PT convida Fernando Henrique para depor sobre a Lista de Furnas

Tempo de leitura: 2 min

Breno Costa, de Brasília, na Folha de S. Paulo, dica de Stanley Burburinho

Numa manobra articulada com o senador Fernando Collor (PTB-AL), a base do governo conseguiu aprovar convites para que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, prestem depoimentos à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência. Por se tratar de convites, eles não são obrigados a comparecerem.

Já o requerimento relativo a Fernando Henrique Cardoso, de autoria de Tatto, tem conotação explicitamente política. A justificativa envolve o esclarecimento de “informações contraditórias sobre documento relativo a doações a agentes políticos que teriam sido levadas a efeito por Furnas”. Trata-se da chamada Lista de Furnas, que veio à tona durante o escândalo do mensalão e que trazia supostas doações ilegais de Furnas a diversos políticos do PSDB.

Ao mesmo tempo, a comissão derrubou três requerimentos da oposição, que pedia a convocação dos ministros Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e de Rosemary Noronha, a ex-chefe de gabinete do escritório regional da Presidência da República em São Paulo, para prestar esclarecimentos sobre as investigações da Operação Porto Seguro.

A comissão não é convocada com regularidade. Esta foi apenas sua terceira reunião em 2012. É composta por apenas seis integrantes, quatro deles da base do governo.

Os requerimentos para os convites a Gurgel e FHC não estavam previstos na pauta da comissão, e foram incluídas durante a sessão, após acerto entre o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), e Collor, que preside a comissão.

O convite a Gurgel, proposto por Fernando Collor, que protagonizou discursos duros contra Gurgel na CPI do Cachoeira, tem como justificativa ouvi-lo sobre as relações entre o Ministério Público e órgãos de inteligência.

 Leia também:

Leandro Fortes: Chame o ladrão

PT diz ser alvo de “setores que perderam privilégios”

Paulo Moreira Leite: As marchadeiras do retrocesso

Apoie o VIOMUNDO

Emir Sader: Sob o poder de três ditaduras

Conceição Tavares: Economist no palanque de Aécio

Marco Maia: Câmara pode não cumprir decisão do STF

Milhares de argentinos vão à Praça de Maio defender a Ley de Medios

Rafael Correa: Dois pesos, duas medidas da mídia

Safatle: “Obrigado, Niemeyer. Suas ideias ajudaram a moldar vidas”

Lewandowski: Compete ao Legislativo e não ao STF declarar perda de mandato

Marcelo Justo: Economist não pediu cabeça de Osborne

Altamiro Borges: A artilharia se volta contra Dilma

Marco Maia: Sobre a cassação de mandatos pelo STF

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Rogério Correia: “Valério operou ao mesmo tempo para o Aécio e o PT” | MANHAS & MANHÃS

[…] passada, quando a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso aprovou convite para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso  dar explicações sobre a Lista de Furnas, os tucanos estão em […]

Dirceu vai à festa do PT. O PiG não perdoa ! | Conversa Afiada

[…] de eleger o Papa do que um Presidente !Em tempo3: e quando o Fernando Henrique vai se explicar sobre a Lista de Furnas ?Paulo Henrique Amorim(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa […]

Rômulo Gondim – Rogério Correia: “Valério operou ao mesmo tempo para o Aécio em Minas e o PT em Brasília”

[…] passada, quando a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso aprovou convite para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso  dar explicações sobre a Lista de Furnas, os tucanos estão em […]

Rogério Correia: “Valério operou ao mesmo tempo para o Aécio em Minas e o PT em Brasília” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] passada, quando a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso aprovou convite para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso  dar explicações sobre a Lista de Furnas, os tucanos estão em […]

    cacilda bazoni

    Tem que convocar essa corja, e não convidar, convite a gente aceita, ou não!

    cacilda bazoni galiotto

    Tem que convocar essa corja, e não convidar, convite a gente aceita, ou não! Então publica!

luiz pinheiro

Não foi o PT que convidou. Foi a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, a requerimento do PT, aprovado por deputados e senadores de vários outros partidos.

