As escolas que não aprovaram no exame da OAB

Tempo de leitura: 3 min

Noventa escolas não aprovam ninguém na OAB

Dezessete ficam em São Paulo, onde apenas a USP e a Unesp passaram mais da metade dos bacharéis no exame da Ordem

06 de julho de 2011 | 0h 00

Isis Brum / JORNAL DA TARDE – O Estado de S.Paulo

De 610 escolas de Direito do País, 90 não tiveram nenhum aluno aprovado no último exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No Estado de São Paulo, onde estão 17 dessas instituições, apenas a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) aprovaram mais da metade dos bacharéis que fizeram a prova.

Aplicado em dezembro, o terceiro exame unificado da OAB teve os piores índices da história da entidade: apenas 9,7% dos candidatos que fizeram a prova foram aprovados. Em São Paulo, a taxa foi um pouco superior, 11,2%, diz Edson Cosac Bortolai, vice-presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem.

A Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, da USP, lidera o ranking paulista, com aprovação de 63,4% dos 301 que participaram do exame. Em seguida está o curso da Unesp, em Franca, interior de São Paulo, que teve 60,7% dos 84 candidatos considerados aptos.

Abaixo delas, nenhuma outra instituição conseguiu aprovar metade dos estudantes inscritos, caso de escolas particulares tradicionais. A Faculdade de Ciências Econômicas de Campinas (Facamp) obteve o terceiro melhor desempenho no Estado, com aprovação de 44,4% dos alunos. Depois aparecem a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com 42,60%; a Escola de Direito de São Paulo da Getúlio Vargas, com 42%; e, ocupando a sexta posição, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, com 36%.

Apesar de ser a primeira colocada do Estado, a USP está na quarta posição no ranking das escolas que mais aprovaram. No topo da lista aparece a Universidade de Brasília (UnB), seguida por duas federais de Minas Gerais: Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Federal de Minas Gerais. Em geral, as instituições públicas alcançaram os melhores resultados.

“Hoje, podemos aferir como vai o ensino jurídico no Brasil. E o que temos é de baixa qualidade”, diz Ophir Cavalcante, presidente da OAB. “Espera-se que o Ministério da Educação seja mais rigoroso com os critérios de abertura e reconhecimento de cursos.” Segundo ele, são oferecidas no País 651 mil vagas em Direito todos os anos. Cavalcante quer que o MEC acompanhe as faculdades com baixos índices e estabeleça metas, sob risco de punição com redução de vagas e suspensão de cursos.

Respostas. Daniel Manduca Ferreira, diretor acadêmico da Faculdade de Araraquara/Uniesp, que também responde pela Faculdade Savonitti, afirma que a recente incorporação da instituição colaborou para o desempenho. Silvia Maria Ferreira Ramos, diretora da Faculdade do Guarujá/ Uniesp, justifica o resultado pela ausência de turmas formadas, argumento também usado por Nazih Youssef Franciss, diretor-geral da Faculdade Unidade de Suzano. “Alunos não formados prestaram o exame”, afirmou. “A turma já formada prestou o anterior e aguarda um recurso da OAB para tirar a carteira. O desempenho foi atípico.”

A Faculdade Iteana de Ibitinga considera a amostra de alunos da instituição “insignificativa” – apenas um aluno fez a prova. A Faculdade de Americana também alegou que apenas três estudantes participaram do exame – e na condição de treineiros.

Apesar de contar com 22 alunos entre os inscritos na prova, de acordo com a OAB, a Faculdade da Aldeia de Carapicuíba nega a participação. As faculdades de Presidente Prudente/Uniesp e Politécnica de Campinas apenas ressaltaram a qualidade do ensino jurídico e de seus docentes. Procurada pela reportagem, a União das Escolas do Grupo Faimi de Educação não respondeu.

