A manipulação dos dados de crimes em Minas

Tempo de leitura: 2 min

Azenha, por favor não publique meu nome.  Sou Perito Criminal em Minas e a situação descrita pelo Hoje em Dia é a mais pura verdade. Envio o link para sua apreciação e divulgação no seu excelente sítio.

PMs acusam comando de manipular dados de crimes

Policiais redigem boletins como se ocorrências fossem menos agressivas para “melhorar” desempenho do Estado

Juliana Correa – Do Hoje em Dia – 6/02/2012 – 07:2

O combate à criminalidade em Minas tira o sono de policiais militares de todo o Estado. Profissionais garantem que, para cumprir a meta estipulada anualmente pela Secretaria de Defesa Social (Seds), são obrigados por superiores a manipular boletins de ocorrência (B.O.) para reduzir as estatísticas de crimes violentos. Os “bons” resultados apresentados à sociedade rendem uma recompensa financeira aos policiais militares, conhecida como Abono Produtividade, recebida de acordo com o desempenho a cada ano de serviço.

As denúncias alertam para um falso avanço no combate à violência no Estado. Para “melhorar” os indicadores, alguns PMs redigem as ocorrências como se os crimes fossem menos agressivos. A estratégia “transforma” homicídio em encontro de cadáver e tentativa de assassinato em lesão corporal. A lesão corporal é classificada como agressão, que, por sua vez, vira atrito verbal. Já o roubo é lavrado como um simples furto.

Em Contagem, por exemplo, os registros de encontro de cadáver passaram de 27, em 2010, para 42 em 2011, um aumento de 55%. A situação se repete em Santa Luzia, também na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde as ocorrências dobraram no mesmo intervalo, subindo de 12 para 24.

“A ordem dos comandantes é a de que os índices de criminalidade estejam dentro das expectativas do Governo”, diz um militar que trabalha em Belo Horizonte e pediu anonimato. “A verdade é que não temos como diminuir a violência com a realidade atual do Estado. A população aumentou e o efetivo policial continua o mesmo. Jamais conseguiremos bater as metas nessas condições”.

Um boletim de ocorrência redigido em dezembro de 2011 mostra a insatisfação de policiais que são obrigados a “burlar” o B.O.. No registro feito por militares do 34° Batalhão da PM, a vítima relata que estava na porta da casa de um amigo quando foi alvo de tiros efetuados por quatro homens em um veículo.

Por ordens de superiores, a ocorrência foi registrada como disparo de arma de fogo. Inconformado com a identificação do B.O., o policial responsável pelo boletim relatou que no local foram encontradas cápsulas de duas armas, contradizendo a versão de um simples tiro.

O histórico da ocorrência informa que o registro foi feito “seguindo orientações do senhor ten. cel. Fagundes, comandante do 34° Batalhão, segundo informações do ten. Rafael, comandante do patrulhamento no 34° Batalhão neste turno”. Para mostrar que a denominação não estava de acordo com as regras da corporação, o policial acrescentou: “Cumprindo determinação do CICOP (Centro Integrado de Comunicações Operacionais), fica relatado este B.O. com a natureza de homicídio tentado contra a vítima”.

O PM também fez constar no documento a determinação de superiores para que o episódio fosse anotado como um simples disparo de arma de fogo. Procurado pelo Hoje em Dia, o comandante do 34° Batalhão, tenente-coronel Idzel Fagundes, afirmou que só comentaria o fato após analisar o boletim.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Leo

Interessante o povo desse blog considerar um ataque comunista em toda America latina visando a implantação de tamanha e horrenda forma de sistema através de sequestros e terrorismos e velarizando aqueles que nos salvaram de estarmos sob o julgo do socialismo. Que viva os militares que nos salvaram de uma ditadura muito pior aos moldes da "livre" Cuba.

armando duarte

Esta pratica vem sendo feita intensamente, há varios anos, também pelo Governo de São Paulo e pelo do Paraná.Enquanto o número de chgacinas reais em SP continua em números assustadores, os registros da Secretaria de Segurança mostram uma queda acentuada. Assim com o apoio da mídia só existe violencia em Alagoas e no Amapá.

