por Luiz Carlos Azenha
Caiu o nosso muro de Berlim. Graças a uma dúzia de militantes do Movimento Passe Livre, o Brasil terá finalmente uma democracia com povo. Agora, sim, seremos capazes de tirar a Constituição de 1988 do papel. Demolir a democracia tutelada e o pacto de elites que, desde a redemocratização, sustenta nossa eterna modernização conservadora.
Vivemos, à nossa maneira, um Caracazo. Na Venezuela, foi a demolição do pacto segundo o qual os principais partidos — AD, Copei e União Republicana Democrática — se revezavam no poder. No Brasil, é o fim dos conchavos de bastidores entre PT, PMDB e PSDB, financiados pelo BNDES. Ou pelo menos o começo do fim. Tirar 20 centavos das tarifas de ônibus é apenas o primeiro passo. Faremos, a partir de agora, a democracia nas ruas.
É, de fato, um cenário bastante tentador. Democracia direta. Horizontal. Sem partidos ou lideranças personalistas. Submissão absoluta à causa.
Não há mais direita ou esquerda, escrevem no meu Facebook.
Mas, já avisaram a direita? Ela vai ceder seus privilégios assim, de mão beijada, alguns dos quais promovidos e defendidos com unhas e dentes pela coalizão cada vez mais conservadora liderada pelo PT?
Se olharmos para a História do Brasil, provavelmente não.
Ela ensina que sempre que o povo ensaiou algum protagonismo, no Brasil, foi engaiolado. Numa das vezes, por 21 anos.
Ah, mas o mundo mudou. Escapamos das hierarquias que nos foram impostas pelo fordismo. Estamos em rede. Nosso levante é tão silencioso quanto surpeendente.
Apoie o jornalismo independente
O risco, qual é o risco?
Que a direita, enfim, de fato exista. Que se organize. Que pescando na ascensão social despolitizada promovida pelo lulismo bote na rua sua própria tropa de choque. Que explore o quadro político para nos impor um Berlusconi. Joaquim Barbosa, quem sabe, um Jânio Quadros do século 21, o Batman capaz de reeditar a vassourinha com suas asas faxineiras.
Direita e esquerda não nos representam, escrevem os que acham que as fronteiras foram abolidas e o imperialismo morreu. Ah, nacionalismo já era, é coisa da esquerda autoritária. Já era. Só falta avisar Washington.
Mas, qual é mesmo a conjuntura internacional? Capitalismo em crise. Disputa aguçada pelos recursos naturais (Líbia, Venezuela, Brasil). A América para os norte-americanos. Antigo, né? Mas real. Perguntem aos canhões da OTAN.
O neoliberalismo quer eliminar qualquer forma de organização social que não reconheça o caráter místico do mercado. Quer se apropriar do gás da Bolívia, do petróleo da Venezuela, do minério brasileiro (deste, já se apropriou). É a privataria 3.0, da água ao genoma. Organizada em torno de duas dúzias de corporações.
Como enfrentar essa conjuntura? Através dos tradicionais partidos de esquerda, dizem alguns. Não, argumentam outros: eles estão falidos, foram cooptados e são apenas um empecilho à luta social.
Um bom debate. Desde que, enquanto estivermos distraídos nele, não nos seja imposto um Berlusconi.
Leia também:
Dilma: “O Brasil acordou mais forte”
Os integrantes do Movimento Passe Livre no Roda Viva
Carlos Zarattini: Hora de voltar aos bairros e debater com a população
Fátima Oliveira: É burrice política não sentir o pulsar das ruas
Lincoln Secco: Manifestantes serão enjaulados no discurso dos donos da Grande Imprensa?
Repórteres da Globo não usam cubo; JN noticia palavras de ordem
Vinicius Wu: Não, não é uma conspiração das elites
Caio Martins: Haddad tem mais disposição para o diálogo
Jorge Souto Maior: Um basta à brutalidade
Repórter de jornal que pregou repressão agora é musa dos globais
Comentários
Professor
Me diga o nome de um país comunista desenvolvido. Só um.
