Diminui número de prefeitos tucanos em MG
Por Marcos de Moura e Souza
Valor Econômico – 09/10/2012, no clipping do Planejamento
O PSDB foi o partido que mais elegeu prefeitos em Minas Gerais nas eleições de domingo. O número de cidades governadas pelos tucanos, no entanto, será o menor desde pelo menos o início da década. O partido, que tem sido o campeão de votos no Estado, elegeu 142 prefeitos em Minas e não disputa nenhuma cidade no segundo turno. Em 2008, conquistou 158 cidades; em 2004, 150; e em 2000, 232.
O presidente do PSDB de Minas, o deputado federal, Marcus Pestana, disse que o partido reforçou a liderança que tem no Estado e que o bloco de partidos aliados ao PSDB obteve quase 85% das prefeituras do Estado.
Nas 55 cidades com mais de 40 mil habitantes, descontadas mais quatro onde haverá segundo turno sem a presença do PSDB, tucanos e aliadas ganharam em 35, destaca Pestana. “É um desempenho muito importante, principalmente para as eleições para o governo do Estado em 2014, dada a importância da capilaridade partidária numa campanha a governador e a senador”, disse o deputado.
O recuo em termos de prefeituras se explica, diz Pestana, por uma “cultura aliancista”. “Abrimos mão de várias cidades em favor de outros partidos aliados, como para o PSB, por exemplo.”
O PSB, do prefeito reeleito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, foi o partido que mais ganhou nessas eleições. Saiu de 13 prefeitos para 31 eleitos no primeiro turno. E disputa o segundo turno em Uberaba. O partido está na base do governador Antonio Anastasia (PSDB). Para o secretário-geral do PSB em Minas, Mário Assad Júnior, o bom desempenho de seu partido foi influenciado pelo que chama de “modelo de governar exitoso de Lacerda em Belo Horizonte” e que fortaleceu a imagem do partido no interior.
O PSDB e PSB tem presidenciáveis em seus quadros: Aécio e o governador do Pernambuco, Eduardo Campos, respectivamente. O PT, que tem hoje a presidente Dilma Rousseff como o nome mais forte para as eleições de 2014, também festejou seu resultados em Minas Gerais.
O PT perdeu a disputa em Belo Horizonte — cidade natal de Dilma –, mas o petista Patrus Ananias obteve 40% dos votos e fortaleceu a legenda. O partido venceu em 114 cidades no primeiro turno e disputa, no segundo, Montes Claros, Contagem e Juiz de Fora. Em 2008, o partido havia eleito 110 prefeitos.
Apoie o VIOMUNDO
No domingo, o PT saiu vitorioso em cidades importantes, como as da região do Vale do Aço [onde se concentram siderúrgicas]; Pouso Alegre e Poços de Caldas, no sul do Estado; Uberlândia, no Triângulo Mineiro; Ribeirão das Neves, na região metropolitana e no leste, Governador Valadares.
“Nossa meta não era numérica, era mais uma meta qualitativa e sob esse aspecto, tivemos um desempenho até acima do esperado”, disse André Quintão, deputado estadual do PT e vice-presidente da legenda no Estado.
Leia também:
Zé Dirceu: ‘Não me calarei, não abandonarei a luta’
Dirceu, Genoino e Delúbio são condenados pelo STF
Lewandowski: Genoino será condenado apenas por ter sido presidente do PT
Saul Leblon: Engrenagem se move para esmagar referência de luta
Rubens Casara: “Risco da tentação populista é produzir decisões casuísticas”
Paulo Moreira Leite: O lugar de Genoino
Genoino: “Vocês são urubus e torturadores da alma humana”




Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!