claret

Mas que coisa danada! O PT chegou ao poder para acabar com tudo de ruim que existia por aí, ou não? Defenestrar os trezentos picaretas do Congresso, lembram-se? Mas não, acrescentou outros tantos os quais parecem ter se tornado de uma hora para outra , progressistas, rsrsrsr, Sarney, Collor, Calheiros, Jucá, Jefferson, Costa Neto, etc. Acabar com a corrupção, diminuir, vá la, rsrsr e ao contrário a goela nunca foi tão grande, negocia-se de tudo.Efetuar auditoria em todo o processo chamado PROER, aquele que beneficiou os banqueiros sórdidos, rsrsr. Mas que nada, todo poder aos banqueiros, inclusive nomeando um deles para presidente do Banco Central e jactando-se perante o mundo quanto a solidez do nosso sistema financeiro, enquanto salvavam por debaixo da moita, Panamericanos, Bvs, da bancarrota fraudulenta, vendo os demais bancos particulares auferirem os maiores lucros, nuncadantes verificados neste país.
Rever todas as privatizações, estes crimes de lesa pátria e punir aqueles que engendraram o processo, rsrsrsr, porque não o fizeram? Não, apenas passaram também a privatizar, envergonhados, mas descobriram o caminho das pedras, rsrsr
Sabem por as oposições não gostam do PT? Por terem deixado rastros demais, marginais de primeira viagem que tornaram tudo mais difícil.
Quiseram ser iguais em tudo, o que mais usam para se defender é : fazemos apenas o que todos faziam, e se esquecem que fizeram e fazem mal.Talvez com as novas companhias, Maluf, Sarney, Costa Neto, aprendam alguma coisa, principalmente não ir com muita sede ao pote.

    Mário SF Alves

    Esperneia, Claret, esperneia. Cara, que decepção. E eu achando que seu discurso era só e apenas um discurso anarquista. E ainda que fosse… ainda assim, quanta simplificação.

Messias Franca de Macedo

LÁ VEM O MATUTO PIADISTA!

… [Durante toda a vida] O convite mais esperado por FHC!…

Quem manda “o ilibado” Álvaro [Em] Dias [Com a Corrupção] não se comunicar devidamente com os seus pares?! Outro que está ‘retado com este reta(rda)do’ (sic) é o Eduardo AZARedo!…

ENQUETE:

Durante o colóquio do FHC no Congresso Nacional, deverá ser oferecido ao ilustre palestrante(!):

a) torradas enFURNAda(S) com abacaxi;
b) o best-seller do Amaury Ribeiro Junior;
c) pizza assada na cozinha da Cesp;
d) algumas das charges prediletas(!) do Bessinha;
e) as fichas falsas dos blogueiros sujos;
f) requerimento do ‘Portal da Transparência’ solicitado uma cópia do imposto de renda da Fundação FHC, ano base 2012, exercício 2013

Que país é este, sô?!…

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Mário SF Alves

    Acrescente aí, no cardápio? “Puxaõzinho de Orelha à la Bill Clinton”.

Almerindo

CONVIDADOS??? Não irão MESMO!!! Será que o PT agora acha que nos engana com esses jogos de cena? O PT tem é que partir pra cima deles com tudo, da mesma forma que eles fazem!

Regina Braga

Ai,que maravilha ouvir o FBHC e seus derivados.Uma pequena prestação de contas ,mesmo que tardia.Operação abafa, com demotucano, não dá certo!Eles ficam valentes e pedem, até ,para os patrões chutarem a oposição,vide o chefe do Perillo…eu sou a garganta profunda do PT.Se é na garganta, um bom ataque na carótida resolve qq problema.Como instrumento da cirurgia,Furnas,Privataria,Banestado,etc…Mas acorda PT!!!

Zezinho

O mais interessante dessa história é que ao mesmo tempo derrubaram a convocação da Rose. É uma vontade de acabar com a corrupção sem igual.

    Paulo Figueira

    Em verdade essa questão não tem nada haver com busca de ética na política, ou você acha que a oposição está preocupada com ética? É uma guerra política, onde uns estão sendo demonizados e outros se passam por anjos, as virgens oposicionistas são velhas conhecidas nos bordeis do roubo de dinheiro público. Fazer algo contra a corrupção é instrumentalizar o Estado para combatê-la, fortalecer e dar independência à Polícia Federal, fazer da CGU um orgão atuante no monitoramento dos recursos públicos, tornarem públicas obrigatoriamente as contas de entes públicos, nomear o PGR eleito por seus pares.
    São ações institucionais que verdadeiramente podem combater a corrupção, fora isso é luta política mesmo, do mais baixo nível e com intenções golpistas.

Julio Silveira

O PT está colocando o Collor na crista da sua onda.
Depois querem que os cidadãos levem os politicos a sério, infelizmente.
Mas antes que algum insensato me caracterize como um troll, quero ressaltar minha completa decepção por todos que estão lá para nos representar. Minha percepção é de que o país não chegará a ser uma nação por que a cada dia mais fica evidente que a luta mais parece ser pelo butim. Luta de bucaneiros.

    Mário SF Alves

    Ah! Mais se aparência fosse a essência, companheiro; ah! se fosse, quem precisaria de ciência, pois, não? Conhecer a REALIDADE pra quê, né não?

Notívago

INFORMAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA
(Completamente fora de pauta)

Eu ententdo muito pouco de computador. Mas ontem, numa argência dos correios, eu ensinei ao funcionário que me atendeu a aumentar o TAMANHO DA LETRA em qualquer texto que ele quiser digitar ou ler de agora em diante.

Ele disse que não lia muito mais na internet porque a letra dos textos eram muito pequenas e isto estava prejudicando a sua visão.

