Brasil de Fato: Uma CPMI para punir os corruptores

Tempo de leitura: 4 min

É hora de mostrar a todo o povo quais interesses a revista Veja defende

Desde a fundação do Estado republicano com a revolução francesa, sempre houve setores da classe dominante que se utilizam dos cargos públicos, das influências nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para se locupletar e acumular com dinheiro público. Na sociologia foram classificados como a fração lumpen-burguesa, que preferia surrupiar parcela da mais-valia recolhida pelo Estado, e de mais fácil acesso, a dedicar-se a investimentos na produção e extrair diretamente a mais-valia da exploração do trabalho da classe operária.

Aqui no Brasil não foi diferente. Desde a República velha, setores da burguesia sempre se locupletaram com recursos públicos, de forma legal e ilegal. Porém, essa mesma burguesia, muito esperta, nas últimas décadas se apropriou do discurso ideológico da luta contra a corrupção. Como se a corrupção fosse um mal genérico, sem nome, classe, ou pior, fossem setores da classe trabalhadora que tirassem proveito de governos progressistas. O símbolo maior dessa hipocrisia foi o governador Lacerda, do Rio de Janeiro, na década de 1950 e 1960 e seu partido União Democrática Nacional (UDN). No fundo, essa forma de transformar a denúncia da corrupção apenas como uma questão moral, não passa de uma tática da classe dominante para desviar o debate sobre a verdadeira natureza do Estado brasileiro, que por si só, na sua lógica de funcionar proporciona a parcelas da classe dominante que se apropriem dos recursos públicos. Às vezes de forma legal e outras vezes ilegalmente. Nos casos ilegais se chama de corrupção, e aí seus beneficiários precisam construir uma ampla rede de “proteção pública” aos seus atos, que em geral, envolve juristas e advogados famosos, juízes, desembargadores, senadores, deputados, delegados de polícia e, sobretudo, os proprietários dos meios de comunicação de massa. Basta lembrar como a televisão e a Veja transformaram o Collor de Mello em caçador de marajás, Demóstenes no senador vestal, Yeda Crusius a gestora da RBS e tantos outros que foram desmascarados pela realidade.

Nos anos recentes, depois da vitória eleitoral do presidente Lula, os setores da burguesia derrotados se utilizam desse expediente: denuncismo e tentativa de centrar o debate no combate à corrupção, como uma forma de engessar o governo, deixá-lo inerte, e impedir que as verdadeiras demandas da classe trabalhadora e a questão de um projeto para o país seja o centro do debate).

Assim surgiu o “mensalão” no governo Lula. Amplificado ao extremo, que quase levou a um processo de impeachment. Agora, veio à tona que até o sinistro bicheiro Cachoeira estava por trás dessa manipulação, junto com a sua Veja.

No governo Dilma, esses mesmos setores da burguesia – derrotados no seu projeto de subordinação ao neoliberalismo e aos interesses imperiais – se agarrou na imprensa e no Judiciário, para deixar o governo refém de seus interesses. Com isso já derrubaram sete ministros. Independente da natureza ideológica dos ministros, do seu não compromisso popular, de que tenhamos até gostado das mudanças ou de culpas reais, o fato é que não houve nenhum processo ou algo concreto comprovado. Se os interesses da imprensa fossem democráticos e os ministros tivessem caído culpados pelo desvio de recursos públicos, então eles deveriam estar na cadeia! Mas como diz o ditado popular, “o diabo faz panela mas esquece da tampa”.

Agora veio à tona a rede de corrupção montada entre uma quadrilha de jogos ilícitos, empreiteiras, senadores, desembargadores, governadores e a imprensa de direita, em especial a revista Veja, com quem o contraventor Cachoeira discutia com o chefe da sucursal de Brasília as pautas, as denúncias. Como se eles tivessem o direito de decidir a quem iriam derrubar ou a quem condenar perante a opinião pública.

Felizmente os parlamentares tiveram um pouco de coragem e instalaram a CPMI para investigar esses fatos. A panela está destampada. Agora será necessário revolver toda a podridão que tem dentro dela.

Pela primeira vez as forças populares, representadas por alguns congressistas, terão a oportunidade de investigar e denunciar os corruptores: as empresas e a grande mídia que as acobertam. É hora de mostrar a todo o povo quais interesses a revista Veja defende. Seus bicheiros e parlamentares. É hora do povo saber as redes que se montam dentro do estado brasileiro para que meia dúzia de lumpen-burgueses se locupletem e ainda usem a mascara da legalidade e da defesa dos interesses públicos.

