PM tentou proibir conselheiro do Condepe de assistir à exumação do corpo de ex-morador do Pinheirinho

Tempo de leitura: 2 min

por Conceição Lemes

Foi adiada para esta sexta-feira no cemitério no cemitério São João Batista, Ilhéus, Bahia, a exumação do corpo do senhor Ivo Teles dos Santos, 70 anos, aposentado e ex-morador do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). Ele foi uma das vítimas da violência policial na reintegração de posse do terreno, em 22 de janeiro deste ano.

“O senhor Ivo foi espancado por policiais militares no dia da reintegração de posse”, denunciou no início de fevereiro ao Viomundo o deputado Renato Simões, conselheiro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), onde representa o movimento nacional de direitos humanos. “Várias testemunhas viram-no  ser espancado, depois ser levado para dentro do Pinheirinho.”

No dia 27 de janeiro, o aposentado  foi dado como desaparecido. Seu paradeiro só foi descoberto em 3 de fevereiro pela ex-companheira, dona Osorina  Ferreira de Souza, que, depois de peregrinar por diversos lugares, achou-o em coma,  entubado, na UTI do Hospital Municipal de São José dos Campos. Estava lá desde 22 de janeiro.

O hospital disse que o senhor Ivo teve acidente vascular hemorrágico (AVCH). Parlamentares e integrantes do Condepe questionam, pois o aposentado apanhou muito e foi visto, mal conseguindo andar, cheio de hematomas.

No dia 21 de março, portanto dois meses depois,  teve alta médica, e a filha Ivanilda Jesus dos Santos o levou para Ilhéus. No dia 8 de abril, deu entrada no Hospital Regional de Ilhéus em estado grave e faleceu.

Nesse período, Ivanilda foi procurada duas vezes lá por Wilker dos Santos Lopes e Luis Magda Nascimento, oficiais da PM de São Paulo.  Wilker  é capitão do batalhão da PM de São José dos Campos, preside o inquérito policial-militar que apura o caso e foi para Ilhéus acompanhar a exumação, prevista para esta quinta-feira.

“O capitão Wilker quis mudar o horário da exumação e pressionou a família para que só os parentes acompanhassem. Como não deu certo, aí, proibiu apresença de Renato Simões e de outros observadores à exumação”, denuncia o deputado estadual Adriano Diogo (PT-SP), que é presidente da Comissão da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo. “Depois de muita discussão, com a ajuda da justiça local, foi autorizado que Renato assistisse à exumação a 10 metros de distância.”

Devido a esses problemas e ao adiantado da hora, a exumação acabou sendo transferida para amanhã às 8h30.

“É um absurdo capitão Wilker agir assim. Além de abuso de poder, é obstrução ao nosso trabalho de garantir a transparência à exumação”, vai mais fundo Adriano Diogo. “Se o capitão não receia nada, por que coibir a  presença do Renato ao ato? Quem não deve, não tem o que temer.”

Leia também:

Juristas denunciam Pinheirinho à Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Justiça autoriza exumação do corpo de aposentado espancado por PMs no Pinheirinho

Operação Pinheirinho: Faturando com a desgraça das 1.600 famílias despejadas

Morre idoso hospitalizado após ação no Pinheirinho

Conceição Lemes: Se receber alta, Ivo Teles não tem para onde ir

Conceição Lemes: A denúncia original da internação de Ivo

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Entidades contra projeto do TJ-SP: Retrocesso no Judiciário – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] PM tentou proibir conselheiro do Condepe de assistir à exumação do corpo de ex-morador do Pinheir… […]

Pagamento de juros cai, mas consome quase 24% dos gastos do governo « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Adriano Diogo: PM tentou proibir Condepe de assistir à exumação de ex-morador do Pinheirinho […]

Brasil Atual: CNJ cobra explicações de juizes do Pinheirinho « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Adriano Diogo: PM tentou proibir Condepe de assistir à exumação de ex-morador do Pinheirinho […]