Pois eu estou digitando este comentário com uma letre bem grande e antes de enviá-lo eu vou diminuir o tamanho da letra.

O procedimento é muito simples: a) clique com o mouse uma vez no campo reservado ao comentário; b)quando aparecer o cursor, pressione (sustente) a tecla Ctrl que é a primeira tecla situada de cima para baixo na extremidade esquerda do seu teclado; c)enquanto você sustenta esta tecla, precione a tecla mais (+) que vem juntamente com o sinal de igualdade e um terceiro sinal que eu não sei o nome. Para diminuir o tamanho da letra, repita a mesma operação com a tecla menos (-) que fica ao lado da tecla mais (+). Pronto, o comentário digitado voltou ao tamanho “normal”, ou ao tamanho que você acha adequado à sua visão.

Num texto já digitado, a coisa funciona da mesma forma. Clique com o mouse em cima do texto, etc, etc, etc.

Sem arrogância: já constatei que muita gente ainda não sabe utilizar este recurso tão útil que eu descobri por acaso.

FrancoAtirador

.
.
Ao menos, depois de 10 anos, saíram das notinhas de desmentidos para a ação.
.
.
Alfinetadas da Carta Maior

§ Quem vazou as acusações de Valério para a ‘Veja’ e agora para o Estadão? Todos os caminhos levam aos Gurgéis, respectivamente, procurador e sub-procuradora;

§ FHC será convidado pelo Congresso a explicar o ‘mensalão’ tucano;

§ Rui Falcão convoca a militância a defender de Lula;

§ Instalação da CPI da ‘Privataria Tucana’ será analisada pela Câmara;

§ Gurgel será convidado pelo Legislativo para explicar o seu papel nas Operações Vega e Monte Carlo.
.
.

Eunãosabia

Não publicaram o meu comentário, mas pelo menos mudaram a manchete.

Blog democrático.

    Luiz Carlos Azenha

    Dois fatos!

    Ulisses

    Por que não procura democracia nos blogs do esgota via direita. Lá seus comentários serão sempre aceitos, já os meus são sempre recusados. Agora, democracia? Tá na hora de acabar com esta história de ser republicano. O PT tentou mas tá apanhando tanto que acho que agora vai acordar. Não dá para ser democrático em um país que a mídia se acha política e de oposição exclusiva ao PT e que o judiciário, sem voto se ache superior a mandar no pais e seu povo. Votei na Dilma, quem manda é a Dilma, um juiz que não acata é um golpista.

    ricardo

    Ulisses, não se preocupe. Desde que chegou à presidência da república, o PT vem seguindo seu à risca seu conselho: “é preciso acabar com esse negócio de ser republicano”. Você já ouviu falar na definição de república que Cicero atribui a Cipião? “Res publica, res populi”. Pois é, Lula e o PT a estão redefinindo: “Res publica, cosa nostra”.

    Almerindo

    E AINDA sou obrigado a ler o que esse Ricardo posta aqui… Mas vou ignorá-lo SOLENEMENTE a partir de agora. Meus olhos agradecem.

    Mário SF Alves

    Pensando bem, de certa forma você tem razão. Afinal, nós ainda não vivemos numa democracia plena; não temos sequer a cultura de autênticos democratas; mas… ainda assim, companheiro, exercitêmo-la, companheiro, exercitêmo-la.

    abolicionista

    Olha quem vem falar de democracia, logo você, EUNAOSABIA, que elogiou o Pinochet?

Marat

Olhe que (lembrando o graaaaaaande Érico Veríssimo) para entrar nas furnas desse pessoal terá que se gastar um tempo enorme… É capaz que em 2097 algo aconteça com relação a isso!

Vicente Alberto

Se eu fosse petista, estaria rezando para o ex-presidente FHC NÃO aceitar o convite. O depoimento de FHC pode ser muito, mas muito ruim para o Lulo-Petismo. Um enorme tiro no pé…

    ricardo

    Exatamente. Mas o deputado petista só tomou essa iniciativa porque conta com o estilo oposicionista de salão do FHC. Fosse o tucano um político com um mínimo de disposição beligerante, aproveitaria o convite como tribuna para desancar os adversários de cabo a rabo, com ampla cobertura midiática. Começaria desqualificando a fraudulenta lista de furnas e, sem perder muito tempo com isso, passaria imediatamente ao contra-ataque, podendo escolher as armas que a conjuntura atual abundantemente oferece contra o PT. Já disse isso aqui: o máximo e melhor que o PT pode fazer é fingir-se de morto. Mas não resiste ao blefe, simulando um pífio revide. Então promove iniciativas autodestrutivas como esta deste político sem faro e sem tatto.

    Ulisses

    Vocês já leram PRIVATARIA TUCANA?

