração de orgulho de ter essa mulher como presidenta.

Responder

    Archibaldo S. Braga

    04 de dezembro de 2011 às 08h45

    Julio, permita-me, faço meu o teu escrito!!! Braga

    El Cid

    04 de dezembro de 2011 às 17h03

    endosso !!

    Julio_De_Bem

    04 de dezembro de 2011 às 19h09

    Agora, duvido que esta foto apareca na retrospectiva 2011 da Veja, hoho.

gabriela fernanda

04 de dezembro de 2011 às 04h45

É assim que os paulistas deveriam olhar os gringos e não pagar pau como a paulistada faz!!!

Responder

Fábio

04 de dezembro de 2011 às 01h24

A foto,chegou à internet ontem por artes do pessoal da Época. Que a colocou logo ao início de uma longa matéria na revista.Matéria onde há pérolas,como essa foto e lagartos,como uma "afirmação" de um tal historiador,de uma tal organização de esquerda,informando que o COLINA,grupo político a que Dilma pertenceu antes de ser presa, aos dezenove anos, era "terrorista".
Ah! bom! Aí está a edificante finalidade dessa matéria.Fazer essa revelação bombástica.A qual ninguém dá a menor atenção, porque todos nós já sabemos quem é que gosta de implodir Torres Gêmeas,para depois botar a culpa nos povos árabes, para em seguida praticar genocídios contra os povos árabes.E por aí vai.
Enfim, graças a Deus uma jovem mulher,alguém de fibra, inteligência e caráter ousou dizer com todas as letras o que pensa.Doessem os músculos,ardessem as feridas do corpo e da alma,feitas pela tortura,mostrassem seus olhos tanta tristeza,suas mãos se punham como em oração e ela falou o que pensava.Está tudo lá no processo.Quem teria essa coragem?
Viva a nossa Terrorista,aquela que aterroriza os hipócritas sacripantas,que preparam essa matéria maliciosa,puro veneno,achando que vão botar a OTAN com seus drones jogando bomba em cima da gente.
E tudo que conseguem é fazer essa lindíssima e expressiva foto da nossa Dilma queridíssima, lindíssima, inteligentíssima rodar o mundo.
Esse pessoal da Época,vai ver, é um bando de comunistas gozadores! Nunca dantes neste país se fez uma promoção tão bem feita de uma terrorista, marxista-leninista.
Longa vida para nossa querida terrorista.
Vale assistir: http://www.youtube.com/watch?v=x1z3BKWUEEo

Responder

    luciana

    04 de dezembro de 2011 às 10h28

    Mas, graças a eles o feitiço virou contra o feiticeiro. Até quem não é a favor se impactou.

Almir

04 de dezembro de 2011 às 00h48

Essa foto está "bombando na internet. Vai se tornar tão ou mais famosa do que aquela do Che Guevara. Os neobabacões morrem de inveja porque os líderes deles não conseguem nqdqa parecido. Também pudera, o imaginário popular não vai idolatrar capachos, covardes e traidores, né?

Responder

Gerson Carneiro

04 de dezembro de 2011 às 00h29

Tomou, *Agripino Maia?

*cujo suplente (e arrecadador de campanha do José Serra) está no xilindró por corrupção.

[youtube 7r3nVbYa138 http://www.youtube.com/watch?v=7r3nVbYa138 youtube]

Responder

    helio

    04 de dezembro de 2011 às 11h09

    #orgulhominhapresidenta

Yarus

04 de dezembro de 2011 às 00h24

"A foto não precisa de mais nenhuma palavra, a não ser daquela a quem ela retrata."
FERNANDO BRITO, TIJOLAÇO.[youtube HBsdTiLsPow&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=HBsdTiLsPow&feature=player_embedded youtube]

Responder

CLÁUDIO LUIZ PESSUTI

04 de dezembro de 2011 às 00h22

Quando eu questionei isso de um monte de gente aqui me deram um monte de negativos, agoram ficam chamando os milicos de covardes , pergunto , e vocês que também não tem coragem de se apresentar aqui de peito aberto, com seus próprios nomes e ficam aí ,a trás de apelidos e fotos de outras pessoas se manifestando aqui??Se forem coerentes , terão que se assumir covardes também.E sem desculpinha de que o "Azenha e a Conceição sabem quem eu sou" pois vale o mesmo para a milicaiada aí em cima, lá naquele ambiente também sabiam que eles eram.Nossa, é impressionante a falta de coerência e os tais "dois pesos e duas medidas " das pessoas.

Responder

    Horridus Bendegó

    04 de dezembro de 2011 às 15h58

    Eu não mostro o peito aqui aberto para ninguém, mas gostaria de encontrá-lo, só nós dois, para conhecermos um ao outro. cara à cara.
    Só marcar local, dia e hora.

    P Pereira

    04 de dezembro de 2011 às 16h39

    "Falta de coerência" é a sua ao comparar simples comentaristas com agentes de um estado ditatorial.

CLÁUDIO LUIZ PESSUTI

04 de dezembro de 2011 às 00h22

Hahaha, é hilário ver pessoas aqui que não tem coragem de botar o próprio nome nas postagens, isto porque são da "turminha" do blog, "top comentarista", ficar criticando os milicos lá por não mostrarem a cara"!Os caras postam aqui com apelidos, não se identificam e criticam os milicos por esconderem a cara!Agora estamos na democracia, os caras postam aqui elogiando o governo , invariavelmente , e , mesmo assim, não botam a cara pra bater!!Aí ficam elogiando a Dilma pela coragem, ora imitem ela que vocês tanto gostam, porque vocês não postam com os nomes completos??

Responder

    SILOÉ-RJ

    04 de dezembro de 2011 às 02h01

    Você tá parecendo o Inquiridor da SANTA INQUISIÇÃO fazendo caça as bruxas, QUAL É A TUA,CARA???
    Aqui não é concurso de beleza para se mostrar o rosto e ou o corpo, se fosse eu ganharia em disparada!!!
    Também não é agência de empregos para fornecermos curriculum vitae. É tão somente, um debate de idéias e opiniões, que não precisam de identificação púbica. Faz quem quer.
    Pelo visto, você é, não sei com que enterêsse, um CAÇADOR DE IDENTIDADES, pouco se importando com os debates, não é ??? Que pena!!! Mas…
    Se você fosse um CAÇADOR DE TALENTOS!!! … Aí!!!…
    Com certeza eu me identificaria.

    SILOÉ-RJ

    04 de dezembro de 2011 às 13h41

    QUAL É A TUA CARA???
    QUAL É A TUA, CARA???
    Pra mim ambas não fazem diferença, mas só uma perguntinha básica!!!
    Porque que tanto ENTERÊSSE em nossas indentificações, tá montando algum dossiê???
    Ai que mêdo!!!!
    Aqui não é concurso de beleza para se mostrar o rosto, se fosse eu ganharia em disparaaaaada, ha!! ha!!
    Também não é agencia de empregos para fornecermos "curriculum virae".
    Aqui é um espaço democrático para debate de pensamentos e idéias, indepedente de quem emite, uma verdadeira aula de conhecimentos,que pelo visto não é a sua praia.
    Então: Vai procurar sua turma "CAÇADOR DE IDENTIDADES"

Henry

04 de dezembro de 2011 às 00h05

A postura firme de quem está ao lado da verdade e não teme a repressão e das forças do mal!
Parabéns a nossa Presidenta Dilma! Registro histórico que revela bem o caráter dos militares ou melhor das mulas de botas que reprimiam e cometiam crimes com a cobertura e apoio do PIG e da elite tupiniquim arcaica e atrasada!

