Caos em Governador Valadares demonstra que plano de emergência era para inglês ver e que Estado brasileiro foi submetido ao interesse das mineradoras

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2015-11-13 às 11.41.13

por Luiz Carlos Azenha

Uma semana depois do rompimento das barragens da Vale/BHP Billiton/Samarco em Mariana, o que escrevi aqui — depois de ter estado pessoalmente na região — se confirmou: o crime ambiental expôs quanto o Estado brasileiro está entregue à iniciativa privada. Sim, isso é natural no capitalismo, mas o Brasil é recordista no “entreguismo”.

1. O plano de emergência da Samarco, propagandeado pelos relações públicas da empresa e disseminado pela mídia que faz “jornalismo declaratório”– na feliz frase de meu colega Caco Barcellos — era para inglês ver. Dez minutos se passaram entre o rompimento das barragens e a chegada da lama a Bento Rodrigues, mas não havia sistema de alerta para os moradores do vilarejo, nem plano adequado para fazer um rápido resgate, nem qualquer ideia de como conter a lama antes de chegar a grandes centros populacionais, como Governador Valadares, com quase 280 mil habitantes. Recebi mensagem de um leitor segundo o qual o caos na cidade é completo e moradores começam a ir embora por falta de água!

2. A “lama inerte” propagandeada pela Samarco contém altas concentrações de ferro, manganês e alumínio que inviabilizam o tratamento da água para consumo humano e oferecem riscos à saúde. Para não falar no chumbo, arsênio e antimônio — metais pesados que podem estar presentes na lama. No entanto, não se ouviu um alerta sequer — nem da empresa, nem das autoridades municipais, estaduais e federais — para que a população ribeirinha se mantenha distante da lama que cobre as margens do rio do Carmo e, agora, do rio Doce. O governo de Minas fez uma única análise sobre a óbvia turbidez da água. O serviço de água e esgoto de Governador Valadares fez uma análise incompleta por não dispor do equipamento necessário. Ou seja, ou o Estado brasileiro dá cobertura às mineradoras, ou é incompetente/desaparelhado para lidar com elas. Provavelmente os dois.

3. A Samarco prometeu “monitorar as águas” dos rios e as autoridades e jornalistas levaram isso a sério. Como se a raposa tivesse credibilidade para monitorar o galinheiro. É a naturalização de um Estado dependente da iniciativa privada para “defender” o interesse público. Ou de um Estado capturado pelo poder econômico. Escolham. Notem como prefeitos e autoridades em geral pedem ajuda diretamente à Vale ou à Samarco. Praticamente imploram por água potável, por exemplo. Mas onde estão os planos de emergência que deveriam existir em função de barragens que acumulavam 62 milhões de metros cúbicos de lama e água?

4. A Assembleia Legislativa de Minas finalmente aprovou uma comissão para investigar as mineradoras no Estado, o que os tucanos haviam barrado durante o governo Anastasia. Porém, a comissão inclui deputados que receberam R$ 587 mil em doações de mineradoras! É a desmoralização completa e absoluta… Enquanto pagam a políticos por dentro e por fora, as mineradoras deixam uma fração minúscula de seus lucros nas comunidades locais — 0,7% no caso de Mariana, em 2014. O grosso do lucro vai para acionistas estrangeiros, que não têm qualquer relação com Mariana, Minas Gerais e o Brasil e não vão arcar com os custos ambientais presentes ou futuros deixados pela mineração.

entreguista

5. Fernando Henrique Cardoso é o político que vendeu a Vale, patrimônio do povo brasileiro, a preço de banana. Um crime, entre outros motivos por não incluir no preço as reservas minerais que já haviam sido descobertas! Infelizmente, a lógica de submeter o Estado aos interesses privados, que ele aperfeiçoou ao exercer o poder, continuou vigorando, inclusive em empresas supostamente “estatais” como a Petrobras, Cemig, Sabesp, Sanepar e muitas outras… O lucro é sempre privado, os prejuízos são sempre públicos. A população, esta fica ao Deus dará.

Leia também:

Apoie o jornalismo independente

Emílio Rodriguez Lopes: Estudantes que querem manter escolas merecem aplausos, não borrachadas do Alckmin

 

 

 

 

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jair Fonseca

Dá-lhe, Beatriz! Desde que acabou o ouro, lá pelo século XIX, as mineradoras continuaram a acabar com Minas Gerais, principalmente na ditadura e nos recentes governos tucanos. Lucros bilionários pra Vale tudo, e suas comparsas brasileiras e estrangeiras; destruição e morte para o povo e a natureza. Pimentel do PT que abra o olho com essa turma!

