VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Você escreve

Paulo Pimenta: Audiência sobre censura da Folha ao Falha será realizada


25/10/2011 - 11h52

Folha de S. Paulo recusa ir à audiência na Câmara dos Deputados debater caso de censura imposto ao blog Falha

do gabinete do deputado Paulo Pimenta (PT-RS)

A Folha de S. Paulo se negou a participar da audiência pública que será realizada na próxima quarta-feira (26) pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados para debater o caso de censura imposto pelo jornal paulista ao blog Falha de S. Paulo. Por meio de nota, assinada pelo diretor de redação, Otávio Frias Filho, pelo editor-executivo, Sérgio Dávila, e pelo secretário de redação, Vinicius Mota, a Folha de S. Paulo informa “declinar” do convite por “discordar de seus pressupostos”. Também convocada para representar a Folha, a advogada que assina a ação contra o blog Falha, Tais Gasparin, alegou viagem ao exterior.

Autor do requerimento, o deputado federal Paulo Pimenta afirma que mesmo com a ausência da Folha aos debates a audiência será realizada. “Cada vez que um veículo jornalístico tem sua atuação limitada pela ação do Poder Judiciário, fala-se em censura, e a grande mídia e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) bradam em favor da liberdade de expressão no país. É curioso, nesse caso, que a Folha, ao se sentir atingida, tenha buscado o caminho da justiça para calar a os irmãos Lino e Mário Bochini e, além disso, não se tenha visto qualquer tipo de movimento na imprensa contestando a ação da Folha”, critica o parlamentar.

O deputado Pimenta disse ainda “lamentar” que a Folha tenha se manifestado apenas por meio de uma nota, perdendo a oportunidade de prestar esclarecimentos à sociedade brasileira e promover um debate “qualificado” sobre liberdade de expressão. “Em mais esse episódio, fica revelada a postura contraditória do jornal paulista, ao se negar a dar informações de suas ações, justo a Folha que existe e sobrevive do ato de informar. Um jornal que diz estar a serviço do Brasil, não deveria agir como se estivesse acima dos brasileiros”, avalia o deputado Pimenta.

Para um dos criadores do blog Falha de S. Paulo, Lino Bochini, a atitude da Folha de S. Paulo já era esperada. “A Folha foge desse debate, eles dizem que defendem liberdade de expressão mas não suportaram ser criticados por um blog, como o Falha de S. Paulo. Parece que o autoritarismo ainda faz parte da marca deste jornal, que apoiou a ditadura no Brasil e se sente intimidada quando provocada publicamente”, diz Lino.

Folha x Falha

Em setembro de 2010, os irmãos Mário e Lino Ito Bocchini criaram o blog Falha de S.Paulo, uma paródia ao jornal paulista. Após um mês no ar, o jornal entrou na Justiça para tirar o blog do ar. Além de cassar o endereço na web, a Folha abriu um processo contra os criadores do site, pedindo indenização em dinheiro por danos morais.

A audiência será realizada nesta quarta-feira (26), às 14h30, no plenário 3 da Comissão de Legislação Participativa. Foram convidados os criadores do blog Falha de S. Paulo, Lino Boccchini e Mario Ito Bocchini; o proprietário do jornal Folha de São Paulo, Otávio Frias Filho; o diretor de redação da Folha de São Paulo; Sérgio Dávila; a advogada do jornal paulista, Taís Gasparian; o secretário de redação da Folha de São Paulo, Vinicius Mota; e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Associação Nacional dos Jornais (ANJ).

Leia também:





30 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Gerson Carneiro

26 de outubro de 2011 às 09h59

Pra levar o fujão Otavinho pra audiência pública só com condução coercitiva. Manda um camburão ir buscá-lo.

Responder

    Gersier

    26 de outubro de 2011 às 11h25

    Ou um daqueles carrros que eles emprestavam para os militares marionetes da CIA,para levar brasileiros para serem torturados pelos idiotas que diziam estar defendendo o Brasil e que até hoje,muitos deles nem desconfiam, que estavam defendendo era os interessses de empresários norte americanos que até a quebradeira que provocaram mundo afora e os protestos de Walt Street,mandavam e desmandavam nas republiquetas de banana.

Marat

26 de outubro de 2011 às 07h25

Aqueles que sofismam quanto à liberdade de expressão são os mesmos que tergiversam quando tem de dar o exemplo. Sabem utilizar muito bem os meandros linguísticos e jurídicos para alcançar seus propósitos! São sujos!

Responder

FrancoAtirador

26 de outubro de 2011 às 04h30

.
.
Até agora não consegui entender:

Como é que os paulistas, especialmente os paulistanos,

aceitam passivamente, sem nenhum questionamento,

sustentar a famíglia Frias, dona da Folha de S.Paulo?
.
.

Responder

    Lu_Witovisk

    26 de outubro de 2011 às 21h06

    Simples: a maioria da população é escrava do trabalho e enfrenta horas e horas de transito. Saem antes das 5h30 (muitos saem antes das 4h) de casa, chegam prá lá das 22h… Quem dorme pouco, não tem $$ pra se alimentar como se deve, qdo tem tempo de lazer ve novela, jornal da globo… não há cerebro que resista ao estresse daquele lugar e ainda ser cidadão crítico. Tornaram-se marionetes do sistema, dá pena de ver. Agora a burguesia que acha chique frequentar os shoppings, humilhar trabalhadores "subalternos" (coisa mais comum em qualquer lugar que haja alguma demora além dos segundos prometidos) ler a Folha e citar a Veja, essa eu não perdôo… essa merece SP como está.

