Os integrantes do Movimento Passe Livre no Roda Viva

Tempo de leitura: < 1 min

Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Caiu o nosso muro de Berlim. E agora? – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Os integrantes do Movimento Passe Livre no Roda Viva […]

Mário SF Alves

O MPL está jogando o colete salva-democracia. É pegar ou largar. Junto ao MPL pode ir uma população inteira. E junto à bandeira do MPL, segue junto a maior de todas as bandeiras, a mais imprescindível, aquela que não sequer confeccionada e que sequer precisa ser levantada, posto que é inerente a todo gesto de cidadania. A bandeira da democracia. E é ela que garante tudo ao afirmar que “todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido”. Poder de agregação é o que não falta. Empoderamento demais a novas lideranças de uma esquerda não-ortodoxa? Mas, qual o problema? Heterodoxia e irreverência isso é próprio e essencial a eles.
Enfim, tudo o que se passa é fundamental. É oportunidade única de aprendizado e responsabilização política. A boa e humanamente insuperável Política. Neguem isso a eles e estarão renegando o futuro do País.

_____________________________
De mais a mais, as velhas hienas estão todas aí, de prontidão, algumas às escondidas, e só cavando oportunidade para golpear de vez o Brasil que, enfim, evolui.
_____________________________________
Ainda estamos na fase de crescimento econômico, é bem verdade, mas, são as bases, sem o que, não acumularíamos forças suficientes nem pra recepcionar a generosidade e valentia expressa nas manifestações recentes.

    Alexandre

    O PT agradece gente!!

Nilton Moreira Coutinho

CONFISCO DA POUPANÇA (“Esse povinho não liga pra isso…”)

Sobre a mesa brilhante a questão a ser resolvida. Em torno, dezenas de gravatas e crachás de tecnocratas governamentais, ministros, representantes de bancos e instituições financeiras.
O impasse: com a nova redução da taxa selic no final de maio para 8,5% a.a., ocorreria uma paridade de rendimentos com a tradicional caderneta de poupança, que é isenta de IR, e isso provocaria a migração de bilhões de reais para a poupança, deixando o governo quebrado, sem poder rolar os juros da dívida publica, que é financiada pelos fundos remunerados pela selic.

Iniciando, diz o GOVERNO:

– Nossa casa ta ficando abaixo do nível rua… Isso provoca inundação e teremos sérios problemas…

– Alguém sugere:
– Bem, podemos elevar nossa casa, reduzindo as taxas de Imposto de Renda sobre os fundos… Isso os tornaria mais atrativos e evitaria que ocorresse uma corrida para a poupança.
– NÃO !!!… diz o governo… Isto provocaria uma queda da arrecadação de impostos em aproximadamente 12 bilhões de reais… Como poderíamos manter as obras do PAC, bolsa família, obras pra copa do mundo e olimpíadas, etc.etc… alem de “outras despesas” que sempre ocorrem ?

Então, sugere o GOVERNO:
– Bem … então podemos reduzir as taxas de administração dos fundos. Uma redução de 10 por cento nestas taxas, já daria pra suportar uma selic de no mínimo 8,1 por cento ao ano.

NÃO !!! – Diz o representante dos banqueiros – Isso reduziria nossos lucros anuais em mais de 10 bilhões de reais. Nossos acionistas nacionais e internacionais ficariam irritados com tamanho prejuízo… Pensemos em outra solução…

Após breve silêncio, surge uma alternativa…

– Bem… Já que fica oneroso elevar a casa, porque não “abaixamos a rua” ? Veja… nesta rua tem 98 milhões de contas de poupança… quase meio trilhão de reais… É só reduzirmos um pouquinho o volume de remuneração destes 98 milhões de poupanças, que os fundos continuariam mais atrativos que a poupança, mesmo com selic na faixa de 8 por cento ao ano…

– Mas o pessoal desta rua pode reclamar… vão perder rendimentos…

– Reclamam nada… Na media de saldos cada um vai perder algo entre 4 e 8 reais por mês… Isso multiplicado por 98 milhões de poupança pode chegar a 784 milhões por mês, que multiplicados por 12 meses do ano, chega a quase 10 bilhões de reais, se considerarmos a capitalização também perdida nestes rendimentos mensais.

