por Conceição Lemes
Nesse domingo 29, publicamos a denúncia feita por Lira Alli, do movimento Levante Popular da Juventude: Camisinha Prudence faz apologia ao estupro.
A pressão nas redes sociais foi tão intensa que cerca de 24 horas depois a Prudence retirou a propaganda postada na sua página do Facebook. O leitor Marco Magri nos repassou a informação. O esclarecimento do fabricante:
A PRUDENCE retirou o do ar o conteúdo postado em nossa página do Facebook em 16 de julho sobre a “Dieta do Sexo” e pede desculpas aos seus consumidores.
Reiteramos que o conteúdo não é de autoria da Prudence e vem sendo publicado por diversos blogs na Internet desde 2007, o que não nos isenta da responsabilidade da revisão do conteúdo, que neste caso foi inadequada e portanto retirado do ar.
Reforçamos que a intenção era contar de forma divertida quantas calorias um casal pode perder durante uma relação sexual e suas preliminares e jamais fazer alusão a qualquer outra prática.
A PRUDENCE é uma marca da DKT do Brasil que é uma das filiais da DKT Internacional, empresa sem fins lucrativos e que atua em diversos países em desenvolvimento. Nosso objetivo é reforçar a conscientização sobre a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais, pois acreditamos que é uma das principais demonstrações de respeito com o próprio corpo e com o de seu parceiro. Por isso, recriminamos todo e qualquer tipo de abuso, violência sexual ou discriminação, e tirar a roupa da parceira sem consentimento é abuso sexual e é crime.Reforçamos nosso compromisso em defesa da saúde pública e do desenvolvimento social e apoiamos a causa, e iremos criar uma campanha contra a violência sexual. Estamos à disposição para conversar e esclarecer qualquer dúvida através de Inbox no Facebook.
Ainda bem que a peça saiu do ar. Afinal, reforça estereótipos machistas e trata, sim, o estupro de forma corriqueira, banal, como uma “brincadeira a dois”, legitimando a violência sexual.
Deve ter pesado na decisão a forte reprovação na internet ao anúncio, que poderia fazer um estrago no órgão mais sensível de toda empresa — o bolso. Por exemplo, a maioria dos leitores do Viomundo que comentou no blog e na nossa página do Facebook condenou-o; uns poucos, homens e mulheres, não viram qualquer problema na peça publicitária.
Selecionamos uma pequena amostra dos embates no Facebook:



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Entre os comentários do blog, destacamos a discussão acalorada entre os leitores Carlos e Carolina.


Portanto, parabéns à Lira Alli, que detectou o anúncio absurdo, inadequado, e tomou a iniciativa de denunciá-lo. Parabéns também aos leitores que disseminaram a informação e enriqueceram o debate.
Em tempo: nós vetamos vários comentários no blog e no Facebook sobre este tema, porque eram muito agressivos ou desrespeitosos com a autora ou com os demais comentaristas. Assim como na publicidade, viva a criatividade, abaixo a grosseria.
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