    Marcelo

    Ai que meda! Será que ele vai falar sobre a compra de votos pra sua reeleiçāo? Ou sobre a venda da Vale do Rio Doce por 3 bilhōes cujo valor multiplicou por 10 em apenas uma ano após a privatizaçāo? Ou sobre as denúncias contidas no livro Privataria Tucana? Ou sobre o mensalāo do Eduardo Azeredo? Ou sobre a lista de furnas, documento autenticado pela PF?
    Mas ele podia explicar mesmo é porque se seu governo foi tāo bom assim e ele saiu com uma aprovaçāo pífia e seu candidato perdeu a eleiçāo para um reles torneiro mecânico.

    Mário SF Alves

    Ufa! Ainda bem que você não é petista. Nem de estrelinha.

J Souza

Essa notícia (não) vai sair no Jornal Nacional… e (nem) na CBN…
Se sair, por favor, me avisem!

Marat

O PIG é o maior partido da oposição (PSDB e PFL vem de brinde)… Quando o assunto atinge alguém da pseudo-esquerda, pau neles. Quando atinge alguém da vetusta oligarquia, há manobras diversionistas aos borbotões… e assim caminhamos: pobres continuam pobres, ricos continuam ricos, e o sistema Executivo, Legislativo e Judiciário continua igual, ou seja, serviçal dos poderosos!

Jorge Portugal

Sei que é um sonho!!! Mas gostaria de ver FHC atrás das grades. íraças ao ex presidente Lula isso não foi possivel. Tá vendo presidente Lula o senhor se articulou para que FHC não fosse interrogado para não passar constrangimento, pergunta se ele pensa o mesmo do senhor.

Luís Carlos

FHC e o PGR Gurgel não irão. Vão fugir. Não têm coragem de aceitar o convite. Têm muito para esconder. Boa iniciativa. Queremos transparência e não impunidade.

joão

12/12/12 – 17h12
Líder do PT defende CPI da Privataria e cobra explicações de FHC sobre lista de Furnas
Deputado Jilmar Tatto (PT-SP), líder na Cãmara (Foto: Liderança do PT na Câmara)

Deputado Jilmar Tatto (PT-SP) aprovou requerimento para que o ex-presidente tucano seja convidado a falar na Câmara.

O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), conseguiu aprovar hoje (12), na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, requerimento em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é convidado a dar explicações sobre a chamada “Lista de Furnas”, esquema criado por tucanos em Minas Gerais para financiar campanhas políticas com “caixa dois” às custas da empresa estatal.

“O depoimento de FHC é fundamental, já que ele tem expertise na área e deve explicar como se deu o envolvimento dele e de seus auxiliares com o esquema”, disse o líder. A justificativa envolve o esclarecimento de “informações contraditórias sobre documento relativo a doações a agentes políticos que teriam sido levadas a efeito por Furnas”.

Na mesma sessão da comissão foi aprovado convite para que o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, também preste depoimento. O requerimento a respeito de Gurgel é de autoria do presidente do colegiado, senador Fernando Collor (PTB-AL). O objetivo é obter de Gurgel explicações sobre como se dá a relação entre o MPF e os órgãos de inteligência do Estado.

O líder Jilmar Tatto também defendeu hoje a instalação imediata da CPI da Privataria, cujas assinaturas já foram coletadas pelo deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP). O líder vai tratar deste tema hoje, com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), de quem depende a decisão de instalar a CPI.

O pedido de abertura da CPI baseia-se no livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr. A obra, resultado de 12 anos de investigação sobre o processo de privatizações das empresas estatais no Brasil, destaca documentos que apresentam indícios e evidências de irregularidades nas privatizações que ocorreram durante a administração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, além de amigos e parentes de seu companheiro de partido, José Serra.

Os documentos procuram demonstrar que estes políticos e pessoas ligadas a eles realizaram, entre 1993 e 2003,movimentos de milhões de dólares, lavagem de dinheiro através de offshores – empresas de fachada que operam em Paraísos Fiscais – no Caribe.

    Luís Carlos

    É!! Parece que agora vai! Te segura PIG. Já estou ouvindo as falas e manchetes do PiG… “revanchismo”… ” ataques políticos”… Tudo para defender a impunidade e falta de transparência…

Francisco

De pequeno na escola, eu munca procurava briga, até porque sou baixinho.

Depois que a briga começa, quem não quer briga, até engole uma ofensa, ou um empurrão, para a coisa não render. Para não “zangar” mais ainda o agressor.

Mas tem uma hora que você sente que, ou reage, ou a coisa não vai ter um ponto final previsivel. Vai bater sem para até eu morrer?

Nessa hora, quem é baixinho, não briga: mata. Vai na jugular, na cabeça, pega a primeira coisa pesada que acha e mete com gosto.

Baixinhos não têm como se dar ao luxo de dizer: “pare, se não…”.

Baixinhos têm que ser decisivos e terminantes.

Assim fazem os baixinhos, depois que a coisa sai do controle.

A coisa saiu do controle para o PT quando aquele juiz encarregado de proteger a constitucionalidade, porque é um juiz do STF, declarou publicamente que um golpe militar contra a Constituição é um “mal necessário”.