– Mas isso não se caracterizaria como CONFISCO ?

– Creio que não, porque não estamos confiscando saldos, como fez o Collor… apenas reduzindo rendimentos.

– Mas estes rendimentos, nos meses seguintes, são incorporados aos saldos, e sendo menores, de certa forma estamos confiscando parte do saldo mensalmente….

– Olha… ninguém vai prestar atenção nestas coisas… E além do mais o povo e a opinião publica são a favor da queda dos juros… Podemos reduzir o IPI de espremedores de laranja, liquidificadores, aparelhos de chapinha, etc.etc… e o povo fica feliz, comprando em 24 meses. E além do mais é mês do dia das mães e de decisões de campeonatos regionais… Ninguém ta pensando nesta coisa de rendimento de poupança…

– Então estamos decididos, diz o Governo. Assim nós, banqueiros, investidores, acionistas de bancos, governo, etc.etc. não perdemos nada e ficamos com nossa casa acima do nível da rua. Já que é oneroso elevar nossa casa, abaixamos a rua destes 98 milhões e tudo fica resolvido. Vamos editar a medida provisória e no fim de maio baixamos a selic para a faixa de 8 e pouco por cento….

———————————————————

Quando chegam ao ponto de tentar nos convencer que os juros irrisórios das cadernetas de poupança entravam a queda de juros no país, é porque não querem mesmo olhar pro grande e determinante problema real que são as taxas aplicadas em impostos cobrados no país.

Me sinto incluso num grupo de alienados e na minha visão, basta comparar taxas: fundos pagam IR de 15 a 22,5 por cento, e poupança rende 0,5 ao mês… Onde está o entrave para o dito receio do governo de que ocorresse migração de milhões aplicados em fundos para as cadernetas de poupança ? Bastaria reduzir em 10 por cento a carga de IR cobradas nos fundos, ou seja 13,5 a 20,3 no lugar dos atuais 15 e 22,5 Isso permitiria determinar uma selic na faixa de 8,1 por cento ao ano, preservando a atratividade dos fundos, sem alterar regras de quase 200 anos da pobre caderneta de poupança.
Na verdade, o governo está cobrando dos pequenos poupadores A REDUÇÃO QUE TERIA QUE FAZER NO IMPOSTO DE RENDA DOS FUNDOS E ATÉ NAS TAXAS DE ADMINISTRAÇÃO COBRADAS PELOS BANCOS, para preservar sua preferência pelos investidores.
Concluindo: não se reduz IR dos fundos de investimento nem taxas de administração dos bancos. Resolve-se a questão prejudicando a população de 98 milhões de pequenos investidores.
Isso é CONFISCO SIM…não tenho a menor dúvida.

Nova lei da economia brasileira:
“ É melhor e mais barato baixar o nível da rua do povo do que elevar o piso da casa do governo.”

Nilton Moreira Coutinho

Nilton Moreira Coutinho

O QUE NOS MATA (II)
… MATA GEOVANNAS
… HOLOCAUSTO DE SANTA MARIA

O que nos mata não é a arma do assaltante…
É a caneta do político e seus acordos e negociatas engravatadas nas trocas de votos e apoios aos seus projetos de desvio de verbas.

O que nos mata não é o avião que cai… É o irmão do ex-presidente que faz “loby” nos contratos do governo… e ainda é chamado de “ingênuo”.

O que nos mata não é a falta de médicos e medicamentos nos hospitais. É a cpmf do nosso extrato bancário que não foi aplicada conforme previsto em lei.

O que nos mata não é o acidente da rodovia sem conservação. É o Presidente do Senado (o anterior) que usou nosso dinheiro pra financiar suas escapadinhas de um casamento monótomo, e sustentar o filho de sua amante jornalista; é o presidente senado que enriquece seus familiares e amigos através de atos secretos e nebulosos.

