Itaú é líder de reclamações no Procon
do Sindicato dos Bancários do Rio, por e-mail
O Itaú eliminou 4 mil postos de trabalho em 2011, gerando uma queda na qualidade dos serviços prestados a clientes e usuários. Por causa disso, o conglomerado Setúbal/Moreira Salles desponta como campeão de reclamações no Procon (81,9 mil), à frente da Oi (80,8 mil), Claro-Embratel (70,1) e Tim-Intelig (27,1 mil). Os dados referem-se a 2011, quando o órgão de defesa dos consumidores registrou 1,6 milhão de queixas.
O Itaú Unibanco lucrou 14,6 bilhões em 2011, parte desse lucro vem da redução da folha de pagamento que caiu 13,4%, cerca de R$215 milhões.
A estratégica do banco é associar o ganho com as demissões e outras economias – redução do uso de papel, por exemplo – para reduzir o índice de eficiência, atualmente em 47,8%, para 41%.
Esse índice estabelece a relação entre receitas e despesas. A empresa gasta R$47,80 para cada R$100,00 faturados. O banco admite que se tivesse conseguido o índice de eficiência de 41% em 2011, teria acrescentado mais R$3 bilhões ao seu lucro.
Significa dizer, que o banco pensa continuar demitindo, principalmente no Rio, onde o conglomerado perdeu 460 mil contas de servidores estaduais para o Bradesco, por conta da transferência da folha de pagamento e outra movimentações bancárias.
“Demitir em massa, quando o banco carece de funcionários para atender a demanda das agências, é um opção burra, que pode levar o Itaú a perder cada vez mais clientes”, afirma a diretora de Imprensa do Sindicato Vera Luiza Xavier.
O Sindicato dos Bancários avisa que manterá em 2012 suas ações contra as demissões, o assédio moral e a imposição de metas abusivas.
Leia também:
Apoie o VIOMUNDO




Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!