Correio do Brasil: A prisão de João Faustino no RN

Tempo de leitura: 6 min

Prisão de João Faustino lança novas suspeitas de corrupção contra Serra e Kassab

27/11/2011 13:11,  Por Redação, com colaboradores – de Natal e São Paulo

No Correio do Brasil, sugerido pelo TC

O suplente de senador João Faustino Ferreira Neto permanece no hospital, nesta segunda-feira, à espera da manifestação da equipe médica e, tão logo receber alta, seguirá pra prisão novamente.

Sob custódia da polícia potiguar, o estado de saúde do suplente de senador João Faustino Ferreira Neto foi considerado regular pelos médicos da Casa de Saúde São Lucas.

No boletim médico, liberado na manhã de domingo, esclarece que o político passa bem e deverá receber alta em breve.

Por volta das 15h do sábado, João Faustino havia reclamado de dores no peito enquanto estava preso no quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Uma vez liberado do hospital, Faustino voltará para a cadeia, nos arredores de Natal.

João Faustino é suplente do senador Agripino Maia (DEM-RN) e homem de confiança do candidato tucano derrotado nas últimas eleições, José Serra. Na época em que Serra ocupava o Palácio dos Bandeirantes, Faustino despachava diretamente com ele. Como subchefe da Casa Civil, era subordinado ao então chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, hoje senador do PSDB.

Quando Serra se lançou candidato, João Faustino passou a coordenar a arrecadação de fundos de campanha fora de São Paulo. No Estado paulista, a coordenação era de Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto, alvo também de investigações da Polícia Federal por suspeitas de desvios de recursos destinados ao complexo viário conhecido como Rodoanel.

A prisão de João Faustino ocorreu na manhã desta quinta-feira, no bojo da da Operação Sinal Fechado, deflagrada pelo Ministério Público Estadual. O MP investiga supostas fraudes no Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (DetranRN), nas quais o nome de João Faustino aparece como membro da suposta organização criminosa. Policiais militares da Companhia de Policiamento Ambiental (Cipam) realizam a escolta do político, que permanece sob tutela do Estado.

Na manhã deste sábado, os médicos do Hospital São Lucas, nesta capital, divulgaram boletim no qual informam que João Faustino permanece internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital. As visitas estão restritas aos familiares conforme determinação da equipe médica assistente e normas da instituição.

Leia, na íntegra, a nota do Hospital São Lucas:

Informamos que o senhor João Faustino Ferreira Neto encontra-se hospitalizado na Unidade de Terapia Intensiva da Casa de Saúde São Lucas desde as 15 horas do dia 26 de agosto do corrente ano, ora sob tratamento médico especializado. O estado clínico do paciente é regular.

As visitas estão restritas aos familiares conforme determinação da equipe médica assistente e normas desta instituição.

Natal, 27 de novembro

Miguel Angel Sicolo – Coordenador Médico
Francisco Edênio Rego Costa – Médico Cardiologista

Sem habeas corpus

Os envolvidos na Operação Sinal Fechado que tiveram a prisão preventiva e temporária decretada seguem detidos no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Nesta sexta-feira, o desembargador Herval Sampaio negou o pedido de habeas corpus impetrado em favor de João Faustino e do empresário Marcus Vinícius Saldanha Procópio. Para o magistrado, o período da prisão temporária – cinco dias – não é suficiente de acarretar sérios prejuízos aos prisioneiros. Juíza da 6ª Vara Criminal de Natal, Emanuella Cristina Pereira Fernandes também indeferiu o pedido de revogação da prisão de outros sete detentos.

Para o desembargador Sampaio, que substitui o desembargador Caio Alencar no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a prisão de João Faustino e Marcus Procópio torna-se necessária devido à complexidade do caso, em que se investiga uma suposta organização criminosa muito bem estruturada, constituída por pessoas influentes no Rio Grande do Norte que tendem a interferir na busca de elementos probatórios feita pelo Ministério Público. O magistrado acrescentou, em conversa com jornalistas, que a análise do material apreendido até o agora implicará, certamente, na realização de outras diligências, diante da possibilidade do surgimento de novas provas, o que justifica a manutenção dos réus em confinamento.

O desembargador Sampaio também negou o pedido de prisão domiciliar feito pelos advogados de João Faustino. A defesa do ex-parlamentar argumenta, nos autos, que ele é uma pessoa idosa (70 anos) e sofre de problemas cardíacos. Herval Sampaio afirmou que o pedido não se justifica, pois o período de prisão é breve e o tratamento da cardiopatia não será interrompido, pois é feito a base de medicamentos. “A substituição da prisão domiciliar não é cabível em prisão temporária, sob pena do objetivo da mesma perder o seu sentido”, sentenciou.

