Gilson Caroni Filho: Outra novela do mensalão vem aí

Tempo de leitura: 5 min

Mensalão: o anúncio do grotesco midiático

por Gilson Caroni Filho

A manchete do jornal O Globo, em sua edição de 15 de fevereiro de 2012 (“Marcos Valério é o primeiro condenado do Mensalão”), não deixa dúvidas quanto ao espetáculo que dominará páginas e telas depois do carnaval: à medida em que se aproxima o julgamento do processo que a imprensa chama de “escândalo da mensalão”,  velhos expedientes são reeditados sem qualquer cerimônia que busque manter a aparência de jornalismo sério.

A condenação do publicitário por crimes de sonegação fiscal e falsificação de documentos públicos seria, mesmo que não surjam provas de conduta delituosa por parte dos réus, a senha para o STF homologar a narrativa midiática e não ficar maculado pela imagem de “pizza” que uma absolvição inevitavelmente traria à mais alta corte do país. Essa é a intimidação diária contida em artiguetes e editoriais.

Como destaca Pedro Estevam Serrano, em sua coluna para a revista CartaCapital,” o que verificamos é a ocorrência constante de matérias jornalísticas em alguns veículos que procuram nitidamente criar um ambiente de opinião pública contrária aos réus, apelando a matérias mais dotadas da verossimilhança dos romances que à verdade que deveria ser o mote dos relatos jornalísticos”.

Os riscos aos pilares básicos do Estado Democrático de Direito são nítidos na empreitada. Serrano alerta para o objetivo último das corporações:

“E tal comportamento tem intenção política evidente, qual seja procurar criminalizar o PT e o governo Lula, pois ao distanciar o julgamento de sua concretude por relatos abstratos e simbólicos o que se procura pôr no banco dos réus não são apenas as condutas pessoais em pauta mas sim todo um segmento político e ideológico.”

A unificação editorial em favor da manutenção dos direitos do CNJ em votação de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) não revela apenas preocupação com o indispensável controle externo do poder judiciário, mas o constrangimento necessário de juízes às vésperas de um julgamento que envolve, a construção política mais cara à mídia corporativa. No lugar do contraditório, a  imposição de uma agenda. Ocupando o espaço da correta publicidade dos fatos, a recorrente tentativa de manipulação da opinião pública. A trama, no entanto, deve ser olhada pelo que traz de pedagógico,  explicitando papéis e funções no campo jornalístico.

O pensamento único, para o ser, não basta ser hegemônico; tem que ser excludente. Não apenas de outros pensamentos, mas do próprio pensar. Parafraseando Aldous Huxley, “se o indivíduo pensa, a estrutura de poder fica tensa”. Na verdade, na sociedade administrada não pode haver indivíduo. Apenas a massa disforme, cujo universo cognitivo e intelectivo é, de alto a baixo, subministrado pelos detentores do poder social. É nessa crença que se movem articulistas, editores e seus patrões.

Em um sistema de dominação é essa, e nenhuma outra,, a função da “mídia”: induzir o espírito de manada, o não-pensar, o abrir mão da razão e aderir entusiasticamente à insensatez programada pelos que puxam os cordões. Os fracassos recentes não nos permitem desdenhar do capital simbólico que as corporações ainda detêm para defender os seus interesses e o das frações de classe a ela associadas.

Nesse processo, o principal indutor é o “Sistema Globo”, que o falecido Paulo Francis, antes de capitular, apropriadamente crismou como “Metástase”, pois de fato suas toxinas se espalham por todo o tecido social. Seus carros-chefe, que frequentemente se realimentam reciprocamente, são o jornal da classe média conservadora  e, principalmente, o Jornal Nacional, meticulosamente pautado “de [William] Bonner para Homer [Simpson]”  que, de segunda a sábado, despeja ideologia mal travestida de notícia sobre dezenas de milhões de incautos.

E o que “deu” no Jornal Nacional “pauta” desde as editorias dos jornais impresso — O Globo por cima e o Extra por baixo — e das revistas, “da casa” ou de uma “concorrência” cujo único objetivo é ser ainda mais sensacionalista e leviana. Algumas vezes, o movimento segue o sentido inverso: uma publicação semanal produz a ficção que só repercute graças à reprodução da corporação.

Os outros instrumentos de espetaculosidade complementam o processo, impondo suas versões de pseudo-realidade: o Fantástico, ersatz dominical do JN; as novelas “campeãs de audiência”, com seus “conflitos” descarnados e suas “causas sociais” oportunisticamente selecionadas como desconversa; e, culminando, o Big Brother Brasil, a celebração máxima da total vacuidade.

