Ricardo Vilches: Golpe na pluralidade do Jornalismo

Tempo de leitura: 2 min

Pluralidade no Paraná. Não no jornalismo.

por Ricardo Vilches

A tarefa para este repórter iniciante era simples: sair de Londrina rumo à Jataizinho, no norte doParaná, e saber dos motoristas a opinião sobre a praça de pedágio recém instalada na região. O material – em TV chamado de VT – deveria ser gerado para Curitiba onde uma outra equipe ficaria encarregada de levar ao ar em rede estadual. Das indignadas respostas quanto ao preço abusivo, lembro de ver no  ar
apenas as ponderações. “(…) mas acho que vai ser uma boa. Já estão tapando os buracos”.

A Rede Paranaense de Televisão, afiliada à Rede Globo, fez uma campanha brutal em favor do Anel de Integração proposto pelo governador Jaime Lerner que não permitiu o contraponto. As seis emissoras do grupo contavam ainda com o alinhamento editorial da Gazeta do Povo, o maior jornal do Estado pertencente ao mesmo grupo, com sede em Curitiba.

Ao longo dos últimos anos, esse ‘monstro’ editorial cresceu. Chegou ao interior ao comprar o Jornal de Londrina. Em Maringá, criou o Jornal de Maringá. Ambos, reproduzem matérias feitas pela cabeça Gazeta do Povo.

Agora, na última sexta-feira, o golpe fatal naquele paranaense que um dia sonhou em pluralidade de informação: o grupo GRPCom (Grupo Paranaense de Comunicação) adquiriu o concorrente que restava na capital. De uma só vez, comprou o jornal Tribuna do Paraná (o segundo em tiragem na capital e região metropolitana), o Estado do Paraná e o portal Paraná On-Line. Tá tudo dominado.

Desde que foi criado, a Rede Paranaense se mantém nas mãos da família Cunha Pereira. O patriarca Francisco Cunha Pereira – já falecido e  idealizador do império — gostava de ler as notas dos colunistas mais influentes dos jornais antes de serem publicadas. Se não gostava, cortava mesmo. Nas TV’s, a tarefa cabia aos chefes de redação comparsas. A situação chegou a tal ponto que, em 2001, a TV Globo do
Rio de Janeiro precisou intervir nas afiliadas do Paraná tamanha a canalhice na cobertura de fatos relacionados aos desvios de dinheiro público na prefeitura de Londrina e no governo Lerner. A corrupção era noticiada no Jornal Nacional, mas não nos telejornais locais e estaduais. A Globo precisou enviar um repórter de São Paulo para fazer as matérias em Londrina.

Passado? Quem poderá dizer ao certo? Não os concorrentes, pois estes não existem mais. E pensar que a proposta de criação do Marco Regulatório (Lei de Mídia) está parada nas mãos do ex-secretário de
Planejamento de Londrina, o ministro Paulo Bernardo que conhece como ninguém a relação entre mídia e poder na política paranaense.

Ricardo Vilches, paranaense de Londrina, é repórter do Jornal da Record.

Leia também:

Franklin Martins: “Ninguém pode engavetar a Constituição”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

CONCENTRAÇÃO DA MÍDIA NO PARANÁ |

[…] como um sério problema para a pluralidade da notícia no Paraná. Ele escreveu um artigo – Golpe na Pluralidade do Jornalismo – para o site Vi o Mundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha (leia […]

marcio

a "imprensa" do PR já era uma naba!
agora vai ser mais do mesmo, ou seja… NADA!!!
e a roubalhera da câmara, assembleia, ipuc, urba, prefeitura, estado, etc, etc, pedagioss…. etc… etc…
corre solta e NINGUEM faz nadica de nada……
até os "jornais" comunitarios de curitba vão na onda dos jornalões… que povinho sem noção meu…
Marco Regulatório Já! ou ir embora enqto é tempo!!!

Eduardo Vieira

O Requião tá fazendo uma falta danada no Paraná.

O PSDB já está querendo aumentar a quantidade de estradas com pedágio.
Privatizou a saúde, de forma absolutamente inconstitucional…
Criou uma agência para querer vender a Copel…

Concentração da Mída no Paraná « Paçoca com Cebola

[…] como um sério problema para a pluralidade da notícia no Paraná. Ele escreveu um artigo – Golpe na Pluralidade do Jornalismo – para o site Vi o Mundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha (leia […]

Maria Cesar

Devo corrigir o texto: os Cunha Pereira são " testa de ferro " dos Lemanski.

