Ministro Paulo Bernardo, o senhor confirma ida ao encontro de blogueiros neste sábado?

Tempo de leitura: 4 min

Ministro Paulo Bernardo, o senhor irá ou não ao encontro mundial de blogueiros, em Foz

por Alberto Perdigão, do Blog da Dilma, enviado pelo @FalaPerdigao

É preocupante que a três dias da abertura do Primeiro Encontro Mundial de Blogueiros, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT), ainda não tenha confirmado sua participação no debate de encerramento, sobre A Luta pela Liberdade de Expressão e pela Democracia da Comunicação. O encontro, que será realizado de 27 a 29 próximos, terá como tema central O Papel da Blogosfera na Construção da Democracia, pauta que se reveste da maior importância, agora que estamos a um ano das eleições nos mais de 5.500 municípios de um país que ainda resiste discutir um novo marco regulatório para as comunicações.

O evento é promovido pelo Instituto Barão de Itararé, que atua no campo do socialismo democrático, e tem o apoio de organismos interessados. Entre os convidados já confirmados estão referências em todo o mundo, como o criador do Le Monde Diplomatique e autor do livro A Explosão do Jornalismo, Ignácio Ramonet, o porta-voz do WikiLeaks, Kristinn Hrafnsson, jornalistas e blogueiros Luis Nassif e Altamiro Borges, entre muitos outros. Se bem que a força do encontro se verá na pluralidade do público, de todo os estados e de diversos países, principalmente dos vizinhos do Mercosul.

Se não tiver nada mais importante para fazer numa sábado à tarde, o ministro Bernardo terá muito a dizer a um auditório lotado de brasileiros e estrangeiros militantes da ciberdemocracia, na blogosfera, essa novíssima esfera pública política de informação e expressão, de problematização e deliberações coletivas. Gostaria particularmente de ouvir o ministro, para tentar entender as distâncias que separam, ou aproximam, o discurso do PT enquanto partido e as práticas do PT como governo; os projetos do PT do Poder Executivo e os interesses de sua bancada de sustentação no Congresso.

O encontro do movimento das mídias sociais identificadas como progressistas, é bom atentar, é o primeiro evento que pode ganhar visibilidade política – e o bombardeio – das mídias tradicionais do país, depois do 4º. Congresso Nacional Extraordinário do Partido dos Trabalhadores, realizado em setembro, em Brasília. A carta que o partido produziu, há quase dois meses, ainda não encontrou coro no parlamento de tantos empresários de comunicação e, ao que parece, também não ecoou entre o Palácio do Planalto e o Ministério das Comunicações de tantos políticos em busca de um mandato.

Vamos relembrar alguns pontos da carta, de apenas dois parágrafos do item que trata dos “desafios do momento”, onde a democratização dos meios de comunicação aparece como “tema relevante e um objetivo comum” para o PT e para os movimentos sociais. “É urgente abrir o debate no Congresso Nacional sobre o marco regulador da comunicação social – ordenamento jurídico que amplie as possibilidades de livre expressão de pensamento e assegure o amplo acesso da população a todos os meios – sobretudo os mais modernos como a internet”, afirma inicialmente o partido, com inquestionável clareza.

A carta condena o Projeto de Lei 84/99, o chamado AI-5 digital, que tramita no Senado Federal, onde surgiu, o qual reprimiria a livre expressão na blogosfera. Afirma o documento que “é questão de princípio repudiar, repelir e barrar qualquer tentativa de censura ou restrição à liberdade de imprensa”. E, em seguida, na linha contrária, defende o que as empresas de comunicação consideram censura: que a “imprensa marrom de certos veículos, que às vezes chega a práticas ilegais, deve ser responsabilizada toda vez que falsear os fatos ou distorcer as informações para caluniar, injuriar ou difamar”.

Algumas contradições à parte, melhor seria se o PT e o governo rompessem seus medos e pautassem o tema da democratização dos meios na sociedade e no Congresso, nos meios de comunicação e nas instâncias capilares do Partido. Afinal, não haverá consensos, acordos nem a construção de um marco regulatório sem haver, antes, a circulação da boa informação sobre o que é controle e o que é censura, sem haver antes a formação de uma nova opinião pública. Não haverá nenhuma liberdade concedida – assim nos ensina a História – por quem sonega a função social da propriedade e a função política da informação, por quem nega o direito à voz e a todo tipo de expressão.

Voltemos à carta do Congresso do PT, quando afirma que “A inexistência de uma Lei de Imprensa, a não regulamentação dos artigos da Constituição que tratam da propriedade cruzada de meios, o desrespeito aos direitos humanos presente na mídia, o domínio midiático por alguns poucos grupos econômicos tolhem a democracia, silenciam vozes, marginalizam multidões, enfim criam um clima de imposição de uma única versão para o Brasil”.