Na véspera, a juíza Emanuella Fernandes também indeferiu o pedido de revogação da prisão de José Gilmar de Carvalho Lopes, Marco Aurélio Doninelli Fernandes, Nilton José de Meira, Flávio Ganem Rillo, Carlos Theodorico de Carvalho Bezerra, Fabiano Lindemberg Santos, e Edson César Cavalcante Silva. Segundo a magistrada, os suspeitos integram a quadrilha que fraudou o Detran/RN e devem permanecer presos para “resguardar toda a investigação criminal que envolve outros elementos de prova que não apenas a busca e apreensão”.

Ex-governadora citada

Entre os denunciantes do esquema de corrupção que piora a situação da direita no país, o empresário José Gilmar de Carvalho Lopes, conhecido como Gilmar da Montana, confirmou em depoimento que teria informações sobre atividades ilícitas da ex-governadora Wilma de Faria. Ela e Iberê Paiva Ferreira de Souza, outro ex-governador do Rio Grande do Norte, “receberiam cotas de lucro do consórcio Inspar”, disse Carvalho Lopes aos promotores. A informação divulgada pelo promotor de Justiça Eudo Rodrigues Leite foi confirmada pelos advogados Diógenes da Cunha Neto e Augusto Araújo, que representam o empresário perante a Justiça.

Segundo os advogados, Gilmar não chegou a presenciar a suposta concretização da garantia das cotas de lucro no consórcio Inspar. Porém, em envolvimento com outros membros da suposta organização criminosa, teria ouvido falar que o ex-governador Iberê de Souza e a atual governadora, Wilma Faria, receberiam, cada um, 15% da cota de George Olímpio no consórcio Inspar. Olímpio, apontado como chefe da organização criminosa, detinha 40% do total do consórcio que iria realizar a inspeção veicular ambiental no Rio Grande do Norte.

Os advogados de defesa de Gilmar alegam que ele havia ingressado no negócio de forma lícita. Proprietário da construtora Montana, Gilmar foi contratado pelo consórcio Inspar para construir a maioria de suas sedes em todo o Estado. “O empresário foi convidado para construir as sedes. O relacionamento das partes era comercial. Não fazemos parte do consórcio”, disse, nos autos, o advogado Diógenes da Cunha Neto. Apesar das informações liberadas no depoimento inicial, os advogados esclareceram que não existiu oferta de delação premiada, e que este recurso demanda tempo e análise.

Nota de Wilma

Logo após ser lançada ao centro do episódio que abala a aliança conservadora no poder, a ex-governadora Wilma Faria emitiu nota na qual questiona a deflagração da operação do Ministério Público em que seu nome é envolvido. “O envolvimento do meu nome é um ato de absoluta má fé. Não sou ré e as 189 laudas da petição do ministério público mostram que não sou. Não há na peça acusatória nenhuma denúncia que exija de mim pelo menos uma explicação”, alega.

Na nota, ela lança ataques a líderes políticos supostamente interessados em prejudicá-la:

“Desafio que provem qualquer envolvimento da minha pessoa nas denúncias de recebimento de propinas ou de conivência com lobistas”, acrescentou.

O Ministério Público Estadual investiga Wilma Faria por ter enviado projeto de lei referente à inspeção veicular à Assembleia Legislativa do RN, o qual foi supostamente elaborado com a participação ativa de membros da quadrilha.

Filho da ex-governadora

O filho da ex-governadora Wilma, Lauro Maia, aproveitou para também se manifestar após ter sido citado como um dos integrantes do esquema de corrupção. Em nota, ele disse ter sido “surpreendido com acusação infundada”. “Mais uma vez, são construídas ilações a partir de citações feitas ao meu nome por pessoas estranhas ao meu convívio social”, afirma. Por fim, disse esperar “serenamente que a verdade e a justiça ao final prevaleçam”.

