Desprezo da China pelos maiores cargueiros de minério mostra erro de U$ 2,3 bi da Vale: Carga
na Bloomberg News – Nov 22, 2011
O Vale Brasil, maior navio de transporte de carga já construído, deveria carregar minério de ferro da América do Sul para a China. Depois de seis meses de operação, não fez isso uma única vez.
A negativa da China em aceitar o [navio] Brasil detonou a tentativa da Vale de controlar as entregas a seu maior comprador, com a construção de uma frota de 35 navios, cada um deles tão grande quanto a torre do Bank of America em Nova York. Baseada no Rio de Janeiro, a Vale, maior do mundo na produção de minério de ferro, manda cerca de 45% de suas vendas para a China, o maior consumidor de insumos para fabricar aço.
Os planos da Vale, que incluem a construção de 19 navios por U$ 2,3 bilhões, causaram oposição de transportadores chineses, que dizem que sofreriam com excesso de capacidade, queda no preço dos fretes e perdas em toda a indústria. Fabricantes de aço chineses também são contra, já que a Vale teria maior controle sobre o preço e a entrega de minério, disse Chang Tao, um analista da China Merchants Securities Co.
“Ninguém na China quer que a frota da Vale venha”, ele disse. “Nem as empresas de transporte, nem os donos de navios, nem os fabricantes de aço”.
A empresa mineradora pode ter dificuldade para encontrar usos alternativos para todos os navios, já que outros mercados não são tão grandes [quanto os da China], ele disse. Tudo indica que a Vale não poderá cancelar as encomendas ou romper os contratos de leasing sem pagar “penalidades muito pesadas”, disse Ralph Leszczynski, o chefe de pesquisas da empresa Banchero Costa & Co., baseado em Beijing.
“Estou certo de que a Vale já se deu conta de que cometeu um grande erro”, ele disse. “Eu acho realmente inacreditável que eles comprometeram tanto dinheiro no projeto sem primeiro conseguir garantias por escrito do lado chinês de que teriam permissão para usar os navios”.
O escritório de relações públicas da Vale no Rio de Janeiro se negou a comentar. A mineradora está comprando os navios da China Rongsheng Heavy Industries Group Holdings Ltd. e da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co. Também fez contratos de leasing para oito navios da STX Pan Ocean Co. como parte de um acordo de 25 anos, avaliado em U$ 5,8 bilhões, de acordo com dados de 2009 da empresa de transporte baseada em Seul.
O então presidente executivo da Vale, Roger Agnelli, fechou os acordos para os navios de 400 mil toneladas para reduzir a dependência de empresas de transporte e fugir do risco de aumento nos preços dos fretes. O Índice Baltic Dry, no qual se baseiam os fretes para o transporte de commodities, flutuaram mais de 40% em bases anuais todos os anos, com exceção de um, entre 2001 e 2010.
Apoie o jornalismo independente
Os navios da Vale são duas vezes maiores que os geralmente usados para levar commodities do Brasil para a China. A mineradora planeja colocar cerca de 130 milhões de toneladas de minério de ferro na rota este ano e no próximo.
A companhia também está investindo U$ 1,37 bilhão para montar um centro de distribuição na Malásia, que será capaz de lidar com grandes navios de transporte de minério. Transferir carregamentos lá para navios menores capazes de ancorar na China aumentaria os custos de frete, erodindo pelo menos parte dos ganhos obtidos com navios maiores por causa do tamanho e da eficiência no uso de combustível, disse o sr. Chang, da China Merchants.
A Vale teve conversações com empresas chinesas sobre a venda ou o leasing dos seus navios de 360 metros, disse Teddy Tang, o chefe financeiro das operações da empresa na China, em setembro. Nenhum acordo foi fechado.
A Associação dos Donos de Navios da China, cujos membros controlam cerca de 80% da capacidade de transporte marítimo do país, recomendaram às empresas que não assumissem os navios [da Vale], disse o vice-presidente executivo Zhang Shouguo.
“A coisa mais importante para a Vale é parar de construir”, disse Zhang, um ex-vice-diretor da divisão de transporte marítimo do ministério de transportes da China. “A capacidade adicional vai exacerbar um mercado já ruim para os fretes”.
A Associação Chinesa de Ferro e Aço não assume posição sobre as operações de transporte de fornecedores desde que eles não manipulem os preços do minério, disse o secretário-geral Zhang Changfu.