INSTITUIÇÕES DE SP COM APROVAÇÃO ZERO

Centro Univ. Barão de Mauá; Centro Universitário Central Paulista; Faculdade Anhanguera de Jundiaí; Faculdade Anhanguera de Osasco; Faculdade Bertioga; Faculdade Campo Limpo Paulista; Faculdade Carlos Drummond de Andrade; Faculdade Cidade Luz; Faculdade da Aldeia de Carapicuíba; Faculdade de Americana; Faculdade de Presidente Prudente / Uniesp; Faculdade do Guarujá/Uniesp; Faculdade Iteana de Ibitinga; Faculdade Politécnica de Campinas; Faculdade Savonitti/Araraquara; Faculdade Unidade de Suzano; e Escolas do Grupo Faimi de Educação

PS do Viomundo: A educação brasileira está ao Deus dará. As escolas técnicas, orgulho do tucanato paulista, estão em greve e sucateadas. Como diz a professora Amanda Gurgel, transformar a educação em fonte de lucro é a grande preocupação de muita gente. E o louvável Prouni acaba, infelizmente, servindo para manter em funcionamento as fábricas de diplomas, graças a dinheiro público. Agora temos analfabetos funcionais diplomados em todos os níveis…

Leia aqui a paulada que o reitor da UNB deu naquela revista que se confunde com um rio poluído


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

damastor dagobé

perguntar nao ofende..além de ladrões e assassinos quem mais precisa de advogado mesmo?

Fabricio Alves

E o troféu show de horrores vai pra essa faculdade de Campo Limpo Paulista. Setenta e três inscritos e ninguém conseguiu passar!! WOW! Por outro lado, não dá pra julgar faculdade que só teve um, dois alunos inscritos.
Você que sonha em ser "Doutor advogado", faça vestibular na ESMAC ou IESP, donas das notas ZERO no exame da OAB

Alexei

É importante ressaltar que é exatamente em cursos como Direito, Administração e Publicidade que as universidades particulares vão melhor, pois são cursos que não exigem gastos com laboratórios, nem equipamentos avançados caríssimos e pesquisa científica de ponta.

Sabemos que, para maximizar os lucros, as faculdades particulares não investem nessas áreas, por isso em outras áreas como Engenharias, Física, Química, Computação e Biologia, por exemplo, o banho que as públicas dão nas particulares é ainda muita maior que esse que vimos no Direito.

Marcelo de Matos

Gostei do PS do Viomundo. Talvez eu não tenha entendido direito o que quis dizer a professora Amanda Gurgel: transformar a educação em fonte de lucro é a preocupação de muita gente. Os países que conseguiram grande desenvolvimento industrial investiram maciçamente em educação. Não é só colocar dinheiro: tem de zelar pelo aproveitamento dos alunos, o incentivo dos pais, a disciplina. Só dinheiro não resolve. A China, o Japão e a Coréia do Sul são o maior exemplo disso.

Rogério Leonardo

O boom das faculdades de direito se deu durante o governo FHC.

Além disso, ao contrário do que muitos despreparados preconceituosos alardeiam, os estudantes beneficiados por programas de assistência como o PROUNI, tem desempenho superior aos colegas abastados e as Universidades Federais (quase privatizadas no desgoverno Tucano), continuam ganhando de lavada das particulares.

Educação não é mercadoria, é um direito garantido constitucionalmente e deve oferecida pelo poder público e ser gratuita.

    Leonardo

    Deixa de ser dissimulado rapaz.

    Todo mundo sabe que os alunos "PROUNI" estão em peso nas fracassadas faculdades particulares (a grande maioria delas).

    Os alunos de Direito das Federais se saem melhor na OAB porque nessas instituições estuda quem está melhor preparado, pois o seu método de seleção é muito mais eficiente do que nas "pagou-passou" financiadas pelo incentivo fiscal do governo (privadas).

    Isso aí é apenas consequencia dessa política maléfica de despejar milhoes de pessoas sem preparo no ensino superior.

    Algo totalmente esperado.

    Agora como aqui é o Brasil, eu não duvido que queiram acabar com o Exame de Ordem.

    Já que a maioria nao passa, acaba-se com a Prova.

    Uma vergonha tipicamente brasileira: tentar nivelar todo mundo por baixo.

    Rogério Leonardo

    Prezado Leonardo (???),

    Você deve ter uma extrema dificuldade em entender textos.

    Primeiro, eu defendi a universidade pública e gratuita para todos e não as universidade/faculdades particulares.

    Segundo, não entrei no mérito da qualificação dos estudantes beneficiados pelo PROUNI em comparação com seus colegas alunos das universidades federais e sim em comparação com seus colegas pagantes, mas, como professor universitário, te garanto que muitos são excelentes alunos com grande potencial e não fariam feio caso cursassem universidades federais.

    Finalmente, não acho razoável que você, se escondendo de forma covarde atrás de um nome sem rosto, venha proferir ilações a meu respeito, portanto, primeiro vire homem e coloque nome e foto em seu perfil, depois poderei debater alguma coisa com você.