Durante entrevista a blogueiros, integrantes do MPL celebram a vitória, falam em infiltrados e expõem próximos passos – Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Caiu o nosso muro de Berlim. E agora? […]
Fabio Passos
Afinal… quem sera que consegue encher as ruas?
O PiG e sua militancia de playboys e patricinhas mal formados?
Ou os trabalhadores e estudantes brasileiros sob a lideranca de Lula?
abolicionista
Caro Fabio, na Paulista, a maioria é de gente sem nenhuma consciência política. Contudo, há alguns líderes sim. Gente de organizações de direita da braba, policiais à paisana, skinheads. Estão aproveitando-se da situação para direcionar o movimento, para manobrar a massa. Estratégia clássica da direita. É preciso urgentemente convocar uma manifestação-assembleia anti-fascista.
Sagarana
“ascensão social despolitizada promovida pelo lulismo” Pô Azenha, essa é da boa, dá um gole aí…
Sagarana
“Não se iludam, não me iludo, tudo agora mesmo pode estar por um segundo”
“When you ain’t got nothing, you got nothing to lose”
Urbano
Argumentação sem um watt de inteligência, mas parecendo o criador do impostômetro… Essa gente deve sentir o maior asco do pensar.
Maria Izabel L Silva
A tigrada ta solta. Não vão parar. A globo apoia. O espolio é golpe. E o culpado de tudo é o PT por que ousou ganhar a eleição. Fascista é assim. Quando não ganha no voto, ganha na bala.
Globo enfia a corrupção no Castelão. Não a da FIFA – Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Caiu o nosso muro de Berlim. E agora? […]
Isabela
Alguém falou no Aécio: notei que no JH de hoje falou-se de BH, do vandalismo, do pedido de ajuda federal, mas nadinha do nome “Aécio Neves”. Penso que foi pra preservá-lo…
Márcio Gaspar
Eu vejo a foto que ilustra o post, aonde fica claro que a principal crítica está em torno dos investimentos da Copa.O que a moça informa em seu cartaz é a reprodução das informações da grande imprensa. Porém ao visitar o site do Portal da Transparência do governo federal sobre os gastos da Copa do Mundo os números que aparecem são outros. Para estádios o governo federal não colocou um centavo em aplicações diretas de dinheiro, o que há para os estádios são um financiamento de 3.7 bilhões, assim como 4,9 bi para Mobilidade Urbana e 1.2 bi para aeroportos, ou seja, é valor financiado que será pago por quem financiou. O governo federal colou dinheiro com aplicaçoes diretas em recursos (R$)em aeroportos 3.5 bi; portos 800 milhoes; segurança pública 2.1 bi; desenvolvimento do turismo 191 milhoes; telecomunicações 371 milhoes. O valores restantes foram financiados pelos estados diretamente envolvidos com a Copa. Acho que tem que haver criticas sobre os investimentos, mas também acho que a imprensa deve informar corretamente sobre os investimentos e como estão sendo distribuídos. O link do Portal da Transparencia é: http://www.portaltransparencia.gov.br/copa2014/empreendimentos/investimentos.seam%3bjsessionid=50CD2283E93236A8BB38589708C37EBC.portalcopa?menu=2&assunto=tema
Marco
Sr.Azenha.Lindo texto.Convém acrescer à estes ¨Bananas ¨que a direita tem remédio para suas aspirações pequeno-burguesas,do tipo;Horizontalidade,Igualdade,Humanidade e outras idiotices históricas,protagonizadas sempre,por estes idiotas,qwue n ão tem horizonte e cuja principal fonte de inspiração,reside no fato serem jovens.Aceitam calados,a supressão do estudo de historia e afins,nos currículos das escolas de S.Paulo e assemelhados,afinal,pra que história?A direita tem contra vocês,a Artilharia,Cavalaria e Infantaria.Quando ocorre,ficam a chorar como crianças desamparadas,como é comum em todo o mundo,levando à morte,não os verdugos e sim os mais destemidos dentre eles mesmos.Poucos é verdade,mas vítimas de seu entusiasmo.
Bacellar
Por ai mesmo. A PM paulista, sua cupula, esta jogando direitinho. Aperta e afrouxa pontualmente com precisao cirurgica.
