Helena Matos: A ocupação da Universidade Federal Fluminense

Tempo de leitura: 2 min

Azenha,

Gostaria de te comunicar o que está acontecendo na Universidade Federal Fluminense, caso ainda não seja do seu conhecimento. A grande mídia, claro, relutou em cobrir os acontecimentos na reitoria, até que hoje, o movimento repercutiu com grandes proporções.

O reitor Roberto Salles até o dia de hoje (05/09) não havia aceitado estabelecer o diálogo conosco, alunos da Universidade. Após o sexto dia de manifestação, a água e a luz foram cortadas na reitoria, creia você.

O que está acontecendo aqui é histórico.

Durante o processo, houve coleta seletiva dentro do prédio (coisa que não há em funcionamento normal), palestras, alguns professores vieram das suas aulas durante a ocupação, oficinas de artes e por aí vai.

A luta é contra a construção de vias privadas que passariam dentro do Campus do Gragoatá; haverá desalojamento de famílias, a construção é fruto de conchavo político do Reitor com as empreiteiras, por isso temos de ser contra.

Além dos inúmeros e inaceitáveis problemas internos; falta professor, biblioteca, funcionário no RU.

Eles querem curso privado, nós não vamos permitir. Educação não é mercadoria.

O assunto está melhor explicado aqui http://ocupauff.wordpress.com/.

A situação se encontra estagnada, porém há sinais de que coisas perigosas podem acontecer; hoje, às 20hrs, o Batalhão de Choque da Polícia Militar foi orientado a invadir a reitoria, contudo, diante da proporção do movimento, a ação foi cancelada.

Vale ressaltar que os carros do batalhão chegaram a se posicionar. Precisamos de ajuda.

Cordialmente,

Helena Matos – Aluna do Curso de Direito da Universidade Federal Fluminense.

Leia também:

No Ceará, haverá solução negociada para a greve?

Minas Sem Censura: Cumpra a lei, Anastasia!

Professores provam que Minas é PSDB*

Débora Vaz: As escolas de photoshop do Ceará

Beatriz Lugão: No Rio, Cabral produz uma ilha da Fantasia

Ken Robinson: É preciso repensar a educação

Professores federais: Sem diálogo, Dilma cassa direitos

Na Coreia do Sul, a era da educação digital

A Frente Parlamentar pela Educação no Campo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

virgilio

A principal questão é que o sem palavra do reitor mais uma vez fez o pessoal de trouxa. Agora o Salles (boy) diz que a área doada será do MEC.
Nem a UFF, nem o MEC, nem a Prefeitura são donas de 1 centímetro de terra no Gragoatá, pois esta área é acrescido de marinha, e, portanto, somente pode pertencer a União. Vamos para o Ministério Público Federal!

Cesar Constantino

E tem muita gente aqui rebatendo as críticas feitas ao REUNI sem ter a mínima noção do que estão falando! Para mim, o REUNI foi execelente, porque me tornou professor concursado logo após o término do meu doutorado! Tenho muito orgulho de estar servindo a uma IFES, locus tradicional de excelência em ensino superior e pesquisa neste país! Mas muito me entristece esta cultura de instituição de ensino privada e de precariedade que vemos se alastrando nas universidades do REUNI! E o pior é ver a ANDES cooptada, com um comportamento leviano e deixando de exercer seu papel como representante de suas bases sindicais!

Cesar Constantino

Este caso da UFF se transformou numa exibição de força do ME aparelhado por PSTU e PSOL.

Mas o que mais me causa espécie e a quase ausência de informações sobre a situação das universidades federais aqui neste blog! Os profesosres de algumas das IFES estão ou estiveram em greve, a ANDES assinou um acordo vergonhoso com o governo federal (passando por cima da decisão das bases) e a presidenta anunciou a expansão do REUNI mas sem garantir a continuidade de investimentos nas IFES já existente, os funcionários das IFES estão em greve há 3 meses.
Votei e voto no PT e sempre acompanho e replico este blog, mas é em momentos como este que vejo que aqui também há dois pesos e duas medidads… Lamentável!