Amigos do Pinheirinho: Verdade, justiça e solidariedade « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Adriano Diogo: PM tentou proibir conselheiro do Condepe de assistir à exumação do corpo de ex-mor… […]

O debate com Baltasar Garzón em Porto Alegre « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] PM tentou proibir conselheiro do Condepe de assistir à exumação do corpo de ex-morador do Pinheir… […]

Marcio Sotelo Felippe: “Nenhuma notícia sobre as denúncias à OEA e ao CNJ saiu na grande imprensa” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] PM tentou proibir conselheiro do Condepe de assistir à exumação do corpo de ex-morador do Pinheir… […]

Massacre do Pinheirinho denunciado ao CNJ e à OEA « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] PM tentou proibir conselheiro do Condepe de assistir à exumação do corpo de ex-morador do Pinheir… […]

Pinheirinho: Representação ao CNJ pede punição a membros do Judiciário « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] PM tentou proibir conselheiro do Condepe de assistir à exumação do corpo de ex-morador do Pinheir… […]

Ferreira

Policia paulista não passa de um bando de “capitães do mato”
Como na época da casa grande e da senzala existiam negros que eram escolhidos pelos seus “senhores” para organizar e recapiturar os escravos fujões.
Assim agem os policiais (capitães do mato) que são provenientes de bairros pobres… Não passam de cães de guarda colocados muitas vezes para atender aos interesses da elite (casa grande) para reprimir os seus iguais (pobres)
São mal preparados e sem escrúpulos, agem como robozinhos sem sentimentos.

Antonio Grama

Sobre as prisões dos estudantes da UNIFESP nem uma mísera nota de rodapé. Ah, se fosse na USP… Pelo jeito prisões de estudantes se manifestando (e quem chama isso de manifestação pacícica são os blogs progressistas, quando é na USP, claro, e não eu) a mando de tucanos é nazista, a mando de petistas é virtuosa. Gramsci deve estar sorrindo com seus pupilos brasileiros.

    Jose Mario HRP

    Foram liberados via alvará ontem.
    A Dilma está pisando, o mercadante só dá bola fora!
    Mas se fosse o PSDB já tinha rapaziada morta!
    A Meganha paulista é escrota!

    marcosomag

    Neoliberais brasileiros parecem fixação anal por Lula e Gramsci.

Apavorado por Vírus e Bactérias

Deve e teme um pouco… O PSDB de São Paulo virou um reinado: faz o que quer. A Justiça de São Paulo, por motivos festivos, está em suas mãos. É a Liga da Justiça dos Amigos. São Paulo na mão desses competentes e preparados virou um caos e uma festa, com direito a muita grana.

    marcosomag

    Quando o PSDB for varrido do Palácio dos Bandeirantes e SP tiver um governador digno do cargo, a sua tarefa mais importante será “destucanizar” e “desopusdeizar” o MP, as Polícias e o Judiciário de SP. Hoje, tanto o Executivo, como o Legislativo e o Judiciário de SP não passam de “aparelhos” tucanos.

Cláudio

Tudo tem ligação com tudo :

“Se você não for cuidadoso, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” – Malcolm X (1925-1965).

“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma.” – Joseph Pulitzer (1847-1911).

Ley de Medios, já ! ! ! Comissão da Verdade, já ! ! !

assalariado.

Até agora são 49 comentários/ respostas, observei entre os debatedores que, nenhum leva em conta que o Estado e sua regras -(as leis da sociedade)-, conhecida também como constituição, é, e está, a serviço dos interesses do capital, nem que para isto tenha que assassinar as massas, via seu braço armado. Sim, estou falando do Estado de direito dos exploradores capitalistas sobre os explorados pelas elites.Os leitores/ comentaristas, não conseguem enxergar esta tabelinha (Estado burguesia, burguesia Estado, tudo a ver).