    Até lá, "vá pentear macaco".

Linder Lener

O Ministro do MEC parece mais um representante da Burguesia do que propriamente de uma pasta que deveria atuar em nome das Escolas Públicas, Fortalecer as Universidades Federais para alunos carentes- Ele fala mais a língua do PSDB, partido que nunca teve compromisso com a Educação, nunca efetivou nenhuma politica para a volorização dos Educadores… Em Minas, o Azeredo aliado ao Mares Guia arrasaram a Escola Pública, o que valorizaram a Educação Privada, foi sem precedentes!!! Em qualquer cidade de médio porte para cima, o numero de Escolas Públicas é de amendrontar!!!

Leonardo

Muitas faculdades proivadas são uma verdadeira privada.

Mas existem boas faculdades (estrutura, professores etc) que conseguem resultados pífios no Exame de Ordem.

O problema?

Deficiência na hora de selecionar seus alunos. O vestibular inexiste, entra qualquer um, de qualquer jeito.

O resultado está aí.

Por que a Universidade Pública ganha de lavada no Exame de Ordem?

Porque os melhores alunos estão lá, através de forte e acirrada seleção.

    Alexei

    E por que os melhores alunos estão lá?

    Porque estes cursos PÚBLICOS são os melhores cursos.

Edfg.

A atuação desse Haddad é uma vergonha. Consegue piorar o que era péssimo, ao invés de trabalhar pela qualidade fica fazendo proselitismo para militantes. Merece um pé no traseiro e rápido.

francisco.latorre

nome/endereço.

das arapucas. privadas. fedidas.

pau nos picaretas da privada.

.

propaganda.. engana mente. rouba.

informação.. esclarece denuncia. pune.

.

antiprop. é a onda.

Borges

Azenha,

A Faculdade Maurício de Nassau, que patrocina vosso sítio (vi o baner nesta matéria mesmo), não aprovou ninguém em sua Unidade de Salvador.

Lousada

Enquanto ficam tergiversando sobre a qualidade de ensino nos cursos superiores, a educação básica, de longe a mais importante, continua na indigência.
Pode trazer os melhores professores do mundo e as mais modernas instalações, que nenhum efeito haverá sobre alunos que iniciam o curso sem saber raciocinar e expressar-se e, não menos importante, preguiçosos e indolentes, vícios potencializados pela brilhante idéia da progressão automática e da facilitação do acesso aos cursos superiores, não aos pobres, mas, indiscriminadamente, aos burros de toda espécie.
E, se a dificuldade dessas provas do ENEM for parâmetro para estudantes do 2º grau, então as faculdades estão ótimas.
Os cursos superiores que se explodam….dê educação universal e de qualidade (duvido que alguém no MEC saiba realmente o que é isso) na base que o resto vem sozinho.
Não precisa inventar (aliás é bom que parem de inventar); copiem a França que já está bom.

    Mariele

    Exatamente.
    No Brasil, ao invés de consertar a goteira ficamos espalhando baldes pela sala, focando o sintoma e não a causa.

Igor

O resultado só demonstra o baixo nível de ensino e de alunos das faculdades de direito.

Eduardo Raio X

Carmem as universidades particulares de SumPaulussssssss administradas por amigos do FHC e companhia deve ser uma maravilha, você não entendeu o que leu as federais esta em melhor situação já as do reino tucanossauros rex uma lastima.

lucasvazcosta

O quadro é cada vez mais triste.

Mas me respondam uma coisa? Para que mesmo tantos cursos de Direito instalados no nosso país?

Há mercado para todos os bacharéis?

    Leonardo

    Não há. É um disparate!

    O Brasil com uma população de 200 milhoes de habitantes tem 700.000 mil advogados e 4 milhões de bacharéis esperando acabarem com o exame para serem advogados também.

    Nos EUA, com população de 310 milhões e sendo a maior economia do mundo, existem 180.000 advogados.

    O Brasil é o país dos advogados!

    Enquanto faltam cientistas, engenheiros, arquitetos, químicos, físicos, pesquisadores em geral etc.

    Nunca fomos um país sério, só não queremos admitir isso.

    damastor dagobé

    a necessidade de advogados é diretamente proporcional ao numero de ladrões e assassinos que uma nação produz..então possivelmente essa proporção é razoavel..