FrancoAtirador

.
.
A jurisdição da UFF é da competência da Polícia Federal.

As Polícias Estaduais só poderão agir, neste caso,

se houver um mandado assinado por Juiz Federal.
.
.

FrancoAtirador

.
.
EduCAOSção.
.
.

@lucasvazcosta

@viomundo está de parabéns por levar a sério as demandas educacionais do nosso país.

Simone

Estou chocada com esta situação. Por um lado, os alunos dizem
que não há professor. Por outro lado, há vários professores
que precisam assinar o contrato, mas não o fazem porque
os alunos não permitem!!!!! Queridos alunos, vocês estão
reclamando de que mesmo?????

    Leider_Lincoln

    Para o caso de não saber ler, peça para alguém fazê-lo em voz alta:
    "A luta é contra a construção de vias privadas que passariam dentro do Campus do Gragoatá; haverá desalojamento de famílias, a construção é fruto de conchavo político do Reitor com as empreiteiras, por isso temos de ser contra."

    Vou colocar novamente, para o caso de mesmo assim não ter compreendido:

    "A luta é contra a construção de vias privadas que passariam dentro do Campus do Gragoatá; haverá desalojamento de famílias, a construção é fruto de conchavo político do Reitor com as empreiteiras, por isso temos de ser contra."

    Ah, e não se choque! Você já é um ovo perdido, vai no máximo, gorar…

JOSE DANTAS

Por trás de tudo isso existe uma coisa que se chama realidade. As ruas a cada dia ficam mais superlotadas de carros grandes e pequenos, de todos os tipos. Se nada for feito no sentido de desafogar o trânsito chegaremos numa situação inusitada: aquele trabalhador que tanto "sonhou" com o carro próprio, agora de posse do mesmo, uma hora vai constatar que não serve pra nada pelo fato de sua locomoção ficar impraticável. Aí vem outros problemas: cada via a ser criada esbarra em moradias, árvores, riachos e não poderia ser diferente em uma cidade com quase 500 anos, onde existem interesses ao redor de quase tudo. E aí? desapropria-se imóveis de pequeno valor, condomínios de luxo, shoppings, escolas, hospitais?
A realidade aponta para os primeiros, porque é mais fácil e mais barato. Quem quiser fazer algo em benefício dessas vítimas, que lute para que elas tenham indenizações mais justas e não para emperrar uma obra que beneficiará a todos apenas com o intuito de fazer politicagem.

Cunha

O Cabral tem ninho tucano. Tempos atrás,abriria mão do Complexo Caio Martins para deleite das construtoras,que se apoderaram de Niterói. O povo abriu o bico e Cabral decidiu passar para o poder municipal, que assessora as imobiliárias e deteriora o dia-a-dia da cidade. Mas o quê a UFF tem com isso. O Campus fica em área nobre,com atrativos ,em especial, casas velhas nas redondezas do Caminho Niemeyer. Destino: escombros e condomínios e agrados…
Na Praia de Icaraí existe a Reitoria.Prédio antigo,de vslor histórico. No passado ,um Cassino. Hoje,área federal e foco de interesse de construtoras.
O MP havia barrado novas construções na cidade,pois o meio-ambiente e a qualidade de vida no dia-a-dia do cidadão estão sendo degradados,próximo ao caos.
Membro de um clã niteroiense ,famoso no judiciciário ,derrubou o processo,alegando que as obras atraem empregos. Tudo bem,é um lado bom,mas,e a cidade? Não há mais como andar nas ruas projetadas no final do século XIX e começo do XX!
O terreno da Reitoria é uma mina de ouro imobiliária e muita pre$$ão deve estar sendo feita para que aquele patrimônio seja negociado,caindo em mãos municipais ,para ,finalmente,cair a chão.
Assim como botaram JRS no lugar,pode-se tirar,piis está escancarado o assédio das construtoras,invlusive figuronas paulistas,empreiteiras presentes em relatos históricos de armações: Mendes júnior,por exemplo. A Gafisa está até com obra entalada, proibida de construir mais prédios,não por pressão do poder público,mas,dos lesados por ela.
Fiquem atentos,querem sim a região, querendo igualá-la à um Principado de Mônaco dentro da região metropolitana do Rio. As estatísticas do IBGE mostram a tendência daquele canto da Baía da Guanabara.