Portanto, o Estado age em tempo integral, nas sua varias instâncias -(e, isto não podemos perder de vista)-, é que, o Estado é a burguesia travestida de PMs, Juízes e suas leis. Sim, os governos não governam é o Estado que manda através da constituição. As elites capitalistas estão organizada para além de seus portões industriais, criou um esconderijo chamado Estado, na qual criaram lá, um curral legislativo federal para legalizar juridicamente sua opressão sobre os explorados quando estes reagem contra as injustiças cometidas pelos de dinheiro. Basta observar cada ato que o Estado pratica contra as massas(sempre contra as massas) no dia/ dia com os desalojados sociais e seus filhos.

Sem ilusões! O Estado e seus componentes, são do capital. Alguém tem duvidas?

strupicio

sou só eu que acho de um ridiculo atroz essa ladainha de “seu partido é mais corrupto que o meu”? é isso o debate politico-idoleogico?

Jefferson

Hoje a polícia deu um cacete nos estudantes da UNIFESP, será que os petistas estão indignados com isso?

    abolicionista

    Bom, eu estou revoltado com isso e votei no PT. Acho que a polícia brasileira como um todo é podre até a raiz!

abolicionista

Eu já fui criticado por falar mal da PM. Mas acho engraçado que os ofendidinhos nunca se manifestam a respeito dessas atrocidades. Então vou reiterar minha crítica (quem sabe assim eles aparecem): PM é gente quase sem instrução que trai a própria classe para tentar subir na vida. A PM de São Paulo é um imenso cabidão de emprego que consome uma quantidade absurda de recursos para financiar um bando de valentões armados sem disciplina, sem treinamento, sem cultura e formação. São a escória da sociedade e não conseguiriam nenhum outro emprego, essa é a triste verdade, se não vestissem uniforme. O que esse PM de São Paulo está fazendo é uma prática típica de lugares atrasados, que não se democratizaram, um entulho do Brasil arcaico que precisa ser removido do caminho. É preciso urgentemente tirar esses calhordas do posto de policiais e ensiná-los o que é ser cidadão, ensiná-los a pensar criticamente. Depois, se quiserem voltar a ser policiais, o que eu duvido, a gente pode até conversar…

    Canarinha

    Só a polícia de São Paulo não. A do Rio já cometeu crimes e tentou forjar situações que nunca existiram…

    abolicionista

    Acredito, falei da PM de São Paulo porque é a que eu conheço. Mas a do Rio provavelmente é tão podre quanto a nossa, não vejo por que seria diferente.

Rios

Alguém tem ficar 24 do lado do corpo exumado… tudo pode acontecer!!!

flavio

estou pasmo, sem entender p…..nenhuma!!
o capitão da PM paulista do PSDB, vai até a BAHIA – governada pelo PT, e faz restrições, manda e desmanda????
PQP, to começando a concordar que o PT não serve pra ser governo mesmo.
tem mais é que se impor!!!

    Márcio Gaspar

    Caramba!!! Bem colocada a sua questão. Fiquei pasmo, também.

    Werner Piana@SAGGIO_2

    E o Ministerio da Justiça/Policia Federal, nada?

    abolicionista

    Eu já perdi minhas ilusões com o PT, voto no partido apenas para evitar a escalada fascista tucana. Uma coisa, no entanto, é certa. O Brasil precisa de um novo partido de esquerda, um partido de luta, e não é o PSOL.

J.Amaro

Império de King Kong e Polícia Militar do Estade de São Paulo, tudo a ver.

LEANDRO

Porque será que não se fala mais da CPI por aqui?
Será porque o governo barrou a convocação do dono da Delta e do Pagot aniquilando a CPI?

    Ramalho

    Você está a mentir, o que é coisa deplorável. Nada foi barrado, exceto o circo que você e a oposição querem fazer da CPMI. O inquérito já foi feito pela Polícia Federal e precisa ser estudado pelos parlamentares, antes de convocar quem quer que seja. É por isto que a votação da convocação de Cavendish e Pagot foi adiada, e não barrada. Não tem cabimento convocar as pessoas e nada haver de importante para perguntar-lhes. Agindo assim, a CPMI faria o jogo do escândalo vazio e seria enfraquecida. Estes dois serão convocados quando for conveniente às investigações, com absoluta certeza.

