Corruptores, os grandes ausentes do debate

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Talvez eu tenha perdido alguma coisa, mas sinto falta da inclusão dos corruptores no debate sobre a “faxina” e nas manifestações do Sete de Setembro.

Será que existe alguma relação entre o poder dos corruptores e a interdição das operações Satiagraha e Castelo de Areia — ou foi mero acaso?

Por que não se debate, por exemplo, punição às empresas corruptoras, como a impossibilidade de participar de licitações para as que forem condenadas em última instância pelo pagamento de propinas?

Por que não aprovamos uma lei parecida com a que o Congresso americano debate, para dar proteção aos assim-chamado whistle blowers, os denunciantes de corrupção pública ou privada?

E o nexo entre a corrupção e a reforma política?

Seria lamentável ver a pauta do combate à corrupção sequestrada por interesses partidários.

Quanto ao número de manifestantes em Brasília, que provocou debate entre os comentaristas, não tive e não tenho como afiançar quantos foram.

As fontes divergiram: o Estadão e o Globo falaram em 25 mil; a Folha em 12 mil; a Carta Maior em 2 mil no início do protesto, com a adesão posterior de parte do público que viu o desfile de Sete de Setembro.

O Globo registrou: “O senador Álvaro Dias (PSDB-RJ) foi hostilizado”.

Leia também:

O sucesso da Marcha contra a Corrupção em Brasília*

Henrique Fontana: Uma proposta para a reforma política

Brasil de Fato: Quem paga a roubalheira é o povão

Privatas do Caribe: Onde foi parar o dinheiro das privatizações?

Vermelho: Nova classe média ainda vive em favelas e cortiços

Altamiro Borges: FHC apoia faxina que nunca fez

Faxina: Risco e oportunidade para o governo Dilma

Delfim Netto: Um viva para a queda dos juros


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ozeias Laurentino

Na regulamentação da mídia, deve se focar mais no corruptores, pois são eles as nascentes da corrupção inverter a logica atual. Só assim combateremos pra valer essa praga. APARECIDA DE GOIÂNIA

italo

Assim não dá, assim não pode, quanto mais o PIG desanca a falar mal do Lula e da Dilma, mais a população hostiliza o PSDB, DEM, PPS. Aonde vai parar a tv e os partidos políticos nessa aliança doida?

multiplus

espelho, espelho meu…

seriam corruptoras as empreiteiras q pagam US$ 200 mil pro Lula "falar" uma palestra?

e a Telemar q deu um "agrado" pro Lulinha pra agradar o Lulão?

será?

    cronopio

    "Multiplus" só no nome, porque, nos comentários, permance o mesmo reaça de sempre…
    O engraçado é que vocês papagaios da Veja desmascaram-se sozinhos, basta a discussão sobre corrupção ficar mais séria para vocês desviarem o assunto. Vocês não estão preocupados com a corrupção, estão preocupados porque um nordestino pobre, de esquerda, ex-torneiro mecânico, com identificação popular chegou ao poder. Por isso o chamam de analfabeto (o que ele não é, vale ressaltar). O mais bonito é que isso tem nome: preconceito de classe, o bom e velho, pura e simplesmente. Espumem direitistas, mas esse é o melhor presidente que o Brasil já teve… e 80 porcento dos brasileiros concordam comigo. Você pagaria 500 mil para ouvir o Bill Gates, não é? Por que o Lula não pode cobrar 200 mil? Só porque ninguém pagaria o mesmo para ouvir o FHC? Bom, isso chama oferta e procura, amigo…

    multiplus

    nem 1 linha sobre o agrado da Telemar?

    q chato, né?

    rsrsrsrs

    cronopio

    Nunca afirmei que o PT não fosse corrupto. Afirmo com todas as linhas o PT é tão corrupto quanto qualquer outro partido, votei no PT sabendo disso. O problema da corrupção é estrutural e se resolve com reforma política. Por exemplo, com leis de financiamento público de campanha, mas você já mostrou sua opinião a respeito disso. Corrija-me se estiver errado: para você apenas os ricos podem candidatar-se, não é? Bom, como sou a favor da democracia, preciso discordar de você. Não vou ficar elencando casos de corrupção do PSDB, há ao montes, outros comentadores postam-nos a rodo. O que realmente me preocupa no PSDB é manipulação de todo e qualquer tipo de discurso que o leve a angariar mais votos. A última eleição mostrou o pior do PSDB, sua face perversa, a aliança com setores da direita que não davam as caras desde a ditadura, a manipulação de preconceitos socialmente difusos (a discussão sobre o aborto e sobre a homofobia, por exemplo, são um episódio triste na história do nosso país), o estímulo ao racismo e a xenofobia (em São Paulo tivemos o aparecimento do movimento São Paulo para os paulistas, abertamente fascista). A pior corrupção é a corrupção dos laços que unem os seres humanos uns aos outros, contra essa corrupção nenhum esforços é excessivo.