JMZem

continuando 3…

13. O escândalo da Câmara muncipal, onde o Presidente (há 14 anos no cargo) empregou a mulher e esta criou uma empresa de comunicação que prestava "serviços" à Prefeitura. Levaram nessa 3,5 milhões de reais, até agora. O playboy foi procurado sobre a possível cassação do Pres. da Câmara que é do seu partido. O que ele respondeu: que não se podia acusar ninguem sem as devidas provas, etc, etc, etc. No entanto quando o assunto é com outro partido, vem logo falando que tem que tirar, renunciar, expurgar etc.
O seu líder de partido, no Congresso, faz o quê com essas denúncias todas??? Simplesmte nada. Nem a BAND, nem o SBT, nem a GLOBO, foram procurá-los para ele "analisar" esses problemas. Bom, não?

JMZem

continuando 2…

9. a violência explodiu. Na RM de Curitiba, ocorreram 20 assassinatos nesse último final de semana.
10. A imprensa nem trata do assunto.
11. Enquanto isso, no domingo, o playboy estava correndo de carro em Londrina. Inclusive ganhou a corrida!!!! Isso foi noticiado com estardalhaço!!!
12. O transporte coletivo de Curitiba, nunca esteve tão ruim. Vem piorando, e muito, nos últimos 5 anos. Coincidência com a chegada ao poder local do playboy, como Prefeito???? A URBS que é da Prefeitura e administra o transporte coletivo, retitou ônibus das linhas, aumentou o tempo entre os horários. Colocaram muitos, mas muitos micro-ônibus (diminuiu o número de lugares sentados, aumentou os lugare sem pé), retiraram (demitiram centenas) de cobradores. Agora só o motorista faz a cobrança de passagens. O motorista tem que dirigir, cuidar do trânsito (caótico) e fazer cobrança, dar troco, tudo ao mesmo tempo. Os terminais de ônibus estão cada vez mais cheios. Não há ônibus para atender a todo mundo. O que existe é muita reclamação. É só passar num deles e ver o que ocorre.

JMZem

Continuando…

7. Esse governo do playboy Richinha, acabou com a saúde previdenciária do estado. Jogou todos os funcionários do estado para serem atendidos pelo Hospital da Polícia Militar, que não consegue atender nem os policiais e seus familiares. Imagina com todo o funcionalismo então.
8. Esse governo toruxe de volta o Paraná Educação, uma forma clara de terceirização da educação do Estado. Os professores que votaram no playboy, porque não gostavam do Requião, devem estar muito felizes. O governo tem reduzido turmas, o que provoca demissão de professores. As escolas estão um caos, muitas sem as mínimas condições de funcionamento. Estão caindo.

JMZem

Pois é…como dizia o Krank, vamos por partes:

1. o "povo" elegeu Beto Richa (playboy Richinha), por boa margem (não foi 51 a 49%);
2. as "elites" locais são fragorosamente direitistas. Não querem qq coisa que possa lembrar uma esquerda nem de longe.
3. Com o governo do "playboy Richinha", todo o cranco da turma do Lerner retornou ao poder (até o Taniguchi, condenado por desvio de dinheiro público está de volta).
4. A Prefeitura está dominada (o vice que assumiu não manda nada e vai ser defenestrado ano que vem por alguem mais chegado ao governador).
5. A imprensa paranaense só faz de conta. Há nmuoto tempo os jornais o Estado do PR e Tribuna do paraná, deixaram der ser imprensa livre (se isso um dia ocorreu foi nos anos 1970).
6. O ex-dono dos jornais Paulo Pimentel está junto com o governo atual faz tempo. Tem até filho político como aliado do governador. Paulo Pimentel já havia vendido a TV Iguaçu canal 4, para ninguem mais que o Ratinho, aquele que tem programa no SBT. E seu filho Ratinho Jr é deputado federal pelo estado em segundo mandato já. É tb aliado do governo.

Carlos Fochesatto

Vi adesivos em carros no verão passado no litoral de Santa Catarina que mostravam o mapa dos três estados do sul e escrito logo abaixo. "Aqui eles não ganharam" (referência a eleição presidencial 2010). Pois é! Rbs em SC e RS e esses aí no PR. Ambos filhotinhos da Globo.