Responder

Polengo

03 de dezembro de 2011 às 23h39

Porque será que o serra não utilizou essa foto como propaganda quando tentou pateticamente ser presidente?
Ele podia ter utilizado seu panfleto do otavinho, junto com a ficha falsa.
'Podia até por a legenda: "Lá no fundo é nóis".

Oh, dúvida cruel.

Responder

Alexei_Alves

03 de dezembro de 2011 às 23h21

Uma foto para a história

… para as camisetas

… para as paredes

… para as consciências

… para que jamais esqueçamos

Responder

Eduardo Raio X

03 de dezembro de 2011 às 22h56

Todos os militares que participaram da ditadura era pau mandado dos EUA, e quando a mesma foi perdendo força tentaram de todo modo permanecer no poder com seus filhotes Sarney e Cia. E para variar usaram a
porta dos fundos para cair fora. Mas deixaram como recordação de suas passagem pelo poder uma dívida de
US$ 130.000.000.000,00 de dólares de presente para o povo brasileiro pagar.

Responder

Dinha

03 de dezembro de 2011 às 22h41

Cada vez mais me orgulho de ter votado nela!

Responder

Paulo Oliveira

03 de dezembro de 2011 às 22h29

Covardes!

Responder

Morvan

03 de dezembro de 2011 às 22h28

Boa noite.

Azenha, Conceição, quem detém os direitos sobre esta belíssima foto? Poderia ser motivo em uma camiseta. Ficaria supimpa, além da propaganda viral ideológica.
A Presidente está super!
Nota 1000.

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

Responder

    FrancoAtirador

    04 de dezembro de 2011 às 02h08

    .
    .
    Caríssimo Morvan.

    Esta foto pertence ao Povo Brasileiro.

    Fique à vontade.
    .
    .

    Morvan

    04 de dezembro de 2011 às 10h20

    Bom dia.

    Camarada FrancoAtirador, nem te preciso perguntar se apreciaste a foto. Já a tens como Avatar.
    Bacana.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

    helio

    04 de dezembro de 2011 às 11h10

    Eu quero uma camiseta com essa foto e meus irmaos e primos também, falta saber onde encontrar…

    Morvan

    04 de dezembro de 2011 às 11h52

    Bom dia.
    Helio, a ideia tá lançada. Quem trabalha com "Silk Screen", por exemplo, seria uma boa.
    O próprio PT poderia gerar camisetas e vendê-las.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

    Conceição Lemes

    04 de dezembro de 2011 às 12h16

    Morvan, o Ricardo Amaral é quem deve saber. abs

    Morvan

    05 de dezembro de 2011 às 10h42

    Bom dia.

    Obrigado, Conceição.

    Espero que alguém lance mão da ideia de reproduzir material sobre esta bela e feliz foto.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

Morvan

03 de dezembro de 2011 às 22h23

Boa noite.
Algumas coisas são, para nós humanos, definidoras da nossa própria personalidade. No artigo do Rodrigo Viana sobre a troca de âncoras femininos no teleporquismo da Göebbelas (https://www.viomundo.com.br/voce-escreve/rodrigo-vianna-um-bom-emprego-na-siberia.html), o postante Paulo P. indicou o elo, link de ligação para a cobertura a esta fotorreportagem, no Conversa Afiada, e eu postei o seguinte comentário, aqui mesmo, no VOM:

"… Dilma está com um olhar circunspecto, sério, altivo. Linda, em todos os sentidos.

Amável, honorável Presidente Dilma. Vida longa e próspera. Viva o nosso país. Mais saúde ainda para ela e para o timoneiro Lula…".

Quer dizer, Dilma não perdeu aquele olhar altivo, grave, reto. Esta foto precisava ser resgatada, pois é parte muito importante da história deste país.
Quanto aos verdugos, ninguém lhes precisa ver as faces. Eles não as têm. São serviçais do crime contra o país. Têm mais é que cobrir a face, mesmo…

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

Responder

JOSE ANTONIO BATATA

03 de dezembro de 2011 às 22h22

Os covardes estão escondendo o rosto. A comandante DILMA sempre foi uma vencedora. Dilma derrotou a ditadura aos 22 anos de idade. Esta foto representa BEM o ano de 1970. O PIG ainda defende os torturadores.

Responder

    Morvan

    04 de dezembro de 2011 às 09h37

    Bom dia.

    JOSE ANTONIO BATATA, o PIG é os torturadores. Não se esqueça de que há veículos (de mídia) que emprestavam veículos (carros, utilitários) para os trabalhos de "obtenção da verdade" ou de "desova". E há os que cresceram ante o medo do povo brasileiro e "vantagens" do pessoal dos porões, como a PIG-mor, a Göebbels.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

flavio cunha

03 de dezembro de 2011 às 22h21

O idiota lá do início não é banqueiro nem empresário, é apenas um acéfalo.

Responder

Saulo Machado

03 de dezembro de 2011 às 21h53

Oficiais escondem os rostos… ué, mas esses não eram os heróis contra a "ameaça" comunista??
Herói tem vergonha do que faz?

Geralmente vejo essas cenas (cobrindo o rosto) em colunas policiais. Traficantes, assassinos, estupradores… (torturadores?)

Responder

assalariado.

03 de dezembro de 2011 às 21h51

As FFAA são os braços armados da ditadura do capital, sempre impuseram e se impõe através da força, da repressão e das armas, quando esta dominação/ exploração esta perigando. A qual as elites do capital, insistem em dizer que a sociedade/ Estado, comandada pela burguesia, é sinonimo de democracia. Repouso ideológico e o cemitério das mentes colonizadas pelo capital e seus cavalos de troia, via Estado. Afinal de contas, é necessário manter a ordem, a ordem capitalista/ deus mercado. Aqueles que se atrevem sair do vaso sanitário cerebral imposto pela burguesia industrial/ financeira, acaba sofrendo nas mãos de quem é pago para fazer o serviço sujo da qual as elites sempre estão e estarão por detrás, para manter a exploração e a subtração da MAIS VALIA, sobre os assalariados e a sociedade em geral.

Saudações, rumo a derrocada do capital!

Responder

Marat

03 de dezembro de 2011 às 21h31

Essa foto mostra bem como se dá a dinâmica de certas pessoas: Quem é arrogante, truculento, mentiroso, assassino, trapaceiro etc., não resiste ao tempo, muito menos às verdades, mesmo que queiram encobrí-las. Por outro lado, Dilma sabia que estava do lado da razão, da verdade e da libertação!

Responder

Luiz Virgulino

03 de dezembro de 2011 às 21h17

Uma foto que merece análise. Presença inabalável. Uma mulher digna de estar onde está! Uma força imensurável!

Responder

marcelo sant'anna

03 de dezembro de 2011 às 21h16

O que esses escodem é o fato de terem apoiado uma ação contra a constituição, os militares, a elite brasileira, os meios de comunicação rasfaram a carta magna com o que aconteceu em 64.

Responder

Zuleica Jorgensen

03 de dezembro de 2011 às 20h56

Dilma olha para afrente. Os outros se escondem da História!

Responder

Claidisson

03 de dezembro de 2011 às 20h29

Essa foto mostra bem como deve ter sido terrível a tortura sofrida pela valente atual presidente. Nem sequer um arranhão!

Responder

    P Pereira

    03 de dezembro de 2011 às 22h15

    Comentário abjeto, suscitado pela postagem incompleta.
    ".Dilma foi levada à Justiça Militar em novembro de 1970, dez meses depois de ter sido presa e submetida a 22 dias de tortura."