    Luiz Carlos Azenha

    multiplus ou João Teimoso. Decida-se!

Francy Lisboa

Azenha Azenha! Eu sei! Eu sei! Eu sei pq não se fala dos corruptores!!!!!!!!!!!!!

Sei que pode irritar mas vai…

TODOS NÓS SOMOS COR-RUP-TO-RES

Quem nunca molhou a mão de um policial querendo um cafezinho? Ou quando rodou com vcs sabem o quê?

Isso é só um exemplo de como o mundo nos força a cometer pequenos atos de corrupção e nem percebemos.

Aliás, é o mundo todo.

Essa merda tá errada eu sei!

Não quero isso para o meu filho, mas todo mundo tem um quê de cuupto e de corruptor

Inclusive eu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Aguardo os puritanos!

Quem nunca a

    @sergiobio

    Nem precisava ir tão longe. Garanto que 90% daqueles que esbravejam contra o caixa-dois partidário também já sonegaram ou sonegam habitualmente impostos. Hipocrisia pouca é bobagem.

    Só uma ressalva: a pior forma de enxergar um problema é generalizando. Quanto a ter um quê de corrupto/corruptor, ainda tem muita gente que se salva, inclusive políticos.

    cronopio

    Pessoal, vamos tentar elevar um pouco o nível do debate, por favor.

Melinho

O senador Álvaro Dias foi hostilizado?

Vai ver que foi pelo excesso de botox.

Militantes do Facebook descobrem a política | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] E onde foram parar os corruptores? […]

Ramalho

Por falar em corrupção, por que todos os sujeitos que geriram as finanças e a economia nacionais ficaram riquíssimos? Como conseguiram tal feito? Por que a Vale teve lucro no valor de seu preço de compra um ano após ter sido vendida?

adrixramos

Corruptores e corruptos se misturam em um sistema político em que os setores econômicos bancam a eleição de parlamentares e indicam nomes de suas hostes para cargos de confiança no governo. Não vi nenhuma menção na marcha (onde fui e sei que havia muito mais que 2 mil pessoas desde o início) em defesa dos corruptores. Quanto a sua pergunta: "Por que não aprovamos uma lei parecida com a que o Congresso americano debate, para dar proteção aos assim-chamado whistle blowers, os denunciantes de corrupção pública ou privada?" A resposta é a mesma de porque temos uma lei de licitações difícil de cumprir para quem quer agir na legalidade mas fácil de burlar para quem não tem escrúpulos? Quem faz as leis?
O Brasil precisa se livrar da corrupção, e corrupto é quem está dos dois lados. Não há distinção.

Maria Fulô

É muito fácil entender por que os corruptores jamais serão molestados pela imprensa… são eles – que tem na mídia um dos seus, vide Veja e Zé Dirceu – que a viabilizam.

JOSE DANTAS

A faxina da mídia só mexe com adversários e as empreiteiras enquanto "elite" não serão incomodadas agora depois de 500 anos na surdina.

    JotaCe

    Caro José Dantas,

    Bem acertado o seu comentário o qual, mais uma vez, me faz crer na absoluta necessidade de que haja uma grande pressão popular contra a corrupção em todas as suas formas e espaços, e também para que se implante a Ley de Medios no Brasil. Abraços do,
    JotaCe

Carmen

(continuando)
Sabemos que é difícil enfrentar o poder econômico. Operação Satiagraha, Operação Castelo de areia e outras, nos demonstram. Mas sem essa coragem veremos apenas que a fila anda… sai um corrupto e entra outro, patrocinados pelos mesmos. Parafraseando Warren Buffet, que só agora percebeu os imensos privilégios de que sempre gozou, eu pediria: parem de mimar os corruptores!!!!!!!

Carmen

(continuando)
Qualquer semelhança com políticos do mesmo calibre não é mera coincidência. A corrupção não nasce sozinha e nem tem geração espontânea… é apenas um lado do problema. O outro lado, que são os verdadeiros predadores e nunca aparecem são os corruptores. Qualquer iniciativa de moralização que não atinja "quem compra" será inútil. O corrupto profissional conta com a proteção do corruptor. É só manter a boca fechada e logo estará em outro cargo importante, independente do partido que esteja governando. Tenho lido colunas e mais colunas, editoriais e mais editoriais ( até com exercícios de futurologia, querendo prever o que acontecerá nos próximos dez anos) expressando justa fúria contra a roubalheira, mas não leio nada contra "quem paga para a gente ficar assim".

