Malco Camargos: Aécio não é imbatível em BH

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

A política mineira voltou à normalidade. Depois da “anormalidade” de 2008, quando Fernando Pimentel do PT e Aécio Neves do PSDB apoiaram o mesmo candidato — Márcio Lacerda, do PSB –, desta vez o eleitor terá escolha na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Tudo indica que não haverá segundo turno, já que a candidata do PSTU, Vanessa Portugal, luta para marcar 2% dos votos.

O senador Aécio Neves, embora importante cabo eleitoral, “não é imbatível” na capital mineira.

As considerações são do doutor em Ciências Políticas e professor da PUC de Minas Gerais, Malco Camargos.

Ele registra que as três pesquisas divulgadas até agora dão vantagem a Márcio Lacerda (PSB) sobre Patrus Ananias (PT), variando de 5% a quase 20%.

Afirma que o tempo de televisão será decisivo, aumentando a importância da batalha judicial pelo apoio do PSD, o partido fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Por influência dele, o partido anunciou apoio a Patrus Ananias, mas lideranças locais ligadas a Aécio Neves se rebelaram.

Se o PSD ficar com o candidato petista, Patrus terá apenas 2 minutos a menos de tempo de TV que Lacerda. Caso contrário, a diferença será de 6 minutos (14 a 8 para o candidato do PSB, uma enormidade).

Malco Camargos afirma que o candidato petista terá pela frente a tarefa de relembrar os eleitores não só de sua gestão como prefeito da capital mineira, mas também dos mais de cinco anos que comandou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Para o cientista social, o ex-presidente Lula e o senador Aécio Neves serão os cabos eleitorais mais importantes na disputa, mais até que a presidente Dilma e o governador Antonio Anastasia.

Malco afirma que Aécio Neves “não é imbatível” em Belo Horizonte. Em 1993, foi derrotado pelo próprio Patrus na disputa pela prefeitura. E, nas eleições presidenciais mais recentes, em 2010, Marina Silva foi a mais votada em Belo Horizonte, deixando para trás o candidato apoiado formalmente por Aécio, José Serra.

Em 2012, por se tratarem de dois candidatos com baixa taxa de rejeição, experiência no cargo e tradição de investimento na área social, Malco Camargos antevê uma campanha centrada nos projetos de futuro para Belo Horizonte.

Na primeira parte da entrevista, ele fala sobre os apoiadores de Márcio Lacerda e Patrus Ananias e sobre as pesquisas:

malco1

Na segunda parte ele começa falando sobre o primeiro movimento de Lacerda para esvaziar o apelo de Patrus:

Built-in Microphone_recording 30

Leia também:

Movimentos sociais vão denunciar a Privataria Tucana

Carlos Gianazzi: Já selecionei trechos do Privataria para ler nos debates

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jornal mineiro descumpre ordem judicial e não publica direito de resposta do PT « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Malco Camargos: Aécio não é imbatível em BH […]

Fátima Oliveira: A BH amiga das mulheres « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Malco Camargos: Aécio não é imbatível em BH […]

lia vinhas

Nosso grande problema são as urnas sem comprovante de voto. Já nas campanhas para eleger o Lula pegamos muitas fraudes em urnas aqui no Rio. Fora os “apagões” convenientes para a direita. A criatividade para o mal é muito produtiva. é preciso aumentar a vigilancia,sobretudo em lugares importantes como Belpo Horizonte e São Paulo, porque os tribunais eleitorais tampouco são totalmente imparciais.

Taiguara

Essa matéria divulgada pelo NOVO JORNAL explica com detalhes quem é esse tal de Alexandre da Sujeira. E dá, também, o norte sobre o que está por trás deesa baixaria aócio-lamerdian.

http://www.novojornal.com/politica/noticia/alexandria-golpe-contra-soberania-e-autonomia-do-vale-do-aco-17-07-2012.html

Taiguara

Essa matéria do NOVO JORNAL explica em detalhes que é esse Alexandre da Sujeira. Dá, também, os verdadeiros motivos dessa baixaria aócio-lamerdiana.

maria utt

Patrus ganha.
Márcio Lacerda, ao contrário que diz a matéria, acumulou sim muita rejeição durante o mandato, especialmente do barulhento setor cultural.

|Rogério Benevenuto

Espero que o PT ganhe as próximas eleições em BH. Embora Lacerda não tenha uma grande rejeição na sua administração, ganhar a eleição com apoio do PSDB, certamente vai comprometer os interesses dos belorizontinos. Infelizmente, sabemos, que os ´´unicos interesses que o PSDB defende são os dos seus políticos.

