por Cordoveu Santos, via e-mail
É com muita tristeza que venho lhe pedir que abra um espaço para mostrar toda a minha indignação. Já estamos calejados de ver os desmandos do Sr. Ricardo Teixeira na CBF e como o PIG consegue ser nocivo ao povo brasileiro.
Desta vez estou me referindo ao futebol, mais precisamente ao jogo entre Atlético Mineiro e Ceará, válido pela 27a rodada do Campeonato brasileiro de 2011 (brasileirinho como você mesmo fala).
Como pode uma arbitragem ser tão nociva e mal intencionada como foi a do Sr. Francisco Carlos Nascimento (AL)?
Este cidadão validou um gol irregular do Galo mineiro, marcou um pênalti inexistente contra o Ceará e ainda fez a proeza de expulsar dois jogadores do Vovô (Michel no final do primeiro tempo e João Marcos no início do segundo tempo) em situações que absolutamente não se justificavam. No final da partida ainda expulsou outro jogador que estava fora de campo (Roger) por reclamação. O meu time conseguiu o mérito de empatar a partida em 1 a 1 com dois jogadores a menos.
Saiu de maneira heróica com um resultado positivo, diga-se de passagem, com grande atuação do goleiro Fernando Henrique. A situação do jogo foi descrita de maneira emblemática por alguns torcedores do Ceará que estavam presentes ao estádio e fizeram aquele velho sinal conhecido de todos nós que é colocar o dedo polegar no centro da outra mão e girar, indicando que fomos surrupiados.
Esta situação já é comum em jogos entre times do sudeste e sul contra times do nordeste ou entre os chamados “grandes” e times menores. Neste campeonato já houve várias situações parecidas com esta. O Ceará foi prejudicado inúmeras vezes jogando pelo campeonato brasileiro e por outros torneios nacionais. Na copa do Brasil de 1994 o árbitro Oscar Roberto de Godoi (SP), simplesmente deu o título ao Grêmio na final daquele torneio, não marcando um pênalti claro no jogador Sérgio Alves (ídolo alvinegro) e ainda o expulsando nos minutos finais da partida.
Precisamos saber qual é a verdadeira função da arbitragem no Brasil. Às vezes parece que estão, definitivamente, defendendo as cores de um time. Deveriam desta forma usar uma camisa condizente com a sua prática. No caso do jogo deste domingo o Sr. Fco. Carlos deveria ter entrado em campo com as cores do Atlético Mineiro. Assim o Ceará já saberia quem eram os adversários.
O que estamos acostumados a ver é um festival de benesses a times “grandes” em detrimento de prejuízo dos menos favorecidos ou nordestinos. Há um fato notável na história recente do futebol brasileiro que foi a volta do Fluminense para a Série A. O time foi beneficiado por uma virada de mesa no final da 3a divisão e sequer passou pela segunda para chegar à elite do futebol nacional. Fiquei indignado com a observação do narrador que apresentava a primeira partida do Fluminense do ano seguinte dizendo que “o Fluminense volta ao lugar de onde nunca deveria ter saído”. Pra mim não passa de um time medíocre, que para voltar à primeira divisão teve de haver uma grande manobra por parte da CBF e não teve nenhum mérito.
Leia também:
Apoie o jornalismo independente
Comentários
Alex do Carmo
Quanta asneira escrita em um post só!!!
diogojfaraujo
É muita choradeira… Se acha que é tudo armado vai ver o Silvio Santos no domingo, vai dar um rolê, sei lá… Dizer que o árbitro é ruim, cego, enfim, até vai, mas mal intencionado é estupidez… É uma acusação grave… Ou é coisa pra apresentar provas, ou é de uma infantilidade descomunal…
Outra, as "cores" do Ceará são as mesmas do Atlético… =P
Antonio
De onde você é, doido? Antes de escrever meias-verdades contra o Fluminense se inteire da verdade dos fatos. O Fluminense já tinha entrado de gaiato em 1997 quando o Coríntians e o Atlético Paranaense deveriam cair para a segunda divisão por irregularidades comprovadas nas arbitragens em favor destes dois times, intermediadas por um dirigente e político do Paraná que era, na época, dirigente de arbitragens da CBF, mas o Fluminense bancou o bobo e pagou o pato pelo crime dos outros dois.