Nelson

Não há como compatibilizar o interesse público, que requer saúde, educação, saneamento, emprego decente, respeito ao meio ambiente, enfim qualidade de vida real a cada cidadão – direito inalienável de qualquer ser humano -, com o imperativo de extrair lucros cada vez maiores determinado pelo capitalismo neoliberal.

Então, dá-se o que vemos: os lucros vertem portentosos para os cofres das grandes corporações e de seus pequenos punhados de acionistas ao mesmo tempo em que a exclusão social só faz crescer do lado dos trabalhadores e da população em geral. Este é o resultado inevitável da privatização.

Enquanto isso, ainda vemos muita gente educada, com suas graduações, pós-graduações, seus mestrados e doutorados a defenderem ardentemente a privatização.

Nelson

“O lucro é sempre privado, os prejuízos são sempre públicos. A população, esta fica ao Deus dará.”

Este sempre foi e será o objetivo da privatização, amigo.

A privatização foi idealizada pelo capitalistas neoliberais para que se abrissem mais espaços potenciais de lucro e este lucro, sempre crescente, deve ser amealhado pelo grande capital.

Aquela arenga de garantir serviços e produtos de qualidade a preços e tarifas mais baixos era só propaganda para iludir e enganar incautos e inocentes.

Marcos Souza

Ué, não li nada a respeito das doações quer Dilma (2 milhõe) e Pimentel (1,5 milhão) !

FrancoAtirador

.
.
Curiosidade
.
Quando é que os Governos Cessarão de Tratar
.
Empresas como Pessoas e Pessoas como Coisas?
.
.

Julio Silveira

Se no Brasil tivesse 1/10 do sentimento de patriotismo, cidadania e soberania que exibem os yankes na defesa de seus interesses nacionais, esse tipo de crime já teria sido levado as barras da justiça. Mas como apenas 1/10 dos nacionais do país defendem o interesse nacional do Brasil, até a justiça está naquela parte maior que trabalha em defesa dos interesses nacionais estrangeiros, e principalmente yanke de uma forma mais particular. Resta saber o quanto ganham com isso.

FrancoAtirador

.
.
MINERADORA VALE/BHP ESCARNECE DA POPULAÇÃO
.
DISTRIBUINDO ÁGUA MISTURADA COM QUEROSENE
.
Vale manda para Valadares Água com Alto Teor de Querosene
.
Prefeitura de Governador Valadares afirma que o primeiro carregamento
de água entregue pela Vale não serve para o consumo
.
Água não poderá ser distribuída à população por ter alto teor de querosene.
.
(http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2015/11/13/interna_gerais,707658/primerio-carregamento-de-agua-chega-contaminado-em-valadares.shtml)
.
.

FrancoAtirador

.
.
G21: Genocídio do Millenium21
.
A HISTÓRIA VAI COBRAR MUITO CARO DESSA ELITE MUNDIAL
.
QUE COMANDA ESSE SISTEMA CORRUPTO E ANTI-HUMANO.
.
GENOCIDAS DAS CORPORAÇÕES ECONÔMICO-FINANCEIRAS
.
E GOVERNOS CÚMPLICES DE CRIMES CONTRA A HUMANIDADE.
.
.

Luís CPPrudente

O finado FHC é o responsável principal pelo lucro da Samarco ir totalmente para as terras estrangeiras. A Samarco que é uma empresa da Vale não tem interesse algum em promover o desenvolvimento da região em que ela explora e destroi.

Se a Vale continuasse sendo a CVRD e não fosse privatizada, mas o finado FHC privatizou a CVRD.

Luiz Fernando

Para quem não entendia o que é neoliberalismo ou o “porque do Brasil ter tido uma ditadura”, agora já sabe.

Francisco

Vão acabar descobrindo que a culpa é do filho de Lula…

FrancoAtirador

.
.
LAMA TÓXICA
.
“O Rio Doce acabou.
Parece que jogaram
a tabela periódica inteira”
.
Diretor do SAAE de Baixo Guandu – ES
.
.
“Foi detectada, na Onda de Rejeitos das Barragens
.
Rompidas em Mariana, a Presença de Partículas
.
de Metais Pesados como Chumbo, Alumínio,
.
Ferro, Bário, Cobre, Boro e até mesmo Mercúrio.
.
(http://www.viomundo.com.br/denuncias/responsavel-pela-captacao-de-agua-jogaram-a-tabela-periodica-no-rio-doce.html)
(http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2015/11/analise-aponta-presenca-de-arsenio-chumbo-cobre-e-mercurio-em-lama-da-barragem.html)
.
.

marcio ramos

… e vai ficar por isto mesmo, ou no máximo irão cobrar mas não receberão, como no caso das teles que foram multadas e não pagam o que devem. Democracia onde???

Deixe seu comentário

Leia também