Sérgio

26 de outubro de 2011 às 02h17

Os covardões da Folha de SP só são valentes na hora de denegrirem a reputação das pessoas.

Responder

Silva Ramos

25 de outubro de 2011 às 23h53

BANDIDO, age na calada da noite no escuro, é avesso a coisas às claras.
“E criou Deus a luz, e viu que a luz era boa”

Responder

Polengo

25 de outubro de 2011 às 23h07

Tomara que não se perca a chance de escancarar os fatos.

Afinal, W.O é vitória do outro, não é?

Responder

Fabiano

25 de outubro de 2011 às 22h47

grande Paulo Pimenta! Um cabra sem medo da foia!

Responder

Gerson Carneiro

25 de outubro de 2011 às 21h55

Enquanto isso o Estadão ataca de Gestapo:

"@estadao Multa para calçada esburacada vai triplicar. Conhece alguma? Mande a foto para [email protected] com o endereço!"

Responder

Gerson Carneiro

25 de outubro de 2011 às 21h23

Ah mas certamente a Folha mandará seus ratos para espionar.

Responder

Rodrigo Leme

25 de outubro de 2011 às 20h33

Agora sim, fica um comício petista de verdade.

Responder

    GilTeixeira

    25 de outubro de 2011 às 21h59

    Fazer o quê?
    Perderam de W.O.
    Por puro piriri!
    como diria minha avó

    Polengo

    25 de outubro de 2011 às 23h06

    Independente do que chamares, não tens direito de reclamar, porque você foi convidado.

    Rodrigo Leme

    26 de outubro de 2011 às 08h50

    Sim, é aquele convite que se faz a um boneco de pano todo dia de malhação de Judas. Ainda bem que o pessoal da Folha é muita coisa, mas tontos não são, pra dar a cara pra petista montar em cima. Que façam o PT Show sozinhos.

    Lu_Witovisk

    26 de outubro de 2011 às 21h43

    só não entendo.. vc se irrita tanto com as noticias daqui, ri da linha jornalistica do viomundo, quase se mata com os comentaristas… qual a graça?? credo… vai ser feliz la no site da veja vai… Ai vc pode dizer: sou crítico! e eu responderei: vc acha bonito ser diferentinho e só.

    Rodrigo Leme

    26 de outubro de 2011 às 22h36

    Faz assim: monta uma lista de onde posso discutir na internet ou não.

    Aí eu pego a lista, jogo fora e continuo aqui. Formou? :)

    Lu_Witovisk

    27 de outubro de 2011 às 10h25

    Não foi isso que eu disse, só não entendo uma pessoa que gosta de se irritar tanto… simples assim, por mim, vc fica aqui, ali, lá… tanto faz. A irritação-perpétua não é minha. :D

    cronopio

    27 de outubro de 2011 às 21h28

    Quanta revolta! E a reportagem sobre a arapongagem em Minas? Ficou por isso mesmo?

    Luciano Prado

    26 de outubro de 2011 às 10h46

    E tem gente que ainda acha que a velha imprensa e seus soldadinhos não fazem lavagem cerebral nos incautos.

    Rodrigo Leme

    26 de outubro de 2011 às 13h26

    Sim, sim, todos nós que não concordam com vc e os seus somos vítimas de lavagem cerebral. Onde fica a sua Sibéria mental?

    cronopio

    27 de outubro de 2011 às 21h25

    E a reportagem sobre a arapongagem em Minas? Nenhuma palavra, Rodrigo?

trombeta

25 de outubro de 2011 às 18h06

Tavinho ditabranda, o filho do dono, como todo o barão da mídia se borra de medo do povo.

Cumprimentos ao deputado Paulo Pimenta!

Responder

Bernardino

25 de outubro de 2011 às 17h45

Esta faltando um guerreiro na chefia da Naçao para pisotear e moer a midia corrupta,manipuladora e estreguista deste país.O guerreiro Kichner fez o serviçp completo na Argentina e esta lhe rendendo frutos.
A Cristina se reelegeu brilhantemente.Lá a materia prima é outra,infelizmente aqui vigora a permissividade Portuguesa pra nao dizer covardia.Nem agua sanitaria limpa a sujeira que ela nos legou!!
Nessa area nao há luz no fim do tunel,ate porque a populaçao é passiva e despolitizada,consumindo futebol e programas policialescos numa opera Bufa .Além é claro das novelas Alienantes da GLOBO e congeneres
temperados com os programas evangelicos e pastores caça-niqueis!!!!

Responder

    Roberto Locatelli

    25 de outubro de 2011 às 21h04

    Acho que nossa presidenta "gastou" toda sua coragem sobrevivendo à tortura. Na presidência, a estratégia dela é distribuir sorrisos cordiais.

    Cristina é guerreira.

    Gersier

    26 de outubro de 2011 às 11h26

    E convidar quem a denigre todo santo dia(fgagac) para jantares no Palácio. LULA só existe UM.

    Lu_Witovisk

    26 de outubro de 2011 às 21h44

    triste constatação, mas concordo. A fibra foi-se…

GilTeixeira

25 de outubro de 2011 às 15h16

Vai ser gozado a folha pedindo direito de resposta!

Responder

Aracy_

25 de outubro de 2011 às 13h54

Decerto a Folha não vai porque emprestou seus carros e a Oban não os devolveu.

Responder

    sergior

    25 de outubro de 2011 às 17h08

    Essa é a melhor possibilidade!!


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding