Restaurante lacrado por falta de documentação; nada a ver com cães
Tempo de leitura: 2 minpor Conceição Lemes
Ontem, terça-feira, o Viomundo postou texto sugerido por Lucas Castro, que descobriu no Facebook e considerou xenofóbico. Falava sobre o fechamento pela Vigilância Sanitária de um restaurante coreano na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, por ter encontrado cães no seu freezer.
Acabei de falar com a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde de Piracicaba e a história dos cachorros não procede:
“No último mês a Vigilância Sanitária fechou dois restaurantes coreanos na avenida Carlos Botelho [região de barzinhos e restaurantes da cidade]. Um no dia 27 de outubro. Outro, em 7 de novembro. Os dois foram fechados por falta de documentação para funcionar. Nada a ver com cachorro. A Vigilância Sanitária encontrou ainda outras irregularidades, mas nenhuma que coloque a saúde pública em risco. Só voltarão a funcionar quando estiverem com a documentação regularizada, o que ainda não aconteceu”.
E por que o boato sobre os cachorros?
“Não sabemos”, afirma a assessoria. “Talvez porque a Vigilância já lacrou outros restaurantes orientais — coreanos e chineses — por falta de higiene, alimento com validade vencida, e as pessoas fizeram essa associação.”
Esclarecido o fato, sobra a xenofobia. Estabelecer a verdade, desmascarando as situações em que a intolerância aparece camuflada ou escancarada, é fundamental para se combater todas as formas de preconceito. Lucas Castro, ao questionar o texto encontrado no Facebook, permitiu que colocássemos essa história em pratos limpos.
PS do Viomundo: Numa deliciosa resenha no London Review of Books de 17 de novembro, ao tratar de um livro que fala sobre OVNIs, Jenny Diski brinca com o papel que o Outro (neste caso, os coreanos comedores de nossos cãezinhos de estimação) desempenha em nossas vidas. “Estas histórias de mundos subterrâneos ou paralelos confortaram ou aterrorizaram os seres humanos por séculos”, diz o texto. Neste caso, os “invasores” orientais parecem ter mexido com a psique de alguns moradores de Piracicaba.
Leia também:
O “ataque” dos coreanos aos cães de Piracicaba
Apoie o VIOMUNDO
Relatório da Secretaria de Direitos Humanos confirma: Reitor da USP votou contra vítimas da ditadura




Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!