Datafolha: Haddad tem 60% dos votos válidos; rejeição a Serra sobe para 52%

Tempo de leitura: 3 min

da Folha de S. Paulo

DE SÃO PAULO

A dez dias do segundo turno das eleições municipais, o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, abriu 17 pontos de vantagem em relação ao seu adversário, o tucano José Serra.

Pesquisa Datafolha finalizada ontem mostra Haddad com 49% das intenções de voto totais contra 32% de Serra. Brancos e nulos somam 10%. Outros 9% dizem que não sabem em quem votar.

Na conta dos votos válidos (sem brancos e nulos), Haddad tem 60%; Serra, 40%.

O levantamento mostra também que a rejeição ao nome de Serra disparou. Na última pesquisa feita pelo Datafolha antes do primeiro turno, nos dias 5 e 6 deste mês, 42% dos eleitores diziam que não votariam em Serra de jeito nenhum. Agora são 52%.

É a primeira vez que mais da metade do eleitorado rejeita o tucano. Desde 1992, só dois candidatos a prefeito de São Paulo chegaram ao final da disputa com um índice superior a este. Em 2008, Paulo Maluf (PP) era rejeitado por 59%. Em 2000, Fernando Collor (PRTB) alcançou 62%.

A pesquisa de ontem mostra que Haddad vence Serra entre os eleitores que votaram em Celso Russomanno (PRB) e Gabriel Chalita (PMDB) no primeiro turno.

No grupo dos que optaram por Russomanno (21,6% dos votos válidos na primeira etapa), o petista ganha do tucano por 53% a 20%. No grupo dos que foram de Chalita (13,6% dos válidos), vence 50% a 26%. Chalita anunciou apoio a Haddad no segundo turno. Russomanno declarou-se neutro.

Para chegar a esses resultados, o Datafolha ouviu 2.098 eleitores ontem e anteontem. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

KASSAB REPROVADO

O alto índice de desaprovação da gestão do atual prefeito, Gilberto Kassab (PSD), ajuda a explicar as dificuldades que estão sendo enfrentadas por Serra.

Hoje, 42% dos eleitores classificaram a administração Kassab como ruim ou péssima. No início de setembro, eram 48%.

Essa queda de seis pontos na reprovação, porém, não representou ganhos de aprovação. Antes, 20% diziam que o trabalho de Kassab era bom ou ótimo. Agora são 19%. O que aumentou foi a avaliação regular (de 29% para 37%).

Convidados a dar uma nota de 0 a 10 a Kassab, os paulistanos deram 4,4, em média, igualando a nota do início de setembro, a pior desde julho de 2007.

Eleito vice em 2004 ainda pelo PFL, Kassab assumiu a prefeitura em 2006 após a renúncia de Serra para disputar o governo do Estado. Em 2008, foi reeleito com apoio do tucano. Agora defende a volta de Serra à prefeitura.

O clima por mudança na cidade fica evidente nas respostas a outra pergunta do Datafolha. O instituto perguntou se os eleitores querem mudança ou manutenção das ações do atual prefeito. Resultado: 88% preferem um novo prefeito com ações diferentes das de Kassab.

Leia também:

Zé Dirceu: JN cola cobertura do mensalão na propaganda eleitoral do PT

Altamiro Borges: Sobre a pesquisa do Ibope que “sumiu” no JN

Toledo: Serra cai de 37% para 28% entre os evangélicos

Ibope: Haddad amplia a vantagem

As pesquisas eleitorais e o resultado das urnas

Fabiano Guilherme Santos: O faro político de Lula


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

O mitômano zé contra-rampa deve estar buscando a perfeição dos cem por cento…

Messias Franca de Macedo

… o candidato DEMotucano José (S)erra só fala a verdade quando não quer, quando não tem a intenção de falar, aí, ele comete o dolo pessoal (sic). Senão vejamos este trecho do debate da Band: “Ô Haddad, vamos falar a verdade, o governo implantou inúmeras universidades federais por todo o Brasil… [neste momento, imagino um tornado rodopiando as vísceras do (S)erra! – adendo nosso]… Mas, em São Paulo…” [segue um fugidio pigarreio – e um sorrisinho lívido e insosso!]