Em São Paulo, operação semelhante resultou no bloqueio dos bens do prefeito paulistano, Gilberto Kassab. Tanto na capital paulista quanto em Natal, a polícia investiga a inspeção veicular, no esquema que teria sido criado pela empresa Controlar, do empreiteiro Carlos Suarez, ex-dono da OAS. Em São Paulo, a Controlar teria fechado negócio ainda na gestão Celso Pitta, mas o contrato somente foi validado 12 anos depois, por Kassab. Assim, Suarez conseguiu vender a empresa para a CCR, das empreiteiras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez. Na transação, segundo o MP, Suarez teria lucrado R$ 170 milhões. Em Natal, por sua vez, o contrato de inspeção veicular, também feito de forma irregular, renderia R$ 1 bilhão aos empreiteiros durante o prazo de concessão.

Tanto em São Paulo quanto em Natal, as investigações se aproximam de personagens muito próximas ao ex-governador e ex-presidenciável tucano, José Serra.

Leia também:

spresso SP: A denúncia contra Kassab

Paulo Pimenta: Dois pesos, duas medidas


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Geysa Guimarães

Que não vire mais um castelo de areia.
Pau que dá em chico, tem que dar no Chirico.

Gerson Carneiro

Incrível. Esse pessoal tem uma saúde de ferro, mas no primeiro flagrante corre e vai se internar. Aconteceu com o rabino flagrado roubando gravatas em NY, com o José Roberto Arruda, agora esse João Faustino…

Gerson Carneiro

Nessa hora o Álvaro Dias desaparece do Jornal Nacional.

Gerson Carneiro

O pessoalzinho da marcha contra a corrupção vai ter que levar tapete na próxima marcha.

José BSB

Engraçado mesmo. Fosse um petista a imprensa paulista e a globo já teriam pendurado no pescoço da Dilma e do Lula . A mesma turma vomita isenção e imparcialidade cobrando "faxina" nos ministérios. Mas a prisão de um ex assessor direto do ex governador de São Paulo numa operação da policía federal é solenemente omitida. A mídia atua como protagonista na disputa político-partirdária. A seletividade na exposição de condutas ilícitas, a depender do partido atingido pelas denúncias prova que não há real interesse na moralização da gestão pública.
Por ocasião da campanha eleitoral na qual era preciso empurrar Serra para o 2 turno, Erenice Guerra sofreu um linchamento com fundamento em acusações de um sujeito com extensa ficha criminal. Processado, retratou-se em juízo.
Os abortos de Murdoch, no Brasil, seguem impunes.

Tem alguém chutando a minha porta… espero que não seja réporter da veja.

SILOÉ-RJ

Essa é a ponta do ICEBERG dos MAIAS. KASSABS, e SERRAS,
Faltam ainda as dos: Távoras, Guerras, Roriz, Alkimins, Jereissatis, Sarneys, Collors, Calheiros, Mendes,
Dantas, Teixeiras, Havelanges etc… etc…etc…
Se todos vieram à tona!!! HAJA DILÚVIO!!! Mas só nos blogs sujos, porque na velha mídia e nos limpinhos…
NENHUMA GOTA!!!

Zé Brasil

A autoproclamada lisura dos governos tucanos e dos demos reside no silêncio de sempre da imprensa piguenta amiga sobre as suas falcatruas.

joão33

agora esta explicado o ministério público de são paulo agir , agiram com cartas marcadas ,pedindo o afastamento do kassb etc e tal , os próximos passos eles já planejaram para não dar em nada. , o povo de são paulo e outros estados que por coincidência são todos de esfera de influência do psdb /dem /, tem que agir rápido e pedir reparação na justiça.

gilmar josé rocha

KKKKK!!!! O PIG está censurando o caso CONTROLAR.. Isto é uma vergonha…Veja o PIG censurando o caso CONTROLAR.. a DITADURA do PIG é cruel…

Almir

Não vamos deixar o PIG enterrar esse assunto. È o PIG sepultando e nós exumando.

Rasec

Aqui em São Paulo, o livro Crime de Imprensa, de Almério Dória e Mylton Severiano não é encontrado nas grandes livrarias (por que será?). Mas podemos encontrá-lo em uma Banca de Revista, na Avenida Paulista, n˚ 2202, próxima a Rua da Consolação. O número do telefone da banca é 3289-7776.

ZePovinho

Esse caixa 2 do PSDB estava financiando o ex-governador da Paraíba,José Maranhão(PMDB).Cássio Cunha Lima(PSDB-PB) e Maranhão dizem que são inimigos,mas vejam isso:
http://www.wscom.com.br/blog/www.wscom.com.br/pos

Secreto não é o encontro, é o interesse

Não se tem falado noutra coisa política, nessas últimas horas, desde que Heraldo Nóbrega preservou suas fontes secretas de informação, através do Conexão Master, a não ser do encontro misterioso que teria havido entre Zé Maranhão e Cássio Cunha Lima, os únicos rivais no Estado que ainda não subiram no mesmo palanque de 15 anos para cá, afora Cássio e Veneziano, que brigam há mais de uma década em Campina. Mas Ricardo Coutinho pode uni-los até 2014. Isso é como casamento onde tem riqueza no meio: quando o amor não for suficiente ou nem mesmo existir, os interesses o serão.

