VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Denúncias

Jornal mineiro descumpre ordem judicial e não publica direito de resposta do PT


17/08/2012 - 21h57

por Conceição Lemes

Na edição de 3 a 9 de agosto, o Jornal OTEMPO Betim publicou matéria sobre a impugnação da candidatura de Pedro Ivo Caminhas, o Pinduca (PP),  a vice-prefeito de Betim (MG) na chapa do PSDB.

Chamada na capa

Eleições 2012 — Pinduca está impugnado mas mantém a esperança

Título, subtítulo, “olho” e início da reportagem publicada na página 3

O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com ação na Justiça, pedindo direito de resposta ao jornal. O juiz concedeu e a resposta era para ter sido publicada nesta sexta-feira 17. Não foi.

A Coligação Betim Cresce, Você Cresce, integrada pelo PT, PMDB, PDT,  PCdB, PRB, PSL, PTC e PTdoB,  distribuiu nota à imprensa esta tarde:

Jornal O Tempo Betim descumpre ordem judicial de publicação de Direito de Resposta do PT

Os cidadãos de Betim foram vítimas, nesta sexta-feira, de um desrespeito às determinações do Poder Judiciário. O jornal O Tempo Betim, publicado pela Sempre Editora, ignorou e descumpriu a ordem judicial que o obrigava a publicar Direito de Resposta ao Partido dos Trabalhadores (PT) na edição desta sexta-feira, 17 de agosto.

A determinação da Justiça Eleitoral é assinada pelo juiz Élito Batista de Almeida, da 316ª Zona Eleitoral de Betim e foi tomada com base em texto publicado pelo jornal sobre a impugnação do candidato a vice na chapa do PSDB, Pedro Ivo Caminhas, conhecido como Pinduca, considerado Ficha Suja pela Justiça Eleitoral desde 2008.

Ainda nesta sexta feira, a Assessoria Jurídica do PT entrou com nova ação junto à Justiça Eleitoral. De acordo com a advogada Ângela Silva Lobo, do PT e da coligação “Betim Cresce, Você Cresce”, “o descumprimento de ordem judicial é uma afronta ao direito, à Justiça e à democracia, principalmente quando se trata de abuso de veículo de comunicação, que deveria ter como princípio informar a população – e não prestar um desserviço”.

De acordo com a legislação vigente, o desrespeito à ordem judicial pode implicar em pena de três meses a um ano de prisão do representante da Sempre Editora, além de pagamento de multa.

Uma manifestação de jovens de Betim, em repúdio ao descumprimento da ordem judicial por parte do jornal OTempo, tomou conta das ruas do centro da cidade na tarde desta sexta-feira.

A coligação divulgou também o  texto do direito de resposta que o jornal não publicou.

Contatamos a redação do jornal no final desta tarde, mais precisamente às 17h34, para saber a razão de O TEMPO Betim ter descumprido a decisão judicial. A pessoa que atendeu a ligação, após breve consulta interna, disse que não havia mais ninguém na redação.

Leia também:

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



15 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

oliveira

27 de agosto de 2012 às 13h53

TEmos que lutar contra essa 6 duzia de pessoas que querem manipular o povo com suas mentiras com esses jornalecos super eo tempo betim .fora pig

Responder

Emerson

23 de agosto de 2012 às 07h53

Esse jornal é uma vergonha, so é exposto o que interessa a eles.

Responder

Horário eleitoral começa com Russomano à frente de Serra em São Paulo « Viomundo – O que você não vê na mídia

21 de agosto de 2012 às 09h45

[…] Jornal mineiro descumpre ordem judicial e não publica direito de resposta do PT […]

Responder

Antônio Mello: Jornalismo Mãe Dinah para pressionar o STF « Viomundo – O que você não vê na mídia

19 de agosto de 2012 às 22h37

[…] Jornal mineiro descumpre ordem judicial e não publica direito de resposta do PT […]

Responder

Hélio Pereira

19 de agosto de 2012 às 07h32

Este Jornal segue a mesma linha do Jornal o Estado de Minas que também descumpre ordens Juduciais.
Os Jornais Em Tempo Betim e o Estado de Minas pelo jeito fazem parte do “Grupo Aécio de Comunicação”,onde só se publica o que interessa ao Ditadorzinho de MG que vive falando em liberdade de Imprensa e dando “Pitacos” em assuntos que não lhe dizem respeito,inclusive dando as Cartas no PSB de BH,impondo seu Projeto de Poder na Chapa de Márcio Lacerda e contando com a omissão de Eduardo Campos Presidente do PSB.
Cabe aos eleitores de MG darem um basta a esta figura que se Projetou na sombra de Tancredo Neves e vem tentando transformar MG num grande “Curral Eleitoral”!

