Toni Reis: “A estratégia do Serra de rifar os direitos dos homossexuais implodiu”

Tempo de leitura: 5 min

por Conceição Lemes

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) é a maior rede LGBT da América Latina. Tem 237 organizações filiadas.

Essa semana seu presidente, Toni Reis, divulgou uma aberta  a José Serra (PDSB), que está usando o material educativo do projeto Escola sem Homofobia para atacar Fernando Haddad (PT).

Na carta (íntegra, aqui), Toni afirma:

fiquei muito entristecido pelo uso indevido do debate sobre as políticas públicas de combate à homofobia como uma arma eleitoral, referindo-se ao material educativo do projeto Escola Sem Homofobia como um “KIT GAY” com “ASPECTOS RIDÍCULOS E IMPRÓPRIOS” para crianças, de “DOUTRINAÇÃO E MALFEITO”.

Estas declarações somente podem ser consideradas uma manifestação do legítimo pré-conceito – um conceito antecipado, uma vez que o julgamento do material como sendo “ridículo e impróprio” foi feito em relação a algo inacabado, que ainda não está em sua versão final, que ainda não teve a aprovação do Ministério da Educação.

Ademais, o material é destinado a educadoras e educadores do ensino médio, para trabalhar a homofobia no ambiente escolar (entre professores/as, funcionárias/os e estudantes).

No final, Toni faz um apelo a Serra:

… que a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) não seja utilizada para gerar polêmica em época eleitoral, ou em qualquer outra época. Isto só serve para validar, banalizar e incentivar a homofobia e manter a esta população à margem da cidadania.

…Não rife os nossos.

Formado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Toni Reis é Doutor em Educação, Mestre em Filosofia e Especialista em Sexualidade Humana.  Segue a entrevista que fizemos com o presidente da ABGLT.

Viomundo — Na sua carta, você pede a Serra que não rife os direitos dos homossexuais. Só que a esta altura, com a estratégia que está usando, ele já rifou os direitos dos homossexuais, concorda?

Toni Reis –– Concordo. Só que as notícias publicadas nos meios de comunicação nos últimos dias mostram que a estratégia do Serra rifar os direitos dos homossexuais implodiu. Parte dos materiais do projeto Escola Sem Homofobia tem DNA tucano. Já foram utilizados anteriormente pelo próprio governo Serra.

Viomundo — Em 2010, o Serra usou o aborto como arma eleitoral contra a Dilma.  Agora, faz o mesmo com o material educativo do projeto Escola sem Homofobia, que o ministro Fernando Haddad (PT) planejava implantar na rede pública de ensino e que Serra chama de “kit gay”. O que acha dessa postura?

Toni Reis — Eu tenho admiração pela biografia do Serra, como deputado, senador, prefeito e governador, como ministro da saúde e pelo que fez em termos de políticas públicas para a população LGBT, entre outras, no município e no estado de São Paulo, demonstrando o compromisso com a inclusão social e a cidadania.

Porém, sua postura nas últimas eleições presidenciais e agora nas eleições municipais, usando de questões de direitos sexuais, direitos reprodutivos e direitos humanos para tentar criar polêmica, ganhar votos em cima do preconceito e da intolerância e desqualificar os rivais, não condiz com os princípios da democracia e da República que deverão nortear o debate eleitoral.

Viomundo — Essa postura aumenta a discriminação contra os homossexuais?

Toni Reis — Claro. A postura do Serra só serve para reforçar o estigma, o preconceito, a discriminação e a violência contra as pessoas homossexuais. Em vez de respeitar os princípios constitucionais da igualdade, da liberdade e da dignidade humana, entre outras, relega a população homossexual à marginalidade.

Nega o problema – científica e irrefutavelmente comprovada – da homofobia e ridiculariza os esforços de educar para sua erradicação. Utiliza da fragilidade de uma população socialmente inferiorizada numa tentativa de ganhar votos de setores conservadores e fundamentalistas para o detrimento daquela, contrariando inclusive as disposições do estatuto de seu próprio partido, o PSDB, dentro as quais cito:

“Art. 2º. O PSDB tem como base a democracia interna e a disciplina e, como objetivos programáticos, a consolidação dos direitos individuais e coletivos; o exercício democrático participativo e representativo; a soberania nacional; a construção de uma ordem social justa e garantida pela igualdade de oportunidades …

Art. 3º.Constituem diretrizes fundamentais e princípios programáticos para a organização, funcionamento e atuação do PSDB:

V – articulação com os movimentos sociais, respeitadas suas características e autonomia, assegurando-lhes representação nos quadros partidários e listas de candidatos e incentivando-se a auto-organização da sociedade, em especial nos setores ainda marginalizados (os grifos em negrito são do próprio Toni).