Processo análogo vem sendo usado, há mais de duas décadas, para esvaziar e despolitizar a política, reduzindo-a às futricas de bastidores, ao “em off” e aos “papos de cafezinho”; e, em época eleitoral, à corrida de cavalões das pesquisas de intenção de voto que ocupam as manchetes, o noticiário, as colunas – ah, as colunas! – e até mesmo a discussão supostamente acadêmica. A não menos velha desconversa nacional: olha todo mundo pra cá, e pela minha lente, para que ninguém olhe pra lá.

Falar-se em “opinião pública”, nesse cenário, é um escárnio. “Opinião” pressupõe um espaço interno, em cada indivíduo, para reflexão, ponderação, crítica e elaboração, não controlado pelo poder social. “Pública” requer que exista uma esfera pública, de discurso racional entre iguais, aberto ao contraditório e não subordinado aos ditames do “mercado” ou subministrado de fio a pavio pelo braço “midiático” do mesmo poder. Nem uma nem outra condição pode existir em ambiente que tenta subjugar “corações e mentes”, induzindo-o sistemática e deliberadamente à loucura social.

Avançamos bastante, mas não nos iludamos: o que vem por aí é uma luta renhida. De um lado, o espetáculo autoritário. E, de outro, a cidadania  e o Estado de Direito como permanente construção.

PS do Viomundo: Vimos de dentro o processo de dar pernas às capas da Veja. Elas pulavam direto para o Jornal Nacional de sábado e ganhavam a imprensa escrita na semana seguinte. A primeira novela do mensalão ocupou toda a campanha de reeleição de Lula, em 2006. Em nome da equidade, a Globo dava 50 segundos para cada candidato. Tinha dia em que três candidatos atacavam o governo (150 segundos), contra 50 segundos de Lula.

Foi nesse período que o então editor de economia do Jornal Nacional em São Paulo, Marco Aurélio Mello, recebeu a ordem para “tirar o pé” da cobertura econômica (o crescimento da venda de cimento, no cálculo da Globo, era notícia positiva para Lula). Além disso, poderia atrapalhar a paginação do JN, que vinha carregada de matérias investigativas contra o governo.

Quando a pressão interna conseguiu emplacar uma única pauta sobre o escândalo das ambulâncias, que poderia atingir indiretamente o candidato do PSDB ao governo paulista, José Serra, ela foi feita, editada, mas nunca entrou no ar! O problema é que o escândalo das ambulâncias superfaturadas estava na conta do PT, apesar de Lula ter “herdado” o esquema do “governo anterior” (eufemismo da Globo quando era inconveniente falar em governo FHC ou governo do PSDB). A matéria arquivada tinha um único dado comprometedor: 70% das ambulâncias superfaturadas tinham sido entregues na gestão de José Serra como ministro da Saúde — e do sucessor que ele deixou na vaga quando concorreu ao Planalto, em 2002. Isso, sim, era de estragar a paginação do JN. Descrevi isso melhor no post O que eu pretendia dizer na TV sobre as ambulâncias de Serra.

Leia também:

Ivan Valente: Dilma entregou setor estratégico a estrangeiros


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

marcosomag

Infelizmente, o Presidente Lula foi um dos responsáveis por esta composição ridícula do STF de hoje. Faltou ousadia para contrabalançar a velha bancada conservadora nomeada por Collor e FHC (Mendes, Gracie, Marco Aurélio de Mello) com juristas progressistas para a votação de questões importantes para o País. Ao invés disso, colocou lá um notório conservador como Peluso, e alguns digamos, anódinos, como Carmen Lúcia e Ayres Brito. Ainda colocou o fundamentalista católico Cláudio Fontelles na PGR; e ele foi protagonista de um episódio muito constrangedor para o Governo ao tentar barrar a votação do aborto do anencéfalo na Suprema Corte. O STF teria saído da posição de estar "com a faca (da imprensa) no peito" se a Ministra Carmen Lúcia tivesse dado voz de prisão ao fotógrafo do Globo que violou a sua correspondência ao fotografar o conteúdo das mensagens em sua tela de computador quando da votação da admissibilidade do processo do chamado "mensalão". Aceitou tal absurdo e a mídia passou a pautar o STF. Votações em relação ao CNJ e Ficha Limpa foram exemplos claros disso. Os ministros do STF sabem que "mensalão" não existiu. Agora, temo pela sua independência em relação às pressões da mídia na votação do caso.