Carmen

Azenha…enviei o texto abaixo para a coluna do leitor da FSP no dia 19/08 e não foi publicada…em outro jornal não passou na moderação.
Realmente, a campanha pela moralização do nosso país, agora vai… tenho visto até notórios corruptos, indignados, nos jornais de TV, exigindo honestidade. Quando soube quem era o suplente do novo Ministro dos Transportes lembrei do Cazuza: estamos diante de um museu de grandes novidades!!!! O seu nome é indiferente, pois sua história é a mesma de vários outros políticos, em todos os governos. Ministro dos Transportes durante os dois mandatos de FHC, saiu indiciado e foi prestar seus conhecimentos especializados no governo do RS. Saiu indiciado novamente.

    JotaCe

    Estimada Carmen,

    Excelente e patriótica a sua análise. Nela só não concordo com a sua (justificável) decepção de tê-la enviado para a Folha de S. Paulo e não ter sido publicada. Já era de ser esperado…O caso é que toda a grande mídia é comprometida com a engrenagem corruptores/ corruptos (corrompidos) e por isso mesmo sua análise não teve lugar. As ‘faxinas’, agora pretendidas pela mídia criminosa e políticos dos mais corruptos, representam apenas um disfarce e uma tática para desprestigiar os adversários. Os pesadelos do roubo e do entreguismo que elas defendem continuarão e talvez ainda mais fortes. Na área governamental, em que possa existir empenho de parte de alguns, representam uma utopia. Somente uma grande pressão do povo mobilizado e a implantação da Lei dos Meios, poderão atender o que é, de fato, um dos grandes anseios populares. Lutemos por eles ! Abs,
    JotaCe

Silvio I

Azenha, você e cruel e malvado, como vamos a querer que se acabe com os corruptores! Não se da conta que depois vai a faltar a leite para as crianças. Como pode pensar dessa forma. O Problema do Castelo de Areia foi um deslize e perdoável. Imagina, uma denuncia que não se sabe quem a fez, isso que chamam anônima, mais a PF comprova um roubo escandaloso,mais para a justiça não vale, imagina vamos a punir em função de que alguém, levantou a lebre.Isso não pode ser! Na outra se trato de punir a Protógenes, por ter colocado o dedo na ferida, e isso e perigoso porque o ferido, pode pegar uma infecção. Devemos cuidar dos pacientes!

Ceiça Araújo

A corrupçao é como as drogas: só existe o tráfico/traficante porque existe quem compra. É preciso exterminar o vício.

FrancoAtirador

.
.
7 PROPOSTAS PARA ERRADICAR A CORRUPÇÃO NO BRASIL

1) Quebra dos sigilos fiscal e bancário de todas as Pessoas Jurídicas estabelecidas no País com faturamento anual igual ou superior a 1 milhão de reais;

2) Quebra dos sigilos fiscal e bancário de todas as Pessoas Físicas com renda anual igual ou superior a 500 mil reais;

3) Auditoria em todas as empresas públicas, estatais e autarquias federais, estaduais e municipais;

4) Revisão de todos os processos licitatórios, em todas as esferas e em todas as instâncias de poder que tiveram por finalidade a execução de obras públicas e a prestação de serviço público pelo setor privado, inclusive a aquisição de bens móveis e imóveis junto a fornecedores privados;

5) Revisão de todos os contratos firmados por Convênio do SUS com instituições de saúde privadas e do MEC com instituições de ensino particulares;

6) Auditoria para apurar a origem e o destino dos valores que deram causa à Dívida Pública Interna, determinando, inclusive, quem são os principais credores da União no Sistema Financeiro Nacional;

7) Fim da imunidade parlamentar e do foro privilegiado, com a quebra dos sigilos fiscal e bancário de todos os detentores de mandato legislativo nos âmbitos federal, estadual e municipal.

CHEGA DE HIPOCRISIA !

QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME !
.
.

    Silvio I

    Franco Atirador:
    Completando com a última informação O prejuízo no Ministério do Transporte pode chegar a 648 bilhões. Isso sô nesse ministério, e o resto? Da para beber uma cerveja! Agora quisera saber que se vai a fazer com os responsáveis. Os corruptos e os corruptores.