Klaus

É muito engraçado este pessoal do movimento estudantil, massa de manobra da direção da da UNE. O que eles falam, as músicas que ouvem, as roupas que vestem, o voluntarismo.

    ZePovinho

    Digite o texto aqui![youtube bUsePoATbrU http://www.youtube.com/watch?v=bUsePoATbrU youtube]

    Vinícius

    Credo Klaus, em um monte de universidades quem manda no movimento estudantil é o grupo que hoje é oposição na UNE.

    Se informa querido.

    Cesar Constantino

    Outro cara que ignora completamente a realidade e vive de estereótipos de 30 anos atrás! Este Klaus nem sabe que há 20 anso que o movimento eestudantil é constituíd de forças diretamente contrárias à UNE! Veio aqui só pra causar e passou vergonha!

    cronopio

    Xi, Klaus, tá por fora. A UNE é uma das grandes inimigas dos grupos estudantis. É isso que dá informar-se com o PIG.

Joana

Durante décadas o movimento estudantil defendeu a expansão das universidades públicas federais. Agora se colocam contra o REUNI, que finalmente tem destinado verbas para a ampliação das vagas, novos prédios, material e instrumentos de trabalho, pesquisa, restaurante universitário… Estudei na UFRJ nos tempos de FHC – não havia giz, a luz era cortada por falta de pagamento e 2/3 dos professores eram substitutos contratados. Dizer que as universidades federais hoje não recebem recurso é não perceber os avanços e os enormes desafios que foram enfrentados nos últimos 8 anos.

Arthur Schieck

Sou ex aluno do curso de arquitetura e urbanismo da UFF, estou afastado das discussões e não tenho opinião formada sobre o que está acontecendo neste momento, mas acho que posso levantar algumas questões.
-Primeiro, a Via 100. Este é um traçado projetado há muito tempo mas que foi deixado de lado por décadas. Nesse tempo, o espaço destinado a esta via foi ocupado por moradores de baixa renda e mais recentemente pela expansão da cantareira. Para resolver este problema a UFF abriu mãos de uma pequena área para permitir que aquela comunidade tivesse uma rua e também para limitar sua expansão sobre o terreno da universidade. A remoção não me parece absurda. O que eu questiono é a necessidade de se fazer essa via já que ela não resolve em nada o trânsito do centro da cidade. Ela só leva os motoristas a contornarem a península onde se encontra grande parte da UFF. O caminho mais lógico é cortar a península como acontece hoje porém de forma estrangulada. Não se resolve o problema de trânsito com vias para carro. Niterói, com sua alta densidade demográfica e limitada por mar e encostas só tem uma solução possível: Metrô.
-A questão da moradia talvez seja a mais grave. São Domingos e Ingá são bairros próximos a universidade com altíssimo valor no mercado imobiliário. Para um aluno de classe média alugar um apartamento alí é missão impossível. Imagine para outras classes. A cidade tem uma mobilidade complicadíssima. Morar longe da UFF pode significar 3, 4 horas de locomoção por dia, sem falar no custo.
-Sobre os cursos pagos a quetão é o uso que estes fazem de um espaço que é público, mas é fato que se não fossem pagos não haveria curso nenhum.
-A falta de democracia na UFF é uma outra questão absurda. A proporção entre a representação dos alunos e funcionário é abismal. Um punhado de funcionários pode se sobrepor a todos os alunos, e é muito fácil para quem está no poder "ganhar" estes funcionários com benesses.

