Leandro Fortes: Globo tenta salvar Policarpo Jr. com matéria plagiada de CartaCapital

Tempo de leitura: 2 min

Foto Ana Volpe, Agência Senado

por Leandro Fortes, em CartaCapital

Desde sábado, depois que começou a circular fortemente pelas redes sociais a capa de CartaCapital sobre o consórcio Veja & Cachoeira, a TV Globo desencavou uma notícia velha, dada em primeira mão também por CartaCapital, sobre a suspeita de um sequestro levado a cabo pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira.

O plágio tardio foi uma maneira desesperada de tentar neutralizar a única notícia que realmente ainda interessa sobre o tema, desde a cassação de Demóstenes Torres: as ligações de Policarpo Jr., diretor da Veja em Brasília, com o bicheiro, a quem pediu para grampear um deputado federal.

Botaram a matéria velha no Fantástico e obrigaram O Globo, cada vez mais o primo pobre das Organizações, a repercutir a história. Miserável sina, esta, do velho diário carioca, obrigado a repercutir notícia sequestrada de páginas alheias.

Na edição 698, de 18 de maio passado, CartaCapital trouxe a capa “No mundo de Cachoeira”, uma reportagem de Cynara Menezes sobre os múltiplos esquemas criminosos do bicheiro. Na matéria interna, intitulada “Senhor do submundo”, um dos pontos tratados pela repórter foi, exatamente, o sequestro que a Globo passou o fim de semana apresentando como novidade.

Leiam o texto de CynaraMenezes, escrito e publicado há três meses:

“Na quarta-feira 9, o também delegado da PF Raul Alexandre Souza, titular da Operação Vegas, havia relatado à CPI uma “ampla sorte de crimes de natureza grave” cometidos pelo grupo de Cachoeira. Segundo o federal, em determinado momento chegou a temer pela integridade física de um dos membros da quadrilha. Em abril de 2009, narrou o delegado, um funcionário “foi sequestrado e mantido em cárcere privado” pelo fato de Cachoeira desconfiar que o assecla estivesse envolvido no roubo de dinheiro apurado nas máquinas caça-níqueis. Os autores do sequestro teriam sido Jairo Martins e Idalberto Martins de Araújo, o Dada, os arapongas que aparecem nas escutas como fontes constantes do jornalista Policarpo Jr., diretor da sucursal de Brasília da revista Veja.”

Ou seja, vivem num fantástico mundo de bobos e cegos, certos, entre outras alucinações, de que as pessoas só entram na internet para rever os capítulos da novela da Carminha e as gracinhas do Globo Esporte.

Amanhã, terça-feira, dia 14 de agosto, o deputado Dr. Rosinha (PT-PR) vai ao plenário da CPI do Cachoeira pedir a convocação de Policarpo Jr. e dar início à única investigação que realmente precisa ser feita na comissão, já que todo o resto já foi apurado pela Polícia Federal.

Veja sustentava o esquema criminoso de Cachoeira, e vice-versa.

O único sequestro dessa história é o sequestro da verdade, da ética e do jornalismo.

Veja também:

Livrando o policial Aredes e espionando o deputado Jovair

A foto que deu o que falar

CPI toma decisões importantes no dia 14

Collor acusa Gurgel de chantagear Demóstenes

CPI já convocou jornalista. E ele abastecia a mídia

Mulher de Cachoeira ameaçou usar dossiê contra juiz

O dia em que o “empresário de jogos” cassou o mandato de deputado bandido

Carta Maior: A quadrilha, a revista e as escolas chinesas

Venício Lima: Por que não?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mino Carta: Que diriam Brizola e Ulisses de como ficaram seus partidos? « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leandro Fortes: Globo tenta salvar Policarpo Jr. com matéria plagiada de CartaCapital […]

Horridus Bendegó

E esse Dadá não é o mesmo do Gilmar? Aquele a quem Gilmar recorreu para instalar varredura no STF? E o que será que esse dadá tem a ver com o grampo sem áudio? A quadrilha também deitou seus tentáculos no Supremo???!!!!!!!

oziel f. albuquerque

A globo que a chefe do crime, está protejedo a veja bandida.

    Fabio Passos

Francisco

Quando é que esse pessoal vai fazer as contas e chegar à conclusão que fazer jornalismo dá mais dinheiro do que fazer lambança?

José Fernandes

muita cara de pau da globo, nenhuma palavrinha,nada,nenhuma menção,nada,nadinha..a globo acha que o publico dela e o mesmo de 10 anos atrás……acorda globo…ou tu vai pro buraco de vez

    Fabio Passos

    Todo o Brasil se informando na rede, sabendo do conluio veja&cachoeira… e o joão roberto marinho e ali kamel ainda acham que pode fazer seus telespectadores de idiotas. rsrs

    Os meliantes da globo não tem um pingo de vergonha na cara.

Julio Silveira

Mas a Globo segue a ideologia tucana, plagia, vendendo como sua a idéia, até os desavisados estarem convencidos.

Rafael

A Globo está segurando a Veja até quando der, mas, chegará um momento, tal qual o foi com o Collor, que a deixará à própria sorte.

Gerson Carneiro

A Globo está uma verdadeira comédia.

Durante as Olimpíadas a Globo transmitiu “ao Vivo” a Copa do Mundo de 2002. E na hora do encerramento das Olimpíadas o Galvão Bueno entrevistou, ao vivo, o Ronaldiiiiiiinho.

É a emissora micro-ondas. Só serve pra requentar notícia velha.

Fabio Passos

O PIG é um lixo que trata seus leitores/telespectadores como imbecis.

O joão roberto marinho chegou a chantagear e ameaçar políticos para bloquear as investigações sobre o PIG na CPI do cachoeira.

Os pilantras do PIG estão apavorados.

Elias

Leandro Fortes descolou a frase mais bombástica sobre a degradação de um jornal impresso que dia após dia vem perdendo inúmeros leitores nas bancas e nas assinaturas:

“Botaram a matéria velha no Fantástico e obrigaram O Globo, cada vez mais o primo pobre das Organizações, a repercutir a história. Miserável sina, esta, do velho diário carioca, obrigado a repercutir notícia sequestrada de páginas alheias.”

Triste fim de um jornal que ainda se acha formador de opinião de um povo cada vez mais livre de clichês imperialistas.

Eutímio Pimentel

Cachoeira,Veja, Policarpo e Globo, tudo a ver !!

Alexandre Carlos Aguiar

Sabe aquela história de “vão morrer abraçados”? Está quase lá.

Thomaz

Parece que o Leandro Fortes acha que o pessoal da Globo e grande imprensa lê a Carta Capital.

    Moacir Moreira

    Claro que leem até por dever de ofício.

    Mas não precisam fazer propaganda da revista.

    jb

    Gostei da sua resposta Moacir kkkk

RicardãoCarioca

Defender a Veja está saindo caro demais, heim, Globo…

Deixe seu comentário

Leia também