Leandro Fortes: Assassino da Dorothy Stang à solta

Tempo de leitura: 2 min

Facínora será libertado com base em chicanas jurídicas. Foto: Agência Brasil 

por Leandro Fortes, em CartaCapital

Graças a um habeas corpus concedido pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, o assassino da missionária americana Dorothy Mae Stang deverá estar, ainda hoje, solto nas ruas.

Regivaldo Pereira Galvão, conhecido pela meiga alcunha de “Taradão”, estava preso desde 6 de setembro de 2011 no Centro de Recuperação de Altamira (PA), condenado a 30 anos de prisão.

Segundo o ministro Marco Aurélio, o Tribunal do Júri do Pará concluiu pela culpa de “Taradão” antes de se esgotarem as possibilidades de recursos da defesa contra a condenação.

Isso é uma terrível piada de mau gosto. É uma afronta direta à Justiça e à dignidade do cidadão.

O STF está se especializando em libertar facínoras com base em chicanas jurídicas. É o efeito Gilmar Mendes, ministro que ganhou fama pelos dois HCs ultrassônicos para o banqueiro Daniel Dantas e um extra para outro taradão, o médico Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de cadeia por ter estuprado 37 mulheres. Dantas está solto. Abdelmassih, foragido.

Marco Aurélio já havia sido reconhecido por feito semelhante, ao libertar o ex-banqueiro Salvatore Cacciola, que ficou sete anos foragido, até ser preso em Mônaco, em 2007.

Dorothy Stang foi assassinada com seis tiros, um na cabeça e cinco ao redor do corpo, aos 73 anos de idade, no dia 12 de fevereiro de 2005.

A libertação do mandante do assassino, sob qualquer desculpa, envergonha a nação e nos deixa ainda mais descrente sobre a lisura dos ministros do STF, estes mesmos que por ora se exibem, em cadeia nacional, na pantomima que se transformou esse tal julgamento do “mensalão”.

Leia também:

Marcio Sotelo: “Nenhuma notícia sobre as denúncias à OEA e ao CNJ saiu na grande imprensa”

Adriano Diogo: PM tentou proibir Condepe de assistir à exumação de ex-morador do Pinheirinho

Operação Pinheirinho: Faturando com a desgraça das 1.600 famílias despejadas

Defensor Jairo Salvador: “Terrorismo patrocinado pela Prefeitura de São José dos Campos”

Madalena, Moacir, Ana, Nivaldo, Fabiana: “Perdi tudo”

Pablo, 4 anos: “Mataram o meu cachorro…Foi a polícia”

Conceição Lemes: A denúncia original da internação de Ivo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Lewandowski absolve João Paulo Cunha e provoca a corte sobre os R$ 7 milhões destinados à mídia « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leandro Fortes: Assassino da Dorothy Stang à solta […]

smilinguido

a lei diz..o que o juiz diz que a lei diz

Julio Silveira

Gostaria de ver os States tornar esse ministro persona non grata, impedindo sua entrada naquele País. Talvez, de tão respeitosos que somos e colonos que somos, isso trouxesse alguem melhorasse as nossas leis, quem sabe as interpretações delas mais em prol dos nossos cidadãos. Estariam fazendo um favor aos deles e, que vergonha, de lambuja aos nossos.

Leonardo Meireles Câmara

Sempre os mesmos…

CARLSON MAGNO

MEUS CAROS,

PARA O CONJUNTO DA OBRA FICAR PERFEITA, SÓ ESTÁ FALTANDO A PRESIDENTE DILMA INDICAR PARA A VAGA DO JUIZ PELUSO DO STF. O JUIZ TOURINHO NETO DO TRF. SÓ ASSIM A QUADRILHA DO BICHEIRO CACHOEIRA FICARÁ LIVRE , ATRAVÉS DOS HABEAS CORPUS DESTE JUIZ. E O TRIO PARADA LIVRE PARA OS CRIMES DE COLARINHOS, SERÁ FORMADO NO STF PELOS JUIZES. GILMAR DANTAS – MARCO AURELIO CACCIOLA – TOURINHO NETO CACHOEIRA. VIVA O STF !
“A Autoridade da Justiça é moral e sustenta-se pela moralidade de suas decisões” (Rui Barbosa)

RicardãoCarioca

Tem que se alterar as leis, que são frouxas. Frouxas demais, muito culpa pelo trauma da ditadura. Se pudéssemos ter leis duras e restritivas, nenhum juíz nesse país libertaria condenado, porque as leis não o deixariam fazer isso.

    Bertold

    Tenho certeza de que não problema de falhas da lei ou mesmo de ausência delas. Muito julgamentos e decisões de juízes e juri em nosso país tem viés classista, racial, político ou ideológico, muitas vezes distante de um embasamento técnico que leve em conta a personalidade, o grau e a proporcionalidade do delito bem como a periculosidade do réu. Gilmar (Dantas) e Marco Aurélio são campeões em soltarem crminosos clase a.

    Marcos C. Campos

    Também acho. As leis são até corretas , mas os juízes, principalmente do STF, são totalmente inconsequentes, irresponsáveis, vaidosos e ninguém , no caso o Senado , os questionam.
    Quando é que os senadores deste país irão interpelar estes “juizes” de hc absurdos ? QUANDO ?

jaime

É que o Mello sempre lembra que é direito do preso tentar fugir, jurisprudência essa em que se baseou Cacciola para exercitar a Interpol. Sendo assim, se o preso não tenta fugir precisa ser incentivado com uns HCs.

MARCELO

Gozado…..porque esses americanos vem sempre aqui na
Amazônia?Quais são suas segundas e terceiras intenções?

    Marcos C. Campos

    Este é outro problema, da alçada do Executivo. é outra conversa.

Deixe seu comentário

Leia também