O que nos mata não é a dengue hemorrágica, nem a gripe suÍna. É o dinheiro do mensalão, dos sangue-sugas, dos correios – que ninguem fala mais – que acabou em pizza, e deveria ser investido em saúde e educação.

O que nos mata, não é o assaltante que arrasta crianças pelas ruas. É a impunidade prescrita e instituída pelos recursos “legais” e pelas sentenças vendidas.

O que nos mata é o ministro da defesa – ex-ministro pós-Congonhas – dizer na TV que os preços das passagens aéreas “tem que ser aumentados sim“… “pois se a população quer segurança, tem que pagar mais caro”, que é o mesmo que afirmar que não havia segurança porque os preços eram baratos, e que se equalizarmos, concluimos que devemos pagar “pedágio p´ra não morrer”.

O que nos mata são as bolsas “miséria” distribuídas com fins eleitoreiros, para eleger e reeleger nossos “representantes” num governo onde ocorrem fatos inexplicáveis, “inexplicáveis demais”…

O que nos mata é o Boris Casoy e o Arnaldo Jabour serem calados e condenados só porque entendem “fatos inexplicáveis demais”…

E o Diogo Mainard, além de processado, sofrer ameaças do MR-8…

O que nos mata são as balas que ceifaram as vidas de Geovannas, Joãos Hélio, Adrieles, Brunas, dos alunos da escola Tasso da Silveira, em Realengo, e Julias, Juans, Joãos Roberto, Yasmins, Ramons, Fabianas, Alanas, Julianas e Wesleys… e outras que não lembro.
O que nos mata não é o policial despreparado, a quem o estado entrega uma farda e uma arma. É o dinheiro desviado dos investimentos em educação e segurança pública; que poderia ser investido na formação de policiais conscientes do dever de proteger e zelar pelo bem estar e segurança da população.
O que nos mata não é a bala perdida no tiroteio entre traficantes e policiais…é a corrupção que liberta assassinos, que vende sentenças, que deixa circular armamentos pesados, e que jamais condena os poderosos.
O que nos mata não é a terra que rola dos morros. É a verba desviada pelos políticos para enriquecer suas contas bancárias, e que legalmente era destinada a habitação, meio ambiente, infraestrutura, etc…
O que nos mata não é a casa noturna que incendeia. É a corrupção que autoriza o funcionamento de empresas sem que respeitem os mínimos itens de segurança e bem estar de seus freqüentadores.
O que nos mata é a “lei da ficha limpa”, que permite a posse de político condenado pelo STF, no cargo de senador – aquele mesmo das escapadinhas com a amante, notas frias, etc… – e ainda ser eleito presidente do senado.

A imprensa inglesa tem toda razão…

Somos mesmo ” BRASIL, UM PAIS DE TOLOS ! “

Nilton Moreira Coutinho

Nilton Moreira Coutinho

A PIRÂMIDE VIRADA
(Nilton Moreira Coutinho)
Eram dois.

Eram “fiscais de feira”, identificados pela inscrição em seus velhos e desbotados jalecos pretos. Os rostos barbados e os sapatos empoeirados transmitiam uma impressão de desleixo e relaxamento. Tomavam café ao meu lado, comendo pão com manteiga.

Quando terminavam, juntou-se a eles um terceiro, mesmo jaleco preto desbotado, mas com a inscrição “Supervisor de Postura”. Este tomou café com sanduíche de queijo e ovo.

Eu havia caminhado para porta da padaria, observando as tristes manchetes dos jornais de domingo da minha cidade e do meu país, caóticos e arrasados.

Logo os três se retiraram, sinalizando para uma das mulheres da padaria, que parecia ser a gerente, sem pagar nem perguntar o valor devido. Dirigiram-se para a feira livre… foram “trabalhar”…

Fiquei ali pensando no episódio que acabara de assistir. Na certa eu presenciara a fecundação e o nascimento do embrião do câncer que puxa o gatilho das armas dos assaltantes e traficantes, e que depois chega engravatado e brilhante, nos ternos que carregam corpos pelos reluzentes gabinetes dos governantes e dos políticos. Ali estava o começo de tudo: a corrupção, a ”carteirada”, ou melhor, a “jalecada”.