Joana

A UFF realizou inúmeros concursos nos últimos anos, criando novos campi em Campos e outros municípios. Há muitos interesses políticos em jogo dentro do movimento estudantil. Não é a toa que a maioria dos alunos não confere legitimidade a este ato de invasão.

Paulo

Só uma pergunta: o reitor da Universidade FEDERAL Fluminense não foi nomeado pelo presidente da República, isto é, Luis Inacio Lula da Silva? Será que foi o "Cabral" quem nomeou o reitor da Federal? Então vamos estadualizar… com picareta tem que se tratar na borracha!

    Arthur Schieck

    O reitor foi eleito internamente. Eu particularmente era aluno na época e votei na chapa que perdeu.

    antonio

    Lógico todos são nomeados pelo presidente da Republica, depois da eleição interna. Mas não é biônico

Fátima

nota UFF: A Via 100 passará entre o Museu do Cinema e a UFF, ligará os campi do Valonguinho, Gragoatá e Praia Vermelha e, esta sim, permitirá o fluxo de carros, ônibus e caminhões fora dos campi da universidade.
Já a Via Orla permitirá somente o fluxo de carros de passeio e veículos da UFF. Terá corredor de ciclovias, redutores de ruído, calçadão, estacionamento para a comunidade da instituição, contenção do processo de erosão e construção de um pier.

Fátima

Nota: UFF informa que Via 100 não passará dentro do Campus do Gragoatá e Via Orla não permitirá fluxo de caminhões. Com relação à matéria intitulada "UFF terá duas novas vias", publicada no jornal "O Globo", de 14/8/2011, a Universidade Federal Fluminense (UFF) informa que, ao contrário do que foi divulgado, a Via 100 não passará dentro do Campus do Gragoatá – nem um milímetro – e na Via Orla não será permitida a circulação de caminhões. E a universidade também receberá da Prefeitura de Niterói uma área de 9.400 metros quadrados.

Fátima

Nota UFF: A comunidade da UFF – estudantes, professores e técnico-administrativos – tem cerca de 45 mil pessoas e as atividades não podem ser paralisadas. _O reitor em exercício, Sidney Mello, ao presidir o Conselho Universitário na manhã de hoje, permitiu todas as falas, inscritas e não inscritas, mas no momento de se tratar a pauta da sessão pessoas impediram o andamento da reunião e, pela terceira vez consecutiva, foi impedida a continuidade do conselho. _Na reitoria, Sidney Mello tentou dialogar com os manifestantes, mas o grupo era muito grande para ser atendido na sala do Gabinete do Reitor, sendo, então, oferecida a Sala dos Conselhos, no terceiro andar, o que não foi aceito. Mesmo assim, os dirigentes da administração central continuam disponíveis para dialogar, uma vez que não foi possível até o presente momento. _

Fátima

Nota da UFF: Paradoxalmente, a UFF vive, nos últimos anos, um crescimento sem precedentes em todos os níveis. O número de estudantes aumentou exponencialmente, e centenas de professores e funcionários foram nomeados. Mais de cem obras foram realizadas. No momento, cerca de 20 prédios novos estão sendo construídos, dentre elas a moradia estudantil, com intuito de garantir mais e melhores estruturas físicas necessárias à qualidade de nossos cursos de graduação e pós-graduação. Dezenas de cursos de graduação e pós-graduação foram criados e os indicadores de qualificação da pesquisa científica aumentaram em todas as unidades acadêmicas da UFF. Por meio de atividades de extensão, nossas pesquisas e atividades de ensino chegam à sociedade como propostas e ações inovadoras.