O discurso é perfeito, é oportuno, é animador, mas ainda não está na boca dos filiados e da militância do partido que “luta por um marco regulatório capaz de democratizar a mídia no País”.

Nos municípios e nos Estados, petistas ocupam posições de mando nos governos ou participam indiretamente deles. Mas, regra geral, adiam dar o bom exemplo, no sentido da democratização da comunicação e da promoção do caráter públicos dos meios públicos, como emissoras de rádio e televisão, de jornais, revistas e websites. Seguindo a orientação do partido, poderiam servir de modelo, criando conselhos de comunicação municipais e estaduais, instalando conselhos curadores e de conteúdo nas emissoras e outras mídias públicas, realizando conferências, contribuindo, enfim, para a construção de uma cultura da comunicação democrática.

Tomara que o ministro Paulo Bernardo participe de Encontro – afinal é um encontro. Assim poderá discutir o tema com blogueiros que, no pensamento do ex-presidente Lula da Silva, deram uma grande contribuição na eleição da presidente Dilma Rousseff e que dão uma grande contribuição à democracia deste país. Poderá ouvir a experiência da ministra das Comunicações do Peru, Blanca Josales, do ex-ministro das Comunicações da Venezuela, Jesse Chacón, e de um um dos membros da comissão que elaborou a Lei dos Meios da Argentina, Damian Loreti, os quais estariam com Bernardo na mesa do debate de encerramento.

Depois do debate, uma carta será elaborada pelos blogueiros. Nela constarão as mesmas questões que a sociedade tenta pauta nas instâncias de discussão e deliberação dos governos, parlamentos e tribunais. Mais interessante, talvez, seja observar o tom da Carta de Foz. Nas entrelinhas, certamente estarão diluídas a esperança e a paciência que o movimento progressista dos blogs ainda depositam no PT e partidos da base aliada, na gestão lenta e conciliadora de Paulo Bernardo e Dilma Rousseff. A manifestação poderá antever muito do futuro da luta pela democratização da comunicação. Afinal, as cartas não mentem jamais.

Alberto Perdigão é jornalista, mestre em Políticas Públicas e Sociedade e escreve sobre políticas de comunicação e comunicação na política no Blog da Dilma – [email protected]

Leia também:

@jonasvalente: A consulta sobre o marco regulatório das comunicações


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

geraldo rebello

Sinceramente, eu sinto uma inveja enorme da Argentina, povo corajoso e muito politizado. Aqui lutamos tantos anos para mudar toda essa nojeira entre ela a sordidez da grande imprensa, mas infelizmente temos um governo extremamente covarde e medroso para não dizer outras coisas.

Gerson Carneiro

De repente, se aparecer algum empresário e der uma carona, de jatinho, ele vai.

Azenhão e Conceição Lemes, vocês têm jatinho? Se tiver eu tô na fila, leva ele não que é "pobrema".

    Jairo_Beraldo

    Podia ser ele o próximo da fila a ser achincalhado pelo PIG…claro, é insanidade minha achar que o PIG vai querer derrubar seu "protetor"!

Tony-SC

E eu que achava Humberto Costa ruim, capacho do PIG!

FrancoAtirador

.
.
O Hibernardo tem de ir mesmo é p'ra casa.
.
.

    Scan

    Que tal pedirmos pro Civita demití-lo?
    Não precisa nem fazer auê: do jeito que a coisa vai, basta ele escrever uma cartinha pra Dilma.

    beattrice

    Cartinha??? Alôooooo
    É só mandar um recado pelo assessor.

    beattrice

    De onde nunca deveria ter saído.

Almeida Bispo

O Paulo Bernardo tá doido pra ser o gandula do PIG. Eles adoram dar entrevista – e levar xinga logo a seguir – no PIG.

Noir

Olhem, cada um deve fazer sua parte e eu fiz a minha, mandei e-mail ao gabinete do Ministro perguntando se ele iria comparecer ao encontro dos blogueiros neste sábado.
O negócio é encher a cabeça dêles.

    tulio

    Eu vou fazer a minha parte, vou mandar email ao Civita IMPLORANDO a ele que coloque Hibernardo no segundo lugar da fila do abate e Sonelena Chagas no PRIMEIRO lugar da fila!

    beattrice

    Olha,
    não querendo ser execessivamente otimista,
    tem vaga nessa fila nem que seja na medalha de bronze para o Cardozo Dantas,
    essa coisa não vai permitir a Comissão da Verdade dar meio passo.

Luiza

Claro que o ministro não vai. Esse governo não quer peitar o PIG.