Essa CPMI precisa analisar com detalhes tudo e de forma rápida, antes que a ratazana esconda o queijo e seus comedores.

Mas não basta torcer pela coragem de alguns parlamentares. Será necessário que os movimentos sociais, o movimento estudantil, da juventude, todas as forças populares possam ir às ruas pressionar. Exigir a investigação e punição de todos os envolvidos, sejam governadores, empreiteiros, senadores, donos da Veja etc.

A Globo já começou de novo a campanha do Brasil limpo, da corrupção genérica e de falsos movimentos de jovens burgueses, que são amplificados na televisão.

Portanto, estamos diante de mais um capítulo da luta de classes, travado no campo da ideologia, no campo das ideias e da gestão do Estado. E a burguesia já se deu conta que pode sofrer uma grande derrota ideológica.

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cláudio

Maravilhoso ! ! ! Muito bom artigo, altamente recomendável. Lúcido e brilhante.

Geralda

Temos que acabar com a imprensa corrupta e amordaçada. Estamos caminhando para uma grande conquista, a internet nos dá este apoio. Sigamos em frente.

Gilson Rocha

CPMI nunca puniu ninguém.
Aliás, temos muita gente que já
deveria ter deixado a vida pública
a muito tempo, mas hoje está aí.
Faz parte da CPMI, alguns deles aliados
do governo do povo.
Todos estes procurando se mostrar homens
e políticos honrados.
A CPMI aqui fora virou uma guerrinha contra
um lado da imprensa.
A corrupção política ficou em segundo plano.

Mariac

Inventou-se a roda. Claro que a raiz da corrupção está nos funcionários sem concurso, nos puxa-sacos, nos nomeados, na contabilidade atrás de baias, dos deletadores de informática, na proximidade com governos e politicagem dos MP, na politicagem dos TC, na fraqueza da Receita Federal em auditar as empresas e realmente pegar o famoso caixa 2. E principalmente na falta de punição EXEMPLAR.

    assalariado.

    Mariac, voce errou feio. Isto que voce comenta -(são efeitos, e não as causas)- das mazelas da ideologia da sociedade capitalista. De onde voce acha que veio o "é tudo por dinheiro". A raiz da corrupção social não é o corrupto, é sim, o corruptor, que nunca aparece nas telinhas. Porque será? Partindo deste seu comentário, diria que abraças as " informações" que o PIG joga em nossas cabeças diariamente, sem refleti- las. Afinal de contas, quem corrompe a sociedade, são os ricos, ou os pobres? Como o próprio post sugere, a corrupção não parte dos debaixo, vem sim, dos de cima. Ou seja, teremos que começar a faxina lá pelas elites do capital, e seu Estado burguês. Sim, os que corrompem a sociedade e o Estado, são os de dinheiro, conhecidos também como burguesia capitalista. Quanto a PUNIÇÃO exemplar. Ora, ora, isto é coisa para ladrão de galinhas, da uma olhada nos presidios. Alguma duvida?

    Abraços Fraternos.

    Jotace

    Bela intervenção, Assalariado…Creio que ela ajudará o Mariac a analisar melhor o tema, o flagelo, e seus verdadeiros causadores. Abraços, Jotace

    renato

    O coitadinho do beira mar não corrompeu nínguem, de rico a pobre, de fraco a forte.
    O Ronaldo Fenomeno era pobre, e agora é o que, pobre com dinheiro.
    Se eu tiver dinheiro serei corruptor.
    Vocês estão vendo muito programa político.
    Nascemos corruptos e corruptores, tudo é uma questão de oportunidade.
    A luta contra isto começa dentro de nós…..seres humanos.
    Por que isto não é legal.

Marcio H Silva

to com preguiça de escrever, mas tenho mlido todos os posts daqui e de outros sujos. mas nessa reportagem noto a ausencia de alguns trolls conhecidos…..cadê-los?

    Rodrigo

    Se você se refere a mim (pq troll pra alguns é simplesmente quem não bebe do Kool-Aid esquerdista), digo que a minha mensagem não foi publica. Mais uma pra vasta coleção de contraditórios que não acha seu caminho aqui.