beattrice

Impressionante como o Cabralino e o bicudo Paes reproduzem no RIO todos os malfeitos e as picardias de Alckmin + Kassab, que se "odeiam" mas se imitam.
Rio e SP, irmãos na tragédia administrativa.
E a dívida é do PT,
que tanto em um estado como no outro, fecha os olhos e abre os cofres à bandalheira.

antonio

"A luta é contra a construção de vias privadas" como privada, a construção da via está por conta da prefeitura de Niterói, em uma tentativa de desafogar o trânsito do centro de Niterói (particularmente acho que não vai funcionar) não haverá cobrança de pedágio e não liga áreas privadas, a via é pública. O texto falta com a verdade. O problema é que o movimento estudantil na UFF é partidário, são partidos políticos (PSTU, PCBdoB, PSOL) vestidos de alunos. Não aceitam as decisões do Conselho Universitário, quando vão perder a votação transformam a reunião em caos…
O que está ocorrendo não é histórico é gente que não aceita perder votação…é a luta pelo poder. Eles foram contra o REUNI a tentativa de aumentar vagas de alunos nas universidades … o projeto não desses partidos políticos….

    Raphael G. Furtado

    É claro que a composição do Conselho universitário é paritária e democrática, que não é controlado pelo reitor e que, consequentemente, todas as suas decisões refletem o sentimento mais amplo e profundo da comunidade da UFF e não podem ser questionados por estes baderneiros, não é ? Aliás, como ser contra o Reuni, um enorme sucesso ? Afinal, não existe nenhum problema com a expansão das universidades. Não falta estrutura, os professores contratados são mais do que suficientes pra demanda criada, etc… Não é mesmo ? Outra coisa, que absurdo esta gente que se filia a partidos políticos. Para mim, para ser sindicalista ou do movimento estudantil tinha que provar que não tinha formação ideológica nenhuma. Se tivesse concepções socialistas, então, estava terminantemente proibido até de ir em assembleia, não é mesmo ?

    antonio

    O que tento fazer é obter informações para ter uma melhor avaliação. O que a aluna (de Direito) escreve “a construção é fruto de conchavo político do Reitor com as empreiteiras” estranho… quem vai construir as vias é a prefeitura de Niterói (segundo matéria de Jornais da cidade) a UFF só deu a autorização para passar em troca de um terreno e apenas uma dentro de seu campus, a outra segue ao lado do campus. A aluna de DIREITO acusa, mas não prova. O que revindicam os alunos: melhores condições, a UFF está construindo 20 prédios (achei que eram 15 olhando no site da UFF descobrir que estava errado), falta professor… no site descobrir uma quantidade enorme (649) vagas de concursos para prof. com doutorado. Moradia! A UFF apresenta notícia que está construindo a moradia estudantil.
    Aqui em Niterói sabemos que o desespero do atual prefeito (PDT) é grande, pois nada fez e agora está correndo. As vias possivelmente não resolvem o problema grave de locomoção, mas serve para uma boa propaganda política dada a proximidade das eleições. Ninguém é bobo em achar que os diretórios acadêmicos não são bancados por partidos políticos e que gostariam de levar a prefeitura de Niterói.
    A UFF está dando agora um grande presente para a cidade, a compra do cinema Icaraí, transformando-o em um centro cultural, uma luta antiga dos moradores, mas isso a aluna não fala.
    O que acho estranho Raphael é considerar que um conjunto de professores (com doutorado e experientes, acho eu) possa aceitar ser voto de cabresto de um reitor (um professor como eles).
    Li, também, no site que o conselho tentou se reunir três vezes e as reuniões foram encerradas por falta ordem e respeito dos alunos, no próprio vídeo você pode observar isso…
    Quando as decisões em agradam ótimo… quando não… eu invado o espaço público e peço ajuda da mídia apresentando, o que eu pude ler até agora, falta de verdade. Até porque sempre é “vendido” a imagem dos oprimidos.
    Raphael vc disse “Outra coisa, que absurdo esta gente que se filia a partidos políticos.” absurdo é usar a universidade para outros fins…
    Fiz um curso universitário, um mestrado e um doutorado… quando convidado 15 anos depois para fazer uma palestra para os alunos de graduação encontrei um conhecido que entrou na faculdade no mesmo ano que entrei. Ele, ainda, era aluno… aluno-militante (não tinha tempo da estudar… só militava)
    Não ficarei surpreso se a aluna aparecer como candidata nas próximas eleições….já está fazendo escola (não a do DIREITO).