Lando Carlos
Com todas as críticas que se possa fazer, é inegável as transformações efetuadas pelo atual Governo no País. Posições ideológicas podem levar a criticas acerca deste ou daquele tema, mas considerando o atraso secular em que vive o Brasil, muito está sendo feito. O Brasil deixou de ser apenas a Região Sudeste, passando a ser todas as Regiões e tendo que planejar para todas elas. Levar o desenvolvimento para todo o Brasil, tendo que considerar as diferenças em assuntos tão diversos como infraestrutura, atraso educacional, desigualdades social e econômica, etc; tem sido feito pelo Governo, que com todas as dificuldades, tem levado os investimentos para todos. Como o País não estava preparado para este crescimento, devido ao próprio atraso e abandono das outras Regiões, problemas ficam mais evidentes. Não se pensava o Brasil fora de meia duzia de Estados. Aproveitar esse momento em que as pessoas querem recuperar todo o tempo perdido pelo abandono de antes, e desejam avançar cinquenta anos em cinco, com medo de perder o que lhes foi concedido justamente pela política empreendida pelo atual Governo, é o mecanismo usado pelos que são contra o que está sendo feito pelo Governo.
Gilberto Azevedo
19/06/2013 – 03h03
Principais centrais sindicais do país devem se reunir com Lula
As principais centrais sindicais do país devem se reunir nas próximas horas com Lula. A reunião será no instituto que leva o nome do ex-presidente, em SP.
DISCRETO
Dirigentes das centrais e integrantes do próprio Instituto Lula preferiam que a reunião se realizasse em sigilo. Temem a interpretação de que estão querendo falar mal da presidente Dilma Rousseff ou conversar sobre os protestos que varrem o país.
EM GRUPO
São aguardados Vagner Freitas, presidente da CUT, Wagner Gomes, da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), José Calixto Ramos, da Nova Central, e também representantes da Força Sindical.
Roberto Locatelli
As “manifestações” degringolaram em selvageria fascista. Os cara foram até a CASA do prefeito Haddad. Para que? Para apedrejar? Para atacar a família do prefeito?
Essa conversinha de que direita e esquerda não existem mais é papo de quem é de direita.
O golpe de estado está mais próximo. A direita, muito bem representada no stf, pode aproveitar o movimento e decretar o impeachment de Dilma, o fechamento do Congresso e o cancelamento do registro partidário do PT. Joaquim Batman seria empossado como ditador, suspenderia as eleições e proibiria todas as manifestações de rua. Tudo, é claro, em defesa da democracia.
Jose Mario HRP
Denuncie esse pilantra!
rodrigo
Roberto, de paranóia basta a minha. Lê isso – http://is.gd/mWVuw5 – e se acalma um pouco. O problema agora tem outro nome: Mises Brasil.
Marcelo de Matos
Interessantes suas observações. Hoje deparei com essas ideias mirabolantes dos jovens em post do Fernando Rodrigues: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/fernandorodrigues/2013/06/1297356-o-rumo-dos-indignados.shtml: “Outra saída para os ativistas seria propor democracia direta. Os votos poderiam ser dados, quem sabe, por meio da internet. O Congresso seria dissolvido. Só que o Brasil teria de passar por uma revolução para alcançar esse estágio – os três Poderes são cláusulas pétreas da Constituição e nenhum pode ser eliminado com uma canetada”. Lula já chamou o pessoal à realidade. Não queriam que ele fizesse alianças com certos partidos. Lula afirmou que não podia trazer políticos da lua para fazer alianças: tinha de ser como os daqui da terra. “Ou para a roubalheira ou paramos o país”, é o mote mais encontradiço no Facebook. Será? A roubalheira tem de ser contida pelos canais competentes. Órgãos como os tribunais de contas, que nem sempre funcionam, terão de funcionar. Não dá para resolver na marra. Se tentarem parar o país enfrentarão uma guerra.
Marcos Oliveira
Mas, qual é mesmo a conjuntura internacional? Capitalismo em crise. Disputa aguçada pelos recursos naturais (Líbia, Venezuela, Brasil). A América para os norte-americanos. Antigo, né? Mas real. Perguntem aos canhões da OTAN.