SILOÉ-RJ

Aécio já era eté no PSDB. Vide o apoio irrestrito que o pig dá ao senador paraguaio Álvaro Dias.

Antonio

Moro em BH há 63 anos, acompanho atentamente a política e nunca ouvi ninguém dizer que adora o Aécio.

Quanto ao Lula, já ouvi incontáveis vezes ( bem como já ouvi também muitas vezes pessoas da elite, pessoas burguesas e também mauricinhos dizerem que o odeiam ).

E já ouvi também muitas pessoas dizerem que adoram o Patrus.

O Lacerda está na frente nas pesquisas porque há vários eleitores que ainda nem sabem que o Patrus é candidato.

Malco Camargos: Aécio não é imbatível em BH | Estrela de Couro

[…] Ouça aqui as duas partes da entrevista Gostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos. ← Leandro e os aloprados: Cachoeira queria pegar o Lula […]

Francisco de Alcântara

LULA morreu.
O PT morreu.

Apenas nao sabem disso ainda…

W Pi@SAGGIO_2

Barra será pesada nestas eleições – do EM:

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2012/07/20/interna_politica,307318/coligacao-de-patrus-pede-impugnacao-de-candidatura-de-lacerda-e-delio-malheiros.shtml

Coligação de Patrus pede impugnação de candidatura de Lacerda e Délio Malheiros Na representação, protocolada na tarde desta sexta-feira, a coligação “Frente BH Popular” acusa o secretário de Estado de Gestão Metropolitana e secretário-geral do PSD em BH e em Minas, Alexandre Silveira, de fazer campanha no horário de trabalho beneficiando a coligação “BH Segue em Frente”

Marcelo Ernesto

Publicação: 20/07/2012 20:05 Atualização: 20/07/2012 21:00
A guerra de bastidores entre os dois principais candidatos à prefeitura de Belo Horizonte está declarada. Na tarde desta sexta-feira foi a vez da coligação “Frente BH Popular” que apoia a candidatura do ex-ministro Patrus Ananias (PT) acionar a Justiça Eleitoral. A chapa protocolou representação contra do secretário de Estado de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, que também é secretário-geral do PSD em Belo Horizonte e em Minas. Na representação, a chapa acusa o secretário de fazer campanha eleitoral no horário de trabalho para a coligação do “BH Segue em Frente”, que apoia Marcio Lacerda (PSB). A ação também pede a impugnação da candidatura de Lacerda e de seu vice, o deputado Délio Malheiros (PV).

    W Pi@SAGGIO_2

    tudo isto pq a candidatura lacerdaécio/coligação PSD local está em desespero, como se vê por tal atitude, também do EM:

    http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2012/07/20/interna_politica,307318/coligacao-de-patrus-pede-impugnacao-de-candidatura-de-lacerda-e-delio-malheiros.shtml

    PSD pede no TRE a impugnação de candidatura de Patrus De acordo com Alexandre Silveira, secretário de Estado de Gestão Metropolitana e secretário-geral do partido em BH e Minas, o petista teria que ter abandonado o posto em um dos conselhos da Fiesp, quatro meses antes de registrar candidatura

    Marcelo Ernesto

    Publicação: 19/07/2012 17:17 Atualização: 19/07/2012 20:45
    O secretário de Estado de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira (PSD), que também é secretário-geral do PSD em Belo Horizonte e em Minas, entrou com pedido para que o TRE determine a inelegibilidade do ex-ministro do Desenvolvimento e Combate à Fome, Patrus Ananias (PT). De acordo com Silveira, o petista, que é candidato à prefeitura da capital pela coligação “Frente BH Popular”, teria que ter se desincompatibilizado da presidência do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), cerca de quatro meses antes de registrar a candidatura ao pleito deste ano. Caso a Justiça Eleitoral acate o pedido, a candidatura de Patrus pode ter que deixar a disputa.

    Ainda de acordo com o secretário do PSD, o aditamento solicita que Patrus apresente notas fiscais para comprovar que a Ananias Assessoria e Consultoria – empresa de sociedade do ex-ministro com a esposa -, não prestou serviços ao poder público. “Caberá ao TRE solicitar a documentação e a ele comprovar, ou não, que não prestou serviços nos últimos seis meses ao pode público”, afirmou. Alexandre Silveira, que também é secretário do governo Anastasia, disse que a atitude “é um dever de cidadão trazer os fatos à Justiça, para que sejam apurados”.

Antonio Morais

Sou de Belzonte e tenho certeza que Patrus ganha a disputa pela prefeitura. Todo mundo gosta muito dele.

Deixe seu comentário

Leia também