    Marcio H Silva

    Nunca me dirigi a sua pessoa lhe chamando de troll. Conheço seus comentários lá do blog da cidadania, onde já tivemos algumas divergências. Posso não concordar com eles ( comentários ), mas jamais te acusei de ser troll, mas se a carapuça tá servindo é problema seu, não meu……

FrancoAtirador

.
.
PERILLO E SUAS LIGAÇÕES COM A ALFA, BETA, GAMA, DELTA…
.
.
O curso de Direito de Marconi Perillo

Por Ana Maria Goiana, no Luis Nassif OnLine
.
.
MPF/GO entra com ação contra faculdade que privilegia Marconi Perillo

A Faculdade Alves Faria (Alfa) montou uma turma especial no curso de direito com apenas dois alunos:

o senador Marconi Perillo e sua esposa Valéria Perillo.

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF) ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, emdesfavor da Faculdade Alves Faria (Alfa), Marconi Perillo (senador da República), Valéria Perillo e União Federal, por concessão de tratamento privilegiado a agente político.

De acordo com a procuradora da República Mariane Guimarães de Mello Oliveira, a Faculdade Alfa, localizada em Goiânia, sob a justificativa de atender necessidades especiais de Marconi Perillo, montou uma turma especial no cursode direito com apenas dois alunos: o Senador e sua esposa Valéria Perillo.

Para tanto, a instituição de ensino superior organizou sua estrutura física e seus professores, com sala de aula exclusiva, apartada do convívio com os demais estudantes.

A nova turma conta com horários deaula especiais, exclusivamente às segundas, sextas e sábados pela manhã, para atender a conveniência do Senador e sua esposa, conferindo-lhes condições privilegiadas de acesso às aulas.

Para o MPF/GO o fato viola os princípios da isonomia e da generalidade na prestação de serviços públicos, configura tratamento seletivo e privilegiado sem previsão constitucional ou legal e viola as diretrizes e bases da educação nacional, previstas na Constituição da República e na Lei n.º 9.394/96.

O MPF/GO pediu a concessão de liminar, para determinar à Alfa que encerre imediatamente a turma especial do curso de direito criada para abrigar Marconi Perillo e Valéria Perillo, transferindo-os para salas de aula comuns. Alternativamente pediu que a faculdade providencie a abertura da turma especial para os demais alunos, de forma a completar o número de estudantes usualmente admitidos em uma sala de aula normal.

Pediu também, que a Alfa, Marconi Perillo e Valéria Perillo sejam condenados a pagar indenização, a ser revertida para os alunos daquela faculdade, em valor a ser oportunamente calculado, com base no custo de manutenção da sala de aula especial, durante o período em que foi mantida às custas das mensalidades pagas pelos demais estudantes.

A ação foi distribuída para a 9ª Vara Federal de Goiânia, processo nº 2007.35.00.022088-0.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Goiás

[youtube moy7zYxOihY http://www.youtube.com/watch?v=moy7zYxOihY youtube]
NO VÍDEO, APARECEM GILMAR MENDES E DEMÓSTENES TORRES
DOIS HOMENAGEADOS DA FORMATURA DE MARCONI PERILLO
.
.
Da OAB-Goiás sobre Marconi Perillo

A OAB-GO esclarece que o governador Marconi Perillo nunca esteve inscrito em seus quadros e, portanto, não possui a carteira da OAB.

Mesmo porque, nunca prestou o Exame de Ordem.

Qualquer interessado pode checar no Cadastro Nacional de Advogados (cna.oab.org.br) se uma pessoa está ou não devidamente inscrita. A OAB-GO esclarece ainda que o Exame de Ordem é realizado pela Fundação Getúlio Vargas, sob supervisão do Conselho Federal da OAB.

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-curso-
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-respos

    Jotace

    Caro Franco,
    A notícia que você aqui transcreve sobre a ‘formatura’ do Senador Marconi e esposa, pela Faculdade Alves Faria (GO), leva à suspeita que o De Gaulle tinha razão quando afirmou que o Brasil não era um país sério. Ainda bem que o MPF/GO ajuizou uma ação contra o desmando. Que tal alguma entidade ou autoridade, igualmente corajosa, agir de fato para evitar o que se passa com os brasileiros que têm o infortúnio de entrar na Espanha ? Ler, a propósito, a matéria divulgada ontem, dia 24, pelo Estadão e intitulada ‘Barrados na Espanha reclamam de maus-tratos’… Abraços, Jotace

Gustavo Pamplona

Analisem o que o Ari Peixoto fala nos segundos finais desta "reporcagem"
http://g1.globo.com/jornal-nacional/videos/t/edic

Ai, ai.. que vontade de julgar o Mensalão que o porquinho tem? Coitadinhos… será que eles conseguem? E o que tem a ver uma coisa com a outra? E notem mais uma tentativa de jogar o Luiz Inácio contra a dona Dilma Vana.