    Aline C Pavia

    04 de dezembro de 2011 às 00h09

    Dá uma olhada na foto do Herzog enforcado em uma janela de 1 metro de altura e nos conte depois o que vê.

    SILOÉ-RJ

    04 de dezembro de 2011 às 12h41

    Claro!!!
    Pau- de- arara, choques, e porradas na sola do pé, não deixam marcas visíveis.
    Enfiar a cabeça dos torturados em latões d'agua, até perderem o fôlego, e ler comentários idiotas… Também não!!!!

    Mello

    04 de dezembro de 2011 às 12h53

    Essa também vai prá você:

    "Você com revólver na mão é um bicho feroz (Feroz)
    Sem ele anda rebolando e até muda de voz "

Aline

03 de dezembro de 2011 às 20h21

Fortíssima a foto da Dilma sendo inquirida pela ditadura que foi divulgada ontem.
Vale por infinitas palavras.
Essa foto surgiu no momento certo e já está rodando o mundo.Acabo de vê-la mostrada e comentada na Telesurtv da Venezuela e já rola no site da reunião da CELAC,em Caracas, onde se encontram os presidentes de trinta e três países da América Latina.
Divulgada ontem, já está com 12.000 entradas no Google.
Mas que maravilha!
Viva a nossa Presidenta!
Olha a montagem genial que já fizeram: http://www.youtube.com/watch?v=HBsdTiLsPow&fe

Responder

    FrancoAtirador

    04 de dezembro de 2011 às 01h09

    Dilma Rousseff respondendo à pergunta irônica do senador Agripino Maia,
    cujo partido (ARENA/PDS/PFL/DEM) serviu de apoio à ditadura militar.

    A música de fundo é "Cálice", cantada por Chico Buarque e Milton Nascimento.
    [youtube HBsdTiLsPow http://www.youtube.com/watch?v=HBsdTiLsPow youtube]

SILOÉ-RJ

03 de dezembro de 2011 às 19h11

São tão covardes!!! Que até diante de uma vítima indefesa, não têm coragem de mostrar o rosto.

Responder

SILOÉ-RJ

03 de dezembro de 2011 às 18h55

Agora é a hora de pelo menos revelar QUEM SÃO ELES??? os FACISTAS e IDIOTAS que lhes serviram.
TODOS que embarcaram no papinho chinfrim de COMUNISMO, como se brasileiro tivesse vocação para isso, e se tranformaram nos mais ferozes defensores do colonialismo estadunidense. O que fazem até hoje.
Claro que existia os simpatizantes da causa comunista, mas era uma minoria insgnificante, que só se tornou expressiva, porque ESSA MÍDIA DECRÉPITA E CORRUPTA e a DIREITA ENTREGISTA, para justificar o GOLPE, assim o quis.
Só porque João Goular visitou a CHINA COMUNISTA para transações comerciais, essas que o mundo todo faz hoje, os VENDILHÕES DA PÁTRIA, convenceram os MILITARES a entrarem nessa canoa furada que depôs um PRESIDENTE QUERIDO E ELEITO PELO POVO
O que rendeu ao BRASIL e aos BRASILEIROS mais de 50 anos de RETROCESSO.

Responder

Bernardo F Costa

03 de dezembro de 2011 às 18h43

É curioso ver que as "autoridades" se escondem, mas já a tal "criminosa" olha para todos como se não devesse nada a ninguém. Retratos de uma época.

Responder

Ozeias Laurentino

03 de dezembro de 2011 às 18h25

Medo de ditadura comunista, comunista come criancinha, vai dividir seu barracão, não vão deixar as pessoas irem as igrejas, vam matar os velhinhos, com esses argumentos de medo jogaram o BRASIL no atraso, sem nemhum projeto de nação, ainda por cima tinham medo ou vergonha do que faziam, são essas pessoas que dirigiam o país. Essa materia é apenas uma pequena parte dos horrores que essa mídia apoiou e, agora como forma de se dizer democratica e, pros '' Eu não sabias '' da vida se regozijar. Pois se o Supremo, tivesse respeitado a Constituição essas mídia golpista ia pra cadeia. Aparecida de Goiânia.

Responder

Alex Gonçalves

03 de dezembro de 2011 às 18h11

Que foto impressionante! É para entrar pra história! Dilma corajosa e altiva, e os militares escondendo o rosto!

Responder

EUNAOSABIA

03 de dezembro de 2011 às 18h07

Fiz vários comentários, dei várias respostas, mas somente dois foram publicados.

É isso aí.

Fui.

Tem muito valente do teclado por aí…

Chapeludo… já saquei a tua faz tempo velho.

Responder

    Kid Prado

    03 de dezembro de 2011 às 21h21

    Oba! Aquela "simpatia" de colocar uma vassoura atrás da porta deu certo! O antigo ignorante (confesso) picou a mula e foi receber os trocados por linha escrita em sua tarefa de "troll". Este cara às vezes me irrita, mas quando para para pensar calmamente eu tenho é dó! Será que tem cura?

    El Cid

    04 de dezembro de 2011 às 17h09

    "Pode-se ser cruel ao perdoar e misericordioso ao castigar". Santo Agostinho.

ma.rosa

03 de dezembro de 2011 às 17h59

mesmo escondendo os ROSTOS ve-se a CARA da DITADURA: covarde, mentirosa, infame e canalha. salve Dilma, corajosa e guerreira!!!

Responder

FrancoAtirador

03 de dezembro de 2011 às 17h57

.
.
Síntese irretocável do Fábio P. R.:

ALTIVEZ x COVARDIA
.
.

Responder

    SILOÉ-RJ

    04 de dezembro de 2011 às 16h06

    Adorei a substituição da foto, mas cuidado com o "caçador de identidade", ele está querendo arrancar o nosso fígado!!!

Palmas

03 de dezembro de 2011 às 17h44

Será que o PIG vai cobrir o lançamento do livro do Ricardo Amaral?. Quero ver o homer Bonner sem sua fiel escudeira dando essa notícia.Globo e você tudo a ver.DITADURA NUNCA MAIS. Porém essa democracia plutocrática precisa ser revista neste país.

Responder

Gerson Carneiro

03 de dezembro de 2011 às 17h41

Quem é o jovem hoje em dia que tem a coragem, idealismo, e a determinação dessa moça?

Daí fica um monte de babaca vestindo máscara de personagem inglês, segurando vassoura comprada por ONG duvidosa, achando que está fazendo história.

Responder

Aracy_

03 de dezembro de 2011 às 17h40

Cabe à Presidenta Dilma escrever a legenda dessa foto histórica, nominando seus interrogadores e fazendo com que a Comissão da Verdade promova justiça e puna os torturadores e assassinos. Não adianta esconder o rosto diante da verdade.

Responder

Reg

03 de dezembro de 2011 às 17h25

Muita luta ainda pela frente.
Uma jovem diante do poder, que caiu de podre ao defender torturadores.
Dilma mostra sua face com a altivez que só à juventude é permitido; na mesma foto que provoca vergonha aos julgadores, provavelmente pressionados pela ditadura para condená-la.
A ditadura de hoje é a dos meios de comunicação, que também está ruindo, com seus jornalistas plantados ali para incitarem a discórdia, a mentira, aos brasileiros, pressionando o judiciário, descaradamente.
É constrangedor alguém ser inquirido com argumentos como "saiu na mírdia".
Saiu no lixo, na ditadura número dois.

Responder

monge scéptico

03 de dezembro de 2011 às 17h23

Escondidos sob o peso da consciência, exatamente como fazem na foto……………………………………..