O [navio] Brasil estava esta semana no mar da Arábia a caminho de Omã, de acordo com dados da Bloomberg. O navio foi entregue à Vale pela Daewoo Shipbuilding em maio. O construtor baseado em Seul também entregou outros dois navios do mesmo tamanho, enquanto trabalha em encomendas para outros sete por um valor total de U$ 748 milhões. Novas entregas devem acontecer no ano que vem e o trabalho está progredindo como planejado, disse a empresa por e-mail.
A Vale também encomendou 12 navios para transportar minério de ferro da Rongsheng Heavy por U$ 1,6 bilhão, em 2008. A empresa baseada em Shangai espera entregar o primeiro este mês, disse o presidente executivo Chen Qiang. A entrega está cerca de dois meses atrasada por causa de problemas de certificação, ele disse. A companhia já começou a construir os outros 11 navios encomendados, com a Vale pagando as prestações conforme o progresso, ele disse.
“Não estou preocupado com a possibilidade da Vale cancelar as encomendas”, disse Chen. “Eles precisam de navios para carregar o minério e os navios são mais ‘verdes’ e mais avançados”.
O presidente da Vale, Murilo Ferreira, que assumiu o cargo em maio, nomeou esta semana um novo chefe de logística, Humberto Freitas, como parte de uma mudança gerencial. O ex-chefe do departamento de operações, Eduardo Bartolomeo, vai comandar a unidade de fertilizantes e carvão da companhia.
O regime de Ferreira também pode adotar mudanças na área de transportes, que podem ser anunciadas na semana que vem, disse Rafael Weber, um analista da Geração Futuro Corretora, baseada em Porto Alegre.
“Eles não podem lutar contra seu maior cliente”, ele disse. “A companhia pode decidir cancelar seu projeto de forma a evitar discórdia com o governo chinês”.
O ministro dos Transportes da China, Li Shenglin, disse mais cedo este mês que seu governo vai fortalecer o controle sobre os navios de carga e “guiar a chegada ordenada” de novos navios, em meio à queda dos valores dos fretes e às perdas das empresas locais. A China Cosco Holdings Co., a maior empresa chinesa de transporte marítimo de cargas, perdeu 4,8 bilhões de yuan (U$ 755 milhões) nos primeiros nove meses de 2011.
O Vale Brasil foi desviado em sua viagem de batismo em julho de seu destino original, Dalian, na China, para a Itália, depois de um pedido de um cliente europeu e porque “serviços de descarga” no porto chinês não estavam prontos, informou Ferreira em julho. Os navios vão “sem dúvida” para a China quando necessário, ele disse.
Os portos de Dalian, Qingdao e Majishan, perto de Shangai, são capazes de lidar com navios do tamanho do Brasil, a Vale disse em junho. Qingdao, no noroeste da China, não abriu suas instalações por causa de “restrições”, disse o porta-voz do porto, Li Yuzhai, ontem.
Ligações para o porto de Majishan ficaram sem resposta. A assessoria de imprensa da Dalian Port PDA Co. encaminhou as perguntas à unidade da empresa que lida com minério de ferro. Uma chamada para o ministério dos transportes [da China] ficou sem resposta.
A STX Pan Ocean começou a operar um dos navios da Vale. Ele está esperando para ser carregado no Brasil, disse a empresa ontem por e-mail. Nenhuma mudança no acordo com a Vale é esperada, informou. Os navios da empresa estão sendo construídos pela afiliada STX Offshore & Shipbuilding Co.
O grupo BW também vai operar quatro navios para a Vale, segundo a mineradora informou em 2007. Um, o Berge Everest, deveria ter sido entregue em setembro pela Bohai Shipbuilding Heavy Industry Co., de acordo com uma declaração que está no site de uma afiliada da BW, a Berge Bulk.
A Rongsheng Heavy também está construindo quatro navios para a Oman Shipping Co., que serão repassados em leasing à Vale para levar commodities ao sultanato. Os navios deverão ser entregues na segunda metade de 2012, informou a empresa ontem por e-mail.
Ainda assim, a Vale precisa usar os supercargueiros nas rotas para a China para utilizar plenamente a frota e a oposição chinesa aos navios não deve diminuir, disse Huang Wenlong, um analista da BOC International Holdings Ltd. baseado em Hong Kong.
