Romney: Um discurso que caberia na boca da direita brasileira

Tempo de leitura: 2 min

da revista norte-americana Mother Jones

Excertos da fala do candidato republicano Mitt Romney a doadores de campanha da Flórida, conforme transcrição de vídeo que está causando furor na campanha eleitoral dos Estados Unidos (Romney não sabia que estava sendo gravado):

47% das pessoas votarão no presidente [Barack Obama] não importa o que aconteça. São 47% que estão com ele, que dependem do governo, que acreditam que são vítimas, que acreditam que o governo tem a responsabilidade de cuidar delas, que acreditam que tem direito à saúde, a comida, à moradia… Que isso é um direito. E que o governo deveria dar a elas. E vão votar no presidente não importa o que aconteça… São as pessoas que não pagam imposto de renda.

Conversamos com eleitores de todo o país sobre suas percepções. As pessoas das quais falei — os 5% ou 6% ou 7% que precisamos trazer para nosso lado — todos eles votaram em Barack Obama quatro anos atrás. Assim, por exemplo, quando você diz a eles, ‘acreditam que Barack Obama é um fracasso?’, a grande maioria diz não. Eles gostam dele. Mas quando você diz, ‘você está decepcionado com o fato de que as políticas dele não funcionaram?’, eles dizem sim. E, como votaram nele, não querem ouvir que estavam errados, que ele é um cara ruim, que ele fez coisas ruins, que é corrupto. Essas pessoas que temos de conquistar querem acreditar que fizeram o certo, que Obama simplesmente não esteve à altura dos desafios.

Eles amam a frase de que Obama ‘está até o pescoço’. Mas se nós — mas nós, veja, eu e você, passamos o dia com republicanos. Gastamos nosso dias com pessoas que concordam conosco. E estas são pessoas que votaram nele e não concordam conosco. E assim as coisas que nos animam não são as coisas que os animam. E o maior sucesso que tive ao conversar com estas pessoas foi quando eu disse que o presidente foi uma decepção. Ele disse que ia manter o desemprego abaixo dos 8%. Nunca esteve abaixo de 8%. 50% dos que completam a escola não conseguem emprego. 50%! 50% das crianças que estão no colégio nas 50 maiores cidades [dos Estados Unidos] não vão concluir o curso. Para onde vão? Essas são as coisas que eu digo para essas audiências e eles balançam a cabeça e dizem, ‘sim, você está certo’. O que ele [Obama] vai tentar fazer, aliás, é tentar me vilificar como alguém que foi bem sucedido, alguém que fechou empresas e desempregou gente e é um cara ruim e diabólico. E pode funcionar.

PS do Viomundo: Segundo a Mother Jones, Obama nunca fez promessas sobre a taxa de desemprego e não é verdade que 50% dos que conseguem diploma universitário nos Estados Unidos ficam desempregados. O discurso se parece muito com o que era feito pela direita brasileira contra o Bolsa Família, mas está temporariamente arquivado no Brasil por causa do sucesso eleitoral de Lula em 2006 e 2010.

Leia também:

Pepe Escobar: Como Mal se tornou o Bem e voltou a ser o Mal

Donato: Foco do PT é mostrar o que Serra-Kassab prometeram e não fizeram

Barão de Itararé: Querem sufocar a blogosfera

Datafolha: Rejeição a Serra lidera em todos os cenários

Santayana: Em nenhum governo agentes públicos enriqueceram tão rápido quanto no de FHC

Saul Leblon aplica a matemática de Bill Clinton ao Brasil

Eduardo Guimarães: A farsa do vídeo

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

vitor – aracaju

Sim, o discurso é o mesmo. E o método podre da eleição americana, apolítica e com olhos apenas para os currículos da moral e dos bons costumes, Serra (que virou “do bem e passou a frequentar a missa) também trouxe para cá em 2010

Julio Silveira

Eles trocam e-mails.

Urbano

Mas a direita brasileira é uma cópia mal feita (além disso, borrada e adulterada) da coisa de lá… A diferença é que os de lá trabalham exclusivamente para eles mesmos; já os daqui… sabemos perfeitamente o que costumam fazer, inclusive em proveito dos de lá. É uma capacidade muito infame a daqueles que tiram da boca de famintos, a fim de alimentar os supernutridos.

Mario SF Alves

Mother Jones!!! Pelas barbas do profeta! Seria muito bom saber mais sobre essa revista.

Roberto Locatelli

Romney, se eleito, vai afundar os EUA na crise.
Obama, se eleito, vai afundar os EUA na crise.

Bonifa

É tarde para lições de pioneirismo individualista e puritano. Os americanos estão fartos desse discurso hipócrita. E o Obama também está quase perdendo a paciência com o Netanyahu, um verdadeiro chato de galocha.

    Luís

    Antes o Netanyahu fosse, apenas, um chato de galocha.

Deixe seu comentário

Leia também