É o equivalente juridico de um policial dizer que “às vezes é correto achacar”, ou “assaltar”, ou “matar e ocultar cadáver”.

Nenhum policial, por mais branco que fosse, ficaria no emprego se desse uma declaração dessas.

Alí, naquele dia, por não ter providênciado demissão sumária e escândalosa do farsante travestido de jurista, o PT perdeu a mão. E o Brasil, as garantias democráticas.

Estamos, literalmente, sub judice: “alea jacta est”.

MariaC

Eu quero que façam perguntas sobre o PROER. Pobres e desempregados não devem contribuir com o luxo de banqueiros. Só isso já me basta. E a privataria tucana com números. e o Banestado. Encham o cara de perguntas.

MariaC

E notem que que as rádios que “Repetem a noticia 50 vezes por dia, para propaganda politica”, e os jornalões usam a palavra manobra com intenção clara de associar qualquer atitude política normal e comum de alguém que não seja do PSDB a uma atitude suspeita. Corja!

MariaC

VivaCollor!

lindivaldo

E a CPI da privataria tucana sai ou não sai agora?

E. S. Fernandes

Espero que o Pt tenha vergonha na cara e saia da defensiva após essa boa iniciativa.

ZePovinho

E o amigo do Aécio Neves(PSDB-MG),Cássio Cunha Lima(PSDB-PB)???????Olha aí um caixa 2 que envolve o PSB da Paraíba,ligadérrimo ao governador de Pernambuco Eduardo Campos!!!

http://www.jornaldaparaiba.com.br/heldermoura/caso-do-dinheiro-voador-supremo-quebra-sigilo-de-cassio-e-olavo/

Caso do Dinheiro Voador: Supremo quebra sigilo de Cássio e Olavo Cruz
Cássio3

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, decretou a quebra do sigilo bancário do senador Cássio Cunha Lima e do empresário Olavo Cruz, envolvidos no que se convencionou chamar de Escândalo do Dinheiro Voador. O fato aconteceu nas eleições de 2006, quando uma mala de dinheiro foi jogada de uma sala do Edifício Concorde.

A decisão da ministra ocorreu no último dia 3 de dezembro e, já no dia seguinte, foi publicada no Diário da Justiça Eletrônica, em sua página 49. Rosa Weber atendeu solicitação do Ministério Público Federal, dentro do inquérito nº 3.404, que apura o caso. O escândalo que ganhou repercussão nacional, envolvia dinheiro que, segundo a denúncia, era distribuído em troca de votos………………….

http://www.jornaldaparaiba.com.br/heldermoura/caso-do-dinheiro-voador-olavo-cruz-tambem-doou-pra-campanha-de-rc/

Caso do Dinheiro Voador: Olavo Cruz também doou pra campanha de RC
Olavo Cruz

O empresário Olavo Cruz Neto, que teve o sigilo quebrado (ao lado do senador Cássio Cunha Lima) por decisão da ministra Rosa Weber (Supremo), foi um dos doadores de campanha do então candidato Ricardo Coutinho, nas eleições de 2008, quando disputou a reeleição a prefeito. Sua doação, no entanto, foi modesta: R$ 8 mil. Em espécie.

Olavo, como se sabe, foi preso em flagrante, numa das salas do Edifício Concorde, em João Pessoa, acusado de jogar dinheiro pela janela, no escândalo que ficou nacionalmente conhecido como o Caso do Dinheiro Voador. O flagrante ocorreu na eleição de 2006, quando Cássio disputava a reeleição ao Governo do Estado, e Olavo era um de seus apoiadores………..

sandro

Essa convocação é mais simbólica que tudo, a oposiçaõ sabe disso
o PT tem chumbo-grosso para usar e não usa. Agonizante, mas talvez não
seja a hora de usar. Por enquanto é PT x PT.

Thomaz

É muita cara de pau o PT convidar o Fernando Henrique para falar de um dossiê no qual ele é vítima.

    MariaC

    É para ele tomar jeito e parar de dar cutucadinhas irresponsáveis no PT, em seu artigo domingueiro nos jornais.

    Marcelo

    Meu caro, nāo é dossiê. A PF, que vocês adoraram na operaçāo Porto Seguro, autenticou o documento. O documento é verdadeiro e a turminha do psdb lavou a égua com o dinheiro do contribuinte.

Ramalho

Faz todo sentido o convite feito a FHC. O PSDB-DEM-PPS e apaniguados ROUBARAM UM TRILHÃO E QUATROCENTOS E OITO BILHÕES DE REAIS dos cofres da viúva, o que se via mostrar a seguir – e é essa gente que quer voltar ao poder.