O antigo que sempre foi atual.
von Narr
Quando é que os blogs sujos vão fazer reportagem para denunciar a MENTIRA de que o governo gasta bilhões com a construção de estádios? O gasto é das empreiteiras, elas é que pagam a conta. O governo não dá nem empresta dinheiro para os clubes.
“Controle de recursos públicos nas obras
A Copa do Mundo é basicamente feita com dinheiro privado. Na Copa, o governo não prepara atletas. Os clubes se encarregam disso. A FIFA também é uma instituição forte e ajuda a financiar o Comitê Organizador Local. O dinheiro público é basicamente voltado para empréstimos, com todas as garantias e exigências, para a construção e reforma dos estádios. As obras de mobilidade urbana são intervenções do PAC previstas para serem realizadas independentemente de haver Copa ou não. São obras para o trânsito das cidades que foram antecipadas para servir também para a Copa. O governo tem um portal de controle de investimentos administrado pela Controladoria Geral da União. O Ministério do Esporte recolhe diariamente essas informações.
Financiamento do BNDES para o Estádio do Corinthians
Primeiro é preciso esclarecer que banco público, nenhum deles, empresta dinheiro a clube. Existe essa decisão. Nem ao Corinthians, ao Palmeiras nem a nenhum outro. O empréstimo é feito à construtora porque ela pode apresentar garantias. E não são suficientes garantias sobre lucros futuros. Tem de ser em ativos reais, já existentes. Esse foi o critério em todos os empréstimos. A Odebrecht (que constrói a Arena do Corinthians) tem uma grande carteira de obras. A Andrade Gutierrez (construtora do Beira-Rio, em Porto Alegre) também teve problemas em função das garantias dos ativos apresentados. Lá o problema foi resolvido satisfatoriamente. Aqui em São Paulo eu creio que vá acontecer a mesma coisa. o estádio é uma bela solução para a Zona Leste. Obras federais, do governo do estado e da prefeitura vão dar suporte à região. É uma obra de interesse público para melhorar o IDH de uma região importante de São Paulo. .”
Fonte: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/em-entrevista-ministro-comenta-preparativos-e-expectativas-para-copa
Márcio Gaspar
O link abaixo mostra que não há um centavo em recursos aplicados diretamente em estádios. http://www.portaltransparencia.gov.br/copa2014/empreendimentos/investimentos.seam%3bjsessionid=50CD2283E93236A8BB38589708C37EBC.portalcopa?menu=2&assunto=tema
francisco c c pessoa
Azenha, já passei varias situações aguais a esta, acho que é apenas o começo, estou com medo.
Julio Silveira
Todos somos importantes nessa caminhada. E todos devemos ficar ainda mais atentos para as armadilhas da direita, que não é surreal, e tem anos de expertise na articulação e por isso predomínio no poder.
Não podemos cair nessa conversa de sociedade sem ideologias, isso para mim é apenas mais uma armadilha criada para cooptar os ingênuos e manobrá-los como soldados de uma nova ordem, soldados Brancaleone. Nesse mundo dualista, onde o bem e o mal existem, até como expressão linguística, sempre teremos que nos posicionar de um lado. Direita e esquerda, para mim, são apenas lados nessa moeda de posicionamentos que se identificam com os interesses individuais.
Mário SF Alves
Em tempo e a propósito do anterior:
Que tal agendar pra ontem a criação de uma bandeira da democracia? Nada muito distante do: “todo poder emana do povo e em seu será exercido”, ou, ainda, isso mesmo, o velho e surrado: “o direito constitucional da minoria termina onde começa o direito constitucional da maioria”. Claro, isso só se consolida ou se faz valer se respeitadas as Condições Normais de Temperatura e Pressão.
___________________________
Dúvida: Ao que tudo indica, e tenho aprendido isto aqui no Blog, à direita não interessa em nada a consolidação da Democracia. Ao que tudo indica para ela democracia deve ser nada além de um penduricalho ou um quadro quadro qualquer fixado numa parede. E apenas deverá ser lembrado quando as reformas de base, as reforma estruturais, as reformas econômicas, políticas e civilizatórias quiserem sair do plano das ideias. Foi assim em 64, não foi?