E em 1999 a armação através do Tribunal, presidido por um botafoguense, foi para favorecer este Botafogo e o Inter de Porto Alegre que iriam cair para a Segundona e, por tabela, favoreceu também o São Paulo que deveria perder quase todos os pontos dos seus jogos em que atuou com um jogador irregular e, por conseguinte, também deveria cair. E mais uma vez o Fluminense deu uma de otário entrando no bolo para levar a culpa da safadeza feita para beneficiar outros clubecos. E chega, pois não tenho paciência para lidar com pessoas sem conhecimento sólido sobre aquilo de que falam.
Fin
Desculpe meu caro, mas tu estás desinformado.
O Fluminense não caiu devido ao episódio SANDRO HIROSHI do Santos, quem cairia seria o Santos e o Botafogo.
Estou tentando trazer um pouco de informação de futebol para que não alimentem de informação errada quem não conhece.
Fica tranquilo o Ceará voltará pra casa!! A segundona.
ST
bissolijr
Galo X Cruzeiro no Mineirão. A única coisa que vale a pena no futebol: ver as torcidas e a criatividade delas. Seleção Brasileira e narração do Calabocagalvão? Há muito não sei o que é isso (e é bem antes do narrador citado);
Guanabara
Eu sou Flamenguista, já vi muito roubo contra e a favor do Flamengo. Dessas ondas de Copas do Brasil que o Grêmio levou, na época do Jardel e Felipão, era isso mesmo. Inúmeras faltas inventadas para rifar a bola na cabeça do Jardel até uma entrar. Me lembro de um jogo no Maracanã em que, no final, os jogadores do Grêmio, um a um, foram cumprimentar o árbitro! Até os narradores da rádio estavam indignados com a postura da arbitragem e com a dos jogadores do Grêmio!
Mas, até hoje, não vi nada mais roubado que o Brasileiro de 2005 para o Corinthians. Aquilo alí foi uma berração. O jogo Corinthians X Santos, na Vila Belmiro, foi o que melhor ilustrou aquele campeonato. O time do Santos quase abandonou o campo, e o Geovanni, em uma saída de bola, bicou a bola pra torcida em protesto. Agora, o mais interessante foi a cobertura da Globo sobre esse jogo (narrada pelo Willian Bonner), e a da Record, narrada pelo PHA. Azenha, se conseguires os videos desta partida e como cada emissora veiculou os "fatos", é um baita exemplo de milagres da edição.
Em tempo: nos meus 17 anos que comecei a me aprofundar no futebol. Como ia muito em jogos em estádios, depois, quando lia as reportagens nos jornalões (vulgo PIG), não acreditava que os jornais tinham visto os mesmos jogos que eu. Dalí mesmo pensei: pô, se futebol, que é uma coisa "fácil" de se constatar o que aconteceu – bastando ter assistido ao jogo ao vivo – eles já aprontam TODA essa manipulação, imagina o que não fazem com as notícias de bastidores da política? Dalí que comecei a suspeitar de tudo: Globo, Veja, Band, Folha. Mas naquela época não tinha internet. Naquela época, rs. Daí que vem o AI-5 digital.
Jason_Kay
"Mas, até hoje, não vi nada mais roubado que o Brasileiro de 2005 para o Corinthians. "
Amigo, pesquise sobre o "titulo" brasileiro do vasco em 1974 e voce vai ver o que é roubo.
Jairo_Beraldo
E também em 1977 e 1980, quando o Galo Mineiro foi garfado nas duas finais (São Paulo e Flamiengo)….e o título do Flamiengo em 1982, quando o melhor goleiro em campo foi Marinho, zagueiro flamienguista, em pleno Olimpico. Esse torcedor do Ceará deveria estar com raiva é dos puliça despreparados que agridem os times do sul e sudeste que vão jogar lá em Fortaleza. Faça-me o favor!
Magnus
Dizer que "o time mais querido do brasil" é roubado para favorecer um time do sul do país, que deve ter um oitavo da torcida do primeiro, é no mínimo inocência.
Ah, Carlos Miguel, autor do segundo gol em 1997, manda lembranças.
Paulo Roberto
Eu já fiz minha parte: parei de torcer há muito tempo, inclusive pra 'seleção do teixeira". Não perco meu tempo nem ajudo esses pilantras a ganharem dinheiro…
Marcelo
O Galo podia mesmo gastar milhões de reais em aquisições de juízes, ao invés da grana que vem doando para "jogadores" recém-contratados. Está tudo uma festa mesmo e estamos todos fingindo que existe futebol sério no Brasil. O Galo é, sem dúvida, um dos mais garfados do Brasil ao longo da história e vem sobrevivendo porque tem uma torcida apaixonada. Em 1977, Reinaldo foi expulso escandalosamente na decisão contra o São Paulo no Morumbi. Em 1980, o José de Assis Aragão espetou o Galo na partida contra o Flamengo. José Roberto Wright é o comentarista mais odiado pela torcida atleticana por causa daquela partida contra o Flamengo em 1981, em Goiânia. E o Márcio Rezende de Freitas deu uma ajudinha ao Corinthians em 1999. Portanto, meus caros, hoje, estou aceitando gol de mão, gol contra, ajuda de juiz e de santos protetores para livrar meu Galo da zona. Os erros da arbitragem viram lenda no país do futebol.