    Helmir

    Antonio, eu sou novo na UFF (aluno da pós-grad em psicologia há um mês), sou de outro estado, porém tenho "estrada" em meio ao movimento estudantil e politico nas Univ. Fed/Publicas..sei bem que ocorre toda uma luta ou disputa partidária q acho uma coisa chata, pq acaba q esquecem do que está em jogo na disputa politica (num sentido q vai além de puramente partidária)…quanto ao que está acontecendo pelos protestos na UFF, acho q o que mais preocupa é a construção dessas vias, pois dentro dos seus efeitos está a expulsão de cerca de 700 familias que habitam ali no Gragoatá (um dos campus) há muito tempo, pelo que me disseram. e sabemos como mt bem o q acontece com familias de baixa renda quando sao desalojadas: são colocadas em conjuntos habitacionais nao sei aonde… é preciso que isso seja dito e q lutemos contra esse tipo de politica q apenas quer beneficiar a especulação imobiliária

    antonio

    Bem! Sou morador de Niterói e moro bem próximo do campus do Gragoatá posso garantir que são apenas 50 famílias e não 700. Mas, realmente tirar as pessoas de locais de moradia (mesmo que moradias precárias) nunca é bom.

    Evandro

    Olha, o reuni realmente aumentou as vagas nas universidades, mas não melhorou suas estruturas e as universidades foram obrigadas a abrirem novos cursos , novas vagas em cursos já existentes sem ter ao menos professores e salas de aula suficientes para isso.
    Quer exemplo:
    A Universidade Federal de Santa Catarina é uma delas.

    Vinícius

    Na UFPR, o REUNI foi bom para os alunos. Pois eles entraram na faculdade :P

    Já os professores reclamaram, claro. Pra eles, mais aluno na graduação é um pesadelo, porque eles odeiam a graduação com todas suas forças. Se pudessem só davam aula na pós.

    antonio

    Consultei a página da UFF (http://www.uff.br/copemag/vagas/distribuicao-vagas-reuni-exp-uab-2008-2009-2010-2011-uff.pdf) foram destinados 649 vagas para professores (2008-2011) a quantidade de nomeações é bastante grande (http://www.uff.br/copemag/nomeacao/nomeacoes-uff-cppd-copemag-ano-2009.pdf)
    Atualmente estão sendo construídos 15 prédios (passo de ônibus e vejo todos dias retornando do trabalho)
    Não sei sobre UFSC mas o que vejo em Niterói é outra realidade.

EUNAOSABIA

"""Vale ressaltar que os carros do batalhão chegaram a se posicionar. Precisamos de ajuda.""""

Deixa eu te dar uma ajudinha rapaz… deixa o papai eunãosabia, dar uma chegadinha até aí, deixa eu te dar uma ajudinha com meu cassetete de borracha…. isso se resolve com umas gotinhas desse remedinho democrático, dez aplicações no lombo.

Deixa eu te ajudar rapaz…

    Vinícius

    "deixa o papai", "dar uma chegadinha", "cassetete", "gotinhas desse remedinho", "aplicação no lombo", muitas reticências, e ainda por cima chama a Helena de "rapaz".

    Eunão galanteador, você é uma pessoa supimpa. O psiquiatra que escrever um livro sobre você vai ficar milionário.