POLÍCIA MILITAR DE MINAS ACUSA COMANDO DE MANIPULAR DADOS DAS OCORRÊNCIAS DE CRIMES PARA “MELHORAR” O DESEMPENHO DO ESTADO | Blog do Marcone

[…] Vi o Mundo (blog do ex-repórter da Globo – Luiz Carlos Azenha) Divulgue na sua rede […]

Marcio H Silva

Agora entendi o suicídio com 26 facadas do marido da promotora em MG! tá explicado….

Mari

É Minas perdendo a credibilidade total por quase nada. Lamentável. Muito.

FJP

Tá! Qual o espanto? Ou vocês não sabem que todo tucano tem o bico ôco? Não escapa um….!

Marlene Almeida

Só ñ entendo tudo isto! Com tantas sujeiras que mtos escrevem aqui e em outros lugares e ñ dá em nada ! Já que sabem e provam tantas malvadezas deste governo,então levanta um movimento,como o que aconteceu na gestão do Collor,vamos p/ ruas tirar este homem.Eu torço para que isto aconteça o mais rápido possível. Eu ñ o coloquei lá!

José Eduardo

E como é registrado um crime como o de estupro? Atentado ao pudor? Eis mais uma demonstração da "sublime" (para a mídia!) "jestão" tucana onde quer que reine. Os tucanos comandam governos virtuais, que só existem na mídia… E como não tem jornalismo no país os "bicudos" deitam e rolam, já que sempre podem contar com os midiotizados que votam neles. O problema é que aqueles que não votam neles são obrigados a (sobre)viver sob seus (des)governos. E a conclusão é óbvia: sem uma imprensa democrática não há regime político que resista. Lei de Mídia, já!
Ai que inveja da Argentina!

Operante Livre

Como bem sabem os que conhecem estatística descritiva e inferencial, se apertamos bem os números eles podem confessar o que quisermos. Mas, fica bem mais fácil maquiar. São duas modalidades de fraudes entre as muitas: adulterar os registros e cálculos.

Isto é coisa tão antiga e difundida. Enquanto cadáveres encontrados podem ser registrados como suicídios (mesmo com dez balas na cabeça), os constrangimentos morais nos ambientes de trabalho costumam ser reduzidos a "mera incompatibilidade interpessoal".

É a mais clara demonstração de como o poder opera nestes espaços. É o poder de estipular o correto e o verdadeiro. Este poder perpassa, certamente, todos os espaços sociais à serviço da perpetuação de sua legitimação pelos que se aceitam como leigos e ignorantes, a despeito de evidências em contrário no entorno.

Resumo: escamoteam todos os crimes contra a humanidade com a matança da humanidade, se preciso for.

Sr. S

Se isso é manipular dados, podem investigar mais, pois o que foi descrito é uma atividade corriqueira há nove anos em qualquer Secretaria de Estado.

Julio Silveira

Isso não é novidade em governos tucanos> O Serra fez o mesmo em São Paulo.
Minha pergunta é: será que um dia poderemos esperar possuir policiais cidadãos? Ou serão sempre os buldogs da Aristocracia?.

Jose Carlos Campos

Tudo isso acontecendo em Minas desde o desgoverno do BEOCIO NEVES. Anastasia é pau-mandado do Beocio. Qualquer estatistica em Minas é maqueada, EU DISSE QUALQUER ESTATISTICA, para beneficiar o Beocio Neves. Tudo isso visando a campanha do Beocio para a presidencia em 2014. A imprensa quase toda "comprada" não noticia NADA QUE DESABONE O GOVERNO DO BEOCIO E DO ANESTESIA. E os mineiros enganados não protestam, nada fazem para reverter a situação, porque são manipulados pela imprensa.

    JULIO/Contagem-MG

    Mas a divida fiscal do estado nao tem como maquiar, nem esconder. È impagavel.

    #somosTODOSpinheirinho.

Márcio Oliveira

O governo de Minas vai criar agora a Escola de Formação de Maquiagem: maquiagem contábil, maquiagem arquitetônica (vide Cidade Administrativa, também conhecida como Neveslândia), maquiagem estatítica na segurança pública, maquiagem nos salários dos professores e por aí vai. Resta saber se o Aécio Never vai conseguir maquiar a lista de furnas.

