Ibope: Russomano sobe, Serra cai e lidera rejeição com 34%

Tempo de leitura: 2 min

Celso Russomano se junta a ciclistas na zona Sul de SP (foto Divulgação)

Serra e Russomanno estão empatados em São Paulo, diz pesquisa Ibope

Na corrida pela Prefeitura da capital paulista, tucano aparece com 26% das intenções de voto e Russomanno com 25%

iG São Paulo | 03/08/2012 19:31:41 – Atualizada às 03/08/2012 19:58:59

Os candidatos José Serra (PSDB) e Celso Russomano (PRB) estão empatados na liderança da disputa pela Prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa Ibope encomendada pela Rede Globo em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo e divulgada na noite desta sexta-feira no SPTV 2ª edição. Serra aparece com 26% das intenções de voto e Russomanno com 25%.

O levantamento não pega os efeitos do primeiro debate realizado ontem à noite pela TV Bandeirantes. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos

Em terceiro lugar, quatro candidatos aparecem tecnicamente empatados: Soninha Francine (PPS) com 7%, Fernando Haddad (PT) com 6%, Gabriel Chalita (PMDB) com 5%, Paulo Pereira da Silva(PDT) com 5%. Carlos Gianazzi (PSOL), Ana Luiza (PSTU) e Eymael (PSDC) aparecem com 1%. E Levy Fidélix (PRTB), Anaí Caproni (PCO) e Miguel Manso (PPL) não pontuaram.

A pesquisa Ibope também questionou os entrevistados sobre em quem eles não votariam. José Serra lidera o ranking de rejeição com 34%, seguido de Paulinho da Força e Soninha Francine, empatados com 13%. Eymael e Levy Fidelix aparecem em terceiro, empatados com 11%.

Fernando Haddad tem 9% de rejeição, enquanto Gabriel Chalita e Celso Russomanno contam com 8%. Ana Luiza (PSTU) e Miguel Manso contabilizam 6% de rejeição. Anaí Caproni (PCO) tem 5% e Carlos Gianazzi (PSOL), 4%.

Segundo o levantamento, 7% dos eleitores declararam que votariam em todos os postulantes, enquanto 19% não sabem ou não responderam.

O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 31 de julho e 2 de agosto na cidade de São Paulo. A pesquisa foi registrada sob o número 00198/2012 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP).

Pesquisa anterior

No último levantamento, em 9 de maio, ainda como pré-candidato, Serra aparecia na liderança com 31% das intenções de voto, 15 pontos à frente de Russomanno, o segundo colocado.

Haddad aparecia com apenas 3%, atrás de Soninha (7%) e Chalita (6%). A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Leia também:

Santayana: Tentando segurar o sol com as mãos

Leandro Fortes: Sobre o calcanhar de Aquiles de José Serra

A crença míope nos superpoderes de blogueiros


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Roberto Locatelli

Saiu na IstoÉ: PF investiga empresas fornecedoras de uniformes escolares que, com o aval de Alexandre Schneider, candidato a vice na chapa de José Serra, firmaram contratos superfaturados com a Secretaria de Educação

http://www.istoe.com.br/reportagens/228832_O+VICE+PROBLEMA?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage.htm?addCommentary=success&pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

silvinho

Tudo caminha para que Russomano ganhe desta vez. Menos mal.
Os números felizmente mostram que os brasileiros não aprovaram a plataforma política defendida pelos tucanos e Serra nas eleições presidenciais de 2010, cuja vencedora foi Dilma Rousself.
Viva o povo brasileiro! E nota zero para a mídia golpista!

Luís

Ué, mas o Ibope não tinha o mesmo nível de credibilidade que o Datafolha segundo o que os “progressistas” diziam?

Ah, já entendi. Pesquisa de intenção de voto boa é aquela que beneficia a gente.

Ferreira

Voto no PT, mas entre Serra e Russomano – voto no Russomano. O Serra é uma aberração, privatista, ladrão, embusteiro.

    Americo

    É, honesto é o pessoal do PT. Vi alguns deles na TV ontem Pà noite, enquanto assistia ao julgamento do mensalão…

Jorge Nunes

Quem mora em São Paulo tem notícia que a mídia passa a atacar Celso Russomano?
Serra não deve está muito feliz com esta situação, vai aparecer alguma coisa para queimar Celso Russomano.

Gerson Carneiro

Russomano é a versão magra do Kassab.

Tipo Net.

Roberto Locatelli

Celso Russomano pode ser a terceira via daqueles que não aguentam mais Serra mas também não se dispõem a votar no PT.