Abolicionista

Gente, vocês perceberam que o editorial de hoje (17/02) da Folha pedia que a Petrobrás aumentasse o preço dos combustíveis para garantir o lucro dos "pequenos acionistas". A gasolina fica mais cara mas os pobres acionistas (o uso do adjetivo "pequenos" é hilário) Quem acha que isso foi matéria paga? Será possível? Claaro que não…rs

sergio

Rede Globo: não assista, não compre jornais, não assine revistas.

João

Mensalão é título da mídia para vender. Não acredito em nenhum deles: do PT, do PSDB e nem do Dem. Aconteceu algo aconteceu. O próprio Dirceu afirma que o que houve foi compra de votos por Caixa 2. Mas mensalão não existe. Evidência do que digo: Nenhum jornal disse de que mês a que mês eles "aconteceram".
Marco Regulatório! Reforma Política! CPI da Privataria! NOW!

Piragibe

Um primor de artigo enriquecido com o comentário do Azenha. Elucidativos os comentários postados. Todos sabemos da existência do PIG. Então fico a pensar: Será que os assinantes de Veja e Folha, espectadores do JN e outros programas lindos em técnica e terríveis em conteúdo acreditam no que lêem e assistem? Serão todos um Homer?

    Werner_Piana

    acredite se quiser: enquanto comprava o exemplar de meu pai da CartaCapital na banca, consegui ver alguém, um senhor dos seus 60 anos comprando a Veja!

    Fiquei boquiaberto… mas, sim. Infelizmente há muitos que leem, veem e escutam acriticamente a canalhada do PIG. E não são poucos entre nós…

    :(

Marcio H Silva

Está florida conviver com isto :
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1049971-unia

Marcos Lima

Os votos ao PT, são por falta deopção; Ou seja, dos males o menor.
Determinados setores da imprensa mandam e desmandam, inventam.
Nada sobre a privataria, nada sobre SUa CPI.

SILOÉ-RJ

A GLOBO que se cuide, porque esse lamaçal do MARCOS valério vai respingar nela.
Essa ligação que eles estão fazendo da condenação envolvendo GRILAGEM, com o mensalão é só uma cortina de fumaça, para esconder o iceberg de lama onde ela também esta mergulhada.

Ricardo B. Rodrigues

Viva o novo MARCO REGULATÓRIO! E a CPI de PRIVATARIA?

Gerson Carneiro

A única coisa verdadeira no jornalismo do William Bonner é a mecha branca no cabelo dele.

Renan

Grande Jose Serra!! Mexendo os pauzinhos para tirar o foco da CPI da Privataria! E um acórdão está nascendo!!

    Jacó do B

    Amigo, se tirar o acento, fica mais real: ACORDÃO!

Francisco

Ainda agora o JN condenou o "ato contra a liberdade de imprensa" do presidente Rafael Corrêa de vencer uma ação na justiça contra três jornais que o acusaram de fazer algo que ele efetiva e comprovadamente não fez.

Ele ganhou a causa de calunia e uma indenização de 40 milhões de dólares. A Globo (e o resto das quadrilhas jornalisticas da América do Sul afora) tremeram na base. Já pensou se a justiça servir para todos? Uma catástrofe!

Enquanto isso aguardo a transmissão no horário nobre e sem cortes do documentário "Além do cidadão Kane". Quando passar, na Globo, paro de acreditar que aquilo ali nada mais é que uma empresa que vive de chantagem e achaques.

ZePovinho

ATUALIZADO – SWIFT AMERICA LATINA – A VERDADE –

Digite o texto aqui![youtube k8tZybWCaU0 http://www.youtube.com/watch?v=k8tZybWCaU0 youtube]

ZePovinho

Bom……………………………,já que o sistema financeiro e seu cachorro midiático,a GLOBO,quer briga,vamos revidar seguindo dica do Pepe Escobar aqui:
http://redecastorphoto.blogspot.com/2012/02/pepe-

Nota dos tradutores

[1] SWIFT é sigla de Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication [Sociedade para as Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais], à qual o autor refere-se adiante.