Klaus
E se cairmos, que o Cruzeiro venha junto.
Alexandre Araújo
Azenha: costumo dizer que o título brasileiro do Bahia em 1988 deveria valer por 5! Naquele ano foi roubo atrás de roubo contra o Bahia, que só não foi prejudicado na final, porque tinha um tal Dulcídio Vanderley Boschilla que foi o árbitro mais honesto que já existiu no futebol brasileiro.
Rios
Quem assistiu ao Fantástico da Rede Globo pode ver a satisfação do Tadeu Schmidt ao informar que o brasileirinho parecia mais um Rio x São Paulo. é isso que é campeonato brasileiro?
Haroldo R. Gomes
Um site interessante para analisar os erros de arbitragem e o impacto destes no resultado do campeonato.
http://www.placarreal.com.br
Trata inclusive de um lance não comentado pela torcida do Ceará e por nenhum comentarista esportivo. O goleiro Fernando Henrique deu uma de Rogério Ceni a adiantou na cobrança do penalti. A cobrança deveria ser repetida.
Haroldo R. Gomes
Quem assistiu ao jogo sabe que não foi bem assim. O gol do Galo foi marcado em condição regular — as imagens estão na internet para comprovar–, a primeira expulsão do Ceará foi justa e a expulsão do jogador que estava no banco também foi merecida porque estava tumultuando a partida.
O ponto controverso foi a segunda expulsão, que ocorreu porque o jogador expulso foi "BURRO", esta é a palavra. BURRO e mal educado!
Foi expulso porque soltou um "tomar no c*" quando o árbitro lhe mostrou o cartão amarelo. O xingamento era para um companheiro de equipe, que não se posicionou no lugar esperado, adiando a cobrança da falta e lhe fazendo levar o cartão. O cara que solta um "tomar no c*" com o árbitro a três metros de distância, com um cartão apontado para ele, só pode ser BURRO, porque inevitavelmente o árbitro irá pensar que o xingamento é pelo fato de ter levado o cartão.
dukrai
Ô Azenha, uma pergunta que não quer calar, se fosse contra o Saaaaantos vc publicava a choradeira rs?
Luiz Carlos Azenha
Não, contra o Santos não!
Marcio H Silva
eheheheheheheheh, honestidade dói.
dukrai
sou atleticano, não vi o jogo e já fomos vítimas de inúmeros erros de arbitragem, tão repetidos e clamorosos que me vem sempre à cabeça os interesses extra-futebol dos grandes times paulistas e cariocas. Agradeço ao inconformado torcedor do Ceará por nos colocar no rol dos times "grandes", pois afinal estamos há várias rodadas na zona do rebaixamento, já estivemos na Segundona há uns tres anos, quando fomos campeões e contávamos com a ajuda do Ceará, que está em 15º pra sair desta horrível situação. Só não contávamos com o goleiro Fernando Henrique, que pegou todas e não fosse ele, segundo os "especialistas", o Ceará perdia de 10. Torço agora pro Ceará contratar outro goleiro, de preferência o Zé Çerra, mas o melhor mesmo seria se o Cruzeiro, em 16º, fosse para a série B, pra eu poder zoar daquela raça de garçom do bar Tip Top aqui do lado de casa, começando pelo Geraldinho e terminando com o Batata.
leo
ganharam um ponto fora de casa. tá de bom tamanho.
leo
Nunca vi tamanha besteira.
O Galo foi roubado em vários jogos. O presidente do Ceará agora deve chorar um pouco. Falastrão.
"Carlos deveria ter entrado em campo com as cores do Atlético Mineiro."
Os dois times são alvinegros, o que sua cegueira não vê.
josaphat
Sou atleticano e não assisti ao jogo. Provavelmente a denúncia tem fundamento. O futebol aqui no Brasil, todo mundo sabe, é assim mesmo. Dizer que o Galo é time grande é um elogio. obrigado, mas não procede. É interessante notar que o mesmo Atlético, quando joga com times do eixo Rio-São Paulo, também, é frequentemente garfado.