Responder

SILOÉ-RJ

19 de agosto de 2012 às 00h28

O que impressiona é que em quase todos os estados do BRASIL, o PSDB e a direita,estäo envolvidos em falcatruas e corrupcöes, com quadrilhas pipocando por todos os lados e o PIG como sempre conivente, se fazendo de morto.
Só que agora, com os BLOGS SUJOS repercutindo tudo e bombando na internet, a opiniäo pública está mudando o conceito do seu veículo informativo exigindo menos firulas e mais credibilidade.
SENDO ASSIM, logo logo o PIG näo precisará mais fingir,estará literalmente morto.

Responder

    Gersier

    19 de agosto de 2012 às 09h30

    O PIG faz parte da máfia.
    Salafrários que são,não respeitam nada.
    Já as únicas determinações judiciais que os “tungamos”(o que podemos)cumprem,são as do tipo Pinheirinho.

mfs

18 de agosto de 2012 às 19h25

Ordem judicial é para ser cumprida. Caso contrário, cadeia. Onde está o Judiciário deste país?

Responder

Fabio Passos

18 de agosto de 2012 às 18h41

O PiG acredita que está acima das leis…

Responder

JULIO/Contagem-MG

18 de agosto de 2012 às 14h17

Vitorio medioli, é cidadão italiano, ligado a FIAT, é de direita transves
tido de verde, é um dos maiores criticos do presidente LULA, se está tão
ruim volta para a Italia, de onde nunca devia ter saido.

Responder

Urbano

18 de agosto de 2012 às 13h30

Eis aí a grande liberdade de imprensa apregoada pelos… o que collor bem sabe o que é.

Responder

paulo Sergio

18 de agosto de 2012 às 12h59

Seria muito importante , neste momento eleitoral , dar nome aos bois . O dono deste jornal é o Medioli , direita radical , tentando se passar por partido verde e o tal Aécio Neves , que está apostando todas as fichas na eleição de Bh e Betim , usando seus métodos já bastante conhecidos por jornalistas e afins , aqui no Curral del Rey . Na reeleição do Marcio lacerda em Bh , tá um vale tudo contra o Patrus Ananias e tá na hora de falar , é só entrevistar os trabalhodores nos serviços de saude na PBH , eles tem muito a dizer , da pressão q estnao sofrendo desta turma espúria e mau caráter , que invade até e-mail dos servidores . Vamos lá , onde estnao vcs jornalistas , trabalhando pro Aécio ?

Responder

Márcio Oliveira

18 de agosto de 2012 às 12h55

Esse é o PIG mineiro. O Tempo, do Vittorio Medioli, ex-deputado federal pelo PSDB, não é muito diferente do Estrago de Minas. Como costuma dizer o deputado Sávio Souza Cruz, em Minas está tudo dominado. Quem o Aócio Never não consegue ou não pode cooptar, ele tenta destruir. Até quando?

Responder

Zé Brasil

18 de agosto de 2012 às 11h58

Outro dia meio que estarrecido ouví de relance no programa saia justa da monicavaldevogel o seguinte papo: (versão livre)…. olha, (falando sobre eleições e democracia) o candidato é eleito pelo povo mas não é só isso…, dando a entender que, tudo bem, nós da elite, do poder, deixamos que você povo vá lá e vote e até eleja o sujeito, contudo isto não é o bastante para qualificá-lo como o mandatário do País. Como se ele não deve-se seu mandato apenas ao povo e sim, a quem o permite ser eleito e de lá pode ser por estes apeados do Governo ao seu bel prazer e interesses, do tipo do que foi feito no Paraguay com Fernando Lugo.
E estes canalhas ainda batem no peito e se ufanam de serem democratas. Falam em Democracia pela boca de ditadores midiáticos, opressores do pensamento único.
Espero em Deus viver um dia que seja neste País um 14 de Julho tropical para que possamos todos nós Brasileiros nos lembrar pelos séculos o quanto custa em sangue e lágrimas a um País conseguir chegar e manter-se numa Verdadeira Democracia.

Responder

[email protected]_2

17 de agosto de 2012 às 23h43

Essa é a “imprensa livre” que temos. Uma reportagem em jornal de grande circulação local com viés nitidamente politico não tem DIREITO DE RESPOSTA garantido pela lei.

essa a “democracia” que dispomos atualmente… é LAMENTAVEL!

Só o PODER ECONOMICO conta, o resto estrila pela internet. Por enquanto, já já o barbudinho do mensalão tucano acaba com esta mamata, digo, libertinagem…

:(

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.