“Se a Vale transportar seu próprio minério, o controle da empresa sobre o suprimento de minério de ferro vai se estender ao transporte marítimo, diminuindo ainda mais o poder de barganha dos fabricantes de aço chineses”, ele disse. “Esta é uma situação que a China não quer ver”.
–Jasmine Wang and Helen Yuan with assistance from Juan Pablo Spinetto in Rio De Janeiro, Kyunghee Park in Singapore, Michelle Wiese Bockmann in London and Tamara Walid in Dubai. Editors: Neil Denslow, Vipin V. Nair
To contact the reporters on this story: Jasmine Wang in Hong Kong at [email protected]; Helen Yuan in Shanghai at [email protected]
To contact the editor responsible for this story: Neil Denslow at [email protected].
Leia também:
Comentários
SILOÉ-RJ
Isso está cheirando a SABOTAGEM.
Quem garante não haver uma relação por baixo dos panos, entre a CHINA e o AGNELLI já que esse foi um "PAI" para a CHINA, ajudando até, nas construções das usinas de aço, LÁ, em detrimento de uma AQUI.
Essa é mais uma tentativa desesperada mas bem articulada,desse entreguista para desestabilizar de novo governo, jogando a culpa na parte acionária brasileira, majoritariamente a PETROBRAS.
Deveria existir um conchavo entre eles, que foi pro espaço junto com a presidência da VALE.
Daí a China que bem conhecemos resolveu dar o trôco recusando o navio.
Cabe agora ao governo rever os termos dos contratos, descobrir a fraude, e punir os culpados, e se posicionar com RIGOR diante da CHINA .
Como o RJ está com déficit em acomodações, para os turistas da copa. Sugiro tranforma-lo em hotel com o sugestivo nome de "ELEFANTE BRANCO DO MAR". As baleias que se cuidem!!!
Dilma: Brasil não vai transferir empregos para outros países | Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] [Cara presidenta, diria o Viomundo, não vale escárnio com os que viraram piada na Bloomberg] […]
Maria Inês Nassif: PT, sem a reforma política, um caminho sem volta | Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Bloomberg: A piada de U$ 2,3 bilhões da Vale […]
eugenio l da costa
Quanto safadeza e irresponsabilidade dess Tucano Roger Agnelli, e o PIG não dirá nada.
Klaus
E aí Conceição, satisfeita de chamarem a Míriam Leitão de canhão? Basicamente, qual a diferença entre este comentário e o do Bolsonaro, à luz do feminismo do terceiro milênio, onde as mulheres se orgulham de se destacar mais pela inteligência do que pela beleza?
Conceição Lemes
Klaus, eu já havia deletado esse comentário, quando dei uma geral após a liberação. Mas vc tem razão. Obrigada pelo alerta. abs
m cruz
E quando o Lula disse que a Vale precisava exportar o aço ao invés de simplesmente mandar a matéria-prima, a imprensa neoliberal (PIG) "caiu de pau" alegando ingerência estatal numa empresa privatizada. Sim, privatizada por 30% do valor de mercado e com dinheiro emprestado do BNDES. (li numa reportagem antiga que os japoneses conseguiram um jeito viável de tirar até ouro que ia junto – de brinde – com o minério de ferro brasileiro; o que se dirá dos chineses, que são tão espertos quanto e que protegem seus interesses ao extremo?)
Pancho Villa
Bem que Agnelli poderia doar os navios pras cooperativas de metais recicláveis. Daqui uns dias agente vai beber guaraná numa latinha com o selo "feito com metal dos navios da Vale". Isso é que seria consciência ambiental. heheheheheh
EUNAOSABIA
Cadê o navio casca de Lula??? já navegou quantas mil milhas???
Vocês não enganam é ninguém.
Roberto Locatelli
Dei uma sugestão ao Paulo Henrique Amorim, para uma enquete:
E agora, o que a Vale deve fazer com o supercargueiro do Agnelli que está proibido de aportar na China e, portanto, corre o risco de ter sido um gigantesco gasto inútil? Algumas sugestões:
1) transformar em restaurante flutuante de luxo no litoral do Rio;
2) usar para dragar o vazamento de óleo da Chevron, tendo Cerra como capitão e Agnelli como navegador;
3) transformar em uma casa noturna sobre as ondas, incluindo, obviamente, shows de Roberto Carlos e do Wando. Vai ser um luxo;
4) rebatizar o navio como Titanic 2, embarcar nele os demotucanos e seus colonistas e despachá-lo para o Mar do Norte, que é cheio de icebergs;
5) desmontar, derreter o ferro e, com ele, fazer uma estátua em homenagem à competência do Agnelli.