Scan

A Dilma não vai deixar.
Daqui pra frente, só participa de debates no Instituto Millenium.
Questão de coerência.

    tulio

    Hibernardo vai pedir permissao ao nosso Presidente Civita, mas acho que ele nao permitirá.

    beattrice

    Mas como o Civita vai perder o porta-voz no governo???
    Assim não dá assim não pode!

gilberto silva

Chamen a Dilma e se ela não for , vamos deixar de defende-la.
Desde quando o Nunca dantes falou que Dilma seria sua candidade que eu a defendo em emails e redes sociais, mas estou ficando de saco cheio… Chamen ela e se ela não for , estou fora.

Antônio

Qual seria a contribuição desse sujeito para o debate? NADA. Ele é representante do PIG. Caso compareça ao evento, sugiro aos nobres blogueiros que contrate uma pessoa pra carregar essa MALA REPRESENTANTE DO PIG.

    Cristiana Castro

    Tb não entendi… O que esse cara vai fazer lá? Irritar os presentes, só pode ser.

Fabio_Passos

Eu desconfio é que o hibernardo quer ir no fantástico e dar entrevista para a veja.

beattrice

Não irá.
Se fosse festim diabólico da FSP, omelete da Ana Maria Cansada ou equivalente iria, mas não é.
Não vai.
Aliás, não deveria ir a lugar nenhum a não ser para a casa dele,
fora de BSB e deixar a vaga para quem gosta do ramo,
de trabalhar e proteger os reais itneresses do país.
não os intere$$e$ da mídia corporativa e oligárquica.

mara suzan

O cara é ditador como ele vai, como ele disse fez greve agora corta-se o ponto, sem dialogos com as categorias, e qdo voltar reposicão de segunda a segunda sem descanso semanal, perseguindo esses fucionarios p que a ditadura se cumpra e os direitos trabalhistas joguem no lixo. O correio já está sentindo isto na pele. A pressão a nós trabalhadores que reinvidicamos melhorias no ambiente de trabalho é enorme, principalmente depois de uma greve. Ainda bem que não trabalho no Correio. No meu é um pouco melhor.

Urbano

É que o hibernardo quer antes esconder pregos e martelos para não ser crucificado por não ter levantado um palito para a criação da "Ley de Medios"; muito pelo contrário, escondeu a que Franklin Martins deixou.

ricardo silveira

Sem comunicação livre não há democracia. Isso não é novidade. A novidade é não ver nenhuma ação concreta de um partido popular no governo que tem consciência do fato, tem maioria parlamentar no Congresso e que desfruta de extraordinário reconhecimento por suas lutas contra as desigualdades. Essa ausência de empenho do governo continua inexplicável, ainda mais quando é notória a prática antidemocrática da mídia brasileira.

Roberto Locatelli

Por uma candidatura REALMENTE de esquerda em 2014!!

    beattrice

    Apoiado, até porque de ambidestros este governo tá lotado.

    adriana

    E quem seria Locatelli, estamos órfãos de politicos que defendam o povo de verdade, quando vamos pesquisar a fundo vemos que todos os governos continuam dando banquete para os ricos e migalhas ou pedacinhos de pão somente para a maioria. Quem seria esse representante da esquerda de verdade para nos dedicarmos a esse projeto? Esse é o problema, não enxergo ninguem.

    Vlad

    PSOL 50 !!!!

    Lu_Witovisk

    É isso ai Roberto!!

    Scan

    Locatelli, e quem seria?
    Não me lembro de nenhum nome de esquerda.
    Se não acharmos ninguém de esquerda, talvez tenhamos que nos contentar com um canhoto…
    []'s

Maria

Por que deveria?

alicio

A globo vai? Não? Então, o que o ministro vai fazer lá? Bernardo segue o PIG. Jamais haverá denúncias contra ele.

Paulo José

Acrescento que o marco regulatório é obrigação!
Controle da mídia já!

    Vlad

    Menos dos blogs, por favor.

Paulo José

Acho que temos que ser mais ponderados. Claro que queremos o melhor pro país, mas não dá para ser tão abruptamente. Elegemos Lula e Dilma com a certeza de que seria um governo que enfrentaria todos estes coronéis da mídia. Até agora, houve reveses crassos, como diante da lei do diploma, não entendo por que não se vota logo a exigência de diploma para a profissão de jornalista, e ainda a questão das rádios comunitárias (hoje vi no DO que vai ter uma seleção em Minas). Bom, respeito os que acham que seria mais importante a mídia para todos logo, apesar dos custos que isso representaria ao país. Mas eu sou de opinião de que as coisas têm que ser mais graduais. Mas claro que acho que a pressão é ótimo! Mas discordo de que o governo e seus ministros tenham que ser crucificados. Quanto mais nos dividirmos, melhor para a direita. Eles só querem isso para impedir votações e para alegar que somos radicais ou que não temos condições de governar. Exigir sim, jogar fora tudo o que conquistamos não!