Eita porquinho que não aprende? Anda merecendo umas açoitadas, não acham?

(*) Acho que o Ari Peixoto com toda certeza será promovido, no mínimo… no mímo deve ter rolado uma conversa mais ou menos assim: "Olha, Ari.. vai lá… faz a reportagem e vê um jeito de falar do Lula e do Mensalão… se der a gente coloca no ar e vai por assim mesmo"

—-
Desde Jun/2007 açoitando PORCOS no "Vi o Mundo"! ;-)
Fundador do PORCO – Partido de Oligarcas Representantes de Capitalistas Opresssores (PIG)

Bernardino

CPI OU CPMI como queiram,no Brasil, é Carnaval fora de epoca.O JUdiciario soltara todos como seus RECURSOS e leis FTROUXAS..É a nossa Cultura meus caros,Aqui BANdido investiga Bandido,Corrupto vira Heróoi,a vitima torna´se Culpada,Golpe Militar é chamado de REVOLUÇAO,Torturador é ANISTIADO!!
Nao é uma Cpizinha desta que vai passar a limpo 500 anos de Derrocada.Teria que ter havido uma guerra civil SANGRENTA no passado ao estilo guerra da secessao,revoluçao Francesa.
BRAsil e POrtugal duas naçoes desrespeitadas no mundo inteiro com Forças Armadas frouxas,sucateadas a vida inteira lamberam as botas dos ingleses e agora EUA. UMA Naçao se constroi com SANGUE,SUOR e Lagrimas e nao discursos de MARQuinhas e noivinhas pra casar.
AS duas Naçoes passaram batidos ao longo da historia tal como uma partida de Poquer em Golpe de mestre!!A qui trata-se de COMPLEXO ANA LITICO VIVENCIAL e nao VIRA-LATAS!!!!

    Jotace

    Caro Bernardino,
    Não compartilho com muitas das tuas opiniões como exposto acima, especialmente a pregação de guerra. Mas, de fato, estamos a precisar de que nos tornemos um país mais respeitado, onde corrompidos e corruptores paguem pelos seus crimes. Um país ao qual não faltem autoridades que exijam respeito pelos outros países aos seus cidadãos e cidadãs, mesmo doentes e setuagenárias. Ler, a propósito, a matéria divulgada ontem dia 24, pelo Estadão e intitulada ‘Barrados na Espanha reclamam de maus-tratos’. Abraços, Jotace

O_Brasileiro

Por favor, me avisem quando o Policarpo for depor na CPI.
Quando a mídia vira notícia…

Regina Braga

Já começou bem…Cachoeira preso,Claúdio Abreu idem…chegaremos lá…Com a polícia federal abrindo caminho,fica fácil para a CPI.Uma vez otimista sempre otimista.

Jotace

PARA O MAL, UM REMÉDIO SEMELHANTE (1)
Aparentemente derrotada nas últimas eleições, a corrupta grande mídia rebrotou como a erva daninha depois da chuva nos campos de cultivo, por representar os interesses da chamada lumpen-burguesia, tudo conforme bem demonstrado no editorial do ‘Brasil de Fato’. Por isso é a hora de ficarmos atentos, fiscalizar o comportamento e denunciar o constante malabarismo de muitos políticos, de quaisquer partidos que sejam, na CPMI que se antecipa. (Continua)

Jotace

PARA O MAL, UM REMÉDIO SEMELHANTE (2)
Mas não é só isso: o momento é sumamente propício a que se lute pelo rápido andamento do processo da Lei dos Meios, precioso recurso da sociedade para refrear a ação dos vendepátrias e que permite também uma mais rápida expansão a todas as formas de imprensa alternativa. Esta, que ninguém se engane, foi decisiva para a vitória a Dilma, ao desmascarar a grande mídia. Os blogs representam um caminho da cura para o mal do sistema de que fala o editorial, ao esclarecer a verdade para todos. “Similia similibus curantur”, já diziam os romanos, o semelhante só se cura com um remédio semelhante. Para a picada de cobras, só há mesmo um remédio, o soro maravilhoso. Jotace

Gustavo Pamplona

O texto é muito lindo… o final até é bem interessante… conclama os cidadãos a agirem contra a revista Veja inclusive os estudantes (pobrezinhos…) e que no fundo são apenas "massa de manobra" (*) Mas lá vai a realidade:

Não vai rolar… galera… é um sonho… esqueçam… é uma utopia esquerdopata que não se concretizará.