Responder

Antonio Silva

03 de dezembro de 2011 às 17h13

E vocês ainda não perceberam que a Época (e outros veículos do PIG) tem muitos outros materiais recolhidos nos porões dos ditadores (inclusive indenditicando estes juízes de botina) ? .

Depois desta foto, aguardem inúmeras outras fotos (muitas forjadas) que os veículos do PIG lançarão com o intuito de desqualificar a esquerda .
O PIG tem pressa, tudo isto tem que vir a público antes do início dos trabalhos da " Comissão da Verdade" .

Responder

krigger

03 de dezembro de 2011 às 17h03

Vergonha para as forças armadas.

Responder

    Aline C Pavia

    04 de dezembro de 2011 às 00h16

    Vide aquele rapaz que foi estuprado por 4 colegas no quartel, no RS.
    O Inquérito Policial Militar concluiu que ele não foi vítima. Ele é réu.
    O que dizer de uma categoria que elege Bolsonaro?
    Renato Russo é que sabia das coisas.
    "Não protejo general de 10 estrelas que fica atrás da mesa com o C* na mão"
    Meu vinil tem o "piii" nessa hora.

    P Pereira

    04 de dezembro de 2011 às 17h04

    Quem acredita em IPM ? O Elio Gaspari?
    Quem não se lembra das bombas que explodiram no Riocentro?

Marco

03 de dezembro de 2011 às 16h34

Essa foto é antológica e EXPLICA tudo. Não preciso comentar nada.

Responder

CLÁUDIO LUIZ PESSUTI

03 de dezembro de 2011 às 16h33

Não haverá confrontação de interesses poderosos, os que ficam aqui criticando a Globo , esqueçam, se bobear o governo e a Globo, já já, vão começar a andar de bracinhos dados, vide o medo que a Globo tem das teles(Franklin Martins já comentou isso).Não haverá bola dividida no governo do PT, tudo com a desculpa da tal "correlação de forças".É assim que funciona a cabecinha desse pessoal , pois o PT não é diferente dos outros partidos:chegou lá e lá quer ficar!!

Responder

CLÁUDIO LUIZ PESSUTI

03 de dezembro de 2011 às 16h33

Faço uma nova pergunta: a Dilma quer saber isso que o blog questiona?Aí é que está o ponto nevrálgico:o governo atual , da Dilma , não quer saber nada disso.Pelo contrário, taí a comissão de meia tigela da verdade que foi aprovada, com a benção da Dilma, pra provar.Eu adoraria ver este pessoal na cadeia , julgado e condenado.Mas o grupo político que está aí no poder não está NEM AÍ, com este assunto.É isto que é o triste do PT no poder:jogaram tudo o resto para o ar, agora, a única coisa que os move é PAC, geração de empregos, desenvolvimento, classe C, transformar o Brasil num país de classe média e PONTO FINAL.Não haverá avanços em direitos sociais , nem em distribuição de renda, que será feita somente em função do aumento do tamanho das migalhas que caem da mesa dos mais ricos, estes sim, cada vez mais ricos, vide o lucro dos bancos neste e nos anos passados.

Responder

Dira Faria

03 de dezembro de 2011 às 16h33

Grande lance mercadológico esse de Ricardo Amaral!!! "A vida quer coragem" vai vender adoidado! Mas…até onde vai o seu relato? Ele foi acessor da casa civil de que governo????????????

Responder

Eugenio L da Costa

03 de dezembro de 2011 às 16h16

Claro que não é dificil identificar esses oficiais da Auditoria Militar do Rio, com a fota da época da para fazer uma colagem e identificê-los, mas os mais importantes são as fotos dos torturadores de outros brasileiros que foram morte. É preciso saber qual o torturador que torturou os que estão desaparecidos.

Responder

Lucas Villa

03 de dezembro de 2011 às 16h05

Eu fico vendo essa foto e me pergunto: quantos julgamentos houveram em CUBA ou na URSS?

Responder

    JoseIvan

    03 de dezembro de 2011 às 16h18

    Sr. Lucas Villa,
    Nos interessam os(as) brasileiros(as). Impunes, arrogantes e acobertados pela mídia golpista eles estão entre nós que fomos torturados ou perdemos nossos entes. Temos que esclarecer a verdade que nos afeta.
    Quanto a CUBA, URSS e outros que o sr não menciona: EUA, Reino Unido, França…o tempo deles dirá um dia sobre os julgamentos deles. A nossa presidenta demonstrou a mesma altivez dos últimos 41 anos desde o cárcere até a CELAC de hoje. Os torturadores dela estão rindo de nós numa praia paulista.

    José Ivan Mayer de Aquino-Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

    SILOÉ-RJ

    03 de dezembro de 2011 às 20h41

    É isso aí Ivan!!! Tudo o que eles sabem leram no PIG. Daí… tamanha idiotice.

    ana

    03 de dezembro de 2011 às 16h35

    então, vai estudar e descubra. mas se você fosse alguém preocupado mesmo com as ditaduras, estaria interessado em saber o que aconteceu aqui.

    Carlos Morales

    03 de dezembro de 2011 às 17h17

    Houveram? Nenhum!! Houve.
    Você pensa como escreve. Errado.

    antonio

    03 de dezembro de 2011 às 17h26

    Reaça,

    Ao invés de nos aprofundarmos na verificação e esclarecimento dos repressores da ditadura, temos que ficar nos defrontando com essa onda rasteira de reacionarios que está surgindo como produto do poder neoliberal, ufa.
    Mas vale a pena esclarecer, talvez algumas almas perdidas consiga se salvar e criar uma consciência um pouco mais crítica e humana.
    A questão que vc coloca é uma desculpa se 2 categoria, será que não consegue enxergar o que está vendo?
    A pior coisa é quando tentamos justificar uma ditadura com outra?
    A propósito, apesar da pequena ilha estar há mais de 50 anos isolada pelos usa e seus cupinxas o sindices de educação e saúde é dedar inveja aos usa eoutros súditos.
    O resto é contrapropaganda é óbvio, ou vcacha que a imprensa iria publicar notícias insentas de interesses mercantis?

    Osmar

    03 de dezembro de 2011 às 17h34

    Que pergunta idiota! Quantos julgamentos houveram na Nova Zelândia? Em Botswana? No Caribe? Em Macau? Em Zagreb? Em São Pedro dos Quatro Marcos? Em Araripina? Em São José da Anta Perdida?

    pinheiro

    11 de janeiro de 2012 às 18h27

    meu caro Osmar, tua indignação me provocou uma curiosidade: onde fica esta tal de "São José da Anta Perdida"??

    Aline C Pavia

    04 de dezembro de 2011 às 00h11

    Lucas outro trolha que nos honra com sua "presença" e "lucidez", vc prefere Guantánamo?
    Gostou da guerra do Vietnã?

    Vocês pararam na década de 60.

    Acorde. Ainda é tempo.

    Samyra

    05 de dezembro de 2011 às 11h09

    Sem dúvida muitos.
    Mas aqui ou lá, não se justificam. Tenho certeza que essa brava mulher se oporia ferozmente a qualquer forma de tortura pra justificar ou defender ideais.
    Já não sei se posso dizer o mesmo de "pessoas de bem" que, na defesa de outras "pessoas de bem", legalizam a barbárie como forma de legitimar seus medos e incômodos com os indesejáveis.