Valdeci Elias
A Vale, pode usar isso, como desculpa para suspender a compra dos navios. Depois ela, pode comprar os navios em estaleiros brasileiros, no Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro. E dar emprego a muitos brasileiros e ajudar o país, ao invez de coreanos e chineses. Ha males, que vem para o bem.
E se manter uma frota, ajuda a baixar o preço do aço, a Vale tem que fazer isso mesmo.
Maria Libia
Por favor acessem "brasil.Iwarp.com/amazonia.htm " e me digam o que sentiram ao ver o mapa.
Luís
Eu senti que ainda existem idiotas acessando a Internet.
Essa história é hoax. E das antigas.
bissolijr
será que o roger estava de novo com aécio na balada desta noite, a exemplo do episódio do bafômetro? claro, ele pode fazer isso. mas, e o senador? não deveria estar trabalhando no congresso? dá prá imaginar a conversa entre os dois quando o executivo foi indicado, pelo político, para um posto no governo de MG?
CMundim
E muito fácil ser executivo de uma empresa estruturada e com o caixa da Vale, queria ver o Agnelli tocando e um micro-empresa no Brasil, lutando contra a burocracia e os donos estrangeiros do país. Tenta quebrar algum monopolio no Brasil, incluindo a vale, as empresas de telecomunicacoes e por ai vai, os únicos que fazem dinheiro são os advogados e consultores.
Como um Lulista declarado e sujo como este blog, a meu poucos comentários não favoravel ao Lula foi o de que ele manteve o Agnelli por muito tempo na Vale, era so usar os fundos de pensoes. Também o Lula pecou em não implementar a Ley dos Medios e não quebrar monopolios existentes que impedem o desenvolvimento pleno do Brasil, ao contrario do bom senso o Lula e agora a Dilma, transformou o Brasil em hospital de multinacional quebrada e monopolista e ainda deu o dinheiro do BNDES para empresários duvidosos que na primeira oportunidade vende a empresa deles para estrangeiros.
Mas enfim, Lula mostrou que nao é um Deus, apenas um mortal com erros e acertos mas acima de tudo um grande humanista que todos nos Brasileiros temos que honrar e muito.
Jorge Rebolla
O que está em jogo não é a competência ou a falta dela em um ex-executivo da vale. Aqui o que importa é o tratamento dado ao Brasil, através de uma de suas maiores empresas. Porém os lulistas preferem deixar de lado o principal e se deleitarem com algo totalmente sem valor. Como se este hipotético desagravo a um ex-presidente tivesse alguma importância no mundo real.
yacov
Tirando da reta, né velhaco?!? Pimenmta no olhos dos outros é colírio, né, mané!? Quando o ANTAgnelli vendia o nosso mínério a preço de banana e obtinha altos lucros apra a VALE em detrimento das necessidades do país, aí a questão não era o tratamento dispensado a uma das maiores empresas brasileiras, não é mesmo??? Agora querem fazer de conta que o ANTAgnelli nunca existiu, é?! Esses tucanos malditos são uma piada sem graça. REBOLA ROBINHO, REBOLA!!! KKKKKKKKKKKKKKK…
“O BRASIL PARA TODOS não passa na gloBO – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS”
Klaus
Agnelli era um gênio mesmo, vendia seu produto a preço de banana para garantir altos lucros para sua companhia. Deve ser um novo capitalismo inventado por ele, vender abaixo do preço para ter lucros. Fantástico!!!!!!
Francisco
Eu estou com uma dúvida…
O povo antigamente dizia, "negócio da China" ou "negócio de português"?
Leonardo Câmara
Bobo é quem pensa que chinês é bonzinho. Eles são uns imperialistas sem-vergonha e tão fazendo jogo sujo para controlar o mercado de transporte, só isso. Querem ganhar sempre, aliás, estão enriquecendo com nosso minério através de serviços e produtos com maior valor agregado.
Pau no lombo deles!
Trava a produção de ferro pra ver aonde o preço vai chegar. Nossa reserva de ferro é estratégica, precisamos colocar as coisas de forma a ser rentável a nós e não a eles. Se querem o ferro, as condições têm de ser as nossas.