A sociedade SWIFT opera uma rede mundial de mensagem que interliga bancos e outras instituições financeiras. A sociedade SWIFT também comercia softwares e outros serviços para instituições financeiras, a maior parte deles para serem usados na própria rede SWIFTNet, e códigos de identificação bancária [ing. bank identifier codes, BICs] ISO 9362, conhecidos como “códigos SWIFT”. A maioria das mensagens internacionais interbancos são feitas pela rede SWIFT.
Em setembro de 2010, a rede SWIFT interligava mais de 9 mil instituições financeiras em 209 países e territórios, que em média, até aquela data, trocavam entre si mais de 15 milhões de mensagens por dia (em 1995, essa média diária era de 2,4 milhões de mensagens).
A rede SWIFT-Net é considerada altamente segura para transporte de mensagens financeiras, mas não mantém registros dos membros. A rede SWIFT não facilita transferência de fundos; em vez disso, emite ordens de pagamento, que podem ser convertidas em dinheiro via contas correspondentes que as instituições mantêm umas nas outras. A instituição financeira, para completar as transações de câmbio, deve ter algum tipo de contato com bancos (a instituição tem de ser banco, ou ser associada a um ou mais bancos), para poder usufruir esses específicos serviços da rede SWIFT-Net.
A SWIFT foi fundada em 1973 e é constituída como cooperativa de várias instituições financeiras, nos termos da lei belga. Mantém escritórios em todo o mundo. A sede está localizada em La Hulpe, Bélgica, próxima a Bruxelas. Também pode-se ler a estranha história da SWIFT no Brasil(Nota do ZePovinho:VEJAM A PICARETAGEM DO SISTEMA FINANCEIRO PRIVADO):
http://swift.brasil.tripod.com/id11.html

O QUE DE VERDADE ACONTECEU COM O ESCRITÓRIO DA S.W.I.F.T. NO RIO DE JANEIRO ?

Para fugir de suas obrigações trabalhistas no Brasil que ascendiam a alguns milhões de reais, a S.W.I.F.T. encerrou em 2002 as atividades de seu escritório no Rio de Janeiro, inaugurado em 1983, e apoiou a criação de uma "EMPRESA LARANJA", denominada CLAVE LINK LTDA. sediada em São Paulo. Inicialmente identificada meramente como "empresa ligada à uma subsidiária britânica da S.W.I.F.T./Bélgica", (BOLERO), ficou bastante evidente desde o início de suas atividades que a S.W.I.F.T. estava por trás da empresa: as atividades e serviços anunciados pela CLAVE LINK LTDA., ainda que disfarçados, eram exatamente os mesmos até então exercidos pelo Escritório da S.W.I.F.T. no Rio de Janeiro: marketing do sistema S.W.I.F.T., suporte no processo de implementação, venda e suporte de software específico para a conexão à rede S.W.I.F.T., bem como a representação oficial da S.W.I.F.T. Belgica em eventos nacionais e regionais do Mercado Financeiro como o CIAB (FEBRABAN).

Sem o total aval, apoio e participação da S.W.I.F.T. Bélgica, inclusive forte aporte financeiro, tais atividades jamais poderiam ser exercidas por uma empresa recém-constituída, desconhecida do mercado e sem qualquer efetiva capacitação técnica de seus funcionários, capacitação essa exercida exclusivamente pela própria S.W.I.F.T.

É evidente que a decisão da S.W.I.F.T. de reabrir um escritório no Brasil após 5 anos de "ausência oficial" foi tomada diante da pressão de seus clientes no Brasil (e da Febraban), mas principalmente após a empresa belga ter obtido incalculáveis vantagens financeiras mediante acordos pífios na Justiça Trabalhista do Brasil.

Ao reabrir o seu escritório no Brasil, agora em São Paulo, a S.W.I.F.T.
evidencia a sua atuação ilegal , sem ética e draconiana : torna-se absolutamente transparente o fato de que o fechamento de seu escritório dera-se única e exclusivamente como trampolim para tornar inviável qualquer cobrança judicial milionária a partir de ações na Justiça do Trabalho contra a Empresa…………………………..

[youtube PA49hJlKRVo http://www.youtube.com/watch?v=PA49hJlKRVo youtube]

renato

JORNALISTA X POLÍTICO
Antoni Garotinho disse que Rodrigo Pimentel, apresentador policial.
1- Urinou nas calças em uma operação da PM quando era militar.
2 – Disse que era surdo, e laudo da PM desmentiu, comprou um laudo e se aposentou, e ganha como tal .
3 – Esteve ,parece-me, que envolto numa operação onde morreu um cabo..
TV Camara ou senado. Garotinho pede copia da escuta, da ordem judicial, e pergunta porque a Globo teve prioridade com a gravação da escuta, onde o colocava no meio da greve dos bombeiros…..E ninguem vai para cadeia, O jornalista precisa de direito de resposta na camara, no mesmo tempo que Garotinho, assim como fez garotinho quando teve direito de resposta na Globo. Conforme constituição Nacional, ou seja do Brasil..Não é assim????
PS : O referido jornalista, se é que é, numa reportagem após aposentadoria, disse a reporter que o barulho que fazia dentro do helocoptero, era muito alto por isto não a estava ouvindo bem…ouvindo bem…
INSS, quem aposentou este cara ????