Eu explico:

Eu ando vendo o PORCO muito tranquilo… nem parece que vão ser os "investigados" nesta tal CPMI… afinal não são as 4 grandes "famiglias" (mesquitas, civitas, marinhos, fias) ou diria os 4 cavaleiros do apocalipse que controlam os meios de comunicação deste país?

Se caso o PT/PMDB e setores do Governo vierem para cima… é muito simple… basta omitir a notícia (aliás… já estão fazendo isto)… e se for preciso.. basta inventar algum podre de algum deles e repercutirem ao máximo até que o PTista/PMDbista que ousou em investigar, cancele a investigação … e não se esqueçam da chamada "liberdade de imprensa" que eles vão invocar ao máximo.

E muito provavelmente irão se fazer de vítimas… aliás… venho notando como alguns Telejornais (leia-se JN) estão fingindo apromixação com o povo para conseguir a simpatia deles…

(*) Estudantes são apenas "gado", não pensam realmente… a maior parte tem 19…18.. 20 e poucos anos… sabem muito pouco da vida… e já foram usados pela mídia em duas ocasiões distintas… no Impeachment do Collor e depois em algumas manifestações para o Impeachment do Lulla. (grafado com dois LL's).

—-
Desde Jun/2007 sonhando com utopias esquerdopatas no "Vi o Mundo"! ;-)
Fundador do PORCO – Partido de Oligarcas Representantes de Capitalistas Opressores (PIG)

    Sérgio Ruiz

    O Gustavo tem razão, o pig vai se defender o máximo nesta guerra. Mas não custa ter esperanças e torcer para que os "jornalistas bandidos" sejam expostos ao público" e condenados pelos seus hediondos crimes.
    Quem viver verá.

E. S. Fernandes

Muito bom texto. Lumpen-burguesia é no que se transformou, por exemplo, parcelas da burguesia mexicana, colombiana e brasileira. Está na raiz dos problemas sociais do Paraguai. É o que explica o sucesso de tantos paraísos fiscais tão bem conhecidos e frequentados pelo tucanato paulista. Tudo o que diz respeito a lavagem de dinheiro, ao jogo, ao tráfico de droga ou arma, a prostituição, a tráfico de seres humanos, ao contrabando, etc. são práticas e atividades da lumpen-burguesia. É a "reprodução" do Capital sem o inferno da produção. É a "cereja do bolo". É o que de mais podre existe no Capital. Não nos enganemos, contudo. É parte do sistema. É aceito, inclusive. Não é um corpo estranho, um vírus do sistema. Mas um órgão vital que faz parte, infelizmente. E tem uma função muito importante para a vida do mesmo. O morro abarrotado de droga e arma anestesia o povo. Cria-lhes problemas diversionistas. Como os panteras negras americanos foram derrotados? Pelo maior Estado repressor existente em todos os tempos? Não. Os Panteras venceram o Estado americano. O que os derrotou foi a droga fartamente distribuida para eles. O que é Las Vegas senão a Lumpen-burguesia atuando legalmente e ilegalmente, com a cumplicidade dos atores estatais.

Cancão de Fogo

É preciso não deixar que a rede Globo vulgarize as investigações. É preciso que os trabalhadores e estudantes saiam de mão dadas numa pacífica caminhada em favor das investigações generalizadas, combatendo a seletividade que a mídia comprometida já começa a ventilar. Se membros do PT estão envolvidos, que se apure e puna. Se membros do PSDB/DEM/PPS ou outro qualquer partido esteja envolvido, apuração e punição. Se a Veja, rede Globo, Folha, Estadão, Carta Capital, Carta Maior, blogs ou outro qualquer meio de comunicação estiverem envolvidos, investigar e divulgar, acionando os meios legais para afastar esses malfeitores do seio democrático brasileiro. Tenho dito!

Remindo Sauim

Nós e o povo já derrotamos esta imprensa corrupta em 2002, 2006 e 2010. Agora temos a chance de enterrar de vez o péssimo jornalismo da Veja, daFolha, da Globo e de seus esquemas de repercussão nos estados. Os formadores de opinião nem mais desinformadores são, tal a vacinacão a que os brasileiros já se submeteram contra este tipo de armação. Dizem que nas redações destes veículos centenas de jovens jornalistas estão sendo submetidos ao pisão de senhores feitores nos cargos de diretores-de-redação.

Deixe seu comentário

Leia também