Esse ‘encontro secreto’ guarda alguns segredos que nenhum de seus personagens pode revelar. O policial que disse ter visto é um agente secreto, desses que nem podem ser vistos, nem contar o que virem. O jornalista Heraldo, que é homem de muitos segredos guardados, tem de preservar suas fontes secretas, sob pena de perdê-las. E Zé Maranhão e Cássio terão de manter secretos os interesses que possam uni-los no futuro próximo, senão anteciparão o que os dois pensam ao mesmo tempo hoje sobre o mesmo adversário comum de amanhã: RCL, Ricardo Coração de Leão, mais devorador do que a própria fera……….

E,AGORA,O CAIXA 2 DO PSDB DANDO DINHEIRO PARA MARANHÃO:
http://www.portalcorreio.com.br/noticias/matler.a

Segunda, 28 de Novembro de 2011 – 11h40

Grupo que fraudava Detran no RN investiu R$ 1 milhão em campanha de Maranhão para se ramificar na Paraíba; veja transcrições telefônicas

Grupo denunciado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte por fraudes no Detran do estado – e revelados recentemente através da operação Sinal Fechado – articulava ramificações na Paraíba, onde teria financiado campanha do ex-governador José Maranhão.

Interceptações telefônicas (veja transcrições abaixo) revelaram que o advogado e empresário George Olímpio, que orquestrava o esquema através da empresa Planet Business, fez doações de mais de R$ 1 milhão para os cofres da campanha peemedebista.

O MP investigou e constatou as doações no site do Tribunal Superior Eleitoral. São duas: a primeira, doada em condição legal, foi de R$ 495 mil. A segunda, irregular, foi ainda mais generosa: R$ 600 mil.

Nos registros telefônicos, o próprio George Olímpio aparece articulando com o sócio Nilton José de Meira as doações a José Maranhão. Em outros trechos, outros sócios da Planet Bussiness se articulam e fazem referências as doações.

O propósito do grupo era estender a Paraíba os serviços de inspeção veicular realizados no departamento de trânsito do Rio Grande do Norte. As fraudes renderam ao grupo mais de R$ 1 bilhão.

A organização operava através da corrupção de agentes públicos, burlando as inspeções.

Mesmo após a derrota de José Maranhão, o grupo continuou fazendo gestões na Paraíba – ação que só foi encerrada após a sanção de lei determinando que inspeções só serão feitas em veículos com no mínimo dez anos de idade. No RN, eram para todos.

Outro problema que pesou contra o grupo foi aprovação de lei, determinando ao Detran, e tão somente a ele, a realização da inspeção veicular, sem terceirizações.

Além da Paraíba e Rio Grande do Norte, o esquema foi estendido a Alagoas, Ceará, Pará, Minas Gerais e São Paulo, na qual o prefeito Gilberto Kassab teve os bens declarados indisponíveis pela Justiça por suposto envolvimento com o grupo.

Transcrições dos telefonemas entre George Olímpio e seus sócios (retiradas da petição do Ministério Público do Rio Grande do Norte):…………………………………………………

    ZePovinho

    O Cássio Cunha Lima(PSDB-PB) é amicíssimo de Aécio Neves(PSDB-MG),inclusive no esporte de aspirar farinha.
    Será que esse esquema está em Minas Gerais???????????????????????

Scan

Bom, pelo menos as visitas estão restritas aos familiares. Se ele bater a carteira de alguém quando da visita, ficará tudo em família.

Helder

Nessas horas o PIG finge de morto!

    SILOÉ-RJ

    Que nada!!! Eles estão no maior desespêro vendo os seus pupilos se afogando nesse lamaçal, sem poder fazer nada, nem jogar uma cordinha sequer, com MÊDO de se afogar também!!!
    Fingindo com aquele ar blasê: TÔ NEM AÍ!!! TÔ NEM AÍ!!!!