Fabíola
Engraçado ler comentários do tipo: “não queremos a Copa, ou “não queremos as Olimpíadas”. Quando deveriam se manifestar, quando das inspeções da FIFA e do COI, ninguém se manifestou. Todos os brasileiros ficaram quietinhos. Aliás, comemoraram quando viram o nome do Brasil e do Rio de Janeiro. Eu me lembro da deselegante da Sandra Annenberg falar “Copacabana explode de alegria”, quando anunciaram o Rio como cidade sede das Olimpíadas de 2016.
Agora é tarde. Não falem não queremos isso, não queremos aquilo… Quando poderiam, ficaram caladinhos, e felizes.
Agora, outra questão que me faço, é qual a motivação dos manifestantes? R$ 0,20? Corrupção? Melhorias na educação, saúde e transporte?
Nem os manifestantes sabem ao certo o querem. Logo as pessoas falarão: “ih, lá vem esses chatos com essas manifestações…” Fato!
Se querem, e devem, se manifestar, mantenham um foco.
Agora, não culpem apenas o governo do PT pela corrupção. Se manifestem contra a corrupção no Judiciário, no STF, contra as aposentadorias compulsórias do juízes e membros do MP, contra a corrupção que assola o país há décadas!! Ou os manifestantes se esqueceram de que o FHC quebrou o país diversas vezes???
Alemao
Concordo, tb temos que protestar por termos sido colônia de Portugal.
José Ribeiro Jr.
Não há nada mais parecido com a direita do que a esquerda com dinheiro. Aliás, o que mais prolifera no meio do funcionalismo público bem remunerado (universidades federais, judiciário, MP, Caixa, BB, BNDES etc) é gente com discurso de esquerda (para defender mais e mais privilégios) e prática de direita. O ódio a Dilma e ao PT está surgindo desse meio, pela perda de vantagens (fim das aposentadorias integrais pagas pelos contribuintes, contribuição previdenciária sobre as aposentadorias e pensões mais elevadas, cobrança por eficiência (haja incompetentes e ineficientes!), fim da leniência com as greves sem ônus dos bancários etc etc etc). Essa meninada que está nas ruas faria melhor por eles próprios se batalhasse pelo fim do direito adquirido e a imposição imediata do teto da Previdência Social (R$ 4,1 mil) para todas as aposentadorias e pensões bancadas pelo Tesouro. Ninguém vai passar fome ou morrer com renda de R$ 4,1 mil por mês. A imensa maioria da população, aqueles que são regidos pela CLT, já vive nessa situação desde 2004 e ninguém morreu. Com os muitos bilhões de reais que o governo tem que dar para complementar as milionárias aposentadorias principalmente do Judiciário será possível dar uma saúde de Primeiro Mundo para toda a população. O problema é que é mais fácil chegar a Marte do que acabar com um privilégio no Brasil.
José Ribeiro Jr.
… 2004 não; quis dizer 1994
Mário SF Alves
“É, de fato, um cenário bastante tentador. Democracia direta. Horizontal. Sem partidos ou lideranças personalistas. Submissão absoluta à causa.
Não há mais direita ou esquerda, escrevem no meu Facebook.
Mas, já avisaram a direita? Ela vai ceder seus privilégios assim, de mão beijada, alguns dos quais promovidos e defendidos com unhas e dentes pela coalizão cada vez mais conservadora liderada pelo PT?”
__________________________________
Bom, prezado Azenha, para perguntas complexas, uma resposta simples:
Numa democracia de verdade, os direitos da direita, de qualquer direita; da esquerda, de qualquer esquerda ou de quaisquer minorias terminam onde começam os direitos da maioria. A começar pelo que estabelece a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Simples, não?
______________________________________________
Então, uma vez definido o rumo, ou seja, definida a delimitação do que é direito de quem, tudo fica mais fácil.
_____________________________________
E você enfatizaria, e a questão dos privilégios da direita?
Sim, privilégios . Mas, quais privilégios, consolidados como, quando, sob quais circunstâncias, sob que Constituição? Em conformidade ou em desconformidade com a Constituição vigente, a Cidadã?