Não consegui evitar a pergunta: e se eu agisse da mesma forma ? Por certo os funcionários da padaria chamariam a polícia e eu seria interpelado, preso, quem sabe até agredido… ou morto. Afinal, não tenho jaleco nem carteirinha de “fiscal de feira”… e muito menos de “supervisor de postura”. Logo fui assolado por outra pergunta: como será que fazem o seu “trabalho” na feira livre ? Preferi não ousar responder …

Caminhei para a igreja levando um sentimento misto de preocupação e de revolta, por viver num país onde a cidadania é só uma palavra escrita e pronunciada… mas vazia do mínimo conteúdo que como palavra deveria representar. Por um momento conseguir sorrir, lembrando que um deles era “supervisor de postura”…

Uma triste ironia, mas me fez sorrir, achando desgraçadamente engraçado..

Comecei a imaginar o quanto custa isso pra sociedade. O custo financeiro e o custo moral, a sinergia da violência, que inicia a pirâmide virada, que vai se abrindo em leque, diagonal e verticalmente, assumindo outras formas e modelos mais sofisticados e agressivos de corrupção, tomando o espaço da decência e da moral.

Uma pirâmide virada, de bico no chão, que cresce para os lados e para cima, e finca sua ponta envenenada no solo do meu país, fazendo germinar todas as formas de corrupção. Suas paredes são pichadas de uniformes e crachás de policiais, fiscais, secretários de órgãos governamentais, funcionários de chefia e cargos elevados, juizes, ministros e desembargadores… E, no mais alto escalão, os políticos municipais, estaduais e federais.

Eu vi a primeira gota de sangue da moralidade ferida, da justiça, da cidadania e da decência agonizantes . E num lampejo, a pirâmide em zoom, me mostra ainda os gabinetes e as mordomias: as contas no exterior, os subornos, as comissões, os mensalões e os “caixa 2”.

Eu vi o começo de tudo… mas fico pensando: de onde vem essa cultura imoral, de levar vantagem, de se aproveitar da função, do cargo, do uniforme ? De priorizar a vantagem financeira e material em detrimento da moral e da justiça pela qual deveriam zelar ?

Eu não sei… infelizmente eu não sei !

http://colunistas.ig.com.br/claudioabramo/2009/07/17/a-piramide-virada/

Pedro Cartas

Atenção MPL: a Rede Globo de Mentiras está louca para às vésperas da votação da PEC 37 usar o movimento de vocês como massa de manobra, tal como fez com o Collor no passado não muito distante manipulando os cara-pintadas. A Globo, Veja, PSDB e outras corjas são contra a PEC pois usam a corporação do MP para perseguir políticos progressistas e ao mesmo tempo proteger a gang do PSDB. Vamos defender a PEC 37 e acabar com o Estado Policial opressor dos cidadãos. Se a Globo e a Veja são contra a PEC 37, então seremos a favor!!!!

Pedro Cartas

O MPL deveria ir muito além do sonho e ser mais pragmático, cobrar de Haddad que ele faça como Brizola em 1982, decrete a encampação das empresas de ônibus do município de São Paulo e crie uma estatal do município para operar o sistema. Sem a margem de lucro dos empresários a tarifa poderá cair muito e ficará tudo resolvido. Estudantes, desempregados e idosos não pagariam a tarifa. O único porém é que ele não teria mais o jabá para a campanha de reeleição pago por estes empresários corruptores de governos.

lidia virni

Quanta lucidez, Emilio. Obrigada por seu comentário, quem dera a maioria tivesse essa visão da realidade.

