Theófilo Silva: “Cometi o mais imperdoável dos crimes”

Tempo de leitura: 3 min

Sobre Censura e Pontapés

por Theófilo Silva*

Shakespeare nos diz em Tímon de Atenas, que “Nenhum homem vai para o túmulo sem levar no corpo a marca de um pontapé dado por um amigo”. Se os amigos nos dão pontapés, o que não podem fazer outras pessoas? Já levei tantos pontapés na vida que perdi a conta. Portanto, quando fui impedido de emitir minha opinião, como vinha fazendo semanalmente, há cinco anos no Site do Jornal O Globo, Blog do Moreno, não me assustei, encarei como mais um chute, desses que a vida nos dá de vez em quando.

Afinal de contas a verdade é dura, incomoda e dói! Cometi o mais imperdoável dos crimes no Brasil: mexi com uma corporação. Jornalista não critica jornalista, como disse o dono do Blog – citei o nome de um jornalista e sua revista (Policarpo Júnior e Veja), que estão na boca de todo mundo. O corporativismo é a maior praga do país. Aqui, mesmo o maior dos criminosos, se pertencer a alguma categoria, é protegido por uma guarda pretoriana, impossível de ser furada. Quando um deles é pego, a primeira declaração que a corporação dá é: “É preciso cortar na própria carne!”. E não cortam. Que carne, que corpo?

Não sou jornalista profissional. Escrevo, apenas. O jornalismo é uma escada para a literatura. Jornalistas podem se tornar grandes escritores, a história está cheia deles. Estão aí, Jonathan Swift, Mário Vargas Llosa e Gabriel Garcia Marquez para provar. Mas poetas, romancistas, ensaístas, embora não saibam montar pautas, matérias e entrevistas, sabem opinar.

É preciso denunciar o grande circo em que se tornaram as relações entre políticos e a imprensa. Um jogo danoso para a sociedade, do tipo “eu te protejo, tu me proteges e juntos nos protegemos todos, assim nos locupletamos”. Um jogo em que a informação é eivada de mentiras! Não faço parte desse jogo, nem sou franco atirador. Busco a verdade, o fato, “verum facto”, e com ela uso a imaginação para torná-la mais interessante aos olhos dos leitores. Para isso, conto com a ajuda do meu mestre William Shakespeare que, como um farol, ilumina o que escrevo para a alegria dos leitores.

Muitos lutam para pegar “os nacos jogados pelo chão”; luto para fazer algo legítimo! Algo que torne a vida, tão cheia de mentiras e embustes, algo digno de ser vivido. Sigo o lema do Dr. Johnson – o maior dos ensaístas em língua inglesa – “A mente só repousa na solidez da verdade”. Que é um princípio cristão. Já que Cristo disse: “E direis a verdade e a verdade vos libertará”. Sob este princípio somos todos cristãos.

A filosofia discute o que é a verdade, a literatura acredita nela. Nietzsche, em seus aforismos, afirma que “Nós precisamos de arte para que a realidade não nos esmague”. É a arte que suaviza essa vida “cheia de som e fúria” e armadilhas de que falava Shakespeare.

Quanto ás corporações, os grandes impérios da mídia, que manipulam e escondem os fatos, que não dizem a verdade, a tecnologia está se encarregando de dobrá-los. Os jornalistas de talento estão abandonando-os – algumas publicações são exceções – cansados de serem humilhados, e de cumprir uma pauta que os faz vomitar, impedidos que estão de mostrar os fatos, eles estão criando seu próprio espaço, os Blogs. O que não impede que muitos blogueiros não passem de pistoleiros pagos – falei deles no meu artigo Refúgio de Canalhas. Mas tem muita gente séria nesse negócio.

Minha resposta à censura é continuar no mesmo tom, e lançar o meu livro Shakespeare Indignado, uma coletânea de artigos que escrevi nos últimos cinco anos, em que fiz o que Cervantes recomendou: “Acertei contas relativas a ofensas e insultos, corrigi injustiças, puni arrogância, derrotei gigantes e pisoteie monstros”.