Maria Izabel L Silva
Pela primeira vez me coloco diante de uma analise que me deixou quase muda. É verdade. Não é o PT que vai fazer a mudança. Passou,entrou para a história, morreu, acabou. Nem tão pouco as Marinas e nem os Aécios (argh!). Nem o PSOL ou PSTU, cujas propostas “socialistas” cheiram a mofo e a chulé. Quem será que vai fazer estas mudanças? De que mudanças nós estamos falando mesmo? Qual é o modelo que a classe media branca quer? Um outro Collor? Ou o moralismo de botequim de um Joaquim Barbosa? Nós temos 190 milhões de habitantes, somos a 6ª economia do mundo e vivemos numa situação de quase pleno emprego num mundo assolado pela recessão. Entrega tudo para o Joaquim Barbosa tomar conta …
ELG
Vire essa boca pra lá! Não dá ideia…rs Sds.
Horridus Bendegó
Valeu, Azenha!
Excelente mensagem!
Horridus Bendegó
AVISO AOS NAVEGANTES:
Se o Protesto servir de pretexto político para um Golpe à Direita, lamentarei ser apenas um para dar cabo de tantos fascistas quanto gostaria de dar! (mas se levar um só comigo, minha vida já terá servido na bacia das almas)
HASTA SIEMPRE!
Carlos Ribeiro
A direita precisava de um empurrão. Eis que surge o MPL cheio de boas intenções e dá o tão almejado empurrão. Não sou tão otimista quanto muitos aqui e acho que o MPL criou um monstro. Será difícil parar os aproveitadores.
Valmont
O evento do MPL apenas foi utilizado como ponto de partida. Forças externas, escondidas atrás da máscara do Anonymous, são os verdadeiros promotores da mobilização através do Facebook.
Fernandes
Ah, foda-se também os partidinhos nanicos de extrema-esquerda teóricos-abstratos que dão, na prática, apoio a direita golpista midiática.
von Narr
Eles tem sido hostilizados abertamente. No Rio de Janeiro, agruparam-se para se sentirem protegidos. Em conversa com jovens militantes PSOListas, estão receosos por desconfiar que o movimento foi tomado pela direita. O problema é que essa turma esquerdista vive nas nuvens. Eles avaliam que devem “fortalecer o movimento” para garantir a hegemonia das forças de esquerda. Ora, na Venezuela, há tempo que jovens de direita inundam as ruas contra o governo popular. Por que no Brasil não pode haver algo parecido, milhares de jovens de direita a protestar contra o governo federal do PT?
Fernandes
Foda-se a copa e a olimpíada. Já o Brasil, não.
Gostaria de mandá-lo para o espaço também, mas esse movimento tem de ser global, contra todos os Estados nacionais modernos e inclusive contra do Estado norte-americano. Por enquanto,reservemos o Brasil.
O fato é que tenho medo quando segmentos de classe média se manifestam.
Classe média no poder é fascismo. Duvido que me provem, empiricamente, o contrário. No poder esse segmento é pura hipocrisia, violência, moralismo e capitalismo o mais selvagem possível. Detesto o PT, o Lula e a Dilma também. Mas meu padrão material de vida melhorou um pouco com eles. Escapei, por enquanto, da miséria.
Grosso modo essas manifestações estão mais para marcha de deus e da família do que para Caracazo venezuelano. A mídia bandida já está a apoiá-las, sinal seguro que é merda a vista.
JJ
Parabéns Azenha
Boa análise de Jaime Sautchuk (RECADOS DAS RUAS)
O fato é que o povo está nas ruas, numa demonstração de que a democracia brasileira está mais do que madura. É gente de todo lado, de todas as idades e condição socioeconômica, em manifestações essencialmente pacíficas.
Tem havido, aqui e acolá, incidentes que quase tiram o norte da jornada. Mas são atos de minorias de arruaceiros, ou de gente interessada no quanto pior, melhor. No Rio de Janeiro, por exemplo, onde 100 mil pessoas estavam nas ruas, apenas umas 300 chamaram a atenção por invadir a sede da Assembleia Legislativa,.