Bye Bye (S)erra ‘FOREVER’!

RESENHA SUCINTA ACERCA DA BIOGRAFIA “suprema” DO JOSÉ (S)ERRA!
[José] (S)erra Rossi MalaFALSA, ‘o padroeiro do Brazil'(!)… O santo de melhor biografia entre todas as biografias de todos os santos, “pré-inventor” de todas as coisas, para além do Céu e da Terra,… O santo dos factóides!…

República da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista eterna, MENTEcapta, impunemente terrorista, antinacionalista, golpista de meia-tigela… (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente pensador uruguaio Eduardo Galeano)

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo

AINDA DADOS SOBRE A BIOGRAFIA “SUPREMA” [risos] DO CANDIDATO DEMoTUCANO JOSÉ (S)ERRA! PARTE II

*perdão pelo neologismo em referência ao delegado Carlos Alberto Brilhante [brilhante?!] Lustra… Também conhecido pelo codinome de Dr. Tibiriçá, é um coronel reformado do Exército Brasileiro, ex-chefe (de 1970 a 1974) do DOI-CODI do II Exército, um dos órgãos atuantes na repressão política, durante o período da ditadura militar no Brasil (1964-1985). Em 2008, Ustra se tornou o primeiro militar a ser reconhecido, pela Justiça, como torturador durante a ditadura. Embora reformado, ele continua politicamente ativo nos clubes militares, na defesa da ditadura militar e nas críticas.
(…)
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Alberto_Brilhante_Ustra

**Sérgio Fernando Paranhos Fleury foi um policial que atuou como delegado do DOPS de São Paulo, durante a ditadura militar no Brasil. Ficou notoriamente conhecido por sua pertinácia ao perseguir os opositores do regime – Ditadura Militar de 1964. Sofreu diversas acusações formais pelo Ministério Público pela contumácia na prática de tortura e homicídios contra os opositores do Golpe Militar orquestrado pelos militares em 1964.
Vários depoimentos, testemunhas e relatos de presos políticos, apontam que ele usava sistematicamente a tortura durante os interrogatórios que comandava na época do regime militar brasileiro. Segundo se comenta, alguns dos militantes que eram capturados pelo delegado Fleury não resistiram a essas torturas e acabaram morrendo, como no caso de Eduardo Collen Leite (guerrilheiro de renome), que foi torturado por cerca de quatro meses
O delegado Sérgio Fleury foi o principal responsável pela tentativa de captura e morte de Carlos Marighella – ícone da esquerda revolucionária, que resistiu à prisão. O delegado Fleury foi apontado como participante da Chacina da lapa e de uma série de casos envolvendo combate e morte de opositores do regime.
(…)
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_Fleury

RESCALDO: enquanto isto, nos dias de hoje, “um supremo” de um tribunal “supremo”, Marco Aurélio Mello [dos ‘Mellos’, hein!], afirma que “a ditadura militar foi um mal necessário!…”

‘NO DOMÍNIO DO FATO’, ‘NO BALANÇO DO VENTO!
Durma com um barulho desses, e diga que sonhou ouvindo a voz maviosa de Leila Pinheiro!

BRASIL NAÇÃO – em homenagem a todos os(as) valorosos(as) brasileiros e brasileiras mortos(as) durante a ditadura militar, lutando em defesa da soberania nacional e dos direitos do povo deste país.