O governo PSDB-DEM-PPS pegou a dívida líquida pública em 26% do PIB e deixou-a em 60%, aumento que, referido ao PIB de 2011, produz o valor estonteante acima mencionado. No período, os serviços públicos, os vencimentos do funcionalismo, os recursos materiais das forças armadas, os segmentos produtivos, o salário mínimo, as aposentadorias e até a soberania nacional (com a submissão ao FMI, a tentativa de criar uma Guantánamo no Maranhão e a abdicação do desenvolvimento da tecnologia nuclear) foram todos aviltados. Além disto, dilapidaram irresponsavelmente o patrimônio nacional em negociatas vergonhosas que ficaram conhecidas coletivamente como privataria.

Embora seja a maior dívida contraída pelo Estado brasileiro em toda a sua história – 34% do PIB – e, mais do que isto, uma dívida maior do que TODA a dívida acumulado pelo Brasil até o advento do governo PSDB-DEM-PPS – a dívida acumulada era de 26% PIB – o legado daquele governo foi ZERO. De monta, nenhuma obra quer civil, quer social, quer econômica, foi feita, nada de útil foi acrescentado ao país. Falavam do Plano Real, programa anti-AIDS como legado daquele governo, mas, depois, constatou-se que era tudo mentira: haviam se apropriado de obra alheia.

A dimensão da catástrofe que foi a gestão do governo PSDB-DEM-PPS pode ser aquilatada quando se considera que, com uma dívida acumulada de módicos 26% do PIB, o país implantou sua indústria, expandiu fronteiras internas, construiu a nova capital, criou empresas importantes como Petrobras, Vale do Rio Doce, Siderúrgica Nacional, Embratel, Eletrobras, Furnas, Embrapa, Embraer etc., e ainda lutou uma guerra, a se levar em conta, apenas, a história recente. Com uma dívida acumulada de 26% do PIB o Brasil cresceu; com uma dívida de 34% do PIB, contraída durante o governo PSDB-DEM-PPS, o Brasil encolheu, inclusive moralmente.

Cabe então perguntar: para onde foi esta montanha de dinheiro público? A única resposta possível é a de que foi roubado. Não interessa se o roubo foi contabilmente legal, pois não se pode aceitar o endividamento do Estado em quase UM TRILHÃO E MEIO DE REAIS e nenhuma (ou quase nenhuma) contrapartida desta dívida haver. Poder-se-ia ingenuamente dizer que foi, “apenas”, má gestão, mas tal não se sustenta quando se atenta para a capacidade intelectual daquela gente. São tudo, menos burros, sabiam muito bem o que estavam fazendo.

Muitos da malta enriqueceram, fortunas foram desviadas do país (havia mecanismos que facilitavam a saída de dinheiro do Brasil, e as subsequentes tentativas de apuração da roubalheira foram reprimidas). A cereja do bolo, porém, é a respeitabilidade que aquela gente granjeou, a ponto de, agora, posarem de alicerces morais da sociedade. São estes falsos catões que vivem a clamar por moralidade, os maiores ladrões que o Brasil já viu. Usam o mesmo falso moralismo que levou Getúlio ao suicídio quando da tentativa de golpe contra o governo dele e que, depois, misturado com religiosidade hipócrita, sustentou o golpe de 1964 (com seu elenco de torturas, assassinatos e roubalheiras). Os que roubaram o país em quase UM TRILHÃO E MEIO DE REAIS, os maiores ladrões da história brasileira, continuam impunes – e os bobalhões de sempre os aplaudem. O pior é que, por toda a campanha que se vê em curso, querem voltar a roubar, e, por isto, para eles, acabar com a esquerda é preciso, se não no voto, ou baioneta, então no tapetão.

O convite a FHC, por estas e outras razões, é absolutamente justificável.

Luiz Clete

Nossa! Que tiro no pé! Pq não deixou a CPI do cachoeira ter resultado, etnão? Depois da expulsão dos radicais, os moderados estão enterrando o partido. O PT é a partido que a direitona gosta.

    trombeta

    Os radicais estão aliados à direita, PSTU e PSOL estão com os tucanos e a mídia.

    Não só no Brasil, na Bolívia, no Equador, na Argentina, o principal líder sindical hoje está na barca da direita raivosa e do Clarín.

    Acorda filho.

    MariaC

    PSTU? Prove!

    Marks

    É só ver de que ladinho está o senadorzinho Randolfo?
    Adora os holofotes de PIG, e não sai dos braços do PSDB/DEMO/PPS.
    O PSOL é o que há de pior na política brasileira.
    Um bando de traíras hipócritas, hoje aliado aos apoiadores de assassinos e torturadores de 64.
    Logo, logo, Randolfo assina a ficha no DEMO.
    Afinal, já se aliou e muito bem aos queridinhos nessas eleições.
    FORA HIPÓCRITAS, CRETINOS E CAFAJESTES.