    JotaCe

    Caro Sílvio,

    Se julgados, conforme a ‘jurisprudência’, terão todos a proteção do Supremo. É neste covil que reside a serpente…Abraços, JotaCe

Ronaldo Cananéia

Uma pessoa achou uma lâmpada tipo Aladim e rapidinho esfregou.

Um gênio saiu da lâmpada e falou: você tem direito a fazer um pedido.

Esta pessoa pediu: quero acabar com a propriedade cruzada na imprensa do Brasil.

O gênio respondeu: este seu pedido é impossível, faça outro.

Aí esta pessoa pediu para que as empreiteiras corruptas fossem condenadas na justiça.

Então o gênio retornou: repita o seu pedido sobre a imprensa. Vamos ver o que posso fazer . . .

Roberto Ribeiro

7 de setembro de 2011, dia do protesto do Movimento 171 Contra a Corrupção!

Eduardo Diniz

É só um achismo… a mídia martela todo o dia a corrupção da classe política. É sempre a mesma história. Quando não é corrupção, é sobre aumento salarial dos politicos e demais funcionários públicos. Desta forma transferem a culpa da corrupção para o povo brasileiro. Sim, pois é através do voto que são eleitos os políticos. E fazem todos acreditar que corrupção é ato exclusivo do político. É preciso que se faça aparecer os Grandes Corruptores…

    JotaCe

    Caro Eduardo,

    Você está certo, ao considerar que os ‘Grandes Corruptores’ devem aparecer, ser desmascarados. Contudo, não podemos esquecer que, como povo, temos que parar de eleger corruptos. Basta de malufes e similares em todos os âmbitos que dizem respeito à coisa pública. Pois, como afirma a própria sabedoria popular, ‘formiga sabe que roça come’. Se elegemos representantes de ficha suja, maleáveis, dóceis à ação das empreiteiras, das transnacionais etc etc, serão eles que abrirão as portas mais largas para a ladroagem que fustiga o povo brasileiro. A implantação da Lei dos Meios seria um grande passo para dirimir esse mal no Brasil. Um abraço do,
    JotaCe

Leonardo Câmara

Mas o Álvaro Dias não é senador pelo Paraná?

sergio pinto

Corrupcao é causa ou efeito?
No meu modo de ver, corrupcao é efeito.
E a causa? A causa é a impunidade. O que aconteceu com a licitacao viciada do metro e agora da iluminacao publica? O que aconteceu com a Castelo de Areia e Satiagraha?
Isso é o que causa corrupcao. E corrupcao é como sexo. Nao da para fazer sozinho.

Rafael

Azenha me dê uma ajuda por favor, eu fiz comentários no blog do Reinaldo Azevedo fiz ao total 3 comentários todos sem qualquer ofensa que questionava o sistema de voto distrital eles foram publicados chegou a ter 28 comentários total, próximo às 20:00 e então eu fui às 20:13 verificar a repercussão dos comentáriso e eles foram retirados do blog Passou para 24 comentários.Repito Azenha todos comentários respeitosos com críticas ao sistema de voto distrital. Quero saber se podem fazer isso depois de publicado eles retiram os comentários?

    Vinícius

    às vezes blogueiro (ou estagiários, sei lá) aprovam um comentário na pressa, depois lêem com mais cuidado e deletam. Ou alguém manda deletar.

    Ramalho

    Por causa destas e outras, não frequento os blogs do Reinaldo, Noblat, Dirceu e PHA, há muito tempo.

    GilTeixeira

    Seja benvindo à democracia do tio rei!

    JoaoTeimoso

    Rafael, se acostume!

    o Azenha (liberal e democrático) fez exatamente a mesma coisa comigo… me "baniu" do seu blog e deletou TODOS OS MEUS COMENTÁRIOS com data de até 3 dias antes da data q ele resolveu me banir!

    e tudo isso por CENSURA DE OPINIÃO!

    como vc pode ver, atitudes como a q vc relatou nem são exclusivas do chamado PIG… os blogs de PT tb fazem assim!

    como o GilTeixeira falou: Seja bem vindo à democracia do Azenha!

Rafael

Temos senhores é que defender o fim do foro privilegiado e o fim do voto secreto para os políticos obviamente.

    Roberto Locatelli

    Assino embaixo. Essa malandragem de deputados e senadores esconderem seu voto dos eleitores tem que acabar.

Francisco

Fazer campanha é negócio de quem quer escalar na politica. Faz o abaixo assinado para o plebiscito sair na próxima eleição.