    M. S. Romares

    Não sei se o psiquiatra vai fica milionário, mas esse sujeito quando morrer pode vender o cérebro novinho em folha.

    tiago tobias

    Ou novinho pra Folha

    Leider_Lincoln

    Com 50 anos, não aceito pela Opus Dei e sem nada mais para fazer além de se orgulhar por ser descendente de um daqueles miseráveis campônios comedores de batatas, o Richard Smith está mentalmente declinante já há alguns meses…

    ZePovinho

    Digite o texto aqui![youtube t9aRYr2Byo0 http://www.youtube.com/watch?v=t9aRYr2Byo0 youtube]

José Eduardo Camargo

Esse reitor deveria saber (e certamente sabe!) que área de universidade federal é de jurisdição federal. Portanto, permitir a entrada da polícia é uma violação grave! E tem razão o internauta Marcio Silva, o Cabral não é flor que se cheire!

Hugo

E falar em conchavo com empreiteras, sem evidencias concretas, eh diferente do que a imprensa marrom tem feito? Independentemente da justiça da pauta de reivindicações, entendo ser importante assumir uma postura que nao repita as condutas que criticamos em outros veículos de informação sob pena de minar o próprio reconhecimento do movimento.

P.S.: A falta de professores, funcionarios e bibliotecas eh comum a maioria das Universidades Federais. Foram decadas de sucateamento e administrações de péssima qualidade.

Marcio H Silva

Caraca, to ficando cansado de repetir aqui no blog. DILMA abra o olho com Cabral, ele vai ser sua ruína aqui no RJ. Coloca o MPF e o TCU em cima deste governador. Que democracia é esta que nenhum Governante ou líder querem mais diálogo? Nem ditadura havia isto. O Reitor está fazendo o mesmo, e querem chamar DE NOVO o BP CHOQUE , agora para bater em estudante?

    Klaus

    A universidade não é FEDERAL? O que o Cabral tem a ver com isto?

    Cleverton Silva

    Mandar a polícia para debelar um "levante subversivo estudantil"???

    Marcio H Silva

    Então porque o BP CHOQUE, batalhão especial da PM do RJ tem que se meter?

    Marcio H Silva

    Outra coisa: em oito anos de Governo Lula não se viu problema algum em nenhuma Universidade federal. As coisas estavam bem, ou era maquiagem do Lula e estavam nos enganando? Mudou o Governo e já estamos ouvindo diversas insatisfações em vários estados devido as Universidades federais. O que está havendo nas UF?
    No Governo FHC, era greve toda hora, os motivos todos sabemos.

    Marcio H Silva

    O Campus do Gragoatá está em Obras, com diversos prédios inacabados. O Governo do Estado quer fazer uma estrada passando pelo campus. Os alunos e funcionários são contra.

    Arthur Schieck

    Havia problemas sim. Na UFF funcionários fazem greve com a mesma frequência com que vão ao banheiro. Enquanto eu era estudante passei por quatro greves, sendo apenas uma com grande adesão (quando mudaram a previdência). Não lembro de apoio por parte dos estudantes. No meu caso era terrível pois meu curso tinha matérias na engenharia, que nunca aderia. Quando a greve acabava as aulas dos professores que paravam eram respostas nas férias, ou seja, não havia descanso. Eram greve inuteis que não conseguiam nada, a não ser irritar a parte mais frágil que são os estudantes.

    Arthur Schieck

    Verdade. Mas eu tenho a impressão de que ela pode entrar sim caso o reitor permita. E ele é claro vai permitir. Sobre Cabral, eu pati nessa tecla a eleição inteira. Me dava arrepios ver o blog Conversa afiada defendendo esse bandido achando que assim estava defendendo Dilma.

    Mariano

    A Universidade é Federal. Só a PF entra lá, já que é patrimônio da União, a não ser que haja algum convênio com os estados.

    Mas fiquei surpreso, uma nota sobre as federais na blogosfera… falta alguém abrir o bico sobre o RS, onde os "progressistas" estão no poder e nao pagam o piso aos professores.

Deixe seu comentário

Leia também