Yacov

Quando quiseram fazer o impeachment do LULA o povo o protegeu. Quam não se lembra da campanha "LULA é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo" e "Deixa o Homem trabalhar!!". Realmente não dá para entender essa inércia do PT em atacar os inimigos do país com LEI DE MIDIAS!! COMISSÃO DA VERDADE!! E CPI DA PRIVATARIA TUCANA!! Que vão sendo adiadas, adiadas, adiadas… Até quando PT?!? Até cair tudo no esquecimento?? É mêdo?? Porque o Mêdo?? Rabo-preso, simples covardia, cálculo politico??? Chega de compactuar com a nossas elites canalhas. Vamos mandar CHUMBO GROSSO E QUENTE nesa gente que odeia o Brasil, PT!! Ou o PT não é mais o PT… Atucanou-se??

“O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS”

trombeta

Pelo que acompanhei na mídia a condenação de Marcos Valério a 9 anos foi por crime de sonegação fiscal, o imprensalão da globo seria um crime de natureza política (comprar políticos para apoiar o governo) coisa bem diferente, claro que o PIG confunde propositalmente.

Acho que a mídia teve uma importante vitória ideológica ao firmar o termo privatização para designar a concessão dos aeroportos realizadas pelo governo Dilma, teve grande influência setores de esquerda que reproduziram incessantemente o termo para criticar o governo (faz parte do jogo).

A CPI da privataria tem que ser instalada para equilibrar o embate político no campo da disputa pela hegemonia, ver sangrar a tucanada paulista vai causar grande estrago nos aliados da globo e cia., terá o efeito de deslegitimar o discurso moralista e acusatório da mídia.

Apolônio

CPI da privataria já! Não vamos ficar discutindo que o PT gosta de apanhar, que o PT é isso, ou aquilo. Não sou , petista, mas que o PT, ainda é um grande partido é. Ele ainda é ideológico. Foi ele que deu sustentáculo para o presidente Lula fazer as transformações do país. Está dando a Dilma também. Fora dele o único partido que tem uma sintonia fina com o PT, é o PC do B. Os outros que fazem parte da base, são úteis para governabilidade, estão prestando um bom serviço à nação, ao lado do PT. Mas eles governam com qualquer partido que estiver no governo. O que temos que fazer, é nos manter unidos, conforme estivemos na eleição passada. Não vamos deixar que a cizânia tome conta de nossas mentes.

Caracol

E por falar em imprensa… Manchete de hoje da Folha:
"Funeral de Whitney Houston vai ser transmitido ao vivo"

(?)
Ué !?
Se não fosse "ao vivo", seria pra quem?

(Eu hoje estou com a cachorra)

    renato

    Gostei Caracol…De vez em quando é bom, senão a gente morre na BR.

Gustavo Pamplona

É o que eu vinha falando para vocês… não percam o tempo de vocês com o PT mais…

Peço desculpas as feministas de plantão antes, mas o PT grosseiramente falando é como a mulher que apanha do marido mas nunca denuncia porque no fundo ama o cara ou a mulher que foi traída pelo "safado" (haahahaha), sabe disto mas mesmo assim nutre de amores pelo cara;

O lance.. galera é o seguinte: O PT ama a Globo, Veja, Estadão, Folha e outros PIG's menores aí… não consegue viver sem os tapas (seriam tapinhas de amor?) deles mais… e acho que até sentem prazer em receber estes tapas mesmo.

Tem muito PTista aí que não resiste aos encantos de uma câmera da Globo, vocês sabem disto.

Eu pergunto: Será que é preciso uma Lei Maria da Penha para o PT?

Bom… sabem que agora mesmo se a mulher retirar a queixa ou mesmo uma simples denúncia vinda de terceiros o agressor será julgado e punido.

Queridos… eu já acordei para a realidade, eu vinha falando isto com vocês desde o ano passado… fiquei 1 mês e 10 dias sem comentar aqui.. talvez fique de novo…

—-
Gustavo Eduardo Paim Pamplona – Belo Horizonte – MG
Desde Jun/2007 dando tapinhas de amor no "Vi o Mundo"! ;-)

    Ronald

    Tchau!