Empresa que corrompe deve ficar vinte anos sem participar de licitação pública (sem prejuizo das demais medidas punitivas)? Sim ou não.

Esse tipo de matéria só rola (e olhe lá…) se for por plebiscito.

JOSE DANTAS

Pessoal, vocês estão esquecendo que o Brasil é o PaÍs do "FAZ DE CONTAS". A mídia faz de conta que mostra o "bolo todo" e o povo faz de conta que acredita, porque no fundo, quase todo mundo tem um parente ou amigo que de certa forma participa da festa e fica o dito pelo não dito, ou seja, na hora do pega pra capar, por via das dúvidas, melhor não botar fogo no rabo dos outros para que o do próximo não incendeie.
É claro que para haver corrupção tem que existir tanto os corruptos como os corruptores, só que tem um detalhe importante nisso aí.
Os corruptos passivos apontados são sempre do lado do governo porque a mídia é contra, porém, se pensarmos nas construtoras como agentes ativos, vem outra pergunta: desde quando? E a resposta simplesmente justificaria o porquê de não se mexer nesse vespeiro.
Se não existe o compromisso com a verdade, a população fará sempre o mesmo papel, que é o de massa de manobras pelas mãos dos proprietários da informação nesse País.

Francisco

Começaram a falar em usar o Pré-sal para pagar salário de funcionário da saúde. O nome disso é doença holandesa! O Pré-sal não era para pagar educação e tecnologia?

Aposto que se o CPMF voltar sem ser o percentual de algum valor é aprovado na hora. O problema da CPMF era que ficavam desnudados juiz, caixa dois, traficante e deputado: todos de rabo preso!

Julio Silveira

É lamentável que sejamos obrigados a nos apartar de um movimento que tem uma pretensão tão nobre quanto a busca pelo combate a corrupção. Corrupção que aqui no Brasil tem raizes profundas, históricas até ouso dizer até que é cultural. Ela muitas vezes passa despercebido no espirito popular da esperteza ou da vantagem em tudo. Triste que tenhamos que nos acautelar para que não servamos de massa de manobra para interesses que pretendem ao invés de buscar o verdadeiro debate na sociedade visa mesquinha fragilização do governo. E percebemos isso nessas inconsistências clareadas na incoerência dos impulsionadores do movimento. Mais uma vez usam uma motivação popular nobre para formar seus exercitos de tolos distraidos.

ricardo silveira

HC para banqueiro que tenta subornar policial não é corrupção? Abrigar torturador nas forças armadas com base em auto-anistia não é corrupção? Concorrência do Metrô de São Paulo que meses antes se sabe quem vai ganhar não é corrupção? Etc. Só estou perguntando.

    Rafael

    Pois é você falou que já se sabe quem ganha as licitações e não que aconteceu de novo. Já se sabia quem ia ganhar a licitação em São Paulo para manutenção da rede elétrica dias antes. impressionante essa prática em SP.

Sebastião Medeiros

Combater a corrupção não prendendo os CORRUPTORES(os grandes empresários)é como enxugar gelo !

Caracol

Azenha, além da Satiagraha (eu chamo de soltaeagarra) e da Castelo de Areia, é bom lembrar a do Banestado. Quanto maior o número de corruptores e corrompidos, maior e mais rápido ´é o esquecimento.
Nunca vou esquecer a imagem do Antonio Ermirio de Moraes chorando no Congresso, dizendo que ele dava emprego pra muita gente e que não sabia que sua empresa pagava pedágio mensal ao PC Farias, enquanto os congressistas choravam junto e diziam que ele era um herói, um benfeitor do Brasil.
Ao mesmo tempo ninguém acreditou no Color, ninguém o perdoou quando ele disse que não sabia que a conta de luz da Casa da Dinda era paga com dinheiro público.
O negócio é o seguinte: o corrompido é malhado porque recebe a grana, desperta inveja, neguinho quer mesmo é estar no lugar dele, o "sonho brasileiro". Ninguém investe contra aquele que corrompe, pois é ali que está a grana, a sociedade faz fila pra receber e ninguém quer que a fonte venha a secar.

