Florestan Fernandes Jr: O ataque da Folha a ex-editorialista

Tempo de leitura: 2 min

de Florestan Fernandes Jr, no blog do Nassif

Hoje a Folha teve o desplante de colocar um chamada de primeira pagina atacando o Demian Fiocca. Conheço o Demian tão bem quanto a Folha de São Paulo, ele foi durante alguns anos editorialista do jornal. escrevia os artigos pedidos pelo Frias pai, foi também pesquisador do Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo, IDESP.

Com apenas 42 anos de idade, Fiocca tem um currículo invejável, Formou-se em economia pela Universidade de São Paulo. Tem um mestrado da mesma instituição.

É autor do livro “A Oferta de Moeda na Macroeconomia Keynesiana” (Paz e Terra, 2000). De 2000 até 2003 trabalhou na Telefônica como economista-chefe e assessor da presidência do grupo. Foi depois economista-chefe do HSBC do Brasil. Sempre com salário de alto executivo.

Saiu do setor privado por vontade própria, foi ganhar bem menos no governo para ajudar o amigo e professor Ministro Guido Mantega. Foi vice-presidente e depois presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social com mandato de abril de 2006 até abril de 2007. Em 2007 trabalhou na Companhia Vale do Rio Doce onde foi diretor executivo de gestão e sustentabilidade. Foi presidente do Banco Nossa Caixa, na época em que foi incorporado pelo Banco do Brasil. Quando o governo tentava salvar o banco Panamericano da má gestão dos executivos de Silvio Santos, é lógico que iria indicar técnicos competentes e de confiança para realizar esse trabalho.

Mas a Folha foi não gostou. O Demian não é filiado ao PT, mas jamais será perdoado por deixar o setor privado para ajudar um governo a quem eles fazem oposição sistemática. Se fosse o governo do FHC ou do Serra certamente o tratamento da Folha seria bem outro.

da Folha

Painel

RENATA LO PRETE

Banco de empregos

O apetite do PT assustou a direção do PanAmericano, semanas depois de ter comemorado a venda de parte do banco para a Caixa Econômica Federal. Em e-mails interceptados pela PF, executivos reclamam da demanda para abrigar pessoas ligadas “ao governo e aos políticos com quem fizemos negócio”.

Numa dessas mensagens, de janeiro de 2010, o então presidente, Rafael Palladino, queixa-se com Luiz Sandoval, à época o principal executivo do grupo Sílvio Santos. Lamenta que “já tivemos de engolir” uma indicação (“coisa que brigamos muito para não ter”) e manifesta o desejo de não repetir a dose.

Q.I. No e-mail, Palladino relata que havia pressões para contratar o ex-presidente do BNDES Demian Fiocca. “O currículo dele é excelente, mas para ser presidente de empresas enormes, e não diretor do banco”, reclama.

Padrinhos… Segundo o executivo, entre os que fizeram lobby por Fiocca estava Luis Gushiken, um dos ministros mais influentes do governo Lula até o escândalo do mensalão, que depois viria a atuar como consultor informal do PanAmericano.

…mágicos Palladino defendeu acomodar o indicado como “conselheiro” do banco, mas sugeriu antes “tirar a temperatura” e zelar para “não gerar desconforto com o Guido” -Fiocca é ligado ao ministro da Fazenda.

Carta Maior: A vulgarização da barbárie


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Tobias Reis O. LLory

engraçado…

no "texto-defesa" de Florestan Fernandes Jr, ele fala super bem do Demian Fiocca mas EM NEHUM MOMENTO ele desmente a noticia!

então fica assim…

Demian Fiocca é super-qualificado, um cara legal, gente boa… mas a notícia da FOLHA é verdadeira!

    Mario Sergio

    Ô Tobias,
    O que vc chama de "verdadeira"? Que o Demian Fiocca foi aparelhar o Panamericano? Pegar uma boquinha? Pois a matéria da Lo Prete diz isso? Ou você nega que é esse o viés da matéria. Omite que o profissional é conhecido, tem currículo de sobra e o governo tinha razões de sobra para colocá-lo no Panamericano que estava sendo monitorado e saneado. Se isso não é desmentir a pataquada de má-fé, eu não se mais no que consiste um desmentido, ou melhor, desmascaramento.
    Mas siga em frente, rapaz, você leva jeito para fazer cara de paisagem e nem piscar quando vê uma demonstração (entre as centenas) de má fé da Falha.

Paulo

O nível de fosso da imprensa brasileira, especialmente Folha e Estado de S. Paulo, vai levá-los irremediavelmente à falência. Quando os patrocinadores começarem a perceber em que fria entram, será tarde.

    LuizCarlosDias

    As denuncias do PIG é bem assim, cai como uma bomba e logo percebe o estouro de um traque,
    com isso o descredito e o percentual da oposição nem cabe num fusca, vai de BIKE, mas é muito
    bom ver o riso solto do lula e Dilma juntos. Viva o Brasil

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Bem independente do Fiocca ser ou não um cara "legal", a verdade e que houve um belo de um prejuízo aos cofres públicos nesta historia do Panamericano.Nao e a toa que a Dilma foi obrigada a trocar todo mundo. Bilhões que a CEF botou nesta empresa e tomou um belo chapéu.E e preciso investigar sim se houve favorecimento por parte de políticos a empresa.

@deboravaz

Agradeço a Florestan Fernandes Jr. pelo ótimo texto e devo dizer que nada mais que venha da Folha de São Paulo me causa surpresas. Esse tabloide vive se superando no baixo nível de suas barbaridades pseudo-jornalísticas.

FrancoAtirador

.
.
Não foi a Lo Prete que criou o esquema do mensalão junto com o Roberto Jefferson?

Criativa ela, né?
.
.

SILOÉ-RJ

A folha resolveu sair atirando a torta ( menos), a direira.
O desespero é tanto, que ela só acerta o próprio pé!!!

dukrai

em compensação, o currículo dessa Renata Aloprete vai servir no máximo pra correspondente em "Ohio que os parta"

    Lu_Witovisk

    Pois é, a Folha aprova o grande economista J. Serra (cadê o diploma??) para a presidencia do país e escracha o moço lá no panamericano… lá é Q.I., é um ode à picaretagem!! so pra paulista q assina esse jornaleco mesmo.. credo!

    dukrai

    véi, eu assino a UrinOL/falha de sp, mas desta vez eu juro que cancelo rs

Aline C Pavia

Alguém ainda lê Folha?
Lo Prete, Tucanhêde e Bergamo? As dasluzetes?
A Lo Prete um dia foi ombudsman, entendem?
Preguiça de pensar né gente!

    pap

    Ainda quem lê o jornaleco da barão de limeira? As folhetes,dasluzetes,augustetes,jardinzetes, essas "desesperate
    turkeys", que preenchem sua existência vazia e fútil orbitando em torno daquilo que as preenche, a "folha" e quem
    lá escreve, sob ponto de vista tucano-paulistano-uspiano-jardins,sob a forma de jornalistas,viúvas da era de 64,
    uspiletes,culturetes,intelectualoides,otavinhos,descolados,pseudologos,fashionetes,marqueteiros e modernosos,
    cujas expressões maiores são a tv cultura e seu muso, arnaldo antunes.

Deixe seu comentário

Leia também