Aliás, faz tempo que deveríamos estar exportando só aço. Como um pais que não tem jazidas de minério de ferro pode produzir aço e competir com o nosso aço? Ferro para siderurgia, já!
Ricardo Luiz
Os chineses não são sem vergonha, eles estão apenas defendendo o seus interesses, como faz qualquer país.
Não vamos esquecer que quem proporcionou os lucros absurdos da Vale foram justamente os chineses. A sua enorme demanda de ferro nas últimas décadas jogou os preço do minério lá em cima.
A Vale não trava sua produção porque ela vende uma quantidade gigantesca para os chineses e por um preço pra lá de compensador.
O problema é que o A gneli ficou acomodado com a moleza. Ao invés de sofisticar a produção da VALE agregando maior valor aos seus produtos resolveu simplesmente ficar aumentando a produção.
Quando os chineses ficaram dependentes do minério brasileiro, ele teve uma idéia de "gênio": comprar uma frota de navios de carga gigantescos e tomar dos chineses o transporte do minério de ferro.
Ou seja a Vale queria controlar além da produção, também o transporte.
Chinês pode ser até bonzinho, mas com certeza burro ele não é. Tem que ser muito ingênuo para achar que não haveria reação. O Agnelli foi arrogante achando que podia dominar o mercado do jeito que bem entendesse, agora a Vale vai pagar o pato.
Regina Braga
Depende da iniciativa privada,quando são da turminha da rede esgoto…pode ver que vai dar…Agnelli!
Luciano Prado
A pergunta que não quer calar:
Por que Roger Agnelli contrariou tanta gente, inclusive o presidente Lula, e optou pela construção desses monstruosos navios no exterior?
Dizem que Roger Agnelli o fez por conta do amor que dedica a Vale e ao Brasil. Ele pessoalmente não "levou" nada, nadinha nesse negócio.
dukrai
quando saiu a notícia que o Agnelli estava comprando os navios da Corea foi uma bomba. por que não fazer as encomendas aos estaleiros daqui? Deus é brasileiro e o Agnelli é um jumento.
CLÁUDIO LUIZ PESSUTI
A Míriam Leitão vai culpar os "comunistas chineses" por isso, imagina o Agnelli estar errado, ela prefere votar no Lula a admitir que o Agnelli é um incompetente.
ZePovinho
A eficiência da iniciativa privada é impressionante………………………………………
EUNAOSABIA
Bom mesmo é o BANCOOP por exemplo, não é rapaz???
yacov
O EUNAOSABIA é a CARMEN LEPORACE!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.KKKKKKKKKKKKKK… Não é rapaz!?!? Que TROLL-xa…
"O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"
Abel
Bem que poderíamos começar aqui um concurso para definir o destino dos navios da Vale. Pensei em algumas coisas – mas não são engraçadas…
Sebastiana
Deve ser o mesmo destino do Navio Casca do Lula, o Lixo, com a diferença que a Vale é empresa privada, e o prejuízo do navio casca do Lula é a gente quem paga.
Rita
A empresa é privada, mas o minério e os buracos são brasileiros.
Já que é privada, manda o Agnelli pagar.
Almerindo
Navio casca do Lula? Você deve estar confundindo com a caravela do Fernando Henrique, que NAUFRAGOU na comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil… NÓS TODOS pagamos por aquela marmota.
André LB
Iiiiiiiisso, continua repetindo. Uma hora você acredita na pataquada que inventou. Ninguém irá te contradizer: o médico insistiu muito nisso.
Daniel Bento
É muito tola se acha que não pagamos pela Vale até hoje. Obrigado FHC por nos retirar bilhões por ano.
yacov
Só que o Navio Casca do LULA ressuscitou a Indústria Naval brasileira, gerou milhares de empregos para os brasileiros, e com alguns reparos estará em perfeitas condições de uso no Pré-Sal brasileiro. Já os elefantes brancos do ANTAgnelli só geraram lucros e empregos para os chineses… E já para o cantinho ajoelhado no milho e com chapéuzinho de Burro, ô cabeça de pudim!!!
“O BRASIL PARA TODOS não passa na gloBO – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS”
Augusto
Será que vai sair no Globo???
Klaus
Não sei, acho que não. Você viu o lucro da Vale sair na blogosfera?