Klaus
Agora o outro lado da questão: no link abaixo, a história do ÚNICO juiz a favorcer o Galo, CIDINHO BOLA-NOSSA.
http://hisbrasileiras.blogspot.com/2009/12/cidinh…
Morvan
Boa tarde.
O Ceará ("minha terra querida", mesmo eu sendo um corinthiano roxo (desculpe a redundância)) vive a eterna sombra do aŕbitro (?) Godoy. Sempre em competições nacionais o Ceará é "Godoyado". Ontem, foi mais um vergonhoso dia de garfada em cima do "Vovô".
É uma vergonha.
O pior é que, no caso do fraquíssimo Atlético mineiro, não adiantou a "Godoyada". Ele já está de malas prontas para a segundona. Quiçá não seja seguido por pelo menos outro mineiro.
Morvan, Usuário Linux #433640.
Klaus
Uai, Viomundo vai abrir espaço pra chororô de futebol? Eu não sabia. Se eu soubesse, há mais tempo teria reclamado aqui de vários erros de arbitragem contra o Galo. Vou começar a partir da próxima rodada e conclamo a todos os torcedores das séries A, B, C e D a fazer o mesmo…rs
PS. GALO MINEIRO é coisa do Galvão Bueno, da próxima vez só GALO, por favor.
Luiz Carlos Azenha
Pode mandar. abs
Mauro Silva
Caro Azenha
Sou santista de carteirinha e afirmo tranquilamente que o melhor time do campeonato brasileiro é o Atlético Goianiense, que só não lidera porque foi operado em quase todos os jogos que fez contra os times das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.,
Está claríssimo que tudo faz parte de um esquemão de rendas e audiência; uma negociata entre a Rede Globo e CBF para favorecer determinados clubes dessas 2 cidades, e tal fato só não se comprova porque o Ministério Público é leniente, omisso e não tem 'interesse em investigar' essa bandalheira.
Quantos árbitros foram punidos por errar deliberadamente contra determinadas equipes, forjando resultados?
Luiz Aldo
Sou cearense e torço pelo Fortaleza, mas nada obsta que eu torça para o Ceará no brasileiro, enquanto o projeto LEÃO EM TÓQUIO 2015 ainda gesta. Seja bem vindo, Cordoveu! Com o Fortaleza foi a mesma história. E vai dando uma olhadinha na tabela quando é o returno com o framengo. Se ele estiver à beira do rebaixamento, vai ter até pênalti por ter o goleiro posto a mão na bola!!! O framengo de sumpaulo, o dos mano, a mesmíssima coisa. Apitos amicíssimos!!! Figueirense, Avaí, Atlético Goianiense, fiquem de olho, pois a máfia não dorme, e o que não falta nestes belos rincões é um juizinho com cara de santo beijando uma santinha…
Oliveira
Adoro futebol, como a grande maioria dos brasileiros. Entretanto não torço mais para nenhum time. Seleção brasileira já acabei o encanto há muito tempo. Mercantilismo, corrupção, trampolim político, negociatas, imperam no futebol brasileiro. E a Globo transmitindo tudo, com exclusividade, como se tudo estivesse às mil maravilhas.
Fernando Antonio
Bom, sou torcedor do ASA e não concordei com aquela virada de mesa. Mas justiça seja feita, não foi só o Fluminense que se beneficiou naquela ocasião. O Bahia ( time do nordeste ) tambem foi beneficiado.
Concordo que o futebol do nordeste é muitas vezes prejudicado.
Alexandre Araújo
O Bahia foi beneficiado por quem, meu caro???? Você tem assistidos aos jogos do Bahia??? A única vez q o Bahia foi beneficiado nesse campeonato foi com um gol de impedimento DUVIDOSO no jgo contra o Palmentira, o resto foi roubo contra o Bahia de todas as formas. É o time que mais teve pênalti não marcado e nos roubam descaradamente aqui dentro de Pituaçu! Fomos roubados aqui dentro contra: Flamengo; Corínthians; Atlético-MG; Santos; Atlético-GO; Internacional (onde marcaram impedimento em lance de lateral!), todos esses com pênaltis escandalosos na frente do juiz e não marcados!
Alexandre Araújo
Desculpe, só agora vi sua resposta. O Bahioa foi beneficiado, sim, em 2000, com avirada de mesa. Mas merecidamente voltou pra Série B, caiu para a Série C e retornou à elite no CAMPO! Não compare com o Fluminense que não jogou a Série B!
Deixe seu comentário