Vlad

A observação seria perfeita se não fosse por um porém.
Ficou no passado o modelo "clássico" dos corrompidos (ou corruptos) e o do corruptor, tipo o chinês que suborna o fiscal (concursado) da saúde para não multá-lo pela falta de higiene. Ou do madeireiro que molha a mão do agente do IBAMA para poder desmatar onde é ilegal.
A coisa sofisticou-se: o "aliado" exige cargos (seja lá onde for, até nos Correios e no IPEM dão jeito de roubar). O nomeado e padrinhos já estão acertados com a "empresa", ou criam uma, ou várias. São, o corrupto e o corruptor, a mesma quadrilha. Uma massa gosmenta pré-arranjada. Portanto, punir uma empresa ou proibí-la de participar de licitação é gritar com surdo. Criam-se outras e pronto, continua a roubalheira.
Na minha opinião, com esse sistema anacrônico e slow-motion de Justiça que temos, não vai se combater nunca a corrupção.
Veja o caso do Arruda (já que se falar de algum pseudo-esquerdista posso causar comoção ou histeria): além de não estar preso, cogita-se que venha a ser candidato em 2014. Imagine que provas precisaríamos ter para condenar alguém, se não bastam as que vimos no caso.

    Ramalho

    Há esforços no sentido de se reduzir drasticamente os cargos de livre nomeação na administração pública, o que teria de ocorrer em todos os níveis (federal, estadual e municipal). De acordo com as propostas, muitos destes cargos seriam preenchidos obrigatoriamente por funcionários de carreira. Há bons motivos para se acreditar que tal medida seria benéfica: as áreas do governo que são regidas por este princípio são menos sujeitas a corrupção e são mais eficientes. As forças armadas, e o ministério das relações exteriores são bons exemplos.

    Há empresas onde a reserva de cargos para funcionários de carreira poderiam começar imediatamente, e uma delas é a ECT: tem uma escola formadora de administradores postais (analogamente ao MRE e às FAs) e profissionais experientes que conseguiram em passado recente torná-la uma das empresas de maior credibilidade do país e um dos melhores correios do mundo (trabalho que foi destruído pela contaminação da empresa por agentes da corrupção).

    Já que não se consegue financiamento público de campanha, raiz da corrupção, pode-se, ao menos, reduzir drasticamente os cargos de livre nomeação, o que reduzirá a corrupção em grande medida.

    JotaCe

    Caro Vlad,

    Certo que há anacronismo e retardamento, como você comenta a respeito do sistema judiciário. Mas, o caso é que muitas estranhas decisões do Supremo Tribunal e que premiam os corruptos de colarinho branco, envergonham a Justiça Brasileira. De fato, é quase inconcebível qualquer um desses grandes larápios ser realmente punido. Aqui lembro que o verbo envergonhar foi utilizado por um membro daquela corte ao se referir à atuação de um colega que, na ocasião era mesmo o Presidente do Supremo. Abraços, JotaCe

Joel Miranda

Amigos, a turma do "cansei", antigo "TFP", não protestou contra os corruptores, só se lembrou dos corruptos, esquecendo que não há corrupção, sem a presença dos dois.

Remindo Sauim

Só para explicar. Só é corrupto pela lei brasileira o funcionário público ou o político eleito. Não existe a figura jurídica do corruptor na iniciativa privado. Neste caso é roubo mesmo.

Benê Teixeira

Sabe Azenha porque os corruptores não estão inseridos no debate? Porque os órgãos de comunicação que estão incentivando essa "marcha" querem induzir as pessoas a acreditarem que a corrupção no país é feita apenas e tão somente pelos responsáveis das verbas públicas, diretamente e sem intermediários (uma parte da verdade, mas não o todo). E nessa os grandes financiadores de campanhas e grandes anunciantes desses veículos caem fora do debate bem de mansinho, e fazendo cara de paisagem.
Sobre o número de participantes em Brasília considero dois pontos importantes, que jornal nenhum vai noticiar: primeiro, muita gente estava lá para protestar contra as famiglias Arruda e Roriz; e segundo, quem me garante que boa parte desse público e demais adereços não pertenciam aos festejos do 7 de setembro? Sabe como é, dependendo do ângulo da foto ou da filmagem tudo fica grandioso, cheio, enfeitado…

Marcio H Silva

Caro Azenha, é ingenuidade querer atacar os corruptores. Voce acha mesmo que os caras vão atacar uma fonte de recursos desta?
Mal comparando, é querer que a polícia acabe com o tráfico de drogas. Se acabar como fica a boquinha?

reinaldo carletti

comentava com a minha esposa no feriado, exatamente isso……..os corruptos já sabemos, então eles (corruptos) na justica ,fazendo acordos para reducão das penas, entregando os corruptores, que sabemos ser:bancos, empreiteras,empresas farmaceuticas e por ai vai………quem sabe, a conciência venha pesar, agora!!!
reinaldo carletti

Corruptores, os grandes ausentes do debate « Ficha Corrida

[…] Corruptores, os grandes ausentes do debate | Viomundo – O que você não vê na mídia Sirva-se:Like this:LikeBe the first to like this post. Deixe um comentário […]

Gustavo Pamplona

Interessante… mas desde quando a sociedade pensa nisto?