    (ainda bem para você e seus companheiros que não se fala aqui da CPMI, pois Perillo e o PSDB estão muito mal na fita)

    Gerson Carneiro

    Já que o sr. está desviando o assunto, repare nessa:

    Quatro amiguinhos do Serra estão na lista internacional da corrupção.

    Detalhe: o Zé Dirceu não está.

    Gostou?

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,quatro-brasileiros-em-lista-internacional-de-corrupcao,886454,0.htm

    LEANDRO

    Peraí, o maluf é amiguinho do lula hoje. E foi citado duas vezes no relatório. Mas isso é do lula mesmo, os inimigos de ontem são os amigos de hoja, vide sarney, maluf, collor, etc..
    “Arquivos do Dops mostram Lula condenando
    os hoje aliados Maluf, Delfim Netto e o PMDB.”

    abolicionista

    Ué, foi o PSDB que deu chilique quando o relator sugeriu a quebra do sigilo telefônico do Perillo. O candidato do PT partido imediatamente sugeriu a quebra do próprio sigilo. Daí se vê o tamanho da diferença entre os partidos. Um tem medo de revelar a verdade o outro faz questão de trazê-la à tona. Saiba mais no link:

    http://www.viomundo.com.br/politica/agnelo-queiroz-autoriza-quebra-de-sigilos-telefonico-bancario-e-fiscal-na-cpi.html

    Aliás, por que você está tentando esconder a aliança nefasta do PSDB com a PM mais corrupta do mundo? Se você tivesse o mínimo de ética, estaria preocupado em conseguir mais informações sobre o massacre de Pinheirinho, e não tentando tapar o sol com a peneira…

Jose Mario HRP

Porque esse coxinha ridiculo foi atendido?
Qual é a do juiz bahiano em determinar esses 10 mts,????
Aliás coxinha paulista gritando e mandando na Bahia?
O video da Meganha paulista dando “gógó” numa estudante da UNIFESP ontem(14/06) na frente da universidade é lamentável!
Total falta de abilidade e preparo!
A meganha paulista é tão ridicula como qualquer outra PM do país!

    André Oliveira

    É tudo jagunço e capitão do mato. São apenas mais tecnológicos. Mas pouco importa o agente do CONDEPE estar próximo da exumação ou não. O fato é que se for feita uma perícia decente, com raio X, será fácil constatar as lesões na cabeça ou fraturas nos membros, claros sinais de espancamento.

Gerson Carneiro

A polícia sempre agindo de forma a ocultar fatos. Mentindo, como nesse caso do Pinheirinho sempre mentiu. Durante o massacre não permitiu testemunhas. Polícia truculenta.

O comportamento desse capitão indica que a polícia tenta manipular fatos, mexer na cena do crime.

Elton

Infelizmente alguns servidores públicos (PM) prestam um desserviço ao se posicionarem contrários a lei. Interessante que durante a invasão diziam cumprir a lei, porque agora não continuam cumprindo. Hipócritas!!!! A quem de fato prestam contas afinal?

    flavio

    elton, durante a invasão, fizeram tudo contra a lei, por cima da lei, tudo que a PM fez foi atender aos interesses do governador fascista, do partido bandido, a serviço do ladrão NAHAS!!!

ljf

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,pm-detem-27-alunos-da-unifesp-em-guarulhos,886460,0.htm

PM detém 27 alunos da Unifesp em Guarulhos

“A Polícia Militar deteve 27 alunos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Guarulhos, na noite desta quinta-feira, 14, após uma assembleia estudantil. O grupo será conduzido até a Superintendência da Polícia Federal, na Lapa, zona oeste da capital, para prestar depoimento. Durante a ação policial, uma estudante detida sofreu um ferimento na perna e foi levada ao pronto-socorro.”

veja o video da ação, as ações de violência começam em 1’50”

http://vimeo.com/44081562

    flavio

    policia truculenta, logo ao agarrar a moça, os outros dois pms, levantam as armas em direção aos manifestantes, como se estivessem enfrentando bandidos perigosos e armados.
    policia despreparada, ou melhor bem preparada ao estilo Cerra!!!