Apoie o jornalismo independente

Quem pensa assim está comigo e com a verdade! E vamos em frente!

*Theófilo Silva é autor do livro A Paixão Segundo Shakespeare.

Leia também:

Congresso em Foco: Os 44 ex-defensores de Demóstenes no Senado

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Yarus

http://www.ailtonmedeiros.com.br/colunista-se-ret

"COLUNISTA SE RETRATA DEPOIS DE SER CENSURADO PELO JORNAL
O jornalista Jorge Bastos Moreno foi obrigado a retirar de seu blogue um texto do colaborador Théofilo Silva.

Além de censurado, Moreno pediu desculpas públicas ao chefe da sucursal de Veja em Brasília, Policarpo Jr. E recebeu uma “grave e merecida advertência” do diretor de redação, Ascânio Seleme, por conta da publicação do artigo.

Confiram abaixo a retratação. Mais humilhante, impossível:

FORA DOS TRILHOS

Pedido de desculpas da Rádio do Moreno

A Rádio do Moreno acaba de tirar do ar o artigo do colaborador Théofilo Silva, que atenta contra os princípios mais elementares do jornalismo, no que se refere, principalmente, à apuração de denúncias. Reza o bom jornalismo que a denúncia em si não é notícia. Só depois de apurada e ouvida as partes envolvidas…"

ESPERA AÍ! DESDE QUANDO O PIG CUMPRE "PRINCÍPIOS ELEMENTARES" DO JORNALISMO?

bene bugrão

É isso aí Theófilo, nunca é tarde pra sair da merda e fazer jornalismo sério. Por um tempo vamos ficar de olho rm você!!!

arthos

Bravo! Bravíssimo! Theófilo Silva. A história o honrará.

sil

veja os comentários também

eraklito

Parabéns Theófilo, pela coragem e maturidade.
Enquanto isso, esse tal de Policarpio fico no azedume da vejinha.

Marcelo de Matos

Vou procurar esse artigo Refúgio de Canalhas. É bem perceptível o espírito de corpo em todas as mídias. Tanto que pouquíssimas vozes se erguem contra os Policarpos da vida. Noto que alguns blogs parecem mesmo refúgios. Tem aquela tópico quem somos, mas, ali só falam qual o objetivo do blog, em termos genéricos: liberdade de opinião, desde que não haja preconceito, etc. Estão surgindo uns blogs bem montados e ninguém sabe quem patrocina.

marta

O blogs também estão contaminados por blogueiros limpinhos. Entrei no blog do Reinaldo Azevedo só para ver o que ele falava do Demostenes. Nada. Falava sim, da Dilma que brindou o encontro com Obama com cachaça ( deturpou!) e disse em outra reportagem que o advogado de "cachoeira" é o o ex-ministro da Justiça no governo Lula Márcio Thomaz Bastos ( fez questão de lembrar que era do governo Lula , misturando as coisas). Foi o que eu pude ver entre outras noticinhas dele defendendo o papel da igreja contra os homossexuais, etc… Nenhum alarde como faria se o abutre demostenes e governo de goiás, fosse petista.

Gerson Carneiro

"Se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo" – Mais uma vez – Renato Russo.

Cansei de ver pessoas sacanas se darem bem em meu trabalho. Há horas que a mentira parece que impera. Parei de tentar ser o carpinteiro do mundo. Pessoas sacanas sempre existiram, e sempre existirão.

Cansei de ser ingênuo; cansei de sofrer.

Hoje só quero fazer o que eu gosto e o que me dar prazer.

Estamos de passagem. A morte vem para todos: sacanas ou não.