    O-Chris-Almeida-BH

    05 de dezembro de 2011 às 11h28

    Não alimentem os trolls, grato.

    luiz pinheiro

    05 de dezembro de 2011 às 14h43

    Quem alimenta é o blog, que abre com ele os comentários.

    luiz pinheiro

    05 de dezembro de 2011 às 11h46

    Não existe a palavra "houveram", Lucas, a conjugação correta é "houve". Se voce tivesse o hábito da leitura saberia disso. Por que voce pergunta só por Cuba e URSS, e não pelos Estados Unidos, pela Argentina, pela Colombia, pelo Chile, pelo Mexico, pela Guatemala, pelo Brasil? Voce parece ser do time que acha que violação de direitos humanos é coisa de comunista, quando muito ao contrário nós os vemos ser violados todos os dias pelas potências ocidentais, a começar pelos Estados Unidos, e por seus governos subalternos, como é o caso, aqui perto de nós, da Colombia, onde fossas com ossadas de vítimas de execuções extra-judiciais cometidas pelo paramilitarismo institucionalizado são achadas todos os meses.

    pinheiro

    11 de janeiro de 2012 às 18h33

    lamento te informar, que a palavra "houveram" existe sim. Nao se aplica no caso, mas existe sim.quanto a conjugacao correta e "houve", como terceira pessoa do singular, somente quando este "houve" exprimir sentido de existencia. quanto a conjugacao, "houveram" como " houve" ambas estao corretamente conjugadas… fazem parte do mesmo tempo verbal. uma e singular e a outra plural.

    Patricio

    05 de dezembro de 2011 às 22h17

    Você quis dizer Guantânamo?

Almir

03 de dezembro de 2011 às 16h05

Essse militares formados em West Point, levavam mijadas na cara, aplicadas pelos sargentões americanos. Daí que "descontavam" nos priosineiros aqui no Brasil. Covardões.

Responder

    EUNAOSABIA

    03 de dezembro de 2011 às 16h29

    Ei velho, procure se informar, não eram eles que nos treinavam, eles é que vinham aqui aprender com a gente.

    Nossa Escola de sargentos é uma das melhores do mundo, a AMAN, não deve nada a ninguém, nossos Comandos e Forças Especiais vão lá e ganham tudo em competição e nosso curso de operações na selva faz o "Julge Expert" deles (já ouviu falar no Jungle Expert??? claro que não.), mas pois bem, nosso curso em Manaus faz o curso similar deles parecer passeio no parque…

    Velho, vai por mim… sei do que falo…. não devemos nada a ninguém.

    P Pereira

    03 de dezembro de 2011 às 22h34

    É mesmo? Seus heróis davam aulas técnicas de tortura para os gringos, "que vinham aqui aprender"?
    Será que eles aprenderam, por exemplo, como fazer com que um jornalista se "suicidasse" ?

    SILOÉ-RJ

    03 de dezembro de 2011 às 23h08

    Ganham tudo mesmo:
    Concurso de pum, cuspe a distância, lustra botas com a língua, etc…etc…etc… entre outros.
    E na selva… o "me julgo esperto" é nada mais nada menos que …pernas pra que te quero!!!
    Realmente você sabe do que fala, sabe o que faz e não deve nada a ninguém!!!
    Tá correndo não sabe de quê até hoje!!!

    Morvan

    04 de dezembro de 2011 às 12h02

    Bom dia.

    Siloé, ri a cântaros. Os "concursos" que você cita são hilários.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

    bittersweetfilm

    03 de dezembro de 2011 às 23h24

    EUNAOSABIA é torturador nato e inveterado. Na falta do pau de arara, nos tortura sistematicamente com seus comentários pérfidos e cretinos.

    Bonifa

    04 de dezembro de 2011 às 00h56

    Eunausabia, quisera acreditar em você. Mas nossa escola não é a do inimigo. Nada tem a ver com o delírio a que é submetido o militar que faz curso nos EUA. Continuo acreditando que a melhor academia é a francesa, que impõe uma visão humana ao militar.

    EUNAOSABIA

    04 de dezembro de 2011 às 03h29

    Oh velho, a França usa soldados de países estrangeiros como bucha de canhão, é essa a finalidade da Legião Estrangeira… se informe sobre o que aconteceu na segunda guerra mundial quando eles fugiram covardemente dos alemães e mandaram centenas de milhares de africanos de suas colônias lutarem por eles…. estes trucidados pelos nazistas… de humanistas eles não tem nada.

    Getulio

    04 de dezembro de 2011 às 01h05

    Noooooooooooooooooooooossssssssssssaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! Que orgulho!!!!!!

    luciana

    04 de dezembro de 2011 às 10h25

    A AMAN é escola de oficiais e não de Sargentos.

    Os oficiais daqui que seguiam o "CAMINHO" eram treinados na "Escuela de las Américas", localizada no Panamá, onde eram treinadas pelos americanos e outros mais, em liderança, tortura, espionagem e tinham a cabeça lavada para garantir "a América para oS AMERICANOS (DO NORTE). Procurem ver e ler sobre a nefasta memória dessa escola. Mas esses aí não eram,muitas vezes, nem oficiais de carreira.

    El Cid

    04 de dezembro de 2011 às 12h20

    Ô senhor " bem informado" a AMAN forma oficiais !!

    acho você quis falar da ESA, não ???

    tsc, tsc, tsc…

    JD

    04 de dezembro de 2011 às 13h58

    Fico feliz em saber disso, só o que não queremos e repudiamos é que essa honrosa competência seja usada contra civis. O que queremos é que as Forças Armadas defendam nossa nação e não bajulem forças estrangeiras, a la Bolsonaro, aí tá tudo certo!

    Zé Francisco

    04 de dezembro de 2011 às 21h30

    Nem pra isso milico prestava. O único brasileiro que deu aula de tortura e ensinou milico fazer repressão foi um civil: Fleury. O resto vinha de fora, inclusive um tal de Dan Mitrioni. Os EUA e o Fleury que ensinaram os milicos nativos, e vocês repassararm esta tecnologia nefasta para os milicos do cone sul na op. Condor. Cambada de covarde, cretino.

    Morvan

    05 de dezembro de 2011 às 02h56

    Boa noite.

    Cretinos é pouco, Zé Francisco. Patifes, antibrasileiros, proestadunidenses, vendidos. Queria saber de que estes se honram, se é de serem "monitores de tortura" ou "multiplicadores de nazismo"!

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

EUNAOSABIA

03 de dezembro de 2011 às 16h00

Mas a revista Época não faz parte do PIG golpista??? como dar credibilidade a um veículo da "Globo" que vocês vivem metendo o malho por aqui??? só é golpista quando lhes convèm então????

""BraZil de tolos não passa na Grobo"""… e bla bla bla…

Vocês têm que tomar uma decisão, ou o PIG é mentiroso e golpista sempre, ou o PIG diz a verdade e quando esta lhes incomenda aí sim ele é golpista e mentiroso.

7 ministros já levram o farelo por conta das denúncias do PIG e aqui não saiu uma linha… ou seja.. o PIG não é sempre o PIG, o PIG só é PIG quando não é a favor do PIGdoB.

Responder

    Marcelo

    03 de dezembro de 2011 às 16h26

    Uma criança de 5 anos pensa igual a vc.
    Maniqueista.
    Pondere melhor, e tente trabalhar mais a pontuação.
    Vc chega lá um dia.

    Mário SF Alves

    04 de dezembro de 2011 às 14h29

    Mandou bem, Marcelo.

    João Grillo

    03 de dezembro de 2011 às 17h32

    UÉ, JÁ VISTES FALAR EM BRIGA PELA AUDIÊNCIA E QUE OS TUCANOS ESTÃO SE MATANDO NUMA ZORRA TOTAL SEM CANDIDATOS A NADA? TAL QUAL UM NAVIO VELHO SEM TIMONEIRO?
    CURTA A FOTO E LARGA MÃO DE SANDICES.