Viomundo — Na carta aberta ao Serra, você diz também que o termo “kit gay” é equivocado. Por quê?

Toni Reis — O termo “kit gay” foi cunhado por fundamentalistas religiosos numa tentativa de inferir que o objetivo do material educativo do projeto Escola Sem Homofobia seria “induzir” ou “ensinar” os/as estudantes nas escolas a “virarem” homossexuais, como se – por acaso – isso fosse possível.

Está mais do que comprovado que a orientação sexual de uma pessoa (se ela é gay, lésbica ou bissexual) lhe é inerente. Não é algo que possa ser ensinado, nem incentivado e nem “revertido”. A repressão ou a negação da orientação sexual de uma pessoa em nada adiantam, no final das contas ela se sobressairá, seja qual for.

Quando foi ministro da saúde, Serra soube distinguir muito bem e dizer com todas as letras que há de ter uma separação entre as religiões e o governo, e que aquelas não podem interferir na s atribuições deste, ou vice-versa.

Por conivência com certos líderes religiosos fundamentalistas e as estratégias deles em relação à população homossexual, parece que o preceito constitucional da laicidade do Estado não tem mais significado para o candidato Serra.

O Estado Laico é bom nós, LGBT, para os/as evangélicos/as, católicos/as. Enfim, para todos e todas, inclusive para pessoas que não têm religião ou credo.

Viomundo — Na carta aberta, você salienta o equívoco de outros termos usados se referir ao material educativo da Escola sem Homofobia, como “ASPECTOS RIDÍCULOS E IMPRÓPRIOS, DOUTRINAÇÃO”.  Em que medida são equivocados?

Toni Reis — Em primeiro lugar, a versão definitiva do material ainda não está disponível e está em análise no Ministério da Educação. Já é equivocado promover um debate em cima de uma versão preliminar.

Segundo, doutrinar significa que a intenção do material seria fazer apologia da homossexualidade. Aí, está mais um equívoco na afirmação do Serra. A diversidade sexual é uma realidade. Ela não cabe em casulos “certinhos”.

Na hora de educar sobre a sexualidade humana, é um equívoco negar essa realidade. Há de se informar corretamente os/as estudantes sobre isso. Os/as adolescentes e jovens corretamente informados/as serão pessoas mais respeitadoras das diferenças e contribuirão mais para a cultura da paz e para a diminuição da violência.

Esse processo de informação e educação não influenciará na sexualidade dos/das discentes, apenas contribuirá para que tenham posturas mais cidadãs em relação à diversidade humana. O conjunto de materiais educativos faz, sim, apologia ao respeito e à cidadania.

Viomundo — Em entrevista à CBN, Serra disse que esse material estimula o “bissexualismo”.

Toni Reis — Mesmo se fosse verdade — e não é –, o que há de errado com a bissexualidade? É crime por acaso? Não é apenas mais uma expressão da sexualidade humana?

Segundo Freud, todos/as nascemos bissexuais. No decorrer da vida, vamos definindo nossa orientação sexual, seja hetero, homo ou bi. Ainda, há estudos que apontam que existe uma escala de orientação sexual, variando desde o heterossexual exclusivo até o homossexual exclusivo, passando pela bissexualidade, de modo que a orientação sexual de cada pessoa é única e pode se encontrar em qualquer posição na escala.

Também é possível que a pessoa não permaneça a vida toda em um só lugar na escala, e, sim, se mova nela, em maior ou menor grau. É arcaico e retrógrado querer padronizar de forma bitolada a sexualidade humana.

A era da higienização da sexualidade pelo Estado já passou. Ainda, todos os materiais que vejo estimulam sempre o “heterossexualismo”. É preciso estimular o respeito ao princípio da igualdade e da cidadania.

Leia também:

Toni Reis a Serra: “Não rife os nossos direitos”

As entrevistas de Fernando Haddad e José Serra ao SPTV

Toledo: Serra cai de 37% para 28% entre os evangélicos

Toni Reis: “Ele está cuspindo no pote em que comeu”

“Vai lá para o Haddad. É a pauta dele. Não precisa ter uma assessora a mais para ele”

Maria do Rosário: Campanha promove ódio contra a comunidade LGBT

Marinha concede identidade a casal gay no Rio

Alípio de Sousa Filho: Quantos artistas perderemos mais?