[youtube unNVi_EjqRE http://www.youtube.com/watch?v=unNVi_EjqRE youtube]

ricardo silveira

De fato, já passou da hora de ficar criticando essa mídia fascista, golpista, escravocrata, partidária, mentirosa, etc, Ela só existe porque permitem que exista. O governo Lula quase caiu com a história do "mensalão" e o Paulo Lacerda da ABIN foi aposentado com esse mesmo jornalismo criminoso, entre dezenas casos com o mesmo grau de delinquência. E isso não se resolve com controle remoto. Por que o governo não quer o marco regulatório das comunicações se esse tipo de mídia que temos impede a existência do espaço público democrático?

Cancão de Fogo

A forma como o Globo reagiu em defesa do jornalista Policarpo Jr. da Veja, mostra que esse jornal também está envolvido nas informações colhidas de Carlinhos Cachoeira. Ou seja, a Veja repassava as informações colhidas ilegalmente do bicheiro para o Globo. Por isso, fica evidente, essa preocupação do Globo em defender a Veja e seu jornalista. O objetivo de prejudicar o governo do PT é tão grande no meio midiático que vale qualquer tipo de informação, mesmo que oriundo da contravenção penal. Mesmo que fornecido por um bandido do tipo Cachoeira. Agora, pensam, vamos dar as mãos e nos defendermos. Passada essa avalanche, pensam, vamos encontrar outro bandido que nos forneça gravações clandestinas para utilizarmos contra o governo Dilma ou qualquer outro que não seja do PSDB/DEM.

pperez

Uma receita que venho fazendo e sugiro aos amigos, é enviar para seu circulo de amizades essas materias dos blogs progressistas com a seguinte mensagem:" Leia aqui e agora o que vc jamais lerá nos jornais vendidos nas bancas de jornais, ou verá na Globo"
Creio que não faremos a consciencia de milhares de pessoas mudar, mas pelo menos, uma semente em algumas delas do que é surrupiado ou manipulado pelo PIG começara a aparecer!

jose antonio batata

Theófilo Silva é o herói do povo Brasileiro. O Policarpo júnior é apenas um office-Boy do Carlinhos Cachoeira.

tom

"Jornalista não critica jornalista". Acho que essa não é a afirmação correta. Do mundo do crime, vem a frase correta: "Bandido nao cagueta bandido".

Regina Braga

Companheiro,se até o Merval escreve…sem pauta,sem matéria,sem entrevista…só repetindo, dá a deixa Kamel…È melhor ser censurado do que ser papagaio.

Vanderlou oliveira

Meu caro Theófilo, o que Cervantes recomenda, você segue ao pé da letra em todo artigo que escreve. Melhor que ser global é não ter medo de ser verdadeiro. O resto é jogo de comadres. Afinal, todo global segue a máxima do Figueiredo: quem tem pauta tem medo.

RicardãoCarioca

Esses blogueiros limpinhos estão lá tão somente para emprestar voz, corpo e nome à opinião do patrão. Triste forma de ganhar a vida.

abolicionista

Que ninguém venha mais questionar a existência do PIG, operando em plena atividade.

Fabio R

Azenha, esta postagem é uma verdadeira porrada no jornalismo tradicional. Parabéns por tê-la apresentado em primeira mão na blogosfera.

Gioconda Brasil

Mas, me digam uma coisa? Este Jornalista ai não é o tal que foi defenestrado pelo Pig e agora está tentando enturmar com os Blog Sujos?
Se for não vai dar para lhe dar crédito! Eu estou meio por fora, mas se este jornalista era da Oposição e agora porque foi defenestrado quer dar uma de arrependido , podens crêer é muito tarde!

Sérgio Lòssio

Os Blogs vão engolir os globos! É mesmo um crime mexer com o império global. Abandonei o Moreno e tô seguindo o Theófilo. Mande brasa, amigo!

Gersier

"Mas poetas, romancistas, ensaístas, embora não saibam montar pautas, matérias e entrevistas, sabem opinar".
Pois é,já alguns pseudo jornalistas que nem pauta são capazes de montar,cumprem as "determinações" dos patrões sem pestanejar,e opinam sobre o que não entendem.

Deixe seu comentário

Leia também