    SILOÉ-RJ

    A mulher que apanha e não denucia tem vários motivos para isso:
    1º Sabe que se denunciar vai apanhar denovo.
    2° Não trabalha e depende do marido.
    3º Geralmente tem filhos pequenos, e pensa neles primeiro…etc…

    A mulher que é traída e finge que não sabe.
    É porque não tem como se sustentar sem esse provedor.

    Gustavo Pamplona

    Querido… todos nós sabemos disto… mas não pense literalmente… foi uma metáfora.

    priscila presotto

    Extrema infelicidade em usar de violência contra mulher como "metáfora"

    Gustavo Pamplona

    Priscila… amor… lembro de ti! :-)

    Se eu usasse de violência contra o homem seria infelicidade também?

    O homem quando é agredido pela mulher é visto como um banana, um trouxa… já quando o inverso ocorrre ela é uma vítima. Não é mesmo?

    Ou seja… existe uma certa discriminação perjorativa contra homens, não acha?

    —-
    Desde Jun/2007 discriminando perjorativamente homens bananas no "Vi o Mundo"! ;-)

    Abolicionista

    Acho escroto gente que usa um tratamento como "amor" ou "linda" quando vai debater com uma mulher. Cresce um pouco, cara.

    SILOÉ-RJ

    Apoiado.

    Maria Carvalho

    O lance PT x globo, segundo sua análise, também pode ser comparado com um tipo de homem que, mesmo sabendo que é traído pela mulher, continua com ela… e muitos deles até gostam….

    Sylvio

    Adeus

Douglas

Eu sei que o livro do Amaury Jr foi sucesso de vendas. Eu sei que o livro do Amaury Jr trouxe elementos e denúncias fortes. Também sei que muito foi dito, especulado e proposto para a abertura de uma CPI. Agora, eu estou aqui deitado, porque sentado já cansa, quando essa tal CPI iria acontecer. Quando isso começar eu levando daqui de frente da TV. Alguém aí acha que irá acontecer? Pessimista? Bom, talvez a atual situação seria diferente se muitas outras atitudes já estivessem sido tomadas. Como exemplo, a lei de meios seria apenas uma delas.

Almeida Bispo

Em 1940 a França apoiou a invasão nazista porque não suportava mais seus politiqueiros almofadinhas de esquerda e queria alguém "enérgico" pra limpar a área: Hitler. A direita venceu.

    Rodrigo

    Até que enfim um colabô revisionista!!!!
    Cara, puxa… você me emocionou…
    O governo socialista francês do Léon Blum era tão de "esquerda", mas tão de "esquerda", mas tão de "esquerda" que se negou a ajudar a Espanha Republicana na guerra civil.
    Petáin te aplaudiria de pé!

Thomaz Magalhães

A grande mídia é manipuladora sim. É uma lavagem cerebral sim. Mas a turma do Zé Dirceu poderia se defender de maneira mais nobre do que a simples prescrição das acusações. Por que não abre seu sigilo pra justiça? Contra invencionices, nada melhor que a simples realidade. Quem não deve, não teme.

    luiz pinheiro

    O Zé Dirceu tem lutado todos esses anos por um julgamento rápido. Além disso, ele está sendo investigado, seus sigilos já estão abertos há muito tempo. Voce mostra não estar a par da situação, Thomaz. O atraso é do STF, é do nosso sistema judicial, atulhado e inoperante. Ao ponto do ministro Peluso ter se vangloriado do alto numero de processos pendentes. "É prova de que a poçpulação confia na Justiça", mistificou o ministro. Por esta lógica torta, quanto maior o numero de pendencias maior seria a confiança da população.

    Dani Tristão

    Thomaz, todos os sigilos do Zé Dirceu foram quebrados. Não só o bancário, mas todos inclusive o telefônico, quanto teve sua namorada grampeada, lembra? Em 2005 no auge do espetáculo da mídia ZD teve sua casa "assaltada" e toda revirada. Levaram uma TV apenas para justificar que era um assalto. Vida mais devassada que a do Zé Dirceu na política, é difícil. O grande problema da direita é esse: NADA ENCONTRARAM E NÃO EXISTE NENHUMA PROVA QUE O INCRIMINE. Situação difícil para o PIG. Ou deixa prescrever e coloca a culpa no judiciário, ou não há como condenar ZD , eis a questão.
    Outro dia ouvi essa pérola do Merval Pereira sobre o "mensalão": "O judiciário não tem que jugar se prendendo a provas, tem que julgar com o desejo da opinião pública, que quer essa condenação".
    E é claro Thomaz, nós sabemos quem é, ou pensa que é, a opinião pública.
    Um jornalista ter a cara de pau de dizer que não precisa de provas para condenar, da para vc ver o nível de desespero que a coisa tomou.
    Para o judiciário é melhor deixar prescrever do que absolver Zé Dirceu, que é quem de fato eles querem condenar para agradar o PIG e toda a corja.
    Para o PIG, o melhor é condenar de qualquer jeito mesmo sem provas. Mas é a credibilidade do judiciário que está na reta, né não? Percebe como é difícil a situação da direita? ZD, fica a mercê de tudo isso, não é ele que pode decidir se prescreve ou não. Só sabe que se tiver um julgamento justo, será absolvido. Do contrário vai para a cadeia mesmo que injustamente.