Marcos AC Lopes

Quer dizer que o João Faustino vai fazer o mesmo caminho da mãe dele? Ela cumpriu pena, pelo assassinato do marido, também no Quartel da Polícia Militar de Natal. Não acredito que essa investigação leve a nada. O PIG vai esconder tudo, Serra vai dizer que não conhece o João Faustino (conhecido como Joâo do Coração), como disse que não conhece o Paulo Preto. Agripino vai fazer biquinhos, andar calado por um tempo, até a notícia esfriar e depois ele volta ao ataque. O que me faz rir, é que nos escândalos envolvendo os expoentes da ditadura (tipo Agripino) e o Serra, o Ophir fica caladinho, as "cansadas" morrem de casaço e nem saem às ruas, o casal 45 não fica indignado, o Alexandra Garcia Malluf nem abre o bico e Jabor nem destila aquele ódio costumeiro. Esse Brasil, como diz o Simão, é piada pronta.

augusto

Ué!!!!
de repente o gilbertinho kassab passa a ser o proprio Demônio, com acusaçoes diarias na Midia.
Idem, embora um tanto menos o João Faustino, sujplente do senador DEMO Agripino e homem de confiança de SERRA na campanha de 2010 e ligadão na arrecadaçao de fundos de campanha fora do estado de sao paulo. Ah e que tinha sido secretario de Uma secretaria de FHC.
Ai tem interesses de alguens poderosos , porque o pig é o pig.

EUNAOSABIA

Petista não se incomoda em ser sujo e podre, petista não se importa com isso, desde que possa jogar lama em seus adversários.

Como eles não têm com se limpar mesmo, só tem como alternativa acusar os outros naquilo em que eles são mestres.

    Ricardo JC

    EUNAOSABIA,
    Você sabe alguma coisa do João Faustino? Será que o Serra sabe? E o Kassab, está por dentro?
    E você, onde está sua indignação com a corrupção que corre solta pelo país (pelo jeito, em São Paulo, a coisa está quente!!!)? Seu comentário é absolutamente corerente com sua pregação… Eu te devolvo a pergunta. Você realmente se importa com a corrupção ou só está interessado em falar mal dos petistas? E olha que este não é o primeiro…tem o cunhado do Alckmin, tem a venda de emendas de Alesp, tem o Paulo Preto…não te vi indignado em nehum destes casos.

    Gerson Carneiro

    EUNAOSABIA vai à marcha contra corrupção e leva tapete. A casa caiu, milico.

    SILOÉ-RJ

    Ô meu!!! É o MP que acusa e não o PT, que nem é governo ou prefeitura nos estados citados.
    Por favor inclui o PT fora desse lamaçal, tá!!!

Antonio

A quadrilha é a mesma, só muda o Estado.

    Rodrigo Leme

    Não é a mesma não, tem a da estrela vermelha também.

    El Cid

    pra variar, moralismo de fachada e ética de ocasião do troll-mor… tsc, tsc, tsc !!

    FrancoAtirador

    .
    .
    É.

    A máfia do PSDB se assemelha muito à máfia chinesa.
    .
    .

    Rafael

    Que esperto.

    SILOÉ-RJ

    Mostra uma??? Mas com provas, tá!!! Até agora o que teve foi o mensalão em que o próprio acusador volta atrás e desdiz tudo que disse.
    Todas as acusações contra o PT foram forjadas e fraudadas com falsificações grosseiras, e que a justiça provará a verdade dos fatos, mais cedo ou mais tarde.

    Sagarana

    Siloé de Taubaté?

FrancoAtirador

.
.
Essa Guerra de Quadrilhas ainda vai dar muito o que falar.
.
.

Maria Thereza

Não é assim não. Tem que ter provas robustas, muita testemunha, recibos, declarações reconhecidas em cartório, acesso ao imposto de renda. Afinal, eles não são do PT e não vão ser capa da veja nem constar da pauta do jn. Massa cheirosa só sai no NYT, mesmo que seja nas páginas policiais…

João-PR

Isso é nitroglicerina pura!
Será que o PIG vai noticiar????
Cadê o povo da vassoura? O Dr. Ophir vai se pronunciar?
O que o Bispo de Guarulhos acha desse fato?
"Nâo de dissocia palavras de obras", já dizia o Padre Vieria lá no século XVII.
E, emendo: quando as palavras não correspondem às obras, isso é hipocrisia.

ZePovinho

Pegaram o Delúbio do "Cerra".

    FrancoAtirador

    .
    .
    Não.

    Pegaram o "Zé" do Serra.
    .
    .

    tulio

    O ZéVazaaaChevron tem seu Faustinoduto pra chamar de seu.

Deixe seu comentário

Leia também