Emanoel C Neto

Pelo menos já é alguma coisa, ufa.

prova de bala

Ironia do destino, é que o Collor é quem mais atua na defesa do governo….. O PT hoje se tornou um amontoado de oportunistas e imbecis…

a ultima foi um deputado do rio de janeiro do PT, que defende a “hiper autoridade do ministério publico”

ou o partido alinha o discurso,unifica a base, parte para o ataque,

ou teremos o governo refém da direita, ou o pior, teremos a volta dos neo – conservadores ao governo.

Cancão de Fogo

É preciso ouvir o Gurgel. Inclusive sobre o vazamento para o Estadão do depoimento do Valério. Esse procurador deve muitas explicações ao país. Ele precisa explicar porque escondeu por tanto tempo o processo contra Demóstenes. Explicar por que persegue o Luís Moreira. Explicar por que criou asas depois do julgamento da AP 470, quando antes dizia que as provas eram tênues.

Rodrigo Leme

Denúncia de Marcos Valério e Roberto Jefferson. Se você quer diferenciar Mensalão de Lista de Furnas é só você ver se os blogs “progressistas” estão apoiando ou contra: se estiverem apoiando, estão falando de Furnas; se estão contra estão falando do mensalão.

A coerência mandou abraço.

E se uma denúncia surgida de Marcos Valério ajuda a trazer um ex-presidente a dar satisfações…xiiiii, já viu onde isso vai parar, né?

    sandro

    Voce frequenta algum blog “zoin”?

    MariaC

    Você está falando do qual ex-presidente?

    Paulo

    Quero ver se FHC aceitar e der um baile na comissão, o que é muito provável! Neste caso, este será o maior tiro-no-pé político que este país já presenciou, pois quando convocarem Lula, vai ficar difícil dele não aceitar e a coisa pode degringolar de vez!

    Isso que dá aceitar abraço de “maluco de saco roxo”!

Ronaldo Braga

Alvíssaras!!! Até que enfim o PT e os partidos de oposição começam a reagir. Antes tarde do que nunca!

    Ronaldo Braga

    Ops… Onde se lê “partidos de oposição” leia-se “partidos aliados”

    Jorsom

    “Por se tratar de convites, eles não são obrigados a comparecerem.”

LEANDRO

Nossa, que atitude do pt. E o lula? Se esconde ao menor sinal de escândalo ou foge para Paris.

    sandro

    Quem fugiu para Paris nos tempos da ditadura foi FHC,tambem conhecido
    do “le Garçon” , ou seja menino de recados( não sei de quem para quem)

José Ricardo Romero

O governo e o PT (o destaque é porque um não é a mesma coisa que o outro) ficaram 10 anos no poder. Antes mesmo de assumir, os futuros ministros de Lula descobriram tantas irregularidades nos ministérios do FHC, que Lula fez um trato com ele: o PT só olharia para o futuro em troca de um comportamento civilizado da oposição. Este compromisso foi rompido pelo PSDB e FHC menos de dois anos depois. O PT, seus políticos, Lula e Dilma têm, com certeza, centenas ou milhares de denúncias com provas para jogar, uma pela manhã e outra a tarde, todos os dias até a oposição pedir arrego. Só não fazem porque estão apegados religiosamente a este maldito comportamento republicano, enquanto que o consórcio quadrilheiro PIG/judiciário/oposição só usa baixaria, com golpes cada vez mais abaixo da linha da cintura. E não é só contra a oposição, mas também contra os partidos da base aliada, como PMDB e PSB, que estão se bandeando para a oposição.

    Rodrigo Leme

    Uau, pra esse depoimento ficar mais completo só falta ser trazido do mundo da fantasia pro mundo real.

    Julio Silveira

    Fala sério que voce acredita mesmo que o FHC é melhor que o Lula?

    sandro

    Bem lembrado, faz tempo que nãolia algo sobre isso aquie nos demais blogs.Eu acredito sim
    que o PT está”segurando a franga”, estas cartas na manga não vão
    adiantar nada depois da tormenta.

    renato

    Concordo com Sandro e Rodrigo.
    O Sandro até que dá pilha legal!
    Mas vou dizer, sempre escutei que
    politico é corrupto e governos
    praticam o desmando, isto é fato
    Ouvi isto a Vida inteira.
    MAS…meus caros
    Meu Nome também é LULA!
    Como Lula, eu vi um pouco da riqueza
    do meu país!
    E não me venha com churumelas.

Carlos Ribeiro

Se instalar agora a CPI da Privataria Tucana, fica melhor ainda. Precisamos usar as mesmas armas dos inimigos ou seja:atacar por todos os flancos.

    Joerge Sted MST

    Exato. No pelotão de frente vamos mandar José Sarney, Collor e Maluf. No segunda onda Rosemary, JD e Delúbio; e para exterminar a tucanalha, vamos enviar o Suplicy.

    Rodrigo Leme

    Isso! Ao mesmo tempo em que livramos nossos bandidos das condenações, condenamos os dos outros da mesma maneira! À LUTA COMPANHEIROS!

