Blogueiro da Forbes se enrola ao gozar brasileiros por preço de automóvel
Tempo de leitura: 2 minA versão Stealth do jeep que o blogueiro acha que não vale como símbolo de status (foto promocional)
Brazil’s Ridiculous $80,000 Jeep Grand Cherokee
Kenneth Rapoza, blogueiro da revista Forbes
sugerido pela MVM News
Alguém pode pensar que pagar 80 mil dólares por um Jeep Grand Cherokee significa que ele vem com asas ou frisos banhados em ouro. Mas, no Brasil, é o básico.
O Jeep Grand Cherokee 2013 custa aos brasileiros estelares R$ 179 mil, ou U$ 98.500. Impostos de importação e outras taxas fazem com que um brasileiro que compre um muscular Jeep Cherokee possa comprar três se estiver morando em Miami. Nos Estados Unidos, o Jeep Grand Cherokee vai custar U$ 28 mil. É perto da metade da renda média anual de um norte-americano, mas U$ 89,500 é anos-luz mais em relação à renda média brasileira.
Para não ser superado, o Grupo Chrysler vai lançar o Dodge Durango 2013 por mais que o preço do Jeep. O Durango será mostrado no Auto Show de São Paulo em outubro por legais R$ 190 mil (U$ 95 mil). Nos Estados Unidos custa cerca de U$ 28.500. Um professor de primeiro grau no sistema de escolas públicas do Bronx pode comprar um. Tudo bem, talvez não novinho em folha, mas com um ou dois anos de uso… certamente.
Não há outra razão que a taxação maciça de mais de 50% e ingenuidade do consumidor [brasileiro], que pensa que pagar o preço de uma BMW X5 é o mesmo que comprar uma Cherokee. Desculpem, brazucas… não existe status num Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Grand ou Dodge Durango. Não se enganem com o preço de concessionária. Vocês estão sendo enganados.
Pense da seguinte forma: é como se o seu amigo norte-americano te contasse que comprou um par de Havaianas por U$ 150. Você diria a ele que pagou muito caro. Lógico que as sandálias são sexy, da moda e chic, mas não valem U$ 150. Quando se trata de automóveis para conseguir status no Brasil, a classe alta está servindo Pitu e 51 nas caipirinhas e bebendo como se fosse bebida cara.
Apoie o VIOMUNDO
Para os que leem em português, chequem o Notícias Automotivas, um blog sobre automóveis no Brasil. Há um artigo explicando em detalhe onde a maior parte do dinheiro vai no preço de tabela do caro mercado automotivo do Brasil.
PS do Viomundo: Aparentemente o blogueiro da Forbes não leu o artigo que sugeriu aos leitores. O artigo, de Joel Leite, da Auto Informe, reproduzido pelo Notícias Automotivas, atribui os preços dos automóveis no mercado brasileiro à altíssima margem de lucro de montadoras/concessionárias, não apenas aos impostos.
Leia também:
Joel Leite: As margens de lucro astronômicas no mercado automotivo brasileiro
Gabriel Palma: “Um ato de vandalismo econômico sem igual”
Paulo Kliass: Brasil, importador de café moído
Brasil perde indústria antes de controlar tecnologia estratégica





Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!