    Conceição Lemes

    03 de dezembro de 2011 às 18h04

    João, letras minúscuças nos próximos comentários, por favor. abs

    antonio

    03 de dezembro de 2011 às 17h33

    Não acredite naqueles que parecem se aproximar se fazendo de amigos, para nos confundir, tolinho

    Osmar

    03 de dezembro de 2011 às 17h37

    Uma foto é uma foto, esteja onde estiver.

    André

    03 de dezembro de 2011 às 18h40

    É impressionante como os defensores incondicionais do PT tem um discurso conveniente, mal educado e agressivo. Ninguém pode ter opinião diferente que já vem um e chama de maniqueísta, fala que o outro tem idade de um menino de 5 anos, etc etc. O curioso é que toda essa arrogância esconde a ignorância de pessoas que só conseguem as coisas com um jeitinho, infelizmente batizado de jeitinho Brasileiro. Acho que uma pessoa que não respeitam a opinião alheia de fato não sabem o que realmente significa democracia. Temos o direito de não concordar mas temos a obrigação de respeitar. O curioso é que essas pessoas que tentam patrolar a opinião divergente da sua normalmente fazem colocações sem argumentos, algo vazio, que s[o ganha espaço pela agressividade e falta de cérebro de outros semelhantes.

    Carlos Eduardo Luz

    03 de dezembro de 2011 às 23h49

    Democracia mesmo é o blog do Reinaldo Azevedo.

    Almir

    04 de dezembro de 2011 às 00h43

    "Opinião diferente" é ser colonizado e espoliado pelos americanos. Pior: colonizado à distância, porque os yankees têm nojo de vocês traidores da pátria. Não é, ô neocapacho?

    Bonifa

    04 de dezembro de 2011 às 00h48

    É verdae, Eunaosabia. Agora você tem razão. E digo mais: Quando a esmola é muita, o cego desconfia.

    Mário SF Alves

    04 de dezembro de 2011 às 14h30

    Bonifa, você tem certeza de que já acordou hoje?

    El Cid

    04 de dezembro de 2011 às 16h45

    escreveu isto com a postura dos oficiais que estão na foto?

    entendi…

    nadja rocha

    04 de dezembro de 2011 às 14h19

    Eu já nem leio mais vc, qdo vejo seu pseudônimo já puxo o gatilho no negativo.Não vale ser lido, só isso

    P Pereira

    04 de dezembro de 2011 às 16h49

    Vá pautar o blog do seu tio, ou do colega dele que edita comentários e ainda ameça quem ousa discordar de suas bochechas que mais parecem rúmem.

Michele_Sacardo

03 de dezembro de 2011 às 15h45

A postura firme da Dilma nos orgulha!

Responder

marcosomag

03 de dezembro de 2011 às 15h44

A militante Dilma sentada na cadeira sem nenhum aparato especial (nem descanso de braço havia), sem qualquer anteparo entre ela e o mundo ao seu redor. Em contraste, militares escondidos atrás de robustas mesas e também da força bruta da Ditadura que representavam, tentam esconder seus rostos do registro fotográfico histórico. Porém, só desnudam a própria covardia. Uma foto emblemática.

Responder

    Magy

    03 de dezembro de 2011 às 16h26

    Concordo plenamente.

FrancoAtirador

03 de dezembro de 2011 às 15h38

.
.
A imagem é, por si só, de grandiloquente expressividade.

É difícil até converter em palavras a Verdade que carrega em seu significado.

Mostra bem de que lado estavam a Coragem, a Convicção e a Virtude

de buscar Liberdade, não para si próprio, mas para todos os oprimidos.

Mostra a magnanimidade, a grandeza de alma, a nobreza de espírito

estampada no rosto de quem tem a certeza de que está amparado

pelo senso de Justiça e Equanimidade, de Igualdade e Solidariedade.

Mostra que a História é quem julga as ações dos déspotas e covardes

e é quem exalta os atos de Justiça dos verdadeiros heróis da Humanidade.
.
.

Responder

Thiago_Leal

03 de dezembro de 2011 às 15h37

De arrepiar a altivez do olhar dessa jovem. Pena que parte dessa altivez parece ter se perdido hoje, já que ela não parece muito disposta a mostrar para todos os rostos destes que a encararam em 1970. Não muda o passado, no entanto. Para o bem e para o mal.

Responder

mfs

03 de dezembro de 2011 às 15h20

Vamos dar um desconto. É possível que alguns desses estivessem realmente com vergonha de participar da farsa. Depois de tanto estudo e treinamento, reduzidos a algozes de estudante idealista. É para dar vergonha. Então, se esconderam a cara por vergonha, então naquela momento, pelo menos, tiveram alguma decência.

Responder

Marcos C. Campos

03 de dezembro de 2011 às 15h19

Justiça já é dificil encontrar, quanto mais justiça militar.

Responder

    ana

    03 de dezembro de 2011 às 16h36

    alguém já disse que justiça e militar não é viável. ou é justiça ou é militar

Alessandro

03 de dezembro de 2011 às 15h08

Esses homens encobrem o rosto constrangidos pela própria existência!!!

Responder

    EUNAOSABIA

    03 de dezembro de 2011 às 16h04

    Esses homens nos livraram de uma ditadura comunista, corriam risco de morte andando fardados pela rua naquele tempo.

    Quem lutou pela democracia nunca pegou em armas.

    Marcelo

    03 de dezembro de 2011 às 16h25

    Hahahaha, jura que vc escreveu isso? Vergoinha alheia de vc, EUNAOSEIOQESCREVO.

    ana

    03 de dezembro de 2011 às 16h33

    mas não nos livraram de uma ditadura militar. mas você acha bem melhor os generais. você gosta de ser comandado por um bando de botas.

    Gerson Carneiro

    03 de dezembro de 2011 às 17h29

    Não é verdade que esses homens "corriam risco de morte andando fardados pela rua naquele tempo".

    Eles andando fardados pela rua naquele tempo representavam a ameaça de tortura e morte, como ainda acontece em algumas situações, em algumas horas, em alguns lugares.

    A foto que você ver aí em cima retrata um fato, uma realidade. Por mais que você insista em repetir esse discurso carregado de suposições.

    Esses homens torturaram e mataram, ou entregaram inocentes para a tortura e para a morte, e não foram punidos por isso. É o caso do cabo Anselmo que esteve recentemente sorridente no programa Roda Vida.

    Você não tem argumentos para defendê-los. Pare de falar tanta besteira. Se bem que como filho de milico o mais provável é que você fale essas asneiras mesmo.

    antonio

    03 de dezembro de 2011 às 17h31

    VC provavelmente deve ser banqueiro ou empresário cristão que acumulou grande quantidade de bens e capital a custa da exploração e indiferença dos severinos da vida.

    Aline C Pavia

    04 de dezembro de 2011 às 00h08

    Tem 26 anos, mora em SP e faz economia na USP.
    Outro dia mandei um recado pra ele por aqui. Sinto uma PENA PROFUNDA dele, e de todos os demais ventríloquos da mídia, miquinhos amestrados, acéfalos balbuciantes, capazes DE VERDADE de proferir as sandices que proferem aqui.
    Uma vez trolha, sempre trolha.
    PS. Ele nunca respondeu meu recado. Sigo sentindo pena.

    EUNAOSABIA

    04 de dezembro de 2011 às 03h24

    Aline, "eu te amo".

    Gerson Carneiro

    03 de dezembro de 2011 às 17h36

    Olha a situação dessa moça, olha a postura dela.