    Felipe

    Bom, seguindo a lógica do Rodas logo teremos este curso de Maquiagem na USP assim que ele fechar algum curso sem serventia – Musica, Filosofia – para a nova ordem de mercado. Com certeza a demanda para o curso de Maquiagem será alta, pois o mercado de trabalho está bombando, muitos postos de trabalho estão sendo criados pelo Brasil.

    José Figueiredo

    Você esqueceu da maquiagem do enriquecimento do Aécinho!

renato

Está difícil, muito difícil, difícil mesmo.Mas, bah tchê, aí é extremamente difícil. Ser feliz com tantas inhacas, uma atrás da outra sistematicamente, guri….Mas não desanimem meu povo…

    José Figueiredo

    Mas não esquece tchê, que o Marquesã vem ai pra concorrer a prefeitura de Porto Alegre!

Odarp Notielc

Qual o partido do governo de Minas? Por acaso é o mesmo de SP? Se a resposta for sim então não há novidade nenhuma nisto e nem é para se surprender. Aqui em SP esta prática data de 1986.

Marcio H Silva

SP e RJ cometem a mesma prática de manipular as estatísticas. Se tornou um vicio governamental.
Enquanto isso o Zé tá na Bahia, bem longe de SP.
http://www.observatorioseguranca.org/pdf/anuario_

Conservador316

Tem que fazer é assim mesmo pra reduzir a criminalidade. Pois se os policiais forem realmente fazer o trabalho de prender bandidos, a esquerda e o pessoal dos direitos humanos caem pra cima desses policiais.
Pois a esquerda acha que todo mundo é bonzinho, e so viram bandidos por causa da desigualdade social, da falta de educação e pobreza.
Agora eu pergunto: Todos os analfabetos são criminosos?
Todos os pobres são criminosos?
Não existem ricos bandidos?
Não existem filhinhos de papai que agridem mendigos, índios e brigam em boates?

    fabrib60

    Cirticercose cerebral…

    renato

    Este Cirticercose, também deveria ser investigado, tenho visto vários deles nas esquinas, a mulher dele a Cirrose, tem dado em cima de policias, direto….e é , senão me engano, amigo do Bafômetrose, só sei que é tudo da mesma laia…

    Abolicionista

    Segundo sua lógica, seria possível perguntar: todos os negros são criminosos?

    José Figueiredo

    Cara! Que tipo de tarja preta tu usa mesmo?

    Quem é o teu mentor ,o Bush? Que maquiou relatórios para atacar o Iraque!
    Mas com essa bandeira e essa foto tu quer é Ibope mesmo, e como eu não tenho vocação para aturar imbecil, vai chupar um picolé de chuchu!

    Rafael

    Pera aí rapaz. Culpar a esquerda por isso é ridículo. É falta de bom senso. Eu sou de esquerda e não acho que todo mundo seja bonzinho e desigualdade social, pobreza não é desculpa para praticar crime. Há milhares de exmplos de pessoas que da miséria se tornaram pessoas com bom padrão de vida trabalhando honestamente.

    Conservador316

    Você é o unico esquerdista que pensa assim.

rpl

É lamentável o que o que o governo de MG faz.. E enquanto isso as PM's estão querendo igualdade salarial p/ todas as policias dos Estados(PEC 300). A polícia tem o compromisso público de denunciar este governo nojento do PSDB… que mineiros e paulistas tanto adoram. Mas o que os policiais fazem? Esperam a aprovação da PEC 300 e pegando um abono de produtividade por fora, Ocultando crimes e ajudando a arrebentar ainda mais c/ a sociedade.

ProfeGélson

Barbaridade: isso é uma denúncia gravíssima!! Será que vai dar no JN e sair na Veja??

    Marcio H Silva

    Pode até dar no JN e sair na Veja, mas com certeza vai ser manipulado…….

Felipe

Olha ai Azenha uma boa reportagem que merece ser divulgada:
http://www.outraspalavras.net/2012/02/09/as-bomba

Deixe seu comentário

Leia também