Deputados do PT se solidarizam com a ministra Iriny Lopes

Tempo de leitura: 2 min

Nota de solidariedade à ministra Iriny Lopes

Em nome da Bancada do PT na Câmara, manifesto  solidariedade à ministra da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Iriny Lopes, cujas posições em defesa das mulheres vêm sendo atacadas ou por má-fé ou com objetivos políticos. Ao contrário de versões divulgadas, a ministra em nenhum momento pediu a uma emissora de televisão que retire do ar um quadro de programa de humor, tampouco defendeu a censura ao questionar uma novela e uma peça publicitária estrelada por uma modelo.

A ministra agiu  com legitimidade quando sugeriu  a divulgação da Rede de Atendimento à Mulher e o Ligue 180 ao autor de uma novela de TV que aborda a tema da violência doméstica, pediu ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar)  a análise de publicidade de lingerie e questionou um quadro humorístico veiculado em rede de televisão em que é banalizado o assédio sexual, problema enfrentado com frequência por mulheres que utilizam o transporte público coletivo.

Nos três casos, a ministra levantou questionamentos sobre como o corpo da mulher é utilizado pelos meios de comunicação como forma de vilipendiá-la, transformando seu corpo em mero objeto.  O tema suscita debate sobre os meios de comunicação de massa, importantes instrumentos de formação da sociedade.

A atitude de Iriny evidencia a construção de uma nova postura em relação ao papel das mulheres. E ao usar os meios institucionais para defender suas posições, longe de querer censurar ou interferir, a ministra mostra que os meios de comunicação têm uma contribuição a dar à democracia e à construção de uma sociedade mais avançada.

Em todos os casos, não se trata de uma tutela, mas de atitude para mostrar que estereotipar a mulher denota um comportamento que devia estar ultrapassado.

Os questionamentos feitos ao trabalho da ministra procuram criar uma  situação constrangedora a quem desenvolve um trabalho fundamental para implementação de políticas públicas para as mulheres. No século 21, quando as mulheres  assumem cada vez mais um papel relevante na sociedade, é condenável qualquer atitude de caráter machista que tenha como objetivo a manutenção de uma situação que a história vem sepultando, com a crescente participação das mulheres nos rumos do mundo. Não se pode tolerar como natural a manutenção de estereótipos em que a mulher é vista como objeto de desejo sexual e vítima da violência doméstica.

Enquanto nas democracias mais avançadas  o combate aos estereótipos da mulher é empunhado  como bandeira,   aqui, na contramão da história, alguns articulistas preferem o passado, inspirados no conservadorismo fascitizante do Tea Party.

Brasília, 10 de outubro de 2011

Paulo Teixeira,

Líder do PT na Câmara.

Leia também:

Roger Abdelmassih é cassado definitivamente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Finalmente o PT veio defender a ministra hein??!!

Donizeti – SP

Pelos temas que a rede globo trata nas suas novelas, acredito que o grande sonho dessa emissora de tv é transformar o Brasil num imenso bordel, tal a apologia que faz da prostituição em todas suas tramas.

Nas novelas da globo, os bordéis são retratados de forma idílica, um lugar muito bacana, onde todas as prostitutas são jovens, lindas e gente boa, se isso não for estímulo a prostituição das mulheres no Brasil, não sei o que seria.

Novelas da tv globo, " lixo em estado puro."

    Aline C Pavia

    Simples, boicote, remova o canal da memória da TV, fiz isso há mais de 1 ano e te garanto, não me faz a menor falta.
    Ouço o meu Coringão na rádio AM. Filmes em DVD – os poucos bons que escapam.

    TV para que? Bem dizia Renato Russo, o Teatro dos Vampiros.

Donizeti – SP

Quaquer novela da tv globo é um desserviço a sociedade, com raríssimas excessões.

Geralmente, nas novelas do chamado horário nobre, das 21.00 horas, os temas são uma louvação as pessoas de mau caráter, deterioração completa da moral e ética, ao desrespeito ao semelhante.

Novelas da globo são " lixo em estado puro ". Não assisto e recomendo a ninguém assistir, são a mais pura perda de tempo.

    Klaus

    Preservar a honra da família brasileira e os bons costumes deve ser sempre a bandeira dos homens de bem.

marcosomag

Muito boa a nota do partido. As suas lideranças deveriam sempre adotar um tom forte e tratar com dureza a mídia corporativa. Esperemos sua atitude em questões vindouras.

ZePovinho

A Claudia Costin pode criticar a GLOBO.Ela é do PSDB.

"….A personagem Solange (Carol Macedo) rebola no baile funk e canta a música "Dez no popozão", cuja letra é esta:
… Eu odeio redação / mas requebro até o chão / Não sou boa no estudo / levo zero em quase tudo / Reprovada no provão / tirei dez no popozão / Meu diploma é de funkeira / vem comigo meu irmão / Põe a mão no popozão / e requebra até o chão. http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011

Cláudia Costin repudia novela da Globo que estimula não estudar. Vão criticá-la igual a Iriny?

[youtube AzC3w4_fiJI http://www.youtube.com/watch?v=AzC3w4_fiJI youtube]

    Jorge Nunes

    Essa novela da Globo é um desserviço a sociedade.

    N

    Klaus

    Ainda bem que há pessoas de bem para defender a honra da família brasileira. Temos que estar vigilantes, sempre!

    ZePovinho

    Quero ver sua irmã rebolando o popozão,Klaus.Vou me deleitar.

    beato salu

    desserviço é falar "desserviço", inverdade, descontinuar, classes menos favorecidas…e outras perolas na novilíngua midiática…isso sim.

Deixe seu comentário

Leia também