Russomano é um Janio Quadros moderninho. Por outro lado, o PT de São Paulo, salvo exceções, é apenas um departamento do PSDB.

A aliança com Maluf cobrará seu preço. Esse um minuto a mais na TV pode ter custado milhões de votos. Duvido que tenha valido a pena. Em todo caso, quando começar a campanha, veremos se algum milagre acontece.

O_Brasileiro

Se o Prof. Haddad tem só 9% de rejeição, por que não está com os “tradicionais” 30% que o PT costuma ter em São Paulo? Onde estão os eleitores petistas? Foram de Russomano?

P.S.: Tem que ver se essa pesquisa é confiável.

    André Dantas

    “Tradicionalmente” o PT não andava se abraçando com Maluf e coisas do gênero. “Tradicionalmente” os candidatos do PT eram escolhidos desde suas bases políticas, populares e partidárias e não impostos de cima para baixo… “Tradicionalmente” era o PT quem lutava junto com os servidores públicos e não quem os arroxava. Então é “possível” que não exista mais 30% de eleitores automaticamente ligados ao PT que não é mais aquele. Mas, com certeza, quem cunhou essas mudanças de rumo dentro do partido sabe o que está fazendo (pois nunca erra) e sabe, com certeza, que recuperará essas perdas nas suas bases “tradicionais” com novos votos de eleitores de seus novos aliados, tipo malufistas…
    Mas, provavelmente, você deve ter razão. O problema deve ser a pesquisa…
    Abraços.

    alexandre

    onde estão os petistas? aqueles que prezam a base esta com o partido, já aqueles que prezam mais o lula e seu autoritarismo estas horas devem estar pensando no que vão dizer que se o PT não for ao segundo turno..

    A base petista vai muito bem, já os caciques eu não sei, ah sim os eleitores da Marta também estão bem caminhando com Russomano e a tendência é aumentar. Tem os ‘martistas” que vão de protesto pelo autoritarismo do lula de cia, outros porque não veem realmente no Haddad força política para ser prefeito.

    Russomano vai muito bem conquistando a base petista na periferia.

    Ildefonso Murillo Seul

    Alexandre = Troll!!

    Ricardo

    prezado “o_brasileiro”, concordo com o que o dantas falou.

    o eleitorado tradicional dos 30 % não é mais o mesmo. eu era um deles. não sou mais.

    não posso aceitar lula com maluf. não faço mais campanha para o PT. não me identifico mais com esse partido.

    aqui no recife impuseram humberto costa, com passado complicado por causa dos sanguessugas. desconsideraram as prévias, cuspiram na militância. resultado ? humberto está caindo e o candidato do governador está subindo.

    o PT não é mais aquele partido de esquerda sintonizado com as bases. é de centro, e pelas últimas atitudes de Dilma, caminha para a centro-direita, com viés autoritário. Lembre que há muito pensamento crítico nos eleitores petistas tradicionais, e são eles que estão abandonando esse novo PT de direita.

    Ricardo

    Ferreira

    Vejo algumas pessoas declarando que estão abandonando o PT e blá blá blá, só que a questão não é o partido e sim o que o governo exercido pelos PTistas fazem para o povão, quem vota no candidato-PT sabe o que ele representará para o povo pobre, portanto, quem vota no PT vai continuar votando…
    Meu voto é do Haddad !
    A midia tucana vai prejudicar o Russomano com jogo rasteiro, em contra partida vai beneficiar o Haddad.
    Haddad no segundo turno !

Amaro

Está nas redes sociais: “se o Serra chegar ao segundo turno com o Capeta, eu voto no Capeta”.

O que isto quer dizer é que qualquer candidato que for para o segundo turno com o Serra estará eleito. A rejeição ao Economista sem diploma é muito elevada.

E o livro A Privataria Tucana, do jornalista Amaury Ribeiro Jr. só foi mostrado na televisão (pela primeira vez) por menos de 5 segundos, no primeiro debate da Band. Como será quando, no horário eleitoral gratuito, ficar claro que a família Serra foi beneficiada pelas propinas oriundas do processo de privatização (ou privataria) do (des) governo FHC, e que a Verônica Serra não é flor que se cheire? Vai ser uma Zorra Total.

