Eduardo Guimarães: FHC inveja Lula

Tempo de leitura: 3 min

FHC aposta no mensalão contra a superioridade histórica de Lula

por Eduardo Guimarães, em seu blog

Aparentemente, Fernando Henrique Cardoso é um homem feliz. A mídia aliada o retrata sempre satisfeito e sorridente enquanto tece loas ao seu desastroso período à frente do governo do país. Todavia, é um homem magoado e frustrado com o registro que a história e a voz do povo, que só as urnas expressam com clareza, fazem de sua atuação como presidente.

Uma década após ter sido virada a página daqueles oito anos de crises incessantes, de desemprego, de quebradeiras, de descrédito internacional do Brasil, de aumento da violência e da criminalidade, de caos na educação e na saúde e até de aumento da pobreza e da desigualdade, tentam reescrever a história. Contudo, tem sido em vão.

A maior prova de que dez anos foram tempo insuficiente para o povo brasileiro esquecer o que foi a era FHC está na última eleição presidencial, na qual, como em todas as eleições presidenciais anteriores desde 2002, o candidato do PSDB da vez (José Serra) tentou esconder o ex-presidente da República de seu partido de forma que o eleitorado não o associasse a ele.

Eis que, no âmbito do julgamento do mensalão “do PT”, o ressentido ex-presidente vê a oportunidade de tisnar o período presidencial que sucedeu ao seu e que, de forma diametralmente oposta, recebeu dos brasileiros toda a aprovação possível e imaginável.

Quase dois anos após ter deixado a Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva ainda é objeto da admiração e do respeito do povo ao ponto máximo, a um ponto tão alto que pesquisa de opinião do instituto Sensus recém-divulgada mostra que nada mais, nada menos do que SETENTA POR CENTO dos brasileiros querem que Lula governe de novo o Brasil.

FHC, então, sempre contando com uma literal tentativa de fabricação da realidade por uma mídia que cooptou durante seu governo, acaba de declarar publicamente que condenações no julgamento do mensalão irão “manchar” o governo daquele que o sucedeu na Presidência da República.

De onde o ex-presidente tucano tirou isso? De alguma pesquisa de opinião? De alguma pitonisa? Nada disso: tirou essa hipótese de seus desejos mais recônditos de ao menos minimizar o êxito espantoso que ao menos o povo brasileiro e o mundo atribuem a Lula e ao seu período histórico na Presidência da República.

O que será registrado nos livros de história sobre esses dois períodos de governo tão distintos, a retórica dos titulares dos governos entre 1995 a 2002 e entre 2003 a 2010 e dos aliados de cada um ou os fatos, ou seja, os resultados finais daqueles governos e a visão do povo sobre cada um deles?

A história registrará que não apenas Lula jamais teve fato que o desabonasse comprovado ou sequer analisado pela Justiça como legou à sucessora um país com a economia entre as mais organizadas do planeta e com uma situação social infinitamente melhor do que a do período que antecedeu seu governo pleno de êxitos e realizações que o mundo reconheceu.

Não é fácil reescrever história. Isso porque ela não é escrita só pelos grandes órgãos de imprensa ou por este ou aquele escritor ou historiador, mas por uma ampla coalizão de observadores entre os quais o povo é o protagonista. A história, por fim, é escrita pelos fatos. E são esses fatos que contrariam a esperança de FHC em uma farsa que ajudou a erigir.

Leia também:

FHC apoia Dilma no jogo duro contra grevistas

Maria Godói Faria: Mídia reforça preconceito contra servidores

Folha pede ao governo que resista aos servidores

Servidores dizem no STF que decreto de Dilma é inconstitucional

Agência Brasil destaca prejuízo causado pelas greves

Policial Maisa: Sobre a greve da PF

César Augusto Brod: “O PT patrão não aprendeu com sua própria história”

Ricardo Antunes: Para onde vão as nossas universidades

Brizola Neto nega falta de ousadia do governo, se vê como mediador de greve e descarta reforma da CLT


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Maria Izabel Noronha: Os professores são mesmo despreparados? « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Eduardo Guimarães: FHC inveja Lula […]

luiz

O que tem de acéfalo aqui é brincadeira.
Lula passou seus dois mandatos inteiros demonizando FHC. Nada prestava do governo do FHC, nem a economia a que Lula deu continuidade. Sim, continuidade, graças a Deus, porque se fosse fazer as merdas da cabeça do lula paz e amor estaríamos no fundo do poço.
Mas a propanda antiFHC que lula fez nos seus oito funcionaram.
A petralhada interia acha que FHC é o anti-cristo, e não percebem que estão abraçados com o demônio.
Isto é cegueira, acefalia, e o tal do Eduardo Guimarães fomento isto.