    Werner_Piana

    sou testemunho horrorizado desta 'fala' do Merdal na CBN. Apesar de saber BEM quais (des)propósitos animam Merdal e Sardenberg, eu não queria acreditar no que escutava, um suposto "jornalista" pedindo ao STF que ignorasse a Lei para a consecução da perfídia midiática.
    É mafioso demais, podre.

    E ninguém faz NADA!

Marcos AC Lopes

A novela vai começar e o PT não toma vergonha. Deixa a oposição bater, a imprensa golpista bater e não faz absolutamente nada.Ou o PT apoia a CPI da Privataria e mostra a hipocrisia da mídia e da oposição (Serra compreendido) ou ele será logo logo destruído. O PT e o governo Dilma que se cuidem.

    Maria Carvalho

    Infelizmente o PT se contentou com os cargos! abandonou a ideologia, a militancia. ..

Bernardino

RICARDO meu filho toma MARAcujina.A raiz de tudo isto é a Podre CULTURA Portuguesa,Covarde e Corrupta.Sabe quando teremos um CHAVEZ por aqui ? dia de sao NUNCA.Do couro sai a CORREIA e o couro aqui é lusitano.O LULA com 80% nao foi macho pra fezer a lei dos Medios.POR QUÊ?quer ficar bem na foto agradando Gregos e troianos em outras palavras é FROUXO!!
QUE tal o BLOG fazer uma materia sobre a peleja GILberto Nascimento X EVAngelicos!!! A DEmcracia corre serios riscos com esses caras querendo dominar o PODER.Esse filme ja passou na idade Media!!!!

RicardãoCarioca

Para que a CPI da Privataria se instale, o congresso precisa enfrentar a Rede Bobo, então… nada de CPI. Só se for contra o governo.
Depois quando eu digo que quem co-governa o Brasil é a rede gRoubo pouca gente acredita.
Um exemplo é a aceleração do julgamento do mensalão pelo STF para este ano eleitoral.
Os marinhos determinam e as cúpulas do poder em Brasília obedecem.

Remindo Sauim

Caroni, o 3 ou 4% de leitores do PIG não fedem nem cheiram na formação do opinião pública. Quanto aos telejornais, tirando o futebol e a parte policial, o povo em geral nem se antena nos outros noticiários. Nestes momentos vai ao banheiro, atende ao telefone, namora um pouco.

vania maria

CPI da privataria já!!!!

Morvan

Bom dia.

Mais um texto magistral de Caroni.
Em adendo, afirmo que o Jô reeditará o "As Meninas do Jô" e ressuscitará o caso Celso Daniel, aquele que jamais terá direito a um enterro digno. Seus dois irmãos, aves agourentas, serão, sem dúvida, convidados daquele programa eleitoral, como todos os outros da Rede Göebbels.
É a eleição, meu filho.

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

    _Rorschach_

    Morvan

    Respeito muito seus posts e gostaria de enviar um posisionamento meu a respeito do caso Celso Daniel que, eu, infelizmente, vivi mais ou menos de perto. Você tem algum site ou blog? Eu lhe mando através de meu email particular mas não gostaria de divulgá-lo por aqui. abraços.

    Morvan

    Bom dia.

    Respondi a você ontem à noite, _Rorschach_ (como alguém aqui já falou: "coisas do IntenseDebate".

    Então, reiterando: pode me enviar por email (morvan000 arroba gmail.com).

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

    Vladmir

    "Rede Göebbels" é de uma sutileza impressionante. Parabéns.

Outra novela do mensalão vem aí « Blog do EASON

[…] por Gilson Caroni Filho no Blog Vi O Mundo […]

Robin

Enquanto isso no congresso, paira uma duvida no PT quanto à instalação ou não da CPI da Privataria. Até quando essa imobilidade?