    André Dantas

    Interessante é que alguns, ao defender o PT, dizem que o PSOL se alia à direita reacionária (desculpem a redundância). Todavia, no debate, “surpreendentemente”, o livro Privataria Tucana foi citdo e mostrado pelo candidato do PSOL – o do PT não chegou nem perto do assunto…
    Outra coisa interessante no debate foi que o candidato do PT disse que faz alianças com partidos e não com pessoas, entendendo ele que desta forma estaria respondendo a “chata acusação” de que estaria aliado a Maluf. Mas aí eu fiquei com uma dúvida: porque então a aliança com o partido de Maluf não foi celebrada na sede do partido aliado e sim na casa de Maluf? Porque os abraços não foram entre o Presidente do PP em São Paulo e o Presidente do PT em São Paulo, mas sim envolvendo o ex-Presidente da República?
    Mas eu devo estar pensando errado. Certamente se o PT não vencer a eleição em SP a culpa não será do partido, mas do povo de SP que “não sabe votar” ou com mais certeza ainda dos “partidos de esquerda radicais que não entendem de real política ou governabilidade” ou de gente como eu que é “idealista” e “moralista” demais…

    alexandre

    e o pior é querer jogar no colo do Russomano o Maluf, verdade, isso já esta sendo feito, para continuarem a aprovar os delirios de lula agora dizem: Mas Russomano foi do partido do Maluf também!

    Agora vão criticar o kassab o mesmo que lula queria apoiando Haddad. VAi entender!

Dionísio

Coronel da pm paulista ganha 250.000 por mês

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1131201-alckmin-nega-que-coroneis-da-pm-recebam-mais-que-governador.shtml

Fabio Passos

serra está desabando. Que fiasco. rsrs
Corre o risco de sequer chegar no segundo turno.

Também… quem vai votar concientemente em um ladrão como jose serra?

Quem tem vergonha na cara e fica sabendo que jose serra mora em uma casa comprada com dinheiro sujo… não vota neste pilantra do psdb.

    lulipe

    Bom mesmo tá o Haddad, não é Fabio???

Bruce Guimarães

Uai!!! Não disseram que Lula tinha uma capacidade imensa de tranferência de votos??? O Lula vai votar em quem???

    Márcio Gaspar

    Aguarde as pesquisas depois da aparição do Lula ao Lado de Haddad no seu programa eleitoral na tv. A eleição na tv ainda não começou.

    LEANDRO

    Bom..até agora o pt só tá bem em duas capitais, quem prova a administração petista não repete a experiência.

    André Dantas

    A capacidade de Lula de transferir votos já está mais do que provada. Dilma, sem Lula, antes de ser Presidenta, teria que ralar muito para ser eleita vereadora em Porto Alegre (e aqui não faço nenhum julgamento acerca dela ser uma boa ou má gestora). Mas a capacidade do PT de jogar votos fora está ficando quase tão lendária. Maltratar os professores e se abraçar com Maluf na véspera de eleição é querer ganhar com emoção… Se é que quer ganhar mesmo…

    alexandre

    a capacidade de lula o fez querer ser maior do que é e pior, os babas ovos abraçam a ideia e faz dele o senhor dos senhores, desrespeitando militância, companheiros de partido como Marta e João Paulo. Tudo é muito relativo quando se tem 90 % e transfere 40 e pouco e ainda deixa uma terceira via crescer como foi a Marina.

    Muito cuidado ao achar que transfer^ncia de votos é assim seu mestre mandou e tá mandado, isso só os cacique petistas que aceitam do lula. O povo não.

sonia santana

Impressionanante…. como pode, o mais preparado, o mais tudo , o cara que mais tem exposição na grande midia… tinha só 30% e agora já começa a cair…. vai rolar escada abaixo e eu ficarei morrendo de rir…
Me lembra Mefistofeles….

    Fabio Passos

    Nem começou a campanha na TV e jose serra já está caindo pelas tabelas. rsrs

    Também… quando não está roubando dinheiro do povo o jose serra está tentando censurar a divulgação das denúncias.
    Não sobra tempo para pensar em soluções para São Paulo. A população percebe.

    Haddad que ainda é pouco conhecido está crescendo muito.

    Ildefonso Murillo Seul

    Tem dois movimentos do Lula que farão a diferença nessa eleição. Primeira: Empurrar o Haddad de goela abaixo na cupula tucana do PT em São Paulo. Não fosse por isso, o PT estaria competindo em rejeição com o Serra. Segunda: Fechar acordo com o PP, apesar de ter enfrentado o desgaste da exposisão do acordo (escondidinho pode?) e a trairagem rancorosa da Erundina. Esses 90 segundos vão mostrar resultados a partir do inicio da propaganda na TV. Está montado o tabuleiro e os peoes estão posicionados. A campanha do mensalão do PiG só atinge e interessa à massa cheirosa. Eh ver para crer.

Fernando

Mais uma derrota pra coleção do Cerra.kkkk
http://www.spressosp.com.br/2012/08/procuradoria-arquiva-acao-do-psdb-contra-blogs-e-sites/

Deixe seu comentário

Leia também