    Ramalho

    A polícia não foi chamada pela direção da faculdade.

darcio

alckmin ordenou o massacre do pinheirinho, foi ele tb quem ordenou a matança de 2006 nas periferias, sob o argumento de sufocar o PCC? Era ele ou o Serra no governo, não me lembro?
Esses senhores teriam prestados grandes serviços a Alemanha nazista

Cláudio

“Se você não for cuidadoso, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” – Malcolm X (1925-1965).

“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma.” – Joseph Pulitzer (1847-1911).

Ley de Medios, já ! ! ! Comissão da Verdade, já ! ! !

will

na hora do voto é democracia.
só na hora do voto. os benefícios dela, raso.
justiça zero

Roberto Locatelli

Como diz um amigo meu, hoje blogueiro progressista, oficial aposentado da PM:
“A ditadura não acabou. Ela continua nas PMs de todo o Brasil.”

    ELIEL COELHO PENA

    Essas PMS do Brasil já tinha que ser extinta ha muito tempo,não é atoa que os países que compõe (ONU)pede suas extinções,pois ao invés de proteger a sociedade,mata,tortura,ameaça,chantageia,e é em todo o país.

paulo roberto

“Se o capitão não receia nada, por que coibir a presença do Renato ao ato? Quem não deve, não tem o que temer.”

Aí é que está a questão: eles devem e têm muito o que esconder. Digo esconder, porque temer, se depender da justiça de SP, els não precisam temer nada, afinal, foi a justiça paulista que ordenou aquele absurdo e elogiou, depois, a “brava e exemplar” atitude da PM. E tudo com a complacência da “grande mídia”. Se não fossem pelos blogs sujos, jamais ficaríamos sabendo de nada.

Claudio

A desocupação do Pinheirinho foi uma das coisas mais vergonhosas que eu vi no Brasil nos últimos anos, efetuada pelo poder público.
Coisa que só se pensa em situações de catástrofe, acontecendo por ação direta do Estado.
Governador Geraldo Alckmin deveria ser banido da vida pública, seja por ação legal de impeachment (detalhes jurídicos deixo aos entendedores), seja por voto direto da população.
Mas como a mídia não os expõe… só vejo o Picolé inaugurando obra e pauta positiva.

Gerson Carneiro

E é o capitão quem dita as ordens, e ainda fora da área de sua atuação?

Ele é o quê?

Se está tão empenhado em obstruir a transparência dos atos é porque está com a missão de aprontar alguma tramoia.

Regina Braga

Que vergonha…Mais uma, pra ONU, pedir a extinção da PM.Quando vai acabar a ditadura em Sampa?

    ELIEL COELHO PENA

    Essas PMS do Brasil já tinha que ser extinta Á muito tempo,pois ao invés de proteger a sociedade,mata,tortura,ameaça,chantageia,e é todo o país.

ELIEL COELHO PENA

Será que eles os PMS não vão lá no cemitério na calada da madrugada fazer a exumação ou tentarem modificar o corpo?!é bom ficar de olho.

Apolônio

Enquanto isso, a velha mídia, silencia. Ninguém diz nada. Só a blogosfera. Ainda bem graças, a Deus! Vamos continuar lutando, pelo direito à informação!

    MARCELO

    Esses direitos humanos sempre se preocupando com bandidos….No Acre há
    pouco tempo a polícia do PT bateu em sem-teto e ninguém falou nadinha.