    Marcelo

    É por isso que o Sul é a região mais rica do Brasil.Já o Nordeste vota em gentalha como Renan,Collor,
    ACM,Sarney,Eduardo Obra Faraonica Campos,Cassio Cunha Lima,Severino Cavalcanti,etc.

Paulo

Fora as ameaçs que desconheço, aqui em Minas é o mesmo modus operandi – das prefeituras ao governo do Estado. Grana e mais grana para falar bem do governo e atacar adversários, quando não confiná-los ao mais absoluto silêncio! é o novo fascismo de quefala Umberto Eco.

Luiz

Agora está explicado por que esse MINISTRO tem medo da mídia FEDORENTA, deve ter rabo preso com ela.

francisco.latorre

a corja roubou a eleição. fraudou.

impediu pesquisas. pra ser possível o truque.

censura. criminosa. sob o silêncio da mídia cúmplice.

depois foi só picaretar a maquininha de voto.

..

em sp foi mais fácil.

não precisaram nem censurar as pesquisas.

..

eraklito

Fica tranquilo, jornal impresso já era.

O problema é a televisão e os rádios.
Aí sim mora o perigo.

    Valmir Gil

    Rapaz, ninguém tá dando muita bola prá isso, mas acho que o problema agora é a internet.
    O grande perigo é eles aprovarem leis de controle desta mídia, como já está sendo feito pelo tucano azeredo.
    O controle de acesso já é das teles. Não se esqueçam, Povo, que foi graças a liberdade que ainda dispomos na internet que está acontecendo tudo isto! Imagine se o Amaury dependesse dos canais midiático normais, rádio, tv e revistas para divulgar seu livro. Seria um ilustre desconhecido pelo resto da vida.
    Atentos, pois….

    José Ruiz

    Infelizmente não, o jornal impresso (inclua aí as revistas) são a base dos "formadores de opinião" a "elite intelectual" que jura que é letrada e informada porque lê a Veja (credo) semanalmente e a Pholha e Estadinho diariamente. Claro que uma TV que desmonte as mentiras contadas nestes veículos viria muito a calhar..

Robson Porto

Engraçado que defendem o capitalismo de mercado mas não querem competição… e o nome que se dá a isso é cartel, uma prática cuja característica principal é a coordenação de ação entre competidores de um determinado segmento. Se não é isso que a grande Imprensa está fazendo, todos adotando o mesmo tom de silêncio em cima de um fato altamente relevante (o livro de Amaury), então não há mais nada o que fazer… é o fim da Imprensa.

    Marcelo

    Quando Lula era sindicalista,não reclamava da imprensa.Sem falar nos atores da Globo que puxam
    o saco dele.A Gloria Pires que o diga.Depois falam em PIG kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Eunice

    Nos não somos Lula. Aqui cada um pensa por si mesmo. Mas parece que o senhor se incomoda muito com Lula, não é mesmo?

EUNAOSABIA

A Argentina faz muito pior do que isso, mas muito pior mesmo, e lá não é um grupo empresarial privado, é o governo federal do país, e o que vocês dizem??? aiii que inveja da Argentina.

Vocês não passam de alienados e auto enganados, vocês devem ser é malucos, não é possível uma pessoa sã agir assim, e o pior, vão me deixar doido também, serei contaminado por vocês, com sua seletividade cerebral pré programada e totalmente descarada.

Ai que inveja da Argentina….. vocês não enganam é ninguém.

Ainda volto ao tema falando de um jornal chamado "Página 12"….. saquei essa faz tempo….

    francisco.latorre

    privataria. tucana.

    ladrões. lacaios. e cia.

    ..

    Vinicius Garcia

    Viche! Tá avechado! Assim fica careca (se já não for), só lutamos com uma "imprensa" corrupta e vendida, auto enganado é jóia, fica meio parecido com um comentário anterior com o termo abduzido. E oras, se a argumentação aqui apresentada pode te contaminar, CUIDADO, isso pode te dar um febrão sô…

    Alessandro

    Qualquer cerceamento de informação é condenável,seja de situação ou oposição.Mas a propósito sobre a Privataria Tucana…

    Rodrigo Falcon

    Foi tanta pressão nesses dias que o coitado do Richard tá com nitrogênio em excesso no organismo. Bolhas na circulação econômica, fraqueza nas pernas da idéia, formigamento no – resto de – cérebro, dificuldade respiratória pra qualquer argumento, insensibilidade; um sintoma já velho, dor nas articulações da frase e por fim uma paralisia generalizada.
    Tá sofrendo de doença descompressiva. Oh…coitado! Que triste!
    Alguém aí tem uma câmara hiperbárica pra emprestar pro enfermo terminal?
    De brinde um volume capa dura, do livro "A Privataria Tucana".