    E você, nos dias de hoje, livre, sem sequer ser ameaçado, não tem coragem nem de revelar o próprio nome. Você não se envergonha da sua covardia?

    CLÁUDIO LUIZ PESSUTI

    04 de dezembro de 2011 às 00h12

    Hahaha, esta foi boa meu caro, quando é da "tchurma" vocês não só não questionam isso , como criticam quem critica este anonimato.Ora e o El Cid, o Ze Povinho, o Franco Atirador, e vários outros "top comentaristas" aqui, como ficam neste caso, eles também deviam se envergonhar da própria covardia??Ou é o famoso "dois pesos e duas medidas"?Aguardo resposta.Quando eu questionei o Franco Atirador sobre o anonimato do mesmo ele disse que o "Azenha e a Conceição sabem quem ele é".Não vale mesmo pro mané aí em cima?Ou só pode quando a gente gosta do que o cara escreve?

    Gerson Carneiro

    04 de dezembro de 2011 às 07h16

    E é um fraco. Não se garante. Não tem personalidade. Se apega no comportamento alheio para tentar justificar o próprio.

    Dilma sob tortura não revelou as informações que os milicos quiseram arrancar.
    Você, com um só questionamento meu, sem ameaçá-lo, sem torturá-lo, se entregou parcialmente.

    Lampião, certa vez, ao surpreender um coiteiro perguntou:

    – Pra quem tu trabalha?
    – Até hoje eu trabalhava pra fulano de tal, seu Lampião, mas a partir de agora eu trabalho é pro sinhô.
    – Além de traidor é covarde. Merece morrer.

    E pegou o parabelo e deu um tiro no olho do coiteiro covarde pra não estragar o couro.

    É o que Lampião faria com você.

    Gerson Carneiro

    04 de dezembro de 2011 às 07h27

    Coiteiro: indivíduo que dá asilo, favorece ou protege malfeitores.

    CLÁUDIO LUIZ PESSUTI

    04 de dezembro de 2011 às 11h47

    AHHa, não respondeu, inventou que eu seria o cara que não se identifica, ainda vem com história de um assassino, bandido, estuprador, que trabalhava a soldo de latifundiários para matar trabalhadores camponeses como se fosse um herói, como se fosse algo para ser glorificado, vixe, o nível tá bom aqui hein????

    Gerson Carneiro

    04 de dezembro de 2011 às 16h43

    Você não tem autoridade para falar sobre Lampião.

    Mário SF Alves

    04 de dezembro de 2011 às 13h39

    Cláudio,
    Vou tentar ajudar mais uma e última vez: essa sua briga contra "esse anonimato [e que não é uma forma qualquer e/ou criminosa de anonimato]" isso é idéia fixa. Abra a mente, supere isso! E todos teremos a ganhar.
    Abs.,
    Mário.

    El Cid

    04 de dezembro de 2011 às 16h52

    cara, agradeço por lembrar de mim aqui, assim como Zé Povinho e o Franco Atirador…

    ah, antes da minha saída, pode tirar a mão do rosto, tá ?

    Otto

    03 de dezembro de 2011 às 17h50

    "Quem lutou pela democracia nunca pegou em armas." Com efeito, os golpistas nunca defenderam a democracia.

    SILOÉ-RJ

    03 de dezembro de 2011 às 19h05

    Qual é cara!!! depois de mais de 50 anos essa mesma ladainha!!!
    Quantos fardados, quantos guerrilheiros e quantos simpatizantes foram mortos???

    mfs

    03 de dezembro de 2011 às 20h32

    Neste caso, a revolução americana de 1776, as revoluções inglesa e francesa, as proprias revoltas árabes recentes, todas elas armadas, nunca tiveram objetivos democráticos? E a resistência francesa anti-nazista? Também não era democrática? Afinal, eles pegaram em armas. Pior ainda, não usavam farda, o que os caracterizava como terroristas. No entanto, o seu pessoal, o da cruz gamada, acabou levando a pior…

    Mário SF Alves

    04 de dezembro de 2011 às 13h42

    Beleza de contra-argumento. Valeu mais uma vez, mfs.

    Ozzy Gasosa

    03 de dezembro de 2011 às 20h49

    São uns covardes e medrosos.

    TORTURADORES.

    Paulo Gimenes

    03 de dezembro de 2011 às 21h01

    eles era e continuam sendo bandidos, pois estavam praticando uma ilegalidade. Tanto o é que tinham vergonha do que estavam fazendo e escondem o rosto. Nunca existiu perigo de ditadura comunista, sómente na cabeça de uma eleite que sem pudor manipulava os jornais. ODevem ser presos todos que participaram do Golpe Militar.

    Saulo Machado

    03 de dezembro de 2011 às 21h38

    com essa mesma lógica ilógica, tentaram desqualificar quem lutou contra o apartheid na África do Sul (incluindo Mandela)
    Primeiro leia o preâmbulo da declaração universal dos direitos humanos antes de repetir bolsonaramente essas falácias reacionárias.

    mim

    03 de dezembro de 2011 às 22h26

    Tinha que colocar tu e eles na prisão perpétua

    El Cid

    04 de dezembro de 2011 às 00h38

    seu idiota, você não consegue emitir uma opinião sensata, pois aposto que você não viveu aquele momento, acha que conhece a história e por isso, tem dificuldade em formar opinião a respeito. Qual o contexto da foto ? Qual o motivo dos militares esconderem o rosto ? Porque Dilma demonstra tanta altivez ?

    vá chupar dinamite acesa, babaca !

    Sagarana

    04 de dezembro de 2011 às 01h10

    Quem disse que eles estão escondendo o rosto? Eu creio que eles estão lamentando, posso até ouvir o pensamento de um deles: "senhor, perdoai, ela não sabe o quê faz"
    Noosssaaaaa El Cid, você está muito violento. Controle-se rapaz.

    El Cid

    04 de dezembro de 2011 às 01h44

    mais um… tsc.

    Mário SF Alves

    04 de dezembro de 2011 às 13h45

    É… a indecência não tem mesmo limites! E vá entender certos Sagaranas.

    cronopio

    04 de dezembro de 2011 às 21h45

    Alguém duvida de que Sagarana e EUNAOSABIAM estariam apoiando a ditadura se ela estivesse em vigor?

    Sagarana

    05 de dezembro de 2011 às 15h18

    Confesso que fui "adestrado" para odiar os militares, mas hoje, do alto dos meus mais de 50 anos, reconheço os relevantes serviços que eles prestaram ao Brasil. Dos males o menor.

    cronopio

    05 de dezembro de 2011 às 20h14

    Sei, e agora que o adestramento não está mais fazendo efeito você pode liberar seus instintos bestiais, né?

    Bonifa

    04 de dezembro de 2011 às 00h49

    Não, Eunao sabia. Aí você errou total.

    Mário SF Alves

    04 de dezembro de 2011 às 13h48

    Oh! Prezado e generoso Bonifa, diga, por favor, onde e quando esse espírito de porco (leia-se de PiG) não errou total?

    Thiago_Leal

    04 de dezembro de 2011 às 01h14

    Hahaha, "quem lutou pela democracia nunca pegou em armas"… realmente, e foi um governo MILITAR que tivemos, hahahaha, eu não acredito que você escreveu isso a sério… agradeço pelas risadas, muito obrigado e um grande abraço!

    cronopio

    04 de dezembro de 2011 às 11h19

    Ué, em um dia você faz campanha contra o desarmamento e no outro critica quem pega em armas? Você mesmo disse que era apaixonado por armas em um post anterior….