Zamora

Esses PMs paulistas não tem qualquer “otoridade” – aliás PM e, principalmente, promotores de justiça não são “otoridades” – em território baiano, e em nenhum outro lugar.
Delegados de polícia e juízes de direito são autoridades.
Esses PMs deveriam ter sido presos por obstrução à justiça.

Coronel Quitute

Nestes casos, o mais apropriado é ajuizar um pedido de habeas corpus contra a pessoa que constrange o exercício do direito líquido e certo de ir e vir.

abolicionista

Capitão Wilkerdos Santos Lopes e Luis Magda Nascimento, vamos lembrar desses nomes, logo serão promovidos. Essa corporação é podre até a raiz. Promovem torturadores e assassinos, fazem o diabo. Em São Paulo, comandam todas as subprefeituras e lideram inúmeros grupos de extermínio. E isso ainda vai longe…

    abolicionista

    Aliás, seria interessante colocar um post no site com o nome do capitão. Para que no futuro, quando ele assumir uma subprefeitura, por exemplo, as pessoas possam associar o nome a pessoa, se é que me entendem…

Elias

“Senhor Ivo Teles dos Santos, 70 anos, aposentado e ex-morador do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP).”

Mais um homem do povo que morre por culpa dos gananciosos, arrogantes e egocêntricos. Tipos desprezíveis que ostentam charutos, ternos bem cortados, gravatas caríssimas. Esses malandros grã-finos vivem de especulações, cometem falcatruas absurdas a ponto de derrubar uma Bolsa de Valores. E seus nomes são paparicados nas revistas da elite. Certo, a Justiça é cega. Porém, cá entre nós, para essas figuras ela sempre abre um olho e pisca. Para homens como o senhor Ivo Teles dos Santos os olhos da Justiça seguem completamente vedados. O senhor Ivo se foi. Sua memória não. Esta continuará no coração de todos que se indignaram com a barbárie do Pinheirinho.

renato

Oh meu DEUS,Oh meu DEUS…quando isto vai acabar…
Porque demoras…
Ah…Já sei, o caso YOKI, chamando a atenção de todos os legistas,até os de Alagoas, os peritos então- não se conformam com a loira se entregando na boa, contando tudo ; os canais de tv policiais levam até cabeça de plastico e revolver para dizer como foi o acontecido, e a cada dois minutos comerciais….eles queriam mais e mais.
Senhor IVO dá para esperar um pouquinho mais….já liberamos o senhor..
Meteoro onde andas, buraco de ozônio onde fostes,calotas polares porque não derretem…Vesúvio.. Alienígenas venham já..

Angelo

Até quando vão esconder os desmandos no Pinheirinho??
Ou se toma uma providencia rápida ou todos nos estaremos a mercê da sorte com
este governo truculento do Psdb em Sao Paulo.

Fabio Passos

O que este capitão wilker da PM de São Paulo está fazendo na Bahia.

E está dando ordens e proibindo cidadãos de acompanhar uma exumação?
Como assim?

Evidente que este capitão wilker está intimidando a família e defensores dos direitos humanos.
Isto é comportamento de um bandido… o correto é prender este mafioso fardado que tenta impedir as investigações de tortura e assassinato.

O_Brasileiro

Que a corporação é culpada, todo mundo já desconfia.
Agora só resta a ela ocultar as provas do crime…
É que no Estado mais rico do país, a DITADURA ainda não acabou!

lauro c. l. oliveira

Isto parece ser obstrução de justiça.

Lucas Gordon

militares interferindo na vida dos civis… até quando vamos permitir isso?

    strupicio

    uai sô..normalmente os militares TIRAM a vida de civis…interferir só, ta de bom tamanho…

    gonçalves

    “GORDÃO” você não pode misturar civis com civis bandidos que não respeitam leis,à esses o rigor das leis que são feitas pelo legislativo eleito com o voto do povo.

ccbregamim

as obstruções agora são inúteis
podem atrasar
mas não podem mais
impedir a verdade.

e o tema é esse
reforma na polícia.

Deixe seu comentário

Leia também