Fabiano

Enquano isso o PT se acovarda e não instala a CPI da privataria. O medo vai cobrar um custo alto aos petistas. E de todos nós no final das contas…

damastor dagobé

os brasileiros estamos mais burros ou existem mais de nós??? esse é o diadema retrós..

    Caracol

    Gostei do “diadema retrós”
    Gostei muito, Damastor, assaz.
    Já sendo ruim passarmos por burros,
    Atroz é sermos comidos por trás.
    Pior ainda: sem o querer e… na paz.

    renato

    Nossa gente, tem um tucano negativando tudo.

Geysa Guimarães

E sobre o IMPRENSALÃO, nada?

ratusnatus

Azenha, a CBN acabou de veicular uma propaganda de cigarro as 9 e 20 da manha de hoje.
Ela esta camuflada como campanha contra cigarro 'ilegal".

Azenha, isso é grave!

    ratusnatus

    Esqueci de dizer que era da souza Cruz. Disfarçada de propaganda contra cigarro "pirata'.
    Dizendo que deve-se fumar cigarro legal porque a souza Cruz é uma empresa que contribui para um Brasil melhor.
    Souza Cruz e vc, tudo a ver :)

    Conceição Lemes

    ratus, vc gravou? abs

    ratusnatus

    Conceição, meu nome é Athos e uso o mesmo avatar. Não sei pq foi o pseudonimo neste login…

    Não gravei.
    Estava no carro e a propaganda passou às 9:20. Olhei o relógio!

    Conceição Lemes

    Está como ratusnatus, mesmo. Não me pergunte por quê. Valeu, Athos. obrigada. abs

Flavio Lima

O Estado de Direito como permanente construção. Mas não é facil não. Porem absolutamente necessario.

dom pedrito

Vem cá, é essa cobertura enfadonha da midia sobre o caso Eloá? Qual a importancia jornalística disso? Seria uma preparação psicológica da manada para aguentar os shows diários do mensalão que está por vir!

Alencar Super

O importante é saber qual é o "maestro" da grande orquestra, de onde a "batuta" acena, o estrategista chefe. Certamente deve haver um comandante. Seria da oposição política, com objetivo do Planalto? Seria do grande capital, de olho na liberalização geral,? Seria do "mercado", visando a subserviência econômica? Seria apenas da grande mídia, para influenciar na escolha de ministérios? Seria do poder desestabilizador do grande irmão do norte,para evitar a socialização do continente? Se encontrado o agente do mal, o virulento, fica mais fácil combater. Caso contrário, ficaremos sempre no abstrato.

Ricardo – SP

Resumo:
Não adianta votar, não adianta eleger quem quer que seja, somos governados pela midia.
Votei por ideologia, votei por mudancas sociais, votei para melhorar o pais.
E os eleitos agem com medo de mexer com a midia, preferem continuar governados por ela e acima de tudo traem o meu voto.
É, cada dia que passa vou tendo a certeza de "necessitamos" urgentemente de um Hugo Chaves.
Nossos governantes são covardes.

    Oxaguiam

    Ricardo, se você quer um Hugo Chavez não encontrará no PT, terá que procurar à esquerda. Todavia, Hugo Chavez seria só um homem se a população da Venezuela não lhe desse o respaldo para se tornar um mito. Se não fosse a vontade do povo venezuelano de construir e lutar por sua República Bolivariana em 2002 Hugo Chavez já seria página virada no livro da história. Chavez é o rosto do povo da Venezuela, Chavez é a Venezuela encarnada. Primeiro precisamos ser um povo "Chavez" para então termos um rosto.

Ze Duarte

Claro, claro… toda hora cai um ministro por corrupção e TUDO É INVENÇÃO DA MÍDIA! incrível como vocês jornalistas (sic) deturpam tudo…

Alberto

Vem chumbo grosso aí. É preparar o coração

Rafael

Muito bom o texto. Perfeito. Muita sensibilidade para entender toda esa manipulação. Agora uma coisa não entra na minha cabeça: por que o PT, o governo Dilma e Lula também s~~ao tao tímidos, tão medrosos e não fizeram um lei para regulamentar isso. No segundo mandato Lula tinha "a faca e queijo" e deixou rolar. Realmente não entendo por que Dilma não se mobiliza e providencia uma lei para diminuir esse poder que prejudica a democracia.

FrancoAtirador

.
.
O Caroni matou a charada.

Finalmente !
.
.

Deixe seu comentário

Leia também