    Cunha

    05 de dezembro de 2011 às 10h18

    Aqueles lá no fundo,constrangidos? !
    Nada,eles se escondiam do futuro !

Vianey

03 de dezembro de 2011 às 15h08

Emocionante … às lágrimas!

Responder

Ronaldo Luiz

03 de dezembro de 2011 às 14h58

Na década de 80, com ampla maioria da população percebia que as atrocidades cometidas contra os ‘comunistas’, já era um fim em si mesmo. Artistas fugiram ou forma exilados. No congresso nacional as lideranças lançaram um movimento pela pacificação do país. Propugnaram por uma ‘ANISTIA AMPLA GERAL E IRRESTRITA’.
Após alguma resistência os militares perceberam que não tinham outro caminho a não ser aceitar a lei de ANISTIA, elaborada pelo CONGRESSO brasileiro.
Mais uma vez o Brasil pacificou as partes em litígio, pelo ESQUECIMENTO das faltas cometidas de parte a parte. A lei entrou em vigor, os exilados voltaram e todos vivem felizes para sempre.
É assim que sempre foi e é assim que será. Quem manda no Brasil, não é a OEA, a ONU, ou a Igreja. Somos nós mesmos. Somente o congresso nacional pode revogar uma lei. A vingança é um sentimento que o povo brasileiro não tem. A pergunta é: Qual é o sentido prático que a revogação da leia da anistia ampla geral e irrestrita, passados 30 anos, traria ao Brasil? Quem está interessado na revogação da lei?

Responder

    P Pereira

    03 de dezembro de 2011 às 22h53

    “A oposição esticou o quanto as condições lhe permitiram. Os militares entregaram até onde começava a própria razão de admitirem a anistia parcial ao 'inimigo', como dizem ainda. A razão era objetiva: tratar de se assegurarem a impunidade, sem risco algum para a continuidade de suas carreiras ou fora dela. Assim como se dava no exterior, aqui, até entre empresários beneficiados pelo regime, a mínima abertura no governo Geisel foi bastante para demonstrar que o poder imposto entrara em esgotamento irreversível. Nessa perspectiva, admitir a possibilidade de punição a qualquer ato traria risco a suas ramificações na hierarquia das responsabilidades. Na forma e no teor, a anistia foi feita pelo poder militar para o poder militar.” (Janio de Freitas) http://www.oab-rj.org.br/index.jsp?conteudo=12247

    SILOÉ-RJ

    03 de dezembro de 2011 às 23h17

    Todos os brasileiros dignos desse país.
    Essa lei de anistia foi feita por eles ditadores e imposta ao congresso em troca da democracia.

    Josh

    04 de dezembro de 2011 às 02h28

    Justiça, tá bom pra você??
    Ou será que você é um dos "mais iguais"?

gilberto

03 de dezembro de 2011 às 14h57

Covardes.

Responder

José Eduardo Camargo

03 de dezembro de 2011 às 14h41

Uma foto extraordinária! De um lado a expressão altaneira e desafiadora de Dilma no tribunal. De outro, os militares pusilânimes escondem o rosto. A face da ditadura fardada foi a face da vergonha! Um face que envergonhou o país por 2 décadas!

Responder

Rodrigo Falcon

03 de dezembro de 2011 às 14h35

Se não me engano, o déspota da direita é o Richard EUNAOSABIA e o da esquerda é o Conservador316.

Responder

    EUNAOSABIA

    03 de dezembro de 2011 às 16h22

    Meu sonho era ser adulto nessa época, infelizmente nem era nascido ainda.

    Eu saberia muito bem de que lado lutaria.

    Eu lutaria pela democracia (esta mesma que temos hoje e lhe permite dizer essas sandices por aqui, eu lutaria pelo direito do senhor dizer o que pensa) e contra aqueles que tentaram implantar no Brasil uma ditadura comunista de origem externa.

    P Pereira

    03 de dezembro de 2011 às 20h39

    Você gostaria de lamber o traseiro do Sérgio Paranhos Fleury, ou as botas do Brilhante Ustra?

    Aline C Pavia

    04 de dezembro de 2011 às 00h12

    Provavelmente chorou qd o Romeu Tuma morreu.

    EUNAOSABIA

    04 de dezembro de 2011 às 03h19

    Lula implorou pelos votos dele para manter o esbúlio da CPMF, Lula chorou e não levou.

    Perdeu rapaz.

    cronopio

    04 de dezembro de 2011 às 11h24

    Lula fez, em termos de justiça social, o que nenhum presidente anterior conseguiu fazer, pergunte para qualquer líder internacional. Estive na Sorbonne em junho deste ano: lá ninguém nem lembra direito quem foi FHC, mas Lula é inesquecível, tanto dentro quanto fora do país.

    Essa você perdeu faz tempo, rapaz.

    P Pereira

    04 de dezembro de 2011 às 19h19

    Estudou na USP e escreve "esbúlio", provavelmente não conseguiu concluir o curso.

    Mário SF Alves

    04 de dezembro de 2011 às 14h01

    Sim, quem sabe se tendo sido adulto nessa época, e, portanto, antes da alienação política imposta pela ditadura, suas idéias não clareassem. Mas, não lamente, ainda há tempo: desasne-se!

luciana

03 de dezembro de 2011 às 14h14

Gostaria de perguntar o que foi feito do "conteudo explosivo" dos arquivos da ditadura sobre Dilma, que a Folha fazia tanta questão de conhecer e que alguns jornalistas e políticos diziam que podia mudar os rumos da eleição?
Alguém sabe?

Responder

    Aline C Pavia

    03 de dezembro de 2011 às 14h37

    Está aberto para qq pessoa ler.

    “Que se declara marxista-leninista e, por isto mesmo, em função de uma análise da realidade brasileira, na qual constatou a existência de desequilíbrios regionais de renda, o que provoca a crescente miséria da maioria da população, ao lado da magnitude riqueza de uns poucos que detém o poder e impedem, através da repressão policial, da qual hoje a interroganda é vítima, todas as lutas de libertação e emancipação do povo brasileira. Dessa ditadura institucionalizada optou pelo caminho socialista”.

    Isso aos 22 anos. Que orgulho de tê-la como presidenta. Que honra poder votar nela e testemunhar esse momento de nossa história.

    SILOÉ-RJ

    03 de dezembro de 2011 às 19h25

    Brilhante, Aline!!!
    Creio sinceramente, que o marco divisor de águas no Brasil, foram os governos LULA e DILMA, do qual, mesmo os que criticam hoje, se orgulharão num futuro bem próximo.

Antonio

03 de dezembro de 2011 às 14h11

Covardes e pilantras. Realmente se escondem até hoje. Têm medo de se expor, pois nem a cara, nem as mãos, nem a alma estão limpas. São militares e empresários escondidos sob o manto do Estado emporcalhado que os blinda. É por isso que não temos democracia. E também por causa do Supremo, que não deixa haver auditoria no voto. É o golpe de direita.

Responder

    Fabio_Passos

    04 de dezembro de 2011 às 09h15

    Covardes 30 anos atrás e covardes ainda hoje.
    Precisam ser julgados e punidos. Tanto os torturadores quanto os financiadores do regime.

Fábio P. R.

03 de dezembro de 2011 às 13h43

Olhem a altivez, o orgulho dessa jovem, mesmo após 22 dias de tortura. E os covardes lá atrás…

Responder

    Vlad

    03 de dezembro de 2011 às 20h49

    Tive a mesma impressão.
    Que altivez, após 22 dias de tortura !!!!
    Sem dúvida, uma mulher de fibra.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.