
Um destino turístico vazio, vítima de falta de planejamento e corrupção
Fotos e imagens de Luiz Carlos Azenha
Da Redação
Caros leitores, este é o primeiro mini-doc produzido pelo Viomundo, de muitos outros que virão sobre temas polêmicos no Brasil. É cortesia dos leitores-assinantes deste site (torne-se um deles).
É sobre o aeroporto que o então governador Aécio Neves, de Minas Gerais, hoje candidato ao Planalto pelo PSDB, mandou reformar no município em que a família dele tem terras.
Explicação oficial: fomentar o turismo no balneário de águas quentes de Montezuma, no norte do Estado.
Montezuma fica a cerca de 60 km de Rio Pardo e a 100 km de Taiobeiras, com 30 mil habitantes cada. Em ambas, a pista do aeroporto ainda é de terra.
Aécio Neves foi governador de Minas Gerais entre março de 2003 e março de 2010. Foi sucedido por Antonio Anastasia. O prefeito cassado de Montezuma a se que refere um entrevistado no vídeo é Erival José Martins, que ocupou o cargo de 2008 a 2013, até ser afastado. Todos pertencem ao PSDB. O ex-prefeito foi cassado sob a alegação de trocar cestas básicas de um programa de alívio à seca do estado de Minas por votos, quando se reelegeu em 2012.
Tanto o dinheiro para a reforma do aeroporto quanto para reforma do balneário vieram do governo estadual mineiro.
Apoie o VIOMUNDO
O município onde Aécio e a irmã dividem os 900 hectares herdados do pai fica a cerca de 290 kms de Montes Claros, a maior cidade da região, que tem vôos regulares, 400 mil habitantes e uma pista de 2.000 metros. A pista de Montezuma, que tem apenas 8 mil habitantes, é de cerca de 1.300 metros e nunca foi homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A edição é de Padu Palmério.
Para ver em tela maior, clique no vídeo e vá para nosso endereço no Vimeo:
Para saber mais sobre este assunto, antes ou depois de ver:
1. O que a Globo vai descobrir se o jatinho do JN pousar em Montezuma
2. Choque de gestão: Montezuma tem aeroporto, não tem maternidade
3. O naufrágio do plano de Aécio de incentivar o turismo em Montezuma




Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!