Se você é estudante e foi vítima de bullying homofóbico, denuncie


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Juvenal Juvêncio: “Só o Haddad para unir eu e o Andrés numa mesma causa” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Toni Reis: “A estratégia do Serra de rifar os direitos dos homossexuais implodiu” […]

Candidato a vereador tucano: “Serra é radical e intolerante” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Toni Reis: “A estratégia do Serra de rifar os direitos dos homossexuais implodiu” […]

Obscurantismo faz Serra ‘esquecer’ excelente vídeo educativo « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Toni Reis: “A estratégia do Serra de rifar os direitos dos homossexuais implodiu” […]

Lentes da mídia turvam a mente do PSDB « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Toni Reis: “A estratégia do Serra de rifar os direitos dos homossexuais implodiu” […]

O apoio de Marina a Márcio Pochmann, em Campinas « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Toni Reis: “A estratégia do Serra de rifar os direitos dos homossexuais implodiu” […]

O Globo, Lula e a próxima “dedução elementar” no caso do mensalão « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Toni Reis: “A estratégia do Serra de rifar os direitos dos homossexuais implodiu” […]

Soninha, possuída, xinga Haddad em blog « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Toni Reis: “A estratégia do Serra de rifar os direitos dos homossexuais implodiu” […]

Gil apoia PT. Caetano fica com ACM Neto « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Toni Reis: “A estratégia do Serra de rifar os direitos dos homossexuais implodiu” […]

Tucanos criam site falso de Haddad « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Toni Reis: “A estratégia do Serra de rifar os direitos dos homossexuais implodiu” […]

Kotscho: Globo pagou pelo Datafolha mas não divulgou « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Toni Reis: “A estratégia do Serra de rifar os direitos dos homossexuais implodiu” […]

Eduardo Guimarães: Uma análise do debate da Band « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Toni Reis: “A estratégia do Serra de rifar os direitos dos homossexuais implodiu” […]

Mário SF Alves

É impressão minha ou o PSDB acabou de vez? Êpa! Bom e ruim porque PiG já deve estar se vendo doido. Quem será o partido barriga de aluguel da vez?

Indio Tupi

Aqui do Alto Xingu, os índios reproduzem um repente do Everaldo, do agreste arretado do Nordeste:

Criação diabólica

(Everaldo – repentista do agreste)

Satanás desocupado

Coçava o dedão do pé

Tomando um gole de pinga

Olhou pra sua mulé

E disse:

-Minha nêga

Resolvi criar um Zé

———————-

Pediu que ela buscasse

Trinta asas de morcego

Um macaco mentiroso

Que havia perdido o pelo

Excrementos de tatu

E um jumento pra modelo

————————

Veneno de dez serpentes

Intestinos de urubu

Chifres de um bode velho

O bico de um anú

Uma hiena com caganeira

Gemendo com dor no cú

———————–

Misturou então satanás

Tudo isto em um caldeirão

E acabou de enche-lo

Com cem litros de alcatrão

E meteu fogo por baixo

Pra ver sua criação

————————

Se assustou satanás

Quando viu o que fizera

A figura mais horrenda

Que ele pos sobre a terra

E não tendo nome pra dar

Lhe apelidou de Zé Serra.

    Mário SF Alves

    O que o capeta fez com essa desgraceira toda eu não sei. Mas, que a rima me transportou direto pros meus tempos de menino, ah! isso, sim, com a bendita duma certeza.

    Fabio Passos

    sensacional!

Sr. Indignado

Eu, mais velho, durante muito tempo fui um homofóbico, e piadinhas de mau gosto e preconceito faziam parte da vida. Mas estava errado! Aos poucos, vi novas gerações discutindo a homofobia e que orientação sexual é coisa pessoal de cada um. Percebi que a orientação sexual do sujeito ao lado não afeta em nada a minha vida, e isto aumenta a diversidade entre as pessoas. O que é muito bom.
Aos poucos aprendi, que rotular este ou aquele sujeito, era errado e que uma pessoa não pode ser qualificada por sua orientação sexual, quando participa de um processo seletivo, ou quando escolhemos as pessoas para um casamento. Ainda tenho muito a aprender, principalmente que homofobia é doença mesmo, social e individual e deve ser tratada desde a escola.

    Mário SF Alves

    Lembrou-me o Gonzaguinha: “é essa beleza na desemelhança que me alucina, que me agita a cabeça”

FrancoAtirador

.
.
“CRÍA CUERVOS Y TE SACARÁN LOS OJOS”
.
.

Regina Braga

Jairo,eu tbém não acredito.Mas o Coiso não rifa ninguém,qdo muito está rifado.Pro Faustão ou pro Esporte Espetacular…o único homem bomba brasileiro(aquele que tenta detonar mas nunca consegue),sempre falha.

Jairo Beraldo

Fora de pauta:

Eu não acredito nesta historia –

Romance com jovem motivou assassinato de jornalista, diz polícia

Anderson Leandro da Silva teve um romance com adolescente há um ano.
Suspeito confessou ter matado por razões passionais, segundo investigações.

