@rudaricci: O PMDB vai mudar de lado?

Tempo de leitura: 2 min

terça-feira, 13 de setembro de 2011

PMDB vai com o PSDB em 2012?

por Rudá Ricci, em seu blog, via twitter

Depois de ser citado pelos tucanos mineiros como aliado preferencial, agora é a vez do Paraná. O governador Beto Richa (PSDB) conseguiu trazer toda a bancada do PMDB na Assembleia Legislativa para a base do governo. Mais do que reforço no Legislativo, onde o governo já tem maioria, o acordo abre caminho para que Richa conquiste o apoio do PMDB para seu projeto de reeleição em 2014.

Em Minas, o PT fortaleceu a aliança com o PSB (que já governa a capital mineira), mas no Paraná, os tucanos praticamente isolaram o PT, que planejava lançar a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, como candidata ao governo. Nas eleições de 2010, o PMDB integrou aliança com o PT que apoiou a candidatura ao governo do ex-senador Osmar Dias (PDT), derrotado por Richa no primeiro turno. Após a eleição, os peemedebistas se dividiram: dos 13 parlamentares peemedebistas na Assembleia, sete já apoiavam o governo, sendo que um deles, o ex-líder da bancada de Requião, Luiz Cláudio Romanelli, foi nomeado secretário de Estado do Trabalho. Ainda estavam de fora os deputados Caito Quintana, Nereu Moura, Anibelli Neto e Waldyr Pugliesi. E oficialmente, o partido não se definia nem como oposição, nem como governo.

http://rudaricci.blogspot.com/2011/09/pmdb-vai-com-o-psdb-em-2012.html

Leia também:

Nem a presença de duas candidatas competitivas nas eleições 2010 impediu a mídia de julgá-las pelo aspecto físico

O que precisa de uma ampla faxina é a linguagem sexista da mídia velha

Dilma e a ‘Operação doçura’ na mídia velha

Veja o diálogo que sumiu na edição

Dilma: varrer ou voar?, pergunta o UOL

Gilberto Maringoni e os limites da campanha contra a corrupção

Ciro acusa a mídia de tentar enfraquecer o governo. Novidade!

Lungaretti, Battisti e a Folha

À espera da pílula do amor


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Carlos Cruz

O PMDB age como uma biruta, muda de lado conforme o vento. É aproveitamento puro, não tem ideologia, proposta, agindo apenas pelo interesse do poder. Por isso não lança candidato a presidente, e quando lançou o traiu despudoradamente (Dr. Ulysses Guimarães) apoiando o "caçador de marajas" Fernando Collor. É apenas um ajuntamento de interesses. Aí reside minha raiva e desencanto com o governo Dilma. Com suas escolhas (a meu ver erradas) de apoio político. Dilma tem que fortalecer suas bases com sindicatos, trabalhadores, com o brasileiro comum. A "mundiça" política ( e alguns do PT se enquadram) deverá ser usada apenas para a tal "governabilidade", não esquecendo que são traidores de primeira hora, vide o tal "mensalão". O que vejo é o distanciamento do governo com suas bases.

Wanderson Brum

Mudar de lado o PMDB, nunca eles são bem coerentes quanto a isso, o lado deles e o poder e pronto, e o fazem sem nunhuma vergonha disso.

Marcio H Silva

O PMDB é um partido redondo, portanto sem lado.
Pode ser taxado também de partido camaleão.

igor felippe

O PMDB sempre manteve os pés nos dois barcos.

E quem manda são as burocracias regionais.

Não tem novidade.

Rudá polemiza pra criar confusão.

Rafael

Mudar de lado?! O PMDB vai ser sempre da base de qualquer partido que tenha ganhado a eleição, portanto (para eles) faz sentido se aliar ao PSDB a nível estadual e ao PT a nível federal. Se o PT tivesse ganhado a eleição estadual e o PSDB a nacional, não seria diferente.

O PMDB é o PDB grande: ambos nasceram sem ideologia e sem projeto de nação, com a única intenção de parasitar o poder e garantir seus próprios benefícios.

Julio Silveira

Esses pemedbistas adesistas são do time desses ministros que estão sendo confrontados com suas histórias nebulosas pela midia e expurgados do governo federal. Esses caras sempre precisarão da proteção de governos principalmente dos tucanos que compram, como vemos, com gordas verbas publicitarias, a proteção das nossas famigilias midiaticas, "honestas" defensoras da liberdade de imprensar. Principalmente, imprensar governos que lhes xequem os argumentos e dificultem suas hipocrisias.

augusto

Deixa. Melhor um PT paranaense isolado do que acompanhado de alvaros dias! Porque o pt tem mensagem aos eleitores, eles nao , somente tem maquina.
Outra coisa: a mesquinha governança do ES que é irredutivel: o royalty é meu e não abro! {isso é somente posiçao previa de negociaçao, tá na cara!] mas assim mesmo o governo federal devia dar um chega junto nele, pra deixar de ser cego e burro.
Uma oportunidade destas o brasil nao terá de novo e a pulverizaçao do dinheiro é tiro no pé.

João PR

O PMDB do Paraná é "caso de polícia"! Não se sabe porque apoiam o Beto Richa, por afinidades ideológicas (se é que o PMDB tem isto) não é!

O PSDB quer, e está conseguindo, isolar o PT. O PT que se cuide, e que Dilma pare de ir a eventos nas Folhas da vida, pois aprendi que em questões importantes e cruciais cada um tem o seu lado.Nós estamos do lado de cá, eles do lado de lá,e quem fica no meio "toma pau" dos dois lados.

Pelo que conheço da política daqui o PMDB deu o maior "tiro no pé": perigam não reeleger dois dos deputados estaduais. Ou alguém acha que o PSDB vai priorizar o PMDB?

    rosangela

    Quem vota no PMDB é cumplice da corrupcao e da imobilidade de qualquer governo municipal estadual e federal, eles só visam cargo e verbas em qq esfera de governo nao tem nenhum compromisso com o povo seja de que estado for, logo quem vota neles é cumplice em todos os crimes praticados por eles, nenhum governo consegue implantar nada que preste se tiver o PMDB a tiracolo, eles sao um cancer em mestastase no Brasil.

Deixe seu comentário

Leia também