Agem feito massa de manobra, na realidade "gado" mesmo! Acham que uma manifestação "genérica" contra a corrupção vai adiantar alguma coisa.

São tão cegos pela mídia CORRUPTA que acham que apenas os corruptos é que deveriam ser punidos… quando na realidade os que corrompem é que deveriam ser punidos.

Agora convenhamos… todo mundo tem seu preço… além do mais… existe aquele ditado: "A oportunidade faz o ladrão."

—-
Gustavo Eduardo Paim Pamplona – Belo Horizonte – MG
Desde Jun/2007 corrompendo a mídia no "Vi o Mundo"! ;-)

Alexei_Alves

Muitíssimo bem lembrado, Azenha.
O que diz a lei sobre oferecer suborno? É ou não é crime?

mello

Simples: porque não querem acabar com a corrupção, omitem a fórmula simples: corrupção = corruptores + corruptos. No dia em que começarem a punir os corruptores ( muitos deles aliados do PIG ) , os corruptos vão , a persistir a sua sanha, a serem considerados meros ladrões, muito mais fáceis de capturar…
E depois, se punem os corruptores, como se sustentam a corrupção, quem financiará o PIG ?

Klaus

"Por que não se debate, por exemplo, punição às empresas corruptoras, como a impossibilidade de participar de licitações para as que forem condenadas em última instância pelo pagamento de propinas?"

Porque são estas empresas que financiam as campanhas de TODOS os partidos.

    Ramalho

    Isto é uma confissão: as empresas são tão corruptoras que conseguem comprar TODOS os partidos. Principalmente por isto, o debate sobre os corruptores tem de se dar, e só se dara por pressão da Sociedade.

jeferson damascena

Alvaro Dias, o Dorian Gray paranaense, foi o que restou no picadeiro da oposição, juntamente com Demóstenes Torres e Agripino Maia.Patéticos

Gerson Carneiro

Mas no Direito Administrativo há leis que punem empresas por falcatruas desse tipo, não?

Empresas não poderiam participar de campanhas políticas para evitar o atrelamento em licitações "públicas". Por exemplo, a licitação para construção do metrô em SP onde houve loteamento prévio de qual empresa iria fazer o quê. O finalciamento público das campanhas eleitorais reduziria esse tipo de malandragem. Outro problema é beneficiamento de empresas da família ou parentes dos políticos em licitações.

PS: Coitado do Mr Botox. Chegou atrasado porque teve que ficar quatro horas no salão fazendo aplicação de três demãos de creme, mais uma plicação de laquê, depois naquele sol escaldante a maquiagem começou a derreter, e ainda quase apanhou.

fernandoeudonatelo

Pois é, me lembro que a Siemens e a Alstom criaram uma rede de empresas de fachada (offshore), a nível global, para coordenar o pagamento de propina a diversos parlamentos e assembléias.

Whistleblowers e financiamento público de campanha parecem boas medidas para se evitar esse problema, mas continuo achando, que a punição deve ser o caminho. E pra isso a legislação penal e civil devem ser aperfeiçoadas.

Como a expropriação de ativos e patrimônio. Mas pra isso, as investigações não podem ser travadas. E aí entram os "buracos" do processo.

ZePovinho

Naõ sei porque me lembrei do Álvaro Dias(PSDB-PR) vendo esse antigo filme.O que vocês acham???

[youtube ptic3Ce1Xfk http://www.youtube.com/watch?v=ptic3Ce1Xfk youtube]

ZePovinho

Hostilizaram O MASKARA???????????KKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!Naquele sol o botox e a silicone devem ter começado e incomodar!

João

Azenha,

por que não se cria o Imposto sobre Grandes Fortunas ao invés da volta da CPMF.

A $áude brasileira agradeceria muito.

o que acham?

    Remindo Sauim

    Tem que ter as duas. Um imposto sobre movimentação financeira e um imposto sobre as grandes fortunas.

    Fabio_Passos

    Exato.

    Roberto Locatelli

    Pode ser uma opção interessante.

    De qualquer forma, a própria CPMF já era um imposto sobre grandes fortunas. Afinal, tratava-se de 0,037% da movimentação financeira. Alguém que movimentasse, no ano, R$ 200.000,00 (ou seja, R$ 16.600,00 por mês), pagaria R$ 74,00 POR ANO. Menos que um jantar simples para uma pessoa no restaurante Fazano.