    Abraços!

SILOÉ-RJ

É só uma questão de tempo, por lá a casa vai cair também.

joao

Taí a explicação para a inação do Hibernardo, aquela lesma é paranaense e está acostumado com a censura por isso continua a toada no ministerio das comunicações, ele age como se estivesse no Tucanisparaná…

    CLÁUDIO LUIZ PESSUTI

    Quem manda no Paulo Bernardo?Dilma e Lula, certo?Então , ELES é que são responsáveis por este projeto não sair da gaveta.Posso assegurar, quando esta dupla quer movimentar um projeto , eles passam por cima de tudo e todos.E quando não querem, sentam em cima mesmo.

    Jairo_Beraldo

    Na verdade, Paulo (não o Preto, pois este é "esperto") Hibernardo é paulista radicado no Paraná onde fez carreira como bancário e político. Como se sabe, paulistas gostam mesmo é de branco de olhos azuis, e nossa imprensa nativa idem (são da espécie dos Tucanusraivosus). Deve estar ele, apegado a esta ideologia, e age como se fosse um Tucanuspolistis, da mesma espécie dos Tucanusparanásis e dos Tucanusgoyásis…assim sendo, deve pedir para que se faça um exame no DNA de Hibernardo, para saber a qual espécie política exatamente ele pertence.

Marcio H Silva

Quando não é pelo poder do dinheiro é na Força mesmo.
O Blogueiro Ricardo Gama está com seu Blog parado desde a semana passada porque recebeu ameaça de morte. Tá tudo dominado mesmo

"Ricardo Gama levou 6 tiros, dois na cabeça e sobreviveu por pouco, depois de passar por várias cirurgias. Apesar do crime ter sido noticiado por toda a mídia, até do exterior, a Polícia Civil estranhamente ignorou o caso. Ao contrário de outros casos, nunca foram pedidas as imagens de câmeras de lojas e prédios próximos, não foi feita perícia, mal ouviram a vítima. Nunca um suspeito foi apontado, nenhuma versão foi apresentada, a Polícia Civil simplesmente jogou o inquérito na gaveta, o que obviamente suscita a suspeita de que o crime foi abafado, por motivos até agora não esclarecidos. Mas isso, como dizia Nelson Rodrigues, é o óbvio ululante.
"Sem nenhuma proteção policial, na semana passada Ricardo Gama voltou a receber ameaças de morte. Por esse motivo desde sexta-feira, o seu blog parou de ser atualizado. É uma situação gravíssima. A sociedade e a imprensa não podem ficar caladas, porque hoje é com Ricardo Gama, amanhã pode ser com qualquer outro que levante a voz contra os desmandos, as injustiças e a roubalheira dos políticos. " Fonte: blog do garotinho

    SILOÉ-RJ

    Pelo que consta, há outros envolvimentos graves do Ricardo que não são políticos a serem investigados.

Lu_Witovisk

Agora sim ferrou-se tudo de vez. A coisa lá tá tão, mas tão feia com o Beto Richa que até a gazeta do povo anda puxando a orelha do ditador.

Sem o marco regulatorio, estados como o PR estão ferrados. As privatizações por lá seguem seu curso, o modo-PSDB em ascensão. E o povo não abre o olho. Quem fala contra é "lunático".

Sem a Dilma se mexer pra botar fogo no Hibernardo não terá jeito… pro PR nem o Chapolin resolve.

betinho2

Mas e o CADE não poderia ou deveria questionar? Não é formação de oligopólio? Ou nesse caso, imprensa, não tem autorização para atuar?

    Bonifa

    Como não tem? Imprensa é apenas um negócio como outro qualquer. Só que o que é transacionado é muito precioso: A conscientização do povo.

FrancoAtirador

.
.
Essa Oligarquia GRPCom é a RBS do Paraná.
.
.

alcides

a covardia instalou-se no ministério as comunicações. E é correspondida no planalto.

Deixe seu comentário

Leia também