GILSON

Essas são as faculdades particulares que no governo do sr fhc quando sucateou as nossas universidades federais,para implantar frabricas de diplomas paguei passei.

josaphat

Mas é tudo uma zona! Exame da OAB para quê? Os alunos já não fazem exames nas próprias faculdades? E o MEC não fiscaliza? E as melhores ainda não são as públicas? E de onde vêm os alunos? E que educação? Onde? Quando? Para quê? Para quem?

Carmem Leporace

Mais uma herança maldita do Padim Lula… oito anos sem investimento em educação…lambanças de Prouni e outras sandices caça votos… pura demagogia e farsa.. pedra fudamental, pingo de solda e placas caídas em terrenos baldios servindo de lixões a céu aberto.. essas são as """universidades inauguradas"" de Lula….

Tambmém, pra quem se orgulha em ser o que é… esperar o quê?

Sei que é doído pra vocês… mas essa é a verdade… me ajuda aí ô….

    ZePovinho

    Reclama não,Seu Carmem.Você não passaria em uma universidade federal.

    Julio Silveira

    Seu Carmem, meu Herma preferido, Frô a culpa que Sr(a). Dita atribuindo ao Lula vem desde a muito antes dele, porém agravado pelo seu presidente preferido o FHC, que junto ao falecido ex-ministro, fizeram da educação um verdadeiro caça niqueis, o Di Genio que o diga, permitindo a exploração da educação como se fosse padaria. Resultou na merreca de educação que hoje temos temos de nos livrar. Voce sabia que o teu privatista preferido durante todo seu legado de desgraça para o País enxugou o numero de professores não permitindo que fossem substituidos aqueles que se aposentassem. Voce sabia que os funcionários federais ficaram anos sem sequer reposição salarial, sabia que nesse periodo os salarios ficaram congelados. Hoje até o PIG reconhece em governos do teu partido os salarios são sempre os piores do Brasil, afinal eles tem que honrar a sigla Pior Salario Do Brasil, e toma servidor mudando de profissão onde tem tucano mandando. Véio(a) se o Lula foi ruim, prefiro essa ruindade sempre, do que a bondade de teu preferido.

    War Won't Stop

    na verdade, isso é pura falcatrua.

    O governo lula investiu MUITO mais nas federais que FHC.
    Quantas greves de professores tivemos em FHC, quantas em Lula?
    FHC teve a coragem de dizer que o prof que não se sentisse valorizado suficiente no público, que vá para o privado.

    Vários foram embora, os que ficaram torceram que fhc fosse embora.
    Um google para achar a carta dos reitores da UFMG contra FHC/Serra, falando de como Lula foi melhor que o seu antecessor, ou do abaixo assinado que centenas de professores de universidades federais assinaram contra serra.
    Tudo isso saiu durante a eleição do ano passado. Faz muito pouco tempo para você esquecer esse tipo de coisa.

    (PS: Serra se importa tanto com a educação que manda bater em professor grevista, exemplo de integridade!)

Klaus

O fato de alguém ter curso superior só é louvável se isto lhe trouxer crescimento, seja pessoal ou profissional. Ter o diploma não significa nada. Máquina de escrever não transforma macaco em poeta.

    Carmem Leporace

    Profundo demais.

    M.S. Romares

    Raso demais.

    lucasvazcosta

    Verdade. Infelizmente há demanda para ter pura e simplesmente o diploma. E há oferta para tanto! Assim, crescimento pessoal e profissional ficam para depois. Ou para nunca.

    Daniel

    Klaus, Leporace, Josapaht e Consevador são a mesma pessoa. Senão, vejam o intervalo das postagens… Troll profissional, agenciado do Padim Podre Cerra, o energúmeno.

M.S. Romares

Cada vez que leio alguma notícia sobre os cursos de direito e advogados, me vem à lembrança um diálogo do filme "O Advogado do Diabo". Al Pacino diz, em certo momento, que existem mais acadêmicos de direito do que advogados formados. Parece assustador, e realmente é. Um pais carente em tecnologia e em ciencias exatas, produz mais advogados do que outra coisa. Não importa onde voce resida, ande 100Km em qualquer direção e conte quantas faculdades de direito voce encontra. Dependendo do tamanho da cidade em sua rota, pode haver 2 ou 3 faculdades, mas pequenas cidades tem pelo menos uma.

ZePovinho

O MEC tem responsabilidade em fiscalizar a qualidade das faculdades privadas,mas com o Conselho Superior de Educação dominado pelos donos dessas fábricas de diplomas fica difícil.

Deixe seu comentário

Leia também