Eduardo

Estranho será se ele comparecer. Já sabemos de que lado ele está, e não é o nosso!!!! "Persona non grata".

Joao Barbosa

Sem querer desanimá-los, mas…o ministro não irá…
Por que?
Simplesmente porque ele não têm motivos para comparecer!!!

Democratização da mídia,
Liberdade de imprensa,
Corrupção jornalística,

Todos estes temas interessam a quem não tem voz ativa na sociedade e este não é o caso do ministro.

Querer forçar o ministro a comparecer e querer que ele abrace as posições levantadas pelo encontro é no mínimo agir e pensar como "Pollyanna".

A briga está acontecendo pela vertente errada.

Os movimentos não deveriam ser para instaurar leis e tentar fustigar o governo de plantão a agir em prol da democratização da mídia.

Se este encontro de blogueiro quisesse mesmo fazer algo efetivo, deveria promover uma mobilização contra os patrocinadores da velha mídia.

Hoje, infelizmente, o poder econômico fala mais alto!!!

Se as campanhas da mídia progressistas fossem focadas em ações contra as empresas que patrocinam a Veja, FSP, Estadão, Globo e etc o resultado seria imediato. É só atingindo o bolso destes cretinos que eles mudarão de postura.

Uma nova legislação ajudaria, mas a força transformadora seria a conscientização da população sobre o conlúio entre patrocinadores, mídia e oposição.

Cadê uma campanha contra: Fiat, Bradesco, Petrobras, Volkswagem, Itau, Natura e etc.

Esta é a questão central !!!
Destrua o poder econômico do PIG e eles murcharão !!!

Ronaldo Irion

Afinal de contas, que interesses o Ministro defende?

    Vianey

    Eu diria ainda mais… qual é o trabalho deste senhor no ministério? O que ele faz, que ninguém sabe?

    Ronaldo Irion

    Aproveitando o ensejo, alguém sabe dizer como faço para pegar carona em jatinho particular? É só acenar na cabeceira da pista???

João Bosco Rocha

Esse ministro, Paulo Bernardo, está deixando muita gente descontente. Parece que está embromando.

    Scan

    Mas se o Civita gosta dele, de que adianta muita gente estar descontente?
    Quando o Civita bater nele (o que absolutamente duvido) ele cai. Se não bater, ele fica.
    Quando o Civita der a ordem, a Dilma demite.
    Não adianta chiar.

alex

Paulo está mais interessado no espaço nobre: a página amarela

Marat

Tenho a leve impressão de que o Sr. Ministro não irá, mas, se for, será de corpo e não de alma.

Scan

Se este sr. não comparecer, não terá sido de motu próprio: terá sido orientação da chefe dele, Sra. Dilma Rousseff, que o terá impedido.
Se fosse festinha na Falha ou Globo ela ia correndo. Dilma está mais preocupada com o desande da omelete do que com os Blogueiros Progressistas.

Lu_Witovisk

Dormindo nós sabemos que ele está… agora não se dignar a comparecer no encontro, se a presidenta fosse eu, era rua na hora! Caracoles, que banana……………………… não acredito que a Dilma o mantenha no cargo por ser um banana, seria um desgosto, mas vai saber…. sera que ela tem ilusões em passar o mandato "sem se estressar com a midia"??? erro muito grave. só lamento.

Gerson Carneiro

Vai ser em um final de semana? Então ele prefere ficar em casa e fazer um macarrão.

Por que a velha mídia poupa o ministro Paulo Bernardo?

Estou preocupado com essa "PAZ".

[youtube ObU62GlC7mE http://www.youtube.com/watch?v=ObU62GlC7mE youtube]

bruna

Hibernardo vai ao encontro pra quê? O que vai fazer lá esse ministro das teles? E hoje li que o governo vai DESONERAR as teles, é mole? Está no Nassif, a medida é pra acelerar os investimentos das telesladras nas cidades que nao tem banda lerda ainda, alguem acredita?É de chorar viu, alem de nos cobrar as mais altas tarifas do mundo terao impostos reduzidos, é o fhc de saias governando para os ricos de novo.

    Ivan Arruda

    E terão dinheiro do BNDEs ainda por cima Bruna. A carga tributária é o argumento preferido para turbinar os movimentos dos cansados e do PIG. É a justificativa ou o porquê de não investirem. A terceirização foi só da receita. Apesar que, verdade seja dita, há competição. Para ver quem cobra mais caro e oferece o pior serviço.

monge scéptico

Será difícil encarar uma assistência, que tem tantas perguntas. Mas pode acontecer que
que BERNARDÃO compareça. Vamos ver. Que crivem-no de perguntas quem lá compa-
recer.

augusto

Saia de cima desse muro, bernardão!

Deixe seu comentário

Leia também