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo

AINDA DADOS SOBRE A BIOGRAFIA “SUPREMA” [risos] DO CANDIDATO DEMoTUCANO JOSÉ (S)ERRA! PARTE I

… No debate de ontem à noite, o candidato [‘da derrota anunciada’!] José (S)erra poderia ter falado mais verdades! Entenda: José (S)erra antes de “desfrutar” do exílio, foi preso por 05 (cinco!) militares fardados – e 03 (três!) à paisana – durante a madrugada do dia 01 de abril de 1964 [primeiro de abril! De 1964!] no interior de uma garagem no fundo da casa dele. A prisão ocorreu no momento em que o jovem sonhador notívago estava confeccionando panfletos [apócrifos, óbvio!] subversivos conclamando o povo da Mooca a resistir aos direitistas golpistas a soldo do imperialismo ‘yankee’. Em seguida, o combativo (S)erra foi transportado em um camburão cedido pelo jornal do senhor Frias – mais uma página *‘Lustrante’ da “biografia” da ‘Folha de São Paulo’. Ao chegar à sede do DOPS, o jovem (S)erra foi “recepcionado” com um soco no lado DIREITO(!) do rosto pelo “brando” [segundo os Frias ‘da Folha’] delegado **Fleury. Conduzido a uma masmorra [ainda não identificada pelos historiadores! (RISOS)], o militante e ativista político foi barbaramente torturado juntamente com dois outros jovens: um nordestino, cujo nome é José Genoíno Guimarães Neto, natural de Quixeramobim, Ceará; a outra, uma jovem mulher de nome Dilma Lana Rousseff, nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais… [Neste período, Luiz Inácio Lula da Silva era um entre milhões de brasileiros trabalhadores que iria mudar o Brasil!…]… Bom, como todos “estão careca de saber” (sic), (S)erra por um lado, Dilma e Genoíno por outro, seguiram por caminhos diferentes, diametralmente opostos…

Tucanos criam site falso de Haddad « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Datafolha: Haddad tem 60% dos votos válidos; rejeição a Serra sobe para 52% […]

Alexandre Carlos Aguiar

Não sei, mas sinto cheiro de patifaria no ar.

Sherlock

Todo paulistano deve ser eternamente grato ao Lula. O “Nunca Dantes” garimpou e encontrou um ótimo candidato para São Paulo e, com certeza, irá se concretizar em um ótimo Prefeito. Força Haddad.

Willian

As vestais de Viomundo acharam um absurdo o PSOL ter o apoio do DEM em Macapá. Mas nada se fala de Lula estar apoiando lá um corrupto preso em 2010 pela Polícia Federal.

Antonio Marcos

SERRA = EMBUSTEIRO, EMPULHADOR, INTRUJÃO

Roubou feitos alheios :

Lei dos genéricos -Jamil Haddad

Lei do FAT – Jorge Uequed

Programa de combate a AIDS – Adib Jatene

H. Back™

Como diz aquele ditado popular: “Quando a esmola é muita, o santo desconfia.” Por isso acho que tem alguma coisa errada aí. Ou o PIG e seus amigos direitistas estão tramando algo nunca tentado antes. Não é possível um candidato que tem 52% de rejeição continue ainda no páreo. Todo cuidado é pouco.

Roberto Locatelli

Segundo informações de fontes internas, a Veja preparou uma bala de prata para Haddad. Até aí nenhuma novidade. Só que alguns temem que essa “denúncia” seja usada como álibi para uma incrível e espantosa virada de Serra. Essa virada aconteceria lá no TRE, na totalização dos votos. Então, vamos ficar conectados. Se o golpe vier, temos que sair às ruas.

SOL(RIO DE JANEIRO

LULA GOVERNADOR DE SAMPA 2014. AI QUE LOUCURA.

Roberto Locatelli

De um comentarista do Eduardo Guimarães: “SSerra é 52 e subindo!”

SOL(RIO DE JANEIRO

PARABÉNS PAULISTANOS A HORA DE VOCÊS CHEGOU. MUDA SÃO PAULO HADAD PREFEITO PERFEITO.

denis dias ferreira

Engraçado, agora os petistas não estão protestando contra os institutos de pesquisa. Será que essas pesquisas não são fajutas?

    Ricardo JC

    Denis

    Tenho certeza que esta pesquisa é fajuta. Serra vai repetir o número de eleitores do primeiro turno. Estão mantendo-o, artificialmente, com um percentual um pouco mais elevado (veja que está na margem de erro) para que os poucos eleitores de Serra nã desistam. Periga de ter votação menor no 2o turno do que no 1o (igual ao Alckmin na eleição presidencial de 2006). Escreve o que eu estou te falando…

    Aline C Pavia

    Ricardo, que nada, Serra terá no segundo turno menos votos que no primeiro. Vou plagiar outro comentarista. Dia 28 é dia de comemorar com SerraMalte. quáquáráquáquá

    denis dias ferreira

    Fiquei satisfeito com a sua resposta. Tomara mesmo que essas pesquisas sejam realmente fajutas e que o Serra imploda, politicamente falando!