    Ildefonso Murillo Seul

    Oh Luiz. Quem desacreditou e desvalorizou os anos de FHC foram seus irmãos tunganos fratricidas. Basta ver a candidatura a presidencia em 2006 vestida de CORREIOS e Banco do Brasil e Petrobras, esconjurando as privatizações que tinha a obrigação de defender. E, nesses anos todos recentes, quem tem a obrigação de propor alternativas e reformas é que está na oposição. Me aponte uma PROPOSTA dessa oposição. Não fazem outra coisa alem de “paltar” factoides para atacar o adversário usando, inclusive, meios criminosos, como está a ser provado.

Francisco

O mensalão não resume o governo Lula, mas criação do real resume toda a existência do PSDB…

Quando o STF (a não ser que seja demente) ratificar a inexist~encia do assim chamado “mensalão”, a “existência” dessa lenda urbana vai resumir a existência do PSDB como partido de oposição: viver eleitoralmente do “não-fato”.

São Paulo não é um show de gestão, Minas não é uma referência de iniciativas e propostas interessantes… nada. O PSDB sobrevive do “nada”.

Particularmente quando lembrarmos que os livros de história, diferentemente dos jornais, não são de propriedade da familia Frias ou Marinho. Lá estará o fato: nem o real, coitados, é obra deles.

Minha mãe tem uma caixa de madeira onde guarda os documentos mais importantes da familia: a certidão de casamento, as certidões de nascimento dos sete filhos e seus respectivos diplomas do ensino médio. Lá, junto a esses documentos essênciais esta um recorte de jornal com a Carta Testamento de Getúlio Vargas. Vargas morreu em 1954 e estamos em 2012…

Daqui a cinquenta anos, minha mulher terá uma caixa de madeira com os documentos da familia. O que estrá lá junto às certidões da familia: uma nota de real ou as escrituras das casas próprias dos filhos (com os respectivos diplomas de ensino superior)?

    angelo

    Então não existiu o mensalão? E você, ganhou quanto?

João

Não entendi…

quer dizer q o MENSALÃO não manchou o governo Lula?

dizer isso é prova de “inveja”?

na minha opinião, negar isso é prova de burrice…

Eudes Hermano Travassos

Se não fosse o PIG a sigla FHC seria sinônimo de ostracismo, anonimato e esquecimento.

José Balbino Almeida

O presidente Lula fez um excelente governo na medida em que deu total continuidade as medidas econômicas e sociais implantadas por Fernando Henrique e Dona Ruth Cardoso.

Ficou faltando as reformas, mesmo assim ao não mudar nada Lula fez algo de bom ao país.

ZePovinho

O FHC é um aborto que gerou um vivo.Muito vivo.

Hélio Pereira

FHC pode querer que o Povo esqueça o que escreveu,mas não pode querer que o Povo não reconheça a superioridade daquele que o suscedeu,(alias querer ele quer,mas sabe que isto é impossivel)!

Urbano

Invejoso e burro, pois se existe nele essa admiração recôndita em relação ao Eterno Presidente Lula, o Justo, então o que o impede de seguir os passos do seu Guru?

grilo

O Edu é de uma sensibilidade politica ímpar. Num pais sério, o FHC deveria estar preso, como o foi seu contemporâneo na Argentina, o Menem, e aquele ex-presidente peruano com cara de oriental que não lembro (nem quero) o nome que ainda está no xilindró. Essas figurinhas quase jogaram a AL na lama. Eu disse quase porque a tempo veio a salvação, pelo menos no Brasil e na Argentina. Outro Lula dificilmente acontecerá, mas este já deixou provado que o Brasil tem jeito sim, é uma grande nação, dependendo de quem está no comando.

O JUIZ

Essa matéria deveria circular em todos os Blogs deste País.
Foi redigida sob uma sabedoria impar.
Estou fazendo a minha parte.
Encaminhando por e-mail a mais de 400 pessoas de meu relacionamento.
Façam o mesmo.

ZePovinho

Fernando Henrique Cardoso(ex-funcionário da CIA) vai passar à história como aquilo que de falto ele é:uma relas nota de pé de página como o marechal Dutra,que governou entre as presidências de Getúlio Vargas.

    ZePovinho

    Fernando Henrique Cardoso(ex-funcionário da CIA) vai passar à história como aquilo que de fato ele é:uma reles nota de pé de página como o marechal Dutra,que governou entre as presidências de Getúlio Vargas.

Deixe seu comentário

Leia também