    Hélio Pereira

    Ora Rodrigo,
    sera que você esta com FEBRE???

pedro – bahia

Independente de qualquer convite ou convocação, o PGR Gurgel deve explicações à sociedade em razão do engavetamento de processos envolvendo políticos diversos do PSDB e até um contra Roseana Sarney.
O comportamento do alto funcionário é duvidoso.

    Joerge Sted MST

    Cuidado kumpanhêro. Roseana é nóis e nóis é tua.

    MariaC

    Por uma única e exclusiva razão eu vou ao inferno por Lula e o PT: o estrago feito no Brasil, por FHC e a privataria e seu terrivel desgoverno é algo que não se conserta mais. Se havia alguma chance de reerguer o Brasil após 200 anos de servidão aos rentistas ele destruiu essa chance.

augusto2

Ah, foi messsssmo?
Pois como dizia o outro, “não tá como eu quero ainda”.
Quero ver o devido vazamento por uma das bandas da PF, tal como foi feito no anterior. E depois quero ver nas manchetes E a gente é fraco mas nao é trouxa.

O DOUTRINADOR

O pig vai dizer que é golpe, e revanchismo e por ai a fora, deveria incluir os canetas e os tinteiros do pig.

Carlos Lima

Se for isso a reação do PT, é desanimador, convite! Veja a nova publicada agora no TERRA “PT pode abrir mão da chapa presidencial em 2018, diz petista” e ainda disseram que foi um petista anônimo, parece que o PT não tem nem porta voz mais, que vergonha, um governo empaturrar a mídia bandida de publicidade encher os bolsos do barões da mídia para levar surra de mei em meia hora, isso não é partido é convento de freiras. Reagam pessoal vão derrubar a presidenta, não pensem que não. O TEMER já está preparando o terno e a faixa, aquilo está encarnado com o espirito do ITAMAR FRANCO.

    trombeta

    E você acreditou na notícia do TERRA?

    sandro

    Caindo em pegadinhas amigo?!?

Geraldo Souza

“Toda ação leva a reação!” Estou cansado de repitir isto: o PT e seus alidados possuim instrumentos legais para apurar o que quiserem. Todavia agem com imaturidade e de forma desarticulada. Se eles não possuim a mídia a seu favor, possuem os instrumentos via Congresso para chegar até onde começa o “fio do golpe”. Agindo assim, vão conquistar espaço e no mínimo, calar esta imprensa tão servil a oposição. Acorda Brasil!

trombeta

O PT acordou!

Tem que chamar também o juizinho FUX para esclarecer que tipo de lobby usou para conseguir a nomeação ao STF.

    Edno Lima

    O mesmo lobby que todos os outros, exceto Joaquim Barbosa,ministros do Supresmo usaram!

    carmen

    Trombeta, Fux foi escolhido por Dilma.

    trombeta

    Não interessa temos que mostrar que o processo de escolha de ministros do STF é ruim, a única coisa que serve é para avaliar se o candidato é um bom ator. Além do mais, tem que aprovar a PEC que impõe mandato fixo de 8 anos para ministro do STF.

    O golpe hoje tem nome STF!

    Rodrigo Leme

    Qual o bom método para colocar juízes no supremo? Agora fiquei curioso.

    Messias Franca de Macedo

    … De acordo com a leitura de muitos juristas, o “supremo” réu confesso, Luiz Fux, cometeu uma série de infrações incompatíveis ao cargo ora exercido pelo mesmo! Série de infrações por ele mesmo relatada em entrevista concedida à jornalista Mônica Bergamo… Ainda de acordo com estes juristas, em conformidade às Leis pertinentes, qualquer cidadão brasileiro ou qualquer entidade pode(ria) ingressar com um pedido de, digamos, ‘impeachment’ do referido magistrado, que costuma “matar no peito”!…
    … Ao que parece, o PIG “abafou” a informação e/ou o povo está mais preocupado é com “a bola na rede!”…

    A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: por que o PT se calou diante de [mais] este ‘domínio do fato’?!…

    Que país é esse, sô?!… República de ‘Nois’ Bananas, responde, “na lata”, o matuto ‘bananiense’!

    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo

… Depois de tanto apanhar, até que enfim o PT voltou a ter vergonha na cara!… A *DIREITONA [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL além de covarde, insana, incompetente, aloprada, reacionária, irresponsável… É mais suja do que pau de galinheiro! Portanto, basta ‘uma bicudinha na canela!… E a DIREITONA é só diarreia!…
*PIGolpista/terrorista; “supremoTF”; a turma do ‘Cansei’; o famigerado consórcio/conluio PSDB/DEMo &$ por aí toca a banda dos infratores contumazes – e, até hoje, impunes!…

ALVÍSSARAS: vamos partir para o confronto, e veremos que tem ‘farinha no saco’!…

… República Destes Bananas da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, MENTEcapta, néscia, golpista de meia-tigela, antinacionalista, corrupta… ‘O cheiro dos cavalos ao do povo!’ (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Deixe seu comentário

Leia também