Ricardo Oliveira

Mesmo perdendo as eleições ele não vai desistir de tentar se candidatar a presidência da república em 2014. Esse cara tem sérios problemas mentais, assim como o PIG, estão cada vez mais alucinados e delirantes. O projeto do PSDB está sendo enterrado, definitivamnete, nestas eleições e iremos assistir a uma disputa insana dentro da oposição, mais precisamente no PSDB, pela indicação do candidato em 2014. Quanto ao PIG podemos afirmar que está sifrendo uma de suas maiores derrotas, sim, pois apostou na manipulação das informações através do mensalão e acabou dando um tiro, melhor, uma metralhada no próprio pé. É hora de avançarmos mais na consolidação de um estado de bem estar social para pavimentar o caminho do ecosocialismo democrático.

sandro

Tenho impressão que o “PIG” esta trocando a eleição paulistana pela
baiana.Caso o PT vença em Salvador ai não havera´mais” salvação”.

Roberto Ribeiro

Eduardo Guimarães, no Twitter:
Notícia de fonte que, até aqui, nunca errou: Veja, neste sábado, tentará última cartada pra eleger Serra – vem ataque pesado a Haddad por aí.

Fabio Passos

Nem datafrias e globope conseguem mais esconder a surra que o PiG leva em seu reduto.

É uma derrota acachapante para globo, veja, fsp e estadão.

Parabéns a São Paulo por livrar o Brasil desta figura lamentável: josé “malafaia” serra.

ZePovinho

IMG SRC=”” ALT=”PADIM PADE SERRA” WIDTH=”300″ HEIGHT=”300″>

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/10/serra-vai-pedir-cabeca-de-toda-imprensa.html

Serra tem andado incomodado com as perguntas sobre o “kit-gay” que ele distribuiu em escolas do estado quando foi governador. O material seria muito próximo deste que ele tanto critica da gestão Haddad no ministério. O que eu não consegui entender ainda é: se foi o próprio Serra quem trouxe o tema à baila na campanha, por que agora ele se ofende que o questionem sobre isso?

Vamos aos fatos:

1) Não foi a imprensa que impôs a “pauta petista”, foi o Serra que cedeu à pauta conservadora ao introduzir o tema na campanha;

2) Ao dar esse tiro no pé, Serra perdeu a eleição. Seu desespero é evidente;

3) Serra odeia jornalistas. É autoritário e acha que a imprensa o persegue. Nas redações, Serra é famoso por pedir a cabeça de jornalistas que não lhe são subservientes. Nada diferente, portanto, do que ele tanto critica em seus adversários…..Do Trágico e Cômico

Willian

Tá mais fácil pro Palmeiras…

    RicardãoCarioca

    O povo não quer mais elitistas no poder. Quase 500 anos disso e o país só deu alavancadas de progresso social com os trabalhistas e com os da direita com esse ideal. Rico quer povo pobre para servi-lo de forma barata. As novelas globais até hoje tentam catequisar seus telespectadores, ao mostrar que ‘pobre’ (a novela ainda usa o binário rico/pobre) não pode levantar a voz para rico, não pode encará-lo nos olhos, sequer discordar das suas ‘ordens’. Assiste novela quem quer. Eu não e faço campanha junto aos meus que parem de ouvir esse canto de seria global malígno. PSDB, DEM, PPS vão se fundir com o PIG em breve, não duvido, quando esse obter seu registro partidário para deixar de ser um partido ilegal.

    Willian

    Pelo que eu entendi, são partidos da elite o DEM, PSDB e PPS? Ou seja, juntou-se ao PT (ou ao seu governo), passa a ser um partido do povo?

    P.S. Tu ainda assiste novela???? Quem matou o Max?