alfredo vinci

é engraçado, o ano que vem tem eleições e com certeza esta galera do passe livre, vão continuar votando em tiririca, Geraldo Alkimim, Aécio Neves, magalhães, romário, maquito. Poxa ! oa passagem de onibus se for bem é muito mais baixa do que no interior de são paulo, mesmo pq existe a interligação, de onibus ou sej se paga uma passagem e pode pegar mais que onibus para trabalhar, Não foi um aumento em são paulo mas sim um risório reajuste, de 0,20 centavos. auemnto é quando for abusivo. Voces deveriam sim protestar contra a segurança publica em são apulo, a ditadura do PSDB a 20 anos no poder em são paulo, a educação uma vergonha nacional, a corrupção ainda prevalesce a anos e ainda continua, não somente dos grandões la de cima mas entre os que sonegam imposto. é isso até agora não se tem noção do que na verdade esta acontecendo estes protestos,Estão pritestando do que afinal…..Temos que protestar tambem, contra as musicas que insinuam os jovens a beber, beber e fumar, insinuam, a violencia através do funk, e suas danças quase pornograficas, Enfim na verdade ja fui estudante universitario e grande maioria dos estudantes ao invés de estar na sala de aula, vivem nos butecos tomando todas, e ainda se dizem no direito de protestar, sendo que nem moral se tem…é isso democracia com civilização sou a favor, mas todo protesto tem que ter fundamentos…

ERNANDO PELUSO

Boa tarde,

Este momento se constitui numa rara oportunidade dos governantes comprometidos com a causa popular colocarem as coisas em pratos limpos. É hora de se reunir com a comunidade e esclarecer os preços das tarifas de transporte urbano. O que cada parte contribui: empresários, poder público e usuários. Dar exemplos de funcionamento de outras cidades com porte semelhante às nossas. É momento de esclarecer e de cobrar de quem for responsável. Não é possível que um pequeno grupo de empresários, dizem constituir-se em uma “máfia dos transportes”, ganhem milhões de reais e o trabalhador pague esta conta, quer diretamente pela passagem, quer indiretamente pelos tributos.

Artur Scavone: Explosão jovem cheira mais primavera que pólvora e gasolina – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Os integrantes do Movimento Passe Livre no Roda Viva […]

Sergio

Ja esta virando ato político em campanha pois emissoras e jornais na internet ja vazem a manipulação contra o governo federal e deixando o governo estadual e municipal de lado agora omovimentacao do passe livre e da oposição .

Julio Silveira

Vou torcer para que esse pessoal que está levando essa bandeira, e que por causa de tantas outras deficiências politicas e publicas acabam por canalizar uma representatividade que não é deles, não percam o foco da realidade e não caiam no canto da sereia sempre oportuno criado pelos artífices midiáticos, que no decorrer dos tempos tem conseguido converter anseios em estrelas e vedetes.

Artur Scavone: Mais cheiro de primavera que de pólvora e gasolina – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Os integrantes do Movimento Passe Livre no Roda Viva […]

marilamar

a merda do Brasil foi feita na DITADURA, e depois no desgoverno traíra do FHC, quero dizer que tudo que nao presta nos Tres Poderes foi enraizado pelo FHC, Serra e outros F.D.Ps., sobrou o Podre Judiciario, em especial o STF do Gilmar Mendes, Marco Aurelio, Eros Grau, Ayres de Brito, Ellen Gracie, Celso Melo, Direito, Toffoli, Luiz Fux, Joaquim Barbosa, Weber, e mais alguns….., sem falar no STF, MPF, MPE, TJs além dos PGRs Gurgel, Antonio e outros porcarias, enfim, o Brasil tem justiça só para os RICOS. Tem que extinguir todo o PODRE JUDICIARIO, O MAIOR MAL DO BRASIL!!! e os politicos da oposiçao, todos sem exceçao, sao a propria CORRUPÇAO???

    Roberto

    E viva o Zé Dirceu….VIVA!!!!!!!

    Julio Silveira

    Viva na tua casa. Fora da minha.