O jornalista Anderson Leandro da Silva, de 38 anos, que ficou desaparecido por oito dias em Curitiba e foi encontrado morto nesta quinta-feira (18), foi atraído por uma garota de 16 anos ao local do crime. Segundo a polícia, há um ano, a jovem teve um romance com a vítima. Atualmente, esta adolescente é esposa do suspeito de ter assassinato o jornalista a facadas.
Anderson era dono de uma produtora de TV e desapareceu logo após sair do local, em 10 de outubro. A irmã de Anderson, Ângela da Silva, contou que ele deixou o filho, de 13 anos, no local de trabalho, aguardando para levá-lo embora. Como o pai não apareceu, o garoto ligou para que a mãe. Depois disto, a família não teve mais notícias dele.
O delegado Sivanei de Almeida Gomes, chefe do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (TIGRE), afirmou que assim que o suspeito, que tem 20 anos, descobriu o romance obrigou a adolescente a ligar para o jornalista e marcar um encontro em uma praça de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. Ainda segundo o delegado, já na praça, a jovem convenceu o jornalista a ir a um matagal, onde estava o suspeito. Foi neste local, que o Anderson foi morto.
A polícia chegou ao casal após rastrear as ligações telefônicas do jornalista. Gomes disse que o suspeito foi preso em um hospital psiquiátrico de Curitiba. Segundo relatos da família, o rapaz estava internado desde domingo (14), quatro dias após o desaparecimento do jornalista.
A Justiça decretou a prisão temporária do suspeito. No momento da prisão, ele apresentava um corte na mão que, de acordo com a polícia, é fruto da briga corporal com Anderson. Já a jovem foi apreendida e encaminhada para uma unidade de acolhimento de adolescentes. Segundo a polícia, ela relatou que o romance com o jornalista ocorreu antes de ela assumir o relacionamento com o suspeito.

G1-18/10/2012 20h07

Fabio Passos

Toni Reis passou um merecido sabão em josé serra.

É repugnante a exploração do preconceito com finalidade eleitoreira.

josé serra = PiG + silas malafaia

Aline C Pavia

Conceição, Azenha, não tem como subir isso como post aqui no blog?
Um momento histórico para a cultura de periferia de São Paulo numa mesa redonda honesta e emocionante. Vão subir o vídeo na íntegra também. Fiquei emocionada só de ver as fotos e ler os depoimentos…

http://blog.pensenovotv.com.br/fatos/a-cultura-do-brasil-novo-com-haddad/

Diniz

Azenha,

Estou estranhando que uma notícia escandalosa contra o José Serra, que saiu as 8:00 na Folha On-Line, ainda não tenha repercussão neste blog. Trata-se de estelionato eleitoral cometido pela campanha do Serra, que está usando o programa habitacional para arregimentar militantes junto aos sem-teto, um verdadeiro crime !!

Acessem: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1171063-sem-teto-ganha-beneficio-para-apoiar-serra-em-sao-paulo.shtml

Diniz

O MALAFAIA IMPLODIU JUNTO AO MALA FEIO !!

Zezinho

A capacidade de distorção dos fatos é realmente impressionante. Vcs conseguem se superar.

Vinicius Garcia

O coiso está concorrendo com o Jânio como o político mais esquisito da nação, a julgar pelo discurso que prega, até vemos o nazi-fascismo revelando-se em sua campanha, porém, esses setores querem ser representados, mas não vejo no mesmo a vontade de representá-los, afinal o que ele pensa além do problema cambial?

Homofobia do Cerra explodiu | Conversa Afiada

[…] Toni Reis: “A estratégia do Serra de rifar os direitos dos homossexuais implodiu” […]

Rodrigo Leme

O dentrevistado tem uma opinião muito honesta sobre o Serra, que compartilho integralmente: há menos de 10 anos atrás, Serra era uma pessoa de outro quilate, ainda com defeitos mas mais preocupada com questões-chave de segmentos como o LGBT.

Foi um dos primeiros a tratar a questão do aborto na rede pública, além do exemplo do que o próprio Toni Reis deu, de preocupação com o segmento LGBT da sociedade.

É incompreensível a guinada absurda que Serra deu para o fascismo, o fundamentalismo e a ruindade pura e simples. Na minha opinião, é fruto de uma frustração pessoal por não ver seu projeto de poder se concretizar, vítima de sucessivas derrotas na esfera federal, seu verdadeiro objetivo.

O pior dessa guinada não é ele (ainfal, ema-ema-ema cada um com seus problemas) mas levar a imagem do PSDB junto, na base do coronelismo de si próprio, atropelando qualquer indício de novas lideranças e estrelas no partido.

Toni Reis a Serra: “Não rife os nossos direitos” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Toni Reis: “A estratégia do Serra de rifar os direitos dos homossexuais implodiu” […]

Deixe seu comentário

Leia também