Vinicius Garcia

O site da globo omite a informação de rejeição ao coiso. Assim como omitiu a mesma informação do globope.

doutor natas

manas e manos,
a gazeta da cracolandia eh divertidissima ao explicar o aumento do indice de rejeicao de joe chirico: o burgomestre kassub. eh impensavel ao diario da faccao tucana imaginar que o seu candidato, o melhor, o mais bem preparado, o mais isso, o mais aquilo, o homem dos valores, possa despertar instintos os mais primitivos na massa com deficit de letramento que recebe o nihil obstat da elite bem cheirosa para habitar na capital mundial do caixa dois.

Jairo Beraldo

    Geysa Guimarães

    Bem bolado, Jairo.
    Parabéns!

    Rodrigo Leme

    Aí você vai votar no cara que deixou de legado a greve sem negociação de todas as universidades públicas brasileiras?

    Acho que é pessoal sim…

    Jairo Beraldo

    Mas não apanhamos, não recebemos gás de pimenta na cara, não tivemos nossa liberdade cerceada pela notável puliça tucana….

Mardones Ferreira

Sigamos atentos e torcendo para que o PT e suas alianças vençam nesse segundo turno.

Não consegui achar a pesquisa para Salvador.

Isso é sinal de que as sondagens do PIG estão sendo ruins para a direita.

Gosto desse clima de calmaria no PIG, pois se calam quando estão encurralados como em São Paulo.

No momento, muita gente presta mais atenção às novelas do que as propagandas eleitorais. Isso afeta os demagogos da direita. E ajuda os aliados do PT, pois muita gente vai votar tendo em vista os acontecimentos dos últimos anos no mercado de trabalho principalmente. Claramente favoráveis ao PT. Com golpe do mensalão e tudo o mais.

    Jairo Beraldo

    E tenho suspeita que a novela Avenida Brasil teve antecipada em uma semana seu final, pois estava tirando a audiencia e o foco nas interpretações dos sinistros do STF, no circo armado pelo PIG, na novela pastelão MENSALÃO PETISTA, a GRANDE FARSA.

Nó Cego

EU NÃO CONFIO NO DATAFALHA

Pelos meus cálculos, Haddad tem 65% e Serra 35% dos votos válidos. Da mesma forma que no primeiro turno, a Datafalha manipula dentro da margem de erro.

Portanto, sou mais o tracking do PT.

Marco

Haddad para melhorar a cidade de São Paulo que está muito maltratada!!!

Gerson Carneiro

O Pastor Malafaia está fazendo um trabalho maravilhoso para aumentar o índice de rejeição ao Serra. Parabéns, Pastor!

    Márcio Oliveira

    A bancada do PT na Assembleia de São Paulo deveria consignar votos de congratulações ao Malafaia pela brilhante campanha de ampliação da rejeição ao Serra. Esse Malafaia é genial.

Geysa Guimarães

Torço para que seja apenas aperitivo, e a surra no Dia H ainda maior.
Chega de prefeito VAPT VUPT e sucessores desalmados.

Marcelo de Matos

Quando a carreira política de Jânio Quadros entrou em declínio uma jornalista da Globo perguntou a ele – O senhor está enterrado? Jânio não deixou barato – Não, enterrada está a senhora. Serra, agora, parece “enterrado”. Se confirmada sua morte política, teremos de fazer um pequeno exercício de futurologia: quem será o candidato da oligarquia paulistana à Presidência? Alckmin é um estranho no ninho tucano. Não bica bem com FHC e outros caciques do bando. Aécio pertence à oligarquia mineira, concorrente tradicional da paulista. Nesse embate da política café com leite, quem sobrará?

    Antonio Marcos

    Certamente os tucanos vão indicar o Ali Kamel para concorrer nas próximas eleições para presidencia, ele é o tucano mais dedicado da história.

    Donizeti – SP

    Marcelo Matos, como Serra irá desta para pior nesta eleição e se tornará uma espécie de morto-vivo político, sem apoio e sem moral, Alckmin vai concorrer a reeleição em São Paulo e Aécio é covarde e não vai encarar a Presidenta Dilma, a direita reaça brasileira já tem um novo nome para lançar como candidato a presidencia em 2014, anotem:

    É o novo herói de oportunidade da elite branca, racista e separatista de São Paulo, o ministro do STF Joaquim Barbosa, que decorou direitinho o script da mídia e da oposição e junto com seus pares fez o serviçinho sujo contra Zé Dirceu, Genoino e o PT, nesse julgamento de encomenda/boca de urna do tal mensalão.