Há, contudo, um outro grande recado. É o da descrença generalizada nas instituições. Nas grandes universidades brasileiras existe a mobilização dos estudantes, mas de um modo geral com finalidades específicas, desvinculadas de partidos e agremiações políticas.
http://www.vermelho.org.br/coluna.php?id_coluna_texto=5317&id_coluna=91
Nathália Barbosa
Estás certíssimo Azenha. Acontece que a imaturidade do prefeito de São Paulo pesou demais. Nem deixou a prefeita em exercício Nádia Campeão fazer o que ela sabe bem: dialogar com o povo. Mesmo de Paris ele ditava suas posições arrogantes, como se prefeito fosse naquele momento. Legalmente não era. Agora estão aí Lula e Dilma tentando segurar Haddad, um garotão que nunca andou de busão, que não tem ideia do que é o sofrimento do povo com o transporte coletivo. Agora vai ter de engolir sua arrogância.
albuquerque costa
Concordo totalmente com você,o Haddad infelizmente será o Celso Pitta de Lula,ou,o Kassab do “Cerra”.
Lu Witovisk
Nossa, Azenha, vc é danado! foi na mosca!
FrancoAtirador
.
.
Um Movimento de Massas contra tudo e contra todos,
isto é, contra o ‘Status Quo’, pode resultar em:
1) Nada;
ou
2) Uma Revolução de Esquerda;
ou
3) Um Golpe Fascista.
.
.
O Resultado será definido por três Fatores Primários:
1) As Forças Armadas e todo Aparelho Repressor do Estado;
e
2) A Organização e a Articulação em todas as Esferas;
e
3) Os Meios de Comunicação de Massa.
.
.
E por três condicionantes fundamentais no Processo:
1) A Instabilidade Econômica do País;
e
2) Um ‘Grande Líder’;
e
3) O apoio da ‘Comunidade Internacional’.
.
.
Horridus Bendegó
Franco, no tem perigo de uma Guerra Civil, não?
Se tiver, meu fim está próximo….
Mário SF Alves
E mais, e imprescindível: que o PT volte a ser o PT. Se é que ainda há tempo e circunstância para a volta.
Valmont
Onde é que eu assino?
Estão copiando “os indignados” da Espanha com a máscara do Anonymous, um movimento “importado” através do Facebook, com um discurso moralista em embalagem anarquista, que pretende instalar uma “primavera brasileira” contra um governo trabalhista democraticamente eleito.
O moralismo da Marcha da Família nos levou a 21 anos de ditadura. Na época, o militares estadunidenses só não invadiram o Brasil porque não houve resistência armada. Desta vez, eles nem precisarão mobilizar a Quarta Frota, pois sabem que nossos militares darão conta do recado.
A colônia quase desgarrada volta à ordem imperial.
Vida de gado:
Povo marcado,
Povo feliz. (Zé Ramalho)
Horridus Bendegó
Valmont, o mais doloroso é ver que muitos amigos de infância embarcaram na versão midiática que domina nossa realidade, como “o governo que mais roubou na História”
Será muito triste vê-los lá, a partir do lado de cá das barricadas!
Dirk Hesseling
Poderia escrever muitas palavras para manifestar o meu TOTAL APOIO a um movimento popular que NÃO PODE PARAR MAIS!!! É óbvio que ESTE MOVIMENTO DEVE SER PACÍFICO, POIS O OBJETIVO É JUSTAMENTE MAIS PAZ, MAIS JUSTIÇA!!!
Temos democracia, sim. Mas é uma democracia ainda muito VERTICAL, comandada por alguns poucos. Chegou a hora de VERTICALIZAR A DEMOCRACIA! Isto significa : O POVO DO BRASIL INTEIRO NA RUA!!!
Caxopa
colega, é incrível ver o tanto de explicações medíocres sobre algo “nunca antes visto na história desse país”!
velhos tolos querendo enquadrar à força suas experiências e modelos antiquados em algo totalmente novo. querem descriditar a arma mais forte do povo que é: SAIR AS RUAS PACIFICAMENTE E FAZER NADA! simples assim né? mas nenhum desses modelóides conseguiu prever. agora tentar “explicar”. comédia pura!
não é a mídia que diz onde, quando ou porque o povo deve se unir. pro bem e pro mau agora o povo se organiza por si só!
Deixe seu comentário