    Rosemary LULA

    Viva LULA. Nosso querido presidente.

adenildo tavares dos santos

Apoio todos os movimentos desde que sejam pacíficos. Sou policial e também sou Advogado, acho que os líderes de todos os movimentos no país deveriam cobrar não só a questão do Passe livre e sim convocar todos os cidadãos brasileiros para irem até a frente do Congresso Nacional apresentar um projeto de mudança na Constituição Federal:
1º) no sentido de alterar a punição ao menor de idade, ele seria avaliado por uma junta médica logo após o crime, que iria falar se ele sabia o que estava fazendo ou não e no caso positivo, seria autuado como maior e o maior que utilizar menor em seus crimes teria sua pena duplicada e não reduzir a maior idade que é uma enganação;
2º) o servidor público e geral principalmente os políticos teriam que ganhar bons salários, mas em contra partida não teriam o direito de se envolver com corrupções ou desvios de verbas, porque senão pegavam 15 anos de cadeia sem progressão de regime e seriam confiscado pelo Estado todos os seus bens;
3º) transformar todas as penitenciarias do país em presídios industriais onde o preso teria que trabalhar para indenizar suas vítimas e se manter;
4º) acabar com progressão de regime, semi-aberto e liberdade provisória, que servem para gerar a impunidade e aumentar a violência;
5º) obrigar os governantes a aplicar melhor as verbas públicas sem desperdícios;
6º) o usuário de drogas quando fosse detido seria encaminhado ao juiz que poderia oferecer duas opções: 05 anos de reclusão sem progressão de regime ou 01 ano de tratamento mediante apresentação de exame médico periódico para comprovar que não estaria usando drogas.
7º) exigir a convocação do Poder Constituinte para tal, uma Constituição é um retrato de uma época e a nossa era um retrato daquele momento, ou seja ela já não atende mais a nossa necessidade atual;
Nós temos uma das maiores cargas tributárias do mundo, portanto, deveríamos ter a melhor segurança pública, os melhores colégios, os melhores hospitais, enfim, a contrapartida do governo em relação ao bem estar social deveria ser a melhor possível.
Obs: não levem para o lado da violência, não aceitem a destruição dos bens públicos e, principalmente, não tenham a policia como inimiga, pois ela é composta por Cidadãos como vocês e só cumprem com o seu dever constitucional. Grato
Adenildo

    Emilio

    Adenildo,

    Nós não temos uma das maiores cargas tributárias do mundo, isso é falso, apesar de muito difundido pela mídia. As maiores cargas tributárias do mundo são maiores que 50% do PIB, e a brasileira fica em torno de 37%.

    Também é uma distorção muito grande dizer que os países que têm cargas de 50% do PIB têm excelentes serviços públicos e o problema é que o Brasil tem carga de 37% e serviços horríveis. 50% de um PIB per capita de 50 mil dólares, como o caso da Noruega, geram de arrecadação 25 mil dólares por habitante. 37% de um PIB per capita de 13 mil dólares, como no caso do Brasil, geram de arrecadação cerca de 4 mil dólares. É uma distorção comparar serviços públicos noruegueses e brasileiros e comparar os números 50% e 37%. O justo é comparar os serviços públicos e os números 25 mil e 4 mil. Não dá pra manter a mesma qualidade com 6 vezes menos dinheiro. Não existe essa mágica. Você consegue manter um padrão de vida minimamente parecido com o de quem ganha 6 vezes mais que você?

    Esse argumento falacioso de comparar a carga tributária como porcentagem do PIB com a qualidade dos serviços públicos é outra das falácias divulgadas pela mídia.

    O que você acha que está por trás de tanta divulgação de falácias?

    Abs,
    Emilio

    marcosomag

    Na verdade, a carga tributária brasileira é de pouco mais de 20% pois os economistas de direita colocam a contribuição previdenciária como tributo, o que ela não é. O dinheiro é dos trabalhadores e o governo faz parte do controle tripartite Estado/Trabalhador/Empresário.

    Sem contar que o IR no Brasil é ridículo. 27% de alíquota máxima, exclusivamente em cima da classe média pois os ricos não pagam nada. Na Europa, a alíquota máxima chega a 70% nos países de maior padrão de vida.

Deixe seu comentário

Leia também