    Será um casamento de oportunidade perfeito, o ego descomunal do JB aliado aos golpes sujos do consórcio midiático/tucano contra Lula, Dilma e o PT.

    Aliás, o esgoto da Veja já não publicou o JB com foto de capa dizendo que ele é “o menino pobre que mudou o Brasil ? ” Mudou para que, destruindo a credibilidade e imparcialidade do STF nesse vergonhoso julgamento de exceção ?

    O menino pobre que mudou o Brasil é o que a mídia e direita odeiam, chama-se Luis Inácio LULA da Silva, JB será o engodo político que a direita usará contra Lula, Dilma e o PT.

    É por aí que esses golpistas irão em 2014, usando um brasileiro oriundo da pobreza como embuste para tentar retomar o poder e voltar a governar para os ricos e fazer a política entreguista de sempre da direita.

    RicardãoCarioca

    Concordo com a sua análise.

    A senha será a afiliação partidária do JB a algum partido. Será o primeiro passo da direita nessa nova frente golpista.

    Paciente

    Neste caso ainda falta combinar com os Russos, o Joaquim Barbosa declarou que vota com Lula e Dilma.

    Antonio Marcos

    O Joaquim Barbosa é um oportunista e capacho da zélite seguiu a risca a cartilha da casa grande-agindo como um verdadeiro capitão do mato, fez um julgamento de exceção condenando sem provas….

    Ele vai ser usado pela elite assim como o Pitta foi usado pelo Maluf em São Paulo, quando a coisa ficou feia o Maluf deu as costas para o seu afilhado.

    José Ruiz

    discordo da sua análise no seguinte sentido: JB “pisou” no pescoço de seus “prováveis eleitores” e agradou quem não vota nele jamais: é um caso perdido..

    Jorge Linhaça

    Caros Donizeti e amigos:

    Duvido muito que o Barbosa vá parar no ninho tucano
    Quanto ao julgamento do mensalão, não me iludo, embora entenda que houve alguns exageros na condução de Barbosa também entendo que era necessária essa faxina…não sou tolo de achar que ali só havia santos…
    Resta saber se usarão o mesmo rigor com casos quase arquivados envolvendo os demo-tucanos, como por exemplo o valerioduto mineiro , o mensalão do arruda…a compra de votos para reeleição de FHC…e dezenas de casos engavetados em São Paulo..
    Lixo político existe em todos os partidos…Serra é o maior de todos…de longe.

    Maurício Queiroz

    Eduardo Campos.

Luís

Mas não dá para confiar no Datafolha. Ou nesse caso abre-se uma exceção?

Com a palavra, os governistas.

    Luís Carlos

    Você tem razão, não dá para confiar no Datafolha. O Haddad deve ter bem mais de 60% das intenções de voto e eles estão escondendo para não influenciar a eleição em outras cidades como Campinas.

    J Fernando

    Não dá para confiar.
    As pesquisas do Datafolha principalmente, são as mais suspeitas.
    A maioria dos comentaristas deste espaço já está vacinada, sabe que não deve confiar em pesquisa. Mas, sabe também que, chega um momento, o instituto não tem como manipular os números, principalmente quando a diferença é muito grande.

    Maurício Queiroz

    Dá para confiar de jeito nenhum! O correto deve ser Haddad 70%, Serrote 15%. Esse datafalha!

    RicardãoCarioca

    Claro que não dá. Haddad deve estar com índices muito superiores aos mostrados pelo Datafalha. Para a rede Esgoto esconder a pesquisa… Por debaixo dos panos os piguentos sabem que não há maquiagem que se aplique nas pesquisas que ajude o mitômano indolente Zé Bolinha dessa vez.

Fabio

Tem que enterrar esse Serra de vez.
Este homem faz parte da corja mais suja da politica brasileira e espero que o nosso grande pres. Lula já comece seriamente a ver um nome forte para derrubar estes tucanos no governo do Estado de SP em 2014 também.
São vinte anos destruindo nosso estado.

Deixe seu comentário

Leia também