    Por outro lado, alguém que movimentasse R$ 200 milhões por ano, pagaria R$ 74.000,00 (também por ano). Menos que um colar de brilhantes (que essa pessoa tem às dúzias na penteadeira).

    Mas o problema da CPMF era que certas pessoas não queriam que sua movimentação financeira caísse na malha da Receita Federal…

    Vlad

    Umas 10 vezes mais, Locatelli.
    Era 0,38% a alíquota.
    Mas vc continua com razão no seu comentário.
    Quem sofria mesmo, teoricamente, eram as empresas com alto giro, como os supermercados. Mas provavelmente esse sofrimento foi para o preço…hehe.
    Quanto ao IGF, muita gente tem batido a cabeça para tentar antever o que aconteceria se fosse instituído. Certa vez li que muitos países afrouxaram a tributação sobre patrimônio em virtude da fuga de riquezas para o exterior. Mas sei lá. Eu mesmo sou a favor de taxar mais pesadamente as heranças, como nos EUA. Agora o IGF é de se estudar bem para não dar tiro no pé. Em tese é o imposto mais justo, eu acho.

    Lucas

    "Mas provavelmente esse sofrimento foi para o preço…hehe. "

    Ir até foi, mas depois que acabou a CPMF, algum preço desceu?

    Não. O consumidor continuou pagando o imposto, agora diretamente para o caixa das empresas.

    De qualquer forma concordo com a opinião inicial do João, antes de mais nada, é preciso uma reforma tributária, com taxação progressiva. Quanto mais rico você é, mais você deve pagar, e as grandes empresas devem pagar mais ainda, principalmente aquelas que recebem dinheiro do BNDES.

    Roberto Locatelli

    Ôpa, é verdade, Vlad, era 0,38%.

    O que ocorreu é que caiu a CPMF e não caíram os preços. E o povo não reclamou, pois está sedado pela Globo.

    Um imposto sobre movimentação financeira é extremamente incômodo para corruptores, pois ele permite que a Receita tenha um verdadeiro GPS de dinheiro, acompanhando os fluxos legais e ilegais.

    Fabio SP

    Me lembro que após a queda da CPMF foi aumentada a aliquota do IOF e da CSSL para compensar… Será que com a volta serão tirados esses aumentos? Ou vai ser problema da Globo também.

    Ze Duarte

    Tipo o PT quando foi contra a CPMF?

    Celso

    Caro Roberto,
    Não se esqueça que quando a CPMF caiu Mantega aumentou o IOF de 2% para 7%. Disse ele na ocasião que essa medida compensaria a arrecadação da CPMF. Até agora o IOF permanece nos 7%. Não vejo no debate, que não é motivo do post do Azenha , nenhuma indicação da incoerência do ministro. O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) já teria condições de monitorar as transações que passam pelo sistema bancário pois foi criado também para esse fim. Não tem cabimento o ressurgimento da CPMF., mesmo porque os bancos compensavam os grandes clientes com a taxa cobrada.

    Rafael

    Acredito que seja uma das propostas.

Celso

Perfeito, Azenha. Há muito o foco da imprensa é sobre os corruptos passivos, quase sempre sem vínculos com grande imprensa. Quem são os ativos? Todos já conhecem, no entanto continuam participando e ganhando concorrências, licitações obras e serviços , seja do governo federal, estadual ou municipal. Não me refiro aos corruptores que a imprensa sempre despreza por motivos pragmáticos, muitos deles ligados a políticos e que de alguma forma atrapalham os corruptores profissionais do sistema. Abraço

Rasec

Pronto, enquanto não começar o debate da corrupção pelos corruptores, contem com nosso cinismo! O PIB econômico passa incólume sobre esse debate! A mídia nada fala! A corrupção é uma via de mão dupla, ou não? Os que recebem propina, mas, antes de tudo, os que a oferecem, a propõem, estão dispostos a pagá-las… Por exemplo, no mensalão do DEM, de onde veio o dinheiro? No mensalão de Minas e em todos os outros, quem pagava propina? Fica parecendo que só quem recebe comete crime! E o que dizer da Operação Castelo de Areia? as investigações da Operação Castelo de Areia revelaram que se criou um esquema de verbas clandestinas para financiar a bancada que derrubou a CPMF. Foram milhões de dólares desviados de estatais ligadas ao PSDB e a grandes empreiteiras, num esquema articulado pela FIESP. FIESP?

Deixe seu comentário

Leia também