Jorge Nunes
O lucro descontando os navios? Somando a compra de outros para fazer o serviços que esses deveriam fazer?
Se isso ocorresse na Petrobrás a imprensa só ficaria sossegada depois que toda diretoria fosse presa ou morta.
Klaus
Será que vamos acompanhar mesmo esta notícia dos navios da Vale ou vamos parar de falar dela quando não for mais interessante para demonizar o Agnelli? Daqui a alguns meses saberemos, ou não.
paulo roberto
Esse elitores do Serra não são moles, não…
Observador
amigo, a imprensa PIG só sossegaria se prendessem, torturassem, assassinassem em praça pública da Sé (SP) com transmissão ao vivo da GROBO e depois esparramassem os pedaços pendurados em postes nas marginais Tietê e Pinheiros….. Dei vontade neles agora hein, rsrs
zuzé
Na blogosfera eu não vi, posso ter perdido. Foi noticiado pela Globo?
edv
Ganhar vendendo pedra pronta de jazidas já disponíveis por um preço multiplicado no mercado internacional não é uma tarefa tão difícil assim…
Se o custo de tirar a pedra (que veio de graça numa "vendação") é o mesmo, e o preço se multiplca, o que será que acontece com o lucro? Hã?
Nem precisa sair na blogosfera, pois o PIG trata de manchetear o fato, comemorando estranhamente dinheiro que antes iria para a União (80%, por estatuto, para os municípios) e agora vai, "filantropicamente", para o Bradesco, o Benjamin, os japoneses e, felizmente para aposentados, para fundos de pensão, com um resquício para a União. E não me venha falar em impostos, pois o destino seria o mesmo em qualquer caso (parece que a Vale não está pagando alguns, contestando-os na justiça).
Mas desde a privatização a Petrobrés bate a Vale em quase todos os indicadores, apesar de ter sido desconstruida e esvaziada com perdas de monopólio e concessões marotas.
Portanto, qual é o ponto?
Klaus
Estranhamente, mas não pra quem conhece os comentaristas daqui, você escondeu que os maiores acionistas da Vale são os funcionários do Banco do Brasil. O bloco de controle da Vale é formado por Previ (a maior acionista, com 49% do capital), Bradesco (21,21%), a trading japonesa Mitsui (18,24%) e BNDESpar (11,51%). Vim aqui só para te lembrar, ok?, porque sei que sua omissão foi apenas um lapso de memória. Agora, falar aqui que a valorização das ações da Vale foi três vezes maior que da Petrobras no período de 2001 a 2011 vai paracer provocação e eu não quero isto, por isto vou deixar quieto.
Sebastiana
Esse navio da Vale me lembra o Navio do Lula, o Navio Casca, mais uma farsa do incompetente.
El Cid
é você, EUNAOSABIA ??
Leider_Lincoln
Claro que é o Richard, Cid…
yacov
Nâo!!! È a CARMEN LEPORACE, aquela(e) que tem 1000 faces, todas com o mesmo QI de alface…
“O BRASIL PARA TODOS não passa na gloBO – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS”
Julio Silveira
Vou usar uma frase muito utilizada no tempo dos seus idolos militares do periodo pós 64.
Se não gosta do Brasil vá para os States, quem sabe Grecia, talvez Espanha. Vá para o seu sucesso.
Jorge Nunes
O "Navio Casca" pode atracar na China.
CMundim
Esta Cumadre Sebastiana, eu não convido para dancar xaxado, fórro ou qualquer outra danca que seja. Muito menos na Paraiba, lugar que teve a boa sensatez e sabedoria de votar em peso no Lula e na Dilma e que hoje tem crescimento, orgulho do Brasil e que conhece e confianca na esperanca trazido pelo Lula.
O ritmo desta Sebastiana está mais para danca dos zumbis do que um xaxado nordestino, ela deve ser o par perfeito para dancar a valsa dos dos impatriotas e corruptos com o Zé "Vampiro" Bolinha.
Antenor L Moreira
Essa cumade Sebastiana, além de sair do compasso do xaxado, pula muito e tem cara de guariba.
Para seu governo, navio casca do Lula, além de ser o precursor da reativação do emprego e das grandes construções navais no Brasil, pode atracar na China.
ALBERTO
MUITO BEM AGNELI, ESSE É MESMO UM GENIO!!!!
Deixe seu comentário